• Nenhum resultado encontrado

(Com)PAIXÃO. a nossa MISSÃO da Quaresma 1ª SEMANA DAR DE COMER A QUEM TEM FOME. DAR DE BEBER A QUEM TEM SEDE. LÊ EM FAMÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(Com)PAIXÃO. a nossa MISSÃO da Quaresma 1ª SEMANA DAR DE COMER A QUEM TEM FOME. DAR DE BEBER A QUEM TEM SEDE. LÊ EM FAMÍLIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

(

Com

)

PAIXÃO

a nossa MISSÃO da Quaresma

1ª SEMANA

DAR DE COMER A QUEM TEM FOME. DAR DE BEBER A

QUEM TEM SEDE.

LÊ EM FAMÍLIA

“Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-lhe: «Este sítio é deserto e a hora já vai avançada. Manda embora a multidão, para que possa ir às aldeias comprar alimento.» Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER.» Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» «Trazei-mos cá» - disse Jesus.E, depois de ordenar à multi-dão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados.”

(2)

REPARA

À tua volta, hoje, há muitas pessoas que ‘passam fome e sede’: de pão e outros alimentos; de trabalho; mas também de carinho, de amor e amizade…

ILUSTRA

Desenha ou cola alguma imagem na parte central da Cruz (do lado de dentro da caixa) que exemplifique estas situações.

COMPROMETE-TE

Assume, em família, alguns compromissos: não estragar alimentos; dar uma oferta em dinheiro às Conferências Vicentinas, que ajudam os pobres.

Traz a tua oferta para a catequese ou Eucaristia do próximo Domin-go.

REZA

Reza um PAI NOSSO ao Deus da Misericórdia.

E CONCLUI

Jesus, meu Salvador:

ao entrarmos na Quaresma,

tempo para nos centrarmos naquilo que é essencial, pedimos-Te humildemente:

(3)

(

Com

)

PAIXÃO

a nossa MISSÃO da Quaresma

2ª SEMANA

CONSOLAR OS TRISTES. ENTERRAR OS MORTOS.

REZAR PELOS VIVOS E DEFUNTOS.

LÊ EM FAMÍLIA

“Em seguida, dirigiu-se a uma cidade chamada Naim, indo com Ele os seus discípulos e uma grande multidão. Quando estavam perto da porta da cidade, viram que levavam um defunto a sepultar, filho úni-co de sua mãe, que era viúva; e, a aúni-companhá-la, vinha muita gente da cidade.VENDO-A, O SENHOR COMPADECEU-SE DELA e disse-lhe: «Não chores.» Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o trans-portavam pararam. Disse então: «Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te!» O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus entregou-o à sua mãe. O temor apoderou-se de todos, e davam glória a Deus, dizendo: «Surgiu entre nós um grande profeta e Deus visitou o seu povo!» E a fama deste milagre espalhou-se pela Judeia e por toda a região.”

(4)

REPARA

Provavelmente já te sentiste triste com a perda de algum familiar ou amigo; e já encontraste amigos que estavam tristes pela morte/ doença de alguém muito querido; ou até já tiveste que abraçar os teus pais/irmãos num momento menos bom...

ILUSTRA

Desenha ou cola alguma imagem numa das partes laterais da Cruz (tampas da caixa) que exemplifique estas situações.

COMPROMETE-TE

Assume, em família, alguns compromissos: estar mais atento à triste-za dos outros; fazer uma oração pelos familiares e amigos que já morreram; visitar alguém conhecido que esteja doente ou a sofrer, para levar uma palavra de consolação e de esperança.

Se tiveres possibilidades, nesta semana, oferece uma flor a alguém que esteja triste.

REZA

Reza um PAI NOSSO ao Deus da Consolação e da Vida.

E CONCLUI

Jesus, meu Salvador:

Tu que morreste por nós e nos deste a vida pela Tua Ressurreição: dá-nos força para sermos sinais de esperança e de alegria,

junto dos nossos familiares e amigos e de todos os irmãos que estão tristes.

(5)

(

Com

)

PAIXÃO

a nossa MISSÃO da Quaresma

3ª SEMANA

DAR POUSADA AOS PEREGRINOS. VISITAR OS PRESOS.

SUPORTAR COM PACIÊNCIA AS FRAQUEZAS

DO NOSSO PRÓXIMO.

LÊ EM FAMÍLIA

“Jesus disse-lhes: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: ‘Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.’Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos sal-teadores?» Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «VAI E FAZ TU TAMBÉM O MESMO».”

(6)

REPARA

Se estiveres atento, encontrarás pessoas feridas e excluídas, vítimas de desastres naturais ou guerras, mas também da violência e da indi-ferença. Não podes atravessar o passeio e passar ao largo, como fize-ram o sacerdote e o levita do tempo de Jesus. Tu podes sarar uma ferida, enxugar uma lágrima, acompanhar alguém só, prestar um ser-viço. Não passes ao lado. Aproxima-te...

ILUSTRA

Desenha ou cola alguma imagem numa das partes laterais da Cruz (tampas da caixa) que exemplifique estas situações.

COMPROMETE-TE

Assume, em família, alguns compromissos: estar mais atento aos amigos da escola e da catequese que são postos de lado; fazer uma oração pelos que estão a sofrer no Haiti e pelos sem abrigo; visitar alguém conhecido que tenha sofrido um acidente, para levar uma palavra de conforto e de acolhimento.

Nesta semana, não desprezes ninguém, cumprimenta todos e sê agradável e simpático.

REZA

Reza um PAI NOSSO ao Deus clemente e cheio de compaixão.

E CONCLUI

Jesus, meu Salvador:

Tu que nos momentos difíceis da tua vida estiveste só e foste rejeitado,

mas que sempre acolheste e amaste a todos:

dá-nos força para estarmos atentos e irmos ao encontro dos que mais precisam de nós.

(7)

(

Com

)

PAIXÃO

a nossa MISSÃO da Quaresma

4ª SEMANA

VESTIR OS NUS. VISITAR OS ENFERMOS.

PERDOAR AS INJÚRIAS.

LÊ EM FAMÍLIA

“Finda a travessia, aproximaram-se de Genesaré e aportaram.Assim que saíram do barco, reconheceram-no.Acorreram de toda aquela região e começaram a levar os doentes nos catres para o lugar onde sabiam que Ele se encontrava.Nas aldeias, cidades ou campos, onde quer que entrasse, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar pelo menos as franjas das suas vestes. E quantos o tocavam FICAVAM CURADOS.”

(Marcos 6,53-56)

“Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou: «Se quiseres, podes purificar-me.» COMPADECIDO, JESUS ESTENDEU A MÃO, tocou-o e disse: «Quertocou-o, fica purificadtocou-o.»Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado.”

(8)

REPARA

Se estiveres atento, encontrarás pessoas frágeis e doentes, na tua família, amigos, vizinhos... Da mesma forma que Jesus se aproximava para os confortar e curar, também tu deves ter essa atitude de com-paixão e carinho: interessando-te por eles para que sejam mais feli-zes. Fica atento...

ILUSTRA

Desenha ou cola alguma imagem numa das partes laterais da Cruz (tampas da caixa) que exemplifique estas situações.

COMPROMETE-TE

Assume, em família, alguns compromissos: visitar um amigo de esco-la ou de catequese que esteja doente; fazer uma oração junto de um familiar que precise de ti; tentar saber o que é que a tua paróquia faz para levar uma palavra de conforto e de esperança aos doentes. Nesta semana, com os teus pais, faz uma oração por todas as pes-soas que se encontram doentes e fragilizadas.

REZA

Reza um PAI NOSSO ao Deus da Esperança e da Paz.

E CONCLUI

Jesus, meu Salvador:

Tu que curaste todos os doentes que se aproximaram de ti,

e nos mandaste amar os nossos irmãos mais frágeis: dá-nos força para estarmos atentos

e irmos ao seu encontro.

Faz que, como Tu, sejamos capazes

(9)

(

Com

)

PAIXÃO

a nossa MISSÃO da Quaresma

5ª SEMANA

DAR BONS CONSELHOS. ENSINAR OS IGNORANTES.

CORRIGIR OS QUE ERRAM.

LÊ EM FAMÍLIA

“Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. COMEÇOU, então, A ENSINAR-LHES muitas coisas.”

(Marcos 6,34)

“«DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS QUE ME ESCUTAIS: Amai os vossos inimi-gos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam, rezai pelos que vos caluniam.A quem te bater numa das faces, oferece-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, não impeças de levar também a túnica. Dá a todo aquele que te pede e, a quem se apoderar do que é teu, não lho reclames.O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lho vós também.”

(10)

REPARA

Se estiveres atento, encontrarás pessoas a quem faltam critérios e valores de justiça e de respeito pela dignidade e vida dos outros: pes-soas incapazes de perdoar, que humilham e desrespeitam os que os rodeiam, quer na escola, na tua rua, no teu prédio... Jesus ensinava atitudes diferentes. E tu?

ILUSTRA

Desenha ou cola alguma imagem numa das partes laterais da Cruz (tampas da caixa) que exemplifique estas situações.

COMPROMETE-TE

Assume, em família, alguns compromissos: tenta pôr em prática as atitudes que Jesus ensinava. Com os teus pais, irmãos, avós conversa sobre situações menos boas que se passem na tua escola e com os teus amigos, para perceberes qual a melhor atitude a tomar.

Nesta semana, procura dar um bom conselho a um amigo ou fami-liar que tenha tido uma atitude injusta e mais agressiva.

REZA

Reza um PAI NOSSO ao Deus da Sabedoria e do Amor.

E CONCLUI

Jesus, meu Salvador:

Tu que nos ensinaste a amar a todos sem excepção e a fazer sempre o bem:

dá-nos força para sermos capazes de cumprir a tua Palavra e ter uma palavra corajosa e justa

Referências

Documentos relacionados

Projetos de Pesquisa Título: Luciano Aparecido Meireles Grillo, UFAL: Metabolismo de Insetos Área de Concentração: BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR. Linha de Pesquisa:

as feiras letivas 27 - Publicação do resultado final do Programa de Auxílio Permanência - PAP 29 - Publicação do resultado de solicitação de extraordinário aproveitamento de

Estas diretrizes compreendem indicadores que podem nortear o planejamento e a implementação do repositório institucional, e foram sistematizadas com base na

5 Cs e 1 contexto : uma experiência de ensino de português língua estrangeira conforme os parâmetros de ensino de língua norte-americanos – Standards for Foreign Language Learning

O calendário estendido do carnaval de escolas de samba na região promove um tempo ritual da festa peculiar, que possibilita uma intensa relação composta por trocas e

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Fonte: Distrito Sanitário Bandeira.. Sífilis Doenças Transmissíveis: Sífilis Congênita Sífilis Congênita 2018 2019 1º sem 2020. Nº de casos notificados