• Nenhum resultado encontrado

Eixo Temático - Administração empresarial Planejamento e Desafios- sala nº 26

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eixo Temático - Administração empresarial Planejamento e Desafios- sala nº 26"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

Eixo Temático – Administração empresarial: Planejamento e Desafios Sala nº 26 (RESUMO)

(2)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ESTRUTURA DA EMPRESA : ESTUDO DE CASOS DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS

AUTOMOTIVOS

Felipe de Canini Guizelini Fafiman,email:felipeguizelini@hotmail.com João Pedro de Canini Fafiman,email:pedrodecanini@hotmail.com Katia Tóffolo Fafiman,K.toffolo@yahoo.com.br Resumo

Uma empresa hoje sem um planejamento estratégico é algo que é impossível de se imaginar. Ele influencia muito nos objetivos e estratégias dá empresa podendo ajudar na tomada de decisão e também diminuindo muito os erros cometidos pelo investimento em recursos que não vão ajudar muito.Por isso se justifica o estudo. Planejamento estratégico mudou muito a empresa pelo fato de ter descoberto a ligação do ambiente externo e interno de uma empresa com isso ajudando muito o crescimento da mesma por sempre buscar estratégia para os dois meios. Pensando separadamente Planejamento seria o pensamento no futuro, estar sempre pensando na frente para analisar as novas oportunidades e combater os problemas, estratégia é a tática ou plano usada para combater os problemas, e aproveitar as novas oportunidades afim de atingir um objetivo. O objetivo geral do trabalho é se o Planejamento pode ser aplicado na estrutura de uma empresa, já os objetivos específicos são. Analisar a utilização de planejamento estratégico da empresa, conceituar planejamento estratégico, sugerir melhorias que possam dar um upgrade na empresa, definir e explicar a operacionalização do processo do planejamento estratégico. Com isso podendo ter um estudo completo do planejamento estratégico.

(3)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

LICITAÇÃO: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS NAS COMPRAS PÚBLICAS

Aluno: Gustavo Henrique Belomi

Resumo:

O objetivo geral do trabalho é descrever como funciona o Sistema de Registro de Preços na Licitação, já os objetivos específicos são: a) Explicar o que é procedimento licitatório; b) Descrever a importância de licitar; c) Descrever os princípios da licitação; d) Descrever as modalidades de licitação; e) Explicar o que é o Sistema de Registro de Preços; f) Descrever as vantagens e desvantagens do Sistema de Registro de Preços; g) Explicar o que é a Ata de Registro de Preços. Quanto a metodologia utilizada foi a bibliográfica, de campo, exploratório, descritiva e explicativa. O trabalho irá tratar de como funcionam as licitações, que são essenciais e de extrema importância para compra de bens ou serviços para a Administração Pública, e também irá explicar como funciona o sistema de registro de preços, uma ferramenta importantíssima para a Licitação. O trabalho abordará temas como o conceito de Licitação, legislação aplicável, os tipos e modalidades, e até mesmo os princípio de Licitação, também abordará o sistema de registro de preços, incluso na Lei Federal 8.666 de 1993, mas que teve grande ascensão com a Lei 10.520 de 2002, a Lei que criou a modalidade de Licitação que hoje é a mais comum, o Pregão. Irá tratar das vantagens e desvantagens do sistema de registro de preços em uma Licitação.

(4)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

OS DESAFIOS QUE AS MULHERES ENFRENTAM PARA ALCANÇAR CARGOS DE CHEFIA NAS ORGANIZAÇÕES

Thaís Tarelho Avelino FAFIMAN (thaavelinooo@hotmail.com) Kátia Toffolo (k_toffolo@yahoo.com.br) É de conhecimento geral que a mulher só está inserida hoje no mercado de trabalho porque houve muitas lutas para alcançar esse direito. Mesmo assim, a inserção dela no ramo ainda causa muitas controversas. Pode-se observar que há um número grande de mulheres inseridas em empresas, porém é mais comum estarem em funções de mão de obra direta. O objetivo geral deste estudo é identificar os desafios que as mulheres enfrentam para alcançar cargos de chefia nas organizações, já os objetivos específicos são: a) Explorar os primórdios de estereótipos sociais para a compreensão do papel atual atribuído à mulher; b) Analisar a evolução da participação do gênero feminino nos quadros funcionais organizacionais; c) Investigar quais as maiores dificuldades enfrentadas no decorrer do crescimento profissional feminino; e d) Analisar o processo de empoderamento de mulheres que ocupam cargos de gestão em organizações. A metodologia usada foi bibliográfica e exploratória, explicativa e descritiva. Observa-se o desenvolvimento das mulheres numa luta pela igualdade, sempre em busca de possibilidades de melhores cargos, remuneração e, é claro, o respeito em todos os aspectos. Empoderar as mulheres é permitir que elas sejam quem quiserem.

(5)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Carlos Augusto da Silva Bredariol Fafiman e-mail: breda1993@hotmail.com Katia Tóffolo Fafiman e-mail: k_toffolo@yahoo.com RESUMO:

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é o que planeja e controla as atividades produtivas da empresa. Planejamento e controle dizem respeito a conciliação entre o que o mercado requer e o que as operações podem fornecer. Planejamento é a formalização do que se pretende que aconteça em determinado momento no futuro. Controle é o processo de lidar com essas variações. Pode significar que os planos precisem ser refeitos a curto prazo. O PPCP também é um sistema de transformações de informações, pois recebe informações sobre estoques existentes, vendas previstas. justifica-se por destacar e descrever a importância do tema, o que é, como funciona, quais os objetivos e finalidades do sistema de Processo de Planejamento e Controle da Produção. O objetivo desse artigo é citar como funciona a área de PCP da empresa de Transformadores da cidade de Mandaguari – PR, e seus objetivos específicos são: a) Compreender os conceitos, fundamentos e funções da Administração; b) Verificar as fases, evolução e conceito da produção; c) Entender Planejamento e Controle da Produção; e d) Acompanhar o Planejamento e Controle da Produção em uma empresa. A Metodologia usada foi de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Pode-se afirmar que o PPCP é uma das atividades essenciais para uma organização, pois é designado como a área responsável por monitorar e gerenciar as atividades de produção, satisfazendo as demandas dos consumidores, e consequentemente reduzindo os custos relacionados aos processos (matéria-prima, insumos, mão-de-obra, entre outros).

(6)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

UTILISANDO O E-COMMERCE PARA DESEVOLVER O COMERCIO VIRTUAL

Borges, Wellington dos Santos. Resumo:

Como a forma de comercio mudou, é necessário caminhar junto, pois caso o contrário estará andando para atrás. Desta maneira o comercio virtual vem para mudar o comercio tradicional ou físico. O comercio virtual é conhecido como e-commerce, está sendo muito utilizado atualmente. Como o e-commerce está em alta tem que tomar alguns métodos para se manter neste mercado competitivo, é necessário definir o que vender e para quem vender, com estes fatores definidos terá que construir uma web site, na construção tem alguns fatores muito importantes para deixar o site completo que são design, acessibilidade, navegação, conteúdo e interatividade. Com site em funcionamento é necessário atrair visitantes para o site utilizando marketings, utilizando premiações, descontos e brindes. Os visitantes e consumidores sempre buscam segurança e privacidade se o site proporcionar estes dos fatores e os mais terá um bom desempenho em seu e-commerce porem tem que sempre está inovando.

(7)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

A RECUPERAÇÃO JUDICIAL DAS EMPRESAS LUIZ ROBERTO DE ANDRADE

RESUMO PARA APRESENTAÇÃO 1 EFETIVIDADE DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA EMPRESA

Conceitualmente a expressão Recuperação Judicial consiste em um processo cujo objetivo é evitar a falência de uma empresa e reorganização econômica, administrativa e financeira. Oportunizando as volta ao funcionamento normal.

O princípio da preservação da empresa é um ponto importante, pois proporcionalmente todas as pessoas jurídicas são responsáveis por ofertas de empregos, recolhimentos de tributos e estabilidade social e econômica.

O Princípio da Viabilidade Econômica da Empresa Devedora serve para tornar os credores com seus direitos mais atuantes e participativos, para poderem acompanhar todo o processo de recuperação judicial de uma empresa e garantir seus recebimentos.

2 O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

As empresas identificadas, também, como pessoas jurídicas, estão sujeitas a problemas que exigem medidas devidamente planejadas para resolvê-los. Para que haja ordenamento neste ato, existe legislação específica que orienta as ações que embasam estas medidas, consagradas em leis, no caso do Brasil a lei atual, que instrui o processo é a Lei de Falências, nº 11.101/2005, aplicada nas recuperações judicial e extrajudicial das empresas, assim conceituada.

3 A EXECUÇÃO RECUPERAÇÃO JUDICIAL

A execução da recuperação judicial depende da elaboração e apresentação de um plano, pela empresa, segundo estabelece os artigos 53 e 54 da lei nº 11.101/2005 aprovado pelo poder judiciário e em alguns casos, por seus credores.

(8)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

O PLANEJAMENTO COMO FORMADOR DE ESTRATÉGIAS E VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA EMPRESA DE LOCAÇÃO DE TRAJES MASCULINOS E

FEMININOS.

ROBERTO CARLOS NOGUEIRA 1- INTRODUÇÃO

1.1 Importância e relevância do tema

Devido às incertezas externas, como por exemplo política, variáveis de consumos, tendências entre outros. Porém o planejamento estratégico visa fornecer subsídios para ultrapassar obstáculos e melhor atingir as metas desejadas, e até mesmo para a sobrevivência da empresa.

Descartar os empreendimentos que não são muitos promissores exige julgamento e reflexão, Bookman (2006, p.278) destaca que o empreendedor já deve estar familiarizado com os fatos necessários para determinar se uma ideia tem mérito evidente. Nossas provas sugerem que novos empreendimentos são normalmente iniciados para resolver problemas com os quais os fundadores se deparam como clientes ou funcionários.

O grande sonho de um empreendedor é construir uma empresa solida e duradoura, criar um nicho de produtos para se manter no mercado competitivo afim de atingir suas metas e objetivos e o tão sonho.

Assim como uma empresa que pode obter e sustentar uma diferenciação será um competidor acima da média em seu seguimento, estratégias é uma perspectiva e seu conteúdo consistindo não apenas de uma posição escolhida, mas também de uma maneira fixa de olhar o mundo.

Segundo Bookman (2006, p.27) Há organizações que favorecem o marketing e constrói toda uma ideologia a seu redor, neste aspecto, estratégia é para a

organização aquilo que a personalidade é para o indivíduo.

Para Oliveira (2012, p.18) muitas empresas afirmam que tem planejamento estratégico quando, na realidade, não o tem, e nem sabem avaliar esta situação. Para

(9)

Oliveira (2012) para se saber da real existência de um planejamento estratégico é preciso:

• Conhecer seu negócio, saber a real amplitude dele, conhecer as interações com outros negócios. - Ou controláveis e os fatores internos

• Ter perfeita interação entre os fatores externos -ou não são os fatores internos -ou controláveis em sua empresa.

• Conhecer a real capacitação de sua empresa.

• Conhecer sua vantagem competitiva e a dos concorrentes e as vantagens e a vantagem competitiva que o mercado quer comprar.

(10)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

Floriano, Heloisa Maria da Silva Machado Miranda, Larissa Rafaela.

Resumo: Neste artigo vamos falar um pouco sobre o ramo de distribuição física dentro do setor logístico empresarial, tendo como objetivo conhecer as principais estratégias de logística de distribuição física que podem ser empregadas dentro da empresa, assim, mostrando como esse ramo é importante dentro das organizações, aliás é um setor que deve se preocupar em garantir a disponibilidade dos produtos comprados pelos clientes a medida que eles desejam, e se isto pode ser feito a um custo acessível. Colocamos como problemática a seguinte questão: Quais são as principais estratégias da Logística de distribuição física? e ainda abordamos como hipóteses desse artigo as seguintes situações: adotar a estratégia de distribuição por meios de sistema de depósito ajuda na redução dos custos e nas melhorias dos serviços oferecidos na entrega dos produtos, os depósitos em locais estratégicos e próximos aos clientes facilitam na entrega dos produtos, todas movimentações do produto nem sempre terminam quando os bens chegam aos clientes, podendo haver devolução.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

Em relação às diferenças significativas na contaminação fúngica das superfícies nos 10 estabelecimentos entre antes e depois da lavagem e desinfecção, apenas se verificou

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

A Tabela 15 apresenta o valor unitário obtido pelo modelo MGEO (erro espacial) já apresentado e pelos modelos MGEO (erro espacial) obtidos através dos diversos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •