• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual da Coordenação de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Relatório Anual da Coordenação de Curso"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Relatório Anual da Coordenação de Curso

Escola Superior Agrária

Licenciatura Qualidade Alimentar e Nutrição Humana

Ano Letivo 2018/2019

Elaborado por: Maria Paula Marinho Pinto

Aprovado por: Conselho Técnico- científico

Data: 11/03/2020

(2)

ÍNDICE

O presente relatório destina-se a dar cumprimento à alínea e) do Artigo 12º do REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO DA ESAS (aprovado em 17 de fevereiro de 2010, revisto em 16 de julho de 2014).

1- Caracterização Geral do Ciclo de Estudos 2- Corpo docente

3- Estudantes 4- Resultados

4.1 – Resultados académicos 4.1.1 - Eficiência formativa 4.1.2 – Empregabilidade 4.2 – Nível de Internacionalização

4.3 – Atividades de desenvolvimento tecnológico e artístico, prestação de serviços à comunidade e formação avançada

5- Análise Swot e propostas de ação de melhoria

(3)

1. Caracterização do Ciclo de estudos

O Plano de estudos do curso de Licenciatura em Qualidade Alimentar e Nutrição Humana (QANH) é o que consta do Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 (alterado o Registo nº R/AEf 581/2011 para R/AEf 581/2011/AL01 de 19.02.2015).

(disponível em https://siesa.ipsantarem.pt/esa/cursos_geral.formview?p_cur_sigla=QANH)

A área principal do ciclo de estudos é a Biologia e a Bioquímica (421, de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março, CNAEF), e a área secundária do ciclo de estudos é a área de indústrias alimentares (521, de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março, CNAEF). Os objetivos do ciclo de estudos centram-se na formação de estudantes com conhecimentos, capacidades e competências ao nível científico-tecnológico que lhes permitam interrelacionar a produção de géneros alimentícios com a qualidade nutricional e efeitos na saúde, garantindo o controlo da segurança e da qualidade, bem como a sua integração em equipas multidisciplinares.

As condições de acesso ao curso de QANH são as seguintes:

i) Aprovação num curso do ensino secundário ou habilitação nacional ou estrangeira legalmente equivalente;

ii) Realização das provas de ingresso exigidas para o curso [Biologia e Geologia (02) ou Física ou Química A (07) ou Matemática A (16)] com classificação igual ou superior a 95/200; nota de candidatura igual ou superior a 95/200;

iii) Regimes especiais de acesso para atletas de alta competição, cidadãos portugueses em missão oficial no estrangeiro, funcionários nacionais e estrangeiros em missão diplomática, oficiais das forças Portuguesas e bolseiros no quadro dos acordos de cooperação estabelecidos pelo Estado Português.

iv) Concurso especiais para candidatos que reúnam condições habilitacionais específicas:

v) Adultos maiores de 23 anos que tenham obtido aprovação em provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior;

vi) Titulares de um curso de Técnico Superior Profissional;

vii) Titulares de cursos superiores ou médios. Reingressos, mudanças de curso e transferências.

2. Corpo docente

Durante o ano letivo de 2018/2019, vinte e quatro docentes lecionaram nos, 2º e 3º anos do curso de QANH. Do corpo docente total, 87% encontravam-se a tempo integral, satisfazendo os requisitos da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para acreditação de primeiros ciclos (percentagem de docentes a tempo integral superior a 60%). Dezoito docentes têm o grau de Doutor (75%), considerando-se o corpo docente

(4)

que leciona no curso como academicamente qualificado de acordo com os critérios da A3ES (percentagem de docentes com o grau de Doutor superior a 15%). Treze docentes (54%) têm o grau de doutor ou são especializados na área principal do ciclo de estudos (Biologia e Bioquímica) ou na área secundária (Indústrias Alimentares), sendo considerado pelos critérios da A3ES como um corpo docente especializado (mínimo de 50%

constituído por especialistas ou doutores especializados na área ou áreas de formação fundamentais do ciclo de estudos). No ano letivo 2018/2019 um docente encontrava-se ainda a realizar trabalho de investigação em áreas fundamentais de formação do curso, com vista à obtenção do grau de doutor.

3. Estudantes

No ano letivo 2018/2019 encontravam-se a frequentar o curso 8 estudantes, distribuídos conforme indicado no Quadro 1. Neste ano letivo o curso não constou da oferta formativa da Escola, pelo que não há novos alunos inscritos no primeiro ano do curso.

Quadro 1: Estudantes matriculados no curso de QANH no ano letivo 2018/2019

Ano do curso Matriculados (n) Idades (n) Género (n)

1º 1 31 (1) F (1)

2º 5 19-22 (5) F (3); M (2)

3º 2 23 (1); 27 (1) F (2)

(fonte: Sigarra) 4. Resultados

4.1. Resultados académicos e empregabilidade

O Anexo I apresenta o resumo da eficiência formativa das diferentes unidades curriculares do curso no ano letivo em análise. A média global foi de 13,41; 69% das unidades curriculares apresentou uma média entre os 11 e os 14 valores, 23% uma média entre os 15 e os 16 valores.

No ano letivo 2018/2019 graduaram-se quatro estudantes, dos quais três no curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar e um no curso de Qualidade Alimentar e Nutrição Humana. Destes diplomados, 3 encontram-se a trabalhar, dos quais 2 referiram estar a trabalhar na área da qualidade. Um destes diplomados prossegue estudos de mestrado na ESAS.

4.2. Índice de internacionalização

Neste ano letivo frequentaram unidades curriculares do curso QANH catorze estudantes em programa de mobilidade (ERASMUS e Pedro Álvares Cabral). Nenhum estudante do ciclo de estudos se propôs a programa de mobilidade.

(5)

4.3 – Atividades de desenvolvimento tecnológico e artístico, prestação de serviços à comunidade e formação avançada

Dos docentes envolvidos no ciclo de estudos, onze eram membros integrados de centros de investigação (CIEQV Centro de Investigação em Qualidade de Vida; CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar; ICAAM Institute of Mediterranean Agricultural and Environmental Sciences; iMed.UL Research Institute for Medicines;

iNOVA4Health Advanced Precision Medicine; Leaf Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food) e os restantes eram membros da Unidade de Investigação do IPSantarém.

No ano letivo 2018/2019 encontravam-se em funcionamento 11 projetos financiados com envolvimento dos docentes do ciclo de estudos, um dos quais internacional. Para além destes, estiveram também em funcionamento um projeto internacional e dois projetos nacionais não financiados (Anexo II). O número de publicações científicas foi a que consta do (Quadro 2, Anexo III).

Quadro 2: Produção científica nas áreas científicas do ciclo de estudos no ano letivo 2018/2019

Tipo de publicação Internacionais Nacionais

Comunicações em eventos técnico-científicos

21 17

Artigos em revistas científicas com indexação

19 7

Os docentes do ciclo de estudos representaram a ESAS em diversas redes e organizações na área alimentar, nomeadamente:

• Rede das IES para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

• COST POSITIVe (FA1403): Interindividual variation in response to consumption of plant food bioactives and determinants involved

• Rede Rural Nacional – Circuitos Agroalimentares

• Rede Portuguesa de Economia Solidária - Circuitos Curtos Agroalimentares

• ANimaforum – Associação para o Desenvolvimento da Agro-indústria

• Comité consultivo da CVRTejo

• Conselho Consultivo do INOv’Linea

• Grupo Alimentar Cidades Sustentáveis

Lima, M. G. B Linha Emulsio - new products development (POCI-01-0145-FEDER-023583). Organização do Seminário do projecto, Santarém 27 de Junho./Lima, M. G. B Emulsio Line -

new products development (POCI-01-0145-FEDER-023583). Organization of the project seminar, Santarém June 27th

(6)

Durante o ano letivo de 2018/2019 os estudantes tiveram oportunidade de participar em diversos seminários que ocorreram na Escola Superior Agrária, nomeadamente:

• Seminário Investigação laboratorial de surtos de toxinfecção alimentar e protocolos de vigilância microbiológica”, 29 de outubro de 2018

• Seminário BioMérieux "Métodos Automatizados para controlo Microbiológico no Setor Alimentar", 21 de novembro de 2018.

• Seminário, "Microbiologia Aplicada à Higiene de Adegas", 23 de novembro de 2018

• Seminário Zoonoses, Saúde púbica e Inspeção Sanitária, organizado pela IAAS, Escola Superior Agrária de Santarém, 2018

• Seminários de Tecnologia Alimentar, 15 e 30 de maio de 2019

• Padrão Alimentar Mediterrânico: um estilo de vida para todos. 3ª Edição da Semana Hábitos Saudáveis, Serviços de Ação Social, IPSantarém, Escola Superior Agrária, 2 de abril, 2019

No âmbito de unidades curriculares e do estágio, os estudantes da licenciatura em QANH estiveram envolvidos em atividades de investigação e desenvolvimento, e serviços à comunidade, nomeadamente:

• Validação de um índice de adesão à dieta mediterrânica, no âmbito do projeto MeDiWeB (5 estudantes; ESAS).

Enterobacteriaceae em produtos preparados para consumo humano (1 estudante, em colaboração com o Laboratório de Medicina Veterinária)

• Validação de um método de ensaio para determinação da histamina em pescado (1 estudante, em colaboração com o Laboratório de Medicina Veterinária)

5. Análise Swot e propostas de ação de melhoria

Como pontos fortes salienta-se a qualificação do corpo docente e as boas práticas de ensino e aprendizagem que promovem o ensino e autoaprendizagem, nomeadamente o elevado número de aulas práticas de laboratório e de oficinas tecnológicas, e o envolvimento dos estudantes em atividades de investigação e desenvolvimento a decorrer na Escola, assim como à sua colaboração com empresas do ramo alimentar na região. Destaca-se também o maior envolvimento dos docentes em projetos IC&DT com financiamento, muitos coordenados por docentes do ciclo de estudos.

Como ameaça destaca-se a baixa procura deste curso, razão pela qual a ESAS optou por não abrir vagas no ano letivo 2018/2019 e a sobrecarga dos docentes com um número elevado de unidades curriculares e tarefas organizacionais. A ESAS encontra-se a desenvolver ações no sentido de melhorar a divulgação do curso.

(7)

ANEXO I: Eficiência formativa (fonte: Sigarra)

DISTRIB UIÇÃO DAS CLASSIF ICAÇÕ ES NAS UNIDADES CURRICULARE S DO CURSO 1 ANO; 1 SEM ESTRE

UNIDADE CURRICULAR CLASSIF ICAÇÃO

M ÉDIA

Física 14,5

M atemát ica 12

Quí mica 11,67

1 ANO; 2 SEM ESTRE

UNIDADE CURRICULAR CLASSIF ICAÇÃO

M ÉDIA

Bioquí mica 12

Estatíst ica I 11,5

2 ANO; 1 SEM ESTRE

UNIDADE CURRICULAR CLASSIF ICAÇÃO

M ÉDIA

Genética 13,6

Gestão 11,67

M icrobiolog ia II 13

Nut rição e Ali mentação Hu mana 13,13

Psico sso cio logia 11,8

Qualidade e Seg ura nça Ali mentar I 13,4

2 ANO; 2 SEM ESTRE

UNIDADE CURRICULAR CLASSIF ICAÇÃO

M ÉDIA Aná lise Quí mica e F ísica do s Ali mento s 15,8 Nut rição e Ali mentação ao Lo ngo da Vida 13,57

Nut rição e Saúde P ública 12,71

Qualidade da Ág ua 14,17

(8)

Tecnolog ia do s Produto s de O rige m Ani ma l 12,64 Tecnolog ia do s Produto s de O rige m Vegeta l 12,33

3 ANO; 1 SEM ESTRE

UNIDADE CURRICULAR CLASSIF ICAÇÃO

M ÉDIA Aná lise Sensorial e Reo logia Ali mentar 14

Delinea mento Experimenta l 14

Novas Temát ica s e m Nutrição e Ali menta ção 16

Patologia e Diet ética 14,5

Qualidade e Seg ura nça Ali mentar II 12,75

To xico logia 15,25

3 ANO; 2 SEM ESTRE

UNIDADE CURRICULAR CLASSIF ICAÇÃO

M ÉDIA Aná lise M icro bio lógica do s Alimentos 16,4 Gestão de Recursos Huma no s e Co mporta ment o

Organizaciona l 11

Projeto 18

TAXA DE SUCESSO/INSU CESSO PO R UNIDADE CURRICULAR 1 ANO; 1 SEM ESTRE Unida de

curricular Inscrito s Ta xa de aprv /insc

Ta xa de aprv /aval

Ta xa de aval/insc Anato mof isiolog ia

I 1 0% 0% 0%

Biologia 1 0% 0% 0%

Física 3 66,67% 100% 66,67%

Infor mática 1 0% 0% 0%

M atemát ica 6 50% 75% 66,67%

Quí mica 4 75% 100% 75%

1 ANO; 2 SEM ESTRE Unida de

curricular Inscrito s Ta xa de

aprv /insc Ta xa de

aprv /aval Ta xa de aval/insc

(9)

Anato mof isiolog ia

II 1 0% 0% 0%

Bioquí mica 2 50% 50% 100%

Estatíst ica I 3 66,67% 66,67% 100%

M icrobiolog ia I 1 0% 0% 100%

Nut rição Hu ma na 2 0% 0% 0%

Siste ma s

Ali mentares 1 0% 0% 0%

2 ANO; 1 SEM ESTRE Unida de

curricular Inscrito s Ta xa de aprv /insc

Ta xa de aprv /aval

Ta xa de aval/insc

Genética 5 100% 100% 100%

Gestão 5 60% 60% 100%

M icrobiolog ia

II 8 100% 100% 100%

Nut rição e Ali menta ção

Hu mana 8 100% 100% 100%

Psico sso cio logia 5 100% 100% 100%

Qualidade e Seg ura nça Ali mentar I

5 100% 100% 100%

2 ANO; 2 SEM ESTRE Unida de

curricular Inscrito s Ta xa de

aprv /insc Ta xa de

aprv /aval Ta xa de aval/insc Aná lise

Quí mica e Física do s Ali mento s

5 100% 100% 100%

Nut rição e Ali menta ção ao Lo ngo da Vida

6 100% 100% 100%

Nut rição e Saúde

Pública 7 100% 100% 100%

Qualidade

da Ág ua 8 75% 100% 75%

Tecnolog ia dos

Produtos de Orige m Anima l

12 91,67% 100% 91,67%

(10)

Tecnolog ia dos

Produtos de Orige m Veg etal

8 75% 75% 100%

3 ANO; 1 SEM ESTRE Unida de

curricular Inscrito s Ta xa de

aprv /insc Ta xa de

aprv /aval Ta xa de aval/insc Aná lise

Senso ria l e Reolog ia Ali menta r

3 100% 100% 100%

Delinea mento

Experi mental 3 100% 100% 100%

Novas

Temát ica s em Nut rição e Ali menta ção

2 100% 100% 100%

Patologia e

Diet ética 6 100% 100% 100%

Qualidade e Seg ura nça Ali mentar II

4 100% 100% 100%

To xico logia 4 100% 100% 100%

3 ANO; 2 SEM ESTRE Unida de

curricular Inscrito s Ta xa de aprv /insc

Ta xa de aprv /aval

Ta xa de aval/insc Aná lise

M icrobiológ ica

dos Alimento s 5 100% 100% 100%

Gestão de Recurso s Hu mano s e Co mporta mento Organizaciona l

5 60% 60% 100%

Nut rição e Ali menta ção ao Lo ngo da Vida

1 100% 100% 100%

Projeto 2 50% 100% 50%

(11)

ANEXO II: Projetos em curso no ano letivo 2018/2019

Projetos internacionais com financiamento

TRANSPEER: a transnational skills programme to enhance the employability of researchers. KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices KA203 - Strategic Partnerships for higher education (2017-1-SE01-KA203- 034535), em consórcio com Karsltad University, Suécia (coordenador), Inland Norway University of Applied Science (Noruega), Liverpool John Moores University (UK), ITQB-NOVA (Portugal), a decorrer entre 01-09-2017 e 31-08-2020.

Investigadores da ESAS: Paula Pinto (responsável IPS), Margarida Oliveira. Investigadores da ESE: Maria Barbas, Pedro Matos, José Maurício Dias.

Projetos nacionais com financiamento

Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Experimental

Projecto Agrio et Emulsio – New Products Development (POCI-01-0145-FEDER-023583), a decorrer entre 18-09-2017 e 19- 03-2019, em consórsio multiregional com ESHTE (Escola Superior de Hotelaria do Estoril); ESAB (Escola Superior Agrária de Beja); Tagus Valley e INIAV Dois Portos. Investigadores da ESAS: Gabriela Basto de Lima (coordenadora); Cristina Laranjeira;

Marília Henriques; Paula Lúcia Ruivo; Maria Adelaide Oliveira; Helena Mira; António Raimundo; Ana Teresa Ribeiro, Isabel Torgal; Maria da Conceição Faro.

Projecto MISAGE: Mitigation strategies of acrylamide and advanced glycation end-products in bread (ALT20-03-0145- FEDER-024172), em consórcio multiregional com ESHTE (coordenador) e INSA. Investigadores da ESAS: Gabriela Basto de Lima; Cristina Laranjeira; Isabel Torgal; Maria da Conceição Faro.

Projetos mobilizadores

Projeto MOBFood: Mobilização de conhecimento científico e tecnológico em resposta aos desafios do mercado agroalimentar (POCI-01-0247-FEDER-024524), a decorrer entre 1-10-2017 e 30-09-2020, em consórcio com 47 entidades nacionais. Investigadores da ESAS: António Raimundo (responsável), Helena Mira, Ana Teresa Ribeiro, Igor Dias, Margarida Oliveira, Cristina Laranjeira, Gabriela Basto de LIma.

Projetos conjuntos – qualificação das PME

Eco-vinho: Promoção da Ecoeficiência dos Processos Produtivos no Setor Vinícola. Projetos conjuntos: Portugal 2020 - POCI AAC nº 02/SAICT/2016. 2017-12 to 2020-01. Investigadores ESAS: Margarida Oliveira (responsável), António Ribeiro, Igor Dias, Adelaide Oliveira, Helena Mira, Artur Saraiva.

Grupos Operacionais

+BDMIRA -Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: Técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional. Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020. PDR2020-101-031909. Projeto com a duração de 30 meses com início em 1 de outubro de 2017 e conclusão em 31/3/2020. Investigadores ESAS José Grego (coordenador). Ana Pinto, Luís Filipe Ferreira.

QUALITOMATE (PDR2020-101-032076). Projeto com a duração de 4 anos com início em 9/9/2017 e conclusão em 1/9/2021.

Investigadores ESAS Maria do Céu Godinho (coordenadora), Luís Filipe Ferreira.

(12)

GOTomatInov: Inovação de Produto e de Processo no Tomate de Estufa, GRUPOS OPERACIONAIS PDR2020, AÇÃO 1.1.

Investigadores ESAS: Margarida Oliveira (responsável) Igor Dias, Gabriela Lima.

GOEfluentes: Efluentes de pecuária: abordagem estratégica à valorização agronómica/energética dos fluxos gerado atividade agropecuária, PDR2020, AÇÃO 1.1. GRUPOS OPERACIONAIS, Margarida Oliveira.

Assistência técnica RRN

QCCA: Valorizar os produtos tradicionais e locais nacionais, com preservação dos produtos e especialidades locais, evitando a sua descaracterização (Operação 21.2.3 /2018 Assistência Técnica ao PFR 2020 – área 3), a decorrer entre 2019-01 e 2020- 12, em consórcio com Associação Qualifica (Coordenador); AJAP (associação dos jovens agricultores de Portugal);

Associação estudo defesa património natural cultural concelho de Mértola; Associação para o desenvolvimento integrado do ribatejo norte investigadores ESAS: Paula Ruivo (responsável), Margarida Oliveira, Igor Dias.

Projetos com financiamento CIEQV

PTDO-Fruit: valorização de fruta de baixo calibre - pré-tratamento por desidratação osmótica). Investigadores ESAS:

Gabriela Lima, Paula Ruivo, Ana Neves, Marília Henriques

Projetos com envolvimento de docentes do DTABN, sem financiamento para a ESAS

ISO-INVA - Dinâmica de cadeias tróficas em comunidades lóticas fortemente invadidas - Quantifying food web dynamics in invaded stream communities”. MARE: responsável do projeto. Investigadores ESAS: João Gago.

Assessment of the impact of Mediterranean diet and other lifestyle factors on well-being in different Mediterranean countries. Consórcio: ESAS, CEBAS-CSIC, Espanha, Universidade de Thrace, Grécia; Institute of Biodiversity and Ecosystem Research, Bulgarian Academy of Sciences (IBEI-BAS); Goce Delcev University, Faculty of Medical Sciences, Republic of Macedonia; Institute of Clinical Physiology (IFC) National Research Council (CNR), Italy; University of Nicosia, Cyprus.

Investigadores: ESAS - Paula Pinto (coordenadora), Rui Jorge, Vanda Andrade, Paula Ruivo, Marta Tagarro (ESSE)

Gestão de Resíduos Urbanos em Municípios de Pequena Dimensão: novas políticas e estratégias, em colaboração com CESAM-UA. Investigador ESAS: José Manuel Oliveira Carvalho.

Estudo da tecnologia de hiperoxigenação em vinho branco. Helena Mira.

.

(13)

ANEXO III: Publicações no ano letivo 2018/2019

Artigos em revistas indexadas

C André, A Cândido, T Carreira, C Santiago, O Cruz, J Amendoeira, O2 Prevention of alcohol consumption among young people: a contribution to health literacy, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June 2019, ckz094.001, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz094.001

C André, J Amendoeira, M C Figueiredo, M R Martins, C Pinto, M Nunes, L Rainha, A Godinho, M Ferreira, M Pintor, M Oliveira, O9 Here4You - Footsteps… Building the future: An action research project to prevent tobacco consumption in the 3rd Cycle, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June 2019, ckz098.005,

https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz098.005

Caldeira, I.; Gomes, F.; Mira, H.; Botelho, G. (2019). Distillates composition obtained of fermented arbutus fruits (Arbutus unedo L.), from different seedlings and clonal plants. Annals of Agricultural Science 64, 21-28.

Castanheira,G. & Neves, A. (2018). Estabilidade microbiológica de morcelas de arroz de produção artesanal. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, VI (3): 50-63. DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16147

Ferreira, R., Gonçalves, J., Sousa, H., Amendoeira, A. & Silva, M. (2019) The child/family. The centrality of care. European Journal of Public Health, 29 (2)

García-Conesa MT, Chambers K, Combet E, Pinto P, Garcia-Aloy M, Andrés-Lacueva C, Pascual-Teresa S, Mena P, Ristic AK, Hollands WJ, Kroon PA, et all 2018. "Meta-Analysis of the Effects of Foods and Derived Products Containing Ellagitannins and Anthocyanins on Cardiometabolic Biomarkers: Analysis of Factors Influencing Variability of the Individual Responses".

International Journal of Molecular Sciences 19 (3): 694. http://dx.doi.org/10.3390/ijms19030694 Igor Dias, Maria da Conceição Faro, Isabel Torgal, Anabela Matos, Ana Reis, Gabriela Lima, Margarida

OliveiraCARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E REOLÓGICA DE TOMATE (Solanum lycopersicum L.) DO ALGARVE E DO OESTE. Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,Vol. VI, N. º 3, 2018, pp. 98-107 DOI:: https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16151

Jorge, R., Santos, I., Carraça, E. V., Teixeira, V. H., & Teixeira, P. J. (2019). Preditores comportamentais e psicossociais da perda e manutenção do peso perdido a longo prazo: uma revisão conceptual de revisões. Acta Portuguesa de Nutrição, 17:16-20

Jorge, R., Santos, I., Teixeira, V. H. & Teixeira, P. J. (2019). Pretreatment profiles of 6- and 12-month weight change among women with overweight and obesity involved in a commercial weight management program. Obesity Facts, 12:1suppl (pp. 255-6). ISSN 1662-4033

Jorge, R., Santos, I., Teixeira, V. H., & Teixeira, P. J. (2019). Does diet strictness level during weekends and holiday periods influence 1-year follow-up weight loss maintenance? Evidence from the Portuguese Weight Control Registry. Nutrition Journal, 18:3

Jorge, R., Santos, I., Tomás, R., Silva, M. N., Carraça, E. V., Teixeira, V. H., & Teixeira, P. J. (2019). Behavioural and psychological pretreatment predictors of short- and long-term weight loss among women with overweight and obesity.

Eating and Weight Disorders – Studies. doi:10.1007/s40519-019-00775-9

Lima, M. G. O. L. B.; Laranjeira, C. M.; Henriques, M. O. I.; Ganhão, Sofia (2018). “Agrio et Emulsio – Creme de barrar de morango”. (POCI-01-0145-FEDER-023583). Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,Vol. VI, N. º 3, 2018, pp. 64-72 DOI:: https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16148

Miguel Macário, Artur Saraiva, Ericka Ferreira, Luís Filipe Ferreira, Margarida Oliveira. LEITOS HÚMIDOS CONSTRUÍDOS COMO ALTERNATIVA AOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS CONVENCIONAIS – REVISÃO. Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,Vol. VI, N. º 3, 2018, pp. 83-97DOI::

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16150

Oliveira M., Costa J.M., Fragoso R., Duarte E. 2019. Challenges for Modern Wine Production in Dry Areas: Dedicated Indicators to Preview Wastewater Flows. Water Science and Technology: Water Supply, 19 (2), 653-661.

DOI: 10.2166/ws.2018.171

Pinto P., MacCallion, E., Lees, J., Gorini, L., Potes Barbas, M., Martins, M. Trindade, M, Jones, M.S., Torjussen, S.S., Sheppard, V. RESEARCH COACHING: ENHANCING SUPERVISOR’S LEADER ROLE EFFICACY Revista da UIIPS –Unidade de

(14)

Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,Vol. 7, N. 2, 2019, pp. 68-71 DOI::

https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19284

Reis, A., Barroso, I., Saboga-Nunes, L., Okann, O., Bollweg,T, & Bittlingmayer, U. (2019). Health literacy questionnaire development fr 9 and 10 years old: a discussion of assessment tools! European Journal of Public Health, 29 (4), 148-149.

Reis, A., Saboga-Nunes, L., Spínola, A., Santos, I. & Santiago, C. (2019). Communicating with migrants; children´s health literacy, digital technology, health promotion tools.European Journal of Public Health, 29 (4), 183-184

Ribeiro, A.T.; Elias, M.; Teixeira, B.; Pires, C.; Duarte, R.; Saraiva, J.A.; Mendes, R. (2018). Effects of high pressure

processing on the physical properties of fish ham prepared with farmed meagre (Argyrosomus regius) with reduced use of microbial transglutaminase, LWT - Food Science and Technology, 96, pp.296-306.

Saraiva A., Rodrigues G., Mamede H., Silvestre J., Dias I., Feliciano M., Oliveira e Silva P., Oliveira, M. 2019. The impact of the winery’s wastewater treatment system on the winery water footprint. Water Science and Technology,.

DOI: 10.2166/wst.2019.432

Saraiva A.,Oliveira A., Dias I., Oliveira, M. Projeto WineWaterFootprint: Avaliação do uso eficiente da água em adegas da região sul de Portugal. Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,Vol. VI, N. º 3, 2018, pp. 73-82DOI:: https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16149

"Serrazina DC, Lopes de Andrade V, Cota M, Mateus ML, Aschner M and Marreilha dos Santos AP (2018). Biomarkers of exposure and effect in a working population exposed to lead, manganese and arsenic. Journal of Toxicology and Environmental Health, Part A. 1–15. https://doi.org/10.1080/15287394.2018.1509408

Sousa, P., Duarte, E., Ferreira, R., Esperança, A., Frontini, R., Santos-Rocha R., Luís, L., Dias, S. & Marques N. (2019) An Health intervention programme to promote healthybehaviours and prevent adolescent obesity (TeenPower): A study protocol. J Adv Nurs.;1–9

Sousa, P., Frontini, R., Dixe, M. A., Ferreira, R., & Figueiredo, M. C. (2018). Assessing preferences and features for a mobile app to promote healthy behaviors in adolescence: Na exploratory study. BMC Health Serv Res. 2018; 18(Suppl 2): 684 Sousa, P., Frontini, R., Luís, L & Ferreira, R. (2019) The relationship between eHealth literacy and adolescents’ food choices. European Journal of Public Health, Volume 29 (1)

V Lopes de Andrade, ML Mateus, M Aschner and AP Marreilha dos Santos (2018). Assessment of occupational exposures to multiple metals with urinary porphyrin profiles. Conference paper. Journal of Integrated OMICS. 8 (1): 1-4. doi:

10.5584/jiomics.v8il.216

Vieira, M., Reis, A. & Barroso, I. (2019). Children´s health literacy in school - a scoping review. European Journal of Public Health, 29, Issue Supplement 2.

Comunicações em eventos Científicos e Técnicos Nacionais

Du ar te A ., Jorge R., Aval ia çã o d e Háb i to s Ali m entare s d e Prat icante s d e Ka raté e Fu teb o l n o Con c elh o d e Al ca n en a, V I Jorn ad a s ACE S ( Ag ru p a m ento d e C e ntro s d e S a ú d e ) Mé d io Tej o – At i vid ad e Fí si ca e Nu t ri çã o – A Ch ave d a So lu ção e m A lca n en a, Portu gal, Fe vere iro d e 2 01 9

Igor D ia s, An tón io Ra i m u n d o e Rod r i go Ca stelo, “ D e saf io s ao Co n s u mo d a Carn e ” n a s X I Jo rn ad as d o Hos p ital Vete rin á ri o Mu ral h a d e Évora, 2 2 d e fe vere iro d e 2 0 19

Joa n a V. Fern an d e s, V. Lop e s d e An d rad e, M . L u i sa Mateu s, An a P. Ma rre il h a d o s San to s ( 20 1 8) . Mu lt i -b i om ar ke r a p p roa ch to a s s e s s exp o su re to h eav y me tal s in Portu gu e s e su b -p op u l atio n s. XLVII I Reu n ião An u a l d a S oc ie d ad e Po rtu gu e sa d e Fa rm acolo gi a (S PF ), XX XV I Reu n ião d e Fa r ma col o gia Cl ín i ca e X VII Reu n ião d e Toxi colo gi a, Fa cu ld ad e d e Med ic in a d a Un i ve rsid ad e d e L i sb oa, Por t u ga l 5- 7 fe ve re iro, 2 0 18 . ( co mu n ica ção : Van d a A n d ra d e );

Jorge R ., C ontrolo d o Ap et ite : co mp re en d er e au xi lia r a p e s soa co m ob e s id ad e – p red ito re s co mp o rta m en tai s e p si cos so ci ai s d a p erd a e ma n u te n ção d o p e s o p erd i d o a l on go p razo (e stad o d a arte) , 2 3º C on g re s s o Po rtu gu ê s d e Ob e sid ad e, B ra ga, Portu gal, No ve mb ro d e 2 01 9

Laran j ei ra, C . M .; Ri b e iro, R. ; Li ma, M. G . O. L . B . ; H en r iq u e s, M. O . I . A gr i o et E mu l sio - D e ve lop m ent of a “ d ru n k ” p ick l e s wit h s weet p otato . CNE SA 20 20 – Co n gre s so n ac io n al d a s e s co la s su p er iore s agrár ia s, Vi s eu 14 a 15 d e n o ve mb ro 2 01 9

(15)

Li ma, G . B. “ E mu l sõ e s A li m enta res In versa s. D e s en vol v i m ento d e N o vo s Prod u to s ”. S e s são p l en á ria 1 st I ntern ati on al M ee tin g on In n ovati on & De ve l op m en t in th e Fo od S e ctor. In st itu to Pol ité cn i co d e Vi s eu , E s co la Su p er ior A grá ri a, 5 Ju n h o 2 01 8

Li sb oa , S. , Sa ra i va, A., S ara iva, R., Dia s, I., Ol i ve ira , A ., M i ra, H ., R ib eiro A., Ma m ed e, H. , Ol i v ei ra, M. 20 19 . Proje to E co vin h o: Mon ito riza ção, Id en tif i ca ção e I mp l e m enta ção d e B oa s P ráti ca s p ara a Eco Su stentab il id ad e d a s Ad e ga s, Li vro d e re su m os d o II I Co n gre s so Na ci on al d a s E scola s Su p eri o re s Ag rár ia s, 1 4 e 1 5 d e No ve mb ro, Vi s eu .

Li sb oa , S. , Sa ra i va, A., S ara iva, R., Dia s, I., Ol i ve ira , A ., M i ra, H ., R ib eiro A., Ma m ed e, H. , Ol i vei ra, M. 20 19 . Proje to E co vin h o: Mon ito riza ção, Id en tif i ca ção e I mp l e m enta ção d e B oa s P ráti ca s p ara a Eco Su stentab il id ad e d a s Ad e ga s, Li vro d e re su m os d o II I Co n gre s so Na ci on al d a s E scola s Su p eri o re s Ag rár ia s, 1 4 e 1 5 d e No ve mb ro, Vi s eu .

Li sb oa , S. , Sa ra i va, A., S ara iva, R., Dia s, I., Ol i ve ira , A ., M i ra, H ., R ib eiro A., Ma m ed e, H. , Ol i vei ra, M. 20 19 . Proje to E co vin h o: Mon ito riza ção, Id en tif i ca ção e I mp l e m enta ção d e B oa s P rát i ca s p ara a Eco Su stentab il id ad e d a s Ad e ga s, Li vro d e re su m os d o II I Co n gre s so Na ci on al d a s E scola s Su p eri o re s Ag rár ia s, 1 4 e 1 5 d e No ve mb ro, Vi s eu .

Pad rão Al i m enta r Med i te rrâ n i co : u m e st ilo d e vi d a p a ra tod os . I V Jo rn ad a s Ped a góg i ca s d o Ag ru p a m ento d e E s co la s Jo s efa d e Ób id os , 1 5 d e ju lh o, 20 1 9

Pad rão A li m en tar Me d iter rân i co: u m e sti l o d e vid a p ara tod os . SE MIN ÁR IO TEÓ RI CO ME TOD OLÓ GI CO, Un i d a d e d e Mon ito riza çã o d e In d i cad ore s e m S aú d e, E s co la Su p er ior d e Sa ú d e, IPS anta rém , 2 5 d e j u n h o, 20 1 9

Pau l o A., Gr i fo A., Fe rrei ra A. , Sa ra iva A ., S il ve stre J. , Ol i vei ra M. 2 0 19 . Ín d i c e s d e ve ge ta çã o e tran sp ira ção n a v in h a : co ntr ib u to p a ra a e sti mati va d a p e gad a h í d ri ca . C on g res s o Na cion al d a s E s co la s Su p eri ore s A g rá ria s, Vi s eu 1 4 N o ve mb ro 20 19 , (p o ster co mm u n i cation ).

Ru i vo, P. e Ol i vei ra, M. , Net wo rkin g UI _ IP Santare m: Re su ltad o s e I mp a ctos, Con gre s so Inte rn a ci on al d a U I _IP San tare m, San taré m, 1 e 2

Sa rai va A., E gip to R ., P re su m id o P., Jorge C., Am aral A ., Ca stro Rib e i ro A., D ia s I ., Fe li ci an o M., Fe rrei ra A., Fer rei ra L., Gon ça l ve s A ., Gri fo A ., Ma m ed e H ., M ira H ., Ol i vei ra A. , Ol i vei ra e Si lva P., Pau l o A ., R ib eiro A., Rod rig u e s G., Si l ve stre J., R amô a S., Ol i vei ra M . 20 1 9. D eter mi n a ção d a p e gad a h íd r ica n a f il ei ra vi ti v in í co la : re su ltad o s p reli m i n are s d e u m e st u d o d e caso Po rtu g u ê s . 1 1º S i mp ós io d e Vit i vin ic u ltu ra d o Al e ntejo, Évo ra 1 6 M aio 2 0 19 (o ra l co m mu n i cat ion ) .

Sa rai va A ., E gip to R., Pre su mid o P., Jo rge C ., Pa reza n S ., Am aral A ., Ca stro R ib eiro A., Ferre ira A. , Gon ça l ve s A., G ri fo A ., Oli ve i ra A., Pau lo A ., R ib eiro A., Rod ri gu e s G., M am ed e H ., M ira H., S il ve st re J., Fer rei ra L ., Dia s I., Fe li cia n o M., Ol i vei ra e Si lva P., Si l ve stre J., R amô a S ., Ol i vei ra M. 20 19 . Pe gad a h íd ri ca - u m con trib u to p a ra a su ste nta b ili d ad e d a fi l ei ra vit i vi n ícola . Co n gre s so Na ci o n al d as E s cola s Su p er io re s Ag rár ia s, Vi s eu 1 4 No ve mb ro 2 01 9 (o ral co mm u n icat ion ).

Sa rai va, R., Ma rq u e s, A ., G re go, J., D ia s, I., Lop e s, M. , L ou reiro, A., Ferre ira , L ., Mar tin s, G., Li sb oa, S., Ferrei ra , S ., Rod ri gu e s, S., Fi r min o, J., Mar i a, P., Oli ve i ra, M. 20 1 9. TO MATIN OV - In o va ção d e Prod u to e d e Pro c es s o n o To mate d e E stu fa , L i vro d e re su mo s d o II I Con gre s so Nac ion al d a s E s cola s Su p er iore s Ag rár ia s, 1 4 e 15 d e No ve mb ro, V i se u .

Si lva E ., Pre su mid o P., G on çal ve s A. , B in el i A., S ara iva A., Ol i vei ra e Si l va P., R a môa S., Ol i vei ra M., Fe li cia n o M . 2 01 9. L ife cyc le en viron me nta l i m p act s o f vin ey ard in th e sou t h p ort u gal . Con gre s so Naci on a l d a s E s co la s Su p er iore s Ag r á ria s, V i se u 14 N o vem b ro 20 19, (p o ste r co m mu n i cati on ) .

Intern ac ion a i s

C. Laranjeira, J. Garcia, M. Cipriano, M.G. Lima, M. Henriques (2018). Agrio et Emulsio – development of fruity mustardcreams. In: FOODBALTt 2018 - 12th Baltic Conference on FoodScience and

Technology. Abstracts. Kaunas, Lithuania, May 17-18. p. 72.

Available:https://epubl.ktu.edu/object/elaba:28855510/28855510.pdf CPoster.

C. Laranjeira, R. Ribeiro, M.G. Lima, M. Henriques (2018). Agrio et Emulsio – development of new products with vinegar and sweetpotatoes. In: FOODBALTt 2018 - 12th Baltic Conference on Food

(16)

Science and Technology. Abstracts. Kaunas, Lithuania, May 17-18. p. 69. Available:

https://epubl.ktu.edu/object/elaba:28855510/28855510.pdf CPoster.

Carvalho, J.; Ruivo, P. e Veiga, M., Communication and rural territories: What marketing instruments and actors to involve?, International Conference: Tourism Marketing and Destination Branding, October 23rd

Costa, V.; Caldeira, I.; Torgal, I.; Mira, H. ; Impact of the application of vegetable proteins and yeast extract in the chemical and aromatic profile od red wine, XII CIBIA 2019, Faro, 1 a 4 de Julho Dias, I., Laranjo, M., Fialho, R., Potes, M.E., Véstia, L., Agulheiro-Santos, A.C., Fraqueza, M.J. Elias, M.

(2018). Effect of autochthonous starter cultures in the production of Paio, a traditional Portuguese dry-cured sausage. Archivos de zootecnia, PROCEEDINGS IX Simposio Internacional sobre el Cerdo Mediterráneo, 161-165.

Gabriela Basto de Lima, Maria João Santos, Conceição Faro, Isabel Torgal, Antónia Macedo, Marco Alves, Telma Orvalho, Manuela Guerra, Carlos Brandão, Marília Henriques. Shiitake mushroom (Lentinola edodes) spread creams. XX EuroFoodChem Conference. Porto. 17-19 June 2019.

Jorge R., Predictors of Weight Loss and Weight Loss Maintenance, 4th International Congress of CiiEM, Monte de Caparica, Portugal, Junho de 2019

Jorge R., Santos I., Teixeira VH., Teixeira PJ., Pretreatment profiles of 6- and 12-month weight change among women with overweight and obesity involved in a commercial weight management program”, XXVI Congresso Europeu de Obesidade (26º European Congress on Obesity) em Glasgow, Escócia, Abril de 2019

Laranjeira Cristina (2018). Agrio et Emulsio – new vinegar products development. In: FOOD TECH- 2018 – 3rd World Summit & Expo on Food Technology and Probiotcs. Abstracts. Prague, Czech Republic, October 25-26. p. 28. Available: https://scientificfederation.com/food technology- probiotics- 2018/scientific-program.php. COral.

Lima, M. Gabriela B.; (2018). “Strawberry spread - New Food New Tech”. (POCI-01-0145-FEDER- 023583). In International Conference on Mediterranean Diet and Gastronomy, 15-16 october, Évora, Portugal, pp 78.

Lima, M. Gabriela Basto (2018). Desenvolvimento de cremes de barrar com adição de um processado de cogumelo shiitake (Lentinola edodes) (POCI-01-0145-FEDER-023583). XXIVº Encontro Luso-Galego de Química, Porto de 21-23 Novembro, pp. 206./

Lopes de Andrade V, Fernandes JV, Mateus ML and Marreilha dos Santos AP (2018). Capability of the urinary porphyrins profile to assess different metal exposure contexts – a preliminary study. 4th International Congress on Occupational & Environmental Toxicology. National Health Institute Dr.

Ricardo Jorge and Institute of Public Health of the University of Porto. 24th – 26th October, Porto, Portugal;

Lopes de Andrade V., Serrazina D.C., Cota M., Mateus M.L., Marreilha dos Santos AP (2019). Co- exposure of a Portuguese population of miners to lead, manganese and arsenic. 2nd Workshop on Human Biomonitoring in Portugal. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, I.P. (INSA), Direção-Geral da Saúde (DGS) and Agência

Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), FMUL e Escola Superior de Tecnologia da Saúde Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal 25 oct, 2019.

Pinto P. Coaching and communication skills build a strong team, workshop Day 1 - C3 Transpeer Training activity, Reitoria da Universidade Nova, Lisboa, 14 de Maio, 2019

Pinto, P. Coaching in higher education. Innovation and Networks: exchange of good practices, TV T21 COMmunity Multiplier Event , Higher School of Education, Santarém, 31 de Maio de 2019

Pinto, P. Transpeer. Innovation and Networks: exchange of good practices, TV T21 COMmunity Multiplier Event , Higher School of Education, Santarém, 31 de maio, 2019

Santos I., Paixão C., Dias CM., Jorge R., Teixeira, PJ., Long-term weight loss maintenance: a systematic review of weight control registries”, XVIII Congresso da International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity (18th Annual Meeting of the ISBNPA) em Praga, República Checa, Junho de 2019

(17)

Saraiva A., Egipto R., Presumido P., Jorge C., Amaral A., Castro Ribeiro A., Ferreira A., Goncalves A., Grifo A., Oliveira A., Paulo A., Ribeiro A., Rodrigues G., Mamede H., Mira H., Sivestre J., Ferreira L., Dias I., Feliciano M., Oliveira e Silva P., Ramoa S., Oliveira M. 2019. WineWATERFootprint Project:

Water Footprint Assessment in the Portuguese Wine Chain. Winery 2019, Mons 3 Julho 2019 (oral communication).

Saraiva, A., Egipto, R., Presumido, P., Jorge, C., Amaral, A., Castro Ribeiro, A., Dias, I., Feliciano, M., Ferreira, A., Ferreira, L., Gonçalves, A., Grifo, A., Mamede, H., Mira, H., Oliveira, A., Oliveira E Silva, P., Paulo, A., Ramôa, S., Ribeiro, A., Rodrigues, G., Silvestre, J., Oliveira, M.; WATER FOOTPRINT OF THE WINE CHAIN: COMPARISON BETWEEN TWO PORTUGUESE CASE STUDIES, 1st science & wine world congress, 8-10 maio; Porto

Silva, A T; Morgado, C; Félix, N; Lima, G; Brandão, C and Guerra, M. Development of Gastronomic strategies for the application and valorization of new inverse emulsions of vegetable origin. Food Engineering Series, Sustainable innovation in food product design output of CIBIA XII 2019 Silva, A T; Morgado, C; Félix, N; Lima, G; Brandão, C and Guerra, M. Gastronomic potential and pairings of new emulsions of vegetable origin. Experiencing Food: Designing Sustainable and Social Pratices. CRC Press / Balkema – Taylor & Francis Group. Proceedings of the 2nd International

Conference on Food Design and Food Studies (EFOOD 2019), Lisbon, Portugal, 28-30 November 2019"

Referências

Documentos relacionados

O seu monitor de vídeo-porteiro FERMAX lhe permitirá comunicar-se com a placa da rua, ver a pessoa que lhe está a chamar e abrir-lhe a porta de entrada se assim o deseja.

1. Com o monitor ligado carregue no botão de programação. Ouve-se um som de confirmação. 2.Carregue no botão de chamada da vivenda. MONITORLOFT - LOFT MONITOR PROG. MONITEUR LOFT

A Prefeitura Municipal de São Jorge do Patrocínio, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ nº 77.870.475/0001-63, com sede à Avenida

No entanto, Fiori adverte que a cultura popular não deve ser extensão da cultura erudita, a autêntica educação popular deve ser feita pelo povo, e não para o povo

Portanto, é evidenciado que na área do esporte adaptado, são poucos os instrumentos de avaliação que levam em consideração as especificidades de cada

Bresser-Pereira, Luiz Carlos, José Luis Oreiro and Nelson Marconi (2015)

Uma análise univariada dessas variáveis em relação à infecção por Schistosoma mansoni reve- lou que os padrões de contato com a água para lazer e higiene pessoal são

Adjunta Doutor Ciências Biológicas Produção Animal e Ciências Veterinárias Biologia e Botânica Alimentos Compostos para Animais 100 Mª Fernanda Pires Ribeiro Prof.. Adjunta