• Nenhum resultado encontrado

INVENTÁRIO DE SOFTWARE E HARDWARE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INVENTÁRIO DE SOFTWARE E HARDWARE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INVENTÁRIO DE SOFTWARE E HARDWARE

(2)

O Eyet é uma solução multiplataforma, direcionada para realização de inventário de software e hardware, proporcionando maior controle sobre o licenciamento de software do parque de máquinas das empresas, possibilitando às organizações redução de custos e os riscos de softwares ilegais em todo seu parque de tecnologia.

O Eyet permite que qualquer organização, de pequenas a grandes empresas, otimizem o controle de licenciamento de software, fornecendo visibilidade total do uso e direitos do licenciamento, possibilitando assim reduzir custos e minimizar os riscos de não conformidade para todos os fornecedores de software comercial.

A solução permite reconhecer com precisão quais softwares estão em uso na rede, conciliando estes dados de forma dinâmica com o licenciamento adquirido pela organização evitando surpresas desagradáveis para os gestores de TI e Financeiro.

Trabalhando de forma centralizada, o Eyet permite o gerenciamento de licenças de software em todas as plataformas, sejam elas:

desktops, datacenters, dispositivos móveis e nuvem.

O painel de controle e gerenciamento Eyet, permite personalizar o acesso a diferentes usuários autorizados da organização, permitindo uma auditoria mais eficiente.

a solução

Talvez você não saiba, mas sua empresa pode estar correndo um grande risco, tudo por que um funcionário insatisfeito ou um concorrente sem ética podem denuncia-la para várias organizações como a ABES ou Microsoft, por exemplo, e ter no seu encalço a fiscalização destes players, além de sofrer um grande débito por usar software ilegal em seu parque de rede.

No Brasil, mais de 60% das empresas correm este risco por não terem um sistema que controle e monitore desktops e servidores, permitindo um conhecimento real da situação do licenciamento e controle do que está instalado, além de planejar a compra de licenças para regularizar o que está em desacordo.

Lembramos que a Microsoft tem investido cada vez mais em auditoria e por isso, muitas empresas estão enfrentando ações de fiscalização do uso de software irregular. Fique atento! Conheça o Eyet.

o problema

A missão da Eyet é reduzir o custo excessivo pago pelas organizações pelos softwares adquiridos.

Afim de promover a transparência e a equidade para o licenciamento de software em toda a rede, o Eyet oferece soluções de Gerenciamento de Ativo de Software (SAM), no local e com base em nuvem, que protege cerca de US$ 320 bilhões gastos anuais em software corporativo, garantindo que as organizações obtenham todos os benefícios do licenciamento otimizado.

1

(3)

O Eyet pode atuar como um hub central de coleta de dados, fornecendo cobertura para as mais diversas plataformas, como Mac OS X, Linux e Unix, que fornece uma visão unificada de todos os ativos de software e hardware, direitos de licença e métricas de utilização de aplicativo.

Os dados de auditoria de software são automaticamente convertidos e comparados com regras de licenciamento de produtos de software comerciais. Independentemente da origem dos dados de inventário, dos direitos de licença ou dos dados organizacionais, um importante benefício da plataforma Eyet é a possibilidade de transformar esses dados brutos em inteligência clara, consistente e útil que pode ser usada por diversas partes interessadas para a tomada de decisões.

Essa inteligência possibilita às organizações acompanhar e programar os gastos com licença de software, monitorar o uso dos ativos implementados e identificar oportunidades para reduzir os custos com licenciamento e suporte.

O Eyet é uma solução integrada para gerenciamento de inventário, consolidação de dados, inteligência de software e gerenciamento de licença de modo que as organizações possam estar seguras de ter uma cobertura ampla para todas as suas necessidades de licenciamento. Não apenas toda a propriedade de TI é coberta, independentemente de quais dispositivos são usados, como também cada ativo pode ser gerenciado durante todo o seu ciclo de vida.

CRIANDO UMA VISÃO UNIFICADA

DE TODOS OS ATIVOS

(4)

PRINCIPAIS RECURSOS E BENEFÍCIOS PARA SEU NEGÓCIO

Visão unificada de redes

multiplataformas e multilocais

O Eyet fornece uma visão consolidada de todos os ativos na rede e permite à equipe utilizar apenas uma interface para gerenciar diversos fornecedores de software, tipos de

dispositivos e localizações. Os dados de auditoria podem ser importados de mais de uma fonte de inventário para cobrir uma gama completa de plataformas de computação

empresarial (Windows, OSX, Linux, Unix).

Detecção automática de ativos de software não utilizados

Todas as instalações de software não utilizadas são identificadas automaticamente, permitindo facilmente

desinstalar e reaproveitar licenças. Isso resulta em prevenção de custos e maior disponibilidade das licenças a outros

usuários.

Simplificar o gerenciamento para qualquer modelo de licenciamento

Do licenciamento de área de trabalho da Microsoft, até as avançadas métricas IBM PVU, Oracle e SAP, o Eyet oferece suporte para uma linha completa de modelos de

licenciamento. Isso possibilita otimizar os gastos com software, não importa qual seja o fornecedor e o modelo de licença.

Relatório de gerenciamento específico

O Eyet possibilita que todas as partes interessadas em SAM de diferentes partes da empresa acessem as informações que precisam para tomar as decisões certas usando relatórios, alertas e gráficos de visão geral personalizáveis. Por exemplo, ele fornece ao setor de compras as informações certas para otimizar contratos, possibilita que o setor financeiro preveja seus custos de licenciamento de software com mais precisão e permite que o departamento de TI calcule o impacto de

licenciamento relacionado a uma alteração na infraestrutura.

(5)

Utilize automaticamente todo o potencial dos direitos de licença

O Eyet aplica direitos de uso do produto, como uso secundário e direitos de upgrade e downgrade com o objetivo de

aproveitar por completo o direito de licença, prevenindo gastos adicionais em licenças desnecessárias.

Otimização de nuvem e virtualização

Acompanhar o uso de aplicativos em nuvem por usuários individuais o coloca no controle e possibilita que você reduza os custos de licenças de assinatura SaaS entregues.

Conhecimento total de todas as principais tecnologias de virtualização permite acompanhar, medir e otimizar qualquer software, não importa como ele é entregue nem onde ele reside.

Gerenciamento de contratos eficiente

Cópias de contratos podem ser carregadas e armazenadas no Eyet junto com termos de acordo e informações sobre as compras de licença. Ao criar um repositório central para todas licenças e contratos junto com informações sobre o uso do software, você estará no controle ao negociar com

fornecedores ou se preparar para uma auditoria de um fornecedor de software.

Automação integrada

Da importação automática de dados de auditoria de diversas ferramentas de inventário até o processamento dinâmico de Effective License Positions [Posições Efetivas de

Licenciamento] (ELP) da organização, o Eyet fornece um alto nível de automação, significando que a organização pode gastar menos com pessoal e serviços profissionais. Um repositório integrado de SKU com inteligência de licença avançada simplificada dos dados na importação e registro de licenças novas e atuais. Isso elimina o esforço manual

demorado e os erros identificando o que foi comprado e quais direitos de uso de produto aplicar.

PRINCIPAIS RECURSOS E BENEFÍCIOS

PARA SEU NEGÓCIO

(6)

A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software tem como objetivo estabelecer um mercado de software e serviços mais aberto, competitivo internacionalmente oferecendo produtos e serviços de maior valor agregado e custos menores. Trabalha junto ao governo, aos órgãos de fiscalização, entidades ligadas ao segmento, da imprensa e da sociedade em geral, reivindicando os interesses do setor e do mercado e lutando contra a pirataria de softwares, prática bastante comum no Brasil.

ANEXO 1

ABES - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE SOFTWARE

Fonte:

http://www.abessoftware.com.br/manual/#book5/C1-5

PIRATARIA É CRIME

A Lei 9.609/98 estabelece que a violação de direitos autorais de programas de computador é crime, punível com pena de detenção de 6 meses a 4 anos e multa, além de ser passível de ação cível

indenizatória.

A Pirataria

Usar softwares piratas ou em não conformidade (quando você utiliza uma versão original, mas não paga corretamente por ela) parece vantajoso, fácil e sem riscos. Porém, a pirataria de softwares pode resultar em processos cíveis e criminais, gerando multas que podem chegar a 3000 vezes o valor do software, indenizações e até a prisão dos responsáveis.

Ao adquirir software, o usuário não se torna proprietário da obra, está apenas recebendo uma licença de uso, que é uma permissão para o uso, de forma não exclusiva. A pirataria de software é a prática de reproduzir ilegalmente um programa de computador, sem a autorização expressa do titular da obra e, consequentemente, sem a devida licença de uso.

Pirataria corporativa: é a execução de cópias não autorizadas de software, em computadores dentro de organizações. Ela acontece quando se reproduzem softwares no trabalho, sem a aquisição das respectivas Licenças de Uso. Também se caracteriza pirataria a compra de um número de licenças e sua utilização em quantidade maior do que a comprada.

Pirataria individual: trata-se do compartilhamento de programas com parentes e amigos. É um problema latente, visto que é bastante recorrente.

Referências

Documentos relacionados

• Gerar nos alunos de Análise e desenvolvimento de software a capacidade de analisa, documentar e especificar sistemas computacionais de informação.. Estes devem fazer uso

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que