• Nenhum resultado encontrado

I. INTRODUÇÃO. SEINON Sistema Energético INtegral ONline. A melhor energia é a que não se consome

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I. INTRODUÇÃO. SEINON Sistema Energético INtegral ONline. A melhor energia é a que não se consome"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

I. INTRODUÇÃO

SEINON – Sistema Energético INtegral ONline “A melhor energia é a que não se consome”

O sistema SEINON é uma ferramenta de gestão de consumo de energia que permite de forma simples e automática aumentar a eficiência energética da instalação.

Para alcançar estes objectivos o SEINON implementa as seguintes funções:

Monitorização: Através de um conjunto de equipamentos próprios ou de terceiros, o sistema SEINON implementa a recolha automática e segura de todos os parâmetros eléctricos de uma instalação, nomeadamente, tensões, correntes, potência activa, reactiva e aparente, factor de potência. O facto de poder integrar equipamentos de outros fabricantes (com comunicação RS-485) permite a integração do sistema SEINON em instalações existentes dotadas de equipamentos de medida.

O sistema SEINON faculta um conhecimento real e instantâneo dos consumos da instalação através de tabelas e gráficos disponíveis online, sem necessidade de qualquer software adicional.

Telecomando: O sistema SEINON possibilita a activação ou desactivação de cargas à distância sem necessidade de presença física na instalação. A activação ou desactivação de cargas pode efectuar-se mediante cenários de consumo (deslastragem automática), alarmes definidos ou em função de um relógio astronómico e programador horário

Gestão de Alarmes: A sistema SEINON implementa uma completa gestão de alarmes que podem gerar avisos para o utilizador através de email e sms. O mesmo sistema de alarmes permite actuar na instalação em função dos parâmetros eléctricos recolhidos.

Estudar: O SEINON introduziu uma verdadeira revolução no mercado energético ao integrar um Acessor Energético Virtual. Com esta ferramenta o gestor energético pode tomar decisões futuras com vista a optimizar a instalação e a reduzir custos com a contratação de energia. Entre outras funções, AEV permite comparar a sua factura de energia com os dados medidos e indicar medidas de optimização contratual.

(2)

Por outro lado, com esta ferramenta podemos gerar/simular “facturas” internas por ponto de medição. Por exemplo podemos gerar uma “factura” relativa ao sistema de AVAC instalado. Este acessor distingue o produto SEINON dos demais existentes no mercado facultando um diagnóstico energético ao gestor energético.

II. LINHAS DE PRODUTO

O sistema SEINON divide-se em quatro linhas de produtos, os quais são simultaneamente complementares e cumulativos.

A linha Básica inclui todos os dispositivos para uma solução simples mas eficaz de gestão de energia, sendo contudo uma ferramenta bastante poderosa se considerarmos a interligação a contadores de gás ou água.

(3)

A linha TyS abrange a sensorização de grandezas ambientais ou físicas permitindo a elaboração de planos de eficiência energética mais abrangentes e potenciando a pro-actividade na instalação em função dos consumos de energia e utilização do espaço.

A linha MyM introduz uma grande versatilidade na solução permitindo adoptar e integrar dispositivos de outros fabricantes ou com outros protocolos de comunicação. Com esta linha é possível integrar medidores e analisadores de outros fabricantes bem como equipamentos de medição com protocolo distinto do utilizado pelo sistema SEINON.

A linha Smart Meter permite integrar os dados do contador de energia do distribuidor local no sistema permitindo gerir de forma eficaz e numa plataforma única todos os dados de consumo.

Todas as linhas de produtos comunicam via web com a plataforma SEINON, a qual está permanentemente actualizada e acessível. Complementarmente poder-se-á facultar interfaces de integração para outras plataformas existentes nas organizações.

LINHA BÁSICA

A linha básica incorpora todos os equipamentos necessários à monitorização e controlo da instalação de utilização de energia eléctrica.

i. SEINON MASTER

Dispositivo de interface entre os equipamentos de recolha dos parâmetros eléctricos e um servidor Web para visualização online.

Cada SEINON MASTER pode receber sete equipamentos de medida (SEINON ANALYZER) e conectar-se à internet através de rede local, wifi ou gprs.

Funções Básicas:

• Conexão automática e simples a qualquer router do mercado (DHCP e DNS) • Ligação À internet medidante conexão própria ou router dedicado

• Capacidade de gestão até sete equipamentos de medida (SEINON ANALYZER) • Bateria recarregável para microcortes de energia.

• Tolerância a cortes de ligação na internet graças a memória interna.

(4)

Dispositivo de recolha e análise de redes eléctricas trifásicas ou monofásicas (1 circuito trifásico ou três monofásicos) que calcula diversos parâmetros eléctricos correspondentes a cada uma das fases / circuito e os transmite ao SINON MASTER. Possui um formato modular para calha DIN com 3 módulos.

Funções básicas:

• Medição de parâmetros da rede eléctrica na qual está instalado • Transmissão desses parâmetros para o dispositivo SEINON MASTER • Activação desactivação de circuitos mediante um relé instalado

• Entrada digital de impulsos para integração com outros dispositivos (por exemplo: contador de água ou outro)

LINHA TyS

A linha SEINON TyS surge como complemento à linha básica, permitindo controlar outro tipo de equipamentos a partir dos consumos energéticos e de outras grandezas físicas tais como temperatura, humidade, presença de pessoas, abertura de portas, etc. Com a integração desta linha possibilita-se um maior conhecimento da instalação e da sua dinâmica melhorando-se o processo de decisão em termos de eficiência energética. Com esta linha de produtos podem-se gerar infinitos tipos de informação tais como rácios entre a temperatura numa sala e a energia necessária para a manter ou o consumo de energia em função do número de pessoas que frequenta o espaço.

