• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA

QUALIDADE

(2)

I - ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DESTE MANUAL

Nome Data Assinatura

Elaborado

por Waldir Domingos Vassallo 19/04/2012

Revisado

por Rafael Marchon Vassallo 20/04/2012

Aprovado

por Waldir Domingos Vassallo 30/04/2012

II - HISTÓRICO DAS REVISÕES (4 últimas)

Rev. No. Data Descrição

00 30/04/2012 Emissão Inicial

III - OBJETIVO

Este presente manual tem por objetivo garantir que todos na organização terão conhecimento e cumprirão os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma PBQP-H nível D do (SiAC) com fins ao atendimento das necessidades internas e dos clientes da CONSTRUTORA TARDOCK LTDA. Esse manual é uma ferramenta de centralização de todas as informações relevantes ao SGQ sendo, portanto indispensável a sua apresentação a todos os funcionários da empresa.

IV – APLICAÇÃO

Aplicável à organização como um todo. Qualquer processo dentro da empresa deverá utilizar esse manual como referência para o melhor desempenho e atendimento aos seus clientes.

(3)

SUM ÁR IO

1 APRESENTAÇÃO. ...4

1.1 ESCOPO DE APLICAÇÃO ...4

1.2 Estrutura organizacional. ...4

1.3 ABORDAGEM DE PROCESSO ...5

2 OBJETIVO /APLICAÇÃO ...6

3 REFERÊNCIA NORMATIVA...7

4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. ...7

4.1 requisitos gerais. ...7

4.2 REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO ...9

4.2.1 GENERALIDADES ... 9

4.2.2 MANUAL DA QUALIDADE ... 10

4.2.3 CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS ... 11

4.2.4 Controle de documentos internos ... 11

4.2.5 Controle de Documentos Externos ... 13

4.2.6 Controle de Registros da Qualidade ... 14

5 RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA ... 14

5.1 COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO DA EMPRESA ... 14

5.2 FOCO NO CLIENTE ... 15

5.3 POLÍTICA DA QUALIDADE ... 15

5.4 PLANEJAMENTO ... 15

5.4.1 OBJETIVOS DA QUALIDADE ... 15

5.4.2 PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ... 16

5.5 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO ... 16

5.5.1 RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE ... 16

5.5.2 REPRESENTANTE DA DIREÇÃO ... 16

5.5.3 COMUNICAÇÃO INTERNA ... 17

5.6 ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO ... 17

6 GESTÃO DE RECURSOS ... 17

6.1 PROVISÃO DE RECURSOS ... 17

6.2 RECURSOS HUMANOS ... 18

6.2.1 DESIGNAÇÃO DE PESSOAL ... 18

6.2.2 TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA ... 19

6.3 INFRA-ESTRUTURA... 19

6.4 AMBIENTE DE TRABALHO ... 19

7 EXECUÇÃO DA OBRA ... 19

7.1 PLANEJAMENTO DA OBRA ... 19

7.2 PROCESSOS RELACIONADOS AO CLIENTE ... 19

7.2.1 IDENTIFICAÇÃO DE REQUISITOS RELACIONADOS À OBRA ... 19

(4)

1 APRESENTAÇÃO.

A CONSTRUTORA TARDOCK LTDA. é uma empresa fundada em 1999, tendo como sede a cidade de Nova Friburgo – RJ, com atuação nas áreas de engenharia, construção civil e incorporação de empreendimentos imobiliários, tendo como seus principais clientes os setores públicos e privados.

Com o intuito de manter e aprimorar a qualidade dos serviços e produtos desenvolveu-se um sistema de gestão da qualidade para garantir a eficiência de seus processos e a satisfação dos clientes e o comprometimento dos funcionários com os objetivos da CONSTRUTORA TARDOCK, obtendo consequentemente uma maior qualidade, competitividade e destaque no mercado. A decisão da CONSTRUTORA TARDOCK LTDA. em aderir ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H, de maneira evolutiva, atendendo aos requisitos do no nível “D”, faz parte da estratégia dos seus diretores na busca contínua da melhoria de seus processos e produtos, agregando qualidade, e atendendo às expectativas dos clientes.

Esse manual descreve seus elementos básicos e a aplicação das seguintes normas de gestão na empresa:

Nível “D” do (SiAC) – de Março/2005 do PBQP-H- Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat.

1.1 ESCOPO DE APLICAÇÃO

PBQP-H: “EXECUÇÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÕES”

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

A estrutura organizacional da CONSTRUTORA TARDOCK está representada na forma de um organograma (Figura 01) que define as autoridades e as inter-relações das diversas funções envolvidas.

As atividades desenvolvidas, bem como os níveis de autoridade, responsabilidade e participação de cada das funções do pessoal, estão definidas, no DQ. 005 – Mapeamento dos Processos, e no organograma da empresa (Fig. 01).

(5)

Figura 01 – Organograma Matricial Forte da empresa.

1.3 ABORDAGEM DE PROCESSO

A CONSTRUTORA TARDOCK gerencia várias atividades interligadas, através do sistema informatizado de monitoramento contínuo dos seus processos, que permite o controle nas ligações entre os processos bem como nas suas interações sequenciais, adota a abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa.

Para o gerenciamento dos processos a CONSTRUTORA TARDOCK, utiliza a metodologia do PDCA (figura 02), definindo os critérios necessários para planejar, executar, controlar e melhorar continuamente o seu produto.

(6)

Figura 02 - Metodologia de Realimentação do SGQ.

Esta abordagem identifica, organiza e gerencia as atividades, levando em conta suas condições iniciais os requisitos dos clientes e os recursos necessários para levá-las adiante, os elementos que dela resultam e as interações entre atividades.

2 OBJETIVO /APLICAÇÃO

O presente documento demonstra como a CONSTRUTORA TARDOCK atende aos requisitos descritos no Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H no nível D.

Ele é aplicável a toda empresa e pretende ser uma ferramenta para a melhoria contínua dos processos na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nos outros níveis de qualificação.

(7)

3 REFERÊNCIA NORMATIVA

A CONSTRUTORA TARDOCK utiliza como referencial para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade neste nível evolutivo, o SiAC, Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, na edição de março de 2005, que estava em vigor no momento da elaboração deste Manual.

São adotados neste Manual da Qualidade e no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, os termos citados no SiAC. No caso em que forem citados termos específicos utilizados internamente pela empresa, estes, estarão definidos ao longo da documentação normativa em que ocorrer a citação.

4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.

4.1 REQUISITOS GERAIS.

A CONSTRUTORA TARDOCK estabelece, documenta, implementa, mantém e melhora continuamente um Sistema de Gestão da Qualidade. Para implementá-lo, foi realizado um diagnóstico da situação da empresa tomando conhecimento dos requisitos normativos previstos no SiAC, inclusive do requisito de controle de serviços e materiais, DQ.004- Diagnóstico Inicial SiAC Nível D. Baseado nas linhas gerais da Política da Qualidade, no diagnóstico, no fluxo de processos e em suas metas organizacionais, a direção da CONSTRUTORA TARDOCK estabeleceu um planejamento para desenvolvimento e implantação do Sistema da Qualidade e seus respectivos prazos de implantação, considerando os diferentes níveis de certificação pretendidos. No DQ.006- Planejamento de Implantação do PBQP-H, estão estabelecidos quais são os materiais e serviços que serão controlados pelo sistema da qualidade em cada nível evolutivo de certificação e quem são os responsáveis por cada atividade de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

A CONSTRUTORA TARDOCK, integrante do setor da construção civil, atua no SUBSETOR DE OBRAS DE EDIFICAÇÕES. É assegurada a qualidade dos produtos de serviços terceirizados.

A empresa determina critérios e métodos para assegurar a operação e o controle, para que os processos sejam eficazes; assegura a disponibilidade de recursos; monitora, mede e analisa esses processos e implementa ações necessárias para atingir os resultados planejados, e a melhoria contínua do Sistema. As ligações entre os processos do Sistema de

(8)

Gestão da Qualidade e sua aplicação na empresa bem como as suas interações seqüenciais estão demonstradas no diagrama de macro processo a seguir:

INICIAÇÃO

PROPOSTAS CLIENTES PÚBLICOS E

PRIVADOS

INCORPORAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

PLANEJAMENTO

SUPRIMENTOS E CONTRATAÇÕES

RECURSOS HUMANOS

EXECUÇÃO

EXECUÇÃO DA OBRA

INSPEÇÃO DE SERVIÇOS

CONTROLE DE BENS PATRIMONIAIS

PROTEÇÃO DE SERVIÇOS ACABADOS CONTROLE DE

MATERIAIS

CONTROLE DE PROPRIEDADE DO CLIENTE

MONITORAMENTO E CONTROLE

CONTROLE DE DOCUMENTOS INTERNOS

CONTROLE DE DOCUMENTOS EXTERNOS CONTROLE DE

REGISTROS DA QUALIDADE

ENCERRAMENTO

ENTREGA DA OBRA

ASSISTENCIA TÉCNICA ADMINISTRATIVO

E FINANCEIRO SESMT

JURÍDICO CONTÁBIL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROJETO PLANEJAMENTO

DA OBRA

AUDITORIAS INTERNAS CONTROLE DE

PRODUTO NÃO CONFORME

ANÁLISE DE DADOS

MELHORIA CONTÍNUA

ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

CODIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS E

ARQUIVOS

Figura 3 -Macro Fluxograma de processos

(9)

4.2 REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO 4.2.1 GENERALIDADES

A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade é constituída da seguinte forma:

Declaração documentada da Política da Qualidade; evidenciados nos itens 5.3.

deste manual;

Manual da Qualidade;

Procedimentos documentados requeridos;

Documentos identificados como necessários pela CONSTRUTORA TARDOCK para assegurar a efetiva operação e controle do Sistema de Gestão da

Qualidade.

O Sistema de Gestão da Qualidade da CONSTRUTORA TARDOCK está documentado e organizado conforme a estrutura e hierarquia a seguir:

Figura 4 – Estrutura dos Documentos.

Nota: A identificação dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade bem como o fluxo de interação desses processos são definidos no Plano da Qualidade de cada Empreendimento (PQE), a ser demonstrado em outro nível de certificação.

1º NÍVEL - ESTRATÉGICO

INTEGRAÇÃO, ESCOPO, CRONOGRAMA, CUSTOS, QUALIDADE, RH, COMUNICAÇÕES,

RISCOS E AQUISIÇÕES MANUAL DA QUALIDADE

PO, PES, IT, DQ, NORMAS, ESPECIFICAÇÕES

FORM, FVS, FVM 2º NÍVEL –

TÁTICO/OPERACIONAL

3º NÍVEL - OPERACIONAL

4º NÍVEL – OPERACIONAL

MQ

PLANOS

PROCEDIMENTOS

REGISTROS

EMPRESAEMPREENDIMENTO / CONTRATO

(10)

4.2.2 MANUAL DA QUALIDADE

4.2.2.1 ESTRUTURAÇÃO DO MANUAL DA QUALIDADE 1º. Nível – Manual da Qualidade

Apresenta a estrutura do Sistema de Gestão da Qualidade da CONSTRUTORA TARDOCK e as diretrizes da Direção com relação à qualidade. No Manual estão descritos a Política da Qualidade, as responsabilidades das áreas para cumprimento destas diretrizes e os elementos do sistema estabelecido.

2º. Nível – Planos

Regulamentam a forma de execução das atividades que influem na Qualidade, principalmente aquelas de abrangência inter funcional. Devem indicar o que, por que, quem, quando, onde, como e por quanto às atividades serão executadas, controladas e registradas.

Com a compilação de todos os planos pertinentes a um empreendimento elabora-se o PQE – Plano de Qualidade do Empreendimento, o qual define como o empreendimento será executado, monitorado, controlado e encerrado. Compreende todos os processos antes, durante e depois da execução da obra.

3º. Nível – Procedimentos, Instruções, Documentos da Qualidade, Normas e Especificações

Descrevem de forma detalhada a maneira de execução de uma operação, seja ela relativa a fabricação, controle, manutenção, desenvolvimento, dentre outras. Deve apresentar, quando aplicável, as seguintes informações:

Tipo de processo;

Equipamentos a serem utilizados;

Operações a serem executadas;

Métodos específicos utilizados;

Critérios de aceitação;

Observações que se façam necessárias.

(11)

4º. Nível – Registros da Qualidade

São documentos que fornecem a evidência objetiva da execução das atividades ou dos resultados obtidos, comprovando o atendimento às especificações e evidenciando a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

4.2.3 CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS

O objetivo deste controle é garantir que a documentação necessária para manter a confiabilidade das informações necessárias a cada processo permaneça legível, prontamente identificável, esteja na versão correta e sempre atualizada. Este processo tem relação com todos os demais processos da CONSTRUTORA TARDOCK e é fundamental para o funcionamento adequado do sistema da qualidade.

Todos os documentos físicos e digitais criados nos departamentos e setores da empresa deverão ser nomeados, numerados, codificados e arquivados conforme o procedimento PO.001 – Controle de Documentos e Registros da Qualidade o qual padronizará todos os tipos de documentos utilizados pela empresa criando com isso um “padrão documental” único, garantindo qualidade e precisão no fluxo de documentos e informações.

O procedimento de "controle de documentos da qualidade" da CONSTRUTORA TARDOCK está documentado nos itens apresentados a seguir.

4.2.4 Controle de documentos internos

A distribuição das versões pertinentes dos documentos em todos os locais onde são executadas as operações essenciais do Sistema de Gestão da Qualidade e o controle (versões e pertinências) dos documentos (Manual da Qualidade, Documentos da Qualidade, Procedimentos Operacionais e de Execução de Serviços,etc.) é realizada pelo Representante da Direção utilizando a planilha eletrônica DQ.001- LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS.

A distribuição das versões pertinentes dos documentos específicos de cada empreendimento (Planos da Qualidade dos Empreendimentos, Planos da Qualidade de Obras) é realizada pelo Gerente de Projetos utilizando a planilha eletrônica para controle e distribuição, DQ.003- LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS DO EMPREENDIMENTO, assim como todos os registros resultantes do empreendimento.

O Representante da Direção mantém um arquivo físico com todos os documentos da qualidade originais (incluindo os formulários que serão preenchidos em meio físico).

(12)

Os documentos da qualidade somente podem ser utilizados após a sua análise crítica e aprovação, que será comprovada pela assinatura ou rubrica das funções identificadas no quadro a seguir, seja na primeira versão, como nas revisões subsequentes. A identificação/codificação dos documentos também está definida no quadro seguinte:

Documento Identificação Análise crítica/Aprovação

Manual da Qualidade MQ. @ Diretoria

Procedimento Operacional PO. ® - @ Diretoria

Documento da Qualidade DQ. ® - @ Representante da Direção Instrução de Trabalho IT. ® - @ Representante da Direção Procedimento de Execução de Serviço PES. ® - @ Diretoria

Plano da Qualidade do Empreendimento PQE. © - © - @ Diretoria Plano da Qualidade da Obra PQO. © - @ Diretoria

Formulário FORM. ® - @ Representante da Direção

Formulário Específico #. © - ® - @ Diretoria

Ficha de Verificação de Material FVM. ® - @ Representante da Direção Ficha de Verificação de Serviço FVS. ® - @ Representante da Direção Legenda: ® Número seqüencial @ Número da versão © Código da obra (CR)

# Códigos dos Formulários Específicos FA Formulário Administrativo

FGP Formulário de Gerenciamento de Projeto FF Formulário Financeiro

FRH Formulário de Recursos Humanos

OBS: A identificação dos formulários e fichas deverão estar no rodapé.

A análise crítica / aprovação dos formulários específicos ficará a cargo dos Diretores responsáveis pelo setor do documento.

Estes tipos de documentos entrarão no sistema da qualidade da CONSTRUTORA TARDOCK conforme a necessidade de cada nível evolutivo.

(13)

A vigência do documento inicia-se a partir da data de aprovação do mesmo. Para distribuição de documentos da qualidade, serão impressas cópias fiéis dos documentos originais, sem as assinaturas, porém carimbadas ou impressas em sua primeira página com a frase "CÓPIA CONTROLADA”.

As alterações e acréscimos dos documentos da qualidade serão indicadas através do sublinhamento do texto que foi alterado, o que facilita a identificação pelos usuários dos pontos que sofreram revisão.

Os documentos originais que sofreram revisão (OBSOLETOS) serão arquivados em meio eletrônico em diretório específico e as cópias que foram distribuídas são destruídas para evitar o seu uso.

4.2.5 Controle de Documentos Externos

São considerados documentos de origem externa: normas técnicas, projetos, memoriais descritivos e de cálculo, especificações fornecidas por clientes ou projetistas.

A distribuição e o controle dos documentos de origem externa são realizados pelo Representante da Direção utilizando-se a planilha eletrônica de DQ.002- LISTA MESTRA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXTERNOS. Os responsáveis pelos departamentos (destinatários) deverão numerar sequencialmente e colocar a revisão, conforme o tipo de documento, podendo utilizar o padrão da tabela conforme item 4.2.4 deste manual, exceto no caso específico de projetos, memoriais descritivos e de cálculo, especificações técnicas, no qual deverá ser seguido o PO.002 – Controle de Documentos e Registros Técnicos.

A atualização das normas é realizada através do contato semestral com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para verificação de lançamento de novas normas ou revisão das já existentes. Este contato é documentado através de FAX ou através de relatórios emitidos pela Internet, rubricados pelo RD, constando o número de cada norma e a data da revisão válida.

(14)

4.2.6 Controle de Registros da Qualidade

Durante a elaboração ou revisão dos documentos da qualidade o responsável pela elaboração define, de acordo com a necessidade, a criação ou adaptação de registros da qualidade. Os parâmetros para controle de cada registro são definidos através de uma tabela que faz parte do próprio documento, similar à apresentada a seguir:

Identificação Local do Arquivo Tipo do arquivo e

proteção Tempo de Retenção Descarte

Nome e/ou código do

registro

Onde é armazenado (setor, sala, computador, rede, endereço eletrônico,

etc.)

Tipo de arquivo (pasta, gaveta, eletrônico, etc.)

Proteção Cuidados necessários para proteger o registro de deterioração ou acesso indevido (senha, back-up)

Tempo de guarda do arquivo

Destino do registro após tempo de

retenção

Cada setor controla os registros de sua responsabilidade conforme os parâmetros especificados em cada documento da qualidade. Condições adequadas de armazenamento e manutenção, assegurando a legibilidade dos registros, são garantidas pela observação desses parâmetros.

O responsável pela coleta (preenchimento) de cada registro, assim como as restrições de acesso, estará identificado (quando necessário) em cada procedimento da qualidade durante a descrição do processo.

5 RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA

5.1 COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO DA EMPRESA

A Diretoria estabeleceu a Missão da Empresa e a Política de Qualidade com intuito de orientar a definição dos objetivos da empresa e orientar as ações de todos os colaboradores. A direção da CONSTRUTORA TARDOCK se compromete com o desenvolvimento e implementação de seu Sistema de Gestão da Qualidade, bem como, com a melhoria de sua eficácia. Para isso, se responsabiliza pela comunicação aos seus funcionários e colaboradores da importância de atender aos requisitos do cliente, assim como, os regulamentares e estatutários, pelo estabelecimento e divulgação da política da qualidade e dos objetivos

(15)

da qualidade da Empresa e pela garantia da disponibilidade dos recursos necessários, conforme reuniões de análise crítica e acompanhamento dos indicadores.

5.2 FOCO NO CLIENTE

A Direção assegura que os requisitos do Cliente são determinados, compreendidos e atendidos. O foco da CONSTRUTORA TARDOCK LTDA é oferecer a seus clientes produtos de qualidade, que garantam seu reconhecimento no mercado. Todos da empresa participam deste esforço buscando maximizar a percepção do cliente em relação à qualidade do empreendimento por ele adquirido.

5.3 POLÍTICA DA QUALIDADE

A Política de Qualidade é conhecida e entendida pelos funcionários, sendo a comunicação feita através de painéis, murais, cartazes, treinamento e nas palestras de sensibilização. A Política da Qualidade é analisada para verificação da sua adequação nas reuniões de análise crítica pela direção.

POLÍTICA DA QUALIDADE:

“Realizar obras com técnica, qualidade e eficiência para seus clientes”.

MISSÃO DA EMPRESA:

“Buscar constantemente a consolidação da qualidade e rentabilidade em todos os seus empreendimentos, através do aprimoramento constante, racionalização e eficiência de seus processos e métodos construtivos, garantindo a total satisfação de seus clientes e colaboradores.”

5.4 PLANEJAMENTO

5.4.1 OBJETIVOS DA QUALIDADE

Os objetivos, metas e indicadores da qualidade estão delineados e acompanhados na planilha específica pela Diretoria no documento DQ.007- Objetivos e Metas da Qualidade, onde também são estabelecidas as atividades necessárias para atingi-los, os responsáveis, os

(16)

recursos e os prazos. Os principais processos da empresa são monitorados através desses indicadores, conforme estabelecido no DQ.007- Objetivos e Metas da Qualidade.

5.4.2 PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A CONSTRUTORA TARDOCK realizou um diagnostico da situação da empresa, em relação aos presentes itens e requisitos do SiAC, conforme DQ.004- Diagnóstico Inicial SiAC Nível-D, no inicio do desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade e estabeleceu um planejamento para desenvolvimento e implantação deste Sistema, estabelecendo responsáveis e prazo para atendimento de cada item e requisito e obtenção dos diferentes níveis da qualificação, conforme DQ.006- Planejamento de Implantação do PBQP- H. Este planejamento é acompanhado pelo RD – Representante da Direção, sendo gerados registros das etapas realizadas e das eventuais necessidades de reprogramação.

Além disto, utiliza as reuniões de análise crítica para planejar / replanejar o Sistema de Gestão da Qualidade.

5.5 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO 5.5.1 RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE

A responsabilidade e a autoridade das funções que influem no Sistema de Gestão da Qualidade estão detalhadas nos procedimentos e documentos da qualidade da empresa.

5.5.2 REPRESENTANTE DA DIREÇÃO

A Diretoria designou o Diretor Waldir D. Vassallo, para ser o Representante da Direção para o Sistema de Gestão da Qualidade, que independente de outras responsabilidades, tem responsabilidade e autoridade para:

Assegurar a implementação, manutenção e melhoria do SGQ;

Relatar o desempenho do SGQ à Diretoria da empresa, bem como qualquer necessidade de melhoria de modo a subsidiar a análise crítica e promover a melhoria contínua; e promover a conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a organização.

(17)

A Diretoria e o RD realizam reuniões para definição e análise das ações para implementação do Programa da Qualidade, sendo os assuntos tratados e as decisões tomadas registradas em Ata de Reunião (FORM.01). Outras funções podem participar dessas reuniões, quando necessário.

5.5.3 COMUNICAÇÃO INTERNA

Será demonstrada em outro Nível de Qualificação.

5.6 ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO

Será demonstrada em outro Nível de Qualificação.

6 GESTÃO DE RECURSOS 6.1 PROVISÃO DE RECURSOS

A CONSTRUTORA TARDOCK destina recursos para a gestão da qualidade conforme as necessidades de investimento detectadas por sua diretoria.

A CONSTRUTORA TARDOCK entende como recursos os seguintes itens:

Pessoal para execução das atividades;

Treinamentos;

Tomada de Ações Corretivas e Ações Preventivas;

Investimentos em tecnologia;

Infra-Estrutura (espaço, canteiro da obra, microcomputadores, softwares outros) e Ambiente de trabalho;

Ensaios Laboratoriais;

Equipamentos de Medição e Ensaios devidamente calibrados;

Auditorias Internas e Externas;

Contratação de Serviços para suporte ao Sistema da Qualidade.

Entre outros.

A provisão dos recursos é estabelecida em Ata de Reunião (FORM.01).

(18)

Cabe à Diretoria a provisão dos recursos identificados no âmbito da CONSTRUTORA TARDOCK e de cada empreendimento a fim de implementar efetivamente o sistema da qualidade.

6.2 RECURSOS HUMANOS 6.2.1 DESIGNAÇÃO DE PESSOAL

A empresa assegura que cada pessoa da empresa possua as competências necessárias para a realização de suas atividades de modo a não prejudicar e desenvolver o desempenho da organização quanto à qualidade de seus produtos e a segurança e saúde ocupacional do ambiente de trabalho. Para isto a empresa definiu procedimento PO. 003 - Admissão e treinamento de pessoal para o levantamento das necessidades, planejamento, realização e registro de treinamentos. O Departamento de Recursos Humanos possui procedimento documentado específico, os quais fazem parte do sistema de gestão.

Os funcionários da CONSTRUTORA TARDOCK são treinados e qualificados para executarem bem suas tarefas.

Anualmente na análise crítica da direção são estabelecidas, as necessidades de treinamento, qualificação dos recursos humanos. Após esta análise, a RD atualiza PO. 003 - Admissão e treinamento de pessoal às necessidades detectadas. O plano observa o período de um ano é comunicado aos responsáveis pelos processos e revisto quando necessário. Os funcionários treinados são avaliados na execução das tarefas pelo superior imediato ou pela RD nos casos de ações relacionadas à conscientização da importância da manutenção do Sistema de Gestão da qualidade e treinamentos dos procedimentos normativos.

Os funcionários da CONSTRUTORA TARDOCK são conscientizados da importância de sua qualificação profissional no desempenho da empresa.

É mantido o documento FRH.001 – Ficha Individual de Registro de Funcionário, onde consta o registro dos treinamentos e monitoramento de qualificação profissional dos funcionários tanto das obras quanto do escritório.

Os diretores após participar de atividades de qualificação, fazem em uma auto-avaliação da eficácia da ação em relação ao aprendizado e a aplicabilidade na empresa e registram o resultado nas suas fichas individuais.

(19)

6.2.2 TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA Será demonstrada em outro Nível de Qualificação.

6.3 INFRA-ESTRUTURA

Será demonstrada em outro Nível de Qualificação.

6.4 AMBIENTE DE TRABALHO

Será demonstrada em outro Nível de Qualificação.

7 EXECUÇÃO DA OBRA 7.1 PLANEJAMENTO DA OBRA

Será demonstrada em outro Nível de Qualificação.

7.2 PROCESSOS RELACIONADOS AO CLIENTE

7.2.1 IDENTIFICAÇÃO DE REQUISITOS RELACIONADOS À OBRA

A CONSTRUTORA TARDOCK identifica os requisitos relacionados à obra, possuindo ao longo do tempo um perfil estabelecido de produtos que atendam as necessidades do seu cliente. A través de decisões estratégicas baseadas nas análises de ofertas que chegam à empresa por intermédio de corretores, das prospecções e avaliação de empreendimentos, a empresa define o interesse em desenvolver um novo negócio.

Visitas aos locais, que são oferecidos, são necessárias, no sentido de analisar dados específicos da oferta.

No caso de terreno é analisada a situação, localização, tipo de superfície, composição aparente do solo, topografia, infra-estrutura e o entorno. São realizados estudos de viabilidade, tanto do terreno quanto viabilidades econômicas, sendo algumas vezes necessárias realizar uma análise da concorrência.

Posteriormente define-se o tipo do produto através de uma análise mercadológica, de estudos numéricos, desenvolvendo-se projetos básicos.

Referências

Documentos relacionados

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

[r]

Cabe, desta forma, analisar uma possível banalização do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, no que tange o tratamento reservado aos presos por crimes

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo