• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

POUSO ALEGRE – MG 2018

(2)

Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí Presidente

José Walter da Mota Neto

Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí Prof. Dr. Antônio Carlos Aguiar Brandão

Vice-Reitor

Prof. Dr. Luiz Roberto Martins Rocha

Pró-Reitor de Graduação Prof. Dr. Antônio Mauro Vieira

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa Profa. Dra. Andrea Silva Domingues

Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Prof. Antônio Homero Rocha de Toledo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Eugênio Pacelli” Diretor Acadêmico

Prof. Me. Rodrigo de Lima Nascimento

Vice-Diretor

Prof. Me. Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli

Curso Superior de Tecnologia em Logística Coordenador

Prof. Me. Mario Viana Paredes Filho

Vice-Coordenador

(3)

1 DESCRITORES DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA ... 3

2 O CURSO ... 4

2.1 Contexto educacional: a região de inserção do curso e seus aspectos econômicos, sociais, demográficos e educacionais ... 4

2.2 Histórico do curso ... 6

3 OBJETIVOS DO CURSO... 7

3.1 Objetivo(s) geral(is) ... 7

4 PERFIL DO EGRESSO ... 8

4.1 Competências e habilidades do egresso ... 8

4.2 Política institucional de acompanhamento do egresso ... 9

5 ESTRUTURA CURRICULAR ... 10

5.1 Eixos temáticos ou núcleos... 10

5.1.1 Eixo de formação básica ... 10

5.1.2 Eixo de formação teórico-prático ... 11

5.1.3 Eixo de formação profissional ... 12

5.2 Matriz curricular ... 13

5.3 Indicadores fixos ... 14

5.4 Representação gráfica do perfil de formação ... 15

5.5 Componentes curriculares ... 16

6 METODOLOGIA ... 31

7 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ... 33

(4)

1 DESCRITORES DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Denominação do Curso Superior de Tecnologia em Logística

Modalidade Tecnólogo / Presencial

Regime Presencial

Carga horária do curso (DCN) 1600 horas Carga horária do curso (PPC) 1600 horas

Processo Seletivo Anual

Número de vagas/ano 60

Turno de funcionamento Noturno

Tempo de Integralização Mínimo de 4 (quatro) semestres Máximo de 6 (seis) semestres Última mudança curricular

Coordenador do Curso Prof. Me. Mario Viana Paredes Filho Formação do Coordenador

(último título completo)

Mestrado Profissional em Sistemas de Produção na Agropecuária

Graduação do Coordenador Engenharia Mecânica Regime de trabalho do

Coordenador (na Universidade) 40 horas Tempo dedicado à Coordenação 20 horas Autorização

Reconhecimento

(5)

2 O CURSO

2.1 Contexto educacional: a região de inserção do curso e seus aspectos econômicos, sociais, demográficos e educacionais

Com um campo de atuação que se estende por todo o Vale do Sapucaí, a Univás está inserida no município de Pouso Alegre. De acordo com o Censo 2010, Pouso Alegre foi a cidade média que mais cresceu nos últimos dez anos, no Sul de Minas. Apresentou o índice de crescimento de 22,30% e está em segundo lugar no número de habitantes, com aproximadamente 140.000 moradores (IBGE, 2013).

Situada no centro da mesorregião sul de Minas Gerais, Pouso Alegre situa-se numa área estratégica e de acesso aos três maiores centros de produção e consumo do País, pois está a 200 km de São Paulo, a 385 km de Belo Horizonte e a 390 km do Rio de Janeiro. Esta posição é privilegiada, por estar ligada à BR 459 e à BR 381, pela circulação de mercadorias e por ser o corredor do transporte de 20% da produção industrial de Minas Gerais e São Paulo.

A economia da cidade é de base principalmente agropecuária e industrial. Além de ser importante polo exportador de produtos alimentícios, Pouso Alegre congrega mais de 4.000 empresas, entre as quais destacam-se: DHL Supply Chain (Centro de Distribuição), Cimed Indústria de Medicamentos, Flamma Automotiva, Johnson Controls do Brasil Automotive, Unilever Bestfoods Brasil, Laboratório Sanobiol, São Paulo Alpargatas, Sobral Invicta, União Química Farmacêutica e XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group), General Mills, Dona Benta, Nutriminas. A cidade também conta com alguns centros de distribuição de produtos, como os das empresas Unilever (alimentos e higiene), Cremer (higiene e saúde), DPK (peças automobilísticas) e de redes supermercadistas. Além da previsão da instalação do “Porto seco” na cidade, fortalecendo e expandindo assim, as atividades no ramo da Logística.

A cidade é também um dos principais polos de serviços do sul de Minas Gerais, principalmente na área da Saúde, contando com o HCSL e uma extensa rede hospitalar e centros de diagnóstico que atendem a mais de 50 municípios de toda a região.

Na área de educação, a cidade conta com um Instituto Federal, 15 escolas estaduais, 47 particulares e 30 municipais, além de seis instituições de ensino superior em modalidade presencial (eMEC, 2016), a maior das quais é a Univás. Neste aspecto, a Univás é a principal formadora de recursos humanos da região.

Como maior e principal instituição de ensino superior do Vale do Sapucaí, a Univás representa a conquista social da região no que concerne à formação da cidadania. Como

(6)

universidade regional, seu objetivo precípuo é o de que cada jovem que a integra se forme no próprio meio onde vive, e que se transforme em uma fonte de energia para as transformações históricas. Transformações que requerem, como indispensável, a integração entre a Univás e a comunidade, que se estabelece como um dos princípios diretores da política pedagógica da Univás.

O Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, mais precisamente o Artigo 42, que regulamenta sobre o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos superiores de tecnologia, que terão por base o Catálogo Nacional publicado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e o Artigo 43 que define que a inclusão no catálogo de denominação de curso superior de tecnologia com o respectivo perfil profissional dar-se-á pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, de ofício ou a requerimento da instituição.

A inserção regional do curso se justifica com o crescimento de Pouso Alegre e região em função de várias indústrias instaladas e com a consequente expansão do setor logístico, bem como a sua proximidade com São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A proximidade com a cidade de São Paulo favorece aos alunos a oferta de cursos na área da Logística garantindo aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Na região não existem cursos superiores de curta duração na área de Logística, visto que o mais próximo se localiza em capitais como São Paulo e região.

Vale salientar da importância do curso pelo fato do Brasil ser o 65º no ranking de logística. Elaborada pelo Banco Mundial, a lista mede a eficiência do setor em 160 países e é elaborada a partir da percepção do setor empresarial. A posição do Brasil no ranking mostra que ainda há muito a ser feito no país, o que é uma boa notícia para os profissionais com formação na área, entre eles os tecnólogos em Logística.

O curso Superior de Tecnologia em Logística oferece componentes curriculares de forma a capacitar o profissional para que venha atender à demanda citada. O curso atende tanto ao profissional do setor manufatureiro e/ou de serviços, quanto aos alunos egressos do ensino médio e técnico. O curso obedece ao Projeto Pedagógico que, por sua vez, está ancorado nas políticas institucionais, mantendo plena articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

(7)

2.2 Histórico do curso

Atualmente, os Cursos Superiores de Tecnologia, denominado ainda como Curso Superior de curta duração, vêm aumentando sua demanda, por permitir que o profissional formado nesta modalidade de ensino, conquiste mais rapidamente uma colocação no Mercado de Trabalho. A educação profissional de nível tecnológico, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, objetiva garantir aos cidadãos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais haja utilização de tecnologias.

O Curso Superior de Tecnologia da Univás enquadra-se na denominação de Curso Superior de Tecnologia em Logística seguindo as diretrizes do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (baseado na Resolução CNE/CP n.3, DE 18 DE dezembro de 2002) dentro da grande área “Gestão e Negócios”, com Carga Horária mínima exigida de 1.600h. A oferta do Curso de Logística na Univás, Unidade Fátima, Pouso Alegre/MG tem o intuito de atender à demanda crescente do parque industrial regional, bem como nacional, relacionado a bens e serviços.

As Diretrizes Curriculares dos Cursos de Tecnologia, conforme Resolução CNE/CP n. 3, de 18 de dezembro de 2002, definem que a organização curricular dos cursos superiores de tecnologia deverá contemplar o desenvolvimento de competências profissionais, tecnológicas, gerais e específicas, e será formulada em consonância com o perfil profissional sólido do concluinte do curso, definindo a identidade do mesmo e caracterizando o compromisso ético da instituição com os seus alunos e a sociedade, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.

Este Curso de Tecnologia e Logística avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, de forma econômica, rápida e segura. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição, acompanha os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado. Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos e controla os estoques.

O currículo mescla componentes curriculares das Ciências Exatas, como estatística e física, e Sociais Aplicadas, como administração e marketing, com outros, bem específicos da área, como legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos e armazenagem e

(8)

manuseio de materiais. A matriz curricular do curso apresenta 2 núcleos de formação, sendo um núcleo comum abrangendo disciplinas básicas e teóricos práticas, havendo junção de turmas com outros cursos superiores de tecnologia da Universidade e no núcleo específico abrangem disciplinas de formação profissional.

Um profissional preparado para lidar especificamente com logística ainda é novidade, o que valoriza este tecnólogo. Além disso, a atual conjuntura econômica reforça a importância de setores que contribuam diretamente para o aumento da eficiência e a redução de custos. As áreas de atuação são muitas, como comércio, indústrias e agronegócio. O tecnólogo trabalha com transporte de carga e sua roteirização, negociações, análises de mercado, planejamento e importação e exportação. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. A região do Sul de Minas apresenta boas perspectivas para os próximos anos.

A criação do curso de Tecnologia em Logística vai ao encontro com a vocação da Univás, que já possui estrutura favorável, com laboratórios específicos que viabilizam o curso junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli, garantindo ao mesmo um alto nível de qualidade.

3 OBJETIVOS DO CURSO

Seguindo os princípios estabelecidos na missão da instituição, o curso se propõe a contribuir com a região na qual se situa, formando indivíduos que tenham à sua frente valores como ética e responsabilidade social, atuando como agentes de transformação social, ao mesmo tempo em que articulam conhecimentos dentro da área de formação específica. Nesse sentido, são objetivos do curso:

3.1 Objetivo(s) geral(is)

O Curso Superior de Tecnologia em Logística visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, que serão aplicados na melhoria da eficácia e da produtividade de empresas dos setores industrial e terciário, notadamente organizações integrantes do segmento de comércio (atacadista e varejista) e de serviços, com foco na melhoria das redes de distribuição, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo

(9)

ainda ocupar-se com o inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento de fluxos de pedidos.

4 PERFIL DO EGRESSO

4.1 Competências e habilidades do egresso

Fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas orientações do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a Univás tem por objetivo formar “indivíduos éticos, socialmente responsáveis e competentes que possam ser elementos de transformação social na construção de um mundo sempre mais justo, livre e democrático” tornando-os aptos para participar do desenvolvimento da sociedade, por meio da pesquisa e da investigação científica. Por este motivo, o Egresso da Univás, nas diversas áreas de formação, deve ser um profissional diferenciado no mercado, deve reunir todos os instrumentos de aprendizados e apresentar uma considerável base de informação e formação, com capacidade para desenvolver projetos completos, com consciência e qualidade.

Ao final de sua trajetória acadêmica deve ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres para com a sociedade, pautando-se por atitudes éticas, políticas e humanísticas e ser capaz de inserir-se no âmbito das mudanças sociais.

A formação acadêmica deve dar-lhe condições para o exercício de uma profissão e capacidade para identificar problemas relevantes em sua realidade, permitindo-lhe avaliar e oferecer diferentes posicionamentos frente a essa problemática.

Deve buscar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além do aperfeiçoamento cultural permanente e ter condições de realizar conexões entre ensino, pesquisa e extensão quando estimulado e também por iniciativa própria.

Além das competências interpessoais e conceituais, o perfil profissional do Tecnólogo em Logística abrange ainda as seguintes capacidades específicas do cargo e que serão providas pelo Curso:

 Compreender a posição que a sua empresa ocupa na cadeia de distribuição de que faz parte, tendo em vista definir e implementar processos adequados de integração entre a sua empresa e as demais organizações, com foco na melhoria dos serviços logísticos prestados aos consumidores;

(10)

 Planejar e coordenar a realização de pesquisas de opinião junto a empresas clientes e a consumidores finais, objetivando avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços logísticos ofertados;

 Analisar a demanda por serviços logísticos, identificando objetivos e metas de sua atividade em consonância com os propósitos e com a estratégia competitiva da empresa;

 Desenvolver estratégias e planos de logística da empresa, identificando as diretrizes a serem implementadas no tocante aos investimentos que capacitam a empresa a utilizar a logística como uma ferramenta de melhoria da competitividade;

 Identificar as formas mais convenientes de transporte, tomando decisões sobre determinação dos modais, roteirização, utilização da capacidade de carga de veículos e manutenção da frota própria de veículos envolvidos na distribuição;

 Definir a política de estoques da empresa, buscando promover o equilíbrio entre uma disponibilidade adequada de materiais e produtos acabados com o empate mínimo de capital em estoques;

 Coordenar os processos e atividades que abrangem a aquisição e o suprimento de artigos e insumos para revenda e para utilização interna, bem como o manuseio, a estocagem e a distribuição física de produtos;

 Estabelecer e gerenciar níveis de serviços para os consumidores, a localização e capacidade das instalações, o tamanho dos depósitos e a seleção dos equipamentos de movimentação interna dos materiais armazenados;

 Coordenar e gerenciar a realização de transferências de materiais, atendendo às exigências da legislação e buscando maximizar o retorno para a empresa;

 Instituir mecanismos para manter os clientes atuais da empresa e melhorar sua imagem pública, por meio de entrega rápida e eficiente, bem como da realização de serviços de assistência ao cliente relacionados à entrega e à instalação de produtos;

 Elaborar orçamentos de despesas e desembolsos de caixa relacionados a investimentos estruturais e infra-estruturais na atividade logística, bem como gerenciar a adequada aplicação dos recursos postos à disposição da área.

4.2 Política institucional de acompanhamento do egresso

A Univás possui egressos atuando nas mais diversas esferas sociais e, por isso, entende que a relação com seus ex-alunos precisa ser estimulada constantemente, por meio de

(11)

acompanhamento, bem como com o oferecimento de oportunidades de formação continuada. Este acompanhamento permite avaliar os resultados do desempenho da Univás no processo de formação e na transformação social.

A Univás entende que é imprescindível manter um adequado relacionamento com seus egressos, por meio de redes sociais e interatividade virtual, além da aplicação de questionários, com coleta de informações sobre satisfação com os serviços que lhe foram proporcionados, empregabilidade e desenvoltura frente às exigências do mercado de trabalho. Além disto, entende que é importante manter um sistema integrado de avaliação que abranja todas as dimensões de avaliação do Sinaes. Acima de tudo, considera o egresso como sujeito fundamental no processo de construção da Univás.

Nesse sentido, mantem uma página específica em sua homepage destinada ao cadastramento e acompanhamento de seus ex-alunos, desenvolvida em plataforma própria que possibilita além do controle do cadastro, a interação com o envio de e-mails, postagens de depoimentos, histórias de vida, oportunidades de emprego e de cursos complementares em nível de especialização e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas de formação da Univás, além de links para publicações de interesse, galeria de fotos, histórico dos cursos e incubadora de empresas INCEVS, que incentiva junto a alunos e egressos a criação de novos negócios.

5 ESTRUTURA CURRICULAR

5.1 Eixos temáticos ou núcleos

A organização curricular do Curso de Tecnologia em Logística, conforme Resolução CNE/CP n. 3, de 18 de dezembro de 2002, deve compreender as competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.

Assim, a Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Univás, foi organizada em três Eixos de Formação, agrupados segundo afinidade de conteúdo, visando uma lógica gradativa de formação. Os eixos estão relacionados a seguir:

5.1.1 Eixo de formação básica

O Curso Superior de Tecnologia em Logística, oferecido pela Univás, apresenta o Eixo de Conteúdo relacionado à Formação Básica com cerca de 28% da carga horária mínima do

(12)

curso, distribuídos conforme o quadro apresentado a seguir, sendo este Eixo o que fundamenta a natureza do conhecimento de Tecnologia.

Este Eixo de Formação permite que o Tecnólogo seja capaz de elaborar um modelo físico/matemático representativo com a finalidade de antecipar uma estrutura a ser criada ou de solucionar problemas em uma estrutura já existente.

Componentes curriculares Carga horária

Noções de Direito 32

Sociedade e Modernidade 32

Introdução à Matemática 80

Gestão da Informação 80

Gestão de Marketing e Vendas 32

Elementos de estatística 32

Psicologia Social 32

Economia 32

Empreendedorismo 32

Ergonomia e Segurança do Trabalho 32

Linguagem Brasileira de Sinais - LiBras 32

TOTAL 448

5.1.2 Eixo de formação teórico-prático

O Curso Superior de Tecnologia em Logística, oferecido pela Univás, apresenta o Eixo de Formação Teórico-Prático com cerca de 17% da carga horária mínima do curso, distribuídos conforme o quadro apresentado a seguir, sendo este Eixo o que fundamenta conhecimentos humanísticos e de desenvolvimento de competências relacionadas às práticas de projetos, necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.

Componentes curriculares Carga horária

Leitura e Produção de Textos 32

Metodologia do Trabalho Científico 32

Gestão de Projetos 48

Atividades Complementares 160

(13)

5.1.3 Eixo de formação profissional

O Eixo de Formação Profissional é o que irá atribuir especificamente a Formação do Aluno na área de Tecnologia em questão. Este eixo complementa o percentual total do curso e constitui-se em extensões e aprofundamentos dos conteúdos dos dois eixos citados anteriormente, e também de outros conteúdos destinados a caracterizar cada modalidade.

Na Univás, o percentual destinado a este Eixo de Formação Profissional, do Curso Superior de Tecnologia em Logística é de 55%.

Componentes curriculares Carga horária

Introdução aos Cursos Superiores de Tecnologia 32

Administração da Produção e Operações 80

Fundamentos de Logística 48 Gestão de Custos 64 Gestão da Qualidade 80 Probabilidade e Estatística 64 Pesquisa Operacional 64 Serviços Logísticos 48

Arranjo Físico e Localização Industrial 48

Gestão de Estoques e Compras 64

Logística Integrada: Produção e Comércio 64

Sistemas de Transporte, Roteirização e Rastreamento 32

Gestão de Centros de Distribuição 48

Armazenagem e Movimentação 48

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos 64

Logística Internacional 32

TOTAL 880

Neste, constituem-se em conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais necessários para a definição das modalidades do Curso de Tecnologia em Logística e devem garantir o desenvolvimento das competências e habilidades estabelecidas nas diretrizes do curso. Este núcleo caracteriza o fundamento da grande área que se encontra o Curso, sendo “Gestão e Negócios”, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

De acordo com o parecer CNE/CES 436/2001, “Com efeito, a possibilidade de obtenção de certificados após cada módulo ou conjunto de módulos favorecendo a diversificação o aprofundamento da qualificação profissional…”.

A divisão do curso em períodos, que compõe módulos de formação que não se configuram como independentes, possibilita ao discente ao final de cada período/módulo

(14)

receber um certificado de qualificação, fazendo assim que sua formação seja cumulativa, o que o incentiva a atingir o grau mais alto, conquistado com a conclusão total do curso.

Terá direito ao título de Tecnólogo em Logística, bem como ao diploma de nível superior, apenas o discente que concluir com grau satisfatório os quatro períodos/módulos na sua totalidade. 5.2 Matriz curricular Presencial SP 1º Pe ríod o

Componentes Curriculares T P AVA APS CH

Elementos de Estatística 32 32

Psicologia Social 32 32

Introdução à Matemática 64 16 80

Introdução aos Cursos Superiores de

Tecnologia 32 32

Gestão da Informação 32 32 16 80

Administração da Produção e Operações 64 16 80

Gestão de Marketing e Vendas 32 32

Subtotal 368 Presencial SP

2º Pe

ríod

o

Componentes Curriculares T P AVA APS CH

Leitura e Produção de Textos 32 32

Metodologia do Trabalho Científico 32 32

Fundamentos de Logística 32 16 48 Gestão de Custos 64 64 Gestão da Qualidade 64 16 80 Gestão de Projetos 32 16 48 Probabilidade e Estatística 32 32 64 Subtotal 368 Presencial SP 3º Pe ríod o

Componentes Curriculares T P AVA APS CH

Noções de Direito 32 32

Sociedade e Modernidade 32 32

Pesquisa Operacional 32 32 64

Serviços Logísticos 32 16 48

Arranjo Físico e Localização Industrial 32 16 48

Gestão de Estoques e Compras 64 64

Logística Integrada: Produção e Comércio 64 64

(15)

Presencial SP

4º Pe

ríod

o

Componentes Curriculares T P AVA APS CH

Economia 32 32

Empreendedorismo 32 32

Gestão Ambiental/Língua Brasileira de Sinais –

LIBRAS* 32 32

Ergonomia e Segurança do Trabalho 32 32

Sistemas de Transporte, Roteirização e

Rastreamento 32 32

Gestão de Centros de Distribuição 32 16 48

Armazenagem e Movimentação 32 16 48

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos 64 64

Logística Internacional 32 32

Subtotal 352 *Os componentes curriculares “Gestão Ambiental” e “Língua Brasileira de Sinais”, do 4º período, são optativos

(Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005), devendo o aluno obrigatoriamente escolher entre um deles. É oferecido apenas aquele que obtém a maior porcentagem (50% + 1) de votação entre alunos, em consulta realizada antes do final do semestre letivo anterior ao de oferecimento.

LEGENDA:

T: Carga Horária Teórica P: Carga Horária Prática SP: Semipresencial

AVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem APS: Atividade Prática Supervisionada CH: Carga Horária Total

5.3 Indicadores fixos

ESTRUTURA CURRICULAR

Componentes Curriculares = 1440 horas = 1728 aulas de 50 minutos Atividades Complementares = 160 horas

Língua Brasileira de Sinais - Libras (Disciplina OPTATIVA em atendimento ao Decreto Lei 5.626/2005)

(16)

5.4 Representação gráfica do perfil de formação

1º Período 2º Período 3º Período 4º Período

Elementos de Estatística Leitura e Produção de Textos Noções de direito Economia Psicologia Social Metodologia do Trabalho Científico Sociedade e Modernidade Empreendedorismo

Introdução à Matemática Gestão de Projetos Pesquisa Operacional Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS*

Introdução aos cursos Superiores de

Tecnologia Fundamentos de Logística Serviços Logísticos

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Gestão da Informação Gestão de Custos Arranjo Físico e Localização Industrial

Sistemas de Transporte, Roteirização e Rastreamento Administração da Produção e

Operações Gestão da Qualidade Gestão de Estoques Gestão de Centros de Distribuição Gestão de Marketing e Vendas Probabilidade e Estatística Logística Integrada: Produção e

Comércio Armazenagem e Movimentação Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Logística Internacional Atividades Complementares Gestão Ambiental*

(17)

Legenda:

Eixo de Formação Básica = 28%

Eixo de Formação Teórico-Prático = 17% Eixo de Formação Profissional = 55%

5.5 Componentes curriculares

Componente curricular: Elementos de Estatística Carga Horária: 32h

Ementa: Conceitos básicos da Estatística Descritiva. Análise de probabilidade. Distribuições de frequência. Medidas de tendência central, dispersão e variabilidade. Teoria das amostragens. Conteúdo: Método estatístico e fases do método estatístico. Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão ou variabilidade. População e amostra. Espaço amostral e Técnicas de amostragem. Organização de dados em distribuições de frequência. Representações gráficas.

Componente curricular: Psicologia Social Carga Horária: 32h

Ementa: Psicologia social: objetos, relevância e aplicabilidades. Indivíduo, grupo e sociedade. Identidade e subjetividade individual e social. Relações sociais. Construção psicossocial dos indivíduos. Temas de abordagem psicossocial.

28%

17% 55%

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PERFIL PROFISSIONAL DE FORMAÇÃO

(18)

Conteúdo: O paradigma da Psicologia Social. O indivíduo e a sociedade em diferentes contextos. Aspectos psicossociais no desenvolvimento das relações humanas. Estrutura e dinâmica da vida cotidiana. Processos de constituição da subjetividade. Individuação, sujeito e identidade. Características da subjetividade contemporânea. Implicações nos fenômenos psicossociais do cotidiano. Problemas de relações sociais. A produção cotidiana da violência. Invisibilidade e a exclusão social. Questões de gênero, etnia e inclusão do cidadão.

Componente curricular: Introdução à Matemática Carga Horária: 80h

Ementa: Revisão dos conceitos básicos de Matemática. Funções reais de variável real. Funções elementares.

Conteúdo: Frações e números decimais; frações equivalentes; simplificação de frações; operações com frações; Conjuntos numéricos; Módulo de um número; Operações: Divisão e multiplicação, propriedades e regras de sinais, Potenciação e Radiciação: propriedades. Dízimas periódicas; Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de três simples. Regra de Três Composta. Porcentagem. Expressões algébricas: monômios e polinômios; operações com polinômios; produtos notáveis. Fatoração de expressões algébricas. Simplificação de expressões algébricas. Equação do Primeiro Grau. Sistemas de Equação do Primeiro Grau. Equação do segundo Grau. Discussão das raízes. Inequação: Sistemas. Logaritmos. Propriedade dos Logaritmos. Conjuntos: união, intersecção, complementar. Plano Cartesiano. Funções. Domínio de uma função. Representação gráfica de uma função.

Componente curricular: Introdução aos cursos Superiores de Tecnologia Carga Horária: 32h

Ementa: Apresentação da Tecnologia em Gestão de Sistemas Produtivos; O Papel Social do Tecnólogo e a Regulamentação Profissional. O papel do Tecnólogo em Indústrias Químicas, de Materiais, Agroindústrias e Serviços. O Tecnólogo no Núcleo Operacional e na Tecnoestrutura. Evolução das Teorias Administrativas, Teorias Modernas de Gestão. A questão da organização do trabalho. Os novos modelos de produção. As escolas de organização do trabalho: escola clássica (taylorismo/fordismo), escola de relações humanas (enriquecimento de cargos), escola sócio-técnica (grupos semi-autônomos). Princípios sócio-técnicos de planejamento do trabalho: metodologia sócio-técnica original de projeto organizacional (Tavistock).

(19)

Conteúdo: Definição de Sistema Produtivo. Sua importância no processo de uma estrutura organizacional. O papel e a inserção do Tecnólogo nas organizações. O Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA). O tecnólogo e as atribuições do CREA. As grandes áreas da gestão da produção. Os desafios da gestão e das operações. Teoria clássica e científica, Escola das relações humanas. Os sistemas de produção e os modelos de organização do trabalho. As necessidades das empresas modernas: organização, produtividade, qualidade, flexibilidade e competitividade. O modelo clássico: Taylorismo e Fordismo. Neo-Taylorismo: enriquecimento de cargos e grupos semiautônomos. Os novos paradigmas de organização do trabalho: a “revolução” contemporânea nas fábricas. Os modelos de organização do trabalho e a qualidade total. Automação de sistemas de produção e os impactos organizacionais. Desenvolvimento de metodologias de intervenção.

Componente curricular: Gestão da Informação Carga Horária: 80h

Ementa: O enfoque sistêmico. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Conceitos gerais: dados, conhecimento, informação e processo. Fundamentos de sistemas e tecnologias da informação: SI e TI. Sistema de bancos de dados, MRP, sistemas de informação gerenciais. Sistemas integrados de gestão: ERP. Gestão estratégica da informação. Sistemas de negócios aplicados à qualidade. Tecnologia da informação aplicada à qualidade. Softwares e aplicativos para auxílio à gestão da informação. Introdução à lógica computacional. Algoritmos.

Conteúdo: Introdução aos Sistemas de Informação. Tipos de sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Tecnologia da informação: Hardware, software, Redes e gestão dos dados. Sistemas de Informação: conceitos, objetivos, funções e componentes. Os tipos de sistemas de informação e sua atuação nas organizações. Introdução a Gestão da Tecnologia de Informação: Conceitos. Gestão de dados e Informação. SI e as organizações. Arquitetura de SI. Sistema Integrado de Informação: Integração dos Processos Operacionais. Subsistemas e sua importância. Hierarquia de sistemas. Tipos de sistemas. Sistemas e Projetos. Organização e sua integração com a TI. Uso estratégico da informação. Relação com a Informação. Vantagem competitiva e Sistemas estratégicos. Modelo sistêmico. Hierarquia dos sistemas – EDI, Controles online, real time e analíticos. SIG. Sistemas integrados de gestão de ERP. Sistemas e as organizações. Análise de sistemas. Problemas e soluções. ERP +SCM. CRM. Softwares e aplicativos para auxílio à gestão da

(20)

informação. Sistemas de negócios aplicados à qualidade: ERP, SAD, WMS, TMS, LIS, GIS dentre outros. Características, arquitetura e aspectos tecnológicos envolvidos no e-commerce e e-business. Tecnologia da informação aplicada à qualidade. Estudos de caso de aplicação de SI ou TI em Qualidade. Lógica computacional; Séries; Projeto e análise de algoritmos. Algoritmos: Tipos de dados; Operações Básicas.

Componente curricular: Administração da Produção e Operações Carga Horária: 80h

Ementa: Introdução aos Sistemas Produtivos. Definição, taxonomia. Tipos de Processos Produtivos: bens e serviços. A dinâmica dos Sistemas Produtivos. Os sistemas produtivos e a sociedade. Bens e serviços. A importância dos Serviços na Sociedade pós-industrial. O “pacote”. A posição da Função Produção na estrutura organizacional. O Núcleo Operacional e a sua posição em relação às outras funções organizacionais. O Modelo de Transformação e seus vários tipos de processamento. Tipos de Operações de Produção. Atividades relacionadas à gestão da Função Produção. A proteção da produção. Objetivos de Desempenho da Produção. Estratégia da Produção.

Conteúdo: Conceitos de sistema produtivo: produção na organização. Definição e taxonomia. Os sistemas produtivos e a sociedade. Bens e serviços. A importância dos serviços na sociedade pós industrial. O pacote. A posição da função produção na estrutura organizacional. O núcleo operacional e a sua posição em relação às outras funções organizacionais. O modelo de transformação e seus vários tipos de processamento. Recursos de transformação e recursos transformados: Modelo de transformação. Estudo de caso: Tipos de operações de Produção. Tipos de operações de Produção: As atividades relacionadas à gestão da função produção. Os macros objetivos da Produção: Qualidade, rapidez e confiabilidade. Flexibilidade e Custo. Estratégia da Produção: Definição da estratégia, forças competitivas.

Componente curricular: Gestão de Marketing e Vendas Carga Horária: 32h

Ementa: Conceito de marketing. Filosofias de marketing. Administração de marketing. Mercado e estruturas de mercado. Captura de oportunidades. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica. O que é marketing institucional e do consumidor. Análise de oportunidades, segmentação de mercado e serviços ao cliente. Conexão com os clientes e comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Composto de Marketing. Marketing

(21)

de relacionamento. Endomarketing. Estratégias de marketing. Conceito de Qualidade em marketing. Implantação de projetos de marketing: métodos e técnicas. Gerenciamento de varejo, atacado e qualidade. Marketing de Serviços. Sistema de informação de marketing (SIM). Estratégias mercadológicas.

Conteúdo: Fundamentos de Marketing: Definição de Marketing; função do Marketing nas instituições; Principais Orientações de Marketing; modalidades de Marketing. Marketing: Mix do Marketing; Abordagens de Marketing aplicadas às organizações; Estratégias de Marketing. Ferramentas de Marketing: Definição de Mix de Marketing; 4 P´s (Produto, Preço, Praça, Promoção); 4 A´s (Análise, Adaptação, Ativação, Avaliação). Análise Mercadológica. Decisões sobre canais de marketing. Endomarketing. Inteligência de mercado. Comportamento do consumidor. Decisões de distribuição e preço. Comportamento do comprador organizacional. Estratégias de Marketing. Marketing digital. Marketing de varejo. Marketing de serviços. Marketing para Mercados de baixa renda. Vendas: Estratégias de vendas. Processos de venda. Técnicas de Negociação. Fidelização de clientes.

Componente curricular: Leitura e Produção de Textos Carga Horária: 32h

Ementa: Leitura: concepções, funções, processo. A produção da leitura; a divisão social do trabalho da leitura; história da leitura dos textos e história da leitura dos sujeitos leitores. Leitura e interpretação. A relação leitura e escrita. As condições históricas de produção da leitura e da escrita. Escrita: papel social e os sujeitos da escrita. Oralidade e escrita. Concepções de texto e produção textual. Observação de elementos textuais e de mecanismos de textualização no oral, no impresso e no espaço digital. Aspectos argumentativos do texto. Produção de textos: resumos, sínteses, resenhas, relatórios e ensaios.

Conteúdo: Compreensão da leitura e da escrita enquanto um processo ligado ao funcionamento da linguagem na sociedade. O que é ler e o que é leitura. O trabalho de leitura na relação com a interpretação. Observação das condições sócio-históricas da produção da leitura e da escrita em suas diferentes formas de significar. Especificidades do texto e seus elementos em diversos espaços de textualização: oral, impresso, digital. Produção textual.

Componente Curricular: Metodologia do Trabalho Científico Carga Horária: 32h

(22)

Ementa: Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Teoria e prática científica. Modalidades e metodologias de pesquisa. Fontes bibliográficas. Resumo, resenha e fichamento. Projeto de pesquisa. Modalidades de trabalho científico. A estrutura lógica do texto científico. Hipóteses, fatos, leis e teoria. Técnicas de pesquisa (pesquisa documental, observação, entrevistas, questionário e formulário). Relatório de pesquisa. Diretrizes e normas para apresentação de trabalho científico (ABNT, APA, ISO, Vancouver).

Conteúdo: Concepções históricas de ciência e produção de conhecimento. Instrumentos teóricos, metodológicos e técnicos necessários à produção acadêmica. Funcionamento da linguagem científica. Compreensão da pesquisa científica: fontes, métodos, instrumentos, manipulação de resultados. Elaboração textual de diferentes tipos de trabalhos acadêmicos. Normalizações de trabalhos científicos.

Componente curricular: Fundamentos de Logística Carga Horária: 48h

Ementa: Definir a importância da logística como gestão empresarial, conceito e evolução. A missão das empresas de logísticas bem como o comércio e serviços. Classificar os tipos de operações, custos e o setor financeiro, ressaltando a qualidade para os clientes.

Conteúdo: A importância da logística, o funcionamento da logística, operações logísticas, arranjos operacionais logísticos, sincronização da cadeia de suprimentos.

Componente curricular: Gestão de Custos Carga Horária: 64h

Ementa: Princípios, terminologia e fundamentos da contabilidade. Conceito e objetivos da contabilidade gerencial. O inventário e as demonstrações contábeis. Aspectos gerais. Custos, Custeio e Sistemas de Custeio: Conceitos básicos. Custos: onde inicia e onde termina o conceito de Cadeia de Valor. Custeio por Absorção: Custos, Despesas e o fator Rateio. Custos para Decisão. Custeio Variável e Margem de Contribuição. Custos para Controle: Custos Padrão. Conteúdo: Concito e objetivos da contabilidade, patrimônio, Balanço patrimonial, Contas credoras e devedoras, grupo de contas. Conceito de custos industriais. A moderna contabilidade de custos em empresas não industriais Terminologia em custos industriais. Sistemas de custos. Sistemas de custos; Custos e benefício, Separação entre custos e despesas. Classificação dos custos em diretos e indiretos. Gasto de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

(23)

Demonstração de resultado na indústria, outra classificação dos custos em fixo e variável. Outras nomenclaturas de custos. Apropriação dos custos diretos e indiretos, Conceito de departamentos e centro de custos/ Importância na consistência nos critérios. Atribuição e rateio dos custos indiretos aos centros de custos e aos produtos, direcionadores de recursos e de custos. Atribuição e rateio dos custos indiretos aos centros de custos e aos produtos. Direcionadores de recursos e de custos, método de Custeio, tais como: ABC.

Componente curricular: Gestão da Qualidade Carga Horária: 80h

Ementa: A Evolução do Conceito da Qualidade. Controle da Qualidade Total (TQC). Gerenciamento pelas Diretrizes. Padronização. ISO 9000.

Conteúdo: A Evolução do Conceito da Qualidade. Evolução do controle da qualidade, Gerenciamento da Qualidade Total: Controle da Qualidade Total (CCQ), Custo da Qualidade, PDCA na etapa de planejamento, resolução de problema e melhorias de processo, Ferramentas da qualidade, O 5S e sua interação com a qualidade total, Desdobramentos da Função Qualidade. Método para análise e solução de problemas (MASP). Padronização: Conceito de padronização, principais padrões da empresa, Procedimentos para padronização, Cumprimentos dos padrões, Controle dos padrões, Implementação dos padrões. ISO 9000-2008: Evolução da ISO, ABNT NBR ISO 9000, A família da Norma ISO 9000, Princípios da gestão da qualidade, Estratégia de implementação, Sistema de gestão da qualidade, Responsabilidade da direção, Gestão de recursos, Realização do produto, Medição análise e melhoria, Melhoria contínua. Qualidade: Campo de Aplicação e sua funcionalidade. Certificação da PNQ.

Componente curricular: Gestão de Projetos Carga Horária: 48h

Ementa: Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Ciclo de vida do projeto, o projeto no processo de planejamento da empresa, características e benefícios da gestão de projetos, patentes, registros e certificações, áreas e processos do gerenciamento de projetos. Enfoque técnico e gerencial (perfil do gerente de projetos). Certificações em Gestão de Projetos. Estratégias para redução de tempo, custo e riscos. Contabilidade, orçamento e acompanhamento do projeto. Abordagem de fatores econômico-sociais e a relação do projeto com o meio ambiente. Elaboração de projetos na área de qualidade e gestão da qualidade.

(24)

Conteúdo: Elaboração de projetos na área de qualidade; estudo de viabilidade econômica e operacional; planos e fontes de financiamento, escolha de alternativas de investimentos baseada em custos; gestão econômica e financeira de projetos. Identificação e definição de temas para o projeto. Descrição e Objetivos do Projeto. Planejamento de Venda e Operações. Planejamento Logístico X Nível de Serviço. Viabilidade econômica e resultados. Fatores socioambientais.

Componente curricular: Probabilidade e Estatística Carga Horária: 64h

Ementa: Distribuição de probabilidades. Estimação. Testes de hipótese. Teoria da amostragem. Análise de variância. Regressão.

Conteúdo: Noções de probabilidade, teorema da probabilidade total, regra de Bayes. Fatorial, permutações, combinações, distribuição de probabilidade. Inferência estatística. Estimadores, intervalo de confiança, valores esperados das variações, distribuições das variações. Testes paramétricos e não-paramétricos. Análise de regressão, ajustamento dês curvas, método dos mínimos quadrados e métodos de alisamento.

Componente curricular: Noções de Direito Carga Horária: 32h

Ementa: Conceito de Direito e de Justiça. Valores sociais e jurídicos. Fontes do Direito Contemporâneo. Estado: fundamentos e formas. Lei: conceito, classificação e obrigatoriedade. Direito público e privado. Direito civil e político. Pessoa natural e jurídica. Instituições de direito civil e fatores sociais do direito contemporâneo. Direitos Humanos (Resolução n. 1 do CNE/2012).

Conteúdo: Direito e Justiça. Conceito e Fontes do Direito. Sujeitos do direito e objeto. Direito e moral. Direito natural. Direito Público e Privado. A Lei. Hierarquia das Leis no Brasil. Constituição. Emendas à constituição. Leis complementares. Leis ordinárias. Leis delegadas. Decretos legislativos. Resoluções. Medidas provisórias. Tratados e Convenções internacionais. Direito objetivo e subjetivo. Relação Jurídica. Formação do Estado e Teoria Geral do Estado. Princípios do Direito administrativo. Contrato administrativo. Licitação. Direitos e garantias individuais. Direito adquirido. Ato jurídico perfeito. Coisa julgada. Direito civil. Direitos do Consumidor. Direitos Sociais, conflitos trabalhistas. Assédio Moral e Assédio Social nas relações de trabalho. A formação dos ideais de democracia, cidadania e respeito às diversidades culturais. Educação dos Direitos Humanos.

(25)

Componente curricular: Sociedade e Modernidade Carga Horária: 32h

Ementa: A sociedade no século XXI. Estratificação e desigualdades sociais. Capitalismo e globalização. Movimentos sociais e ONGs. Modernidade e desafios contemporâneos: desenvolvimento sustentável, trabalho, novas tecnologias, exclusão social e violência. Alternativas de mobilização na sociedade pós-industrial. A Lei 11.645/08 e a Educação das Relações Étnico - Raciais no sistema educacional referente à História da Cultura Afro brasileira e Indígena no Brasil.

Conteúdo: As grandes mudanças sociais do século XX. A formação da sociedade capitalista no Brasil. Globalização e as esferas econômicas e políticas. Modernidade e os desafios contemporâneos. O trabalho e as novas tecnologias. O papel da internet e a comunicação social. As diversas formas de desigualdades sociais no Brasil. Os novos movimentos sociais, ONGs. Cidadania. Questões urbanas. Exclusão social. Violência. A dimensão simbólica da sociedade e seus efeitos sociais. Mídia, comunicação e sociedade de consumo. Cultura e memória afro brasileira e indígena, ações afirmativas e suas formas de representação.

Componente curricular: Pesquisa Operacional Carga Horária: 64h

Ementa: Introdução a Pesquisa operacional. Modelos lineares e o método simplex. Análise de sensibilidade. Programação inteira.

Conteúdo: Introdução à pesquisa operacional: histórico e conceitos, método da pesquisa operacional, tipos básicos de modelos de pesquisa operacional. Modelos lineares e o método simplex: modelagem matemática baseada em programação linear. Representações algébricas e geométricas de modelos lineares. Interpretação geométrica. Casos particulares em programação linear, representação tabular, representação matricial, método simplex. Análise de sensibilidade: dualidade. Propriedade do Dual. Aplicação do Solver (excel) na solução de problemas em pesquisa operacional. Programação inteira: objetivo da programação inteira. Como modelar restrições lógicas.

Componente curricular: Serviços Logísticos Carga Horária: 48h

(26)

Ementa: Desenvolvimento do conceito de serviço logístico, bem como a definição de valor para o cliente e atributos extrínsecos no processo de gestão de logística. Classificar níveis de serviços logísticos e definir custo na cadeia de valor. Gestão de estoque, transporte e disponibilidades no serviço logístico, utilizando como base de ensinamento a tecnologia de informação (TI).

Conteúdo: Resultado dos serviços da cadeia de suprimentos, disponibilidade, desempenho operacional, confiabilidade do serviço, o pedido perfeito, plataformas de serviços básicos, expectativas dos clientes, modelos de satisfação dos clientes, gestão do relacionamento com os clientes.

Componente curricular: Arranjo Físico e Localização Industrial Carga Horária: 48h

Ementa: Análise de Localização. Considerações referentes ao ambiente físico e de negócios. Métodos para a localização de unidades de operação. Arranjos físicos. Métodos para desenvolvimento de arranjos físicos. Classificação de modelos e seleção de critérios. Coleta e análise de informações sobre o produto o processo e a programação. Planejamento sistemático de Layout (SLP). Tipos clássicos de arranjo físico. Estudo de fluxo. Dimensionamento de áreas. Movimentação de materiais. Técnicas quantitativas de avaliação. Projeto da fábrica. Apresentação do Layout. Localização industrial e o meio ambiente.

Conteúdo: Fundamentos. Sistematização de projetos de arranjo físico. Dados de entrada. Fluxo de materiais. Diagrama de fluxo e/ou interrelações. Determinação dos espaços. Determinação de interrelações entre espaços. Planejamento de arranjo físico detalhado. Plantas e modelos. Localização. Implantação. Administração dos projetos de layout.

Componente curricular: Gestão de Estoques e Compras Carga Horária: 64h

Ementa: Modalidades de Compras. Seleção de Fornecedores. Aspectos introdutórios da gestão de Estoques. Classificação de estoques. Gestão da cadeia de suprimentos com ênfase em estoques. Gestão de estoques em sistemas de produção empurrada (MRP, MRP II e ERP). Gestão de Estoques em sistemas de produção puxada (Just in Time e Kanban). Gestão de estoques em sistemas híbridos (Puxado e Empurrado). Dimensionamento de movimentação e armazenagem, unitização e embalagem.

(27)

Conteúdo: Pesquisa e Planejamento de Compras. Lote Econômico de Compras. Compra Estratégica. Modelo de Portfólio de Compras. Estratégias de Compra. Suprimento Global. Seleção de Fornecedores. Negociação. Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores. Portais de Compras. Ferramentas de Compra Eletrônica. Funcionalidade e definições de estoque. Gestão de estoque: Estoques, Lote Econômico. Previsão de demanda. Estoques em local único. Custo de manutenção de estoques. Planejamento de estoques. Quando e quanto pedir. Custo da falta de estoque. Lote econômico. Aplicações matemáticas de controle de estoques. Sistemas de controle de estoque. Máximos e mínimos. Just in time. Kanban. MRP. MRP II. Sistemas de revisões periódicas. Classificação ABC. Tempo de reposição. Tempo de reposição do estoque. Curva dente de serra. Cálculo para estoque mínimo.

Componente curricular: Logística Integrada: Produção e Comércio Carga Horária: 64h

Ementa: A importância da informação para dar um atendimento logístico sem falhas no processo de gestão da logística. Como atingir o dei-in-time na produção. Fundamento e estratégias logísticas e de supply chain. A gestão de operações e o gerenciamento da cadeia de suprimentos como diferencial competitivo. Como agregar valor ao produto via serviço ao cliente e como agregar produtividade à empresa via redução de custos. A integração entre o Fornecedor e o cliente final. Custo e benefício da cadeia de atendimento logístico. O suply chain como garantia de qualidade no atendimento entre Comércio e produção.

Conteúdo: A evolução dos conceitos na gestão de operações e na logística integral e o gerenciamento da cadeia produtiva como vantagem diferencial competitiva no mercado. Configurações de redes logísticas. A informação como importante elemento de integração da cadeia, estratégias de distribuição, integração e alianças estratégicas, valor ao cliente e sistemas de apoio a decisão. Abordagem sistêmica de produção, comércio e logística, sincronização produção/Comércio /logística. Planejamento, implantação e controle de fluxos de materiais dos fornecedores aos clientes, análise de fluxos de informação, benchmarking da cadeia de suprimentos e estratégias de marketing. O serviço ao cliente como valor agregado e o aumento da produtividade como redução de custo. Redes de Cooperação Produtivas. O alinhamento da estratégia logística com a estratégia de negócios das empresas e o papel da gestão de operações. Estudos Dirigidos para adequação dos conceitos à realidade de mercado.

(28)

Componente curricular: Economia Carga Horária: 32h

Ementa: Introdução às Teorias Econômicas. O funcionamento do sistema econômico. A dinâmica do mercado e seus impactos sociais. Globalização e economia. O futuro da economia. Conteúdo: Teorias Econômicas: breve histórico. Sistema Econômico e seu funcionamento. Microeconomia e Macroeconomia. Mercado Global e Regional. Economia Moderna e Globalização. Tendências do pensamento econômico atual.

Componente curricular: Empreendedorismo Carga Horária: 32h

Ementa: Liderança, empreendimento e inovação. Percepção e avaliação de oportunidades de negócios.

Conteúdo: Conceito de liderança. Tipos de liderança, formação e perfil do líder. Conceito de poder. Bases do poder. O poder e a liderança. Conceito de empreendedorismo. Características do empreendedor. Tipos de empreendedor. Como identificar oportunidades. Conceito de inovação. A inovação e a tecnologia.

Componente curricular: Gestão Ambiental* Carga Horária: 32h

Ementa: Gestão ambiental: histórico e perspectivas. Educação ambiental e cidadania ambiental. Noções de direito ambiental. Políticas públicas ambientais: licenciamento ambiental. Avaliação do impacto ambiental. Gestão ambiental empresarial: abordagens e modelos: a variável ambiental nos negócios, o meio ambiente na empresa. Sistema de gestão ambiental e as certificações ambientais. Série ISO 14000 e EMAS. A ISO 14001: sistema de gestão: conceitos e procedimentos, avaliação, planejamento, atualização, implantação, auditoria, gerenciamento de resíduos gerados. Estratégias de gestão ambiental e a responsabilidade social.

Conteúdo: Definição sobre gestão ambiental e sua importância: papel do gestor ambiental na empresa. ISO 14.001: histórico, objetivo e campo de aplicação, implementação e operação, verificação, ação corretiva, análise crítica da administração, definição, educação ambiental, impactos ambientais, resíduos, aplicação dos 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar). Cidadania ambiental. Desenvolvimento sustentável. Foco do desenvolvimento sustentável. Premissas de

(29)

uma sociedade sustentável. Como aplicar um desenvolvimento sustentável? Revisão, avaliação de risco: um instrumento de gestão ambiental, introdução e definição, metodologia para análise de risco. Etapas para elaborar avaliação de risco ambiental, aplicação de exercícios. Direito ambiental: seus princípios e onde são aplicados. Fontes do direito ambiental: marcos legislativos ambientais. Auditoria ambiental: introdução e classificação. Auditoria SGA: elaboração e aplicação. Estudo do Impacto Ambiental (EIA): definição e aplicação, estrutura de uma EIA. Relatório de Impacto Ambiental (RIMA): aplicação de exercícios. Indicadores econômico e meio ambiente. Gestão ambiental na empresa.

Componente curricular: Língua Brasileira de Sinais - Libras (Optativa) Carga Horária: 32h

Ementa: Noções linguísticas de LIBRAS; sistema de transcrição; tipos de frases em LIBRAS. Classificadores de LIBRAS, técnica de tradução da LIBRAS/ Português; técnicas.

Conteúdo: Histórico das LIBRAS. Importância da comunicação para o ser humano. O alfabeto Manual e Expressões faciais. Os numerais, família e profissões. Locais de trabalho. Dias da semana, cores. Noções de tempo. Substantivos, verbos, advérbios e adjetivos. Animais e Materiais escolares. Casa e alimentos. Escola e sala de aula. Férias da família. Construção de frases.

Componente curricular: Ergonomia e Segurança do Trabalho Carga Horária: 32h

Ementa: Introdução à segurança do trabalho. Histórico da segurança do trabalho. Objetivos da segurança do trabalho. Campos de atuação. Organizações que atuam no âmbito da Segurança do Trabalho. Riscos ocupacionais. Aspectos legais. Incidente e acidente do trabalho. Mecanismos de produção de danos. Proteção dos trabalhadores. Agentes de doenças profissionais. Análise Ergonômica do Trabalho. Fatores ambientais. Normas regulamentadoras. Sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho.

Conteúdo: Aspectos humanos, sociais e econômicos da engenharia de segurança. Histórico e objetivos da Segurança, higiene e medicina do trabalho. Entidades relacionadas. Áreas de correlação entre a engenharia de segurança e a medicina do trabalho. Princípio da manutenção da saúde. Reconhecendo e estudando o homem e o ambiente de trabalho. Metodologia para avaliação de condições de trabalho. Proteção dos trabalhadores na indústria. Definição do

(30)

serviço de saúde ocupacional. Agentes causadores de prejuízo à saúde. Técnicas de medição dos agentes. Adaptação do trabalho aos trabalhadores. Introdução a ergonomia. Interface máquina – ambiente – homem – organização. Anatomia e Fisiologia do Trabalho. Metabolismo energético. Antropometria. Biomecânica Ocupacional. LER/DORT. Organismos internacionais do trabalho. Legislação sobre as condições de trabalho. Significado social do acidente de trabalho.

Componente curricular: Sistemas de Transporte, Roteirização e Rastreamento Carga Horária: 32h

Ementa: O papel do transporte na estratégia logística; Operadores logísticos; Introdução ao estudo do transporte. Modais de transporte. Modal Aquaviário; Modal Aéreo; Modal rodoviário; Modal ferroviário; Modal dutoviário; Intermodalidade no Brasil; Transporte terceirizado. Operadores logísticos. Sistemas sem roteirização versus com roteirização.

Conteúdo: Características dos transportes, aspectos dos transportes rodoviários, ferroviários, aéreos, aquaviários, duto viários, elementos de transporte intermodal, manutenção de frota, controle de custos, controle de pneus, análise do consumo de combustíveis, avaliação da transportadora. Introdução à movimentação de materiais. Sistema de gestão dos custos e benefícios do rastreamento.

Componente curricular: Gestão de Centros de Distribuição Carga Horária: 48h

Ementa: Sistemas e Canais de Distribuição. Vantagens de se utilizar um Centro de Distribuição, ao invés de vários armazéns. Localização para se otimizar o acesso e saída de veículos. A localização para um planejamento tributário. Modais de transportes. Técnicas de localização de centros de distribuição avançados. Tipologia de centros de distribuição. A movimentação de Materiais e a Armazenagem de Materiais e a Armazenagem na Logística Integrada. Princípios básicos de movimentação de materiais.

Conteúdo: Construindo relacionamento e criando valor para os clientes. Seleção e administração de canais de distribuição. Conflitos e cooperação de canal. Custos de distribuição. Armazenamento estratégico. Funcionamento de armazéns. Classificação de propriedade dos armazéns. Decisões relacionadas ao armazém. Análise de mix de produtos. Layout. Canais de Marketing e as Operações de Distribuição. Tipos e características de terminais. Terminais rodoviários e intermodais de carga: tipos, funções, layouts típicos,

(31)

modularizações, circulação interna e externa. Portos marítimos e fluviais. Instalações de armazenagem: silos, armazéns, tanques. Equipamentos de carga e descarga. Custos. Dimensionamento. Medidas de produtividade. Localização de terminais e armazéns.

Componente curricular: Armazenagem e Movimentação Carga Horária: 48h

Ementa: Gestão de estoques de materiais. Definição de estruturas. Layout e métodos de armazenagem. Lógica de armazenagem para garantir o FIFO (PEPS). Tipos de embalagens. Tecnologias existentes. Código de Barra. Movimentação de entrada e saída. Preparação da carga para distribuição. Segurança e controle físico. Tratamento de produtos vencidos ou quebrados. Caixas / embalagens para transporte internacional. Pallets e containers. Características de embalagens. Gerenciamento de custos logísticos. Custos na armazenagem. Armazenagem estratégica. Automação na armazenagem.

Conteúdo: Estruturas de armazenagem. Gestão da Capacidade; Cálculo metragem quadrada e cúbica. Sistemas de gestão da armazenagem. Softwares de controle de armazéns – WMS. Conceito do sistema de movimentação de materiais. Princípios básicos da movimentação de materiais. Equipamentos de Movimentação de Materiais: empilhadeiras, carrinhos e paleteiras, talhas e pontes rolantes, sistemas automáticos de movimentação, pick by light, pontes-rolantes, racks, vacum lifter, dispositivos especiais, Sistemas Transportadores Contínuos. Cargas unitizadas e a movimentação de materiais: conceitos, paletes, contenedores. Atividades da movimentação de materiais no ciclo logístico: estoques intermediários, just in time, kanban, células de produção, consórcio modular, áreas restritas. Métodos de unitização de cargas. Embalagem e acondicionamento dos materiais. Embalagem industrial. Embalagens diversas e suas aplicações. Picking manual e automático. Efeito Honeycombing. Embalagens logísticas: proteção do produto na movimentação e armazenagem. Custeio do depósito e dos equipamentos. Proteção, segurança e manutenção de armazéns e depósitos.

Componente curricular: Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Carga Horária: 64h

Ementa: Administração de operações produtivas e sua contribuição para a estratégia das organizações. A operação produtiva. Conceitos relacionados a cadeias de suprimentos. Planejamento e Controle da cadeia de Suprimentos. Definição e Taxonomia das Cadeias de Suprimentos. Logística em Cadeias Produtivas Complexas.

(32)

Conteúdo: Definição de Cadeia de Suprimentos. Elaboração de planejamento baseando na cadeia de suprimentos. Desenvolvimento de metodologia para a solução de problemas relacionada aos processos produtivos organizacionais, planejamento e programação dos processos finalísticos e integração da cadeia produtiva (estrutura e estratégia). Avaliação de fornecedores, medição e controle dos processos de produção. Os modelos adequados de supply chain management em função das características dos negócios de cada empresa. Sequenciamento e emissões de Conceitos e diferenças entre logística e gestão da cadeia de suprimentos. Funções da logística. O modelo da Supply Chain Management (SCM), Outsorsing na cadeia de Suprimentos. Suprimentos e distribuição física. Sistemas logísticos terceirizados. Operadores logísticos. Logística integrada de sistemas empresariais complexos: condomínios industriais e consórcios modulares.

Componente curricular: Logística Internacional Carga Horária: 32h

Ementa: Estratégias de logística e operações globais. Planejamento de operações e logística globais. Gestão eficaz das operações e logística globais. Termos de Comércio Internacional. Regimes Aduaneiros e Negociação Internacional.

Conteúdo: Posicionamento estratégico global. Integração da cadeia de suprimentos global. Logística em uma economia global. Busca de fornecedores internacionais. Etapas do desenvolvimento internacional. Global sourcing e logística internacional. Política comercial: tarifas e barreiras não tarifárias. Relação entre políticas comercial e industrial. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Blocos comerciais e seus impactos na logística internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Incoterms. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional.

6 METODOLOGIA

Pelas características propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/96) não se pode pensar somente na estrutura curricular. É preciso adequar métodos de ensino e aprendizagem e dar ênfase à formação em fundamentos científicos.

(33)

Para dar flexibilidade à formação dos discentes do curso, no decorrer dos períodos/módulos são oferecidas atividades monitoradas, Núcleos de Estudo, seminários temáticos, oficinas e minicursos para reforçar ou atender especificidades, demandas tradicionais e emergentes existentes entre as diversas áreas do conhecimento necessárias à formação do aluno.

Nessa linha de atuação, o curso propõe a realização de projetos e diversas outras atividades envolvendo diferentes métodos de aprendizado, como, por exemplo:

1. Aulas expositivas dialogadas, com ênfase na participação dos discentes 2. Aulas em vídeo e/ou documentários

3. Grupos de estudo orientados pelo docente (leitura e discussão em grupo) 4. Seminários

5. Estudo orientado: Pesquisa e Trabalho de Conclusão 6. Aplicações sociais e comunitárias (atividades de extensão) 7. Participação em minicursos e outras atividades

8. Apoio à realização de Estágios

9. Tecnologias de Informação e Comunicação

Essas atividades são de grande relevância e fazem parte do desenvolvimento do curso, dependendo de cada componente curricular e do planejamento de ensino do professor.

Além de Atividades Específicas do Curso de Tecnologia em Logística como:

1) Aulas Práticas, em Laboratórios de Informática, com aplicação de software específico da área, de modo a desenvolver os conteúdos dos Componentes Curriculares como: Gestão da Informação, Gestão de Custos, Probabilidade e Estatística, Pesquisa Operacional, Gestão de Estoques e Compras, Gestão de Projetos, Arranjo Físico e Localização Industrial, Sistemas de Transporte, Roteirização e Transporte.

2) Realização de Estágios não obrigatórios. Partes destas horas realizadas em Estágio, na área de Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e afins, poderão ser contabilizadas como horas de Atividades Complementares, conforme Tabela ACC, anexa.

3) Semana do Curso, evento destinado à realização de Palestras sobre atualidades na área de aplicação da Logística, contando com profissionais do mercado de trabalho.

4) Visitas Técnicas, de modo que o Aluno possa visualizar e a entender melhor as Técnicas de Gerenciamento de Processos Logísticos.

Desenvolvimento de Projetos práticos e aplicados na área de Gestão em Logística em parceria com empresas da região.

Referências

Documentos relacionados

Quanto à concentração, mais da metade do PIB do estado, em 2008, foi produzido na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e 36% do PIB paranaense fica em três cidades: Curitiba,

Este trabalho reflete o estudo de dez currículos de especialização em Gestão de Serviços de TI, sendo cinco de outros países e cinco nacionais, partindo da hipótese

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

De acordo com o Instituto Ethos (2013), a GRI foi criada com o objetivo de aumentar o nível de qualidade dos relatórios de sustentabilidade. O conjunto de diretrizes e indicadores da

Analisando a metodologia de produção de materiais da FIAP, é possível verificar que existem processos mais complexos se comparados à proposta de Kilpatrick (1918), pois as

Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é propor um modelo de predição precoce que mapeie o desempenho dos alunos em cursos de nível superior, na modalidade de ensino a