Realça-se também a integração completa da linha TyS na restante gama de produtos, tendo como elo de ligação o SEINON ANALYZER.

(5)

i. SEINON TyS 9-2

Este dispositivo possibilita a aquisição de diferentes parâmetros físicos os quais são considerados no âmbito da tomada de decisões em termos de eficiência energética.

Funções básicas:

• Medição de grandezas ambientais (nove entradas analógicas/impulsos) • Transmissão desses parâmetros para o dispositivo SEINON MASTER • Activação desactivação de circuitos mediante dois relés instalados

LINHA SEINON MyM (Multifabricante e Multiprotocolo)

O sistema SEINON permite incorporar na mesma plataforma dispositivos de outros fabricantes possibilitando a aplicação deste conceito em instalações existentes ou com dispositivos de uso corrente nas organizações.

Esta linha inclui um conjunto vasto de gateways que possibilitam a integração de diferentes protocolos de comunicação, com ou sem fios, no sistema SEINON (Modbus, Zig Bee, Mesh, etc.).

Linha Smart Meter

Esta família de produtos destina-se às instalações que possuem telecontagem por parte do distribuidor local de energia. Através desta linha é possível integrar os dados do contador da distribuidora de energia na plataforma SEINON, para o respectivo tratamento, gestão e apresentação de resultados, informações e diagnósticos.

(6)

III. VANTAGENS SISTEMA SEINON

O sistema SEINON apresenta diversas vantagens para o cliente e para a instalação, permitindo análises energéticas eficazes e abrangentes, derigidas quer ao corpo técnico com responsabilidade na implementação das medidas quer aos órgão de gestão na determinação das medidas a adoptar no âmbito da utilização racional de energia.

Neste contexto destaca-se:

Simplicidade: A simplicidade do sistema permite uma utilização mais eficaz e reduz o tempo de aprendizagem na utilização da ferramenta. Esta simplicidade resulta de:

- Plataforma Web intuitiva e de fácil utilização, com navegação através de menus configuráveis e editáveis. - Implementação e instalação do sistema simples sem necessidades de configuração por parte do instalador estando programado e calibrado desde o fabrico. Não requer conhecimentos informáticos para começar a utilizar.

- Instalação em quadro eléctrico existente ou a fornecer (formato modular).

Compatibilidade: A compatibilidade do sistema SEINON permite a integração de outros dispositivos de outros fabricantes e de outros protocolos, garantindo um maior racionamento nos custos de investimento e adopção de uma plataforma única de gestão. A compatibilidade traduz-se em:

- Incorporação de equipamentos de diferentes fabricantes; - Aceitação de diferentes protocolos de comunicação;

(7)

- Integração com sistemas SCADA ou plataformas informáticas existentes a partir de ficheiros XML.

Fiabilidade: O sistema SEINON resulta de 5 anos de investigação tratando-se de um produto dedicado à eficiência energética. A fiabilidade do produto e a garantia de qualidade das informações prestadas resulta de:

- Leitura efectiva de todos os parâmetros, não se estimando nenhuma grandeza considerada no processo de decisão.

- Serviço de apoio técnico proactivo o qual informa no caso de detectar alguma anomalia.

Online: A característica de ser um sistema online garante um acesso universal multiplataforma e sem necessidade de instalação ou licenciamento de software. O carácter online do sistema distingue-se por: - Actualizações automáticas da plataforma e serviços sem custos adicionais;

- Disponibilidade total do sistema em qualquer local;

Evolução: O SEINON tem como vantagem o facto de ser um sistema vivo, isto é, em constante evolução e ajustado ao cliente. Isto garante:

- Acesso permanente e sem custos a todas as actualizações do sistema que sejam introduzidas durante o contrato.

IV. EXEMPLOS REAIS DE ECONOMIA

Nesta secção são apresentados alguns casos reais de funcionamento do SEINON. EXEMPLO 1

Estudos de benchmarking entre instalações comparando os consumos energéticos de cada uma e efectuando rácios entre a energia consumida e o número de pessoas que entraram no espaço.

(8)

EXEMPLO 2

Gestão eficiente de linhas de produção efectuando rácios entre unidade produzidas e consumo energético respectivo. Pode interligar-se ao sistema um contador de unidades produzidas e efectuar automaticamente o cálculo do custo energético de cada uma. Com este tipo de aplicação consegue-se criar um espirito de melhoria constante efectuando-se uma competição entre sectores ou entre instalações semelhantes.

EXEMPLO 3

Realização de plano de eficiência energética identificando e quantificando a energia absorvida em cada sector ou equipamento utilizado. Desta forma podemos decidir acções futuras de eficiência energética e custo energético de cada subsistema instalado.

V. SISTEMA PREMIADO

(9)

Vencedor do prémio de melhor projecto de inovação nacional no sector de energia (prémio patrocinado pela REPSOL e entregue pela Ministra do Emprego e Segurança Social de Espanha Dª Fátima Báñez)

Referências

Documentos relacionados

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Saúde da Família Saúde da Criança mazzas@ufpr.br 1 início

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O levantamento das transformações ocorridas mediante a implantação da metodologia lipminiana propõe um debate acerca da importância de garantir uma educação holística

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Tabela 1 – Média de crescimento observado em cada tratamento para as variáveis dendrométricas diâmetro a altura do solo e altura total...11 Tabela 2– Significância dos valores