• Nenhum resultado encontrado

Conforme segue abaixo: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE Das Diárias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conforme segue abaixo: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE Das Diárias"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Conforme segue abaixo:

LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Das Diárias

Art. 58. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

§ 1o A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

§ 2o Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.

§ 3o Também não fará jus a diárias o servidor que se deslocar dentro da mesma região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião, constituídas por municípios limítrofes e regularmente instituídas, ou em áreas de controle integrado mantidas com países limítrofes, cuja jurisdição e competência dos órgãos, entidades e servidores brasileiros considera-se estendida, salvo se houver pernoite fora da sede, hipóteses em que as diárias pagas serão sempre as fixadas para os afastamentos dentro do território nacional.(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

Segundo entendimento, não fará jus a diárias o servidor que se deslocar dentro de municípios limítrofes que estejam dentro de uma microrregião, salvo se houver pernoite fora da sede.

Ou seja, primeiro tem que se verificar a qual microrregião pertence o município. Posteriormente, verificar dentro dessa microrregião, quais municípios são limítrofes. Sendo assim, foi realizado um levantamento junto ao Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (http://www.rs.gov.br/), mas precisamente junto a Fundação de Economia e Estatística (FEE) que é uma instituição de pesquisa, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para conhecimento a FEE é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Dispõe de importante acervo de informações, pesquisas e documentos de natureza socioeconômica. Nela atua uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que realizam estudos, pesquisas e análises, divulgados regularmente em publicações impressas e on-line. A consulta foi realizada na FEEDADOS que reúne informações de natureza socioeconômica relativas ao Rio Grande do Sul e a seus municípios. É um banco de dados dinâmico, que permite realizar cruzamentos entre variáveis, unidades geográficas e período de abrangência. As informações apresentadas no FEEDADOS cobrem o período de 1990 em diante e são apresentadas por município, microrregião, mesorregião, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e total do Estado. As variáveis e os indicadores apresentados englobam dados sobre contabilidade social, agropecuária, indústria, comércio, demais serviços, exportações, demografia, emprego, saúde, educação, finanças públicas e estatísticas eleitorais, dentre outros. Parte desses dados é produzida pela própria FEE, e parte é oriunda de diversas fontes oficiais, como IBGE, Secretarias de Estado e Ministérios, dentre outros (FEE/Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Dados).

Nesse endereço eletrônico (http://www.fee.rs.gov.br/feedados/consulta/unidades_geo.asp) é possível visualizar as unidades geográficas da seguinte forma:

• Mesorregião • Microrregião

• Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) • Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) • Municípios

Microrregião - é definida como parte das mesorregiões que apresentam especificidades quanto à organização do espaço. Essas especificidades referem-se à estrutura de produção, agropecuária, industrial, extrativismo mineral ou pesca. A organização do espaço microrregional é também identificada pela vida de relações em nível local, isto é, pela interação entre as áreas de produção e locais de beneficiamento e pela distribuição de bens e serviços de consumo freqüente. Assim, a

(2)

estrutura da produção para identificação das microrregiões é considerada em sentido totalizante, envolvendo a produção propriamente dita, distribuição, troca e consumo, incluindo atividades urbanas e rurais. As microrregiões do Estado do Rio Grande do Sul encontram-se no ANEXO 1 e o mapa das microrregiões no ANEXO 2.

As Microrregiões Geográficas foram instituídas pela Resolução da Presidência do IBGE nº. 11, de 5 de junho de 1990, publicada no Boletim de Serviço da Instituição nº. 1.774, semanas 026 a 030, ano XXXVIII.

Portanto, o Estado do Rio Grande do Sul está dividido em 35 microrregiões conforme consta no anexo 1. Baseado nisso localizamos dentro dessas microrregiões as cidades onde a UNIPAMPA possui unidade. São elas:

Microrregião Campanha Ocidental – Alegrete, Barra do Quaraí, Garruchos, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, São Borja, São Francisco de Assis e Uruguaiana.

Microrregião Campanha Central – Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel. Microrregião Campanha Meridional – Aceguá, Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Microrregião Serras do Sudeste – Amaral Ferrador, Caçapava do Sul, Candiota, Encruzilhada do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista

Microrregião Jaguarão - Arroio Grande, Herval e Jaguarão.

Sendo assim, analisando a Microrregião Campanha Ocidental, observa-se que as cidades de Alegrete, Itaqui, São Borja e Uruguaiana pertencem a essa microrregião. Tomando como base a cidade de Alegrete, observa-se que a mesma é limítrofe apenas das cidades da UNIPAMPA de Itaqui e Uruguaiana. Sendo assim, observando o § 3o do Art.58, se ocorrer deslocamento sem pernoite, de Alegrete para São Borja, que pertence a microrregião, pagar-se-ia normalmente a meia diária, tendo em vista que São Borja não é limítrofe de Alegrete. Mas em caso de deslocamento de Alegrete para Itaqui e Uruguaiana, se enquadraria no § 3o do Art.58, ou seja, municípios limítrofes dentro dessa mesma microrregião. Nesse caso o servidor não faria jus a diárias.

Outro exemplo pode ser observado com relação Microrregião Campanha Central, onde São Gabriel é limítrofe apenas de Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. No caso de deslocamentos para Santana do Livramento, que não é limítrofe de São Gabriel, o servidor fará jus a diárias. Entretanto, no deslocamento de Santana do Livramento para Rosário do Sul, por exemplo, o servidor não faria jus a diárias conforme o § 3o do Art.58, tendo em vista que Santana do Livramento é limítrofe de Rosário do Sul.

Sendo assim, elaboramos uma relação considerando somente as cidades da UNIPAMPA de acordo com as microrregiões considerando os municípios limítrofes. Deverá ser observado o § 3o do Art.58 também para as demais cidades limítrofes da microrregião conforme consta no ANEXO 3.

Alegrete: Pertence à Microrregião Campanha Ocidental e é limítrofe de Itaqui e Uruguaiana. Bagé: Pertence à Microrregião Campanha Meridional e é limítrofe de Dom Pedrito.

Caçapava do Sul: Pertence à Microrregião Serras do Sudeste e não é limítrofe de nenhuma cidade da Unipampa considerando sua microrregião.

Dom Pedrito: Pertence à Microrregião Campanha Meridional e é limítrofe de Bagé.

Itaqui: Pertence à Microrregião Campanha Ocidental e é limítrofe de Alegrete, São Borja e Uruguaiana.

Jaguarão: Pertence à Microrregião Jaguarão e não é limítrofe de nenhuma cidade da Unipampa considerando sua microrregião.

Santana do Livramento: Pertence à Microrregião Campanha Central e não é limítrofe de nenhuma cidade da Unipampa considerando sua microrregião.

(3)

São Gabriel: Pertence à Microrregião Campanha Central e não é limítrofe de nenhuma cidade da Unipampa considerando sua microrregião.

(4)

ANEXO 1

Microrregiões do Estado do Rio Grande do Sul: Cachoeira do Sul Camaquã Campanha Central Campanha Meridional Campanha Ocidental Carazinho Caxias do Sul Cerro Largo Cruz Alta Erechim Frederico Westphalen Gramado-Canela Guaporé Ijuí Jaguarão Lajeado-Estrela Litoral Lagunar Montenegro Não-Me-Toque Osório Passo Fundo Pelotas Porto Alegre Restinga Seca Sananduva Santa Cruz do Sul Santa Maria Santa Rosa Santiago Santo Ângelo São Jerônimo Serras de Sudeste Soledade Três Passos Vacaria 35 microrregiões

(5)
(6)

ANEXO 3

CIDADES LIMÍTROFES CONFORME A MICRORREGIÃO

Alegrete: Itaqui, Manoel Viana, Quaraí, São Francisco de Assis e Uruguaiana. Bagé: Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Hulha Negra.

Caçapava do Sul: Santana da Boa Vista. Dom Pedrito: Bagé e Lavras do Sul.

Itaqui: Alegrete, Maçambará, Manoel Viana, São Borja e Uruguaiana. Jaguarão: Arroio Grande e Herval.

Santana do Livramento: Rosário do Sul. São Borja: Itaqui, Garruchos e Maçambará.

São Gabriel: Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. Uruguaiana: Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui e Quaraí.

Referências

Documentos relacionados

80041060 Tx.De Vídeo-Artroscopio Diagnostico 60024160 ALUGUEL/TAXA DE APARELHO / EQUIPAMENTO PARA ARTROSCOPIA PARA DIAGNÓSTICO, POR USO. 80053041 Vídeo Histeroscópio Diagnóstico

PENNACCHIA 25/03/2008 2 ½ VIAGEM A PORTO ALEGRE PARA PARTICIPAR DO CURSO "ORGANIZAÇÃO E ESTRUTU-. RAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS" PROMOVIDO

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez