• Nenhum resultado encontrado

Activação e licenciamento de software: Implementar software com o Symantec Ghost

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Activação e licenciamento de software: Implementar software com o Symantec Ghost"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Documento gerado pelo Confluence em 2 de Fevereiro de 2010 14:54 Página 1

Activação e licenciamento de software: Implementar

software com o Symantec Ghost

Esta página foi alterada pela última vez em 28 de Janeiro de 2010 por s-robinson2@ti.com.

Implementar software com o Symantec Ghost

Abstracto

Este documento fornece uma visão geral dos passos recomendados para configurar, criar e implementar um pacote de software do cliente TI com o Symantec Ghost nos sistemas informáticos Windows. Este documento destina-se a ser utilizado como um exemplo para profissionais de tecnologias de informação que planeiam, implementam e mantêm instalações de software TI-Nspire ou TI-Smartview nas instituições. As implementações específicas e as práticas organizacionais com o Ghost podem variar.

Conteúdo

Introdução

Ficheiros de configuração

Configurar a instalação com Setup.ini Visão geral da instalação e da activação

Implementar o software TI-Nspire com o Ghost

Introdução

Este guia utilizará informações e recursos disponíveis no Centro de Assistência do Software da Texas Instruments (TI) . O Centro de Assistência de Software TI foi concebido para ajudar as instituições a gerirem o software através de um sítio Web personalizado e seguro. O serviço fornece-lhe a si e aos membros da conta funcionalidades para pedir o software adquirido, gerar números de licença e gerir activações de software. Além disso, o sítio contém instruções de instalação detalhadas, perguntas mais frequentes e transferências.

Este guia abrangerá a implementação dos seguintes programas clientes: • TI-Nspire Estudante

• TI-Nspire CAS Estudante • TI-Nspire Edição do Professor • TI-Nspire CAS Edição do Professor • TI-Smartview para TI-84 Plus

Ficheiros de configuração

Pode encontrar os ficheiros necessários para empacotar e implementar o software TI no Centro de Assistência de Software TI e no CD do produto se o adquirir.

Para o software TI que requeira a activação da licença, são necessários os 2 ficheiros seguintes:

• Pacote de instalação, como, por exemplo, TI-Nspire.exe ou TI-Smartview.exe • Ficheiro de configuração personalizado chamado setup.ini

Para efeitos de consistência, este guia utilizará o TI-Nspire.exe como o nome do pacote de instalação.

Configurar a instalação com Setup.ini

Para criar o ficheiro, utilize um editor de texto (por exemplo, Bloco de Notas) para introduzir os itens de configuração desejados/necessários e guarde com "setup.ini" como o nome do

(2)

ficheiro. Não se esqueça de guardar as alterações após qualquer edição e coloque o ficheiro no mesmo directório do executável de instalação do TI-Nspire. Não se esqueça de que é muito mais fácil configurar e instalar o software TI com uma configuração do Servidor de licenças concorrentes do que uma licença de volume quando utilizar o Symantec Ghost.

Parâmetros Setup.ini necessários para instalações de clientes de Licenças de volume:

Parâmetros Setup.ini necessários para instalações de clientes de Licenças concorrentes:

Visão geral da instaIação e da activação

Para implementar e activar correctamente o software cliente, é necessário seguir estas directrizes.

• Configure correctamente o setup.ini para o seu ambiente. Se tiver adquirido uma configuração de servidor de licenças concorrentes, configure o ficheiro setup.ini para apontar para o(s) servidor(es) de licenças concorrentes. Se tiver adquirido uma licença de volume, introduza o número da licença de volume no campo correcto em setup.ini.

• Depois de efectuar as alterações adequadas no setup.ini, certifique-se de que o coloca na mesma pasta do executável do programa de instalação TI-Nspire.exe.

• Efectue um teste num sistema para verificar se implementa, activa e executa

correctamente. Se a aplicação começar no cliente e apresentar uma caixa de diálogo do período de demonstração, é porque não activou silenciosamente com sucesso após a implementação. Se tiver uma configuração de servidor de licenças concorrentes e o cliente apresentar uma caixa de diálogo de erro, verifique se existem erros

ortográficos no setup.ini ou experimente o endereço IP do servidor concorrente. • Quando instalar o software na imagem Golden Master, certifique-se de que a conta do

utilizador que está a utilizar é uma conta de sistema com privilégios administrativos. Esse nível de permissões é necessário para efectuar uma instalação de software com sucesso e a instalação do controlador USB.

ALLOW_AUTO_SW_UPDATE=[SIM/NÃO]

LICENSE_SERVER_1=[endereço IP ou nome do host] LICENSE_SERVER_2=[endereço IP ou nome do host] LICENSE_SERVER_3=[endereço IP ou nome do host]

SILENT=[SIM/NÃO] LOGDIR=["Default" ou nome do caminho de ficheiro válido] LICENSE_EXPIRATION_WARNING=[SIM/NÃO]

DAYS_TO_WARN_BEFORE_LICENSE_EXPIRATION=[1-31]

ALLOW_AUTO_SW_UPDATE=[SIM/NÃO]

LICENSE_NUMBER=[Número de licença]

SILENT=[SIM/NÃO]

LOGDIR=["Default" ou caminho de ficheiro válido]

LICENSE_EXPIRATION_WARNING=[SIM/NÃO]

(3)

Implementar o software TI-Nspire com o Ghost

Os passos fornecidos abaixo permitem a configuração do software TI num ambiente Symantec Ghost baseado no Windows e garantem as licenças válidas para cada uma das máquinas com uma imagem ghost criada. Para instalar e activar numa rede de computadores com imagens ghost, utilize o seguinte processo geral.

Se adquiriu uma licença de volume, é necessário efectuar passos adicionais para garantir que o software não é activado no Golden Master, mas activa unicamente cada cliente. Para atingir este objectivo, é necessário configurar um script VB e guardá-lo como um

SNETSilentAct_SE.vbs ou um nome similar de ficheiro com a extensão vbs . Não é necessário se adquirir uma licença concorrente.

SE ADQUIRIU UMA LICENÇA CONCORRENTE:

1. No ficheiro setup.ini , altere SILENT=SIM, LICENSE_SERVER_1=endereço IP ou o nome

do host do servidor de licenças concorrentes e defina as outras opções administrativas preferidas. Guarde o ficheiro e coloque-o no mesmo directório do executável de instalação. 2. No Golden Master, faça duplo clique no executável de instalação do software TI.

3. Após a conclusão da instalação, inicie a aplicação para verificar se começa como software activado concorrentemente.

4. Finalize e implemente a Gold Image às máquinas conforme necessário.

SE ADQUIRIU UMA LICENÇA DE VOLUME:

1. No ficheiro setup.ini , altere SILENT=NÃO, introduza o número da licença de volume em LICENSE_NUMBER= e defina as outras opções administrativas preferidas. Guarde o ficheiro e coloque-o no mesmo directório do executável de instalação.

2. No Ghost Gold Image, instale o TI-Nspire, mas não active. Quando a instalação terminar, clique em Concluir. NÃO clique em Seguinte.

3. Vá para %ALLUSERSPROFILE%\Application Data\TI-Nspire\res (ou

(4)

correctas do ficheiro estão no ficheiro deployment.properties . (Nota: A pasta do

TI-Nspire será diferente para cada software, por exemplo, para a Edição do Professor, é TI-Nspire TE.)

4. Copie o script VB fornecido SNETSilentAct_SE.vbs para o directório C:\Program Files\TI Education\TINspire ou o directório adequado para o produto.

5. Clique com o botão direito do rato no ficheiro SNETSilentAct_SE.vbs e seleccione Editar. Na linha onde diz

#License.Number= e introduza a licença do produto após = mas também entre aspas (i.e "#_License.Number=12345-67890..."). Altere também os nomes do executável e da pasta do produto de acordo com o produto. _Não se esqueça também de que os nomes das

(5)

pastas da licença e res não necessitam de "Application Data" no caminho do ficheiro no Windows7.

1. Finalize e distribua a Gold Image pelos computadores necessários.

2. Quando os clientes com imagens ghost criadas forem configuradas correctamente, incluindo a mudança de nome do computador e o acesso à Internet disponível, inicie C:\Program Files\TI Education\TI-Nspire \SNETSilentAct_SE.vbs, fazendo duplo clique ou iniciando-o com uma conta de utilizador com permissões

administrativas, e que activarão correctamente o produto.

Opção explícita

Dim objFSO, objFolder, objShell, objTextFile, objFile

Dim strDirectoryDep, strDirectoryLic, strFileDep, strFileLic, strText

strDirectoryDep = "%ALLUSERSPROFILE%\Application Data\TI-Nspire\res" strDirectoryLic = "%ALLUSERSPROFILE%\Application Data\TI-Nspire\license" strFileDep = "\deployment.properties"

strFileLic = "\lservrc"

strText = "#_License.Número=" ' Criar ficheiro Objecto do sistema

Definir objFSO = CreateObject("Scripting.FileSystemObject") ' eliminar ficheiro da licença existente

If objFSO.FileExists(strDirectoryLic & strFileLic) Then objFSO.DeleteFile (strDirectoryLic e strFileLic) End If

' abrir ficheiro para escrita

Definir objTextFile = objFSO.OpenTextFile(strDirectoryDep e strFileDep, 2, True) ' Escreve strText para ficheiro

objTextFile.WriteLine(strText) objTextFile.Close

' aguarde pelos ficheiros, o Ti-Nspire começa WScript.sleep 300

Definir objShell = CreateObject("WScript.Shell")

objShell.Run """C:\Program Files\TI Education\TI-Nspire\TI-Nspire.exe"" -qn -nosplash" WScript.Quit

(6)

OUTRAS OPÇÕES DE ACTIVAÇÃO

Se tiver outras ferramentas para mudar o nome dos computadores sem acesso físico a todas as máquinas, pode também activar o TI-Nspire automaticamente.

1. Utilizar o script Políticas de grupo do domínio para executar o script VB referenciado acima.

2. Utilizar SMS, Novell ou qualquer ferramenta que possa executar o script VB acima com privilégios do administrador na rede de máquinas para activar os produtos.

3. Pode também utilizar o registo do Windows para iniciar um script ou programa após uma reinicialização. Pode adicionar este ao script RunOnce ou adicionar itens ao registo para telefonar e activar directamente o TI-Nspire. Pode aceder e configurar o registo do Windows, escrevendo regedit em Iniciar>Executar.

Siga a opção A ou a opção B.

A. Modifique o registo da máquina da Gold Image em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE \Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce para adicionar o novo valor da cadeia TI-Nspire = C: \Program Files\TI Education\TI-Nspire\TI-Nspire.exe -qn –nosplash

B. Adicione o script VB referenciado anteriormente no directório de instalação do produto. Modifique o registo da máquina da Gold Image em

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft \Windows\CurrentVersion\RunOnce para adicionar o novo valor da cadeia TI-Nspire = SNETSilentAct.vbs

(7)

• Certifique-se de que altera o nome do executável e a pasta de instalação no script vb para corresponder ao produto adquirido e que está a tentar implementar.

• Assim que implementar a Gold Image em todas as outras máquinas, reinicie primeiro essas máquinas, RunOnce inicia a aplicação TI-Nspire no modo silencioso e activa-a. • Não inicie a aplicação e não reinicie a Gold Image depois fazer alguma alteração no

registo.

• Certifique-se de que a conta do utilizador utilizada para executar a primeira vez tem privilégios de administrador e acesso à Internet.

Não se esqueça de que para algumas redes esta solução pode não ser tão robusta como as outras.

NOTAS IMPORTANTES

NÃO recomendamos que instale o TI-Nspire através da implementação de rede SMS, Novell ou de uma ferramenta equivalente à "Gold Image", se estiver a utilizar uma para criar uma imagem Gold Ghost ou quiser criar uma Gold Image a partir desta instalação. Não deve ser efectuada porque o produto activará ou tentará activar silenciosamente durante o processo de implementação de rede.

O Utilizador necessita de permissões/acesso total ao directório de instalação do TI-Nspire para uma activação com sucesso.

Pode também fazer um script deste processo e utilizar o script como um script de início de sessão. Quando o software for activado, bloqueia a licença nessa máquina específica e se o nome da máquina mudar após este procedimento, tem de reactivar novamente.

O termo Gold Image é utilizado para a imagem do SO que será utilizado como imagem standard e fornecida a todas as máquinas da rede.

Referências

Documentos relacionados

• Gerar nos alunos de Análise e desenvolvimento de software a capacidade de analisa, documentar e especificar sistemas computacionais de informação.. Estes devem fazer uso

• O ciclo de vida iterativo e incremental pode ser visto como uma generalização da abordagem em cascata: o software é desenvolvimento em incrementos e cada incremento é desenvolvido

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Qual a percepção do usuário em relação à qualidade dos serviços de testes de software, quando adotada fábrica de testes no ciclo de desenvolvimento1. Para tanto, foi delineado