• Nenhum resultado encontrado

O PPP E O PROCESSO DE AMBIENTAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO CENTRAL DE PERNAMBUCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O PPP E O PROCESSO DE AMBIENTAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO CENTRAL DE PERNAMBUCO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SANTOS, et al.

O PPP E O PROCESSO DE AMBIENTAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO

CENTRAL DE PERNAMBUCO

EL PPP Y EL PROCESO AMBIENTACION DEL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BECAS DE INICIACIÓN A LA DOCENCIA EN UNA ESCUELA DEL SERTÃO

CENTRAL DE PERNAMBUCO

THE PPP AND THE ENVIRONMENT PROCESS OF THE INSTITUTIONAL PROGRAM FOR TEACHING INITIATION SCHOLARSHIPS IN A SCHOOL IN

THE CENTRAL SERTÃO OF PERNAMBUCO

Apresentação: Pôster

Amanda Honorato dos Santos1; Hortencia Alves de Oliveira2; Geraldo Martins de Oliveira Junior 3; Aretuza Bezerra Brito Ramos4; Dan Vitor Vieira Braga 5

INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento norteador que auxilia as instituições de ensino e indica os métodos que as mesmas devem utilizar, com o intuito de alcançar os objetivos pré-determinados, no processo de gestão democrática, através da participação coletiva de todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar (CAVALCANTE et al., 2020).

Para Guedes (2021), o PPP é um elemento organizador e integrador das práticas cotidianas da escola, que precisam estar articuladas com instrumentos viáveis para sua execução e, somente assumindo esse papel, poderá imprimir um caminho para a transformação de seus atores.

Assim, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contribui para o melhor conhecimento dos licenciandos participantes da escola campo, acerca desse documento.

Este, permite aos universitários aliar o conhecimento adquirido nas universidades, nas

1 Licenciatura em Ciências Biológicas, FACHUSC, amandah.santos@fachusc.com

2 Licenciatura em Ciências Biológicas, FACHUSC, hortencia.oliveira@fachusc.com

3 Ciências Biológicas, Erem Desembargador João Paes, geraldo.mertinsj@ufpe.br

4 Ciências Biológicas, FACHUSC, aretuza.ramos@fachusc.com

5 Mestre em Gestão e Políticas Ambientais, FACHUSC, dan.braga@fachusc.com

(2)

O PPP E O PROCESSO DE AMBIENTAÇÃO DO PROGRAMA

disciplinas formativas, com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas, a fim de adequar-se ao cotidiano dos alunos, da escola e da comunidade a qual a mesma está inserida (CANABARRO,2015).

O Pibid é uma ação do Ministério da Educação (MEC), que oferece aos alunos de iniciação à docência a inserir-se nas escolas públicas, ainda no início da sua formação, proporcionando aos pibidianos observar, experimentar e refletir sobre as dificuldades e os desafios da profissão (AMARAL et al., 2019).

Ademais, ele busca pela formação profissional, fazendo com que os futuros docentes repensem a escola como um espaço para construção de direitos e deveres, onde este tenha como principal objetivo o processo educacional, dentro do contexto onde a instituição está inserida (GOMES; PEDROSO, 2015).

Nesse sentido, Cunha et al. (2020) asseguram que a ambientação, parte das atividades do Pibid, associa-se geralmente a inserção dos estudantes, no meio escolar. Acredita-se que esse é um processo de ajustes, que envolve a contextualização dos espaços físicos, assim como a reflexão da comunidade escolar. Os mesmos autores ainda afirmam que a ambientação corrobora para firmar o compromisso do discente com a escola e até com a própria educação.

Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do processo de ambientação dos pibidianos da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc) em uma escola do Sertão Pernambucano, assim como, discutir a importância do processo de ambientação dentro do Pibid.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Projeto Político Pedagógico entende toda a escola em uma perspectiva estratégica, não apenas em termos de ensino. Este auxilia a instituição na definição de suas prioridades para atingir os objetivos de aprendizagem e avaliar o seu próprio desempenho (MEZZOMO; JESUS, 2015).

Assim, o PPP tem em seu contexto a abordagem política pedagógica que se impõe no contexto escolar (ANDRADE et al., 2019). Os autores supracitados ainda afirmam que, esse instrumento baseia-se naquilo que a instituição de ensino possui de particular, seus limites e suas histórias, ou seja, este deve definir o que a escola deve alcançar.

Ao considerar a insatisfação social em relação ao nível de conhecimento e habilidades dos licenciandos nas escolas e os indicadores educacionais que apontam algumas fragilidades no ensino, buscou-se alternativas que contribuíssem para uma melhor formação profissional.

(AMBROSETTI et al., 2013)

(3)

SANTOS, et al.

O mesmo autor diz ainda que, o decreto nº 6755/2009 consolidam instrumentos que irão contribuir para a formação de professores e passam a balizar com o Pibid, programa vinculado a Capes que vem contribuir no processo de formação docente concedendo bolsas para alunos matriculados nos cursos de licenciatura plenas nas instituições de ensino superior.

Através da abordagem do PPP os pibidianos poderão obter uma compreensão parcial da instituição de ensino, seus processos pedagógicos, seus objetivos políticos e sua função para aquela comunidade (CUNHA et al., 2020).

Vale salientar que, o processo de ambientação vivenciada no Programa contribui para o conhecimento dos envolvidos, uma vez que, estes irão conhecer a escola e o PPP, observar as atividades realizadas pelo grupo gestor e pela secretaria escolar (FERNANDES; MENEZES;

BENTO, 2019).

Ademais, é perceptível que, o Pibid proporciona uma melhoria na formação acadêmica, tendo em vista a imersão dos alunos nas atividades escolares, ampliando a sua concepção de docente. Através do programa os alunos das licenciaturas que só teriam contato com a escola apenas em seus estágios curriculares, têm essa oportunidade antecipadamente através do programa (SOCZEK, 2011).

METODOLOGIA

Este estudo foi realizado na cidade de Serrita – PE, que está localizada à 537,7 Km da capital do estado e possui uma população de 19.196 habitantes (IBGE, 2020). O levantamento de dados ocorreu especificamente na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Desembargador João Paes, que fica localizada na referida cidade e atualmente é composta por 466 alunos.

Os dados foram levantados no período entre maio e abril do ano decorrente, através de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo de estudo de caso. Para Branski, Franco e Lima Junior (2010), o estudo de caso é um método de pesquisa que utiliza, geralmente, dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto.

Nesse sentido, os pibidianos foram divididos em duplas, logo em seguida direcionados à escola onde ocorreu o processo de ambientação. Essa etapa ocorreu nas observações das aulas, atividades e leitura de documentos orientadores do trabalho da escola, como o conhecimento do PPP da referida instituição.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

(4)

O PPP E O PROCESSO DE AMBIENTAÇÃO DO PROGRAMA

A escola Campo dispõe de uma quadra esportiva (Figura 1A), tem dez salas de aula (Figura 1B), as quais não são suficientes para suportar a quantidade de alunos matriculados. A escola não oferece uma boa estrutura, pois não tem sala de computação para pesquisas e também não dispõe de um laboratório de ciências, diante do exposto podem-se observar as dificuldades dos estudantes com relação a esses fatores.

A biblioteca (Figura 1C) apesar de pequena tem um acervo bem diversificado de livros, e é nela o único meio para se realizar pesquisas. A escola também não apresenta muitos espaços abertos, porém é bem arborizada (Figura 1D).

Para Ribeiro (2004), o espaço escolar deve compor um todo coerente, pois é nele que se desenvolve a prática pedagógica, sendo assim, ele pode construir um espaço de possibilidades, ou de limites, pois tanto o ato de ensinar, como o de aprender, exigem condições propícias ao bem-estar docente e discente.

Figura 01: Estruturas da escola Estadual de Referência em Ensino Médio Desembargador João Paes. A - Quadra esportiva; B - Sala de Aula; C – Biblioteca; D -Arborização.

Fonte: Própria (2021).

Nesse sentido, o Pibid desenvolvido na Escola Desembargador João Paes é importante para o futuro professor e, sobretudo, para a educação pública, uma vez que a implementação deste na formação dos futuros educadores, contribui também como um mecanismo de melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem no ambiente escolar.

Apesar das dificuldades expostas, observa-se que, existe uma preocupação da escola

(5)

SANTOS, et al.

com os discentes, uma vez que é notória a busca por melhorias na gestão e na administração dessa instituição, visando o aprendizado e bem-estar dos estudantes.

A ambientação oportunizou o conhecimento da realidade dos alunos e do trabalho dos professores, o que contribuiu para que os licenciandos pudessem refletir acerca do planejamento e das ações a serem realizadas com os alunos.

O PPP da escola vem propondo para os educadores a melhoria da educação por meio de uma formação integral e de qualidade e o fortalecimento do compromisso com a inclusão nas diferentes políticas sociais, visando fortalecer o desempenho dos estudantes e o avanço da relação família e instituição de ensino, através de uma gestão participativa e democrática.

Outrossim, essas propostas vêm sendo aplicada na prática pela escola. No que se refere ao estudante, Veiga (2003) aponta que desenvolvê-lo, preparando-o para o exercício da cidadania e do trabalho representa a construção de um sujeito que domine conhecimentos e detenha habilidades necessárias para participar do sistema político e econômico, além de desenvolver- se pessoal e socialmente.

CONCLUSÕES

Durante a primeira fase da vivência na escola proporcionado pela ambientação do Pibid, percebeu-se que, apesar de algumas dificuldades enfrentadas, a instituição usa das suas melhores táticas para que assim os discentes tenham uma boa aprendizagem. Ademais, os envolvidos no programa de iniciação à docência tiveram a oportunidade de ter contato com o ambiente escolar, além das experiências adquiridas que os proporcionam mais facilidade para trabalhar com as dificuldades no processo de formação para o seu futuro como docente.

REFERÊNCIAS

AMARAL A. C.; LOPES A. L. C.; MELO I. R. C.; BEZERRA T. S. A. M. O Pibid e a comunidade escolar. JOIN. VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores. Salvador- BA,

04 e 06 de Setembro, 2019. Disponível em:

http://editorarealize.com.br/editora/anais/join/2019/TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID1 350_23082019170726.pdf

AMBROSETTI N.B.; NASCIMENTO M. G. C. A.; ALMEIDA P. A.; CALIL A. M. G. C.;

PASSOS L. F. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2013.

ANDRADE, T. S.; FIGUEIREDO, M. V. A. L.; PATRÍCIO, W. Q.; SANTOS, R. M. B; O projeto político pedagógico e o currículo escolar como instrumento potencial para as ações do Pibid. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Conapesca. 2 de set. 2019. p.1 a 10.

(6)

O PPP E O PROCESSO DE AMBIENTAÇÃO DO PROGRAMA

BRANSKI, R. M.; FRANCO, R. A. C; LIMA JUNIOR, O. F.; Metodologia de estudo de casos aplicada a logística. XXIV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte. 2010. Acesso em 31 de jul.2021.

CANABARRO P.H.O.; A contribuição do PIBID na formação de professores de Biologia: uma reflexão sobre a prática. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.Brasilia-DF,2015.

CAVALCANTE J. R.; SANTOS J. P.; BRAZ M. L.; NOLASCO R.N. A importância do projeto político pedagógico na gestão escolar: uma análise em três escolas parceiras do Pibid em Arapiraca-AL. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 9, n. 1, p.

1049- 1056, 25 nov. 2020.

CUNHA, A. B. S.; RODRIGUES, A. R. B.; BETINES, L. B.; CAMPOS, M. E. C.;

REHERMANN, S. R. S.; TAHA, M. S.; MELLO, E. M. B. Programa Residência Pedagógica:

reflexões sobre a etapa de ambientação em uma escola-campo Programa Residência Pedagógica: reflections on the setting stage in a field school Programa Residência Pedagógica:

reflexiones sobre la Ambientación en una escuela-campo. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.

FERNANDES, C. L.; MENEZES, A. M. C.; BENTO, M. G. As experiências nas fases de ambientação e emersão do Programa de Residência Pedagógica: conhecendo na prática.VI Congresso Internacional da Licenciaturas. COINTER-PDVL. Recife – PE. 2019.

GOMES, M. P; PEDROSO, J. A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA/DOCENTE DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE–UNIFEBE. CADERNO DO PIBID DA UNIFEBE–2015, p. 7.

GUEDES N. C. A importância do projeto político pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas. EnPe. v.2. n.2. p. 1-9. Fortaleza, 2021.

MEZOMO, L. H. E.; JESUS, S. A. F. O protagonismo dos sujeitos na construção do projeto político pedagógico. 2015. p 1 a 14.

RIBEIRO, S. L. Espaço escolar: um elemento (in) visível no currículo. Sitientibus, Feira de Santana, v. 31, p. 103-18, 2004.

SOCZEK D. Pibid como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares.

AUTENTICA. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente. Belo Horizonte.

v.03, n.05, p. 57 -59, ago. 2011.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003.

Referências

Documentos relacionados

O propósito deste trabalho é identificar novos desafios para a pesquisa em SAFs, por meio da exploração da literatura técnico-científica publicada nos dez

O presente Projeto de Pesquisa em Iniciação Científica, intitulado “LIVRE ESTOU, LIVRE ESTOU”: Estudo descritivo das personagens nobiliárquicas femininas

To discuss a little further the insertion of historical information as a cognitive agent in the development of students’ classroom learning (Mendes, 2006, 2015, 2017), we first need

A matrícula dos classificados é obrigatória e será realizada no Sesc Macaíba (Rua Professor Caetano, nº 310, Centro, Macaíba/RN), conforme item 15 deste edital,

debêntures realizadas no período, bem como aquisições e vendas de debêntures efetuadas pela Emissora: (Artigo 12, alínea e, inciso XVII da Instrução CVM 28/83).. •

debêntures realizadas no período, bem como aquisições e vendas de debêntures efetuadas pela Emissora: (Artigo 12, alínea e, inciso XVII da Instrução CVM 28/83).. •

debêntures realizadas no período, bem como aquisições e vendas de debêntures efetuadas pela Emissora: (Artigo 12, alínea e, inciso XVII da Instrução CVM 28/83).. •

A totalidade dos recursos obtidos por meio desta 1ª Emissão de Debêntures foram utilizados pela Emissora para [i] aquisição de novos terrenos ou desenvolvimento de