• Nenhum resultado encontrado

2.1. Locais de estágio: Subseções Judiciárias de Florianópolis, Itajaí e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.1. Locais de estágio: Subseções Judiciárias de Florianópolis, Itajaí e"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

JUSTIÇA FEDERAL DE SANTA CATARINA

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4810 - Bairro Agronômica - CEP 88025-255 - Florianópolis - SC - www.jfsc.jus.br EDITAL

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, ENFERMAGEM E PSICOLOGIA

A Direção do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina torna pública a realização de processo de seleção de estagiários dos cursos de ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, ENFERMAGEM e PSICOLOGIA, em cumprimento à Resolução nº. 208, de 04 de outubro de 2012, do Conselho da Justiça Federal, à Instrução Normativa nº 34, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ao resultado dos trabalhos da comissão instituída pela Portaria nº. 1953, de 16 de dezembro de 2016, da Direção do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, de acordo com as seguintes condições:

1. Cronograma de Atividades:

Atividades Datas previstas

Período de inscrições Das 13 h do dia 04/09/2017 às 18 h do dia 22/09/2017 Divulgação da homologação das

inscrições Até o dia 03/10/2017

Locais das provas A serem informados no site do CIEE e da SJSC a partirde 03/10/2017 Aplicação das provas Dia 08/10/2017 – das 9h às 11h30

Publicação do resultado e da

classificação final Até o dia 23/10/2017 Data estimada para início do estágio A partir de 30/10/2017

1.1. As datas constantes no cronograma de atividades poderão ser modificadas mediante prévio aviso, por meio de Edital, divulgado pelo Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina - CIEE nas instituições de ensino conveniadas bem como na Internet, no endereço eletrônico da Justiça Federal (www.jfsc.jus.br – CONCURSOS E ESTÁGIOS – Estágios).

2. Disposições Gerais:

2.1. Locais de estágio: Subseções Judiciárias de Florianópolis, Itajaí e Joinville.

2.2. Número de vagas: Cadastro de reserva para preenchimento das vagas que surgirem durante a vigência deste processo seletivo, respeitando os seguintes limitadores:

Cursos JudiciáriaSubseção Limite máximo de candidatosaprovados

Administração e/ou Administração Pública Florianópolis 70 Itajaí 10 Joinville 5 Arquivologia Florianópolis 10 Biblioteconomia 5 Enfermagem 5

(2)

Psicologia 5

2 . 3 . Requisito: os candidatos devem ser alunos regularmente matriculados nos cursos de Administração, Administração Pública, Arquivologia, Biblioteconomia, Enfermagem, Psicologia, frequentando a partir do 3º período/fase/semestre.

2.3.1. O estudante deverá ter concluído, até o momento da inscrição, no mínimo, 20% (vinte por cento) e, no máximo, 75% (setenta e cinco por cento) dos créditos disciplinares do curso superior, independente do semestre em que esteja formalmente matriculado.

2 . 4 . Principais atividades a serem desempenhadas, além daquelas correlatas à pretendida formação profissional em complementação ao conhecimento teórico adquirido na Instituição de Ensino:

ADMINISTRAÇÃO E/OU ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Digitalizar documentos e notas fiscais; manter atualizadas pastas de controle de vigência contratual; auxiliar na elaboração de planilhas; receber e distribuir aos setores competentes os documentos recebidos nos respectivos Núcleos; auxiliar no atendimento ao público interno e externo; redigir ofícios, cartas e notificações; organizar e manter organizados arquivos e documentos; auxiliar nas rotinas administrativas.

BIBLIOTECONOMIA E/OU ARQUIVOLOGIA: receber processos e documentos procedendo a sua conferência; classificar processos e documentos da Instituição avaliando sua temporalidade conforme tabela própria; proceder à destinação dos documentos e processos conforme tipo, tempo de guarda e local; digitar as informações referentes à quantidade, tipo, tempo de guarda e localização dos documentos; organizar o arranjo (configuração espacial) do ambiente; atender funcionários da Instituição no que diz respeito à recuperação ou desarquivamento dos documentos e processos sob guarda do Arquivo; proceder à revisão de caixas e documentos arquivados; digitalizar documentos.

ENFERMAGEM: Atender ao público interno e externo; auxiliar nas atividades administrativas referentes aos recebimentos, encaminhamentos, controle e guarda dos atestados médicos; copiar e enviar documentos, elaborar relatórios, controlar e organizar arquivos e prontuários dos pacientes.

PSICOLOGIA: Auxiliar na elaboração e implementação de programas institucionais na área da psicologia, buscando sempre uma visão multi e interdisciplinar, contemplando ações na área da saúde e qualidade de vida no trabalho. Apoiar técnica e operacionalmente os projetos de autoria da seção de psicologia, ou aqueles em que a seção participa como colaboradora, tais como: Oficinas de capacitação e troca de experiência em teletrabalho; Programa de orientação para a aposentadoria; Programa de Desenvolvimento Gerencial; Programa de Acompanhamento de Equipes de Trabalho; Programa de Acompanhamento dos Servidores em Progressão na Carreira; Programa de Integração de Novos Servidores. Organizar e manter organizados arquivos e documentos da seção e auxiliar nas rotinas administrativas tais como elaboração de relatórios e demais documentos da área da psicologia. Auxiliar no atendimento pessoal e telefônico ao público interno e externo.

2.5. Jornada de estágio: 20 horas semanais, no período vespertino. 2.5.1. O estagiário terá direito ao descanso remunerado de 30 (trinta) dias, a cada ano do contrato, sem prejuízo do pagamento da bolsa, a ser

(3)

usufruído no período de 16 de dezembro a 14 de janeiro.

2.6. Bolsa de estágio: R$ 833,00 mensais a título de auxílio financeiro mais R$ 8,13 por dia trabalhado a título de auxílio-transporte.

2.7. Duração do estágio: 02 anos ou a data de conclusão do curso. 2.7.1. Duração do estágio para pessoas com deficiência: pode ser prorrogado após o limite de 2 anos e até a data de conclusão do curso, a critério de ambas as partes - estagiário e unidade concedente do estágio.

2.8. Os estudantes selecionados para o estágio deverão encaminhar, previamente ao ingresso, a seguinte documentação:

2.8.1. comprovante de endereço; 2.8.2. comprovante de matrícula;

2.8.3. certidão negativa de antecedentes criminais expedida pelo Foro da Justiça Federal e pela Justiça Estadual (apenas para candidatos de 18 anos ou mais).

2.9. As Subseções Judiciárias que contam com editais de seleção de estagiários em vigor na data da publicação deste Edital somente utilizarão o cadastro de reserva da presente seleção após o vencimento daqueles processos seletivos ou quando neles esgotada a lista de estudantes classificados.

3. Reserva de vagas:

3.1. Do total de vagas de estágio do quadro da Seção Judiciária de Santa Catarina serão reservadas:

3.1.1. 10% para as pessoas com deficiência, cuja ocupação considerará as competências e necessidades especiais do estagiário e as atividades e necessidades próprias das unidades.

3.1.2. 20% para os candidatos negros que declararem tal condição no momento da inscrição.

3.2. Na hipótese de quantitativo fracionado para o número de vagas reservadas às pessoas com deficiência e a candidatos negros, esse será aumentado para o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5 (cinco décimos), ou diminuído para número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5 (cinco décimos).

3.3. Para efeitos de reserva de vaga, consideram-se candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos, no ato da inscrição, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3.4. Presumir-se-ão verdadeiras as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição do certame, sem prejuízo da apuração das responsabilidades administrativa, civil e penal na hipótese de constatação de declaração falsa.

3.5. Comprovando-se falsa a declaração, o candidato será eliminado da seleção e, se houver sido contratado, ficará sujeito à anulação da sua contratação, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

(4)

concomitantemente às vagas a eles reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação na seleção.

3.7. Os candidatos negros poderão, ainda, optar por concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência, se atenderem a essa condição, de acordo com a sua classificação na seleção, devendo fazer essa indicação no momento da inscrição.

3.8. O candidato selecionado em vaga para pessoa com deficiência deverá apresentar antes do ingresso, além dos documentos mencionados no item 2.8, o laudo circunstanciado que ateste a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), expedido no prazo máximo de 12 meses antes do ingresso.

3.8.1. A compatibilidade da deficiência com a atividade relacionada à vaga oferecida, a lotação e a adaptação ao trabalho de pessoa com deficiência serão avaliadas e acompanhadas por equipe multidisciplinar constituída para este fim.

3.8.2. A comissão multidisciplinar, mencionada no item 3.8.1, ou o supervisor de estágio, poderá solicitar, a qualquer tempo, a avaliação pericial do candidato.

3.8.3. Nas situações em que a área médica ou a equipe multidisciplinar concluir que o grau de deficiência do estagiário é flagrantemente incompatível com as atribuições da vaga de estágio oferecida, o mesmo será desligado ou reaproveitado em vaga que se considere compatível.

3.9. O estudante com deficiência terá atribuições e responsabilidades compatíveis com sua condição.

3.10. Os estudantes de escola especial cumprirão carga horária acordada com a instituição de ensino, observando-se o limite máximo de 20 horas semanais.

3.11. Na hipótese de não haver candidatos negros e/ou com deficiência aprovados em número suficiente para que sejam ocupadas as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação na seleção.

3.12. A nomeação dos candidatos aprovados respeitará o critério de proporcionalidade, que considera a relação entre o número total de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a candidatos negros.

3.13. Até o alcance dos percentuais previstos no item 3.1, as vagas destinadas à reserva serão privilegiadas, sem prejuízo do preenchimento das vagas destinadas à ampla concorrência.

4. Inscrições:

4.1. Serão realizadas nas sedes do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, nos endereços constantes do ANEXO II, no período de 04 a 22 de setembro de 2017.

4.2. Serão exigidos os seguintes documentos para efetivação das inscrições:

4.2.1. cadastro no CIEE;

4.2.2. documento oficial emitido pela Instituição de Ensino que comprove o índice de aproveitamento do estudante e o percentual de créditos

(5)

disciplinares já concluídos;

4.2.3. cópia da Carteira de Identidade; 4.2.4. cópia do CPF.

4.3. O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá declará-lo no momento da inscrição, para que sejam tomadas as providências cabíveis com antecedência.

4.4. Na hipótese de o candidato declarar-se negro, deverá apresentar a autodeclaração, cujo modelo encontra-se no ANEXO III deste Edital.

4.5. Na hipótese de o candidato cumprir o critério social de desempate previsto no item 5.11.1., deverá apresentar comprovante, conforme o caso, de ser cotista de instituição pública ou beneficiário de algum programa social ou bolsista em instituição privada.

4.6. A homologação das inscrições será divulgada pelo CIEE nas instituições de ensino conveniadas bem como na Internet, no endereço eletrônico da Justiça Federal (www.jfsc.jus.br – CONCURSOS E ESTÁGIOS – Estágios) até a data prevista no cronograma.

5. Seleção:

5.1. O processo seletivo constitui-se de duas etapas:

5.1.1. 1ª etapa: avaliação curricular a partir da análise do documento solicitado no item 4.2.2;

5.1.2. 2ª etapa: prova escrita.

5.2. A 1ª ETAPA consistirá na análise da média geral dos créditos disciplinares cursados, conforme item 4.2.2, em caráter eliminatório, sendo exigida a média mínima 7,5.

5.3. Caso a instituição de ensino utilize o critério de conceitos, serão considerados equivalentes os seguintes valores:

5.3.1. Notas 10 e 9 para os conceitos A e B, respectivamente; 5.3.2. Nota 7,5 para o conceito C;

5.3.3. Nota 6 para os demais conceitos.

5.4. A 2ª ETAPA consistirá na realização de prova objetiva composta por 20 questões com pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), versando sobre conteúdos específicos relacionados a cada curso, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático, discriminados no ANEXO I deste Edital, na data divulgada no Cronograma de Atividades, item 1.

5.5. Não será permitido qualquer tipo de consulta.

5.6. Os candidatos deverão apresentar-se no local da prova 30 (trinta) minutos antes do início, portando documento oficial de identificação com foto atual e sua própria caneta. Não será permitido acesso ao local da prova após o horário marcado para o início da mesma. A prova terá duração de duas horas e meia.

5.7. Será automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que, durante a realização da prova:

5.7.1. Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para a sua realização;

(6)

5.7.2. Faltar com a devida urbanidade para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou os candidatos;

5.7.3. Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

5.7.4. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

5.8. O resultado final deverá conter, no máximo, uma casa decimal. Aplicar-se-á a seguinte regra de arredondamento, caso necessário: o número que corresponda à segunda casa após a vírgula será eliminado e, sendo menor que 5, permanecerá inalterado o algarismo a sua esquerda; sendo maior ou igual a 5, será acrescentada uma unidade ao algarismo a sua esquerda.

5.9. A nota final, que determinará a ordem de classificação dos candidatos, resultará da média simples entre as notas obtidas nas duas etapas do processo seletivo, ou seja, média geral dos créditos disciplinares já cursados e nota da prova objetiva.

5.10. Somente serão considerados aprovados os candidatos que atingirem nota igual ou superior a 7,5, respeitando o limite estabelecido para cada subseção judiciária disposto no item 2.2.

5.11. Havendo empate entre os candidatos, serão adotados como critérios de desempate, respectivamente:

5.11.1. Critério social: ser cotista de instituição pública ou beneficiário de algum programa social ou bolsista em instituição privada;

5.11.2. Maior média geral dos créditos disciplinares cursados; 5.11.3. Maior nota na prova objetiva;

5.11.4. Maior idade.

5.12. O resultado final da seleção será divulgado pelo CIEE e na Internet, no endereço eletrônico da Justiça Federal (www.jfsc.jus.br – CONCURSOS E ESTÁGIOS – Estágios) em data prevista no Cronograma de Atividades, item 1.

5.13. A publicação do resultado final da seleção será feita em três listas, contendo a primeira a pontuação de todos os candidatos, inclusive a de pessoas com deficiência e a de candidatos negros, se aprovados; a segunda, somente a pontuação dos candidatos com deficiência; e a terceira, dos candidatos negros.

6. Recursos:

6.1. Os recursos serão aceitos até 2 (dois) dias após a publicação do resultado, conforme item 5.12., devendo ser dirigidos à Direção do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina e encaminhados para o e-mail nadh.servicosocial@jfsc.jus.br.

7. Convocação e Contratação:

7.1. A convocação dos candidatos observará rigorosamente a ordem de classificação.

7.2. Não será permitido o ingresso de candidatos que, no momento da convocação, já tenham concluído mais de 80% dos créditos do curso.

7.3. Caso não manifeste interesse, no prazo de 3 (três) dias, o candidato será considerado desistente e excluído da lista de classificação, sendo convocado o

(7)

próximo colocado e assim sucessivamente.

7.4. A aprovação e a classificação neste processo seletivo geram para o candidato apenas expectativa de direito à contratação.

8. Validade:

8.1. A presente seleção de estagiários tem validade para as vagas de estágio que surgirem dentro do prazo de 1 (um) ano a contar da data de divulgação do resultado final deste concurso seletivo.

8.2. A fim de não causar prejuízos às unidades, 2 (dois) meses antes do vencimento do edital vigente será dado início a novo processo seletivo.

9. Divulgação do Edital:

9.1. O presente edital será amplamente divulgado pelo CIEE nas instituições de ensino conveniadas bem como na Internet, no endereço eletrônico da Justiça Federal (www.jfsc.jus.br – CONCURSOS E ESTÁGIOS – Estágios) e no quadro de avisos das Subseções Judiciárias.

10. Disposições Finais:

10.1. É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as instruções, convocações e avisos relativos ao presente processo seletivo.

ANEXO I

Conteúdos da prova:

1. ADMINISTRAÇÃO E/OU ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1.1. Noções de Administração de Recursos Humanos:

1.1.1. Fundamentos de Recursos Humanos.

1.1.2. Aplicações de Recursos Humanos em Administração. Gestão de Pessoas.

1.1.3. Estilos de Liderança.

1.1.4. Desenvolvimento de lideranças. 1.1.5. Gestão do desempenho humano.

1.1.6. Gestão de clima e cultura organizacional: diagnóstico organizacional; análise dos ambientes interno e externo.

1.1.7. Gestão de processos de mudança organizacional: conceito de mudança; mudança e inovação organizacional; dimensões da mudança: estratégia, cultura organizacional, estilos de gestão, processos, estrutura e sistemas de informação.

