• Nenhum resultado encontrado

03) C A veia cava transporta sangue venoso do corpo em direção ao coração, desembocando no átrio direito.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "03) C A veia cava transporta sangue venoso do corpo em direção ao coração, desembocando no átrio direito."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Pr ova

Biologia

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) E

A digestão de lipídeos ocorre no intestino delgado, em pH alcalino, através da ação de enzimas produzidas no pâncreas, as lipases pancreáticas, que quebram os lipídeos em ácidos graxos e glicerol. Essa quebra ocorrerá nos tubos 4 e 5, sendo que no tubo 5 a quebra será ainda mais rápida, pois apresenta também a bile, emulsificante produzido no fígado, armazenado na vesícula biliar e lançado no intestino delgado, que aumenta a área da superfície das gotículas de lipídeos, facilitando a ação de enzimas.

02) D

A alteração nas vilosidades intestinais afeta a absorção de nutrientes pelo epitélio intestinal. Com isso, o aproveitamento dessas substâncias ficará prejudicado, gerando, entre outras consequências, dificuldade no crescimento corporal.

03) C

A veia cava transporta sangue venoso do corpo em direção ao coração, desembocando no átrio direito.

04) A

A comunicação entre as cavidades ventriculares irá gerar mistura de sangue venoso e arterial, reduzindo a oferta de oxigênio para os tecidos.

05) (ANULADA)

E A ligação de monóxido de carbono com hemoglobina é estável, dificultando o desligamento dessas duas substâncias.

Com isso, a hemoglobina fica impossibilitada de realizar transporte de oxigênio, gerando (quando em excesso) morte por asfixia.

06) C

Os alvéolos pulmonares são regiões altamente vascularizadas que permitem que haja a troca de gases entre o ar que está sendo inalado e o sangue nos capilares sanguíneos.

07) B

No glomérulo, ocorre o processo de filtração, que depende de uma alta pressão sanguínea para que as substâncias pequenas passem para o interior do néfron e substâncias grandes sejam retidas. Nas demais regiões do néfron, as substâncias úteis podem ser reabsorvidas, e substâncias em excesso ou tóxicas podem ser eliminadas.

08) D

O sistema excretor é composto por um par de rins conectados à bexiga por ureteres. A liberação da urina ocorre através da uretra.

09) E

Como o hormônio ADH está relacionado com a reabsorção de água nos túbulos renais, um indivíduo que tenha deficiência na sua produção irá eliminar mais água que o normal, gerando desidratação.

10) D

O hormônio do crescimento (GH) promoverá, dentre suas funções, o aumento na síntese de proteínas.

Questão 05 anulada em 19/11/2021

(2)

Pro va

Estudos Linguísticos

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) D

Nota-se, nos textos I e II, respectivamente, o diálogo evidente na interlocução dos versos “Discreta, e formosíssima Maria” e “Boa-noite, Maria – Eu vou-me embora”.

02) B

O poema de Casimiro de Abreu pertence à segunda geração, do ultrarromantismo, e reforça características comuns a essa geração e ao Romantismo como um todo: valorização da natureza e evasão, principalmente.

03) B

No poema de Casimiro, a evasão se dá pela idealização do passado, da infância, como pode ser observado, inclusive, em seu título.

04) A

O Guarani divide a temática indianista/nacionalista com a primeira geração da poesia romântica de forma idealizada, exaltando a natureza tropical e o caráter nobre, bravo e forte do índio heroicizado.

05) C

Álvares de Azevedo é um poeta romântico da segunda geração e seu soneto expressa a aproximação com a morte e a melancolia típica do ultrarromantismo.

06) A

Esse verso aponta para a permanência de duas características – a solidão, em “sozinho”, e a preferência pelo noturno, em “à noite” – que são marcantes na cosmovisão romântica como um todo.

07) A

A natureza expressiva é a projeção dos sentimentos do homem romântico no mundo exterior; aqui, essa projeção é tamanha que, mesmo havendo desacordo a princípio, o personagem busca por essa identificação.

08) A

A morte como forma de evasão é comum tanto na poesia da segunda geração quanto na prosa do Romantismo.

09) A

Tal como indicado na alternativa correta, Senhora é um romance urbano de José de Alencar, retratando o casamento como forma de ascensão social e com traços claros de ironia e desprezo na personagem principal.

10) E

No fim da obra, os personagens conseguem redimir-se mesmo tendo apresentado traços vis durante a trama.

(3)

Prova

Espanhol

EM1 – Gabarito

Bimestre

01) A

O senhor de 50 anos se sentiu incomodado dentro de um elevador com uma família brasileira que entrou e todos estavam manuseando equipamentos eletrônicos, inclusive o bebê.

02) C

Segundo o texto, viver é aprender a ter paciência, a não receber passivamente gratificações inesperadas, a saber esperar.

03) C

O senhor grisalho olhava a família brasileira com perplexidade, em outras palavras, olhava questionando o que estava presenciando: uma família composta por mãe, pai e bebê totalmente imersos na tecnologia sem o perceber no elevador.

04) D

Segundo o texto, o cérebro humano é uma máquina perfeita que presta atenção, porém necessita de estímulos da vida real.

05) A

Os vebos “vivir” e “tener” conjugados na 2ª pessoa do singular (tú) no Presente do Indicativo é “vives” e “tienes”.

06) B

Os verbos hace, empieza e reconocerse conjugados na 1ª pessoa do singular (yo) no Presente do Indicativo é “hago”,

“empiezo” e “me reconozco”.

07) E

O valor semântico da conjunção “pero” é adversidade.

08) A

A conjunção “y” estabelece uma relação de adição e a conjunção “o” de alternância.

09) C

Antes de palavras que começam com a letra “i” não podemos usar a conjunção “y”, por isso devemos substituir pela conjunção “e”.

10) B

A perífrase “van a sufrir” expressa uma ideia de futuro.

(4)

Pro va

Filosofia

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) A

A fusão da paideia com a religião cristã produz uma nova forma de maiêutica, associando a antiga razão inata socrática e platônica à iluminação divina.

02) D

O texto não aponta a teologia medieval como uma ruptura, mas como uma continuidade de forte fundo religioso à metafísica de Platão e de Aristóteles, que já necessitariam, por si, de um estudo sistemático da divindade.

03) B

O texto subdivide o período patrístico desde fins de Império Romano até o nascimento da teologia medieval, tal como conhecemos.

04) C

Os cristãos aceitam a separação entre o poder temporal e o religioso; porém, um bom rei deve ser, por emulação platônica, um "copiador" do que o Rei dos Céus seria perante seus súditos.

05) D

A teologia, como visto anteriormente, é uma continuidade religiosa da metafísica, visto que busca fundir os elementos operatórios da razão à pressuposição religiosa da divindade.

06) E

São Tomás representa a formação universitária que dá origem à construção de uma filosofia mais prática e relativamente isenta da dogmática religiosa.

07) C

O saber escolástico é altamente sofisticado, complexo e lógico; porém, ainda se associa, mesmo que por vias racionais, à religiosidade, e o dogma se faz presente nas obras dos autores do período.

08) A

São Tomás defende que teologia e filosofia fiquem em campos distintos, lidando uma com o sobrenatural, outra com o natural; assim, tem início o processo de separação do saber intelectual da religião.

09) C

No argumento do motor imóvel, todos os seres móveis podem dar movimento a outros seres, mas como se originou o primeiro movimento do mundo? Deus movimentou o mundo. Mas Deus, sendo Deus, não pode ter sido movimento por divindade anterior, o que torna logicamente Deus um motor imóvel de toda a existência.

10) D

No texto, é aparente a explicação causal do mal: é acidente imperfeito de um bem; nesse sentido, São Tomás recorre à metafísica causal para explicar a matéria, forma, origem e finalidade desse problema ético e ontológico.

(5)

Pro va

Física

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) C

C = K -273 C= 4-273 C = -269 ºC 02) D

𝐶𝐶 5 =

𝐹𝐹 −32 9 𝐶𝐶 5 =

248−32 𝐶𝐶= 120 °C 9

03) B 𝛥𝛥𝐶𝐶

5 = 𝛥𝛥𝐹𝐹

9 2 5 =

𝛥𝛥𝐹𝐹

𝛥𝛥𝐹𝐹= 3,6 °C ºC 9

04) E

Segundo o gráfico a temperatura de fusão ( sólido  líquido ) é de 40 ºC 05) A

Segundo o gráfico ficou integralmente no estado líquido durante 10 minutos 06) B

Usando os dados retirados do gráfico associado a potência térmica 𝑄𝑄=𝑚𝑚𝑚𝑚𝛥𝛥𝑇𝑇

200.10 = 50.𝑚𝑚. 20 𝑚𝑚= 2 𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐/𝑔𝑔 °C ºC 07) D

Usando os dados retirados do gráfico associado a potência térmica 𝑄𝑄=𝑚𝑚𝐿𝐿

200.20 = 50.𝐿𝐿 𝐿𝐿= 80 𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐/𝑔𝑔

08) B 𝐶𝐶= 𝑄𝑄

𝛥𝛥𝑇𝑇 25 = 30.40 𝛥𝛥𝑇𝑇= 48 °C ºC 𝛥𝛥𝑇𝑇

09) E

A variação da temperatura da água demora mais devido ao seu alto calor específico. Já a areia varia sua temperatura mais rapidamente pois tem um baixo calor específico.

(6)

Pro va

Física

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

10) D

𝑄𝑄1+𝑄𝑄2= 0

200.1. (40−100) +𝑚𝑚. 1. (40−25) = 0

−12000 + 15𝑚𝑚= 0 𝑚𝑚= 800𝑔𝑔

(7)

Pro va

Geografia

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) C

A posição estratégica que a Síria possui é uma saída importante para o Mar Mediterrâneo, sendo essa a maior razão da guerra, já que tem relação com a “geopolítica do petróleo”, classificada como a “essência” dos conflitos no Oriente Médio.

02) E

Após a realização de acordos entre Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a partilha da Palestina, em 1947. Os judeus ficaram com 57% do território, e os árabes, que eram maioria na região, com 43%.

03) B

Existem divergências entre os muçulmanos, entre xiitas e sunitas, por exemplo. Além do conflito árabe-israelense.

04) A

A charge faz referência ao crescimento chinês e sua ascensão como potência na geopolítica mundial.

05) E

O atual crescimento econômico chinês tem forte relação com a política de quatro modernizações, instituída durante o governo de Deng Xiaoping. A partir dessa política, foram iniciadas mudanças em setores específicos, como indústria, agricultura, exército e ciência e tecnologia.

06) B

No contexto que foi mencionado na questão, o controle demográfico, se continuasse com o controle de natalidade, poderia trazer problemas relacionados à previdência social e à aposentadoria, em virtude da inversão da pirâmide etária da população.

07) C

As manifestações tiveram início em junho, em resposta a um projeto de lei apresentado em abril, que previa que pessoas acusadas de crimes contra a China continental poderiam ser extraditadas da Região Administrativa Especial de Hong Kong. Os protestos evoluíram, desde então, para um movimento pró-democracia, alimentado por temores de que as liberdades de que Hong Kong desfruta em relação ao governo central chinês estejam sendo destruídas.

08) D

Os conflitos pela região da Caxemira, ou a questão da Caxemira, se iniciaram no final da colonização britânica, em 1947, logo após a II Guerra, quando todo o subcontinente indiano, que até então era dominado pela Inglaterra, foi dividido em dois países: Índia e Paquistão. A divisão se deu através da união das regiões de maioria muçulmana, constituindo o Paquistão, e das regiões de maioria hindu, constituindo a Índia. Entretanto, outras questões, além da religiosa, contribuem para a manutenção do conflito, incluindo recursos naturais presentes na região.

09) E

A Índia possui em seu território conflitos étnicos e religiosos entre hinduístas e muçulmanos e entre indianos e sikhs.

No país, os confrontos já provocaram diversos massacres e o assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi, filha de Nehru, em 1984, por separatistas sikhs. Destino idêntico teve seu filho, Rajiv Gandhi, morto em 1991 por separatistas do Sri Lanka, pertencentes ao grupo étnico tâmil.

10) D

As imagens têm pontos de vista opostos, sendo a imagem do muro na fronteira relacionada a uma política imigratória rígida, oposta à ideia de multiculturalidade proposta pela política do Melting Pot.

(8)

Prova Manhã

História

EM1 – Gabarito

4 º Bimestre

01) E

Em seu texto, Rhodes expressa a ideia de que o Imperialismo resolveria problemas internos (“para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, nós, os políticos coloniais, devemos apoderar- nos de novos territórios”). Na visão apresentada, a expansão imperialista garantiria novos mercados e um abrandamento das tensões sociais na Inglaterra.

02) C

A partir da segunda metade do século XIX, as potências capitalistas industrializadas foram em busca de matéria- prima, mercado consumidor, expansão de capitais, escoar o excedente populacional. Era a corrida imperialista dando início ao Neocolonialismo na África e Ásia. Esse processo histórico atropelou as culturas tradicionais daqueles continentes.

03) C

Apesar do interesse puramente econômico existente na iniciativa europeia de dominar a África no século XIX, os europeus desenvolveram formas de justificação para exercer esse domínio, baseadas no darwinismo social e no chamado fardo do homem branco.

04) C

O documento trata da abertura dos portos brasileiros às nações amigas, no contexto da invasão napoleônica a Portugal.

05) B

Os Tratados de 1810 foram assinados com a Inglaterra e garantiam a este país um conjunto de direitos e privilégios.

06) E

O texto faz referência ao contexto de avanço dos movimentos de independência na América espanhola e o autor do texto indica que D. João VI deveria preocupar-se em impedir que tais influências atingissem a América portuguesa.

07) B

O texto aponta a preocupação das elites locais em romper com Portugal, visto que percebiam tal relação como vantajosa. Ao mesmo tempo, apoiar a independência representava uma submissão ao Rio de Janeiro, o que era visto de maneira negativa.

08) D

A questão aponta para a participação dos negros no processo de independência do Brasil. A elite branca brasileira tinha medo que a participação da população negra na independência do Brasil se transformasse em extinção da escravidão no país, o que representava um risco aos interesses das elites.

09) B

Apesar da independência, as estruturas tradicionais foram mantidas. Permaneceu a força do latifúndio e da escravidão e o país passou da tutela portuguesa para a inglesa.

10) E

O quadro Independência ou morte foi produzido pelo pintor brasileiro Pedro Américo, sob encomenda de D. Pedro II.

É um quadro simbólico, que exalta a proclamação da Independência, destacando a figura de D. Pedro como o realizador no centro da tela.

(9)

Pro va

Inglês

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) E

O principal ponto do texto é informar sobre um novo tipo de tecnologia automotiva.

02) D

De acordo com o final do segundo parágrafo, eles querem testar os carros, examiná-los e melhorá-los, evitando problemas futuros.

03) E

Ele diz que os carros são apenas uma pequena parte do “iceberg” em relação à quantidade de tecnologias que, provavelmente, aparecerão.

04) C

Para falar de intenções no futuro, utilizamos “going to”. As opções [A], [D] e [E] estão erradas, porque utilizamos “will”

para falar de promessas, previsões e decisões espontâneas. A opção [B] está errada, porque “going to” não é utilizado para falar de situações irreais no futuro.

05) D

As perguntas com “going to” estruturam-se a partir de verbo to be + sujeito + going to + verbo principal no infinitivo + complemento (opcional) + ?.

06) C

As frases na negativa com “going to” estruturam-se a partir de sujeito + verbo to be + going to + verbo principal no infinitivo + complemento (opcional).

07) D

Gramaticalmente falando, depois do sujeito “we”, plural, devemos ter um verbo condizendo, o que inviabiliza as opções [B] e [E]. Contextualmente falando, o autor diz que é preciso que eles “tenham” um serviço de comunicação constante e seguro: por isso “have”.

08) A

A expressão significa que tinha chance.

09) E

As palavras significam, respectivamente, “efetivamente” e “melhorar”.

10) E

A palavra significa “confiante”.

(10)

Pro va

Matemática

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) C

100 · 2t = 6400 → 2t = 64 → 2t = 26 → t = 6

02) C

( )

8 2

1 4 1 1

V 8 80 80 80 20 mg

2 2 4

   

= ⋅  = ⋅  = ⋅ =

   

03) A

logx8 = 3 → x3 = 8 → x = 2 04) B

logba2 · c = 2 · logba + logbc = 2 · 5 + 2 = 12 05) B

Para A = 1000 µm e f = 0,1 Hz, temos:

M = log (1000 · 0,1)+ 3,3 = log100 + 3,3 = 2 + 3,3 = 5,3

Portanto, podemos concluir que ele foi percebido, apresentando pequenos tremores.

06) C

Q = log4d d = 16

Q log 16 2= 4 = 07) E

M(2) = 2000 · (1,1)2 = 2000 · 1,21 = 2420 08) D

J C i t 900 1000 15 t 900 150t t 6

= ⋅ ⋅ → = ⋅100⋅ → = → = 09) D

A queda percentual foi de aproximadamente:

3,9 – 4,6 4,6 = –0,7

4,6 = –15,2%

10) D

80 ⋅ 1,2 = 96 reais 96 ⋅ 0,8 = 76,80 reais

(11)

Prova

Química

EM1 – Gabarito

Bimestre

01) A

3 ∙ 22,4L NO2 --- 2 ∙ 63 g HNO3

32 L --- x x = 60 g

02) A

2 H2O2(aq)  2 H2O(l) + O2(g)

2 mol ---1 mol 2 ∙ 34 g --- 22,4 L 3,4 g ---V V = 1,12 L

03) E

100 g CaCO3 --- 136 g CaSO4

500 g --- x x = 680 g

04) C

PV = nRT

1 · V = 1 · 0,082 · 300 V = 24,6 L

2 · 169 g ---- 24,6 L 33,8 g --- x x = 2,46 L

05) E

2 Na + O2  Na2O2

46 g Na – 32 g O2

230 g – x x = 160 g

06) D

O papel, após sofrer combustão, libera gases e a palha de aço forma um óxido sólido.

07) D

Os valores do segundo experimento são o dobro do primeiro, o que torna a D verdadeira.

08) B

Equação balanceada:

1 Fe2O3(s) + 3 C(s) → 2 Fe(s) + 3 CO(g)

Massa molar do Fe2O3 = 160 g/mol Massa molar do Fe = 56 g/mol 160 g Fe2O3 --- 2 ∙ 56 g Fe 4 Kg --- x

x = 2,8 Kg Fe 2,8 kg --- 100%

1,4 kg --- y y = 50%

(12)

Prova

Química

EM1 – Gabarito

Bimestre

09) A

188 g Cu(NO3)2 --- 80 g CuO 0,94 · 400 ---- x

x = 160 g

10) E

MM C12H22O11 = 342 g / mol MM C2H5OH = 46 g / mol 500 kg = 500.000 g

C12H22O11 + H2O ⇒ 2 C6H12O6

2 C6H12O6 ⇒ 4 C2H5OH + 4CO2

--- C12H22O11 + H2O ⇒ 4 C2H5OH + 4 CO2

342 g --- 4 · 46g 684 kg --- y

y = 368 kg

368 kg --- 100%

x --- 80%

x = 294,4 kg

(13)

Pro va

Sociologia

EM1 – Gabarito

4º Bimestre

01) A

A teoria de T.H. Marshall constitui-se como uma referência teórica importantíssima para a compreensão do processo de construção da cidadania. No entanto, é de suma importância considerar que o sociólogo se centra, em especial, na experiência histórica da Inglaterra. É necessário, portanto, compreender que o processo de evolução da cidadania não ocorreu da mesma forma em todos os países, os fatores políticos, econômicos, culturais, entre outros, interferiram e interferem diretamente no mesmo.

