• Nenhum resultado encontrado

Bem-Estar animal & Sociedade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bem-Estar animal & Sociedade"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Bem-Estar animal & Sociedade

Pâmela Brenda Décio¹, Gelson Genaro².

1,2

Centro Universitário Barão de Mauá

¹pamelabrenda.decio@hotmail.com, ²gelsongenaro@hotmail.com

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com professores do ensino fundamental da rede publica de ensino, na cidade de Sertãozinho-SP (Brasil). Onde foi feito um questionário para que os docentes respondessem sobre o tema de Bem-Estar Animal. O total de participantes foi de 261 docentes, a presente pesquisa buscou saber qual o grau de conhecimento sobre o tema indicado.

Introdução

O tema bem estar animal ainda vem sendo um problema, pois poucas pessoas dão importância para esta causa, causando grandes problemas sociais e econômicos à sociedade. A pesquisa buscou saber de professores do ensino fundamental da rede pública da cidade de Sertãozinho-SP, qual seria o grau de conhecimento de cada um sobre o tema proposto e como eles passavam seus conhecimentos para os alunos. A pesquisa foi feita com 253 docentes, onde 220 do sexo feminino (87%) e apenas 33 do sexo masculino (13%). A pesquisa foi realizada através de um questionário com diversas perguntas abordando o tema bem-estar animal. Os docentes que participaram da pesquisa tinham mínimo 24 anos e o máximo de 65 anos, e o tempo de atuação na escola variou de 0 anos (mínimo) e máximo de 38 anos.

Abandono de animais é frequente no Brasil e em toda a América Latina, acarretando uma série de consequências decorrentes da sua presença em locais públicos, sem qualquer tipo de supervisão, restrição e cuidados veterinários. Além

disso, o abandono de animais é considerado uma ameaça potencial nas áreas de saúde pública (devido às zoonoses), social (desconforto com rela- ção ao comportamento animal), ecológico (principalmente, no que se refere ao impacto ambiental) e econômico (custos com a estratégia de controle populacional). Os cães estão envolvidos na história natural de zoonoses como raiva, leishmaniose, leptospirose, toxocariose e outras doenças parasitárias, além das implicações envolvidas com os casos de agressão aos humanos e a outros animais. As mordeduras caninas aumentam o risco de transmissão de zoonoses e são consideradas causa importante de morbidade e mortalidade comprometendo tanto a integridade física como a psicológica das vítimas, especialmente se forem crianças Ruídos (latidos e uivos) e excreções (fezes e urina), danos a propriedades públicas e privadas, acidentes de trânsito e manifestação de comportamentos territoriais e sexuais próprios da espécie, são outros problemas decorrentes da presença de cães sem supervisão humana (STAFFORD, 2007). Quanto ao impacto ambiental, os cães de rua são uma fonte de contaminação por meio da eliminação de excreções, além de que quando os animais vêm a óbito, as suas carcaças são frequentemente deixadas em locais impróprios. Além disso, podem ser predadores de animais pertencentes à fauna silvestre com perigo de extinção (GALETTA; SAZIMA, 2006).

(2)

Objetivo

A pesquisa buscou saber o grau de conhecimento de cada docente sobre o tema proposto, o intuito final era saber como cada docente tratava o tema em sala de aula e se eles utilizavam algum material didático ou mesmo se a escola onde eles trabalhavam fazia algum tipo de trabalho para a educação ambiental sobre a questão pesquisada.

Material e Método

Para avaliar o grau de conhecimento de cada docente foram realizados questionários, onde cada um colocava o grau de conhecimento sobre o tema bem estar animal e sociedade. Foram selecionados professores das escolas públicas do ensino fundamental, os questionários tinham perguntas abertas e fechadas, a fim de identificar quais eram as maiores dificuldades para abordar o tema em sala de aula, após coletado todo material foi criado um banco de dados para armazenar todo conteúdo e traduzir as informações. Logo abaixo citaremos algumas perguntas que continham no questionário e também estarão representadas em forma de porcentagem para maior entendimento.

CAAE: 36317314.2.0000.5378

Resultados e Discussões

Toda bibliografia pesquisada e discutida deixa claro que o nível de conscientização sobre a posse responsável de animais de estimação ainda está muito aquém do ideal nas áreas urbanas das cidades pesquisadas, o que leva a um alto índice de animais abandonados vagando pelas ruas. Percebe-se que isso não é um problema exclusivo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, encontrando-se também em países considerados desenvolvidos, tais como Austrália, EUA e Itália. A indissociável relação entre a atual questão do bem-estar animal, o potencial de transmissão de zoonoses, bem como o impacto ambiental

causado por esses animais de rua tornam tal problema uma preocupação constante para autoridades sanitárias, governos, ONGs, protetores, biólogos e médicos veterinários, porém as possíveis soluções apresentadas, juntamente com as questões éticas a elas vinculadas, ainda não conseguiram demonstrar uma forma eficaz de solução, uma “receita de bolo” que poderia ajudar a sanar o problema. Diante disso, faz-se mister que mais trabalhos sejam realizados e toda pesquisa que venha somar esforços na solução de tão insolúvel questão passa a ser considerada preciosa como mais uma tentativa de encontrar esse obscuro caminho.

Sobre o tema tivemos perguntas sobre o conhecimento dos docentes sobre o assunto. Como o gráfico abaixo nos informa (60% alegaram que sabia sobre o assunto), (40% nunca ouviram falar) e (10% não responderam).

Visão dos professores sobre o Bem-Estar Animal: 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%

Conhecimento dos professores

sobre o tema Bem-Estar Animal

Sim Não Não sabem Não responderam

(3)

O grau de importância que os professores atribuem ao assunto bem-estar animal também foi levado em conta. Através de uma questão no questionário os docentes pode responder qual o grau de importância sobre o tema. Como o gráfico abaixo nos indica 70% acredita que o grau de importância é Alto, 20% acreditam ser médio, 7% acreditam ser baixo e outros 3% não responderam.

Grau de importância sobre o tema Bem-Estar Animal:

A pesquisa também questionou os docentes se eles já haviam aplicado em sala de aula alguma vez o tema.

Na questão “Trabalharam os temas do bem-estar animal em sala de aula” 30% responderam que sim, levou o tema a seus alunos. 60% não levaram ou nunca comentaram em sala de aula. Outros 8% não sabem e 2% não responderam.

As correlações nos mostram diversas informações, e através delas pode ser possíveis diagnosticarmos os problemas da sociedade com o tema abordado, e trazermos um amplo aspecto de mudança, para cada vez mais diminuirmos um problema global. Através da pesquisa podemos focar nos pontos mais importantes para trabalharmos em cima de cada um

.

Conclusões

As respostas mostram que, apesar de alegares sabem do Bem-Estar Animal, quando indagados por meio de questões abertas, poucos professores sabem, ficando a grande maioria restrita ao senso-comum. Além do desconhecimento sobre o assunto, e possivelmente por conta dele, a maioria tem grande insegurança em trabalhar o tema em sala de aula, não obstante consideram o assunto importante. Há claramente, pelas respostas específicas do questionário, desconhecimento da dimensão do problema do abandono ao seu redor por parte dos docentes bem

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Grau de importância dos professores sobre o tema Bem-Estar Animal Sim Não Não sabem Não responderam 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%

Professores que trabalharam

com o tema Bem-Estar Aniaml

em sala de aula.

Sim Não Não sabem Não responderam

(4)

como a ignorância a respeito dos riscos que os animais abandonados representam ou dos benefícios de atitudes simples como a castração.

Enfim, há um grande campo e muita necessidade de projetos de conscientização voltados para esse nicho social dos educadores e formadores de opinião.

Referências

AGUILAR, Glenn D.; FARNWORTH, Mark J. Stray cats in Auckland, New Zealand: Discovering geographic information for exploratory spatial analysis in Applied Geography 34 (2012) 230 e 238.

ALEIXO, Grazielle A. de S.; MENEZES, Flávia F. de; CHALEGRE, Aline C. A.; ANDRADE, Lilian S. S. de; ANDRADE, Moacir B. Diffusion of the theme"pets welfare" with childrenfrom schools of Garanhuns/PE in Anais da Anclivepa número 35, 2014.

ALVES A.J.S.; GUILOUX A.G.A.; ZETUN C.B.; POLO G.; BRAGA G.B.; PANACHAO L.I.; SANTOS O.; DIAS R.A.; Abandonment of dogs in Latin America: review of literature, in Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia – CRMV-SP – Ano: Volume 11, número 2, 2013.

BENTUBO, Henri Donnarumma Levy; TOMAZ, Maurício Angelo; BONDAN, Eduardo Fernandes; LALLO, Maria Anete. Life expectation and causes of death in dogs in the metropolitan area of São Paulo (Brazil) in Ciência Rural volume 37, número 4, páginas 1021 – 1026, julho-agosto, 2007.

DOMINGUES, Lídice Rodrigues; CESAR, Juraci Almeida; FASSA, Anaclaudia Gastal; DOMINGUES, Marlos Rodrigues. Responsible pet animal guardianship in the urban area of the municipality of Pelotas in the state of Rio Grande do Sul, Brazil in Ciênc. saúde coletiva vol.20 no.1 Rio de Janeiro Jan. 2015.

FINKLER, Hilit; TERKEL, Joseph. The contribution of cat owners’ attitudes and behaviours to the free-roaming cat overpopulation in Tel Aviv, Israel in Preventive Veterinary Medicine 104 (2012) 125– 135.

GARCIA RCM, CALDERÓN N, FERREIRA F., Consolidação de diretrizes internacionais de manejo de populações caninas em áreas urbanas e proposta de indicadores para seu gerenciamento. – in Rev Panam Salud Publica. 2012;32(2):140–4.

GUNASEELAN, Sathiavaani; COLEMAN, Grahame J. e TOUKHSATI, Samia R., Attitudes toward responsible pet ownership Behaviors in Singaporean Cat Owners , in Anthrozoo – Volume 26, artigo 2, páginas de 199 a 211.

KIM, Nam-Yoon. The Influence of Message Framing and Issue Involvement on Promoting Abandoned Animals Adoption Behaviors in Social and Behavioral Sciences 82 ( 2013 ) 338 – 341 - MEYER, Iben; FORKMAN, Björn, Dog and owner characteristics affecting the dog-owner Relationship in Journal of Veterinary Behavior 9 (2014) 143e150.

PERACHO, V.; VILLALBÍ, J.R., LLEBARÍA, X.; ARMENGOU, J.M.; GUIX, J.; De la perrera municipal al centro de acogida de animales de compañía de Barcelona, in Agència de Salut Pública de Barcelona. Barcelona. España, 2003.

RICHARDS, James R. The 2004 American Association of Feline: Practitioners position statement on free-roaming abandoned and feral cats in Journal of Feline Medicine and Surgery (2004) 6, VII e IX - ROBERTSON, Sheilah A., A review of feral cat control, in Journal of Feline Medicine and Surgery (2008) 10, 366 e 375.

SALAMANCA, C. A.; POLO, L. J., VARGAS, J. Sobrepoblación canina y felina: tendencias y nuevas perspectivas in Rev. Med. Vet. Zoot. 2011. 58(1):45-53.

(5)

SEGATTO, Thaline; MISTIERI, Maria L. de A.; DUARTE, Claudia A.; LUBECK, Irina; PASCON, João Paulo da E. Conscientização de adolescentes sobre a guarda responsável de animais in Ciência em Extensão da Unesp Volume 9, número 2, 2013.

SILVA, Mayara N. G. da; MISTIERI, Maria L. de A.; JÚNIOR, Waylton dos Santos Franco; CENTENO, Luis Vitor P.; PASCON, João Paulo da E.; LUBECK, Irina; DUARTE, Claudia A.; PEREIR, Deyverson T. P.; PRADO, Leandra M. do; WEILER, Tatiane. Projeto “MELHOR AMIGO” na conscientização da guarda responsável de animais de estimação in Ciência em Extensão da Unesp Volume 9, número 3, 2013.

SLATER, Margaret R.; NARDO, Antonio Di; PEDICONI, Ombretta; VILLA, Paolo Dalla; CANDELORO, Luca; ALESSANDRINI, Barbara; PAPA, Stefania Del. Free-roaming dogs and cats in central Italy: Public perceptions of the problem in Preventive Veterinary Medicine 84 (2008) 27–47. SOTO, Francisco R. M.; RISSETO, Marcia R.; PINHEIRO, Sônia R.; SOU SA, Alexandre Junqueira de; PORTELA, Maria C.; LIMA, Bárbara F. M. Soto. Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas de Ensino Fundamental na Zona Rural do Município de Ibiúna, SP, BRASIL in Revista Ciência em Extensão da Unesp Volume 2, número 2, 2006.

VIARO, Osleny. Impacto Educativo do Projeto “PARA VIVER BEM COM OS BICHOS”, módulo cães e gatos, realizado em Unidades Educacionais do Município de São Paulo, no ano de 2008. Dissertação de Mestrado, 2008.

ZITO, Sarah; PATERSON, Mandy; VANKAN, Dianne; MORTON, John; BENNETT, Pauleen; PHILLIPS, Clive. Determinants of Cat Choice and Outcomes for Adult Cats and Kittens Adopted from an Australian Animal Shelter in Animals 2015, 5, 276-314.

Referências

Documentos relacionados

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No

Focalizando especificamente na formação do professor de música, é importante destacar que, no senso comum e mesmo em determinadas tentativas legais de se estabelecer como

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Como é possível visualizar na figura, alguns sinais apresentam um comportamento oscilatório evidente, portanto é imprescindível que esses sinais sejam identificados

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios