• Nenhum resultado encontrado

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Vanessa de Cássia Corrêa Co- autora: Paloma Alinne A.R.Ruas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Vanessa de Cássia Corrêa Co- autora: Paloma Alinne A.R.Ruas"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Sequência Didática

Nome do Bolsista/Voluntário: Vanessa de Cássia Corrêa Co- autora: Paloma Alinne A.R.Ruas

Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: A sequência didática foi destinada a alunos que cursam atualmente o 5º ano do Ensino Fundamental, e dentro dessa escolaridade encaixam-se na faixa etária equivalente a nove anos de idade. O educando selecionado possui Transtorno do Espectro Autista – TEA. O sujeito não é alfabetizado, contudo é verificado o conhecimento prévio das letras constituintes do alfabeto, assim como dos números pertencentes à área de exatas. Em relação às características peculiares do aluno, há interesse pelo conhecimento das cores e existe uma grande identificação sobre a área biológica principalmente no que se diz a respeito do mundo animal. O eleito é altamente sociável e curioso em relação ao mundo o qual está inserido, desse modo faz questionamentos sobre interesses diversos e espontâneos. Contudo, existem defasagens que devem ser minimizadas, para tanto a sequência didática buscará omitir e se sobressair quanto às dificuldades apresentadas pelo aluno. O aspecto utilizado para a construção da sequência baseou-se na ausência de coordenação motora fina e grossa presentes no educando selecionado, é notória a dificuldade do aluno quando são sugeridas atividades que necessitam da utilização de técnicas manuais. Desse modo, a ausência de coordenação motora pode estar interligada à dificuldade relacionada à elaboração de atividades escritas e/ou de desenho manual. Sobre essa perspectiva, a sequência desenvolvida tem como finalidade a aplicação de atividades voltadas ao interesse explícito que o educando possui pelo conhecimento das cores e vale enfatizar a busca pelo início da alfabetização e concomitante aprimoramento das atividades motoras com ressalva ao uso de conhecimentos científicos simplórios para a realização das didáticas pedagógicas.

Título da Sequência: Colorindo o Reino Animal

Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência: Folhas sulfite com desenhos de animais correspondentes a letra do alfabeto estudada; materiais didáticos para a elaboração de atividades que aprimoram a coordenação motora fina, tais como: folhas de papel EVA, cartolina, pequenos círculos feitos a partir de isopor, tesoura e cola para a conclusão das atividades; tinta

(2)

2

guache,cola colorida, glitter, algodão e pincéis para a efetivação dos desenhos e estudo- aprendizagem das cores.

Iniciando a Sequência Didática

Atividade 1:

Objetivos:

Potencializar a capacidade de fala oral a partir da leitura das sílabas (BA-BE-BI-BO-BU);

Reconhecer a diferença das consoantes e vogais;

Potencializar a coordenação motora e fina;

Compreender as características visíveis dos animais estudados;

Conteúdo Físico: Consoantes e vogais, visando à junção das letras e o som formado pela união das sílabas; estudo das cores e dos animais que correspondem às letras estudadas, por exemplo, ao estudar a junção da consoante B com a vogal A, o resultado é a palavra BA. Nesse âmbito um vertebrado ou invertebrado correspondente será utilizado como modelo exemplificador. Além disso, aluna será questionada sobre quais animais possuem o fonema BA em seu nome. Desse modo, pode-se fazer uso de vertebrados como a baleia ou invertebrados como a barata e assim sucessivamente para que o aluno associe o animal ao som das letras.

Recurso: O recurso utilizado primordialmente foi uma folha de papel sulfite com o conteúdo da aula, sobre o material estavam escritas “as letras do dia”, ou seja, quais consoantes foram

compreendidas na aula e quais sílabas as letras unidas são capazes de formar quando estão juntas as vogais; A imagem das letras pode ser retirada da internet, é importante selecionar conteúdos chamativos que prendam a atenção do educando, nesse caso fora escolhido o “alfabeto da Peppa Pig”, visto que o aluno eleito possui grande apreço e é altamente familiarizado com o desenho infantil. Nesse momento, também foi necessário o uso de imagens dos animais correspondentes às sílabas estudadas, no caso citado anteriormente da sílaba BA, fora interessante a imagem de uma baleia para o aluno posteriormente colorir de acordo com sua preferência, e quanto às outras sílabas cabe à repetição do mesmo procedimento. Por fim, foram necessárias folhas de papel EVA, para a confecção de bolinhas que foram modeladas pelo educando para a conclusão da última atividade.

(3)

3

Atividade 1: A primeira atividade iniciou-se com a apresentação das consoantes do dia, são elas: B, C e D, ademais as vogais serão exibidas e nessa etapa cabe ao docente a explicação do alfabeto para o educando, enfatizando que as letras são subdividas em dois grupos,que se enquadram no conjunto das consoantes e vogais.

Em sequência, explicou-se que a junção das consoantes e vogais formam sílabas e o som dessas sílabas foram lidos e repetidos várias vezes para a aprendizagem do aluno. As sílabas formam-se a partir da união de uma consoante com uma vogal, desse modo fora interessante repetir os sons formados pelas letras, esses fonemas possuem sons individuais que são capazes de formar palavras, por sua vez esses vocábulos podem representar nomes, objetos, entre outras coisas, e assim estudamos o som das letras unidas e quais animais em sua classificação possuem um nome cujo som é representado pela sílaba estudada.

Em sequência, para a desenvoltura da coordenação motora fina do educando, será solicitada a coloração das imagens dos animais, com o uso de tinta guache e de pequenas folhas de papéis amassadas em formato de pequenos círculos, para que assim o aluno desenvolva as habilidades associadas à coordenação motora, assim como o aprimoramento da noção espacial, visto que as pequenas bolinhas de papel serão coladas em uma região pré-destinada, ou seja, dentro do desenho fornecido. As cores dos animais ficaram ao critério do docente;

Para despertar os conhecimentos científicos do aluno, ao final, cabe ao docente caracterizar os animais estudados, ressaltando as principais peculiaridades destes, por exemplo, quando tratar-se dos dinossauros, é importante mostrar ao aluno a grande dimensão desse animal, suas cores vibrantes, e pele diferencial. Desse modo, a atividade inicial da sequência didática foi finalizada.

Motivação: Ao iniciar a atividade como estratégias motivacionais foram realizadas as perguntas descritas a seguir:

1- Você conhece as letras do alfabeto?

2- Quais são as consoantes e quais são as vogais?

3- Você sabe o que é uma sílaba?

3- Vamos aprender o nome dos animais que começam com as letras B, C e D?

(4)

4

Figura 1: Conhecendo as sílabas e os animais

(5)

5 Atividade 2:

Objetivos:

Aprimorar o conhecimento referente às cores e as letras do alfabeto;

Reconhecer o plano corpóreo dos vertebrados e invertebrados;

Comparar as estruturas anatômicas componentes dos animais selecionados;

Potencializar o pensamento criativo, assim como o raciocínio lógico;

Conteúdo Físico: Zoologia

Recurso: Jogo de adivinhação: “Enigma dos bichos”

Motivação: Para iniciar a atividade, a estratégia utilizada foi a retomada do conteúdo anterior, questionamentos referentes às sílabas e sobre os animais correspondentes foram feitos, para trazer a memória do educando a temática abordada. Questionamentos norteadores foram ser realizados, tais como:

1- Você se recorda do conteúdo trabalhado?

2- Quais as letras do alfabeto já foram estudadas?

3- Quais são as vogais e quais são as consoantes estudadas na semana anterior?

4- Qual dos animais estudados chamou mais sua atenção e por quê?

Atividade 2: A segunda atividade da sequência didática refere-se a continuação do estudo das consoantes, assim como a aprendizagem dos animais e das cores. Nessa etapa, foram estudadas as seguintes letras do alfabeto: F, G, H, e J, (a letra K fora desconsiderada, visto que existem poucos animais conhecidos com a consoante em questão). De modo diferencial, essa etapa de aprendizagem não relaciona o som das sílabas com os consequentes animais, como empregado na etapa anterior. Assim, o conhecimento das consoantes fora vinculado a um jogo de adivinhação que funciona da seguinte maneira. A letra escolhida, e seu respectivo animal selecionado (por exemplo, letra F, animal correspondente formiga), são adicionados ao jogo, contudo o aluno não sabe qual animal corresponde à letra escolhida, e assim através de três cartas coloridas contendo as pistas do jogo, o aluno é capaz de descobrir qual animal corresponde à letra. Existiam três cartas coloridas

(6)

6

com as pistas, a carta rosa e roxa continham duas características específicas do animal, com o intuito de auxiliar o aluno a desvendar o mistério, por sua vez, a carta preta continha a imagem do animal.

ANIMAL: Formiga

CARTA ROSA: Animal pequenino, que gosta de se alimentar de doces, e fica carregando as comidinhas por toda a casa. Se não tomarmos cuidado acabamos pisando nesses bichinhos pequenos. Sua picadinha é dolorida e coça, e eles gostam bastante de morder!

CARTA ROXA: Esses animais não gostam de andar sozinhos, estão sempre acompanhados com seus outros amiguinhos que os ajudam a carregar as comidinhas encontradas pelo chão. Não podemos esquecer que esses animais possuem antenas...

ANIMAL: GATO

CARTA ROSA: Animal peludo e fofinho que faz um som parecido com um “Miau”. Possuem dentes afiados e unhas grandes. Não precisam tomar banho porque a língua destes animais funciona como esponja, e limpa todo o corpo. Possuem um par de orelhas, bigodes e um rabo longo.

CARTA ROXA: Esses animais são tão mansinhos que podem ficar na casa das pessoas. Eles podem ser domesticados, ou seja, vivem conosco. Alimentam-se de ração e de outros insetos presentes no ambiente.

ANIMAL: HIPOPÓTAMO

CARTA ROSA: Esses animais são grandes e pesados. Gostam de comer plantinhas, apesar do seu grande porte. Vivem perto dos rios, lagos e pântanos. Sua cor é cinza!

CARTA ROXA: Esses animais são semi-aquáticos, ou seja, podem viver dentro da água por um tempo e depois saem para respirar. Nadam muito bem e são famosos pelos pulos que dão através da água.

(7)

7

ANIMAL: IGUANA

CARTA ROSA: Animal grande e pesado, com a cara engraçada, possuem dentes enormes e olhos pequenos;

CARTA ROXA: Animal exótico, que podem ser verdes e apresentar listas escuras pelo corpo.

Alimentam-se de vegetais diversos!

ANIMAL: JACARÉ

CARTA ROSA: Parece um dinossauro, mas não é! Vivem nos lagos e possuem uma boca grande cheia de dentes para capturar suas presas.

CARTA ROXA: São animais grandes e pesados. A maioria das pessoas sente medo deles... Podem se alimentar de peixes, frutas e vegetais.

ANIMAL: LOBO

CARTA ROSA: Animal selvagem, que uiva durante a noite, faz o som parecido com um “uuh”, possuem o corpo coberto de pelos e se alimentam de carne.

(8)

8

CARTA ROXA: Possuem a audição bem apurada, ou seja, esses animais escutam bem, conseguem ouvir a queda das folhas das árvores durante o outono. Sua visão noturna é muito aguçada, esses animais enxergam muito bem!

De modo a encerrar a atividade, as imagens dos animais foram entregues ao aluno. O professor que aplicar a atividade pode imprimir as cartas coloridas, ou montá-las, as informações acerca dos animais devem ser impressas e lidas para o aluno. Vale ressaltar que cabe ao educando a escolha das cartas, para conferir-lhe autonomia durante a aplicação do jogo “Enigma dos bichos”.

Atividade 3:

Objetivos:

Desenvolver a capacidade de fala oral a partir da leitura das sílabas;

Potencializar a coordenação motora e fina do sujeito;

Compreender as características visíveis dos animais estudados;

Reconhecer os diferentes habitat dos animais (aquáticos x terrestres).

Conteúdo Físico: Zoologia

Recurso: Imagens contendo as sílabas e seus respectivos animais correspondentes; Caça-palavras;

Folhas de papel EVA nas cores marrom e azul.

Atividade 3: A terceira atividade, tem como finalidade a continuação do estudo das sílabas, vale relembrar que os fonemas estudados são formados a partir da união de uma consoante com uma

(9)

9

vogal. Como na atividade 01, estudaram-se as letras: A, B, C e D, em sequência, a atividade 03, abrange as seguintes consoantes do alfabeto: F, G, H, J, K, L, M, N, P, e Q. Nesse aspecto,foram apresentadas ao aluno as sílabas componentes das letras citadas, são elas: FA-FE-FI-FO-FU, GA- GE-GI-GO-GU, HA-HE-HI-HO-HU, JA-JE-JI-JO-JU, KA-KE-KI-KO-KU, LA-LE-LI-LO-LU, MA-ME-MI- MO-MU, NA-NE-NI-NO-NU, PA-PE-PI-PO-PU E QA-QU-QU-QO-QU. Dessa maneira, após a

apresentação das sílabas ao educando, a atividade seguinte envolve um jogo de caça-palavras, com algumas das sílabas estudadas. Por sua vez, o caça-palavras, apresenta apenas as sílabas

misturadas entre as letras, cabe ao aluno colorir as sílabas a seguir com as respectivas cores:

SÍLABAS: FA/GA/HA/JA/KA/LA/MA/NA -> AZUL SÍLABAS: FE/GE/HE/JE/KE/LE/ME/NE -> VERDE SÍLABAS: FI/GI/HI/JI/KI/LI/MI/NI -> ROXO

SÍLABAS: FO/GO/HO/JO/KO/LO/MO/NO -> VERMELHO SÍLABAS: FU/GU/HU/JU/KU/LU/MU/NU -> ROSA

Assim, após a realização do caça-palavras, a próxima atividade, cujo intuito está vinculado ao conhecimento dos animais e ao desenvolvimento da coordenação motora fina, correlaciona os animais com as sílabas do alfabeto. Para preencher as imagens, o aluno pode utilizar bolinhas de papel, confeccionadas por suas próprias mãos, aprimorando assim as habilidades motoras. Dessa vez, as sílabas selecionadas e seus respectivos animais são os seguintes: Sílaba: FO – Animal:

FOCA, Sílaba: MA – Animal: MACACO, Sílaba: MO – Animal: MORCEGO, Sílaba: LA – Animal:

Lagartixa, Sílaba: PE- Animal: Peixe. Cinco sílabas foram eleitas, assim como cinco animais equivalentes. Desse modo, o aluno preencheu a imagem dos animais que vivem na terra com bolinhas de coloração marrom, e em consequência os animais que habitam as águas foram preenchidos de bolinhas de coloração azul. Assim, a atividade se encerra.

Figura 2: Atividades desenvolvidas

(10)

10 Atividade 4:

Objetivos:

Compreender os diferentes animais assim como suas características;

Estudar cores novas a partir do uso da cola colorida;

Desenvolver as habilidades motoras;

Aprimorar a fala a partir da música;

Recurso: Imagem com os animais selecionados; cola colorida;

Conteúdo Físico: Consoantes e zoologia

Atividade 4: Trabalhar com as letras R, S, T, e V, associando a cor com as letras assim como os animais estudados. Nesse âmbito, o aluno teve como objetivo colorir os animais, correlacionando-os com as letras e as correspondentes cores, a atividade se encadeia da seguinte forma:

Letra R – Animal: Rato- Cor: Rosa Letra S- Animal: Sapo- Cor: Salmão Letra T- Animal: Tartaruga- Cor: Turquesa Letra V- Animal: Vaca- Cor: Verde

Nessa etapa, o aluno utilizou cola colorida para a coloração dos animais em questão, diferente do lápis de cor e da tinta, a cola auxilia o educando no desenvolvimento das habilidades motoras, uma vez que precisa aplicar uma determinada força no tubo para o conteúdo sair. Em sequência, como atividade motivadora, para encerrar a quarta atividade o seguinte vídeo de música referente aos sons dos animais foi utilizado, link:https://www.youtube.com/watch?v=LIp8i8yw9tA

Atividade 5:

Objetivos:

Potencializar as habilidades recreativas do aluno;

Aprimorar a coordenação motora fina;

(11)

11

Estudar as cores relativas aos materiais estudados.

Recurso: Garrafa pet, lantejoulas, purpurina, cola colorida e com glitter, flores de plástico, canudo cortado, floquinhos de isopor, números e letras feito de garrafapet, conchas, etc.

Conteúdo Físico: Consoantes e Vogais

Atividade 5: Construção do pote da calma, que auxilia a tranquilizar alunos com deficiências e/ou síndromes. Garrafas sensoriais ou potes da calma são garrafas plásticas de qualquer tamanho, desde que sejam transparentes e com objetos que despertem a curiosidade e o desejo de

observação (estrelinhas, bolinhas, bichinhos, dados, letras, animais), as cores e formas presentes no pote quando misturados à água, areia ou outra coisa produzem um efeito interessante. Nesse âmbito, cabe ao aluno construir o pote da calma a partir do uso dos materiais fornecidos, para assim ampliar suas potencialidades motoras e concluir a atividade de caráter avaliativo que encerra a sequência didática. Importante: Como a garrafinha estará cheia de coisas fáceis de engolir, cole a tampa para vedar bem. Caso ache necessário, use cola quente.

Figura 3: Pote da calma

Conteúdo retirado do site: http://coruja-prof.blogspot.com.br/2017/05/aprenda-fazer-o-pote-da-calma-para.html?m=1

Referências

Documentos relacionados

II - que estejam prestando serviço à Casa Cor Brasília e ao CasaPark e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Atividade 1: Iniciamos a atividade com a construção de um autorretrato, o aluno recebe uma folha contendo apenas o esboço do corpo, e em seguida o desenho do autorretrato feito

Produto 3 - Relatório técnico de análise amostral de qualidade da água utilizada para abastecimento público das comunidades inseridas na APA da Barra de

RESUMO - Esta pesquisa teve por objetivo identificar os tipos de atos infracionais cometidos pelos adolescentes, quantificar o número de denúncias referentes a cada ato,

Alterado pelo/a Artigo 1.º do/a Decreto-Lei n.º 324/2007 - Diário da República n.º 188/2007, Série I de 2007-09-28, em vigor a partir de 2007-09-29 Alterado pelo/a Artigo 2.º