1.1.8. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Indicadores de desempenho: tipos de indicadores; variáveis componentes dos indicadores.

(8)

1.1.10. Gerência de Projetos.

1.1.11. Organização, sistemas e métodos.

1.2. Noções de Administração de Materiais, Patrimônio e Logística na Administração Pública:

1.2.1. Fundamentos da Administração Patrimonial e de Materiais. 1.2.2. Conceituação de material e patrimônio.

1.2.3. O patrimônio das empresas e órgãos públicos: o patrimônio imobiliário; o patrimônio mobiliário. Atividades básicas da administração de material e patrimônio.

1.2.4. O controle dos materiais e do patrimônio. 1.2.5. A movimentação do patrimônio.

1.2.6. Armazenamento de materiais. 1.2.7. Compras no setor público. 1.2.8. Evolução e conceito de logística. 1.2.9. Criação de valor.

1.2.10. Redes e cadeias – tempo e lugar.

1.2.11. Tecnologia e funções. Logística e distribuição. 1.2.12. Processamento de pedidos.

1.2.13. Gestão de transportes e operadores logísticos. 1.3. Noções de Administração e Gestão Pública:

1.3.1. Teorias de Administração.

1.3.2. Princípios Básicos da Administração Pública.

1.3.3. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.

1.3.4. Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. 1.3.5. Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo.

1.3.6. Métodos de Avaliação de Desempenho. 1.3.7. Processo Decisório.

1.3.8. Motivação.

1.3.9. Cultura e Clima Organizacional.

1.3.10. Treinamento, Desenvolvimento e Aprendizagem Organizacional.

1.3.11. Programa 5 S.

1.3.12. Gestão estratégica do Poder Judiciário brasileiro, ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional.

1.3.13. Gestão de projetos. 1.3.14. Gestão por competências.

1.3.15. Governança e governabilidade: negócio, missão, visão e valores nas organizações.

(9)

1.3.16. Objetivos estratégicos, estratégias, indicadores de gestão, relacionamento entre estratégias e objetivos estratégicos.

1.3.17. Mapa estratégico, administração gerencial. 1.3.18. Gestão pública eficiente, eficaz e efetiva.

1.3.19. Estrutura organizacional, cultura, liderança e clima organizacional.

1.3.20. Controle do patrimônio público. 1.3.21. Prestação de contas.

1.3.22. Lei de Diretrizes Orçamentárias. 1.3.23. Princípios da administração pública.

1.3.24. Princípios gerais da administração, administração e governo – distinções: convergências e diferença entre gestão pública e privada.

1.3.25. Sistema de gestão pública: ética no serviço, gestão de pessoas e gestão de processos, simplificação de rotina de trabalho. Decreto-Lei nº 200/1967.

1.4. Noções de Direito Administrativo:

1.4.1. Administração pública: princípios básicos.

1.4.2. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder.

1.4.3. Serviços Públicos: conceito e princípios; delegação: concessão, permissão e autorização. Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação.

1.4.4. Organização administrativa: administração direta e indireta; centralizada e descentralizada; autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

1.4.5. Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação.

1.4.6. Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. Controle da Administração pública: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo. Responsabilidade civil do Estado: evolução doutrinária; direito positivo brasileiro; causas excludentes e atenuantes; reparação do dano.

1.4.7. Improbidade Administrativa - Lei nº 8.429/1992.

1.4.8. Licitaçoes - Lei nº 8.666/1993 e alteraçoes posteriores: conceito, objeto, finalidades e princípios, obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade, vedação, modalidades, procedimentos e fases, revogação, invalidação, desistencia e controle.

1.4.9. Lei do Pregão, Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preços - Lei nº 10.520/2002, Decretos nº 5.450/2005 e Decreto nº 7.892/2013.

1.4.10. Contratos administrativos: características; formalização, alteração, execução, inexecução e rescisão dos contratos administrativos; sanções administrativas.

1.5. Noções de Orçamento Público: 1.5.1. Conceitos.

(10)

1.5.3. Orçamento-Programa: conceitos e objetivos. 1.5.4. Orçamento na Constituição Federal.

1.5.5. Proposta orçamentária: Elaboração, discussão, votação e aprovação.

1.5.6. Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. Lei nº 4.320/64: da Lei de Orçamento; da receita; da Despesa; dos Créditos Adicionais; da execução do Orçamento.

1.5.7. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal): do Planejamento; da Despesa Pública; da Transparência, Controle e Fiscalização.

2. ARQUIVOLOGIA 2.1. Gestão documental.

2.2. Normalização da documentação.

2.3. Tratamento da informação (catalogação, classificação e indexação).

2.4. Legislação referente a arquivos (Lei 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação).

3. BIBLIOTECONOMIA

3.1. Normalização da documentação.

3.2. Representação temática e representação descritiva. 3.3. Informática documentária.

3.4. Recuperação da informação. 3.5. Informação jurídica.

3.6. Gestão da informação.

4. ENFERMAGEM

4.1. Fundamentos de Enfermagem ou Fundamentos para o Cuidado Profissional ou Metodologia da Assistência.

4.2. Políticas de Saúde no Brasil ou Sistema de Saúde no Brasil ou Educação em Saúde.

4.3. Doenças Infecto Parasitárias ou Parasitologia. 4.4. Biologia.

4.5. Anatomia.

5. PSICOLOGIA

5.1. Psicologia Social e da Saúde: 5.1.1. Conceitos em saúde.

5.1.2. Níveis de intervenção em saúde no Brasil.

(11)

saúde.

5.1.4. Adoecimento e relações sócio-culturais. 5.1.5. Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho. 5.2 Atuação Profissional em Psicologia:

5.2.1. A técnica da observação em psicologia

5.2.2. A técnica da entrevista e questionários em psicologia. 5.2.3. Código de Ética do Psicólogo.

5.2.4. Inserção e identidade do profissional psicólogo no contexto organizacional

6. LÍNGUA PORTUGUESA

6.1. Classes gramaticais e funções sintáticas. 6.2. Concordância verbal e nominal.

6.3. Regência verbal e nominal. 6.4. Tópicos especiais sobre verbo. 6.5. Regras de pontuação. 6.6. Do artigo à crase. 6.7. Colocação pronominal. 6.8. Uso do hífen. 6.9. Acentuação. 6.10. Interpretação de texto. 7. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

7.1. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas.

7.2. Números e grandezas proporcionais: razões; proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

7.3. Noções de geometria: área, volume, ângulo, trigonometria.

7.4. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

7.5. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.

7.6 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

ANEXO II

Endereços das unidades do Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina - CIEE/SC:

(12)

Cidade Endereço

FLORIANÓPOLIS Centro – CEP: 88015-110 - Fone: (48) 3216-1400Rua Antônio Dib Mussi, 473

ARARANGUÁ Av. Padre Antônio Luis Dias, 66 Sala 102, Ed. Saturnino Balthazar Centro -CEP: 88900-065 Fone: (48) 3524-7067

BLUMENAU

Rua Amadeu da Luz, 180 Centro – CEP: 89010-160 Fone: (47) 3326-6250

BRUSQUE

Rua Padre Gatone, 20 Ed. Arnoldo Bauer Schaefer,

Salas 102 e 104 Centro - CEP: 88350-350

Fone: (47) 3396-8506

CAÇADOR

Rua: José Boiteux, 275 - salas 13 e 14 Ed. Centro Comercial Centro - CEP: 89500-000

Fone: (49) 3567-6121

CHAPECÓ

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 738 Jardim Itália - CEP: 89802-141

Fone: (49) 3323-4991

CONCÓRDIA

Rua Anita Garibaldi, 270, sl. 20 Centro - CEP: 89700-000

Fone: (49) 3444-8361

CRICIÚMA Centro – CEP: 88802-070Rua Pedro Beneton, 381

Fone: (48) 3437-6527 ITAJAÍ Rua 13 de maio, 97 Centro - CEP: 88301-550 Fone: (47) 3349-0101 JARAGUÁ DO SUL

Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1188 Sala 04 - Ed. Marcatto Center

Centro - CEP: 89251-702 Fone: (47) 3372-2032 JOAÇABA Av. XV de Novembro, 180, sl. 703 Centro - CEP: 89600-000 Fone: (49) 3522-3565 JOINVILLE

Rua Ministro Calógeras, 733 Centro – CEP: 89202-207

Fone: (47) 3433-8315

LAGES

Av. Belizário Ramos, 5141 Universitário - CEP: 88511-200

Fone: (49) 3224-2686

LAGUNA

Atendido pela Unidade do CIEE de TUBARÃO Rua São José, 35

Centro – Tubarão CEP: 88701-260 Fone: (48) 3626-8113

MAFRA

Atendido pela Unidade do CIEE SÃO BENTO DO SUL R. Capitão Ernesto Nunes, 197, sl. 01

Junto ao CDL Centro – São Bento do Sul

CEP: 89280-361 Fone: (47) 3633-6515

RIO DO SUL

R. Marechal Rondon, 316, sl. 01 Jardim América - CEP: 89160-182

Fone: (47) 3522-7567

SÃO FRANCISCO DO SUL

Atendido pela Unidade do CIEE de JOINVILLE Rua Ministro Calógeras, 733

Centro – Joinville CEP: 89202-207 Fone: (47) 3433-8315

SÃO MIGUEL DO OESTE

Rua Sete de Setembro, 2395 Salas 5 e 6, 2º andar Centro - CEP: 89900-000

Fone: (49) 3621-2834

Atendido pela Unidade do CIEE de ITAJAÍ Rua 13 de maio, 97

(13)

TIJUCAS Centro – Itajaí CEP: 88301-550 Fone: (47) 3349-0101

TUBARÃO Centro - CEP: 88701-260Rua São José, 35

Fone: (48) 3626-8113

VIDEIRA

Rua Coronel Fagundes, 100 Térreo - Sala 01 CEP: 89560-000 - Centro

Fone (49) 3566-7513

ANEXO III AUTODECLARAÇÃO

(candidato autodeclarado preto ou pardo)

Eu,..., abaixo assinado, de nacionalidade..., nascido em

.../.../..., no município de ..., Estado ..., filho de ... e ..., estado civil..., residente e domiciliado

à..., CEP nº..., portador da cédula de identidade

nº..., expedida em .../.../..., órgão expedidor..., CPF nº, declaro, sob as penas da lei, que sou ( ) preto ( ) pardo. Estou ciente de que, em caso de falsidade ideológica, ficarei sujeito às sanções prescritas no Código Penal* e às demais cominações legais aplicáveis.

..., ... de ... de 2017.

... Assinatura do declarante

... Assinatura do responsável , se o declarante for menor de idade

*O DecretoLei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 Código Penal -Falsidade Ideológica

Art. 299: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele deva constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

(14)

Documento assinado eletronicamente por Claudia Maria Dadico, Diretora do Foro

da Seção Judiciária de Santa Catarina, em 01/09/2017, às 18:30, conforme art. 1º, III,

"b", da Lei 11.419/2006.

A autenticidade do documento pode ser conferida no site

http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/verifica.php informando o código verificador

3766982 e o código CRC 73124691.

Referências

Documentos relacionados

Ademais, esclarecemos que as regras para o beneficio são claras e que há a necessidade de ter os dois requisitos e, ainda, considera-se desempregados os candidatos que,

"Embora os 8 milhões obviamente sejam exigíveis neste momento, porque as compensações foram feitas de forma irregular, queira Deus que eu esteja completamente errado, e a soma

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - AVISO PRÉVIO Preservando vantagens instituídas em convenções coletivas de trabalho anteriores, mas assegurando a observância de condições

Estudos realizados por Blank; Vieira em (2014), sobre a caracterização físico-química e microbiológica de água de poços rasos do bairro três vendas, Pelotas-RS, realizado em três

Os óleos essenciais orgânicos de mandarina verde, mandarina vermelha, laranja e limão foram doados pela Cooperativa Ecocitrus, referência em agricultura orgânica e

A partir da análise dos resultados obtidos pelo modelo matemático para mensurar o aumento da eficiência financeira, e consequentemente o incremento no lucro, é

Devido às mudanças das condições de mercado, dos requerimentos dos clientes e desen- volvimentos tecnológicos ainda há vários desafios para a Pesquisa e Desenvolvimen- to

Em pacientes adultos, a HCL pode acometer os pulmões de forma isolada ou como característica predominante da doença, sendo chamada de histiocitose pulmonar das células de