• Nenhum resultado encontrado

CURSO ONLINE: 20 HORAS AULA CURSO PRESENCIAL: 24 HORAS AULA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO ONLINE: 20 HORAS AULA CURSO PRESENCIAL: 24 HORAS AULA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Dados da Empresa:

Exceller Treinamentos Eireli CNPJ 21.719.419/0001-78

Av. República Argentina, 2403- Conj. 36. CEP: 80610-260 Curitiba – PR

CURSO ONLINE: 20 HORAS AULA

CURSO PRESENCIAL: 24 HORAS AULA

OBS.: Tanto a carga horária como o conteúdo do curso In Company poderão ser definidos pelo cliente de acordo com suas necessidades

(2)

A EXCELLER desenvolve cursos In Company de acordo com as necessidades específicas do cliente; além de oferecer uma gama significativa de Temas, em seu Portfólio, a empresa também se propõe a elaborar um conteúdo direcionado a determinadas demandas, de acordo com a solicitação do órgão ou empresa. A modalidade de cursos In Company reduz substancialmente o custo por participante, além de proporcionar excelente resultado no aprendizado, pois facilita bastante a interação entre Professor e Participante; Esse tipo de treinamento é também excelente opção para órgãos ou empresas que desejam reduzir o custo e o tempo para capacitar seus funcionários, podendo ser os Eventos realizados nas instalações do cliente ou em Hotel, se for presencial, ou com a transmissão através de plataforma digital, no caso de curso online.

Nesse curso, que será transmitido totalmente ao vivo, em sistema de web conferência, serão abordadas as principais questões voltadas ao Planejamento das Contratações Públicas, bem como, uma análise especifica da Lei 13.979/2020, de enfrentamento e combate ao Covid 19 e as tratativas emergenciais para as compras de bens e serviços públicos no atual cenário de pandemia pelo qual passa o pais.

Planejamento da Contratação-Planejar é pensar antecipadamente em objetivos e ações, devendo os atos administrativos serem baseados em algum método, plano ou lógica e não em suposições. São os planos que organizam e definem o melhor procedimento para alcançá-los, devendo tais planos serem as linhas mestras para que se obtenha uma boa governança no Órgão ou Entidade

A prática do planejamento nas compras públicas visa corrigir distorções administrativas, facilitar a gestão, alterar condições indesejáveis para a Administração, remover empecilhos institucionais e assegurar a viabilização de propostas estratégicas, objetivos a serem atingidos e ações a serem trabalhadas.

Conforme a IN 05/2017, o Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas:

• Estudos Preliminares;

• Gerenciamento de Riscos; e

• Termo de Referência ou Projeto Básico.

Da mesma forma, o novo Decreto 10.024/2019 do Pregão Eletrônico – dispõe em seu art. 6º, que a realização do pregão, na forma eletrônica, observará nove etapas importantes, sendo, porém, a primeira delas, o Planejamento da Contratação.

Estudo Técnico Preliminar-ETP é um documento que integra a fase de Planejamento das Contratações Públicas no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e tem o objetivo de demonstrar a real necessidade que justifica a contratação ou aquisição, analisar a viabilidade técnica de implementá-la, bem como, construir o arcabouço básico para elaborar o Termo de Referência.

APRESENTAÇÃO

CURSO OBJETIVO E INTERATIVO

(3)

O ETP-Estudo Técnico Preliminar e Sistema ETP Digital – conforme as diretrizes da IN 40/2020, editada em 26 de maio de 2020, para a aquisição de bens e a contratação de serviços e obras, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, entrou em vigor dia 1º de julho de 2020 e será o documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza determinada necessidade, descreve as análises realizadas em termos de requisitos, alternativas, escolhas, resultados pretendidos e demais características, dando base ao anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico, caso se conclua pela viabilidade da contratação. Já o Sistema ETP digital é a ferramenta disponibilizada no portal de compras do governo federal para elaboração desses estudos. Segundo a IN40/20, os ETP deverão evidenciar o problema a ser resolvido e a melhor solução entre as possíveis, de modo a permitir a avaliação da viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental da contratação, e serão elaborados por servidores da área técnica e requisitante ou pela equipe de planejamento da contratação. O documento de formalização da demanda, conforme prevê a normativa, deve conter diversas informações, como por exemplo: necessidade da contratação, descrição dos requisitos necessários e levantamento de mercado. Os órgãos, entidades, dirigentes e servidores que utilizem o Sistema ETP digital responderão administrativa, civil e penalmente por ato ou fato que caracterize o uso indevido de senhas de acesso ou que transgrida as normas de segurança instituídas. Também será abordada a IN 49/2020, que entrará em vigor em 1º de outubro de 2020, a qual traz alterações importantes na IN 05/17 em aspectos tais como: “Diretrizes para elaboração dos ETP; Composição da Planilha de Custos e Formação de Preços nas contratações de serviços com e sem dedicação exclusiva de mão de obra; e Prorrogação Contratual(análise da vantajosidade)”

Gestão de Riscos - embora seja uma exigência apenas para as Instituições Federais, através da IN 05/2017, a utilização dos conceitos e ferramentas do Gerenciamento de Riscos, em órgãos públicos de outras esferas, torna-se um diferencial muito importante para torna-se obter uma gestão eficiente e torna-segura na Administração Pública, principalmente nas áreas de Licitações e Contratos. O agente responsável pelo risco deve ser um gestor com alçada suficiente para orientar e acompanhar as ações de mapeamento, avaliação e mitigação do risco. As tipologias de risco abrangem: riscos operacionais, de imagem/reputação do órgão, legais e financeiros/orçamentários. Nesse módulo os participantes serão convencidos da importância da atuação antecipada frente aos riscos e será demonstrado de forma didática e prática, como implementar medidas preventivas ou alternativas, através de um Mapa de Riscos, onde serão identificados probabilidades de ocorrências e seus respectivos impactos. Serão demonstrados, também, os métodos para eliminar os vícios de uma política desastrosa de gerenciamento de riscos nos contratos de serviços, como por exemplo:

Termo de Referência ou Projeto Básico é o instrumento de gestão estratégica que determina o sucesso ou insucesso de uma contratação pública. É possível comprar com qualidade no serviço público. Para tanto é necessário especificar bens, serviços e obras de forma clara, descritos em Termos de Referência ou Projetos Básicos bem elaborados que possam resultar em contratações eficazes. Nesse curso, além dos procedimentos normais dessa questão, ditadas pela Lei 8666/93, serão debatidas as tratativas da Lei 13.979/2020 que trata do TR/PB simplificado que visa agilização e desburocratização dos processos de compras públicas, com vistas ao enfrentamento da pandemia provocada pelo Covid 19, principalmente na aquisição de bens e serviços voltados ao sistema de saúde.

(4)

Conhecer todas as novidades e repercussões da IN nº 05/17 do MPDG e também do Decreto 10.024/19, na gestão das Compras e dos Contratos Públicos, estabelecendo os novos conceitos, principalmente nas questões ligadas à:

• Planejamento das Contratações

• Elaboração de ETP- Estudos Técnicos preliminares- com atualização pela IN 40/2020

• Gerenciamento de Riscos

• Elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos eficientes, e

Discutir, também, os procedimentos definidos pela Lei 13.979/2020, para enfrentamento ao Covid 19, com vistas à agilização das aquisições pública, principalmente aquelas que dizem respeito aos bens e serviços necessários ao sistema de saúde pública.

➢ Servidores da Administração Pública responsáveis pela elaboração de TR/PB, Planejamento Estratégico,

Estudos Preliminares; Editais, Contratos e afins;

➢ Auditores, Controle Interno e Externo, Assessores Jurídicos e Ordenadores de Despesas;

➢ Fiscais e Gestores de Contratos, Presidentes de CPL e membros de Comissão comissões de Licitação,

Pregoeiros;

➢ Procuradores Jurídicos, Advogados, Auditores e demais profissionais, que atuam na Administração

Públicas ➢

O curso será altamente participativo e será ministrado através de videoconferência, ao vivo, com o uso de plataforma digital, a qual permite o contato através do chat e também por áudio e vídeo, em tempo integral; o Facilitador estará aberto ao debate e à discussão, principalmente para tirar dúvidas dos participantes e responder às questões mais relevantes levantadas pelos mesmos; com essa metodologia, aliada à grande expertise do Instrutor/Palestrante sobre o Tema, com certeza, o cursando obterá um excelente aprendizado durante o curso, além de significativa melhoria em sua qualificação profissional.

Objetivos

Público Alvo

Metodologia

(5)

Módulo I – A MODERNA VISÃO DO PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

• A Terceirização lícita e ilícita, legislação aplicável;

• O novo entendimento do STF – Súmula nº 331 TST;

• Características dos Serviços Comuns: Contínua e Não Contínua;

• Regime de Dedicação Exclusiva de Mão de Obra;

• Etapas do Planejamento da Contratação e a Linha do Tempo do processo;

• Dos Procedimentos Iniciais para Elaboração do Planejamento da Contratação;

• Equipe de planejamento – atribuições;

• Estudos Preliminares – Diretrizes;

• Elaboração do Estudo e a Equipe de Planejamento;

• Levantamento do mercado Requisitos da contratação;

• Estimativa de preços; Parcelamento ou não da solução;

• Da atuação da Equipe de planejamento;

• Atuação dos Responsáveis pelas Ações e de Contingência;

Módulo II – ETP - ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - AS NOVAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E

USO CONFORME IN 05/2017 e suas recentes alterações(IN 40/2020 e IN 49/2020) E DECRETO

10.024/2019.

• Diretrizes gerais e diretrizes específicas

• Definição do objeto e do encargo – Quantificação do objeto – Agrupamento do objeto em itens ou lotes

• Critérios de sustentabilidade ambiental em compras e serviços

• ETP simplificado: hipóteses de utilização e conteúdo mínimo

• ETP segundo Decreto 10.024/2019

• ETP segundo a IN 40/2020 e IN 5/2017 – diretrizes gerais para elaboração e conteúdo mínimo

obrigatório

• Alterações provocadas pela IN 49/2020, no texto da IN 05/17, quanto às diretrizes para elaboração do

ETP, à composição da Planilha de Custos e Formação de Preços nas contratações de serviços com e sem dedicação exclusiva de mão de obra; e à Prorrogação Contratual (análise da vantajosidade).

• Estimativa, pesquisa e levantamento dos preços no mercado – IN nº 05/2014 da SLTI/MP com as

alterações da IN nº 03/2017 da SEGES/MP

• Obrigatoriedade para todos os serviços e materiais?

• Situações em que os Estudos Preliminares são dispensáveis

• Sistema Digital

• Diferença entre TR/PB e Estudos preliminares

• Elementos facultativos

• Peculiaridades quando tratar-se de SRP/ARP

(6)

• Contratações em que há possível simplificação dos Estudos Preliminares segundo IN 5/17

• Atividades que podem e que não podem ser terceirizadas

• Serviços com e sem dedicação exclusiva de mão de obra

• Unidades de medida e a quantificação dos serviços contínuos

• Produtividade de referência e produtividade diferenciada (serviços de limpeza e conservação)

• Levantamento de mercado, que consiste na prospecção e análise das alternativas possíveis de soluções;

• Estimativa das quantidades a serem contratadas, acompanhada das memórias de cálculo e dos

documentos que lhe dão suporte, considerando a interdependência com outras contratações, de modo a possibilitar economia de escala

• Justificativas para o parcelamento ou não da solução, se aplicável

• Contratações correlatas e/ou interdependentes

• Posicionamento conclusivo sobre a viabilidade e razoabilidade da contratação

• Demonstração do alinhamento entre a Contratação e o Planejamento do órgão ou entidade,

identificando a previsão no Plano Anual de Contratações ou, se for o caso, justificando a ausência de previsão;

Módulo III – COMO GERENCIAR RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

• IN Conjunta MP/CGU nº 01/2016: Identificando Riscos relevantes nas licitações e contratos

administrativos;

• Responsabilidades do gestor de risco (IN Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016);

• Apetite a risco;

• Risco Inerente:

• Risco prospectivo; entendimentos;

• Probabilidade e Impacto de cada risco;

• Contingenciamento do Dano;

• A identificação dos Riscos nas licitações e nos contratos terceirizados e os procedimentos mitigatórios

de serviços;

• Mapa de Riscos versus Matriz de Risco;

• Conceitos e modelos;

• O IMR e os mecanismos a serem utilizados na medição dos resultados para efeito de pagamento;

• O ANS – Acordo de Nível de Serviços versus IMR- Instrumento de Medição de Resultados e sua

aplicabilidade prática;

• Como elaborar o IMR nos contratos terceirizados; quais tipos de contratos; Conhecendo Indicadores de

performance;

• Procedimentos de Risco nas fases do Processo de Contratação e Gestão

(7)

Módulo IV - COMO ELABORAR O TERMO DE REFERÊNCIA E PROJETO BÁSICO DE FORMA SEGURA

E EFICIENTE.

• Projeto Básico -PB, Termo de Referência (TR) simplificados, de acordo com a lei nº 13.979/20

• Conceito e funções do termo de referência;

• A importante função do termo de referência na seleção da proposta mais vantajosa;

• Competência para a elaboração do termo de referência;

• Descrição do objeto:

○ Especificação das características mínimas ○ Quantidades; ○ Unidade de medida; ○ Divisão de item/lotes; ○ Indicação de marca; ○ Pré-qualificação de marcas; ○ Certificado de qualidade;

○ Responsabilidade do setor técnico ao descrever o objeto.

• Serviços e a mensuração dos resultados;

• Pesquisa de preços e estimativa de valor:

○ Fontes;

○ Numero de orçamentos; ○ Orçamentos discrepantes;

○ Exigência de regularidade fiscal;

○ Preço máximo x estimado;

○ Aceitabilidade da pesquisa em site, in loco e por telefone;

• Procedimentos e justificativas;

○ Divulgação do preço estimado; ○ Peculiaridade da modalidade pregão;

○ Justificativa de preços nas contratações diretas;

○ Responsabilidade dos setores envolvidos na pesquisa de preços ○ definição de prazos

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo serão apresentados os resultados analisando a potencialidade de substituição parcial do agregado graúdo por RPP em graute estrutural através dos

Extrato do Relatório Meteorológico emitido pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE GT.. RELATÓRIO DE EVENTO QUE TENHA GERADO INTERRUPÇÃO

“Admissão, venham assinar por ele”, e os auxiliares vão. Todo mundo pára de jogar cartas e jogos de tabuleiro e se vira na direção da porta da enfermaria. Nor- malmente eu

A variável aversão ao risco (componente 1 obtida pela ACP sobre Embi br e posição vendida de estrangeiros) é direta e positivamente proporcional ao Embi br, ou seja, este

Durante a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas, que não concedem nenhum benefício ao trabalhador, no que se refere a sua alimentação, deverão verificar

Nesses encontros, os participantes do programa ingressarão em uma profunda experiência, que proporcionará, de forma progressiva e didática, a capacidade de utilizarem as

Esse trecho mostra que após a morte não existe consciência, ou seja, a pessoa que morreu não tem consciência de nada que está acontecendo e por isso não

Se assim é, como parece, mostra-se urgente a assunção pela doutrina de seu papel orientador e sistematizador, para que forneça aos juízes, para além das apostilhas