• Nenhum resultado encontrado

RESUMO INTRODUÇÃO. Robin Renée Scates Dias 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO INTRODUÇÃO. Robin Renée Scates Dias 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E HISTÓRICOS PRESENTES NO CONTEXTO DAS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APOSTOLO PAULO E SUA RELEVÂNCIA

PARA A IGREJA CRISTÃ NA ATUALIDADE.

Robin Renée Scates Dias 1

RESUMO

O trabalho constituiu-se em apresentar as viagens missionárias do apóstolo Paulo para os alunos do quarto período do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Shalom de Ensino Superior - FASES – no ano de 2014 – ensinando-os como estes relatos históricos foram relevantes para a expansão do cristianismo no primeiro século e cuja influência repercute até os dias de hoje. Para tal recorreu-se a utilização de recursos didáticos tais como mapas, vídeos, dramatização e vivências , buscou-se compreender os princípios ensinados, pelo apostolo Paulo, bem como as contribuições teológicas desses registros para a constituição da igreja cristã na atualidade. Para essa construção convidou-se alguns teólogos para a realização de estudos, debates, palestras e mesas redondas. Objetivou-se promover a apreciação do trabalho missionário do apóstolo Paulo e o interesse pelas suas 13 cartas registradas no Novo Testamento, escritas por ele. Oportunizando aos alunos o acesso a fatos históricos, culturais e sociais relevantes no contexto dessas viagens.

INTRODUÇÃO

O estudo da biografia de uma pessoa que se lançou em meio a tantos perigos e desafios em viagens hostis durante o primeiro século pode ser emocionante. Com esta expectativa iniciou-se um trabalho em sala de aula em que se abordou como se desenrolaram as viagens missionárias do apóstolo Paulo.

Foram três grandes viagens partindo de Antioquia da Síria seguindo percursos variados pela Ásia central e chegando até à Europa. A maior parte destas viagens utilizaram navios para o transporte marítimo e animais para o transporte terrestre, para alcançarem os objetivos traçados de levar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo a grupos étnicos e culturas as mais diversas. Em cada viagem encontra-se o apóstolo Paulo, algumas vezes só, mas geralmente com uma equipe de dois ou três companheiros, chegando como estranhos e logo impactando as sociedades com as quais conviveram durante suas viagens.

Relatos destas viagens com detalhes foram historicamente registradas para que hoje se pudesse conhecer as aventuras que envolveram milhares de vidas que receberam estes peregrinos, outros que os rejeitaram, as intempéries da natureza e das ciladas da enfermidade e da morte que os confrontaram, mas não os venceram até que o propósito fosse cumprido.

(2)

Durante estas viagens pode-se conhecer costumes e quadros político-religiosos que desafiaram o apóstolo Paulo e sua equipe, assim como entender sua audaciosa teologia que chamou a atenção de escravos à governadores.

Após três grandes viagens missionárias, com um sentimento de sucesso e dever cumprido, o apóstolo Paulo é preso em Jerusalém e levado em sua quarta e última viagem, agora debaixo de correntes e prisão, à Roma onde após julgamento diante do imperador César é decapitado por volta do ano 67 D.C.

1 - DESENVOLVIMENTO 1º Momento (aula 1)

Nesta primeira aula foram apresentadas as possibilidades bibliográficas para a pesquisa a ser realizada pelos alunos. O primeiro desafio foi descobrir o máximo de informações possíveis sobre quem foi Saulo Paulus (o apóstolo de Jesus Cristo conhecido por Paulo de Tarso). Com as informações coletadas montou-se um quadro com as características físicas, sócio-culturais e religiosas de Paulo. Também pode-se conhecer sua personalidade e ambições, sua infância e criação. Depois com a ajuda de uma linha do tempo, os alunos discutiram as prováveis datas em que os acontecimentos ocorreram.

2º Momento (aula 2)

Após pesquisa bibliográfica, enriquecida por informações da internet e de outros trabalhos acadêmicos, buscou-se entender o contexto histórico, sócio-cultural das sociedades que abrigaram os acontecimentos tão relevantes que acompanharam o apóstolo Paulo e sua equipe nas viagens missionárias. Questões foram levantadas como: que países visitou? Que idiomas falavam? Qual era a situação política-geográfica destas localidades?

Como o apóstolo Paulo sempre teve contato com comunidades judaicas em suas viagens, foi importante entender as diversas linhas político-religiosas que influenciaram estas comunidades. Quem eram os fariseus, os saduceus, os herodianos, os sicários,os zelotes, como funcionavam as sinagogas e os costumes de lei e culto. Como e porque os judeus foram espalhados entre as nações.

3º Momento (aula 3)

(3)

ao cristianismo que anteriormente ele perseguia. Foram convidadas algumas pessoas para assistirem a peça teatral e para apreciarem este momento de reprise histórica na vida de uma pessoa que levaria sua experiência a terras longínquas.

Abriu-se então um momento para que alguns alunos voluntariamente compartilhassem suas próprias experiências de mudança de vida mediante um encontro com Cristo. A empatia e a amizade foram fortalecidas entre a turma.

4º Momento (aula 4)

Com a utilização de mapas, estudou-se o percurso de cada uma das viagens missionárias do apóstolo Paulo e sua equipe. Perguntas foram levantadas para pesquisa e a apresentação se deu no decorrer da aula. Através de um questionário os alunos responderam a indagações sobre os meios de transporte utilizados durante a viagem, os mares atravessados, o relevo e a geografia que os viajantes encontraram durante suas viagens e as distâncias percorridas.

Curiosidades surgiram para que o professor melhor expusesse as características e perfil das cidades visitadas, número de habitantes em cada núcleo urbano e os eventos relevantes que ocorreram em cada localidade.

5º Momento (aula 5)

Foram utilizados vídeos encontrados na Internet com fotos atuais das cidades e regiões visitadas pelo apóstolo Paulo nas suas viagens missionárias. Pode-se ver as ruínas das antigas cidades e as que foram reconstruídas sobre as ruínas. Avaliou-se então mediante pesquisa, qual a situação moral e religiosa destas cidades hoje em dia, visto terem recebido um legado tão significativo do trabalho de evangelização do apóstolo Paulo. Que outras influências estas civilizações receberam no decorrer dos séculos?

6º Momento (aula 6)

(4)

perseguições. Hoje, o cristianismo é perseguido? Em que países não se têm liberdade religiosa e por quê? Qual deve ser a nossa atitude diante da perseguição e ao tomar conhecimento do sofrimento de outros.

7º Momento (aula 7)

A turma dos alunos foi dividida em 7 grupos. Cada grupo ficou responsável para relatar através de alguma modalidade artística os milagres que sucederam durante as viagens missionárias do apóstolo Paulo e sua equipe. Algumas sugestões foram: desenho, poesia, música, dança e dramatização. Cada grupo usou de sua criatividade para relatar os fatos vivenciados durante as viagens que trouxeram uma repercussão tão grande às pessoas que iam recebendo o evangelho pregado por Paulo. Algumas pessoas que estavam presentes na faculdade foram convidadas para assistir a apresentação.

8º Momento (aula 8)

Recorrendo às cartas escritas pelo apóstolo Paulo no Novo Testamento, buscou-se entender a quem foram endereçadas e como isto se relaciona com as viagens missionárias. Evidenciaram-se os pontos básicos da teologia apresentada em cada carta e o relacionamento desenvolvido com as pessoas a quem as cartas foram destinadas. Como ele as escreveu? Que material utilizou? Quem as entregou ao seu destino? Como o serviço de correio funcionava no império romano? Quantas foram as cartas? Quais as características literárias dos escritos de Paulo?

9º Momento (aula 9)

Para encerrar este trabalho específico sobre as viagens missionárias do apóstolo Paulo, foi apresentado um vídeo sobre a quarta e última viagem , onde ele como um cidadão romano preso apelou para o tribunal de César em Roma, para onde foi levado. O percurso navegado no mar Mediterrâneo, o naufrágio e as experiências que ali sucederam foram melhor compreendidas através da apresentação do vídeo.

(5)

Contingências: Em algumas aulas não tivemos todo o tempo necessário para uma acurada

pesquisa bibliográfica e alguns alunos terminaram em casa o trabalho. Na aula seguinte concluiu-se o assunto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desenvolver em sala de aula um trabalho tão rico é uma experiência ímpar. O quadro a ser pintado para descrever as viagens missionárias do apóstolo Paulo traz consigo tantas variáveis que envolvem tanto conhecimento histórico, geográfico, sociocultural, religioso, literário, que para não perder algum detalhe, seria necessário anos de estudo. Nestas nove aulas, buscou-se despertar nos alunos a curiosidade e o desejo de investigação teórica para aprender bem mais do que se pode trabalhar em sala de aula. No entanto, a participação e o envolvimento da turma foi mais do que satisfatória para a apreensão do conteúdo que para o estudo da disciplina Novo Testamento é de fundamental relevância. Conhecer o personagem Paulo de Tarso e sua célebre atuação no seu contexto e era, bem com suas viagens recheadas de eventos e ensinos importantes é e continuará a ser um tesouro digno de ser perscrutado e desfrutado. Foi uma experiência acadêmica incrível!

REFERÊNCIAS

HALE, B.D. Introdução ao estudo no Novo testamento. São Paulo: Hagnos, 2009

RICHARDS, O. L. Comentário histórico-cultural do Novo Testamento. 5ª Ed. Rio de Janeiro:CPAD, 2009

STERN, D.H. Comentário judaico do Novo Testamento. Belo Horizonte: Atos,2008

Referências

Documentos relacionados

O Ministério do Trabalho aprova o quadro das atividades e operações insalubres e adota normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância

CLODOMIRO, MATHEUS, MAIARA, BRUNA VITÓRIA JOÃO, FELIPE, PAOLA, ALANA CONCÓRDIA LUCAS, BRUNO, JULIE, ANA AURORA P.. JOEL, BRUNO, LUCAS,

Esta evolução deverá posicionar o Banco de Portugal, naturalmente, como a entidade centralizadora e agregadora do setor bancário para a vertente da cibersegurança, funcionando

Alfândega da Fé, ao abrigo do regulamento de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos / Apoio eventual a agregados familiares em situação de carência, cujos filhos corram o risco

Somando-se a isso, um ponto de grande relevância dos avanços do programa é o fato de que a sua atual legislação prevê que a educação nutricional seja o foco principal do PNAE,

Estaremos nos movendo dentro do livro de Atos do começo ao fim de nosso curso; e, enquanto o fizermos, estaremos também fazendo uma introdução geral às cartas escritas pelo

Geralmente, a cultura organizacional de uma empresa especifica o comportamento que seria considerado adequado para que os indivíduos se enquadrem no sistema social

É a possibilidade de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado das posições detidas por uma instituição financeira, incluindo os riscos das operações