• Nenhum resultado encontrado

Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras O desafio intercongregacional: o repensar das obras e dos bens eclesiais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras O desafio intercongregacional: o repensar das obras e dos bens eclesiais."

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Seminário Nacional de Gestão de

Mantenedoras

“O desafio intercongregacional: o repensar

das obras e dos bens eclesiais.”

(2)

• 

Bens Eclesiais e Obras Eclesiais

• 

Organizações Religiosas

• 

Aspectos Organizacionais

Aspectos Tributários

“Lendas urbanas”

• 

Conclusão

(3)

Bens e Obras Eclesiais

—  Na súplica para obter a capacidade de contrair

dívidas ou obrigações, deve-se mencionar as dívidas ou obrigações que a pessoa moral (instituto, província ou casa) contraiu; caso contrário, a autorização é inválida (cân. 534 § 2).

(4)

—  O Instituto Religioso é uma sociedade na qual os

membros, de acordo com o direito próprio, fazem votos públicos perpétuos ou temporários a ser renovados ao término do prazo, e levam vida fraterna em comum (cân. 607 § 2).

—  Os institutos, províncias e casas, como pelo próprio

direito são pessoas jurídicas, têm a capacidade de adquirir, possuir, administrar e alienar bens temporais, a não ser que essa capacidade seja excluída ou limitada nas constituições (cân. 634 § 1).

(5)

—  Pessoas jurídicas públicas são universalidades de

pessoas ou de coisas constituídas pela competente autoridade eclesiástica para, dentro dos fins que lhe são prefixados, desempenharem, em nome da Igreja, de acordo com as prescrições do direito, o próprio encargo a elas confiado em vista do bem público; as demais pessoas jurídicas são privadas (cân. 116 § 1).

(6)

—  Os bens temporais dos institutos religiosos,

enquanto eclesiásticos, se regem pelas prescrições do Livro V Dos bens temporais da Igreja, salvo determinação expressa em contrário (cân. 635 § 1).

(7)

Organizações Religiosas

CÓDIGO CIVIL

—  “Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:

◦  I - as associações;

◦  II - as sociedades;

◦  III - as fundações.

◦  IV - as organizações religiosas; (incluído pela Lei nº

10.825, de 22.12.2003)

◦  V - os partidos políticos; (incluído pela Lei nº 10.825, de

22.12.2003)

◦  VI – as empresas individuais de responsabilidade limitada. (incluído pela Lei nº 12.441)

—  § 1o São livres a criação, a organização, a estruturação

interna e o funcionamento das organizações religiosas, sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. (incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

(8)

DECRETO 7.107/2010 (Acordo Brasil Santa Sé)

—  Artigo 3º

o  A República Federativa do Brasil reafirma a

personalidade jurídica da Igreja Católica* e de todas as Instituições Eclesiásticas que possuem tal personalidade em conformidade com o direito canônico, desde que não contrarie o sistema constitucional e as leis brasileiras, tais como Conferência Episcopal, Províncias Eclesiásticas, Arquidioceses, Dioceses, Prelazias Territoriais ou Pessoais, Vicariatos e Prefeituras A p o s t ó l i c a s , A d m i n i s t r a ç õ e s A p o s t ó l i c a s , Administrações Apostólicas Pessoais, Missões Sui Iuris, Ordinariado Militar e Ordinariados para os Fiéis de Outros Ritos, Paróquias, Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

(9)

o  § 1º. A Igreja Católica pode livremente criar, modificar ou extinguir todas as Instituições Eclesiásticas mencionadas no caput deste artigo.

o  § 2º. A personalidade jurídica das Instituições Eclesiásticas será reconhecida pela República Federativa do Brasil mediante a inscrição no respectivo registro do ato de criação, nos termos da legislação brasileira, vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro do ato de criação, devendo também ser averbadas todas as alterações por que passar o ato.

(10)

Aspectos Tributários

— 

Constituição Federal

— 

Código Tributário Nacional

— 

Jurisprudência

(11)

Constituição Federal

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...)

VI - instituir impostos sobre: (...) b) templos de qualquer culto;

(12)

Código Tributário Nacional

Art. 9º É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

IV - cobrar imposto sobre:(...) b) templos de qualquer culto;

(13)

—  JURISPRUDÊNCIA

—  “Agravo regimental no agravo de instrumento. Imunidade tributária da entidade beneficente de assistência social. Alegação de imprescindibilidade de o imóvel estar relacionado às finalidades essenciais da instituição. Interpretação teleológica das normas de imunidade tributária, de modo a maximizar o seu potencial de efetividade.

—  1. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal vem flexibilizando as regras atinentes à imunidade, de modo a estender o alcance axiológico dos dispositivos imunitórios, em homenagem aos intentos protetivos pretendidos pelo constituinte originário.

—  2. Esta Corte já reconhece a imunidade do IPTU para imóveis locados e lotes não edificados. Nesse esteio, cumpre reconhecer a imunidade ao caso em apreço, sobretudo em face do reconhecimento, pelo Tribunal de origem, do caráter assistencial da entidade.

—  3. Agravo regimental não provido. (STF - AI 746263 AgR, Relator Ministro Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 18/12/2012, DJe-034 pub. 21-02-2013)”

(14)

“Lendas Urbanas”

1. Organizações Religiosas não podem ser titulares de CEBAS?

“Secretaria da Receita Federal do Brasil. Coordenação

Geral de Tributação. Solução de Consulta nº 158 – Cosit.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias.

As pessoas jurídicas da Igreja Católica Romana que exerçam atividade social e educacional, sem finalidade lucrativa, receberão o mesmo tratamento e benefícios outorgados às entidades filantrópicas, inclusive no tocante aos requisitos e obrigações exigidos para fins de imunidade e isenção tributárias, desde que respeitados os requisitos legais.

Dispositivos Legais: Constituição Federal, art. 195, § 7º; Lei nº 8.212, de 1991, arts. 22 e 23; Lei nº 12.101, de 2009; Decreto Legislativo nº 698, de 2009; Decreto nº 7.107, de 2010, art. 15, § 1º; Decreto nº 7.237, de 2010.”

(15)

2. Preciso “disfarçar” os gastos que tenho com o sustento dos religiosos?

—  Lei 8.212/91

Art. 22

§ 13. Não se considera como remuneração direta ou indireta, para os efeitos desta Lei, os valores despendidos pelas entidades religiosas e instituições de ensino vocacional com ministro de confissão religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa em face do seu mister religioso ou para sua subsistência desde que fornecidos em condições que independam da natureza e da quantidade do trabalho executado. (Incluído pela Lei nº 10.170, de 2000).

(16)

§ 14. Para efeito de interpretação do § 13 deste artigo: (Incluído pela Lei nº 13.137, de 2015)

I - os critérios informadores dos valores despendidos pelas entidades religiosas e instituições de ensino vocacional aos ministros de confissão religiosa, membros de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa não são taxativos e sim exemplificativos; (Incluído pela Lei nº 13.137, de 2015)

II - os valores despendidos, ainda que pagos de forma e montante diferenciados, em pecúnia ou a título de ajuda de custo de moradia, transporte, formação educacional, vinculados exclusivamente à atividade religiosa não configuram remuneração direta ou indireta. (Incluído pela Lei nº 13.137, de 2015)

(17)

3. Religioso não pode ser remunerado?

Lei 12.101/2009 (redação dada pela 12.868/2013) Art. 29

§ 1o A exigência a que se refere o inciso I do caput não impede:

I - a remuneração aos diretores não estatutários que tenham vínculo empregatício;

II - a remuneração aos dirigentes estatutários, desde que recebam remuneração inferior, em seu valor bruto, a 70% (setenta por cento) do limite estabelecido para a remuneração de servidores do Poder Executivo federal.

(18)

§ 2o A remuneração dos dirigentes estatutários referidos no inciso II

do § 1o deverá obedecer às seguintes condições:

I - nenhum dirigente remunerado poderá ser cônjuge ou parente até

3o (terceiro) grau, inclusive afim, de instituidores, sócios, diretores,

conselheiros, benfeitores ou equivalentes da instituição de que trata

o caput deste artigo; e

II - o total pago a título de remuneração para dirigentes, pelo exercício das atribuições estatutárias, deve ser inferior a 5 (cinco) vezes o valor correspondente ao limite individual estabelecido neste parágrafo.

§ 3o O disposto nos §§ 1o e 2o não impede a remuneração da pessoa

do dirigente estatutário ou diretor que, cumulativamente, tenha vínculo estatutário e empregatício, exceto se houver incompatibilidade de jornadas de trabalho.

(19)

4. Entidade Religiosa não pode ter em seu CNPJ/MF CNAE de atividade econômica secundária?

(20)

Conclusão

(21)
(22)

Obrigado!

Hugo Sarubbi Cysneiros de Oliveira

MBSC Advogados

Referências

Documentos relacionados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

ano, permitida uma recondução consecutiva e eleita com os respectivos suplentes por seus pares. A eleição do CCPGG será solicitada ao Departamento de Geografia e ao corpo

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

No acórdão Oosthoek’s Uitgeversmaatschappij ( 70 ), que o Governo austríaco refere nas suas observações, o Tribunal de Justiça concluiu, relativamente à compatibilidade de

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments