• Nenhum resultado encontrado

Equipe.br. Ossos do oficio. Internet.br, v.3, n.36, p.44-8, Mai, 1999.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Equipe.br. Ossos do oficio. Internet.br, v.3, n.36, p.44-8, Mai, 1999."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OSSOS DO OFÍCIO

Equipe.br. Ossos do oficio. Internet.br, v.3, n.36, p.44-8, Mai, 1999.

RESUMO: O uso intensivo do computador pode agilizar sua vida, mas, por outro lado, pode acarretar uma serie de danos saúde. Aprenda a se prevenir para continuar horar a fio na frente do monitor sem culpa

PALAVRAS-CHAVE: Saúde Física – Lesão - Dort / Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.

A febre dos computadores e da Internet está deixando muito usuário com dor de cabeça. Literalmente. E as dores não são somente na cabeça, mas no pescoço, nos braços, nas mãos, etc. Com a eterna pressa de resolver cada vez mais coisas em menos tempo, os usuários de computadores começam a sentir os efeitos dos movimentos contínuos, do excesso de horas trabalhadas, da postura errada e de móveis e equipamentos inadequados.

Esse tipo de doença é conhecida no meio médico como LER, Lesão por Esforço Repetitivo, que ainda não é levada a sério pela grande maioria dos empregadores. Se você digita e usa o mouse durante três ou quatro horas por dia - isso inclui verificar e-mail, navegar em sites, trocar idéias no chat, ICQ e mIRC, sem esquecer dos jogos eletrônicos - , considere-se como parte do grupo de risco.

A doença também tem outra denominação: DORT, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, e ocorre quando tendões, nervos e músculos sofrem pelo excesso de movimentos contínuos e inflamam (Leia box “A postura ideal”).

CASOS E CAUSAS

Existem vários tipos de LER, mas os casos mais comuns afetam os membros superiores - punhos, nos ombros e nos cotovelos. A inflamação mais conhecida é a tendinite, que ocorre nos tendões, ou estruturas semelhantes a cordões extremamente fortes, responsáveis pela fixação dos músculos nos ossos. O músculo, ao se contrair, faz com que os tendões se estiquem, propiciando que o movimento desejado seja feito. A inflamação causa dor e fraqueza no membro afetado e, em alguns casos, sensação de queimação. O tratamento adequado indicado é o uso de antiinflamatórios e repouso da parte do corpo envolvida.

O diagramador do Núcleo de Tecnologia da Ediouro, Jorge Raul de Souza, começou a sentir os efeitos do uso excessivo do computador há cerca de um ano. Ele diz que no início as dores não incomodavam e, enquanto isso, adiava a ida ao médico. Raul só resolveu procurar um especialista quando as dores se tornaram insuportáveis. Resultado: teve de imobilizar o braço com gesso e garante que ainda sente dores. “Sinto os danos causados pela tendinite na hora de dormir e no trabalho. As dores incomodam muito”.

(2)

perdeu a firmeza na mão esquerda. “Se uso muito o computador com movimentos repetidos, a dor sempre volta e dou um tempo”, diz ela.

Para a fisioterapeuta, acupunturista e hidroterapeuta Claudia Durão (cdurao@geonit.net), a imobilização com gesso é um erro. A especialista explica que, além do peso, o gesso pode acarretar rigidez articular - dependendo do tempo de imobilização -, o que prejudicará ainda mais o paciente na hora do retorno ao trabalho, já que, devido ao tempo de imobilização, o músculo poderá perder a tonicidade ( o vigor muscular). Ao reiniciar o trabalho, o músculo volta à etapa inicial de enrijecimento. Há, então, alta probabilidade de haver novas dores.

Para Claudia, os casos de LER aumentaram com a febre dos computadores e hoje o número de pacientes com a doença são a maioria dos casos que atende. Mesmo assim, segundo a fisioterapeuta, os computadores não são os únicos vilões da história. O esforço para manter o emprego, a forte concorrência, a pressão do próprio empresário cobrando o trabalho pronto, a remuneração baixa, entre outros fatores sociais, também são responsáveis pelo desenvolvimento da LER.

Com fortes dores nos punhos, o telefonista M.G., 35 anos, não identificado pela médica por questões éticas, resolveu procurar um médico. Descobriu que o motivo de suas dores era uma tendinite adquirida devido à repetição dos movimentos no local onde trabalha. Fez dez sessões de fisioterapia, conforme indicado pelo médico, mas as dores pioraram. Ao retornar ao médico, recebeu um novo diagnóstico: Síndrome do Túnel do Carpo, uma forma bastante comum de LER, provocada pela compressão do nervo Mediano, que vem do braço e passa pelo punho. Depois de operado, M.G. ficou um mês imobilizado, fazendo cerca de 50 sessões de fisioterapia. Logo após retornar ao trabalho, M.G. teve uma forte dor no antebraço. A tendinite que havia iniciado no braço gerou uma Síndrome Miofascial (complicações faciais).

Outros tipos de LER mais conhecidos são: tenossinovite, epicondilite, doença de Quervain, entre outras. Mais informações em www.usp. br/~yamada/LER.html.

ERGONOMIA: em busca do conforto

Organizar o ambiente de trabalho: esta é a função da ergonomia, novo campo da ciência que colabora para prevenção da LER. Conforto, temperatura, iluminação, ruído e outros fatores são avaliados para que o local de trabalho fique melhor.

As pesquisas nesta área existem já há alguns anos, mas ganharam força impulsionadas pela chegada dos computadores. A ergonomia nasceu durante a Segunda Guerra Mudial, quando a Força Aérea britânica teve muitos problemas com os caças Spifire, usados para encontrar bombas alemãs. Muitas aeronaves caíram, pois alguns comando eram acionados involuntariamente pelos pilotos mal-acomodados na cabine. Com o tempo, percebeu-se que as adaptações deveriam se estender a todas as áreas de trabalho.

Ao mesmo tempo que a ciência começou a buscar soluções, alguns sindicatos brasileiros começaram a reivindicar a aprovação de leis que protegessem os digitadores dos efeitos da LER. Com isso, normas de ergonomia (NR-17) foram incluídas nas leis trabalhistas do Brasil. Entre elas, o tempo de descanso de dez minutos a cada 50 minutos de trabalho.

(3)

funcionário ficaria afastado devido as lesões. Ao contabilizarem tempo versus produção, constataram que com a parada obrigatória de descanso, as empresas perdem menos.

No filme “Tempos Modernos”, o personagem de Charles Chaplin lutava tentando se adequar às vontades das máquinas. Era o homem a serviço da tecnologia. Algumas décadas passaram, o tear e as máquinas a vapor já estão ultrapassadas e, mesmo assim, o homem ainda continua a luta.

A POSTURA IDEAL

1. MONITOR

- Mantenha seu monitor entre 45 e 70cm de distância de você - Regule sua altura para, no máximo, até sua linha de visão

2. TECLADO

- Ajuste a altura do teclado até o nível dos seus cotovelos

- O teclado deve ficar numa altura tal que os cotovelos mantenham um ãngulo próximo a 100 graus.

- Digite com o punho neutro (reto)

- Mantenha o teclado sempre na posição mais baixa

- Digite com os braços suspensos ou use um apoio de punho. (Leia o box prós e contras)

3. APOIO PARA OS PÉS

- Trabalhe com os pés no chão

- O assento da cadeira deve estar aproximadamente a 36 cm do chão - Caso sua cadeira não permita que coloque os pés no chão, adquira um apoio para pés

4. COSTAS

- As cadeiras devem possuir encosto de tamanho médio

- Quanto maior a superficie de apoio, melhor a distribuição do peso corporal, o que irá relaxar a musculatura

- As cadeiras não devem ter braços. O apoio deve estar nas mesas para que seja correto

- O revestimento deve ser macio CUIDADOS COM OS OLHOS

O uso excessivo dos computadores também prejudica a visão. Algumas regras básicas ajudam a minimizar os problemas oculares.

Os sintomas:

Dor de cabeça, tonteira, ardência nos olhos, enjôo, cansaço, dor no pescoço irradiada para a nuca, irritabilidade.

(4)

- Antes de tudo, faça, ao menos, uma consulta anual ao oftalmologista - A cada hora trabalhada, faça um intervalo de dez minutos

- Neste período, feche os olhos por alguns minutos e movimente-os para cima, para baixo e para os lados lentamente

- Respire fundo para levar o oxigênio e nutrientes a todas as partes utilizadas pela visão

- Ao abrir os olhos, olhe para um ponto no infinito ou bem distante. De preferência, vá até a janela. Isso irá relaxar a musculatura dos olhos.

Dicas do oftalmologista Luiz Evandro Andrade. Mais informações nos sites www.netville. com.br/~leba2net e www.netville.com/~oftalmo

HORA DA GINÁSTICA

Lentamente faça movimentos circulares com seus ombros, isso ajudará a relaxar os músculos e aliviar a tensão.

Segure o cotovelo levando seu braço para trás do pescoço. Isso alongará o tríceps e alguns músculos das costas (escápula, redondo maior e menor, e parte do grande dorsal).

Nada como um bom espreguiçar, não é mesmo? Lembre-se , não é preciso força. Sinta seus músculos alongando. Nada de forçar até doer. Alongue a parte interna do braço, peitoral e costas das mãos.

Não esqueça de cuidar das mãos. Juntar as palmas das mãos e abrir os dedos para os lados. Assim, você alonga dedos e palma.

SITES INDICADOS: www.digitador. com.br www.ergonprojetos.com.br www.tifaq.com www.ime.usp.br/~yamada/LER.html www.intergate.com.br/proergo

PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO Previna-se contra as Lesões por Esforço Repetitivo

1. Para cada 50 minutos de digitação, dez minutos de descanso;

2. Digite com suavidade. Nada de força. Além do teclado, seus tendões agradecem; 3. Não esprema o mouse. Segure-o com suavidade, ele não vai fugir. Mantenha-o o

mais próximo possível de você;

4. Curve os dedos para digitar. Nada de dedo duro, literalmente. Isso aumenta o atrito nos tendões;

(5)

6. Digite devagar. Digitando com rapidez, a tendência é de que você utilize mais força do que o necessário;

7. Para alcançar as teclas mais distantes, não estique seus dedos mais do que o necessário;

8. Cuidado com a postura! Não force sua coluna. Regule a cadeira de forma que seu tronco e coxas formem um ângulo entre 95 e 105 graus, aproximadamente. Mantenha o pescoço e as costas eretos;

9. Apoie seus pés embaixo da mesa. Projete as pernas para um ângulo aproximado de 95o. em relação ao tronco, evitando a compressão das coxas na cadeira, o que melhora a circulação sangüinea nos membros inferiores;

Referências

Documentos relacionados

Mesmo que o feto tenha um direito à vida tão forte como o nosso, pensa Thomson, não é verdade que o aborto seja errado, já que o direito à vida não confere o direito de utilizar

Ao longo da pesquisa, as observações demonstram uma relação entre o lúdico da maquete - quebrando o ritmo da aula expositiva e demonstrando que a maquete

Roteador Acesso Servidores Estações Roteador Distribuição IPv6 / IPv4 (dual stack). Suporte IPv6

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Modelo de selo diafragma / Conexão ao processo (tipo da conexão ao processo, padrão de tubo, dimensão de tubo) / Material (corpo principal, diafragma) / Rugosidade de superfície

Pagamento em Moeda Livremente Convertível A empresa e os seus empreiteiros estão por este meio autori- zados, sem quaisquer restrições, a pagar em Moeda Livremente Convertível ou