• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 167. De 02/03/2017 à 09/03/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 167. De 02/03/2017 à 09/03/2017"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 167 De 02/03/2017 à 09/03/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

DESARMAMENTO DAS FARC É INICIADO NA COLÔMBIA

Os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) iniciaram seu desarmamento, desencadeando o processo de transição do grupo guerrilheiro para um partido político. Sob a supervisão da Organização das Nações Unidas (ONU), as FARC estão fazendo um inventário de suas armas e munições para destruição. A remoção dos menores de quinze anos das frentes do grupo também foi iniciada. Estima-se que 13 crianças já retornaram à vida civil.

Fonte: COLOMBIA’S FARC rebels begin disarming. The Nation. Nova Iorque, p. 9A, 3 mar 2017 e COLOMBIA’S FARC demobilises child soldiers. The Borneo Post. Kuching, p. A1, 5 mar 2017.

AMEAÇAS A GRUPOS JUDEUS NOS EUA E REINO UNIDO

Ameaças a centros judaicos nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido têm preocupado as autoridades. Nesse sentido, a Scotland Yard e o FBI iniciaram investigações para verificar a causa do problema. Ambas as agências chegaram à conclusão de que as ameaças de bombas nos EUA e no Reino Unido têm ligações, já que alguns cidadãos americanos e britânicos que ouviram ameaças por telefone afirmaram que o sotaque de quem falava era americano, mas com propositais distorções eletrônicas. Os ocorridos mais recentes se deram em Atlanta, Boston, Nova York e Washington.

(2)

Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16G2ZP-OBRWD e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16E2T3

PROJETO NA HUNGRIA VISA DETER IMIGRANTES

Foi aprovado na Hungria um projeto que visa deter imigrantes que estiverem próximos às suas fronteiras, sob a justificativa de que o país precisaria se defender do fluxo de imigrantes que tem crescido cada vez mais na Europa. Tal medida foi repudiada pelas Organização das Nações Unidas (ONU), que afirmou que isso causará um grave impacto físico e psicológico aos refugiados. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) disse que, na prática, isso significa um prolongamento da detenção dos postulantes a asilo em locais de risco, como contêineres de carga.

Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16E1PD

ÁSIA/LESTE EUROPEU

BOMBARDEIO ERRÔNEO RUSSO ATINGE FORÇAS EM TREINAMENTO PELOS EUA

A Rússia bombardeou, por engano, soldados sírios que estavam sendo treinados pelo exército dos Estados Unidos. Os russos afirmaram que pensaram estar bombardeando uma área dominada por militantes do Estado Islâmico, sem conhecimento de que a região havia sido recentemente ocupada por forças sírias que estavam em treinamento.

Fonte: RUSSIA mistakenly bombs U. S.trained forces. Star Tribune, Saint Paul, p. A5, 2 mar 2017.

TURQUIA: TENSÃO POLÍTICA COM OS ESTADOS UNIDOS AUMENTA A Turquia está descartando o compromisso que tem com os Estados Unidos devido às relações estadunidenses com a milícia curda denominada Unidades de Proteção Popular (YPG), a qual a Turquia se opõe. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que derrotar o grupo terrorista Estado Islâmico é seu principal objetivo, enquanto o governo turco afirmou que os EUA devem retirar seu apoio às YPG. O problema evidenciou o fato de que, embora ambos os países estejam lutando contra o Estado Islâmico, ainda enfrentam

(3)

grandes divergências entre si.

Fonte: TURKEY, US on collision course over YPG. Kuwait Times, Porto de Shuwaikh, p. 14, 6 mar 2017.

TALIBÃ E ESTADO ISLÂMICO REIVINDICAM ATAQUES NA CAPITAL AFEGÃ Um ataque reivindicado pelo grupo Talibã, que envolveu tiroteios e uso de bombas nos arredores de um quartel-general da polícia, matou uma pessoa e deixou outras 35 feridas, nos arredores da cidade de Cabul. De acordo com autoridades, o agressor estava escondido no edifício da polícia. Um segundo atentado estaria pronto pra acontecer o Diretório Nacional de Segurança afegão, no leste de Cabul, onde um dos terroristas se explodiu e o outro foi baleado pelas forças de segurança locais. Além disso, devido a um ataque feito por extremistas vestidos de médicos em um hospital em Cabul, capital do Afeganistão, mais de 35 pessoas foram mortas e outras 70 ficaram feridas. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado. Segundo relatos, um homem-bomba teria se explodido na parte de trás do hospital, enquanto três agressores, portando armas automáticas e granadas, entravam no complexo.

Três dos quatro responsáveis pela ocorrência do atentado acabaram mortos.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16846K e

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/03/1864673-atiradores-vestidos-de-medicos-matam-38-em-hospital- no-afeganistao.shtml

CHINA DESACELERA GASTOS COM DEFESA E REAGE À INSTALAÇÃO DE ESCUDO ANTIMÍSSIL NA COREIA DO SUL

Em seu ritmo mais lento desde 2010, o orçamento militar chinês crescerá cerca de 7% nesse ano, em meio à desaceleração do crescimento da economia do país. O povo chinês, no entanto, pede um aumento de no mínimo 10%, devido à incerteza de conflito trazida pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, após a instalação do escudo antimíssil estadunidense na Coreia do Sul, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que o país defenderá mais fortemente a sua segurança. O país considera esse sistema de defesa em território sul-coreano uma ameaça que pode vir a prejudicar seu próprio sistema de mísseis.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/china-reage-a-instalacao-de-escudo-antimisseis-na-coreia-do- sul.ghtml e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16B0GS

(4)

COREIA DO NORTE LANÇA QUATRO MÍSSEIS NO MAR E PROÍBE SAÍDA DE MALAIOS

A Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos no mar na direção da costa noroeste do Japão, alegando que vai prosseguir com seu programa de armas e sua política de dissuasão nuclear, no momento em que os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam grandes exercícios militares em seus territórios. Alguns dos mísseis teriam atingido a zona econômica exclusiva do Japão, o que viola resoluções do Conselho de Segurança. O projeto de declaração apresentado pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança das Nações Unidas foi aprovado por unanimidade e condenou energicamente os disparos, manifestando preocupação com o comportamento norte-coreano. Simultaneamente, em meio à crise nos laços com a Malásia, causada pelo homicídio de Kim Jong Nam (meio-irmão do líder norte-coreano) em Kuala Lumpur, o governo da Coreia do Norte impediu que malaios saíssem do país. O primeiro- ministro da Malásia, Najib Razak, acusou o governo norte-coreano de fazer seus cidadãos de reféns e convocou uma reunião de emergência no Conselho de Segurança Nacional de seu país.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16E2HL;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16D11R;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN16E1DO; http://g1.globo.com/mundo/noticia/conselho-de- seguranca-da-onu-condena-disparo-de-misseis-norte-coreanos.ghtml e https://nacoesunidas.org/onu-condena- lancamento-de-misseis-por-coreia-do-norte/

ORIENTE MÉDIO

IRAQUE AVANÇA NO COMBATE CONTRA O TERRORISMO

As forças iraquianas atacaram quatro áreas jihadistas em Mosul, capital da província de Nínive, locais onde estão localizados diversos edifícios governamentais. A batalha no oeste da cidade provocou o deslocamento de mais de 45 mil pessoas desde que começou. O museu da cidade e a sede local do Banco Central já foram retomados. Os prédios encontravam-se destruídos e não vinham sendo usados pelo EI, porém houve resistência por parte de combatentes que ainda lutavam para garantir a posse desses locais. Um comandante militar iraquiano anunciou que as tropas recuperaram dois bairros no oeste de Mosul, levantando a bandeira nacional sobre seus edifícios.

(5)

Fontes: IRAQI forces attack ISheld areas in west Mosul. Hindustan Times (Jalandhar), Mosul, p.12, 6 mar 2017; http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/03/1864673-atiradores-vestidos-de-medicos-matam-38-em- hospital-no-afeganistao.shtml e http://english.almanar.com.lb/206710

ISRAEL

Forças israelenses atingiram posições do Hamas na Faixa de Gaza, depois que soldados israelenses foram atingidos ao longo da fronteira. Uma fonte dos serviços de segurança do Hamas, em Gaza, confirmou que os ataques atingiram um posto de vigilância no norte de Gaza e não causaram prejuízos materiais, mas deixaram quatro pessoas feridas.

Paralelamente, Israel anunciou que vai barrar as chamadas para orações nas mesquitas de maneira definitiva, após uma votação preliminar de um projeto de lei que tem as mesquitas em foco. O governo israelense já proíbe a chamada para a oração entre 23h e 7h e o uso de alto-falantes de mesquitas em áreas urbanas.

Fontes: ISRAEL strikes Hamas in Gaza after border fire. The Daily Star (Lebanon), Gaza, p.8, 3 mar 2017 e http://www.hispantv.com/noticias/palestina/335243/israel-parlamento-limita-llamado-rezo-mezquitas

ESTADO ISLÂMICO PERDE O CONTROLE DE MAIS TERRITÓRIOS NA SÍRIA As forças armadas da Síria, contanto com apoio russo, anunciaram que recuperaram completamente a cidade histórica de Palmira, que estava sob controle do Estado Islâmico (EI), provocando a fuga dos combatentes do grupo terroristas. Depois de três meses de batalha, o EI também perdeu a posse da cidade síria de al-Bab, depois que combatentes da oposição síria, apoiados pela Turquia, se apoderaram do local. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), mais de 30 mil civis teriam fugido devido ao conflito.

Simultaneamente, o exército sírio retomou o controle de uma estação de bombeamento de água na cidade de Alepo, que também estava em poder do EI.

Fontes: KARAM, Zeina; SOGUEL, Dominique. Syria recaptures Palmyra. The Philadelphia Inquirer, Beirute, p.06, 3 mar 2017; http://g1.globo.com/mundo/noticia/milhares-de-pessoas-fogem-apos-avanco-do- exercito-no-norte-da-siria.ghtml e http://english.almanar.com.lb/207535

(6)

ESTADOS UNIDOS ATINGEM GRUPO SUSPEITO NO IÊMEN

Drones americanos e aviões de combate atingiram, no sul do Iêmen, um grupo suspeito de ser ligado à al-Qaeda, matando pelo menos oito combatentes que dormiam em uma delegacia de polícia tomada por eles. Os ataques fazem parte de uma guerra aérea dirigida a militantes que controlam grandes faixas do sul do país, desencadeada em grande parte pelo Comando Conjunto de Operações Especiais do Pentágono, com a assistência da CIA.

Fonte: ARRABYE, Nasser; MAZZETTI, Mark. U.S.drones, jets kill 8 fighters linked to al-Qaida in Yemen.

Austin American-Statesman, Austin, p.02, 3 mar 2017.

GOVERNO DO BAHREIN REPREENDE PROTESTOS E DETÉM SUSPEITOS DE ASSOCIAÇÃO A GRUPO TERRORISTA

Sob forte repressão das forças bareinitas, diversas marchas foram realizadas pelo país, em protesto contra o atual governo do Bahrein. Os manifestantes portavam bandeiras nacionais, imagens de ativistas que foram mortos diante da repressão do governo e gritavam dizeres contra o rei Hamad bin Isa al-Khalifa. As manifestações se tornaram violentas depois da intervenção das forças de segurança bareinitas, que atiraram granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Paralelamente, 25 residentes iranianos foram detidos no Bahrein suspeitos de serem membros de uma organização terrorista. Segundo o governo do país, este grupo estaria ligado a diversos ataques. O governo iraniano não se pronunciou sobre o assunto.

Fontes: http://www.hispantv.com/noticias/barein/335230/bahrain-reprimir-protestas-pacificas-al-jalifa-isa- qasem e TERRORIST group suspects arrested in Bahrain. Washington Post Sunday, Washington, p. A10. 5 mar 2017.

(7)

ÁFRICA

CONFLITOS NA RCA PODEM DESENCADEAR CATÁSTROFE HUMANITÁRIA Agências de ajuda humanitária afirmaram que os conflitos na República Centro-Africana podem provocar uma catástrofe humanitária por conta do deslocamento forçado de dezenas de milhares de pessoas na região. No país, além do conflito entre os Seleka (muçulmanos) e os anti-balaka (cristãos), que ocorre desde 2013, também acontecem combates entre dois grupos rebeldes anteriormente pertencentes à aliança Seleka, dificultando a entrega de ajuda humanitária.

Fonte: http://www.reuters.com/article/us-centralafrica- violence-aid- idUSKBN16A1CB

RDC: TRABALHADORES SÃO SEQUESTRADOS EM MINA

Autoridades da República Democrática do Congo informaram que cinco trabalhadores foram sequestrados em uma mina no leste do país, com a exigência de um milhão de dólares para o resgate. Os sequestradores, que ainda não foram identificados, exigem que sejam assinados acordos contratuais básicos para a melhora da infraestrutura na região, o que inclui a construção de escolas, estradas e um centro de saúde.

Fontes:http://www.voanews.com/a/mining-workers- france-tanzania- kidnapped-congo/3746957.html

SUDÃO DO SUL: SOLDADOS SÃO PRESOS E GENERAL CRIA GRUPO ANTIGOVERNO

Quatro soldados foram presos no Sudão do Sul acusados de estuprar civis. Uma investigação foi iniciada após denúncias feitas por civis. Dos quatro detidos, três serão incriminados por estupro e o último por abandono de função. Paralelamente, o ex-general do exército, Thomas Cirillo Swaka, que pediu demissão recentemente de seu cargo de chefe de logística, anunciou que formou um grupo contra o governo sul-sudanês, denominado Frente de Salvação Nacional (NSF), visando à restauração da normalidade no país.

Fontes: http://www.reuters.com/article/us-southsudan- security-idUSKBN16A1RE e http://www.reuters.com/article/us-south- sudan-violence- idUSKBN16D2AA

(8)

GRUPO REBELDE TOMA PORTOS DE PETRÓLEO NA LÍBIA

Na Líbia, dois portos de produção de petróleo foram tomados pela Brigada de Defesa de Bengazi (BDB). Para retomar o domínio dos portos, as forças armadas líbias realizaram ataques aéreos. A Sociedade Nacional do Petróleo realizou reuniões para rever as medidas de emergência para proteger as instalações e o Exército Nacional está tentando restaurar o poder após ter sido obrigado a recuar.

Fontes: http://www.reuters.com/article/us-libya-security-oil-

idUSKBN16A1D4;http://www.reuters.com/article/us-libya-security-oil-noc-idUSKBN16B0BQ;

http://www.reuters.com/article/us-libya-security-oil-idUSKBN16B09U e http://www.reuters.com/article/us- libya- security-oil- idUSKBN16C0VQ

ATENTADO DEIXA MILITARES MORTOS NO MALI

Pelo menos onze militares morreram e outros cinco ficaram feridos em um ataque contra uma base do exército na cidade de Boulekissi, localizada na região sul do Mali, na fronteira com Burkina Faso. Segundo o Ministério da Defesa local, nenhum grupo assumiu imediatamente a autoria do ataque. Tendo em vista os últimos ataques ocorridos, o Ministério ainda afirmou que os grupos rebeldes atuantes no país têm deixado de agir somente no norte do território malinês.

Fonte: http://www.aljazeera.com/news/2017/03/soldiers-killed-mali-attack-violence-surges- 170306043203675.html.

EUA SE APROXIMA DA SOMÁLIA PARA COMBATER GRUPOS TERRORISTAS

Após diversos ataques terroristas a hotéis e áreas militares da Somália, o grupo islâmico Al- Shabab se provou mais resistente do que o esperado. Por este motivo, o governo dos Estados Unidos tem buscado um maior envolvimento militar no país, em decorrência da insuficiência das estratégias atuais. A Somália está sem um governo efetivo desde a queda do ditador Siad Barre, em 1991, e foi um dos sete países muçulmanos presentes na lista de proibição de imigração de Trump. Além do Al-Shabab, uma nova ameaça ao território somali é a ascensão de militantes ligados ao Daesh.

Fonte: GULED, Abdi. U. S. steps up in Somalia as Al- Shabab proves a stubborn foe. The Daily Star (Lebanon).

Beirute, p. 8, 4 mar. 2017.

(9)

ONU

PAÍSES AFRICANOS EM FORTE CRISE HUMANITÁRIA RECEBEM VISITA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

Buscando alertar a comunidade internacional para a crise humanitária na África, representantes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) visitaram Níger, Camarões, Nigéria e Chade, que se encontram na região do Lago Chade. A ONU afirma que cerca de 14 milhões de pessoas foram afetadas pela guerra do Boko Haram, sendo que aproximadamente 8,5 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária urgente.

O Conselho prometeu suporte a longo prazo aos governos e pessoas que resistem ao Boko Haram e pediu apoio da comunidade internacional.

Fontes: https://nacoesunidas.org/alertando-para-crise-representantes-do-conselho-de-seguranca-da-onu-visitam- regiao-do-lago-chade/ e UN Security Council begins Africa trip focused on Boko Haram. Sunday Observer, Kotte, p.18, 5 Mar 2017.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PEDE A ONU QUE ADICIONE O IDF À LISTA NEGRA DE VIOLAÇÕES CONTRA CRIANÇAS

Uma rede de organizações humanitárias instou as Nações Unidas a adicionar as Forças de Defesa de Israel (IDF) na lista negra de países e grupos armados responsáveis por graves violações contra crianças. Informações a respeito da conduta da Frente Popular da Libertação da Palestina e da ala armada do Hamas também estariam sendo colhidas para investigação. O IDF foi mantido fora da lista em 2015, após forte desaprovação de Israel e Estados Unidos, embora seja citado desde 2005 no que tange à violência contra crianças.

Fonte: GUTERRES urged to add IDF to blacklist, Jerusalem Post, Jerusalém, p.2, 3 Mar 2017.

CONVERSAÇÕES SOBRE A SÍRIA EM GENEBRA SÃO ENCERRADAS Segundo o enviado especial da Organização das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, as conversações sobre o país mediadas pela entidade estão no caminho correto, de modo que se estabelecera uma agenda definida. O tema do terrorismo foi adicionado à mesma, de maneira que haverá um novo encontro com as partes do conflito no fim do mês.

De Mistura afirmou que é inquestionável a proposta de aplicação da resolução 2254 do

(10)

Conselho de Segurança. O documento formulado nos encontros em Genebra, na Suíça, durante os diálogos entre as partes do conflito sírio, traz um mapa que projeta a instauração do estado de paz no país. O enviado da ONU destaca a importância da entidade para a mediação desses diálogos.

Fonte: https://nacoesunidas.org/conversacoes-sobre-a-siria-sao-encerradas-em-genebra-com-agenda-clara-para- o-pais/

GRANDE AVANÇO PARA COMEÇO DE RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS NA SÍRIA ESTÁ EM ANDAMENTO

Tratando de assuntos especialmente ligados ao combate ao terrorismo, as conversações sobre a Síria mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) estão em processo de evolução.

O objetivo principal é encorajar que as partes em conflito se reúnam para buscar soluções, visando executar a resolução 2254 do Conselho de Segurança, que propõe negociações formais entre representantes do governo e da oposição para inaugurar um processo de transição política na Síria. O documento gerado nas reuniões compõe um mapa para o processo de paz, com detalhes sobre a governança, a Constituição e as eleições.

Fonte: https://nacoesunidas.org/conversacoes-sobre-a-siria-sao-encerradas-em-genebra-com-agenda-clara-para- o-pais/

Referências

Documentos relacionados

4.3. As informações prestadas no cadastro para inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, ficando o INSTITUTO CONSULPAM no direito de excluí-lo do

A obtenção de marcadores microssatélites polimórficos e discriminativos para a reação de resistência ao oídio em soja são de grande importância, possibilitando a utilização

Estes cabos atravessam toda a estrutura – viga ou laje – passando hora na parte superior, hora na parte inferior, que são definidas a partir da solicitação do momento

Pássaro Anilha Criador Cidade Classif.. Pássaro Anilha Criador

Given these contrasts, this study aimed to evaluate whether calli- phorids and sarcophagids were effective bioindicators by testing how strongly flies in these families were

• Informações toxicológicas adicionais: O produto apresenta os seguintes perigos de acordo com o método de cálculo da Classificação Geral da UE Orientações para

Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte;.. 21 porque para mim o viver é Cristo e o

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento