• Nenhum resultado encontrado

ACESSO à medicina diagnóstica avançada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACESSO à medicina diagnóstica avançada"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

à m e d i c i n a d i a g n ó s t i c a a v a n ç a d a

edição 5 | ano 3 | junho de 2021

ACESSO

Novo teste verifica nível de imunidade frente ao coronavírus

Em apenas 24 horas o diagnóstico pode conferir a eficácia da vacina no organismo. Págs. 13 a 15

Boletim médico da Transduson

Novos exames de câncer de

próstata oferecem mais precisão

Págs. 10 a 12

(2)

Médico na direção

Empresas também dependem de boa saúde.

Uma instituição médica administrada por médicos. Esta é a proposta da Transduson. Para muitos, isso pode soar loucura, pois entendem que, por ser um sonhador e adorar fazer o bem, o médico não poderia assumir um cargo que, entre outras várias funções, demanda sucessivas decisões com base em números.

Mas isso não é verdade. Se o médico não conhecesse muito bem os números, ele não poderia, por exemplo, correlacionar frequência cardíaca e função pulmonar, bem como estimar a função renal de alguém e até mesmo interpretar os dados de uma pandemia ou surto passageiro. Também seria incapaz de considerar aspectos básicos como índice de massa corporal, dosagem de remédios, risco aumentado de doenças, altura da criança, idade do paciente e por aí afora. Por isso, no exercício da direção da Transduson não encontramos dificuldades em tomar diariamente várias decisões sensíveis com base em dados da empresa e do mercado, tal como qualquer colega faria.

Aliás, já nos primeiros anos à frente da Transduson constatamos que as empresas também dependem de boa saúde. Assim que verificamos isso, o nosso ofício de administrar ficou bem mais fácil. Bastou aplicar na instituição tudo o que aprendemos ao realizar o nosso sonho de nos transformar em médicos de verdade: ficar atento aos detalhes, não desperdiçar nenhuma informação, agir com rapidez, pesquisar com constância, empregar os melhores recursos, desenvolver um aprendizado contínuo, estar sempre à disposição, ter consciência de que qualquer erro pode ser fatal e, além disso, ser atencioso, paciente e generoso com as pessoas.

Foi assim que levamos a Transduson à posição que ela desfruta hoje. Em 1990 ela era apenas uma semente plantada por dois médicos que há vários anos nutriam a vontade de oferecer uma medicina diagnóstica avançada e acessível para um grande número de pessoas na região Oeste da Grande São Paulo. Com o tempo, essa aspiração se tornou realidade por conta de uma sólida aliança com uma equipe valiosa e, fundamentalmente, graças à parceria de nossos colegas que reconhecem a importância da visão do médico nas principais decisões de uma instituição de saúde.

Página 02 | setembro de 2020 | ACESSO

Editorial

Dr. Miguel José Francisco Neto e Dra. Luciana Dias Rodrigues.

Na ocasião em que ela recebeu o título de

Personalidade do Ano, concedido no final de

2019 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

(3)

Transduson inicia exames

de Radiologia Odontológica

Imagens são obtidas por Radiografia Digital e Tomografia 3D Cone Beam ( I-CAT Vision), todos

equipamentos de última geração Kavo.

A medicina diagnóstica avançada da Transduson agora oferece exames de Radiologia Odontológica, que fornecem ao dentista uma ampla visão sobre a saúde bucal e facial de seus pacientes e contribuem para que os tratamentos sejam precisos e conservadores. Com base nesses exames, o trata-mento odontológico pode investigar, por exemplo, possíveis casos de cá-ries cobertas por obturações, doenças ósseas, fraturas, patologias no rosto, distúrbios na gengiva, lesões ocultas, condições das adenoides, presença de tumores e vários outros problemas. Muitas vezes as anomalias são detec-tadas de forma precoce, evitando da-nos maiores.

Além disso, as imagens podem servir de apoio para a orientação de vários procedimentos nas diferentes espe-cialidades da odontologia tais como implante de dentes, adaptação de

pe-ACESSO | junho de 2021 | Página 03

Radiologia Odontológica

ças protéticas, acompanhamento da evolução dos dentes e maxilares nas crianças e adolescentes, entre outras diversas ações.

A Radiologia Odontológica da Trans-duson inclui a obtenção, interpretação e emissão de laudo das imagens, que podem ser obtidas por meio da Radio-grafia Digital, TomoRadio-grafia Computado-rizada e Ressonância Magnética. Além disso, a instituição concede amplo apoio ao dentista, para maior compre-ensão do diagnóstico do paciente.

Tipos de radiologia odontológica

A Radiografia Odontológica da Trans-duson se divide em Intrabucal e Extra-bucal, ou seja, pode obter as mais va-riadas imagens tanto por dentro como por fora da boca.

Nos Exames Intrabucais, é possível investigar o maxilar, mandíbula, osso

da maxila, Articulação Temporo Man-dibular (ATM), osso zigomático (maçã do rosto), dentes posteriores e toda a cavidade bucal em que se pode verifi-car perda óssea, lesões apicais e pro-cessos cariosos mais ocultos, entre outros detalhes.

As Radiografias Extrabucais compreen-dem imagens panorâmicas de ambas as arcadas com todos os dentes, além de estruturas anatômicas adjacentes como seios maxilares e articulações entre a mandíbula e o crânio (ATM). Podem ainda mostrar o crescimento lateral do crânio e a simetria do lado direito com o lado esquerdo, além de exibir o padrão dento-esquelético facial do paciente.

Apesar da mandíbula ser uma estrutu-ra curva, a tecnologia digital da Testrutu-rans- Trans-duson pode gerar imagens panorâ-micas bidimensionais, que facilitam a compreensão de dentistas e pacientes.

A Radiologia Odontológica da Transduson concede amplo apoio para maior compreensão do diagnóstico do paciente.

(4)

Página 04 | junho de 2021 | ACESSO

Quando o tumor está na fase inicial, índice de cura é de 95%

A Transduson possui uma ampla

equipe de profissionais especializa-dos que utilizam sofisticada tecno-logia para diagnosticar o mais cedo possível o câncer de mama, cujas chances de cura chegam a 95% quando o tumor está na fase inicial. Assim, é fundamental que a mulher conheça os cuidados que deve tomar a fim de que uma possível ocorrência da doença seja detectada de modo precoce.

Os tumores malignos de mama são responsáveis por um em cada quatro novos casos de câncer em mulheres

no Brasil. Também pode acometer homens, mas são eventos raros, que representam apenas 1% dos episódios de câncer em pacientes masculinos. Entre as mulheres, os sintomas po-dem variar e alguns casos simples-mente não dão qualquer sinal. Por isso, os especialistas dizem que a me-lhor forma de prevenção é por meio de um conjunto de ações que reúnem autoexame, idas regulares ao médico e exames de rotina.

Durante o autoexame, é importante que a mulher conheça bem suas ma-mas e, com isso, saiba detectar

pos-síveis alterações a fim de relatar ao médico. Para quem menstrua, em es-pecial, a melhor época para a avaliação seria a de alguns dias após a menstru-ação, quando as mamas estão menos inchadas. (veja o boxe).

Os exames para a detecção do câncer de mama geralmente são pedidos pelo médico da paciente nas consultas re-gulares, sobretudo quando são detec-tadas alterações no exame físico. Es-sas solicitações normalmente focam a mamografia e, em determinados episódios, ultrassom e ressonância magnética. Nesse estágio de investiga-ção, quando as imagens revelam a pre-sença de nódulos suspeitos, o médico pode requerer uma biópsia, ou seja, a

Exames de mama

Medicina diagnóstica avançada

na detecção do câncer de mama

www.transduson.com.br Depois de retirado pela punção aspirativa, o material suspeito é enviado para a análise no microscópio

(5)

Autoexame

Sinais e sintomas que pode observados pelos olhos ou na apalpação:

. Dor na mama ou mamilo; . Sensação de massa ou caroço; . Sensação de nódulo na axila. . Irritação persistente; . Inchaço persistente; . Vermelhidão na pele; . Inversão do mamilo;

. Espessamento ou retração da pele ou mamilo; . Secreção sanguinolenta ou serosa pelo mamilo; . Inchaço do braço.

retirada de uma amostra do material em questão para a análise do patolo-gista ao microscópio.

Punção aspirativa

A biópsia de mama muitas vezes cau-sa preocupação nas pacientes, pois é pouco conhecida. Contudo, ainda que seja urgente quando receitada, na grande maioria das vezes apresenta resultado benigno. Nesse tipo de exa-me, uma das técnicas mais utilizadas tem sido a Punção Aspirativa por Agu-lha Fina (PAAF).

Guiada pelo ultrassom, a PAAF utiliza uma agulha fina que permite a aspi-ração de uma pequena quantidade de células do tecido suspeito localizado no interior da mama. Como exige co-nhecimentos aprofundados, esse pro-cedimento na Transduson é realizado com anestesia local, por médicos es-pecialistas neste tipo de técnica. A Punção Aspirativa pode retirar não apenas células, mas também frag-mentos de tecido suspeito. Nesse caso, utiliza-se uma agulha de calibre um pouco mais grosso. Denominada Core Biopsy, essa técnica também é guiada

por ultrassom. O procedimento, da mesma forma, exige conhecimentos específicos e, por isso, na Transduson é igualmente feito por médicos espe-cialistas, com anestesia local.

Em ambos os casos de punção, o ma-terial aspirado é enviado a um pato-logista para análise. Caso haja a pre-sença de células cancerígenas, outras avaliações poderão feitas para se de-terminar qual o tipo de doença, bem como o tratamento específico que de-verá ser observado.

Mamografia digital

Para realizar um método seguro de prevenção do câncer de mama, os médicos do oeste da Grande São Pau-lo têm feito recomendações para que suas pacientes procurem a Transdu-son a fim de realizar os exames de rotina. Isso tem acontecido porque a instituição, desde sua fundação, vem mantendo um parque de equipamen-tos de imagem que se diferencia pela avançada tecnologia.

No Brasil, a Transduson foi uma das instituições pioneiras na adoção da mamografia digital. Essa nova

tecno-ACESSO | junho de 2021 | Página 05 www.transduson.com.br

logia permite o diagnóstico mais pre-coce da doença, em função de que as imagens são mais nítidas. Além dis-so, reduz o tempo em que a mama é comprimida, aplica doses menores de radiação e dispensa o uso de produtos químicos para a revelação do filme, entre vários outros benefícios.

Exames de apoio

A ultrassonografia é uma importan-te aliada no diagnóstico do câncer de mama, pois mostra de forma mais ní-tida as estruturas do órgão investiga-do. O exame é indicado principalmente quando a mamografia não permite um resultado conclusivo. É também recomendado para a análise de ma-mas densas e localização precisa de lesões, entre outras aplicações. A ressonância magnética, por sua vez, é o exame que apresenta maior sen-sibilidade, isto é, detecta lesões com mais precisão, em relação às outras formas de diagnóstico. O exame é in-dicado principalmente para pacientes com alto risco de desenvolver tumor, além de casos como mamografia de difícil interpretação, estudo da exten-são da doença (estadiamento) e outros.

(6)

Página 10 | setembro de 2020 | ACESSO

Hibridização in situ

Página 06 | junho de 2021 | ACESSO

Para detectar a origem dos sintomas, o paciente geralmente é

orientado a realizar exames laboratoriais.

A medicina do Brasil e do mundo tem concedido crescente atenção às diferentes formas de reações adver-sas de alimentos do dia a dia: alergia, intolerância, hipersensibilidade e doen-ça celíaca. Nos Estados Unidos, onde aconteceram pesquisas sobre o assun-to, entre 6% a 8 % das crianças com menos de 3 anos estariam sofrendo de alergia alimentar, segundo artigo di-vulgado pela instituição de saúde Mayo Clinic em 2019. A incidência em adultos seria de 10,3%, conforme trabalho con-duzido pela Universidade de Chicago e publicado no Journal of the American

Medical Association em 2019, que considerou uma base populacional de 40.443 pessoas.

A alergia alimentar acontece por conta de uma reação do sistema imu-nológico logo após a ingestão de um determinado alimento. Os sintomas variam entre problemas digestivos, sensação de coceira (na boca, gar-ganta e ouvidos), erupções na pele (urticárias), inchaço (ao redor dos olhos, lábios, língua e céu da boca) e outros. Nos casos mais graves, a reação pode configurar o quadro de

anafilaxia, que é potencialmente fatal e inclui sintomas como dificuldade respi-ratória, tontura e desmaio.

As ocorrências de alergias alimenta-res surgem quando a defesa do orga-nismo contra infecções trata erronea-mente as proteínas de determinados alimentos como uma verdadeira ame-aça. Alguns dos maiores causadores deste tipo de desordem são alimentos como leite, ovos, amendoim, nozes, pei-xes e mariscos.

As ocorrências de alergias alimenta-res surgem quando a defesa do orga-nismo contra infecções trata erronea-mente as proteínas de determinados alimentos como uma verdadeira amea-ça. Alguns dos maiores causadores

des-Reações adversas

Medicina oferece soluções eficazes

contra reações adversas de alimentos

(7)

ACESSO | junho de 2021 | Página 7 www.transduson.com.br

te tipo de desordem são alimentos como leite, ovos, amendoim, nozes, peixes e mariscos.

As alergias alimentares mais comuns são desencadeadas pelo sistema imuno-lógico por meio do anticorpo denomina-do imunoglobulina E (IgE). Em condições normais, este anticorpo está presente no

soro sanguíneo em baixas concentra-ções e tem um papel importante para proteger o organismo contra a ação de parasitas que provocam doenças como esquistossomose, teníase, ascaridíase e outras. Porém, a alergia alimentar oca-sionada pela imunoglobulina E não só é a mais frequente, mas também a que apresenta maior risco de anafilaxia.

Doença celíaca

A doença celíaca também se mani-festa como uma reação exagerada do sistema imunológico. Nas pessoas com essa condição, o mecanismo é acionado pelo glúten, que está presente no trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Mas, ao contrário da alergia alimentar, cujos sin-tomas começam logo após a ingestão do

Soluções tranquilizam famílias, pois a reação do organismo contra determinados alimentos pode chegar a ser fatal.

Exames da Transduson

Alergia, doença celíaca, intolerância e a hipersensibilidade alimentar compõem diferentes quadros que exigem tratamento médico. Para detectar a origem dos sintomas, o paciente geralmente é orientado a realizar exames laboratoriais com base na amostra de sangue.

Na Transduson, as análises voltadas para a alergia são realizadas por meio do teste de RAST

(Radioallergosorbent Test), com base na observação da classe de anticorpos IgE. Por outro lado, os testes que detectam a doença celíaca verificam anticorpos como antigliadina, antiendomísio, antitransglutaminase e outros. Esse último diagnóstico é complementado pela endoscopia digestiva alta.

Já os exames de intolerância e hipersensibilidade alimentar são feitos com base na classe de anticorpos IgG. Os testes avaliam até 200 tipos diferentes de alimentos entre leite (de diferentes animais), ovos, peixes, crustáceos, frutos do mar, frutas comuns e exóticas, grãos, ervas, especiarias, carnes, nozes, sementes, farináceos, legumes, chás e elementos variados como mel, fermento e outros.

alimento, a doença celíaca é mais lenta e produz reações que variam de intensi-dade por um longo período. As principais alterações são observadas no intestino delgado, que passa a ter dificuldades de absorver nutrientes, chegando a provocar anemia, osteoporose, queda de cabelo, erupções na pele, acnes e outras conse-quências.

Intolerância alimentar

Diferentemente das duas condições anteriores, a intolerância alimentar não é provocada pelo sistema imunológico, pois é uma reação exclusiva do sistema digestivo Na maioria das vezes, a doença é ocasionada pela ausência da enzima que deveria realizar a digestão de um determinado alimento. Essa falha pode acarretar diferentes sintomas como vô-mito, diarreia, prisão de ventre, flatulên-cia, úlcera, náuseas, dor, desconforto e inchaço abdominal. Os intolerantes à lac-tose, por exemplo, podem sofrer um ou mais desses efeitos porque não possuem a enzima lactase, que é a responsável pela digestão do principal açúcar do lei-te e derivados. Pessoas com intolerância ao glúten, em outro exemplo, também sofrem consequências parecidas por não terem a enzima responsável pela diges-tão da substância.

As demais causas da intolerância ali-mentar seriam a síndrome do cólon irri-tável, úlceras e outras doenças crônicas relacionadas com a ingestão alimentar.

Hipersensibilidade alimentar

O intestino tem o maior e mais

im-Para detectar a origem dos sintomas, o paciente geralmente é orientado a realizar exames laboratoriais.

portante sistema imunológico de todo o organismo. Mais de 80% das reações imunológicas têm origem neste órgão, que garante uma barreira quase ins-transponível contra bactérias, vírus e outros agentes patogênicos. No entanto, muitas vezes a integridade da parede in-testinal é danificada por medicamentos, infecções, micro-organismos, estresse e toxinas ambientais. Isso acaba permitin-do a entrada de substâncias estranhas entre as células, incluindo proteínas de determinados alimentos. Quando essas substâncias são reconhecidas como um elemento agressor pelo sistema imuno-lógico, elas passam a ser alvo de anti-corpos. Por essa razão, alguns alimentos acabam provocando essa reação adver-sa, que causa inflamação e é reconheci-da como hipersensibilireconheci-dade alimentar ou alergia tardia.

Tal como a intolerância, os sintomas da hipersensibilidade podem ter início muito tempo após a ingestão do alimen-to causador da reação. Os sinais, que são reconhecidos facilmente, em geral estão ligados ao aparelho digestivo: diarreia, vômito, inchaço no abdômen, cólicas, entre outras manifestações.

(8)

Página 08 | junho de 2021 | ACESSO

Unidade oferece medicina diagnóstica avançada, conforto,

confiabilidade e fácil acesso.

A Transduson mantém no Centro Comercial de Alphaville uma unidade que se destaca por ser muito fácil de ir e voltar, a partir de qualquer ponto do oeste da Grande São Paulo. A empre-sa decidiu criar a filial neste ponto es-tratégico a fim de atender um de seus principais objetivos como instituição de saúde, que é possibilitar e simplificar o acesso das pessoas à medicina diag-nóstica avançada.

As instalações oferecem um alto nível de conforto para que os pacientes possam realizar um grande número de exames em um só local. Em especial, a unidade se transformou em uma ótima opção para os 35 mil habitantes do bair-ro localizado nos municípios de Barueri e Santana do Parnaíba. Os seus serviços também servem parte das 200 mil pes-soas que diariamente visitam a região a trabalho ou a passeio.

Filial

Transduson se destaca

no bairro de Alphaville

www.transduson.com.br

Rodovia Castelo Branco

Alameda Ar aguaia Alameda Ar

aguaia

Alameda Rio Negro

São Paulo Jandira

Alameda Amazonas Portão 5

Uma das salas da Recepção

Centro Comercial Alphaville

(9)

Atualização

Em particular, a filial tem sido bas-tante recomendada por médicos que atuam nas imediações, uma vez que eles têm a oportunidade de contar com diag-nósticos confiáveis para seus pacientes. Por meio dessa unidade, a Transdu-son oferece todos os seus exames feitos a partir da coleta de sangue ou saliva. Uma das técnicas mais modernas é a Hibridização in Situ, que analisa doenças produzidas por vírus, fungos e outros agentes tais como HPV, herpes, hepati-te, AIDS e câncer. A detecção é feita com base no DNA e RNA mensageiro das cé-lulas suspeitas.

O Mielograma, que identifica possí-veis doenças que estejam prejudicando a produção do sangue, é outro exame criado recentemente que pode ser fei-to na Transduson Alphaville. Por outro lado, é também possível realizar na uni-dade todos os testes de Covid-19 criados nos últimos 12 meses – veja matéria na página 13 desta edição.

Imagem

Com relação aos exames por imagem, os pacientes da Transduson Alphaville podem realizar os mais variados diag-nósticos por ultrassom, incluindo técni-cas avançadas como o Obstétrico 4D, que mostra o feto em movimento, incluindo mãos, expressão do rosto e outros deta-lhes durante o processo de gravidez.

Ao mesmo tempo, a tecnologia de Densitometria Óssea utilizada no local pode avaliar não apenas a saúde dos ossos, mas também as massas magras e gordurosas localizadas em qualquer região do organismo – principalmente no abdômen, que oferece maior risco de síndrome metabólica (veja matéria na página 14 desta edição).

Outro exame moderno disponibiliza-do pela filial é a Elastografia, que avalia o grau de esteatose, fibrose e cirrose do fígado. Indolor, a técnica não é invasiva e pode substituir a biópsia hepática – veja matéria na página 15 desta edição.

Funcionamento

A Transduson Alphaville se encontra no número 930 da Alameda Araguaia, com entrada pelo Portão 5. Funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21h. Aos sábados, vai das 7h e 17h. No domin-go, é das 7h às 13h. Telefone ou what-sapp central: (11-2222.1130 e 4185.8595).

ACESSO | junho de 2021 | Página 09 www.transduson.com.br

Fachada da unidade, em Alphaville

Salas de Ultrassonografia

(10)

Página 10 | setembro de 2020 | ACESSO

Hibridização in situ

Página 10 | junho de 2021 | ACESSO

Por serem mais confiáveis, os novos testes reduzem a

necessidade de biópsias para confirmar possíveis tumores,

Cerca de 10% dos homens acima de 50 anos de idade desenvolvem câncer de próstata. A informação é grave, mas, felizmente, a medicina tem proporcio-nado um índice de cura em torno de 90% para quem descobre a doença nos estágios iniciais.

Por isso, recomenda-se que os indiví-duos masculinos frequentem o médico urologista e faça exames laboratoriais de forma anual assim que completa-rem a idade de 50 anos – ou 40, caso haja histórico da doença em parentes de primeiro grau.

Entre os homens, a próstata é o se-gundo órgão mais afetado pelo câncer, perdendo apenas para a pele. O Institu-to Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2021 haverá 65,8 mil novos casos da doença que, no período, deverá pro-vocar cerca de 14 mil óbitos no Brasil.

Exames tradicionais

Nas últimas décadas, os procedi-mentos iniciais mais recomendados para acompanhar a saúde da próstata têm sido o toque retal e a dosagem de PSA no sangue.

O toque retal é realizado pelo pró-prio médico urologista, no consultório. O objetivo é verificar se existem nódu-los ou tecidos endurecidos na próstata que, eventualmente, poderiam estar re-lacionados com câncer.

Já o exame de PSA quantifica a dosa-gem do antígeno prostático específico, que é um marcador tumoral. Ele é feito através de coleta de sangue no labora-tório e o seu resultado pode indicar pos-síveis anormalidades como inflamação, infecção ou câncer. Neste último caso, a biópsia torna-se necessária, para confir-mação do diagnóstico.

A biópsia da próstata, apesar de in-vasiva, é bastante simples e é feita com anestesia local. Durante o exame, o

mé-Capa

Novos exames para câncer de

próstata fornecem mais precisão

Novos testes são feitos a partir de amostras de urina ou sangue

(11)

dico retira pequenas amostras de tecido do órgão com uma agulha muito fina, sob a orientação de imagens emitidas pelo aparelho de ultrassom.

Na maioria das vezes, o resultado da biópsia descarta a ocorrência de câncer, ao mesmo tempo em que confirma qua-dros menos graves, como prostatite e hiperplasia benigna da próstata – que é o nome que se dá ao processo de cresci-mento natural do órgão, que ocorre com o avanço dos anos.

Novos exames

Hoje, a Transduson está realizando dois novos exames para detectar uma possível presença de câncer na prósta-ta. Por gerarem resultados mais preci-sos, esses novos testes podem reduzir a necessidade de biópsias para investigar suspeitas de câncer.

Um desses exames é conhecido pela sigla PHI - do inglês Prostate Health In-dex (Índice de Saúde da Próstata). O PHI se diferencia porque faz mais do que avaliar a dosagem do PSA e do PSA li-vre, pois também analisa uma terceira molécula da família, o P2PSA, que guar-da uma associação mais estreita com os casos de tumores malignos.

O PHI é realizado a partir de amos-tras de sangue e é considerado três ve-zes mais específico do que o tradicional exame de PSA Total.

O outro novo teste que passou a ser oferecido pela Transduson analisa o Gene 3 do câncer de próstata e é deno-minado PCA 3. Trata-se de um exame de urina que não apenas diagnostica o cân-cer de próstata como também fornece dados sobre a gravidade da doença, au-xiliando o médico quanto ao tratamen-to. Por ser mais confiável, ele também reduz a necessidade de biópsias para a confirmação de um possível tumor.

A realização do PCA 3 normalmente é precedido do exame de toque retal, a fim de que a massagem na próstata li-bere o Gene 3 na urina.

Exames complementares

Uma vez que os testes iniciais apon-tem para o câncer de próstata e que haja a confirmação da biópsia, outros exames podem ser solicitados, a fim de facilitar o tratamento e a cura do paciente.

Um deles é a Ressonância Magnéti-ca MultiparamétriMagnéti-ca, que mostra com precisão as áreas afetadas pela doença,

ACESSO | junho de 2021 | Página 11 www.transduson.com.br

Sintomas

Muitos tumores da próstata crescem tão lentamente que não chegam a dar sinais durante a vida do homem. Entretanto, alguns podem se desenvolver rapidamente e atingir outros órgãos, chegando a ser fatal.

Na fase inicial, o câncer de próstata quase não apresenta sintomas. Contudo, quando os sinais ocorrem, eles são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, tais como vontade de urinar com frequência exagerada e a dificuldade para expulsar o líquido da bexiga. Quando avançada, a doença pode ainda causar outros desconfortos como dor nos ossos, infecção urinária e problemas renais.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, pois 75% dos casos no mundo atingem homens acima dos 65 anos.

incluindo possíveis locais que se encon-tram fora da próstata (veja matéria na página 12). Outro exame é a Cintilografia que investiga uma possível presença de metástases na região dos ossos.

