• Nenhum resultado encontrado

História e Sistemas da Psicologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "História e Sistemas da Psicologia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

História e Sistemas da Psicologia

1. Resumo descritivo

1.1. Elementos básicos

Curso Psicologia (1º ciclo)

Unidade Curricular História e Sistemas da Psicologia Área Científica Psicologia

Ano / Semestre 1º ano / 1º semestre

ECTS 5 ECTS

(tempo total de trabalho: 28h *5 = 140 horas)

Horas de Contacto 70 horas = 30 Teóricas (T) + 30 Teórico-práticas (TP) + 10 Orientação tutorial (OT)

Professores responsáveis

Luís Faísca

Docentes Luís Faísca (T), Ana Paiva (TP + OT) 1.2. Síntese descritiva

A Psicologia é uma disciplina que tem vindo a diferenciar-se em múltiplos sistemas teóricos ao longo da sua curta história. Muitos destes sistemas são contraditórios, concebendo de maneira específica quer o objecto de estudo da Psicologia, quer as perguntas que consideram ser realmente importantes e o modo como elas devem ser respondidas. O estudo da história desta disciplina científica – ao explicar as condições intelectuais e sócio-políticas em que cada sistema teórico surgiu e as razões do seu desaparecimento – permite um olhar integrador sobre a diversidade da Psicologia actual.

A primeira parte desta unidade curricular incide sobre as especificidades do campo disciplinar da Psicologia que justificam a importância do estudo da sua história. A segunda parte da unidade curricular é dedicada aos diferentes sistemas teóricos e campos de aplicação associados que têm surgido na Psicologia desde o seu nascimento enquanto disciplina científica. Pretende-se desenvolver o pensamento crítico dos alunos face ao campo disciplinar da Psicologia através de uma perspectiva histórica do desenvolvimento desta área científica.

(2)

2. Competências a desenvolver

Para além de contribuir para a formação básica dos estudantes do curso de Psicologia, a frequência da unidade curricular “História e Sistemas da Psicologia” deverá dotar os alunos das seguintes competências:

2.1. Competências instrumentais

° Caracterizar as especificidades do campo disciplinar da Psicologia;

° Caracterizar os principais sistemas teóricos em Psicologia, identificar os seus autores mais importantes e as teorias por eles formuladas, situando-as na sua época;

° Caracterizar a organização disciplinar actual da Psicologia, atendendo às suas raízes históricas, à sua composição teórico-metodológica e aos seus campos de aplicação.

° Identificar o sistema teórico subjacente a abordagens aplicadas da Psicologia.

2.2. Competências interpessoais e sistémicas

° Desenvolver o sentido crítico e reflexivo, nomeadamente através da perspectivação histórica das ideias e conceitos em Psicologia.

° Desenvolver capacidades comunicacionais (expressão oral e escrita).

° Desenvolver capacidade para apresentar oralmente trabalhos de natureza teórica.

° Utilizar procedimentos de pesquisa para aceder a fontes diversas de informação.

° Estruturar trabalhos académicos, envolvendo formulação de questões, desenvolvimento de argumentos devidamente fundamentados na literatura específica.

(3)

3. Conteúdos programáticos

1. História da Psicologia

1.1. Que história de que Psicologia?

1.2. Porquê estudar a história da Psicologia

1.3. Perspectivas no estudo da história de uma disciplina científica

2. Os antecedentes longínquos, os antecedentes imediatos e o nascimento da Psicologia Científica

2.1. A origem do termo “Psicologia” 2.2. A Psicologia pré-científica

2.3. Filosofia e Fisiologia: contexto cultural e científico do nascimento da Psicologia Científica

2.4. Wilhelm Wundt e o nascimento da Psicologia moderna

3. Os principais sistemas teóricos da Psicologia e seus domínios de aplicação

3.1. As escolas iniciais da Psicologia: 3.1.1. Estruturalismo 3.1.2. Funcionalismo 3.1.3. Gestaltismo 3.1.4. Psicanálise 3.1.5. Comportamentalismo 3.2. O desenvolvimento da Psicologia: 3.2.1. Psicologia Cognitiva 3.2.2. Psicologia do Desenvolvimento 3.2.3. Psicologia Social 3.2.4. Psicologia da Personalidade 3.2.5. Psicologia Humanista 3.3. Perspectivas teóricas actuais: 3.3.1. Psicologia Sistémica 3.3.2. Psicologia Evolutiva 3.3.3. Psicologia Transpessoal 3.2.4. Psicologia Narrativa

4. Psicologia ou Psicologias?

4.1. Especificidades de um campo disciplinar heterogéneo

4.2. Organização disciplinar e áreas de acção do psicólogo; alguns domínios de aplicação actuais

(4)

4. Estratégias e métodos de ensino

As aulas teóricas assentam essencialmente no método expositivo, não excluindo o recurso a actividades dinâmicas (debates, questionamentos, simulações, etc).

Nas aulas teórico-práticas desenvolver-se-ão sobretudo actividades destinadas ao treino de competências que se pretendem adquirir nesta unidade curricular (trabalho de grupo, análise, discussão e apresentação de textos, realização de exercícios sobre os conteúdos leccionados nas aulas teóricas).

As orientações tutoriais constituem um espaço de tempo onde docente e discentes desenvolvem actividades pedagógicas complementares (resolução de exercícios, discussão de temas relacionados com os conteúdos programáticos, esclarecimento e apoio a trabalho de grupo).

Para além destas actividades lectivas, existe ainda um período de atendimento em que os docentes recebem alunos (individualmente ou em pequenos grupos) para esclarecimento de dúvidas sobre a matéria, sobre os trabalhos em curso ou sobre o funcionamento da unidade curricular.

(5)

5. Avaliação

O regime de avaliação desta unidade curricular será “Avaliação distribuída com exame final”.

Neste regime, o aluno será avaliado por diferentes três componentes avaliativos. a) Teste de avaliação de conhecimentos (55%), a realizar no final do semestre

(durante a aula teórica de 05/01/2009).

b) Participação nas tarefas desenvolvidas nas aulas teórico-práticas (15%). c) Trabalho de grupo (30%), apresentado oralmente e por escrito.

Para os alunos com estatuto de Estudante Trabalhador o peso da componente b) é distribuído equitativamente pelas outras duas componentes.

A nota final da avaliação distribuída resulta da média ponderada destes três componentes. Para serem dispensados de exame final, os alunos deverão ter obtido mais do que 7,4 valores no teste de avaliação de conhecimento e nota final igual ou superior a 9,5 valores.

O exame final tem estrutura semelhante ao teste de avaliação de conhecimentos e o aluno tem aproveitamento com classificação igual ou superior a 9,5 valores. No caso de reprovação, o aluno tem acesso ao exame final de recurso, com estrutura semelhante ao exame final.

(6)

6. Bibliografia

É vasta e diversificada a bibliografia adequada ao estudo e aprofundamento da História da Psicologia. Indicam-se em seguida apenas alguns livros de texto que abordam os principais conteúdos da disciplina. Os livros assinalados (*) existem na Biblioteca da Universidade do Algarve (por vezes em edições diferentes das indicadas).

Braunstein, J. e Pewzner, E. (2004). História da Psicologia. Piaget: Lisboa

Bringmann, W. C., Lück, H. E., Miller, R. Gardner, H. e Early, C. E. (1997) (Eds.). A pictorial history of Psychology. Chicago: Quintessence Publishing Co. * Hothersall, D. (1995). History of Psychology (3rd ed.). New York: McGraw-Hill. * Jesuíno, J. C. (1994). Psicologia. Lisboa: Difusão Cultural. *

Leahey, T. H. (2000). A history of Psychology (5th ed.). New Jersey: Prentice Hall. Marx, M. H. & Hillix, W. A. (1973). Sistemas e teorias em Psicologia. São Paulo:

Editora Cultrix. *

Miller, G. A. (1962). Psychology. The science of mental life. London: Pinguin Books.

Mueller, F. L. (s/d). História da Psicologia. 2 volumes. Lisboa: Publicações Europa-América.

Richard, M. (2001). As Correntes da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget.

Robinson, D. N. (1995). An Intellectual History of Psychology (3rd ed.). Madison: The University of Wisconsin Press.

Schultz, D. P. e Schultz, S. E. (2000). A history of modern Psychology (7th ed.). Fort Worth: Harcourt College Publishers. * [existe uma tradução brasileira, publicada pela Cultrix, intitulada “História da Psicologia Moderna”]

Serão fornecidos aos alunos textos específicos para cada ponto do programa, nomeadamente textos originais dos autores mais importantes de cada sistema teórico estudado. Existem alguns recursos online específicos para a História da Psicologia: por exemplo, “Classics in the History of Psychology - An Internet resource” (http://www.yorku.ca/dept/psych/classics/), desenvolvido por Christopher D. Green (York University, Toronto, Ontario), disponibiliza a tradução inglesa de alguns textos históricos fundamentais em Psicologia; o “History of Psychology Web Site” oferece uma variedade de recursos relacionados com a história da Psicologia (http://elvers.stjoe.udayton.edu/history/welcome.htm).

(7)

7. Contactos e atendimento

Luís Faísca:

Gabinete 2.53 (edifício 1, FCHS). Telefone: 289800900 (ext. 7660 ou 7659). E-mail: lfaisca@ualg.pt. Horário de Atendimento: quinta-feira (14:00-15:00).

Ana Paiva:

Gabinete 1.39A (edifício 1, FCHS). Telefone: 289800900 (ext. 7608). E-mail:

Referências

Documentos relacionados

Segundo a pediatra Talita Rizzini, que também é coor- denadora do pronto-socorro infantil e unidade de inter- nação do Grupo Leforte, em São Paulo, 2020 ficará mar- cado como o

2 – Informação: Código de cliente que deverá sempre usar nos contactos com a Secção de Água e Saneamento ou Balcão Único de Atendimento do Município de Almeida, NIF,

Constitui objeto do presente termo O ADITIVO QUANTITATIVO, DE VALOR E DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO ao contrato de execução de reforma e reparos nos 04 banheiros da Câmara

Doutrina que privilegia a razão (i.e., pensamento lógico) como meio de conhecimento e explicação da realidade; conjunto de teorias filosóficas fundamentadas na suposição

Infelizmente, a abertura de 100 novas vagas para cinco polos, dos quais três seriam novos (Goiás/GO, São Paulo, SP, Santa Teresa/ES) implicaria em apostar no ‘escuro’,

recuperações judiciais são da competência exclusiva da justiça estadual (artigo 109, I, CF), parece-me justo, razoável e de acordo com a equidade, estabelecer que o teto

História Protótipo Casos de Teste Refinamento Planning Build Geração de Massa Testes Homologação Responsável: time de QA Entradas: • Histórias; • Protótipos; • Casos

A observância à nuvem de palavras construída durante a Oficina de Discussão chama a atenção para alguns termos que, indiscutivelmente, têm estreita relação com