02) D

Um ponto fundamental na reflexão teórica realizada por T. H. Marshall é a existência da tensão entre a reivindicação por direitos iguais e justiça social, premissa fundamental da concepção de cidadania, e a existência de uma ordem desigual.

03) A

A expressão “cidadania inexistente” refere-se a um contexto que ainda não compartilhava de noções fundamentais como a de que “todos os indivíduos são iguais diante da lei”. Nesse sentido, mesmo os reconhecidos e importantes avanços, como a libertação dos escravizados, não podiam ser pensados em termos de ampliação de uma cidadania.

Já a expressão “cidadania ativa” refere-se a um ideal de cidadania que se efetiva de forma irrevogável no contexto de uma sociedade democrática.

04) A

Mesmo em uma conjuntura democrática, não é garantido que os direitos conquistados, e constitucionalmente definidos, sejam, de fato, cumpridos.

05) C

A afirmativa II está errada, pois não se refere aos direitos sociais, e, sim, aos direitos civis. A afirmativa V está errada, pois são, na verdade, os direitos civis que garantem a vida em sociedade, e os direitos políticos que garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais que garantem a participação na riqueza coletiva.

06) C

A tirinha destaca a importância da mobilização coletiva como instrumento de mudança social.

07) B

Ativista e pastor, Martin Luther King Jr. foi um dos principais líderes na busca pelos direitos civis dos negros e na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos.

08) B

Nancy Fraser é uma intelectual estadunidense, nascida em 1947, que, entre outras questões, debruçou-se em compreender como a luta por justiça opera no cenário de crise do “projeto socialista” e do Estado de bem-estar social.

Nesse sentido, no artigo em questão, Fraser levanta a problemática da conciliação entre as reivindicações e lutas por redistribuição (que concerne a luta contra as injustiças materiais/econômicas) e as lutas por reconhecimento (que concernem a luta contra injustiças culturais). Já que, a princípio, as lutas por redistribuição reivindicam “igualdade”, enquanto as lutas por reconhecimento reivindicam a “diferença”.

09) A

A Segunda Guerra, que registrou um gigantesco número de vítimas (entre 70 e 85 milhões), custou mais dinheiro e provocou mais mudanças mundiais do que qualquer outra guerra na História. Além disso, ela foi marcada pela discriminação e pelo extermínios de grupos minoritários, sendo o mais conhecido deles o Holocausto. Servindo, em especial, para a posterior consolidação a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948.

10) D

É assegurada a pluralidade religiosa, admitindo que os indivíduos professem sua fé de forma aberta e explícita, desde que suas declarações não sejam ofensivas a matizes religiosos diferentes dos seus.

Referências

Documentos relacionados

- No presente trabalho elaboramos um extrato cuja ma teria-pr¡ma, constituida de cefalotOrax da Panulirus argds - (Latreille),- foi previamente congelada a--18°C. ApOs

Art. 1.º O presente regulamento define as Atividades Complementares contendo as normas gerais para a sua operacionalização no âmbito do IFPR - Câmpus de Paranavaí. 2.º

Assim, baixos valores de storm surge (método 03) resultam em um cálculo de área erodida de quase toda a extensão da praia, enquanto que o que o presente trabalho procura a erosão

Por isso, a Embraer escolheu o modelo "as a service", em que um fornecedor homo- logado, depois de uma concorrência se ocupa de toda a operação de suprimentos e fornece

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Caso o cliente não tenha como fornecer o arquivo de estimativa, podemos produzi-lo como cortesia para situações semelhantes ao exemplo acima, onde a modelagem seja rápida e

No exercício de suas funções, os Diretores poderão realizar todas as operações e praticar todos os atos necessários à consecução dos objetivos de seu

Regulamento, incluindo a hipótese de deliberação de alienação dos ativos do FUNDO que tenham por finalidade a liquidação do FUNDO; (v) apreciação de laudos de avaliação de