• Nenhum resultado encontrado

O direito à bibliodiversidade,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O direito à bibliodiversidade,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fortaleza - Ceará,Segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

A voz serena da escritora Conceição Evaristo parece mes- mo conselho baixinho ao pé do ouvido, mas a força ancestral de suas palavras corre subter- raneamente e se espalha audí- vel pelo corpo todo — revira, desordena, provoca. “A nossa escrevivência não pode ser lida como história de ninar os da ca- sa-grande, e sim para incomo- dá-los em seus sonos injustos”, grafou autora de “Olhos d’água”

(2014). Mulher negra nascida em uma comunidade da zona sul de Belo Horizonte, Conceição narra vidas continuamente apagadas da historiografia oficial: vidas como a sua. São muitas Concei- ções, Carolinas, Amairas; incon- táveis Abdias, Nerys, Machados, Délcios. Neste ano, a Bienal In- ternacional do Livro do Ceará abre o evento com ações pre- parativas da Pré-Bienal, uma ode à bibliodiversidade da lite- ratura brasileira.

A Pré-Bienal do Livro do Cea- rá começa hoje, 24 de janeiro, e segue até 31 de março com rodas de conversa, palestras e mesas de debates na programa- ção. No período, acontece ainda o projeto Bienal Escuta, com ofi- cinas temáticas e lançamentos de livros; além de atividades de leituras públicas e espetáculos lítero-musicais. As ações serão realizadas na Biblioteca Públi- ca Estadual do Ceará (Bece) e on-line. Os curadores da Pré- Bienal e da 14ª Bienal são os es- critores Conceição Evaristo (Mi- nas Gerais), Tércia Montenegro (Ceará), Talles Azigon (Ceará) e Daniel Munduruku (Pará).

A abertura da Pré-Bienal acontece hoje, às 19h, e reúne a equipe curatorial. O evento será conduzido pelo secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e transmitido pelo canal da Bece no YouTube. “A Pré-Bienal já aconteceu na Bienal passada em algumas escolas, em atividades com professores, e foi um gran- de sucesso. A Goreth Albuquer- que (da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Diversida- de) destacou a importância de

O direitO à

bibliodiversidade

| literatura | Pré- Bienal do livro do Ceará começa hoje, 24, e segue até 31 de março com rodas de conversa, palestras e

debates na programação

repetir essa ação, de preparar a sociedade para o grande evento que é a Bienal”, explica Talles.

O poeta e mediador de leitu- ra Talles Azigon pontua que o intuito da Pré-Bienal é dialogar com setores da sociedade, com escolas, com professores, com os próprios trabalhadores da li- teratura; e também de começar a mostrar a cara da Bienal. “É a primeira Bienal Internacional do Livro do Ceará que teremos dois curadores que não são cea- renses, o Daniel e a Dona Con- ceição, mas que são duas pes- soas muito necessárias para se pensar uma literatura mais am- pla e diversa — esse é o mote da Bienal. Nós ainda não temos um tema, mas o mote que nos guia foi anunciado pelo Fabia- no Piúba já no encerramento da Bienal passada. Dona Conceição é o nosso grande patrimônio, é um exemplo de tudo que a gente deseja para a literatura brasi- leira hoje. O Daniel, exatamente no mesmo sentido, é um autor que trabalha ininterruptamente há muitos anos trazendo essas narrativas do povo Munduruku e também falando sobre diver- sos povos indígenas nacionais”.

O direito à bibliodiversida- de, a diversidade cultural nos livros e nas editoras guiam a Bienal cearense. “Em qualquer sociedade em que só se permite acesso a um tipo de narrativa, com um tipo de voz, há um di- recionamento muito unilateral desse povo, o que não é nada saudável e gera efeitos como o fascismo e o nazismo. Para que haja uma saúde em uma socie- dade dita democrática, é neces- sário que nós tenhamos muitas vozes em diálogos e conflitos até. A bibliodiversidade é a mo- triz de muitos debates, de mui- tas discussões plurais. Nós te- mos uma literatura atravessada por diversas vozes e essas vozes sempre tiveram aqui — nós sempre tivemos pessoas LGBT- QIA+, sempre tivemos pessoas negras, sempre tivemos os mais diversos povos indígenas, essa literatura sempre existiu —, mas agora dentro de um con- texto político no mundo cada vez mais preocupante, nessa guinada para o extremismo da direita, essa Bienal precisa ser política. A Bienal é um instru- mento da sociedade, é feita com o dinheiro do povo, então preci- sa corresponder às expectativas que necessitamos hoje. Necessi- tamos de diversidade em todos os lugares”, finaliza Talles.

FaBio lima

Bruna Forte

bruna.forte@opovo.com.br

Pré- Bienal do Livro do Ceará

Quando: de hoje, 24, a 31 de março

Programação híbrida Informações: instagram.

com/bienaldolivroce

(2)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2022

􀣥

ROMEU DUARTE*

romeuduarte@opovo.com.br

*ESCREVE QUINZENALMENTE, ÀS SEGUNDAS C O N F I R A E STA E O U T R A S C O LU N A S E M W W W. O P O V O . C O M . B R / C O LU N A S

PRÓXIMA SEMANA

R AY M U N D O N E T T O

ESPERO QUE VOCÊ SE MANTENHA FIRME E SAUDÁVEL, LIVRE DE TODO E QUALQUER MAL.

NÃO SEI DIZER AGORA, NEM É MINHA MISSÃO, COMO VOCÊ ATRAVESSARÁ...

Cartinha

Laura, tudo bem? Quem lhe escreve não é um dos apoiadores do seu pai. Muito ao con- trário: sou alguém que quer vê-lo, aos seus meios-irmãos, ministros e auxiliares afasta- dos das decisões sobre os destinos do Brasil.

A razão de mandar esta carta a você reside na minha preocupação quanto à sua saúde. No mundo inteiro, com reflexos no Brasil, avo- lumam-se os casos de crianças e pré-adoles- centes vítimas da covid-19, agora sob a forma da insidiosa ômicron. Como você já deve ter aprendido nas aulas do Colégio Militar, onde você estuda, não dá para brincar ou achar que a Ciência é coisa de somenos importância, não é mesmo? Como os conteúdos dessa área do conhecimento são vistos por você? No seu lar, tudo segue sendo “gripezinha”?

Fora da sua bolha, minha cara, aqui, no mundo real, onde já passaram desta para me- lhor, pela doença, até esta data, mais de 620 mil pessoas, a situação é calamitosa. Ampla- mente vitoriosos pela cultura vacinal bra- sileira, nós outros, os “tarados pela vacina”,

estamos agora enfrentando, além das fake news, os obstáculos criados diariamente por seu genitor e seus comparsas para dificultar a imunização daqueles viventes que têm de cin- co anos até a sua idade, num ato que só posso chamar de perverso e maligno, em respeito a você. Contra o direito ao imunizante para as crianças e os adolescentes, levantam-se os maiores absurdos, inclusive por médicos ne- gacionistas, tristes astronautas da Terra pla- na. Aliás, deve haver aí na sua escola um globo terrestre, não? Valeu!

Laura, nestes dois anos de pandemia, perdi para ela, além de amigos queridos, meu caro tio Carlos. Mesmo tendo saído muito pequeno de Belo Horizonte, onde nasci, jamais esquece- rei do seu sorriso e da sua generosidade. O seu exemplo de cuidado e carinho para com os seus preenchem e valorizam o que me resta da in- fância. Meu pai e minha mãe, se vivos, estariam aqui dizendo a mesma coisa. Sou de um tempo em que os pais faziam o que fosse possível para manter seus filhos vivos e fortes, apostando

suas fichas no conhecimento, isso numa época de grandes dificuldades de sobrevivência. Ver alguém, por ridículos e infundados motivos ideológicos, submeter, prevaricando, até gente da sua própria família à tortura da besta, é de- mais para mim. Desculpe-me, ok?

Pois é, o espaço vai acabando. Espero que você se mantenha firme e saudável, livre de todo e qualquer mal. Não sei dizer agora, nem é minha missão, como você atravessará tudo isso. A História registra cotidianamente todos estes (maus) passos, os quais serão avaliados por você já, já. Dia desses, a vi, com um sem- blante que me pareceu tristonho, na garupa do jet ski pilotado pelo daddy. Posso imaginar a pressão, o mal estar e a chatice de estar ali.

Com certeza, seria muito melhor curtir com seus coleguinhas os doces e despreocupa- dos dias da pré-adolescência. Quanto à vaci- na, querida, se o seu pai a sovina para você, até publicamente, exija-a da sua mamãe. Que grande e sutil exemplo de responsabilidade você daria ao país, Laura. Abraços, Romeu.

Estrelado por Alice Braga e Gabriel Leone, longa-metragem

“Eduardo e Mônica”, baseado na canção homônima do grupo de rock nacional Legião Urbana, estreia nos cinemas de todo Brasil

JANINE MORAES/DIVULGAÇÃO

O MELHOR DA A G E N DA C U LT U R A L

Q U E R D I V U L GA R S E U E V E N T O ? M I G U E L A R AUJ O @ O P O V O . C O M . B R

ALMOÇO EXECUTIVO

VAMOS DE BOLO?

TURAT TI

SODIÊ

A Cervejaria Turatti oferece almoço executivo em suas três unidades, com pratos a partir de R$ 19,99, acompanhamentos e sobremesas, de segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas.

Assinado pelo chef Danielo Matos, o menu conta com o destaque para o “Fettuccine com Ossobuco”. Os clientes podem aproveitar o ambiente climatizado e o estacionamento gratuito. As unidades da Turrati estão localizada no bairro Varjota e nos shoppings Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy.

Mais info: @cervejariaturatti no Instagram

A Sodiê, franquia de bolos artesanais, indica bolos com frutas cítricas para o verão. No cardápio, há bolos preparados com base de abacaxi, morango, limão e maracujá, além do tradicional chocolate. O bolo “Ganache de Limão” (foto), por exemplo, tem massa branca, com recheios de creme gelado e ganache de limão e cobertura de marshmallow com raspas de limão. A marca está com nova unidade inaugurada no bairro Meireles (av.

Barão de Studart, 661), com funcionamento de segunda a sábado, das 10 às 18 horas;

domingos e feriados, das 11 às 17 horas.

Mais info: @sodiefortaleza no Instagram

INFORMAÇÕES SOBRE ATRAÇÕES, DATAS E HORÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ORGANIZADORES DOS EVENTOS

EDUARDO E MÔNICA

SUSPENSE

CINEMAS

AUDIOVISUAL

O aguardado “Eduardo e Mônica”, baseado na música homônima do grupo Legião Urbana, é o “filme da semana”

nos cinemas do País. Estrelada por Alice Braga e Gabriel Leone, a trama gira em torno das diferenças entre o casal na capital do País, Brasília, dos anos 1980. Em Fortaleza, a rede UCI de Cinemas exibe a produção nas salas do UCI Kinoplex Iguatemi e UCI Shopping Parangaba, em vários horários.

Mais info: ucicinemas.com.br

As duas temporadas da série de suspense “Serviço Secreto”

estão disponíveis no serviço de streaming Globoplay. A trama aborda a história do jovem agente ambicioso do Serviço Secreto Sérvio, Lazar Stanojevi (Milan Mari). Na produção, as operações de Lazar passam a sair do controle quando dois assassinos reforçam que a Sérvia está entrando num período de instabilidade.

Onde: globoplay.globo.com/

EDUCAÇÃO

LANÇAMENTO

SESC

MÚSICA

O Serviço Social do Comércio (Sesc) inaugura nova Escola Educar II hoje, 24, às 9 horas, em Fortaleza, com abordagem humanizada e turmas do infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A unidade está localizada no bairro Couto Fernandes (av.

José Bastos, 5217). No total, são oferecidas 63 turmas entre Ensino Fundamental II, EJA, pré-vestibular e idiomas, com biblioteca e serviços extracurriculares de atendimento odontológico, psicopedagógico, artes marciais, dança e música.

Mais info: www.sesc-ce.com.br O cantor cearense Felipe Amorim apresenta o single “Red de Maracujá”, com

participação de Kadu Martins, nas plataformas digitais de áudio. O lançamento da faixa acompanha videoclipe no canal oficial do artista no YouTube. O trabalho é a aposta do cantor para o verão, que soma mais de 5 milhões de ouvintes mensais no serviço de streaming Spotify.

Onde: YouTube, Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music

(3)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2022

􀢭

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

Pause O POVO

Acompanhe no Instagram da coluna mais fotos de eventos, personalidades, consumo e outras notícias. Acesse @pauseopovo.

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

HOLANDA

ESTA COLUNA É UM OFERECIMENTO:

CELEBRAR

Amante das artes, filantropo e empresário, Igor Queiroz Barroso teve seus 50 anos comemorados com marcante festa no La Maison Buffet. Convidados, que precisaram apresentar passaporte de vacinação e exame da covid-19 para adentrar, foram recebidos por exposição de obras do acervo do anfitrião, organizadas via curadoria de Max e Victor Perlingeiro e Cadeh Juaçaba. Rogério Flausino, do Jota Quest, Wilson Sideral e DJ Zé Pedro foram algumas das atrações musicais. Todos os detalhes foram pensados pela esposa Aline Barroso, com produção da Celebre Eventos. Seguem presenças... 

HELLO, TITÃS:

UM TSUNAMI!

Hoje é segunda e, como já cantou Titãs, “só quero saber do que pode dar certo”.

Antes das “flores” contudo, hoje sucedidas por insetos, literalmente, três pontos... 

Nem pandemia, nem

endemia, nem onda. Segundo a médica Rosana Richtmann, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, estamos num “tsunami” da covid-19. Puxado!  

O item dois é que uma pessoa me ligou para papear e, justificando sua infecção com o vírus, citou um inofensivo brigadeiro que “teria passado pela mão de alguém” com o

“bichinho” e lascou! Ou seja, até os docinhos estão na berlinda, junto com nosso juízo...

Por fim, a previsão dos futuristas de um mundo pós-pandêmico ávido pelo hedonismo já começou a inspirar negócios. Fortaleza ganhou barbearia de nudismo e o primeiro bar “blackout”, formato já sucesso em Sampa, com tudo absolutamente no breu. Salve-se quem puder, afinal, é um tsunami!

Retomando os insetos... 

Extrair as ricas propriedades nutricionais de gafanhotos, borboletas, grilos e afins é objeto de pesquisadores pelo mundo. No Ceará, a startup Protomega se destaca nessa atividade, com a produção de proteína de insetos para alimentação humana a partir do manejo de tenébrios.

Encabeçada pelos estudantes de Agronomia (UFC) Carlos Souto e Daniel Marte, a iniciativa acaba de ser contemplada com bolsa da Funcap-CE para o desenvolvimento de produtos com o substrato e aprofundamento de pesquisas. 

Só um detalhe: embora seja um outro caminho em nutrição e indústria alimentar humana, insetos são animais e essa abordagem já conta com protestos da comunidade vegana internacional. 

Como faz desde os idos dos anos 2000, a Prada segue dando lugar a homens mais maduros em seus desfiles. Para a catwalk da Semana de Moda de Milão, os escalados foram os veteranos de Hollywood Jeff Goldblum (foto) e Kyle MacLachlan, que encarnaram elegantes e sérios cavalheiros na passarela. Sobre “Sir Goldblum”, acumula uma extensa lista de filmes de sucesso, perpassando vários gêneros. Nos últimos anos, participou dos blockbusters “Jurassic World” e “Thor”, ambos em suas duas últimas versões. 

Sir

Netfl ix: lançamentos de fevereiro

| STREAMING | Entre os destaques, estão “Jeen-yuhs” e “Um De Nós Está Mentindo”

A Netflix anunciou os filmes e séries que chegarão ao seu catálogo em fevereiro. Um dos títulos é o documentário “Jeen -yuhs”, dirigido por Coodie Sim- mons and Chike Ozah, sobre a vida do rapper Kanye West.

Conteúdo documental mos- trará imagens de arquivo da trajetória do artista estaduni- dense. Haverá não somente o início de sua carreira, mas tam- bém seus investimentos como empreendedor e na política.

Neflix: principais estreias de fevereiro

01/02

- Criando Dion (temporada 2) - A Casa Mágica da Gabby (temp. 4) 02/02

- Desejo Sombrio (temp. 2) 03/02

- Kid Cosmic (temp. 3) 04/02

- Através da Minha Janela 08/02

- Casamento às Cegas: Japão (1º episódio)

09/02

- Ideias à Venda 16/02

- Jeen-yuhs 17/02

- O Jovem Wallander: Killer’s Sha- dow

25/02

- Vikings: Valhalla 28/02

- Que horas ela volta?

- Luccas Neto em: O Hotel Mágico 2 Não há muitos detalhes sobre

a autorização de Kanye West - que passou a ser chamado so- mente de “Ye” - em relação à obra. Mas a produção será diri- gida pelos dois homens respon- sáveis por “Through The Wire”, primeiro videoclipe do rapper, datado de 2003.

O filme “Um de Nós Está Men- tindo” também será lançado no streaming. A adaptação do livro homônimo de Karen M. McMa- nus acompanha cinco estudan-

tes que estão na detenção. Eles serão confrontados por um as- sassinato que os manterá uni- dos até o fim do mistério. Aos fãs de dramas coreanos, “Amor Com Fetiche” será uma das no- vas estreias da plataforma de streaming. A comédia român- tica destaca a relação amorosa entre dois colegas de trabalho.

O elenco de protagonistas tem Seohyun, do Girl’s Generation, e Lee Junyoung, do U-KISS.

(Clara Menezes)

ENCONTRO PRIVÊ 

Na agenda do pré-candidato à Presidência Sergio Moro no Ceará, em fevereiro, já está anotado um encontro com empresários de expressão do Estado no Hotel Gran Marquise. Quem articula é a presidente do Lide, Emília Buarque, que aguarda sinalização da equipe do ex-ministro da Justiça para definir horário e formato. O momento é o primeiro que a entidade pretende promover com os presidenciáveis que visitarem a Capital.

O intuito é abrir amplo diálogo entre setor produtivo e os quadros que se propõem a governar o Brasil. 

MIGUEL MEDINA / AFP

JR PANELA/ DIVULGAÇÃO MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

INAUGURAÇÃO

Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt inaugura com solenidade hoje, às 9h, a Escola Educar Sesc II em Fortaleza. Na avenida José Bastos, equipamento tem 7.500m² e estrutura com laboratórios e salas temáticas para turmas do Ensino Fundamental II, além de idiomas e cursos pré- universitário. 

RETORNO 

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão em registro na sua versão estudante. Parlamentar cursa mestrado em Ciências Políticas no Instituto

Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Após um mês de aulas na Europa, retorna

para a Cidade. BOA SEMANA! 

Igor Barroso e Aline

PAULO MAXIMO

Adolfo Bichucher e Mariana

Rebecca e Cândido Albuquerque

João Ary e Marina Magela Félix e Vera Pause O POVO

Acompanhe no Instagram da coluna mais fotos de eventos, personalidades, consumo e outras notícias. Acesse @pauseopovo.

CELEBRAR

Amante das artes, filantropo e empresário, Igor Queiroz Barroso teve seus 50 anos comemorados com marcante festa no La Maison Buffet. Convidados, que precisaram apresentar passaporte de vacinação e exame da covid-19 para adentrar, foram recebidos por exposição de obras do acervo do anfitrião, organizadas via curadoria de Max e Victor Perlingeiro e Cadeh Juaçaba. Rogério Flausino, do Jota Quest, Wilson Sideral e DJ Zé Pedro foram algumas das atrações musicais. Todos os detalhes foram pensados pela esposa Aline Barroso, com produção da Celebre Eventos. Seguem presenças... 

Na agenda do pré-candidato à Presidência Sergio Moro no Ceará, em fevereiro, já está anotado um encontro com empresários de expressão do Estado no Hotel Gran Marquise. Quem articula é a presidente do Lide, Emília Buarque, que aguarda sinalização da equipe do ex-ministro da Justiça para definir horário e formato. O momento é o primeiro que a entidade pretende promover com os presidenciáveis que visitarem a Capital.

O intuito é abrir amplo diálogo entre setor produtivo e os quadros que se propõem a governar o Brasil. 

RETORNO 

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão em registro na sua versão estudante. Parlamentar cursa mestrado em Ciências Políticas no Instituto

Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Após um mês de aulas na Europa, retorna

para a Cidade. BOA SEMANA! 

Igor Barroso e Aline

Adolfo Bichucher e Mariana

Rebecca e Cândido

João Ary e Marina Magela Félix e Vera

(4)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2022

􀏄

O que é e como jogar

1.O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados.

2.Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9.

3.Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Brincar

Os mundos de Liz. DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

Contos de Moscarau. KARLSON GRACIE E BRENO TAVEIRA

@karlsongracie

Coisinhas. DHIOW

adivinhadindi.tumblr.com

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS TOURO

ÁRIES

Procure conciliar seus interesses com os de seus conviventes. O céu da semana tende a direcionar seu olhar para a vida doméstica, área que recebe os trânsitos de Marte e de Mercúrio retrógrado. Momento de analisar assuntos pendentes e estabelecer novas ações.

Tente se aprimorar antes de se expor para o entorno, já que a Lua transita no eixo crise-comunicação. Momento voltado ao amadurecimento de ideias e ao fortalecimento da capacidade de diálogo, pois o setor comunicativo recebe o trânsito de Marte e o de Mercúrio retrógrado.

Busque se juntar com seus pares em prol de boas práticas, devido à Lua no eixo amizades-material. O momento astrológico pode lhe deixar decidida a ir atrás de suas ambições, embora Mercúrio retrogradando a esse mesmo setor pede que você mantenha plano de ações para evitar equívocos.

Busque fortalecer o círculo de confi ança, superando obstáculos e buscando acordos. Seu foco se direciona para as parcerias que se desenvolvem em meio à rotina, por conta do trânsito lunar entre o setor familiar e o de relacionamentos, recebendo Marte e Mercúrio retrógrado.

Momento de se articular com seus pares. O cotidiano pode fi car no centro das suas refl exões, o que oportuniza o aperfeiçoamento dos processos de diálogo e das ações em curso, pois a Lua transita entre o setor comunicativo e das rotinas, este último recebendo Marte e Mercúrio retrógrado.

A Lua no segmento material-prazeres tende a oportunizar o exercício da economia criativa. Este momento astrológico pode melhorar sua relação com a coletividade, embora o retorno de Mercúrio retrógrado a este setor demande refl exões para que você eleve a qualidade das experiências.

É preciso se organizar, buscar recursos e defender seus interesses, já que a Lua transita entre o setor do trabalho e seu signo. A fase inicia com Marte em seu signo, o que lhe traz garra e determinação, enquanto que Mercúrio retrógrado pode levar a reexaminar prioridades.

Os movimentos precisam ser estruturados. Pode haver superação de desafi os que envolve autoconhecimento e plano estratégico que lhe permita agir com segurança, visto que a Lua transita entre a área espiritual e a de crise, esta última também recebendo Marte e Mercúrio retrógrado.

Como aponta a Lua no eixo intimidade-amizades, tente fortalecer seu círculo de confi ança. É importante aperfeiçoar sua relação com o entorno, de forma a promover união e evitar atritos, já que a área de amizades recebe Marte e Mercúrio, este último em retrogradação.

As parcerias podem ganhar corpo com a Lua no eixo relacionamentos-profi ssão.

Esta fase tende a despertar proatividade e lhe benefi ciar frente a concorrências e prazos. O retorno de Mercúrio a este setor, devido à sua retrogradação, demanda revisões, a fi m de evitar problemas.

O momento astrológico tende a favorecer revisões estratégicas que lhe ajuda a impulsionar seus projetos de vida, considerando o ingresso de Marte na área espiritual e o retorno de Mercúrio a este setor, em decorrência de sua retrogradação, que fortalece esse fl uxo.

Tente se controlar e rever prioridades, aproveitando a retrogradação de Mercúrio ao mesmo setor e o

deslocamento da Lua do setor social ao da vida privada.

O momento inicia com o trânsito de Marte na área íntima, despertando seus instintos e lhe confrontando com suas paixões.

O SANTO

São Francisco de Sales

O ANJO

Leuviah

Nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe buscou formá-lo com os padres da Companhia de Jesus, onde aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez voto de viver a castidade. Francisco escreveu “Introdução à vida devota” e o “Tratado do amor de Deus”. Estudou Direito em Pádua, mas quis ser padre. No seu itinerário de pregações, foi para o episcopado em Genebra.

Primeiro, como coadjutor, depois titular. Depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder mal as pessoas. É patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e conteúdo de seus escritos. Morreu com 56 anos, 21 deles vividos no episcopado.

Quem nasce sob esta influência é amável, jovial, modesto em suas palavras e simples em sua maneira de ser. Suportará todas as adversidades com paciência e resignação, pois sabe que isto é uma forma de evolução material e espiritual. Extremamente curioso, estará sempre disposto a aprender e passar cada experiência realizada. Terá refinamento cultural e amará a música, a poesia e as artes em geral.

(5)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2022

􀎑

LEDAMARIA@OPOVO.COM.BR | *ESCREVE ÀS SEGUNDAS E QUARTAS

LÊDA MARIA

LEDAMARIA@OPOVO.COM.BR | *ESCREVE ÀS SEGUNDAS E QUARTAS

MAIS, MAIS

MOLDURAS

E

stá em fase de conclusão, em Fortaleza, uma unidade industrial de pescado, apresentando o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologia de processamento e conservação. A informação é do empresário Paulo Gonçalves, que há 27 anos desenvolve a indústria de exportação Compex, agraciada com muitos certificados, destacando-se o ISO 22000. Seu novo projeto está localizado ao lado do Porto do Mucuripe, em área privilegiada, do Cais Pesqueiro, mantendo em suas instalações condições para o congelamento e processamento de 55 toneladas/dia de pescado e a armazenagem de 1.100 toneladas, além de uma unidade de conservação de lagosta viva para exportação a qualquer destino.

A

obra deverá ficar concluída na segunda quinzena de fevereiro e, em matéria de qualificação de pessoal manterá um quadro de 300 pessoas, sendo 85% de mão de obra feminina, “identificada pela dedicação e aperfeiçoamento no trabalho”, destaca o empreendedor, que é líder do segmento, ocupando uma das diretorias do Sindicato da Pesca/Fiec.

PARA O PESCADO VEM AÍ UNIDADE GIGANTE

Aniversariante com Régis Vieira e Lino Villaventura Branca entre seus grandes amores

C

atólicos, evangélicos e demais grupos religiosos fizeram uma oração especial, fim de tarde de quinta-feira, para o presidente Bolsonaro. Graças a ele via MP 1018, todos os canais católicos e evangélicos são agora transmitidos via cabo sem custos.

U

ma escolha valiosa. O vice- presidente e corregedor regional eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos (foto), foi eleito vice-presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.

A eleição ocorreu na quinta-feira, 20, durante encontro virtual dos corregedores eleitorais, presidido pelo corregedor regional eleitoral do Acre, Des. Luis Vitório Camolez, atual presidente do Colegiado.

O

corregedor regional eleitoral de São Paulo, desembargador Silmar Fernandes, foi eleito presidente. O Des. Raimundo Nonato, agradecendo o apoio e a confiança dos colegas corregedores, informou que, junto aos demais membros da Comissão Executiva, trabalhará pelo engrandecimento do colegiado. Acrescentou, ainda, que

“a Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará está à disposição do Colégio de Corregedores para a consecução de seus relevantes objetivos”.

F

oi com o objetivo de discutir ações estratégicas sobre a implementação do projeto de Hidrogênio Verde da empresa, no Ceará que o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, recebeu Luis Viga, CEO da Fortescue no Brasil, e comitiva internacional da instituição australiana, na Casa da Indústria. Durante a reunião, os gestores convidados aproveitaram, ainda, para terem contato com as funcionalidades do Observatório da Indústria. Estiveram presentes, da Fortescue América Latina: Sebastián Delgui, Gerente Regional de Relações Governamentais & Comunidades;

Maria Virginia Ucar, Gerente de Meio Ambiente; Fernando Rizzi, Gerente Jurídico e outros.

A

inda vai render muitos e bons comentários a matéria publicada dia 17 de janeiro, mostrando parte da história do sucesso dos cearenses no vestibular do ITA. Escritor e professor Juarez Leitão encaminhou sua opinião sobre o professor Chico Sampaio, considerado o pai do grande projeto. “Meu compadre (padrinho de batismo de minha filha Camila) sempre esteve à frente de seu tempo. Um visionário. Além de ousado e criativo, Chico Sampaio foi e é um melhores caracteres que conheci na vida. Honesto, leal, humilde, abriu caminhos na Educação do Ceará.

Filho de Iguatu, esteve muitos anos na Bahia, de onde voltou em 1971 para fazer uma revolução cultural em nosso Estado”.

H

omem de publicidade, com uma história de trabalho de três gerações, Maninho Brigido trocou de idade no domingo. Na foto, ao lado do filho Duda, que mantém a agência de publicidade EBM Quintto a todo vapor, ele declara que chega aos 80 aninhos mantendo a juventude e os sonhos. “Levo a vida com muita simplicidade e esportividade, tirando do caminho qualquer abacaxi, bobagem ou preocupação. Vou bem na idade, na família e no amor. Chegarei aos 100”. E dá uma boa gargalhada.

CELEBRAR a chegada dos 50 aninhos foi para Branca Mourão uma noite-madrugada de beleza, carinho e musicalidade. Ao lado do amado Racine e dos filhos Anik, Analiz e Thiago, a aniversariante linda em uma criação de Lino Villaventura conjugou todos os sinônimos de felicidade.

Ernesto Sabóia e Claudinha Quental com Anelise e Clóvis Holanda

JOÃO FILHO TAVARES/O POVO

FESTIVAL COSTUME Saudável, em sua 7ª edição, inova e chega agora em documentário bem intitulado

“Costume Saudável: os pilares para uma vida em equilíbrio”, que estreará para convidados dia 28, no Cinema do RioMar Fortaleza, e no dia seguinte para o público via Canal Mercadinhos São Luiz, no YouTube. Joana Ramalho, diretora da empresa, e a nutricionista Alessandra Luglio na vibração total pelo sucesso do projeto, lindo e saboroso.

Alcimor Rocha Neto e sua amada Patrícia vivenciaram o frio e as belezas de Paris na boa companhia dos filhos Olívia e Benjamin (foto) e da sogra e mãe querida Irismar Santiago Joana Ramalho

IGOR DE MELO/DIVULGAÇÃO

Alessandra Luglio

Hoje Manoel Holanda troca de idade curtindo todo o carinho da família construída com a querida Maninha entre os reflexos de um forte amor

HUGO BIANCHI, um dos mais importantes bailarinos do Ceará, partiu para a Casa do Pai, última quarta-feira, aos 95 anos. Deixa como herança sua dedicação ao trabalho, que gerou diversos frutos, entre os profissionais e escolas de dança do Estado.

PRÓXIMO dia 29, na Biblioteca Estadual Menezes Pimentel, o escritor Tino Freitas lançará uma caixa sobre Patrimônio Imaterial Brasileiro.

DESTACANDO que relaxar é fazer uma faxina na alma, Delane Barreto volta a oferecer nos fins de semana, o SPA Day, em seu Hotel Santuário das Águias. Podem ser até 7 dias em uma imersão envolvendo saúde, espiritualidade e bem- estar. Oferece a mentoria e acompanhamento nutricional com a Dra. Elisa Lerch, além de atividades com educador físico, ioga e massoterapeuta. Mais informações: (85) 99165-9803 e 98155-1603.

DESDE SEXTA􀒀FEIRA, 21, quando em Brasília, a convenção do PDT oficializou Ciro Gomes como a terceira força para o processo eleitoral à sucessão presidencial, que o clima no Ceará é de previsões, e também de opiniões diversas sobre a campanha bem traçada pelo marqueteiro João Santana.

SOFIA Larocca e Cândido Pinheiro Neto curtiram a estação de esqui, em Courchevel, nos Alpes Franceses, ao lado da família dele. Férias intensas e atraentes.

PRÓXIMO dia 28, às 17h30, na Paróquia de São Vicente de Paulo, haverá uma missa concelebrada pelos novos padres recém-ordenados: José Carlos Miranda Moura e Antônio Gleison. Padre Neto organiza o ato religioso com muito carinho.

CURSOS listados pela Faculdade Senac, garantindo ensino presencial e professores altamente qualificados, só ganham adesões. E o desconto em 30% na mensalidade é outro instrumento de atração.

Inscrição e informações:

(85) 97400-3595.

JORNALISTA Demitri Túlio, em seu permanente trabalho de defesa do meio ambiente, entrega, com notícia e provas, os crimes de ocupação irregular de dunas, lagoas, praias, falésias e manguezais. O que uma empresa estrangeira montou na Lagoa de Jijoca de Jericoacoara, e outra na Lagoa do Cauipe, em Caucaia, são casos graves ao compromisso do governo e prefeituras com o meio ambiente e fiscalização legal.

ESTAMPARIAS, transparências.

Saias, calças e vestidos para valorização de todos os tipos físicos destacam-se nas peças promocionais que a Candiz colocou em liquidação.

A UNIFAMETRO oferece vagas para profissionais das áreas de Analista de Marketing Digital, Assessor Pedagógico, Assistente Administrativo, Jovem Aprendiz e Auxiliar de Biblioteca.

Informações pelo e-mail do centro universitário.

P

EDRO HENRIQUE Saraiva Leão partiu última sexta-feira, 21, para a Casa do Pai. Deixa estacionado na fonte das lembranças o poeta. E aqui gravamos uma de suas lindas criações de amor. “ETERNO é ter no terno seio da amada/ quase tudo, ou quase nada de menos;/ Eterno é parecer naquele éter/ e, de novo, insone, renascer/ naquela consentida ternura,/ prelibando o amor que vai voltar/ e ter, na amada que murmura/

a terra, o céu, o mar, o mundo.

ETERNO é o que dura um só segundo/

é o que passou tão de repente/ sem dar tempo de amanhecer.

(6)

FORTALEZA - CE, SEgundA-FEiRA, 24 dE jAnEiRO dE 2022

6

nova inspiração

&

Quando todas as portas se fe- charam há dois anos, durante o primeiro isolamento social rígido no Brasil, o cantor e compositor Pedro Falcão estava angustia- do em várias áreas de sua vida.

Problemas amorosos, decep- ções com parceiros de carreira e afastamento dos amigos fizeram com que ele não soubesse o que fazer depois de todas aquelas situações. Foi assim que, em um momento de inspiração repenti- na, produziu os primeiros arpe- jos no violão para a música que viria a se tornar “Encontro”.

“Era o momento mais difí- cil da minha vida, pois, a partir dali, eu não sabia mais o que iria acontecer com minha carreira, com minha vida, se eu ficaria vivo. Foi quando, em um lap- so de lucidez, me veio à cabeça os primeiros arpejos no violão, que futuramente se tornariam a canção ‘Encontro’. A música nada mais é do que uma forma de des- crever o que eu sentia naquele momento”, explica o artista.

O videoclipe, lançado em de- zembro do ano passado, está dis- ponível no Youtube. E a letra está distante dos sentimentos tristes do início de 2020. É, na verdade, a visão de alguém que já passou pelas preocupações provocadas pela pandemia. “Eu mantenho o silêncio / Abraço a criança aqui dentro/ E levito sob todo amor/

Que há no mundo/ E agora há tempo/ Eu espero o momento/

De olhar o céu abrir/ Me coloco ao transigir / Eu sinto/ Respiro/

Agradeço/ Permito”, canta.

Para ele, essa composição reflete o encontro que teve com sua companheira, Victória, du- rante o período. “Reflete muito o momento em que eu desejo estar com minha companheira,

| Música | Com o projeto “Célula”, Pedro Falcão já lançou três músicas: “Aquieta Teu Facho”, “Razão” e “Encontro”, que estão disponíveis nas plataformas digitais

A redescobertA de Pedro FAlcão

Pedro Falcão iniciou o projeto Célula durante a pandemia

divuLgAçãO

Mote de uma geração

Escritor victor Heringer morreu, aos 29 anos, em 2018

REnATO PARAdA/divuLgAçãO

| Literatura | “Vida Desinteressante” apresenta reunião de crônicas de Victor Heringer

O rosto delicado e os olhos verdes do menino do rio se fecharam em 2018. Elogiado pela crítica por seus dois livros

“Glória”, e o último, “O Amor dos Homens Avulsos”, a peque- na e sustante obra de Victor Heringer foi reimpressa e es- gotou rápido após a sua mor- te precoce. Nascido em 1989 e crescido naquelas últimas dé- cadas pré-Internet, ele retra- tou os últimos suspiros de um mundo analógico com todas as suas delícias.

Parte deste retrato se en- contra agora em “Vida Desinte- ressante”, reunião de crônicas publicadas entre 2014 e 2017 na revista Pessoa. Vê-se no pequeno recorte de tempo um Victor Heringer se equilibrando

entre poeta mundano e anti- cronista. Convidado por Car- los Henrique Schoroeder para ocupar um espaço quinzenal na revista virtual, Heringer é um cronista confessadamente avoado, que, como diria Antô- nio Cândido em sua “A Vida ao Rés do Chão”: “Pega o miúdo e mostra nele uma grandeza, uma beleza ou uma singulari- dade insuspeitadas”. A beleza da vida, na prosa de Heringer, não é necessariamente o que é esteticamente belo.

A melancolia domina seus versos e é um espírito que se mantém ao longo do livro. Mas não é um sentimento de todo ruim, pelo contrário. Escri- tores como Clarice Lispector, que publicamente admitiu não

ser cronista, e Caio Fernando Abreu, que nos anos 1980 es- creveu crônicas no Caderno 2, também demonstram natural tino para uma prosa em que a vida interior domina, expondo as alegrias e tristezas. O pessi- mismo, naturalmente, é um de- rivado entre esses dois estados e é um manancial de inspiração.

Vida Desinteressante lem- bra muito “Pequenas Epifa- nias”, de Caio Fernando Abreu.

É interessante pensar nos dois livros como recortes de dois jovens forasteiros em uma São Paulo fervilhante, mesmo que em gerações diferentes. A so- lidão, tema presente na obra de Caio, está bem representada nas crônicas de Victor Herin- ger. Como em “O Paulistano não

existe”: “Eu, sentado na varan- da, os pés apoiados na máquina de lavar e o cotovelo no tanque, olhava. Luzinhas: janelas: um oceano de janelas com 11 mi- lhões de gente dentro”.

A predileção de Heringer pelo degradante, pela sujeira, que o dramaturgo Antônio Abujamra dizia preferir em suas peças, é uma escolha que vai na contra- mão da crônica brasileira. Vic- tor Heringer traz os renegados, desde transeuntes em situação de rua, idosos já caducos dis- cutindo na rodoviária do Tietê, a usuários de drogas da região central. É a vida como ela é, das vantagens de ser escritor, uma das é se refugiar no ofício, como se fosse vestir uma capa imper- meável. (Agência Estado) Clara Menezes

clara.menezes@opovo.com.br

a Victória. Reflete muito nos- so ‘encontro’ durante a pande- mia, que foi o momento que nos aproximamos. Reflete muito como eu desejo estar ao lado dela. O que a gente deseja que permaneça. Ela tem sido uma companheira e tanto”, diz.

Na gravação do vídeo, Victória que segurou a luz que reflete em seu rosto enquanto anda. Isso, segundo ele, é simbólico. “Ela me acolheu no momento mais crí- tico da minha carreira. Ela me deu a mão, abraçou meus proje- tos junto comigo e tem sido uma parceira e tanto. Já fizemos até músicas juntos”, cita.

“Encontro”, que ainda tem Alan Kardec na viola, Thiago Rocha na flauta e Hoto Jr. na percussão, é a terceira músi- ca lançada do projeto “Célula”.

Além desta, há as composições:

“Aquieta Teu Facho” e “Razão”.

o País. Eu arriscava uma música por dia. Enviava pros amigos via WhatsApp. Eles opinavam e, daí, eu ia construindo tudo devagari- nho”, recorda.

Ele ligava os microfones dentro de sua casa e gravava um instrumento por vez. Pelo aplicativo de mensagens, con- vidava os amigos para contri- buir no processo criativo. “En- viava as guias das canções e lhes dava a total liberdade para fazer (o que quisessem)”, indi- ca. E, com cada nova música, mandava para Lívia Carneiro, responsável pelas ilustrações.

Segundo Pedro Falcão, o pro- jeto “Célula” mostra a superação de alguns de seus preconceitos em relação à produção musical.

“Me vi como produtor musical e com as ferramentas necessárias para construir o conceito so- noro do álbum. Me tornei mais

seguro. Significou a superação enquanto compositor. Significou um processo de recuperação da minha saúde, que estava muito detonada pela forma como eu estava conduzindo a minha vida e me relacionando com pessoas erradas”, analisa.

Para isso, encontrou inspi- ração e referências em outros artistas, como Lenine, Seu Jorge, Nando Reis, Ana Vitória e Jack Johnson. “Eles foram me mostrando que era possí- vel”, ressalta.

Sobre o futuro desse traba- lho e também de outros obje- tivos profissionais, ele não co- loca muitas expectativas. “Eu amo compor. Amo produzir.

Mas não quero por muitas ex- pectativas quanto aos planos, pois os meus sempre mudam.

Sempre parto de um caminho, mas chego em outro”.

Significou a superação enquanto compositor.

Significou um processo de recuperação da minha saúde”

“Diante de todo o cenário (de 2020), eu comecei a compor com- pulsivamente sozinho em meu antigo apartamento, enquanto a covid-19 se alastrava por todo

Referências

Documentos relacionados

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR