• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura da Cidade do Recife Secretaria de Saúde Concurso Público 2012 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura da Cidade do Recife Secretaria de Saúde Concurso Público 2012 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

Página 1/10

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1

Recife, lugar bom de viver

(1) O alagoano Marcos de Souza, 33 anos, é apaixonado pelo Recife. Não troca o que ele chama de "Metrópole do Nordeste" por qualquer que seja a cidade brasileira. Na capital pernambucana, conta que conseguiu uma vaga no serviço público e tem os melhores amigos. "Aqui criei raízes. Aqui a vida tem qualidade, com paisagens belíssimas como a da Praça da República", ressalta. Marcos não está só em seu discurso. Essa é a constatação do Estudo sobre Civilidade no Recife, do Movimento Cidade Cidadão. Das 600 pessoas entrevistadas na capital em fevereiro, 83% disseram que gostam muito de viver no Recife. Quando perguntadas sobre que outra capital brasileira escolheriam para morar, 45% responderam: "nenhuma". (2) Segundo o levantamento, quem mais gosta de morar no Recife é o público masculino e com 45 anos ou mais. Outra curiosidade é que os moradores das regiões Centro e Noroeste, formadas por bairros como Boa Vista, Santo Amaro, Aflitos, Apipucos, Derby e Jaqueira, são os mais apaixonados pela Veneza Brasileira. Os residentes no Sul, onde mora Marcos de Souza, vêm logo em seguida. "Essas são áreas onde ficam os considerados bairros nobres", destacou Carlos Augusto Costa, um dos coordenadores da pesquisa.

(3) "O Recife é uma cidade que, pelas suas características geográficas, ganhou aspecto singular. Nascida de aterros e de ilhas, teria, obrigatoriamente, que possuir pontes, que se tornaram símbolos afetivos da cidade, preservando a memória urbana. Fez-se bela, lendária e heroica, palco de inúmeros movimentos de contestação política. Esse foi o ambiente de minha formação de historiadora e, talvez, ele revele, de forma sutil, o sentimento de amor que nutro pelo Recife e que as adversidades da metrópole, hoje turbulenta, não destroem", destaca Vera Lúcia Costa Acioli, do Departamento de História da UFPE.

(4) Para o arquiteto José Luiz da Mota Menezes, a cidade é uma das poucas onde gerações diferenciadas encontram seu lugar. "Não é como Olinda, que foi construída por outros. Recife foi erguida por gerações atuais e antigas e todas se sentem donas", define Mota Menezes. O arquiteto destaca o papel das águas que cortam a cidade. "Recife é emoldurada pelo rio, que sempre conduz à tranquilidade. Na orla do Rio de Janeiro, por exemplo, os edifícios são como muralhas que fecham a praia. No Recife, os prédios da orla são isolados uns dos outros, cada um com sua personalidade, não como uma muralha. Como se vê, a paisagem urbana agrada a todos, mas é preciso que seja cuidada pelas autoridades, com a limpeza e com a presença da polícia. É ruim andar em ruas sujas e perigosas", lembra.

(5) A pesquisa, no entanto, mostra que a cidade também é criticada por seus moradores. Um total de 43% dos entrevistados disse que a cidade está melhor para se morar, mas outros 38% afirmaram que viver na capital está pior que no passado. Os 17% restantes são taxativos: nada mudou. As mulheres e os mais jovens, entre 16 e 24 anos, formam a maioria que acha que a cidade está pior.

(6) Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura da Unicap, lembra que até a década de 60 Recife foi uma das capitais com maiores referências urbanas, mas nos últimos 50 anos, os investimentos foram poucos e ruins. Ela cita como exemplo a Conde da Boa Vista, a Praça do Derby e a Avenida Boa Viagem. "A última boa intervenção urbana de qualidade foi a criação da Praça do Marco Zero, hoje maior ponto de lazer e encontro nos finais de semana", destaca. Na opinião da especialista, faltam políticas públicas para avaliar e propor diretrizes em todos os níveis de gestão para a melhoria desses espaços. "Não sei dizer ao certo por que as pessoas dizem gostar de morar no Recife, mas arrisco que está relacionado mais a valores sentimentais do que a racionais".

Marcionila Teixeira. Texto disponível em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=846950. Acesso em 03/04/2012. Adaptado.

01.

O Texto 1 foi escrito com a principal finalidade de: A) fazer propaganda da Prefeitura do Recife. B) divulgar os resultados de pesquisa realizada. C) elogiar a administração da cidade do Recife. D) incrementar as vendas do setor de turismo. E) angariar novos investimentos para o Recife.

02.

O Texto 1 tem como uma de suas características:

A) a presença de múltiplas vozes. B) a prevalência de trechos narrativos. C) a utilização de trechos dialogados. D) o forte predomínio da conotação. E) o emprego de vocabulário erudito.

(2)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

03. “O Recife é uma cidade que, pelas suas

características geográficas, ganhou aspecto singular.”. O segmento sublinhado insere nesse trecho uma relação semântica de:

A) finalidade. B) comparação. C) conformidade. D) condição. E) causalidade.

04.

Acerca de alguns conectivos do Texto 1, analise as proposições a seguir.

1) No trecho: “Segundo o levantamento, quem mais

gosta de morar no Recife é o público masculino e

com 45 anos ou mais.”, o segmento destacado dá

a procedência da informação subsequente. 2) No trecho: “Os residentes no Sul, onde mora

Marcos de Souza, vêm logo em seguida.”, o

termo destacado faz referência a “residentes”, e poderia ser substituído por “aonde”.

3) No trecho: “[O Recife] teria, obrigatoriamente, que

possuir pontes, que se tornaram símbolos

afetivos da cidade”, o termo destacado retoma

“pontes”.

4) No trecho: “Na opinião da especialista, faltam

políticas públicas para avaliar e propor diretrizes

em todos os níveis de gestão”, o segmento

destacado indica finalidade, propósito. Estão corretas: A) 2 e 3, apenas. B) 2 e 4, apenas. C) 2, 3 e 4, apenas. D) 1, 3 e 4, apenas. E) 1, 2, 3 e 4.

05.

Observe o correto emprego do sinal indicativo de crase no trecho: “Recife é emoldurada pelo rio, que sempre

conduz à tranquilidade.” Desejando-se modificar esse

trecho, o sinal de crase estará igualmente correto em: A) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre traz à

tranquilidade.

B) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre nos lembra à tranquilidade.

C) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre nos leva à tranquilidade.

D) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre representa à tranquilidade.

E) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre promove à tranquilidade.

06. Analise a função morfossintática dos segmentos

destacados nos trechos a seguir.

1) Na capital pernambucana, conta que conseguiu uma vaga no serviço público.

2) Outra curiosidade é que os moradores das regiões Centro e Noroeste são os mais apaixonados pela Veneza Brasileira.

3) A pesquisa, no entanto, mostra que a cidade também é criticada por seus moradores.

4) Esse foi o ambiente de minha formação de historiadora e, talvez, ele revele, de forma sutil, o sentimento de amor que nutro pelo Recife. 5) O arquiteto destaca o papel das águas que

cortam a cidade.

Têm valor de adjetivo apenas os segmentos destacados em: A) 4 e 5. B) 2, 3 e 5. C) 1, 2 e 3. D) 1 e 4. E) 1 e 3.

07.

No primeiro parágrafo, após citar a opinião do alagoano Marcos de Souza, o autor do Texto 1 afirma: “Marcos não está só em seu discurso.”. Considerando o contexto em que está inserida, com essa afirmação o autor pretendeu dizer que:

A) Marcos sempre tem companhia na cidade do Recife.

B) o discurso de Marcos faz com que ele nunca fique sozinho.

C) outras pessoas têm a mesma opinião de Marcos. D) muitas pessoas já disseram para Marcos a

mesma coisa.

E) Marcos costuma ter o discurso de que ele nunca está sozinho.

08.

Assinale a alternativa em que as regras da regência verbal foram plenamente atendidas, segundo a norma padrão da língua.

A) Recife é a cidade que realmente gosto. B) Recife é a cidade que quero morar. C) Recife é a cidade que sempre sonhei. D) Recife é a cidade que trago no coração. E) Recife é a cidade que sempre me lembro.

(3)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

09.

No quinto parágrafo, lê-se: “A pesquisa, no entanto,

mostra que a cidade também é criticada por seus

moradores.”. Com a expressão destacada, o autor

pretendeu indicar que iria:

A) iniciar um segmento de valor explicativo. B) introduzir um segmento conclusivo. C) sintetizar as ideias expostas até então. D) retomar ideias previamente apresentadas. E) alterar a orientação argumentativa do texto.

TEXTO 2

(Imagem disponível em: cpmgas.blogspot.com. Acesso em 04/04/2012.)

10.

Com o Texto 2 se pretende:

A) divulgar melhorias efetuadas nos meios mais comuns de transporte público.

B) convencer as pessoas a mudarem um hábito, no que se refere ao meio de transporte.

C) denunciar a péssima qualidade dos transportes públicos usuais nas cidades grandes.

D) propagar novas formas de exercícios físicos e, assim, melhorar a saúde da população.

E) apelar para que os motoristas dirijam prestando mais atenção aos ciclistas.

(4)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

Conhecimentos Gerais / Saúde

Coletiva

11.

Quanto à Situação de Adoecimento e Morte no município do Recife apresentada no Plano Municipal de Saúde 2010-2013, analise as afirmativas abaixo: 1) O município do Recife apresenta situação de

hiperendemicidade em relação à Hanseníase. Assim, a intensificação das ações de controle desta doença constitui prioridade no Plano Municipal de Saúde 2010-2013.

2) O município do Recife não está na lista de municípios prioritários para o controle da Tuberculose no estado, pois há controle adequado da doença.

3) Mais da metade dos casos de Sífilis Congênita ocorridos no município entre 2001 e 2008 poderiam ter sido evitados com o diagnóstico precoce e o tratamento da gestante infectada e seu(s) parceiro(s) sexual(is).

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas. D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

12.

São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): 1) igualdade de assistência à saúde, sem

preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. 2) descentralização político-administrativa, com

direção única em cada esfera de governo. 3) universalidade de acesso aos serviços de saúde

em todos os níveis de assistência. Está(ão) correta(s): A) 1, apenas. B) 2, apenas. C) 3, apenas D) 1 e 3, apenas. E) 1, 2 e 3.

13. Sobre a Rede de Atenção às Urgências no Sistema

Único de Saúde, considere as afirmações abaixo. 1) As urgências não devem ser atendidas em

Unidades de Atenção Básica, pois estas não reúnem as condições necessárias para este tipo de atendimento.

2) O componente “Atenção Domiciliar” da Rede de Atenção às Urgências no SUS é composto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

3) O SAMU 192 pode realizar atendimentos primários (quando solicitados pelo cidadão) ou secundários (quando solicitados por um Serviço de Saúde no qual o cidadão já tenha recebido o primeiro atendimento). Está(ão) incorreta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 1 e 3, apenas. D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

14.

Sobre as atribuições específicas de cada profissional na Política Nacional de Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo.

1) É atribuição exclusiva do(a) Enfermeiro(a) gerenciar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

2) É atribuição do(a) médico(a) participar do gerenciamento dos insumos necessários para o funcionamento adequado das Unidades Básicas de Saúde.

3) Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devem desenvolver suas atividades no território, mediante visitas domiciliares e atividades com grupos, não devendo permanecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Está(ão) correta(s), apenas: A) 1.

B) 2. C) 3. D) 1 e 3. E) 2 e 3.

(5)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

15. Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família

(NASF), analise as afirmativas abaixo.

1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais.

2) Os NASF são de livre acesso para atendimento individual de residentes de sua área de abrangência.

3) Poderão compor os NASF os seguintes profissionais: Fisioterapeuta, Médico Psiquiatra e arte-educador, entre outros.

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 1 e 3, apenas. D) 1, 2 e 3. E) 2, apenas.

16.

Sobre a notificação compulsória de doenças, agravos e eventos, considere as seguintes afirmações.

1) No caso de condições presentes na Lista de Notificação Compulsória Imediata (LNCI), a notificação imediata deverá ser realizada por telefone ao serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

2) Pertencem à Lista de Notificação Compulsória (LNC): Síndrome do Corrimento Uretral Masculino, Efeitos Adversos Pós-Vacinação e Violência Sexual.

3) É permitido às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde a exclusão de doenças, agravos e/ou eventos das listas nacionais, desde que esta exclusão seja justificada por critérios epidemiológicos locais.

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

17. Sobre o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) no

município do Recife, analise as afirmações abaixo. 1) Pacientes que não tenham cuidador identificado

não poderão ser incluídos no programa.

2) O programa é direcionado às pessoas que têm doenças crônicas e não podem ir até os postos de saúde.

3) Pacientes moradores do Recife têm prioridade para inclusão no programa.

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

18. Sobre o Pacto pela Vida (Portaria GM nº 399/2006),

analise as proposições abaixo.

1) Estabelece que o financiamento da Atenção Básica é atribuição das gestões municipais. 2) Define como uma de suas prioridades a Saúde do

Homem, especialmente em relação à mortalidade por câncer de próstata e por causas externas. 3) Estão entre as suas metas o controle da

tuberculose e a eliminação da Hanseníase. Está(ão) correta(s), apenas:

A) 1. B) 2. C) 3. D) 1 e 2. E) 2 e 3.

19.

De acordo com o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, analise as afirmativas abaixo.

1) Os serviços de atenção hospitalar e os ambulatórios especializados deverão ter acesso livre aos usuários que o procurem, configurando uma das portas de entrada às Redes de Atenção à Saúde.

2) A população indígena deverá seguir as mesmas regras de acesso aos serviços de saúde obedecidas pela população em geral, ficando extintos os serviços de saúde exclusivos para indígenas.

3) O acesso à assistência farmacêutica prescinde de prescrição realizada por profissional do SUS. Estão incorretas: A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas. D) 2, apenas E) 1, 2 e 3.

20.

Sobre a Vigilância em Saúde, analise as afirmações abaixo.

1) A Vigilância Epidemiológica busca por mudanças nos fatores determinantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. 2) A Vigilância Sanitária atua sobre os problemas

sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

3) A população sob vigilância corresponde a todas as pessoas residentes no país. Cada município deve notificar casos detectados em sua área de abrangência, sejam eles residentes ou não nesse município. Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas. D) 3, apenas E) 1, 2 e 3.

(6)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

Conhecimentos Específicos

21.

Um paciente procurou o hospital com queixas de dispneia e tosse. Ao exame físico percebiam-se: redução do murmúrio vesicular na metade inferior do hemitórax direito com macicez à percussão e acentuação do frêmito tóraco-vocal na mesma região. Dentre os diagnósticos abaixo relacionados, qual o mais provável?

A) Carcinomatose pleural.

B) Atelectasia do lobo inferior direito após aspiração de corpo estranho.

C) Pneumonia lobar.

D) Pneumotórax espontâneo. E) Carcinoma broncogênico.

22.

Com relação à realização de exames de imagem em gestantes e os potenciais riscos para o feto, assinale a alternativa incorreta.

A) Exposição a altas doses de radiação ionizante nos primeiros 14 dias após a concepção está associada a risco de morte do embrião, mas os que sobrevivem não costumam apresentar sequelas.

B) Gestantes no curso do segundo trimestre podem ser submetidas a exames radiológicos extra-abdominais com segurança, desde que seja utilizado o avental de chumbo para proteção da região uterina.

C) O uso de Doppler na avaliação do feto deve ser feito com parcimônia, pois não há dados definitivos sobre os efeitos deletérios decorrentes do aumento de temperatura provocado por esta técnica.

D) Exames radiológicos com uso de contraste iodado estão contraindicados em gestantes, independente da idade gestacional.

E) Embora a ressonância magnética seja considerada segura para uso em gestantes, ainda não há dados confiáveis sobre os potenciais efeitos deletérios do gadolíneo.

23.

Qual a origem mais comum dos casos de halitose

verdadeira? A) Estômago. B) Amídalas. C) Pulmão. D) Cavidade oral.

E) Nariz e seios paranasais.

24.

Uma enfermeira que trabalha em clínica de reabilitação de dependentes químicos sofreu acidente perfurocortante com agulha após administrar medicação endovenosa em paciente usuário de drogas injetáveis. O paciente evadiu-se da clínica logo após o acidente, não havendo disponibilidade de material para realização de exames sorológicos. A profissional recebeu três doses de vacina contra hepatite B, mas nunca checou a soroconversão e agora apresenta anti-HBs negativo. Identifique a conduta profilática que não estaria indicada neste caso.

A) Administração de imunoglobulina específica contra o vírus da hepatite B.

B) Administração de uma dose de vacina contra o vírus B.

C) Início de esquema antiretroviral, preferencialmente nas primeiras duas horas após o acidente.

D) Pesquisa do HCV-RNA após quatro semanas. E) Administração de imunoglobulina contra Hepatite

C.

25.

Você era o médico assistente de uma paciente envolvida em caso policial de ampla divulgação pela mídia. No seu leito de morte, ela lhe confessou que realmente participou do assassinato, junto com seu marido. Após sua morte, você foi procurado insistentemente pela imprensa e intimado a depor em juízo sobre o caso. Tendo em vista o sigilo médico, conforme determinado pelo Código de Ética Médica de 2010, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta a ser tomada neste caso.

A) Já que a paciente em questão já faleceu, o compromisso do sigilo não tem mais sentido e você está autorizado a fazer declaração à imprensa, revelando a verdade.

B) Você deverá comparecer perante a autoridade judicial e se declarar impedido de prestar depoimento por conta do sigilo profissional. C) Você deverá se negar a acatar a intimação, para

não deixar transparecer que tem conhecimento de algum fato relevante para o processo judicial. D) Você está impedido de falar com a imprensa,

mas deverá elaborar documento sigiloso, endereçado à autoridade judicial, relatando o que a paciente lhe revelou.

E) Como a paciente em pauta já faleceu e seu cúmplice não deve permanecer impune, você está autorizado a comparecer à audiência e revelar o que a paciente lhe contou.

(7)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

26.

Uma paciente portadora de carcinoma de mama metastático evolui com dor óssea difusa, mais intensa em região de coluna lombar. Foi inicialmente medicada com opioides, mas desenvolveu muitos efeitos colaterais quando a dose precisou ser elevada. Qual das alternativas abaixo não seria uma boa opção terapêutica, com o objetivo de “poupar” dose de opioide?

A) Amitriptilina. B) Ibuprofeno. C) Dexameasona.

D) Radioterapia de coluna lombar. E) Pamidronato.

27.

Algumas drogas como a nitroglicerina não podem ser utilizadas por via oral por sofrerem metabolização no enterócito ou hepatócito ou por serem excretadas pela bile ou pelo lúmen intestinal. Como se chama esta característica farmacocinética?

A) Desordem de distribuição. B) Efeito de primeira passagem. C) Redução de meia-vida. D) Distúrbio de absorção. E) Clearance.

28.

Baseado na informação que a doença “A” tem herança autossômica dominante, assinale a característica que não se aplica a este conceito.

A) Gerações sucessivamente acometidas B) Prevalência semelhante em ambos os sexos C) Manifestações clínicas podem ser variáveis

devido a penetrância ou expressividade incompletas.

D) Probabilidade de 25% de acometimento de cada descendente.

E) Surgimento de casos em filhos de pais saudáveis e geneticamente normais pode ser explicado por mutações das células germinativas.

29.

Qual das drogas abaixo seria uma boa opção para tratamento de infecções por bactérias anaeróbias Gram positivas? A) Ciprofloxacina. B) Clindamicina. C) Aztreonam. D) Amicacina. E) Tetraciclina.

30.

A diferenciação entre icterícias decorrentes de elevação de bilirrubina direta ou indireta é importante para o raciocínio diagnóstico. São características de pacientes com elevação predominante de bilirrubina direta todas os abaixo, EXCETO:

A) coloração rubínica. B) acolia fecal. C) prurido. D) colúria.

E) risco de kernikterus em recém-nascidos.

31. Quanto às indicações de colposcopia, de acordo com

as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero 2011, é correto afirmar que está indicada a realização:

A) anual em mulheres de 25 a 59 anos e após duas colposcopias negativas, o intervalo poderá ser de três em três anos.

B) em pacientes histerectomizadas por patologias benignas.

C) em mulheres com diagnóstico citológico de amostra insatisfatória por dessecamento.

D) em mulheres acima de 40 anos pelo maior risco de incidência de carcinoma de ovário.

E) em pacientes com diagnóstico citológico de células escamosas atípicas de significado indeterminado não podendo excluir lesão intraepitelial de alto grau (ASC H).

32.

Quanto às técnicas de realização da colposcopia e reagentes utilizados neste exame, assinale a alternativa correta.

A) A solução de ácido acético a 3%-5%, além de coagular e limpar o muco, causa uma precipitação ou coagulação irreversível das proteínas nucleares e citoqueratinas.

B) O efeito do ácido acético independe da quantidade de proteínas nucleares e citoqueratinas presentes no epitélio.

C) O acetobranqueamento é exclusivo das NIC`s, não ocorrendo na metaplasia escamosa imatura, na zona de transformação congênita e nos condilomas acuminados.

D) Em casos de NIC de baixo grau, o acetobranqueamento é retardado e menos intenso devido à menor quantidade de proteínas nucleares em comparação com as áreas de NIC de alto grau.

E) O efeito do ácido acético desaparece mais rapidamente nas lesões de NIC de alto grau e na neoplasia invasiva em estágio inicial pré-clínico do que em lesões de baixo grau.

33.

De acordo com a Terminologia Colposcópica – Barcelona 2002 assinale a afirmativa incorreta. A) A presença de condiloma no colo é considerada

um achado colposcópico anormal sendo sugestivo de alteração de alto grau (alteração maior)

B) Iodo negativo ou parcialmente positivo, com solução de lugol pode ser uma característica colposcópica sugestiva de alterações metaplásicas.

C) A queratose, bem como a deciduose devem ser descritas como miscelânea.

D) Acetobranqueamento denso, superfície irregular, erosão ou ulceração são características colposcópicas sugestivas de câncer invasivo. E) Quando a Junção escamo-colunar (JEC) não é

visível, consideramos essa colposcopia insatisfatória.

(8)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

34. Com relação à infecção pelo papilomavírus humano

(HPV), assinale alternativa correta.

A) A investigação colposcópica em presença de vulvovaginites e/ou cervicites é limitada. No entanto, o tratamento dessas condições antes do exame colposcópico não auxiliaria no diagnóstico.

B) A infecção pelo HPV pode se apresentar de três formas: clínica, diagnosticada através da colposcopia; subclínica, diagnosticada através da anatomopatologia e a latente, que pode ser diagnosticada por meio dos testes para detecção do DNA-HPV.

C) Fazem parte do diagnóstico diferencial a micropapilomatose, o nevus intradérmico e o molusco contagioso.

D) A Podofilina a 25% em solução oleosa ou tintura de benjoim é a droga de escolha para o tratamento local dos condilomas por não ter restrições ao uso.

E) Na ausência de neoplasia intraepitelial é recomendável o tratamento das lesões subclínicas causadas pelo HPV e o ácido tricloroacético é uma das opções a se utilizar.

35. Com relação à gravidez e à presença das neoplasias

intraepiteliais cervicais, é correto afirmar que:

A) a Colposcopia deve ser realizada apenas nos casos de suspeita de invasão.

B) a biópsia está indicada nos casos de citologia com lesão intraepitelial de alto grau pelo risco aumentado de progressão para lesões invasivas. C) a Cesárea é a via de parto preferencial.

D) as lesões restritas ao epitélio são mais prevalentes no início da gestação.

E) na dependência da população rastreada, aproximadamente 5% das gestantes apresentam neoplasias cervicais intraepiteliais, e a maioria (80% dos casos) é de alto grau.

36.

Com relação à Doença Inflamatória Pélvica (DIP), é incorreto afirmar que:

A) o uso do DIU, diferentemente do que se pensava anteriormente, não facilita a instalação da DIP, nem aumenta a frequência de formação de abscesso tubo-ovariano.

B) pacientes portadoras do HIV, por não terem resposta inflamatória adequada, podem apresentar quadros atípicos de DIP.

C) em muitos casos de DIP, a sintomatologia é frustra, ocorrendo apenas discreto sangramento (“spotting”) que traduz a endometrite inicial. D) o diagnóstico diferencial da DIP deverá ser feito

com gravidez ectópica, apendicite, litíase e infecções do trato urinário, endometriose (endometrioma roto), dentre outras.

E) os agentes sexualmente transmissíveis, particularmente Chlamydia trachomatis e

Neisseria gonorrhoeae estão envolvidos na

maioria dos casos de DIP.

37. Com relação aos corrimentos vaginais, assinale a

alternativa correta.

A) A citologia oncótica deve ser realizada nos casos de corrimentos vaginais com intuito de auxiliar no diagnóstico dessas patologias, já que informa a microbiologia encontrada.

B) Estando a bacterioscopia normal, ou os testes do pH e das aminas normais ou inconclusivos, pensar em causas fisiológicas e/ou não infecciosas. C) O valor do pH vaginal normal varia de 2,5 a 3,6.

Estando, portanto, nesta faixa, deve-se pensar em causas fisiológicas ou não infecciosas. D) A presença de Clue cells (células chaves) e/ou a

ausência de lactobacilos sugere tricomoníase. E) Nos casos de vaginose bacteriana os parceiros

devem ser tratados rotineiramente.

38.

Quanto à vulvoscopia, é incorreto afirmar que:

A) linha de Hart é a divisória entre a pele dos pequenos lábios e a mucosa glicogenada do vestíbulo.

B) o acetobranqueamento, que ocorre em algumas lesões induzidas pelo HPV, não é específico do HPV, podendo ocorrer também em traumas, infecções agudas (candidíase, herpes) e áreas de tratamentos prévios com cáusticos (ácido tricloroacético - ATA).

C) acetobranqueamento inespecífico: tênue ou moderado, de bordas irregulares não demarcadas, com focos satélites, alguns confluentes, geralmente simétricos e múltiplos não sugere Neoplasias Intraepiteliais Vulvares /NIV.

D) doenças como a Doença de Paget e Melanoma in situ não apresentam acetorreatividade ao ácido acético a 5%.

E) um dos principais achados da vulvoscopia diante

das NIV 2 e NIV3 é o acetobranqueamento bem demarcado e de margens mais regulares sendo

mais perceptível nas lesões pigmentadas (marrons) que nas não pigmentadas ou eritematosas.

39.

Com relação à prevenção primária do câncer do colo do útero e o uso de vacinas HPV, assinale a alternativa correta.

A) As vacinas profiláticas são elaboradas a partir do vírus vivo atenuado (V V A) e quando injetadas no ser humano propiciam a formação de altos níveis de anticorpos com capacidade de neutralizar a penetração dos vírus nas células. B) As vacinas contra HPV são exclusivamente

profiláticas e não apresentam indicação para tratamento de infecção pelo HPV ou lesões HPV pré-existentes.

C) Nas vacinas contra o HPV estão incluídos os principais vírus associados com o câncer cervical (16 e 18), portanto as vacinas oferecem total proteção para essa patologia.

D) Um ganho que a vacinação propicia é que pacientes vacinadas não têm a necessidade de manutenção do exame de Papanicolaou periodicamente.

E) A vacinação é contraindicada em mulheres que já iniciaram a atividade sexual.

(9)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

40. Conforme

as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero 2011 assinale a alternativa incorreta.

A) O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico.

B) O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.

C) O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual. D) Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, devem-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais. E) Mulheres HIV positivas com CD4 abaixo de 200

células/mm³ devem ter priorizada a correção dos níveis de CD4 e, enquanto isso, devem realizar o rastreamento citológico anual.

41.

Com relação ao tratamento das Lesões Intraepiteliais de Alto Grau (NICII/NICIII), é incorreto afirmar que: A) em pacientes com menos de 20 anos com

biópsia que evidencie NIC II/III, a paciente deverá ser seguida com citologia semestral por até dois anos. No entanto, se a colposcopia é insatisfatória, a conização estará indicada. B) quando o resultado da biópsia for compatível com

NIC II ou III ou doença invasiva, um método excisional deverá ser realizado (conização). C) nos casos em que a lesão está restrita ao colo do

útero, a exérese da zona de transformação por cirurgia de alta frequência (CAF) pode ser realizada.

D) quando o objetivo é abordar a doença do canal endocervical, o método excisional de preferência deve ser a conização, retirando-se de 2 a 2,5 cm do canal endocervical.

E) quando a colposcopia for insatisfatória e sugerir lesão intraepitelial de qualquer grau (alteração colposcópica maior ou menor), deve ser realizada uma conização.

42. Sobre o carcinoma microinvasor do colo do útero, é

correto afirmar que:

A) é uma lesão definida macroscopicamente e subdivide-se em duas categorias ou estádios: IA1 (profundidade de invasão até 5 mm e extensão menor ou igual a 10 mm no epitélio) e IA2 (profundidade de invasão maior do que 5 mm e menor ou igual a 7 mm e extensão menor ou igual a 10 mm no epitélio).

B) nos casos de carcinoma microinvasor IA1 na peça do cone com margens comprometidas, com comprometimento do espaço linfovascular, a paciente com prole incompleta poderá ser considerada tratada.

C) nos casos de estádio IA2, a histerectomia radical (classe II de Piver) é o tratamento mais adequado, principalmente nos casos de envolvimento do espaço linfovascular.

D) medidas de invasão superiores às definidas para microcarcinoma passam para os estádios a partir de IB. A invasão do espaço linfovascular está incluída como parte do estadiamento e não interfere na conduta.

E) o envolvimento do espaço linfovascular e o comprometimento das margens da peça do cone não são importantes fatores prognósticos para recorrência.

43.

Nos casos de diagnóstico citopatológico de adenocarcinoma in situ (AIS) e invasor, é incorreto afirmar que:

A) essas pacientes terão indicação de conização, exceto se na colposcopia for observada alteração sugestiva de invasão. Nessa situação, a biópsia deve ser realizada.

B) é recomendável a avaliação endometrial (com ultrassonografia e/ou estudo anatomopatológico) em pacientes acima de 35 anos

C) o resultado de AIS no espécime de conização indica a cirurgia de Wertheim-Meigs.

D) em 50% dos casos de AIS podem coexistir lesões escamosas pré-invasivas ou carcinoma invasivo. E) o tratamento considerado definitivo para AIS é a

histerectomia. No entanto, a conização do colo pode ser considerada suficiente para o tratamento do AIS em pacientes sem prole constituída e com margens livres.

(10)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Médico Colposcopia / Nível Superior

44. Segundo a Evolução Natural da Infecção pelo HPV, é

incorreto afirmar que:

A) apresenta prevalência de 35 a 40% na idade de 15 a 25 anos.

B) trata-se de infecção frequente em pessoas sexualmente ativas, sendo a IST mais prevalente na população.

C) associação com o câncer genital e fundamentalmente com o do colo uterino ocorre devido à persistência dos vírus oncogênicos. D) fatores relacionados ao hospedeiro como:

associação com outras IST e imunossupressão (doentes de AIDS, transplantados, uso de imunossupressores) são situações que favorecem a progressão.

E) ocorre precocemente no início da atividade sexual, e torna-se persistente em 90% dos casos.

45.

A ectopia cervical caracteriza-se pela presença de epitélio colunar na ectocérvice e a metaplasia, a transformação do epitélio colunar em estratificado escamoso. Com relação a esses processos, é incorreto afirmar que:

A) a metaplasia escamosa pode ser desencadeada pela mudança do pH vaginal.

B) o estímulo exógeno de doses de estrógeno e progesterona poderia acelerar o processo de metaplasia escamosa na zona de transformação. C) a ectopia cervical é assintomática na maioria dos

casos, sendo diagnosticada apenas no exame ginecológico de rotina.

D) visando à proteção contra o câncer de colo, transmissão de doenças, particularmente aquelas sexualmente transmissíveis, e sintomas atribuídos ao exagero de secreção mucoide – corrimento, toda ectopia deve ser tratada, por métodos químicos ou cirúrgicos.

E) a área de ectopia cervical tratada apresenta processo de reepitelização, com um tempo de recuperação esperado de cerca de oito semanas e com eficácia de 90%.

46.

Dentre as imagens colposcópicas de maior gravidade descritas abaixo, assinale a alternativa incorreta. A) Orifícios glandulares espessados ou cornificados. B) Margens irregulares, com bordas picotadas,

espiculadas ou anguladas.

C) Imagens vasculares grosseiras, irregulares, desorganizadas.

D) Destacamento do epitélio com bordas internas entre as áreas de aspecto diferente.

E) Maior proximidade das lesões com o orifício interno e em algumas situações adentrando o canal.

47. Com relação à imunologia da infecção pelo HPV, é

incorreto afirmar que:

A) o sistema imunológico eficiente, através da imunidade humoral, pode impedir a evolução ou curar as lesões precursoras.

B) o HPV é um vírus epiteliotrópico e a infecção se restringe ao epitélio, sobretudo da região genital. C) em virtude de o processo inflamatório ser discreto,

desencadeia pouco estímulo imunológico. D) o HPV inibe o sistema imunológico do

hospedeiro.

E) a imunidade humoral previne infecções.

48.

Quanto à neoplasia intraepitelial vaginal (NIVA), é correto afirmar que:

A) a NIVA 3 é frequentemente multifocal.

B) a maioria das NIVA’s raramente ocorre associada a outras manifestações do HPV no trato genital inferior.

C) é comum o aparecimento de NIVA após histerectomia, sendo sua chance de aparecer em torno de 35%.

D) as NIVA’s são mais frequentemente diagnosticadas frente a um exame citopatológico alterado e colposcopia normal ou em mulheres histerectomizadas.

E) as lesões intraepiteliais de vagina em geral provocam sintomas tais como prurido e ardor vaginal a relação sexual.

49.

Nas dermatoses vulvares, é incorreto afirmar que: A) o Líquen Escleroso e Atrófico (LEA) acomete

mais a faixa etária da mulher adulta e principalmente no período pós menopausal. B) o líquen Plano Vulvar (LPV) pode estar associado

a lesões orais.

C) o LEA apresenta um eritema circundado por borda reticular (fenômeno de Wickman).

D) o LPV pode afetar a vagina levando a dispareunia e a descamação do epitélio vaginal provocar sangramento.

E) o LEA pode ser visto em crianças.

50.

Quanto aos cânceres ginecológicos de ovário, do corpo do útero e do colo do útero, é incorreto afirmar que: A) o fator de risco mais importante para o

desenvolvimento do câncer de ovário é a história familiar de câncer de mama ou do ovário. B) assim como no câncer de mama, o risco do

câncer de endométrio fica aumentado de acordo com a história familiar e o uso de contraceptivos orais.

C) os fatores de risco para a endometriose são semelhantes aos do câncer do ovário.

D) mulheres que tiveram câncer de mama têm o risco aumentado para câncer de endométrio, em especial as que fizeram uso de tamoxifeno. E) o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de

Referências

Documentos relacionados

(6) Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura da Unicap, lembra que até a década de 60 Recife foi uma das capitais com maiores referências urbanas, mas nos últimos

que apresentam núcleos claros e cromatina finamente granular. E) um dos possíveis diagnósticos diferenciais deve ser feito com as atipias de significado

apresentam pelo menos um dos seguintes critérios: insuficiência orgânica, complicações locais como necrose, pseudocisto ou abscesso, pelo menos três critérios de

recém-nascido, colher provas de hemólise e BTF e não está indicado imunoglobulina anti-D na mãe nas primeiras 72 horas após o parto. As condutas relativas à reanimação

A) coloração rubínica. E) risco de kernikterus em recém-nascidos. Em qual das situações abaixo a via oral seria preferível à via transdérmica para administração

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo. 1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como

intimamente ligados ao nível socioeconômico da população. B) A vigilância sanitária das tecnologias de produção industrial e agrícola atua exclusivamente na proteção

Paciente do sexo feminino, 58 anos, vítima de acidente vascular cerebral há 1 ano, apresentando hemiplegia à direita (mais evidente no membro superior) e disfasia, vem