• Nenhum resultado encontrado

Bol. da PM n.º 016 29JUL Portaria PMERJ n.º 325

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da PM n.º 016 29JUL Portaria PMERJ n.º 325"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Aj G – Bol da PM n.º 016 - 29 jul 2009

42

13. PORTARIA/PMERJ N° 0325 DE 29 DE JULHO DE 2009.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATO DO COMANDANTE-GERAL

PORTARIA/PMERJ N° 0325 DE 29 DE JULHO DE 2009.

Institui o Boletim Disciplinar Reservado (B-DR) como documento oficial de divulgação dos assuntos relacionados à justiça e discipli-na da Polícia Militar do Estado do Rio de Ja-neiro.

O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais; e,

Considerando que a 4ª Parte do Boletim da Polícia Militar contém os assuntos relacionados à justiça e dis-ciplina no âmbito da Corporação e em especial às punições aplicadas aos policiais militares;

Considerando que na quase totalidade das punições disciplinares aplicadas somente as praças da Corpora-ção têm suas punições publicadas no citado boletim, pois, por força ao disposto no artigo 34, do Regula-mento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM), aprovado pelo Decreto nº 6.579, de 05 Mar 1983, a publica-ção de punipublica-ção imposta a Oficial ou Aspirante-a-Oficial, em princípio deve ser feita em Boletim Reserva-do;

Considerando que tal prática fere o princípio da igualdade, previsto no caput do art. 5º da CRFB/1988, que prevê que todos são iguais perante a lei;

Considerando, finalmente, a necessidade de se corrigir tal prática, em obediência ao dispositivo constitu-cional acima citado.

RESOLVE:

Art. 1º - Fica instituído no âmbito da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro o Boletim Disciplinar Re-servado (BDR), documento oficial de publicação dos assuntos relacionados à justiça e disciplina que subs-tituirá a 4ª Parte do Boletim da PMERJ e dos Boletins Internos das Organizações Policiais Militares subor-dinadas.

(2)

Aj G – Bol da PM n.º 016 - 29 jul 2009

43

I. 1ª Parte – Serviços Diários, onde serão consignadas as escalas de serviço relacionadas às atividades correicionais).

II. 2ª Parte – Recompensas (elogios, dispensas do serviço e dispensas da revista do recolher e do pernoi-te).

III. 3ª Parte – Nomeações para procedimentos apuratórios e Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e prorrogação de prazo para ultimá-los.

IV. 4ª Parte – Apresentação em Juízo, no Ministério Público e em Delegacias de Polícia.

V. 5ª Parte:

a)Soluções de procedimentos apuratórios (Averiguação, Sindicância e IPM); b)Soluções de Processos Administrativos Disciplinares.

Art. 2º - Permanecem válidos todos os atos administrativos até então publicados na 4ª Parte do Boletim da Polícia Militar e nos Boletins Internos das OPMs.

Art. 3º - O Boletim da Polícia Militar e os Boletins Internos das OPMs passarão a ser editados sem a parte relativa à Justiça e Disciplina.

Art. 4º - Esta Portaria entrará em vigor 30 (trinta) dias após a data de sua publicação.

Quartel General, em 29 de Julho de 2009.

MÁRIO SÉRGIO DE BRITO DUARTE – Cel PM

Comandante Geral

(Nota nº 1334 – 29 Jul 2009 – GCG)

14. PUNIÇÕES DISCIPLINARES – NORMAS GERAIS PARA

CUMPRI-MENTO – DETERMINAÇÃO

O regulamento disciplinar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é um instrumento da administração pública, para uso pedagógico sobre seus integrantes, de qualquer posto ou graduação.

Visa, principalmente, buscar corrigir os desviantes das obrigações civis e militares que se distraem dos seus compromissos prestados junto ao pavilhão nacional, seja cometendo, por ação ou omissão, trans-gressões de natureza leve, média ou grave, que acarretam prejuízos internos e para a população a qual se voluntariaram e obrigaram a servir.

Todavia, nos dias hodiernos em que uma clara compreensão do papel moral da punição deve preva-lecer sobre intenções de castigo ou vingança institucional, contra quem se pretende corrigir, somos impul-sionados a repensar o encarceramento do corpo como forma de corretivo disciplinar.

Assim, por considerar que a justiça vem desenvolvendo formas alternativas de pena até para crimes que, originalmente, prevêem privação da liberdade, este Comandante Geral, seguindo as tendências da modernidade nesse campo e considerando a necessidade de trazer para a PMERJ um modelo mais adequa-do e humano de justiça disciplinar, até que se aadequa-dote novo RDPM RESOLVE:

1. Determinar que as punições disciplinares de detenção e prisão aplicadas por comandantes Che-fes e Diretores das OPM, ocorram sem a retenção do Policial Militar tanto para os serviços quanto para seu repouso de folga.

Referências

Documentos relacionados

[r]

[r]

[r]

[r]

O edital se encontra disponível no endereço eletrônico www.compras.rj.gov.br, podendo, alternativamente, ser adquirido mediante o pagamento da importância de R$15,00 (quinze

10º - Os respectivos Gestores de Bens Móveis da Unidade e Unidades Apoiadas deverão manter sob sua guarda as respectivas Prestação de Contas, à disposição dos Órgãos de Controle,

- a Resolução SESEG nº 871/2015, que disciplina o processo de avaliação e seleção de profissionais para atuação nas ações de educação promovidas pela Secretaria de Estado

Esta Chefia torna público o ORGANOGRAMA da PMERJ, para conhecimento e ciência