• Nenhum resultado encontrado

Daivonex pertence a um grupo de medicamentos chamado antipsoriáticos. É um tipo de vitamina D.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Daivonex pertence a um grupo de medicamentos chamado antipsoriáticos. É um tipo de vitamina D."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DAIVONEX Solução Cutânea, 50 microgramas por ml

calcipotriol

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto, Daivonex Solução Cutânea será por vezes referido apenas como Daivonex. Neste folheto:

1. O que é Daivonex e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Daivonex

3. Como utilizar Daivonex 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Daivonex 6. Outras informações

1. O QUE É DAIVONEX E PARA QUE É UTILIZADO

Daivonex pertence a um grupo de medicamentos chamado antipsoriáticos. É um tipo de vitamina D. A vitamina D controla o crescimento das células na pele.

Se as células da sua pele crescem demais, pode desenvolver psoríase. A psoríase é uma doença na qual a pele desenvolve placas vermelhas e escamas prateadas. As escamas são células mortas que, numa situação normal, se soltariam da pele sem que se apercebesse.

Daivonex actua através da redução da quantidade de células que a pele produz, diminuindo assim os sintomas cutâneos.

Daivonex é utilizado no tratamento de:

Psoríase do couro cabeludo leve a moderada (psoríase na sua cabeça).

Estes diagramas explicam a forma como a sua pele pode melhorar quando utiliza este medicamento. (Visual 1) 1 (Visual 2) 2 (Visual 3) 3 A sua pele antes do

tratamento.

Após duas semanas é possível ver alterações na sua pele. As placas escamosas geralmente desaparecem primeiro, tornando-se mais suaves.

A vermelhidão da pele

começará a desaparecer depois. Pode desaparecer primeiro na zona central.

(2)

2. ANTES DE UTILIZAR DAIVONEX Não utilize Daivonex

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao calcipotriol ou a qualquer outro componente de Daivonex. Pode ver a lista dos componentes na secção 6 deste folheto.

- se foi informado pelo seu médico que apresenta índices elevados ou baixos de uma substância chamada cálcio (perturbações do metabolismo do cálcio).

- se tem problemas renais graves. - se tem problemas hepáticos graves. Tome especial cuidado com Daivonex

Antes de utilizar Daivonex, diga ao seu médico:

se já está a fazer tratamento com luz ultravioleta (UV). Deve analisar com o seu médico a hipótese de efectuar tratamento com luz e Daivonex ao mesmo tempo.

Não utilize Daivonex no rosto.

O seu médico pode dizer-lhe para limitar a exposição à luz solar natural ou artificial enquanto estiver a utilizar este medicamento.

Ao utilizar este medicamento, pode ficar com excesso de cálcio no sangue. Consulte a secção 4 deste folheto para que possa identificar quaisquer sinais de que esta situação se está a passar consigo. O seu médico pode ter necessidade de ajustar a sua dose.

Não é provável que tenha excesso de cálcio se utilizar a dose prescrita para si. Encontrará a dose indicada para si na secção 3 deste folheto. É mais provável que tenha excesso de cálcio no sangue se utilizar mais do que a dose recomendada por semana.

Ao utilizar Daivonex com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Daivonex. se está grávida, ou pensa que pode estar.

se está a amamentar.

Informe o seu médico se engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas

Habitualmente este medicamento terá muito poucos efeitos na sua capacidade de condução ou utilização de máquinas. Consulte o seu médico se sentir qualquer efeito secundário que o impeça de conduzir ou utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Daivonex Daivonex contém:

Propilenoglicol. Pode irritar a sua pele.

Consulte o seu médico se estiver preocupado com algum dos componentes deste medicamento.

3. COMO UTILIZAR DAIVONEX

Utilizar Daivonex sempre de acordo com as indicações do médico. Normalmente, o seu tratamento não deverá durar mais de 22 semanas. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

(3)

Como aplicar Daivonex

Este medicamento é para utilizar apenas na cabeça (couro cabeludo).

Não o aplique nunca na cara, já que pode provocar irritação. Não ingerir. Não introduzir no interior do corpo.

Não misturar Daivonex com outros medicamentos. Lave sempre as mãos antes de utilizar Daivonex.

Utilize o medicamento com o cabelo seco. Separe o cabelo antes de aplicar Daivonex, de forma a permitir que o medicamento penetre mais no couro cabeludo.

Incline a cabeça para trás, de forma a impedir que o medicamento escorra para a cara e olhos.

Coloque o aplicador do frasco próximo da cabeça. Pode aplicar o medicamento directamente no local da erupção cutânea. Uma ou duas gotas cobrirão uma pequena placa do tamanho de um selo. Esfregue suavemente.

Deixe o medicamento secar naturalmente. Não demorará muito. Nunca o seque com o secador ou próximo de uma chama. Deixe o medicamento no couro cabeludo até à seguinte lavagem do cabelo. Isto potenciará o efeito.

Lave sempre as mãos depois de utilizar Daivonex. Isto impedirá que o medicamento se espalhe

acidentalmente para outras partes do corpo. Não se preocupe se o medicamento entrar em contacto com a pele normal, mas remova-o caso se espalhe demasiado.

Em caso de contacto com os olhos, lavar com água imediatamente. De seguida, lave os olhos com um colírio, se possível. Caso os olhos fiquem inflamados, contacte o seu médico.

Mantenha o medicamento longe dos seus óculos ou qualquer plástico. Que quantidade de Daivonex aplicar

O seu médico dir-lhe-á qual a quantidade de Daivonex Solução Cutânea a aplicar.

Deve utilizar este medicamento duas vezes ao dia, de manhã e à noite. De forma a lembrar-se de o aplicar, pode ajudar fazer a aplicação juntamente com uma actividade de rotina, como lavar os dentes.

Adultos:

A dose irá depender da gravidade da sua psoríase. O seu médico irá prescrever a dose adequada para si: Utilizando apenas este medicamento

Não utilize mais do que 60 mililitros (ml) por semana. Utilizando este medicamento com outros cremes ou pomadas

Consulte o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar outros medicamentos e não souber o que contêm.

Lembre-se: o medicamento contém uma substância activa chamada calcipotriol. Pode utilizá-la com outros cremes ou pomadas que também contenham calcipotriol.

Deve utilizar estes medicamentos com precaução quando aplicados concomitantemente, de maneira a não exceder a dose semanal.

Não utilize mais do que 60 mililitros (ml) de Daivonex Solução Cutânea e 30 gramas de calcipotriol creme ou pomada por semana.

(4)

ou:

Não utilize mais do que 30 mililitros (ml) de Daivonex Solução Cutânea e 60 gramas de calcipotriol creme ou pomada por semana.

Crianças:

Este medicamento não é recomendado para uso em crianças. Se utilizar mais Daivonex do que deveria

Fale imediatamente com o seu médico.

Ao utilizar este medicamento, pode ficar com excesso de cálcio no sangue. Consulte a secção 4 deste folheto para que possa identificar quaisquer sinais de que esta situação se está a passar consigo. Caso se tenha esquecido de utilizar Daivonex

Se se esqueceu de utilizar o medicamento, aplique-o assim que se lembrar. Depois retome as aplicações às horas habituais.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Daivonex pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Efeitos secundários importantes aos quais deve estar atento:

Deve pedir assistência médica rapidamente em caso de detectar qualquer dos seguintes sintomas. Pode estar a desenvolver uma reacção alérgica se:

Tiver dificuldade em respirar

A sua cara, incluindo à volta dos olhos, inchar A sua pele desencadear uma erupção cutânea grave.

Deve informar o seu médico rapidamente se detectar algum dos seguintes sinais, que podem ser devidos a excesso de cálcio no sangue:

Necessidade de urinar mais frequentemente Sede

Boca seca ou um sabor metálico na boca Fraqueza ou dores musculares ou ósseas Dor de cabeça

Sentir-se doente ou sofrer de prisão de ventre Outros efeitos secundários possíveis:

Os efeitos secundários possíveis descritos na próxima secção deste folheto são geralmente leves. Efeitos secundários muito frequentes (afectam provavelmente mais que 1 em cada 10 pessoas) Irritação da pele

Efeitos secundários frequentes (afectam provavelmente até 1 em cada 10 pessoas) Erupção cutânea

Sensação de queimadura ou de picada Pele seca

Comichão Vermelhidão

(5)

Erupção cutânea com comichão e inflamação da pele no local de aplicação do medicamento. Efeitos secundários pouco frequentes (afectam provavelmente menos de 1 em cada 100 pessoas) Agravamento da psoríase

Erupção cutânea escamosa, com vermelhidão e comichão. Podem formar-se bolhas. Estas podem rebentar ou formar crosta (eczema).

Efeitos secundários cuja frequência é desconhecida Urticária

Alterações transitórias na pigmentação da pele Reacções transitórias de fotossensibilidade.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR DAIVONEX Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Daivonex Solução Cutânea após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não conservar acima de 25°C. Mantenha Daivonex Solução Cutânea longe do fogo e chamas, já que é inflamável.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu

farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Daivonex A substância activa é o calcipotriol.

Daivonex Solução Cutânea contém 50 microgramas de calcipotriol por cada mililitro (ml).

Os outros componentes são hidroxipropilcelulose, álcool isopropílico, levomentol, citrato de sódio, propilenoglicol e água purificada.

Encontra informação importante sobre alguns destes componentes no final da secção 2 deste folheto. Qual o aspecto de Daivonex e conteúdo da embalagem

Daivonex Solução Cutânea é um líquido incolor ligeiramente viscoso.

Daivonex Solução Cutânea apresenta-se em frascos de polietileno de 30ml, 60 ml e 120 ml. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

O Titular de Autorização de Introdução no Mercado é: LEO Pharmaceutical Products

Industriparken 55 2750 Ballerup Dinamarca O fabricante é:

(6)

LEO Pharmaceutical Products Industriparken 55

2750 Ballerup Dinamarca

Para mais informações sobre este medicamento, contacte o representante local do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

LEO Farmacêuticos, Lda Av. das Nações Unidas 27 1600-531 Lisboa

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Bélgica: Daivonex Lotion

França: Daivonex 50 microgrammes par ml, solution pour cuir chevelu Alemanha: Daivonex 50 µg/ml Lösung

Grécia: Dovonex Scalp Solution, 50 µικρογρaµµάριa aνά ml Itália: Psorcutan soluzione cutanea 50 microgrammi per ml Luxemburgo: Daivonex Lotion

Holanda: Daivonex Lotion

Portugal: Daivonex Solução cutânea 50 microgramas por ml Espanha: Daivonex 50 microgramos por ml solución cutánea Reino Unido: Daivonex Scalp Solution 50 micrograms/ml Este folheto foi aprovado pela última vez em

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo atendeu os objetivos propostos e permitiu observar que existe uma PE a respeito da possibilidade de cair na maior parte dos idosos, e essa preocupação

Em dois estudos fase I múltipla dose onde os pacientes receberam somente mesna comprimidos ou mesna injetável seguido de repetidas doses de mesna comprimido,

Principais aspectos a considerar na Contratação de uma Previdência Privada 1.. Só Produtos de Previdência ou adquirir também Produtos de

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA normatizou a Portaria nº 27 no ano de 1998, que dispunha sobre a informação nutricional complementar, determinando que os

O setor de fabricação de borracha e material plástico também será impactado em R$ 4,8 bilhões pelos investimentos realizados, assim como os setores de fabricação

To evaluate the discrepancy of root canal fillings (RCF) measurements between specimens cross-sections and Cone Beam Computed Tomography (CBCT) images.. Seventy-two human

Juiz Federal nesta 21ª Vara Cível Federal. Trata-se de ação de procedimento comum intentada em face da União Federal, com pedido de tutela provisória de urgência,

Uma seqüência de trabalhos foi realizada com a metodologia de medida de condutividade elétrica aparente no inicio dos trabalhos do projeto MP1-Agricultura de Precisão como em