A Análise Imunoistoquímica do ma-terial retirado durante a biópsia consti-tui mais um exame complementar im-portante. Esta investigação pode gerar dados valiosos sobre o tipo do tumor, tornando o tratamento mais específico e eficaz.

Dependendo das características da doença, outros exames também podem ser solicitados, com base na análise do DNA, a fim de proporcionar uma condu-ta terapêutica ainda mais individualizada e possivelmente menos agressiva.

Novos exames de sangue e urina guardam uma relação mais estreita com possíveis tumores malignos e podem fornecer dados sobre a gravidade da doença.

(12)

Exame de câncer de próstata

por Ressonância Magnética

Ressonância Magnética Multiparamétrica pode complementar o diagnóstico ao oferecer maior

sensibilidade e, com isso, reunir mais dados para as tomadas de decisão.

Hoje em dia o diagnóstico de câncer de próstata pode ser complementado com a Ressonância Magnética Multipa-ramétrica, que é um exame de imagem de alta precisão. Essa nova técnica se diferencia pela sua capacidade de mos-trar com mais nitidez as áreas afetadas pela doença, incluindo células, tecidos e órgãos dispostos em regiões que se en-contram fora da próstata.

Na Transduson, o novo exame é realiza-do em aparelho de alto campo magnéti-co. Durante a ressonância, são avaliados vários parâmetros da próstata, conside-rando aspectos estruturais e a análise detalhada de tecidos, vasos sanguíneos e células.

Também indicado para a detecção pre-coce de neoplasias, o exame define de forma bem clara os limites da lesão e apresenta grande capacidade de obser-var tumores mais agressivos de forma não invasiva. Com isso, essa técnica oferece um alto nível de confiabilidade para dar a localização exata do tumor e verificar, por exemplo, se o câncer atin-giu os ossos do paciente, entre outros órgãos vitais.

A Ressonância Magnética Multiparamé-trica ainda é recomendada para guiar a biópsia e auxiliar na escolha entre as várias opções de tratamento. Além dis-so, pode monitorar a resposta da terapia empregada, bem como investigar possí-veis recidivas.

O novo teste combina a avaliação de ima-gens anatômicas de alta resolução com outras técnicas como a espectroscopia de prótons, perfusão (por meio de con-traste intravenoso) e análise da difusão das moléculas. Esse conjunto de fatores

Página 12 | junho de 2021 | ACESSO

Capa

aumenta a sensibilidade do exame e per-mite a reunião de mais dados sobre a saúde da próstata e possíveis lesões - o que facilita as tomadas de decisão. Neste procedimento, não é necessária

utilização da bobina endorretal, o que proporciona mais conforto para o pa-ciente. A duração do exame varia de 30 a 60 minutos e, antes de sua realização, os pacientes são orientados a observar um jejum prévio de 4 horas.

Na Transduson, o novo exame é realizado em aparelho de alto campo magnético.

(13)

Novo teste verifica o nível de

imunidade frente ao coronavírus

Em apenas 24 horas o diagnóstico pode conferir a eficácia da vacina no organismo e a capacidade

de defesa de quem já se recuperou da doença.

O portfólio de exames de coronavírus da Transduson agora também oferece o Teste de Anticorpos Neutralizantes de Covid-19. Esse novo recurso da medicina torna possível a contagem de anticorpos em pacientes que se recuperaram da doença ou que tomaram a vacina contra o novo vírus. Quanto maior a quantidade de anticorpos, melhor é o prognóstico. O grande diferencial do novo exame é a capacidade de detectar os anticorpos que de fato neutralizam o vírus, ao pas-so em que os demais testes de Covid-19 até então criados são sensíveis apenas para verificar um eventual contato pré-vio do paciente com o micro-organismo. O grau de sensibilidade do novo teste

alcança o índice de 90% após o 21º dia a partir da segunda dose da vacina. A especificidade é de 100%. O resultado é liberado após um dia útil.

Em função desse seu perfil, o Teste de Anticorpos Neutralizantes de Covid-19 está também contribuindo com a com-preensão do grau de eficácia de cada vacina, assim como a duração dos seus efeitos no organismo.

Como o teste é feito

Já aprovado pela Anvisa no Brasil e pelo FDA nos Estados Unidos, o recém-chega-do teste analisa a capacidade recém-chega-dos anti-corpos bloquearem a ligação da proteína

Pandemia

ACESSO | junho de 2021 | Página 13

do novo coronavírus com o seu respec-tivo receptor nas células humanas. Essa conexão aconteceria entre a espícula do vírus conhecida como Spike e a proteína da célula humana denominada ACE2. De acordo com o conhecimento da ciência, o impedimento dessa conexão é justa-mente o que possibilita a imunidade do organismo frente ao vírus.

O Teste de Anticorpos Neutralizantes de Covid-19 é realizado através de amostra de sangue venoso do paciente e não exige pedido médico. Na Transduson, a análise é feita com base na metodologia de Quimioluminescência Amplificada e o resultado informa a percentagem de inibição do vírus.

www.transduson.com.br

Exame

Para saber se estou infectado pela Covid-19

RT-PCR Saliva

RT-PCR Covid 2

Teste Rápido Antígeno

Teste Rápido

Resultado em Precisão Local da coleta

2 dias úteis

2 dias úteis

2 horas

2 horas

Exame

Para saber se cheguei a ser infectado e agora estou imune ao vírus

Teste Rápido IGG e IGM

Sorologia IGG e IGM

Sorologia Total

Sorologia IGG

Resultado em Maior eficácia Precisão Local da coleta

Para saber se estou imune ao vírus em função da vacina ou porque cheguei a ser infectado Exame

Anticorpos Neutralizantes

Maior eficácia

* Sensibilidade / Especificidade

Entre o 3o e 14o dia de sintomas

Entre o 3o e 14o dia de sintomas

Entre o 3o e 5o dia de sintomas

A partir do 2o dia de sintomas

Padrão ouro Padrão ouro Sens.: 96% / Esp.: 99%* Sens.: 81% / Esp.: 99%* Saliva Nariz e garganta Nariz Saliva 2 horas 3 dias úteis 1 dia útil 1 dia útil

Após 14o dia de sintomas

Após 10o dia de sintomas

Após 14o dia de sintomas

Após 14o dia de sintomas

Sens.: 100% / Esp.: 97%* Sensibilidade: 91% Sens.: 95% / Esp.: 100%* Sens.: 90% / Esp.: 100%* Sangue Sangue Sangue Sangue

Resultado em Maior eficácia Precisão Local da coleta

(14)

Tema passou a ser foco de maior atenção após advento da pandemia.

Pandemia

O surgimento da Covid-19 tornou o tema da obesidade ainda mais urgente, pois, desde o início da pandemia, tem sido divulgado que pacientes com peso aci-ma do que é considerado saudável têm maior risco de progredir para a forma mais grave da doença.

Conforme artigo publicado pela revista

Nature em novembro de 2020, uma

pes-quisa feita pelo Amiens University Hos-pital, em Amiens, no norte da França, deu conta que a prevalência de sobrepe-so e obesidade entre os pacientes inter-nados em UTI em função do coronavírus foi de 35,1% e 52,6%, respectivamente. Um levantamento semelhante feito nos Estados Unidos apurou números ainda mais expressivos: 41,7% e 48,3%, na mesma ordem. Esse último estudo, pu-blicado pela Nature em abril de 2020, foi realizado por uma rede de hospitais de 14 estados da federação, originalmente constituída para analisar dados associa-dos ao vírus influenza.

Segundo dados do Grupo Britannica, que

edita a tradicional enciclopédia que leva o seu nome, 22% da população brasi-leira está obesa. Se servir de consolo, o mesmo levantamento aponta índices ainda mais preocupantes em países como Estados Unidos, Argentina, Chile e Espanha: 36,2%, 28,3%, 28% e 23,8% - pela ordem. De acordo com a Organi-zação Mundial de Saúde, a obesidade em todo o mundo quase triplicou des-de 1975. Em 2016, mais des-de 1,9 bilhão des-de adultos, com 18 anos ou mais, estavam com sobrepeso.

Exames inovadores

A Transduson oferece um amplo leque de exames inovadores que auxiliam o tratamento do sobrepeso e obesidade. Os exames de Colesterol Total e Triglicé-rides, por exemplo, são feitos com base em uma nova tecnologia que oferece mais precisão nos resultados, uma vez que o coeficiente de variação é de menos de 2% - índice bem menor que os 5% ob-servados no método tradicional. O novo sistema também gera os resultados com

maior velocidade e exige um menor volu-me de amostras de sangue do paciente. Por outro lado, a evolução da tecnolo-gia da Densitometria Óssea hoje permi-te não apenas a prevenção de doenças ósseas, mas também a possibilidade de quantificar com precisão as massas ma-gras e gordurosas localizadas em qual-quer região do organismo – principal-mente no abdômen, onde oferece maior risco de síndrome metabólica.

Por sua vez, o novo exame de Elasto-grafia pode diagnosticar um possível quadro de esteatose em níveis muito baixos de infiltração gordurosa hepática, já a partir de 5%, ao passo em que nos outros métodos esta cifra é de 30%, no mínimo (veja matéria ao lado).

Além desses exames, vários outros tes-tes podem apontar possíveis causas hormonais associados à obesidade e sobrepeso, bem como eventuais con-sequências como diabetes e problemas cardiovasculares.

Exames inovadores podem

tratar sobrepeso e obesidade

Página 14 | junho de 2021 | ACESSO www.transduson.com.br

A evolução aconteceu tanto na análise de amostra de sangue quanto em técnicas de ultrassonografia.

(15)

ACESSO | junho de 2021 | Página 15

ACESSO

é uma revista destinada a médicos e operadoras de saúde e é produzido pela Transduson Medicina Diagnóstica. Edição: DIZ - www.diz.com.br. - Jornalista Responsável: Zeca de Carvalho - Mtb 15.811

Inovação

Elastografia não é invasiva e

pode substituir biópsia hepática

A área de Ultrassonografia da

Trans-duson está oferecendo o novo exame de Elastografia Hepática, que avalia o grau de esteatose, fibrose e cirrose do fígado. Indolor, a técnica não é invasiva, dispensa preparo ou jejum e pode ser executada em até 10 minutos. Em mui-tos casos, ela pode até mesmo substi-tuir a biópsia hepática.

Na Transduson, o exame é realizado por meio de aparelhos desenvolvidos especificamente para quantificar o grau de endurecimento do fígado, sem riscos ou complicações para o pacien-te. A análise amostral do fígado avalia-da pelo novo método chega a ser 100 vezes maior do que a obtida pela bióp-sia hepática.

O exame de esteatose por meio da Elastografia, em particular, pode diag-nosticar a doença em níveis muito bai-xos de infiltração gordurosa hepática, já a partir de 5%, ao passo em que nos outros métodos esta cifra é de 30%, no mínimo.

Acompanhamento

O exame de Elastografia é muito útil para tratar a saúde do fígado, pois ofe-rece maior precisão no tratamento do paciente, além de mais recursos para prevenir quadros mais graves como, por exemplo, a cirrose hepática. Assim, várias doenças podem ser monitora-das, tais como:

• Hepatites crônicas (B e C); • Coinfecção com o vírus HIV; • Doença hepática alcoólica,

gordu-rosa e não alcoólica; • Cirrose biliar primária;

• Colangite esclerosante primária; • Hemocromatose;

• Doença de Wilson; • Hepatite autoimune.

Esta mesma técnica pode ainda ser

aplicada no acompanhamento de possíveis recidivas de hepatite em fí-gados transplantados.

Como funciona

A Elastografia surgiu como um novo método de diagnóstico por imagem e está associada à ultrassonografia. O procedimento analisa a variação da elasticidade de órgãos e tecidos, quando submetidos à compressão. Além de rápido, o exame fornece o resultado logo em seguida.

Pioneirismo

Desde que iniciou suas atividades, em 1990, a Transduson vem mantendo um parque de equipamentos de Ultrasso-nografia que se diferencia pela avança-da tecnologia, sempre atualizaavança-da com os principais centros de excelência do mundo. Neste ramo da medicina diag-nóstica, a instituição foi pioneira na introdução de várias metodologias no Oeste da Grande São Paulo e, atual-mente, realiza cerca de 7 mil exames por mês.

Exame oferece maior precisão na análise da saúde do fígado.

www.transduson.com.br

Nova técnica pode diagnosticar a esteatose já a partir de 5% de infiltração gordurosa hepática. Em outros métodos esta cifra é de 30%, no mínimo.

(16)

No Brasil, muitos laboratórios já

possuem Ressonância Magnética.

Mas apenas 5 se tornaram showsite.

Carapicuíba / Transduson

Brasília / Laboratório A

São Paulo / Laboratório D Rio de Janeiro / Laboratório C Maringá / Laboratório B

DIZ

Unidade de Carapicuíba: Av. Corifeu de Azevedo Marquês, 209 - Carapicuíba-SP Unidade de Alphaville: Alameda Araguaia, 943 – Barueri-SP

Análises Clínicas: Alérgenos | Biologia Molecular | Bioquímica | Hematologia | Hormônios |

Microbiologia | Parasitologia | Urinálise Anatomia Patológica: Imunohistoquímica | Citologia | Hibridização inSitu | Audiometria - Cardiologia: Ecocardiograma | Eletrocardiograma | Teste Ergométrico | Holter | MAPA | Colposcopiaa - Ultrassonografi a Geral e Especializada: Punção Aspirativa | PAAF | Core Biópsia | Doppler colorido | Articulações | Morfológico - 3D e 4D |

Densitometria Óssea Endoscopia Digestiva Alta Mamografi a Digital Raios X Digital -Ressonância Magnética |- Tomografi a Computadorizada

Telefone Central: (11) 4185-8595 | www.transduson.com.br

A General Eletric (GE) elegeu 5 unidades de Medicina

Diagnóstica que atuam no Brasil como showsite -

uma espécie de show-room de seus aparelhos de

Ressonância Magnética, reconhecidos por

estarem entre os melhores do mundo.

Segundo a GE, a Transduson, de Carapicuíba (SP), foi

uma das unidades escolhidas em função da atualização

tecnológica, qualidade das imagens, tempo de execução

de cada exame e capacidade de atendimento.

Unidade de Carapicuíba: Av. Corifeu de Azevedo Marquês, 209 – Carapicuíba - SP Unidade de Alphaville: Alameda Araguaia, 943 – Barueri - SP

Análises Clínicas: Alérgenos | Biologia Molecular | Bioquímica | Hematologia | Hormônios | Microbiologia | Parasitologia | Urinálise. Anatomia Patológica: Imunohistoquímica | Citologia| Hibridização in Situ. Audiometria - Cardiologia: Ecocardiograma | Eletrocardiograma | Teste Ergométrico | Holter | MAPA. Colposcopia - Ultrassonografia Geral e Especializada: Punção Aspirativa | PAAF | Core Biópsia | Doppler colorido | Articulações | Morfológico - 3D e 4D. Densitometria Óssea Endoscopia Digestiva Alta Mamografia Digital Raios X Digital -Ressonância Magnética | Tomografia Computadorizada

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Para um homem “negar a si mesmo” totalmente, deverá renunciar completamente sua própria vontade. A atitude do servo verdadeiro é, “Para mim, o viver

A partir da análise dos questionários, utilizados como instrumento de pesquisa referente à atividade desenvolvida em sala de aula com o auxílio da cartilha “Sensoriamento Remoto: os

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma.. Assinala com um X o retângulo correspondente.. Derivada

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em