• Nenhum resultado encontrado

Associação Amanhecer para a Protecção de Terra e Recursos Naturais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Associação Amanhecer para a Protecção de Terra e Recursos Naturais"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Associação Amanhecer para a Protecção de Terra e Recursos Naturais

Relatório de recolha de informação das empresas Vale Moçambique, Minas de Moatize, Jindal Africa e Minas Benga-ICVL

Submetido: A Centro de Integridade Pública (CIP)

Local e data da Submissão: Moatize, aos 2 de Julho de 2020

Bairro 25 de Setembro, Unidade nº2,Rua Praça de OMM, Cidade de Moatize, Provincia de Tete, Email: kubecera@gmail.com;Contacto:844918685/25242061;

(2)

Sumário Executivo

A Associação amanhecer para Protecção de Terra e Recursos Naturais, designado por KUBECERA-PTRN, uma associação da sociedade civil Moçambicana, sem fins lucrativos, cujo Objectivo é Defesa, Preservação, Conservação da Terra, Recursos Naturais e Direitos das Comunidades, com seguintes áreas de intervenções: Ambiente, Industria Extractiva, Recursos florestais e faunísticos, Mudanças climáticas, Direitos Humanos, Recursos Hídricos e Promoção de Boa Governação. Kubecera-PTRN foi fundada em 2008 e reconhecido pelo Governo do distrito de Moatize no dia 12 de Abril de 2010, reconhecido pelo Sua Excia Senhor Governador da Província de Tete no dia 08/12/17, com o despacho nº10/GGT/2017, publicada sob Boletim da República em 07 de Fevereiro de 2018, III Serie número 27.

Em parceria com o Centro de Integridade Pública (CIP) a Kubecera realizou pesquisa nas empresas mineradoras que opera no distrito de Moatize, nomeadamente: A Vale Moçambique, Minas de Moatize,Minas Benga operada pela companhia indiana ICVL e a empresa Jindal África no distrito de Marara.

A pesquisa tinha como objectivo principal a recolha de informação atinente a governação corporativa, sociais, ambientais e fiscais. A informação recolhida nestas empresas irá contribuir para que a informação do sector extractivo em Moçambique seja disponibilizada à sociedade, tendo em conta a componente qualitativa, a simplicidade, relevância e o timing da mesma.

Neste relatório serão analisados 29 indicadores, deste número 10 estão relacionadas com a governação corporativa, 6 da componente social, 2 ambiental e 11 fiscal.

De um modo geral, há grande desafio por parte das empresas mineradoras pesquisadas principalmente na disponibilização da informação para a sociedade, apesar da aprovação da lei nº34/2014 de 31 de Dezembro. As empresas não têm cultura em disponibilizar a informação para o consumo do público.

(3)

1. Breve Caracterização do Distrito

O distrito de Moatize, que dista 20Km do Município de Tete, situa-se a NE da cidade capital provincial, entre os paralelos 15˚ 37’ e 16˚ 38’ de latitude Sul e entre os meridianos

33˚ 22’ e 34˚ 28’ de longitude Este. É limitado a Norte pelos distritos de Chiúta e Tsangano; a Este pela República do Malawi; a Sul pelos distritos de Tambara, Guro, Changara e Município de Tete, através do rio Zambeze e Mutarara através do rio Mecombedzi; e a Oeste pelos distritos de Chiúta e Changara.

A superfície do distrito1 é de 8.462 km2 e a sua população está estimada em 292 mil habitantes à data de 1/7/2012. Com uma densidade populacional aproximada de 34,5 hab/km2, prevê-se que o distrito em 2020 venha a atingir os 450 mil habitantes.

A estrutura etária do distrito reflecte uma relação de dependência económica de 1:0.9, isto é, por cada 10 crianças ou anciões existem 9 pessoas em idade activa. Com uma população jovem (49%, abaixo dos 15 anos), tem um índice de masculinidade de 95% (por cada 100 pessoas do sexo feminino existem 95 do masculino) e uma taxa de urbanização do distrito é de 18%, concentrada na Vila de Moatize e zonas periféricas de matriz semi-urbana.

2. Recursos Minerais

Moatize é caracterizado por importantes jazigos de carvão (do tipo hulha), e inúmeras jazidas de titanomagnetites vanadíferas (ferro, titânio e vanádio). Os jazigos de carvão fazem parte de uma extensa área que se estende de Chingodzi ao rio Mecombedzi, situada a Sul da região montanhosa do distrito, localizando-se os jazigos mais importantes na chamada Bacia Carbonífera de Moatize-Minjova.

O jazigo de Moatize foi objecto de exploração mineira desde princípios do século passado, começando a exploração do carvão em pequena escala e a céu aberto. Os trabalhos subterrâneos principiaram em 1940, com uma produção anual de 10.000 toneladas. Em meados de 1950, a produção anual atingiu 25.000t e em 1975 o pico máximo de 575.000 toneladas. Em 1977, a Carbomoc E.E., continuou a exploração do jazigo. Actualmente, a exploração deste carvão está a cargo da Companhia do Vale Moçambique, Minas de Moatize, Minas Benga, Minas Rovubue(Prospecção), ICVL-Zambeze( Prospecção).

(4)

3. Apresentação do Projecto e pesquisadores

No mês de abril, apresentou-se o projecto e os pesquisadores nos distritos de Moatize e Marara. No distrito de Moatize, o projecto foi apresentado a Sua Excelência Senhora Administradora do Distrito, onde enalteceu a iniciativa do Centro de Integridade Pública e Kubecera-PTRN, pois o projecto iria contribuir no processo de transparência nas empresas mineradoras que opera ao nivel do distrito de Moatize, visto que a maioria das empresas trabalham sem planos e politicas concretasprincipalmente na componente de responsabilidade social, é caso da Minas de Moatize que esta a operar sem um plano de responsabilidade social e que ainda não apresentou um projecto para o reassentamento das comunidades circunvinhas ao redor da Minas. Por sua vez o Director-Geral da Kubecera-PTRN agradeceu pela abertura do governo e pediu a colaboração no projecto.

No distrito de Marara, o projectou foi apresentado ao Secretário permanente, por sua vez pediu que no final das actividades, o relatório de pesquisa deve ser partilhado no governo distrital e mostrou a disponibilidade em poder apoiar o peqsuisador, caso a empresa Jindal Africa mostrar dificuldade na entrega dos documentos.

(5)

4. Vale Moçambique

A Vale é uma das maiores empresas brasileiras de dimensão transnacional e a maior empresa mineira do mundo. Pelo menos 27 empresas coligadas, controladas ou joint-ventures distribuídas em mais de 30 países, nos quais desenvolve actividades de prospecção e pesquisa mineral, mineração, operações industriais e logística (minerais de ferro, níquel, cobalto, cobre, alumínio, cobre, metais preciosos e carvão. A Vale é considerada proprietária de quase todo o mineral de ferro brasileiro.14ª companhia do mundo em valor de mercado, explorando os bens naturais, as águas do solo, a força de trabalho dos povos em todo o mundo.

4.1.Matriz de Informação da Vale Moçambique

Componente Informação Necessária Disponibilidade da informação Evidencias/ Documentaç ão Sim Não Governação corporativa

Existência de website institucional, vitrina ou arquivos onde os cidadãos possam ter acesso a informação

X

Registo Fotogràfico

Localização do registo da empresa X

Publicação de Contratos X Documento

Publicação do Plano de Desenvolvimento Informação sobre Parceiros nacionais e internacionais da empresa (aquisição de matéria prima)

X

Informação sobre as fontes de financiamento da empresa

X Documento

Informação sobre a participação das empresas nacionais

X

Publicação de programas

Anticorrupção/integridade

(6)

Publicação da estrutura accionista da empresa

X Documento

Existência de Mecanismos de queixas e denúncias

X Documento/

Registo Fotográfico

Sociais

Publicação de relatórios de investimento de responsabilidade social (exemplo)

X Registo

Fotográfico/ Documento Informação sobre o envolvimento dos

Beneficiários dos investimentos em Responsabilidade social na definição dos Projectos (exemplos)

X Registo

Fotográfico

Realização de reuniões de engajamento regulares com stakeholders para partilha de Informação (exemplos)

X Registo

Fotográfico

Informação sobre o nível de empregabilidade, nos termos contratuais

X

Difusão da informação sobre as oportunidades de emprego

X Documento/

Registo Fotográfico Publicação de acordos de desenvolvimento e

as respectivas actualizações

X

Ambientais

Publicação de relatórios de gestão ambiental X Documento/ Registo Fotográfico Publicação de informação sobre os

programas de encerramento das minas e de

(7)

descomissionamento das actividades

Fiscais

Publicação de informação sobre as quantidades produzidas

X Documento

publicação de informação sobre os preços de venda

X Documento

Publicação de informação sobre as receitas Arrecadadas

X Documento

Publicação de impostos pagos (por categoria) Por projecto

X Documento

Publicação de informação sobre a produtividade (EBIDTA)

X Documento

Publicação de Custos e Despesas Operacionais (detalhado por categoria) -operacionais e não Recuperáveis;

X Documento

Publicação do Break Even Point (BEP) - Preço, Produção, Vendas e custos (fixos e variáveis)

X Documento

Publicação de Vendas descriminadas (volume, Destino);

X Documento

Publicação da Dívida Bruta e Líquida; X Documento

Publicação de Dividendos X Documento

(8)

5. Minas Moatize

As Minas de Moatize estão localizadas na Cidade de Moatize, distrito de Moatize, Província de Tete. A mina pertencia a Beacon Hill Resources (BHR), através de sua subsidiária BHR Mining. O grupo BHR é cotado na Bolsa de Valores de Londres, por 35 milhoões de dólares.

A Beacon Hill Ela adquiriu a mina dos ex-proprietários Borneo Mining / AMCI por US $ 35 milhões e converteu as operações subterrâneas em uma operação a céu aberto. A licença de mineração de Minas Moatize é válida até julho de 2030.

A mina possui reservas comprovadas de 25,45 milhões de toneladas (Mt) e reservas prováveis de 17,2Mt. As reservas mineráveis estimadas são de 42,65Mt e as reservas negociáveis são de 23,45Mt.A mina produz carvão metalúrgico duro com 68-71 graus de resistência ao coque após reação (CSR) para a indústria siderúrgica. Espera-se que o preço seja de US $ 206,09 / t, conforme a base on-board gratuita (FOB) na Austrália. A área de mineração de Minas Moatize fica na costura Chipanga, no centro da bacia de carvão metalúrgico de Moatize. Historicamente, as operações de mineração são realizadas com um sistema de mineração por pilar usando um guincho de raspador. A mineração agora está limitada a operações de pequena escala a céu aberto.

A Arcem Resources, com sede nas Ilhas Maurícias, comprou a Minas de Moatize, uma empresa que detém uma concessão de carvão em Moatize, distrito mineiro da província de Tete, centro de Moçambique, noticiou a página electrónica de informação Zitamar News.

A Minas de Moatize foi vendida pela empresa Vitol, que se havia apossado do empreendimento em 2014, quando a anterior proprietária, a empresa britânica Beacon Hill Resources, falhou o pagamento de uma dívida de 10 milhões de dólares.

A Arcem Resources é detida pelo empresário sul-africano Paul Main. A Arcem Resources detém 98% da Arcadia Mineração, uma concessionária com duas licenças minerais em Chitima, Tete, numa zona próxima da concessão mineira da empresa Jindal África, do grupo indiano Jindal Steel & Power, e de uma outra da Eurasian Resources Group, do Casaquistão.

O novo accionista esta no processo de organização da empresa, pois a empresa esteve muito tempo parado devido o não cumprimentos de questões ambientais,

(9)

reassentamento da população circunvinha. Este ano de 2020 que iniciaram com as suas operações. Em termo de documentação e politicas, a Minas de Moatize não tem. Ademais a Gestora da empresa, agradeceu bastante este inquerito, pois segundo ela vai ser muito útil para poder elaborar politicas e directrizes para o funcionamento da empresa e melhorar a relação com a comunidade de chithatha.

5.1.Matrix de recolha de Informação Minas de Moatize, Lda

X Informação Necessária Disponibilidade

da informação Evidencias/ Documentaç ão Sim Não Governação corporativa

Existência de website institucional, vitrina ou arquivos onde os cidadãos possam ter acesso a informação

X Registo

Fotográfico

Localização do registo da empresa X

Publicação de Contratos X Documento

Publicação do Plano de Desenvolvimento X Informação sobre Parceiros nacionais e

internacionais da empresa (aquisição de matéria prima)

X

Informação sobre as fontes de financiamento da empresa

X

Informação sobre a participação das empresas nacionais

X

Publicação de programas

Anticorrupção/integridade

X

Publicação da estrutura accionista da empresa

(10)

Existência de Mecanismos de queixas e denúncias

X Registo

Fotográfico

Sociais

Publicação de relatórios de investimento de responsabilidade social (exemplo)

X

Informação sobre o envolvimento dos Beneficiários dos investimentos em Responsabilidade social na definição dos Projectos (exemplos)

X

Realização de reuniões de engajamento regulares com stakeholders para partilha de Informação (exemplos)

x

Informação sobre o nível de empregabilidade,

nos termos contratuais

X

Difusão da informação sobre as oportunidades de emprego

X

Publicação de acordos de desenvolvimento e as respectivas actualizações

X

Ambientais

Publicação de relatórios de gestão ambiental X Registo Fotográfico

Publicação de informação sobre os programas de encerramento das minas e de descomissionamento das actividades

(11)

Fiscais

Publicação de informação sobre as quantidades produzidas

X Documento

Publicação de informação sobre os preços de venda

X Documento

Publicação de informação sobre as receitas Arrecadadas

X Documento

Publicação de impostos pagos (por categoria) Por projecto

X Documento

Publicação de informação sobre a produtividade (EBIDTA)

X Documento

Publicação de Custos e Despesas Operacionais (detalhado por categoria) -operacionais e não Recuperáveis;

X Documento

Publicação do Break Even Point (BEP) - Preço, Produção, Vendas e custos (fixos e variáveis)

X Documento

Publicação de Vendas descriminadas (volume, Destino);

X Documento

Publicação da Dívida Bruta e Líquida; X

Publicação de Dividendos X

(12)

6. Internacional Coal Ventures Limited – ICVL

ICVL é uma empresa indiana, mais conhecida pelas Mina de Benga, localiza-se no distrito de Moatize, concretamente no povoado de Benga, a ICCL vai reassentar cerca de 270 famílias que vivem em Chipanga para a na zona de Mboza a 10km da cidade de Moatize, estão sendo construídas igual número de casas. Mina de carvão de Benga possui reservas cerca de 1.9 bilhão de toneladas de carvão metalúrgico e é uma das maiores reservas de carvão mineral do mundo. A mina encontra-se em operação e produz carvão de coque duro e carvão térmico. Referir que uma parte destas famílias já foram reassentadas na zona de Mualadzi no ano de 2013, foram abarcadas cerca de 470 famílias retiradas em Capanga para dar lugar as operações de mina de Benga.

O projecto de mina de Benga é um empreendimento conjunto entre a Internacional Coal Ventures (private) Limited (ICVL) 65% e a Tata Steel Limited 35%, no âmbito da concessão mineira 3365C emitida a 05 de Maio de 2009 e do contrato mineiro celebrado com o governo da Republica de Moçambique, conforme aprovado pelo Decreto 17/2009 de 13 de Maio. A concessão mineira é valida no prazo de 25 anos renováveis e localiza-se aproximadamente 14 km a leste da cidade de Tete, estendendo-localiza-se por uma área de 5.563.87ha.

Matrix de recolha de Informação-ICVL

X Informação Necessária Disponibilida

de da informação Evidencias/ Documentaçã o Sim Não Governação Corporativa

Existência de website institucional, vitrina ou arquivos onde os cidadãos possam ter acesso a informação

X

Localização do registo da empresa x Registo fotográfico

(13)

fotográfico Publicação do Plano de Desenvolvimento x Registo

fotográfico Informação sobre Parceiros nacionais e

internacionais da empresa (aquisição de matéria prima)

x

Informação sobre as fontes de financiamento da empresa

x Registo

fotográfico Informação sobre a participação das

empresas nacionais

x

Publicação de programas

Anticorrupção/integridade

x

Publicação da estrutura accionista da empresa

x

Existência de Mecanismos de queixas e Denúncias

x

Sociais

Publicação de relatórios de investimento de responsabilidade social (exemplo)

x Registo

fotográfico Informação sobre o envolvimento dos

Beneficiários dos investimentos em Responsabilidade social na definição dos Projectos (exemplos)

x Registo

fotográfico

Realização de reuniões de engajamento regulares com stakeholders para partilha de Informação (exemplos)

x

Informação sobre o nível de empregabilidade, nos termos contratuais

(14)

Difusão da informação sobre as oportunidades de emprego

x

Publicação de acordos de desenvolvimento e as respectivas actualizações

x

Ambientais

Publicação de relatórios de gestão ambiental x Registo fotográfico Publicação de informação sobre os

programas de encerramento das minas e de descomissionamento das actividades

x

Fiscais

Publicação de informação sobre as quantidades produzidas

x Registo

fotográfico Publicação de informação sobre os preços de

venda

x Registo

fotográfico Publicação de informação sobre as receitas

Arrecadadas

x Registo

fotográfico Publicação de impostos pagos (por

categoria) Por projecto

x Registo

fotográfico Publicação de informação sobre a

produtividade (EBIDTA)

x Registo

fotográfico Publicação de Custos e Despesas

Operacionais (detalhado por categoria) -operacionais e não Recuperáveis;

x Registo

fotográfico

Publicação do Break Even Point (BEP) - Preço, Produção, Vendas e custos (fixos e variáveis)

x Registo

fotográfico

Publicação de Vendas descriminadas (volume, Destino);

x Registo

fotográfico Publicação da Dívida Bruta e Líquida; x

(15)

Publicação de Dividendos x Informação sobre o preço de transferências x

7. Jindal Africa-Marara

Distrito de Marara localiza-se na Província de Tete, com a sua Sede na Vila de Katchembe, foi criado com a elevação do distrito de Marara de acordo coma Lei nº26/2013, de 18 de Dezembro, antes era parte do distrito de Changara. O distrito de Marara de acordo com o censo de 2017, tem una população de 75.824 habitantes, ainda fonte extraído do INE 55% da população é do sexo masculino e 45% do sexo feminino e tem uma superfície de 2.713.24km2, o distrito está dividido nos postos administrativos de Marara sede e Mufa – Boroma.

Quanto ao clima predominante no distrito é do tipo “ tropical de koppen”com duas estacoes distintas, a estacão chuvosa e (muito curta) e seca (muito longa).

Marara passou a pouco tempo a ostentar a categoria de distrito, as condições de trabalho e acomodação dos novos órgãos do governo, ainda estão empenhados na sua construção e reestruturação. A população de Marara fala basicamente a língua nhúngue e é potencial elevado na criação de gado bovino, caprino e suíno.

Os principais recursos minerais predominantes no distrito são o carvão mineral, águas térmicas e ouro e que por sua vez encontram-se a ser explorados pela população e empresas estrangeiras.

O Carvão mineral está localizadona localidade de Mufa- Caconde, as águas térmicas estão localizadas na localidade de Boroma que proporciona todas condições para ser um lugar de atrativo turístico, mas não está sendo bem explorado devidamente.

O ouro aluvionar existente nos povoados de Chacocoma e entre outros pontos do distrito que ainda necessita de um estudo aprofundado da existência dos mesmos.

Carvão mineral está sendo explorado pela empresa Jindal Africa que é uma companhia mineira com capitais indianos, localizada na Província de Tete, Distrito de Marara, a mineradora Jindal está envolvido na exploração de carvão mineral na zona de Cassoca,

(16)

área abrangida pelo projecto de extração de carvão mineral e foram reassentadas cerca de 276 famílias reassentadas na zona de Nhamatua.

A pesquisa realizada na empresa Jindal Africa, culminou com a obtenção dos resultados abaixo:

6.1.Matrix de recolha de Informação Jindal Africa

Componente Informação Necessária Disponibilidade da informação Evidencias/ Documentaçã o Sim Não Governação corporativa

Existência de website institucional, vitrina ou arquivos onde os cidadãos possam ter acesso a informação

X registo

fotográfico

Localização do registo da empresa x

Publicação de Contratos x Documento

Publicação do Plano de Desenvolvimento Informação sobre Parceiros nacionais e

internacionais da empresa (aquisição de matéria prima)

x

Informação sobre as fontes de financiamento da empresa

x Documento

Informação sobre a participação das empresas nacionais

x

Publicação de programas Anticorrupção/integridade

x

Publicação da estrutura accionista da empresa

x

Existência de Mecanismos de queixas e denúncias

x

Publicação de relatórios de investimento de responsabilidade social (exemplo)

(17)

Sociais

Informação sobre o envolvimento dos Beneficiários dos investimentos em Responsabilidade social na definição dos Projectos (exemplos)

x

Realização de reuniões de engajamento regulares com stakeholders para partilha de Informação (exemplos)

x Documento

Informação sobre o nível de empregabilidade,

nos termos contratuais

x

Difusão da informação sobre as oportunidades de emprego

x

Publicação de acordos de desenvolvimento e as respectivas actualizações

Ambientais

Publicação de relatórios de gestão ambiental x Documento Publicação de informação sobre os

programas de encerramento das minas e de descomissionamento das actividades

x

Fiscais

Publicação de informação sobre as quantidades produzidas

x Documento

publicação de informação sobre os preços de venda

x Documento

Publicação de informação sobre as receitas Arrecadadas

Publicação de impostos pagos (por categoria)

Por projecto

x

Publicação de informação sobre a produtividade

(EBIDTA)

x

publicação de Custos e Despesas Operacionais

(18)

(detalhado por categoria) -operacionais e não

Recuperáveis;

publicação do Break Even Point (BEP) - Preço,

Produção, Vendas e custos (fixos e variáveis)

x

Publicação de Vendas descriminadas (volume,

Destino);

x

Publicação da Dívida Bruta e Líquida; x

Publicação de Dividendos x

Informação sobre o preço de transferências x

8. Metodologia

A metodologia usada para a realização desta avaliação foi inteiramente qualitativa, tendo sido feita com base no métodos de recolha de dados po meio de uma matriz de inquérito está desenhado num formato de auto-avaliação o que permite uma visão mais aproximada da realidade da organização inquerido. As respostas dadas são acompanhados de evidências, o que permite uma ampla visão de onde a organização se situa nas diferentes indicadores de transparência na industria extractiva. No total, foram inqueridas 4(quatros) empresas, nomeadamente: Vale Moçambique, Minas de Moatize, Mingas Benga-ICVL e Jindal Africa.

9. Constrangimentos

Dificuldade de acesso a informação que está na posse das empresas mineradoras, como condição indispensável na participação democrática, tendo em contas que é um bem público, por isso o cidadão não carece de apresentar qualquer justificação para ter acesso a ela;

Faltas de transparência e abertura por parte das empresas de extração de carvão mineral em Tete na disponibilização dos documentos, embora que as mesmas exercem actividades de interesse público;

(19)

O acesso e a disseminação de informação de interesse público não estão disponíveis as comunidades locais e afectadas pela indústria extractiva;

Após a entrega da carta de pedido para recolha de informações as empresas mineradoras não puderam disponibilizar as informações dentro dos prazos estalecidos por lei. No entanto foi necessário redigir uma carta de reclamação a todas empresas evocando a lei de direito a informação;

Não há observância e garantias do exercício do direito a informação e dentro dos prazos prescritos pela lei. alegando que se trata de informação singilosa e que não poderiam diponibilizar;

10. Recomendações

O governo deve reforçar as medidas de fiscalização as empresas de exploração de carvão mineral que opera, em Tete;

A organização do sistema de saúde local deve implantar um sistema de vigilância voltada para o controlo de saúde a população exposta à poeira advinda da mineração;

As empresas mineradoras que operam na Província de Tete, devem trabalhar em observância da legislação Moçambicana;

Deve haver ampla divulgação da Lei de direito a informação Moçambicana.

Moatize, aos 02 de Julho de 2020

O Director Geral

____________________________________________ Alberto Estevene Ntazaculima

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo