• Nenhum resultado encontrado

Identificação do Ponto Focal Diretora do AEB: Profª Sandra Tenil Contacto:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação do Ponto Focal Diretora do AEB: Profª Sandra Tenil Contacto:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Assim, em cumprimento das orientações emanadas pelas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Geral da Educação (DGE) e Direção-Geral da Saúde (DGS), estabelece-se as seguintes orientações para o funcionamento do

Jardim de Infância dos Montes de Alvor, no ano letivo 2020/2021:

Identificação do Ponto Focal – Diretora do AEB: Profª Sandra Tenil – Contacto:

933126006

E-mail: direcao@aebemposta.com

Código de Conduta

Toda a comunidade educativa – educadores de infância, pessoal não docente, pais/encarregados de educação ou alguém por eles designado, técnicos especializados, fornecedores - terá um papel essencial no sentido de garantir as condições necessárias para que as crianças possam frequentar a educação pré-escolar com o máximo de segurança. Deverá ter em consideração o seguinte:

⚫ Utilizar obrigatoriamente máscaras no interior da escola, à exceção das crianças.

⚫ Evitar tocar na parte da frente da máscara.

⚫ Trocar de calçado antes da entrada no edifício (crianças, pessoal docente e não docente)

⚫ Manter sempre, que possível, o distanciamento físico de, pelo menos, 1 metro dentro do espaço escolar.

⚫ Ao entrar no Jardim de Infância, desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA).

⚫ Lavar frequente as mãos com água e sabão ou solução asséptica de base alcoólica (SABA) - antes e após as atividades, antes e após as refeições, antes e após o uso da casa de banho e sempre que estejam sujas.

⚫ Usar lenços de papel para assoar (de utilização única), deitá-los num caixote do lixo e, depois de depositados, lavar as mãos com água e sabão.

⚫ Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos.

(2)

2

⚫ Evitar tocar em bens comuns e em superfícies como campainha, maçanetas, interruptores, …

⚫ Respeitar os circuitos de circulação no interior e exterior do estabelecimento de ensino, para as crianças/adultos que integram os grupos, promovendo o distanciamento físico. ⚫ As crianças, pessoal docente e pessoal não docente com sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19 (febre, tosse persistente, dificuldade respiratória, cansaço,) não devem apresentar-se no Jardim de Infância. Devem contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou a Autoridade de Saúde Local (808282112) e proceder de acordo com as orientações emanadas pelos profissionais de saúde.

Pessoal Docente

Para além dos procedimentos atrás descritos,

⚫ Suspender eventos e reuniões com número alargado de pessoas.

⚫ Privilegiar a via digital ou telefónica no contacto com os Encarregados de Educação. Nos casos em que seja necessário reunir presencialmente, as reuniões terão que ser marcadas previamente bem como deverão ser, preferencialmente, individuais, mantendo as medidas de higiene e segurança.

Pessoal Não Docente

Para além dos procedimentos atrás descritos,

⚫ Acompanhar as crianças, supervisionando a higiene pessoal.

⚫ Limpar e higienizar superfícies, com especial atenção para materiais pedagógicos, cadeiras, mesas, chão, bancadas, interruptores, torneiras, lavatórios, sanitas…

⚫ Encaminhar e acompanhar as crianças na sala de isolamento enquanto aguarda a chegada do encarregado de educação.

⚫ Constatar se o encarregado de educação contacta o SNS 24 (808 24 24 24). Se este não o fizer, informar o Ponto Focal, o qual procederá ao contacto com o SNS 24 ou a Autoridade de Saúde Local (808282112)

(3)

3 Encarregados de Educação

⚫ Verificar a temperatura corporal da criança, antes de sair de casa. Se se verificar algum pico febril ou outros sintomas sugestivos de COVID-19 (tosse persistente, cansaço, dificuldade respiratória), a criança deverá permanecer em casa.

⚫ Utilizar obrigatoriamente máscara, aquando da entrega e receção do seu educando, ao portão do Jardim de Infância. Não é permitida a entrada dos encarregados de educação, ou alguém por ele designado, no interior do recinto escolar do Jardim de Infância, excetuando-se as reuniões com o educador, quando absolutamente necessárias e previamente marcadas.

⚫ Entregar o seu educando à assistente operacional/técnica ao portão do Jardim de Infância da sala do mesmo, no período compreendido entre as 8h:30m e as 9h:00m, impreterivelmente.

⚫ Receber o(a) seu (sua) educando(a) nos seguintes horários:

15h - para quem não usufrui de Atividades de Animação e de Apoio à Família (prolongamento).

Até ao horário definido pela autarquia, para quem usufrui de Atividades de Animação e de Apoio à Família (prolongamento).

⚫ A criança não pode permanecer no Jardim de Infância, por período superior ao estritamente necessário.

⚫ Providenciar uma muda de calçado apenas para uso no Jardim de Infância. Este calçado extra permanece no Jardim de Infância, o qual será higienizado diariamente, após a saída da criança. No fim da semana o calçado será levado para casa, para higienização intensiva.

⚫ Providenciar uma muda de roupa, caso seja necessário trocar, bem como três sacos plásticos, resistentes, para o seu acondicionamento, em mochila exclusiva para o efeito, devidamente identificada.

⚫ Providenciar a troca diária da roupa a utilizar no Jardim de Infância (não usar nenhuma peça de roupa dois/três dias seguidos).

⚫ Não é permitida a permanência de brinquedos ou outros objetos pessoais, não essenciais, das crianças no Jardim de Infância.

(4)

4

⚫ Não é permitido o uso de bata, por parte das crianças.

⚫ Em caso de surgimento de febre na escola proceder-se-á, de imediato, ao contacto telefónico com o encarregado de educação. Para este procedimento, os encarregados de educação terão que estar, permanentemente, contactáveis.

Atuação perante a identificação de um caso suspeito de Covid-19 dentro do Jardim de Infância

CRIANÇAS:

⚫ Proceder ao acompanhamento da criança e permanecer com ela na sala de isolamento, mantendo-a confortável, e cumprir com as precauções básicas de controlo de infeção – higienização das mãos e utilização de máscara.

⚫ Proceder de imediato ao contacto com o Encarregado de Educação.

⚫ Constatar se o Encarregado de Educação contacta o SNS 24 (808 24 24 24). Se este não o fizer, informar o Ponto Focal, o qual procederá ao contato com a Autoridade de Saúde Local (808282112).

⚫ Aquando da solicitação de dados/contatos pelas autoridades de saúde, agir de acordo com as indicações solicitadas (nome, data de nascimento, contato telefónico) das pessoas que integram o grupo do caso suspeito (crianças, pessoal docente, pessoal não docente).

⚫ Reforçar a limpeza e a desinfeção das superfícies mais utilizadas pelo caso suspeito, bem como a área de isolamento.

⚫ Acondicionar os resíduos produzidos pelo caso suspeito em dois sacos de plástico, com dois nós apertados, e colocá-los em contentores de resíduos coletivos, após 24 horas da sua produção (nunca em ecopontos).

(*) A intervenção dependerá do horário da funcionária, aquando da identificação de caso suspeito. Acompanhamento de crianças para a sala de isolamento

* 1ºs

intervenientes

Turma A Luísa Claudino

Turma B Micaela Costa

* 2ºs

intervenientes

Turma A Paula Lourenço

(5)

5

FLUXO DE ATUAÇÃO

ADULTOS:

⚫ Encaminhar-se sozinho para a sala de isolamento e proceder ao contacto com o SNS24 (808 24 24 24) ou a Autoridade de Saúde Local (808282112) e seguir as orientações que lhe são indicadas.

(6)

6

⚫ Acondicionar os resíduos produzidos (lenços, restos de comida, outros) em dois sacos de plástico, com dois nós apertados, colocando-os no balde identificado para o efeito.

(7)

7 Atuação perante a identificação de um caso suspeito de COVID-19 fora do Jardim

de Infância

⚫ Perante a comunicação ao Jardim de Infância, de um caso confirmado de COVID-19 de uma criança ou adulto que tenha frequentado o Jardim de Infância, deve ser contatado o Ponto Focal.

⚫ O Ponto Focal contacta, de imediato, a Autoridade de Saúde Local a informar da situação e procede de acordo com as solicitações emanadas por esta Autoridade.

Procedimentos no recinto escolar Espaço de recreio comum

⚫ O espaço de recreio comum apresenta-se segmentado em dois coortes, de forma a permitir a separação dos dois grupos.

⚫ Cada grupo apenas utiliza os equipamentos no espaço de recreio que lhe estão destinados, com rotatividade diária.

Corredor / Salas de atividades

⚫ Após a muda de calçado, cada grupo de crianças e adultos que lhe estão alocados percorre o circuito de circulação interna que lhe é destinado:

Turma A – circuito assinalado com cor vermelha;

Turma B – circuito assinalado com cor verde.

⚫ Cada grupo apenas utiliza a sala de atividades que lhe é destinada:

⚫ Cada grupo apenas utiliza os equipamentos das instalações sanitárias que lhe são destinadas. As crianças utilizarão sempre a mesma sanita, as quais estão identificadas com os nomes:

Turma A – casa de banho do lado direito;

Turma B – casa de banho do lado esquerdo;

⚫ Cada criança ocupará um lugar marcado na sala de atividades.

⚫ Cada criança terá material individual, necessário para cada atividade, devidamente identificado.

(8)

8 Funcionamento do local de refeições / refeitório

⚫ O almoço é servido no refeitório em três turnos, com lugares marcados:

11h30 Turmas A e B do Jardim de Infância;

12h30 Turmas do 1º e 2º ano da Escola EB1 dos Montes de Alvor;

13h30 Turmas do 3º e 4º ano da Escola EB1 dos Montes de Alvor;

⚫ As crianças sentam-se em lugares fixos, os lugares são ocupados, apenas por três crianças diferentes, uma em cada turno.

⚫ Todas as mesas estão libertas de artigos decorativos.

⚫ Antes e após a refeição proceder-se-á à lavagem/desinfeção das mãos.

⚫ É obrigatória a utilização de máscara, luvas e avental impermeável por parte dos funcionários.

⚫ A higienização de mesas e cadeiras é obrigatória após cada utilização.

⚫ As janelas/portas deverão estar abertas, sempre que possível, assegurando uma boa ventilação e renovação do ar.

⚫ As crianças sentam-se lado a lado, duas em cada mesa. As mesas estão dispostas em duas filas com seis mesas em cada fila. Ficando as crianças todas voltadas para o mesmo lado, para a pista do aeródromo, respeitando-se o máximo de distanciamento social possível.

Alunos do 1º Ciclo dos Montes de Alvor:

⚫ Antes de sair da sala de aula lavam as mãos com água e sabão.

⚫ Os alunos deslocam-se a pé, em fila, dois a dois (com o par da sala de aula) e são acompanhados por dois adultos.

⚫ O acesso ao refeitório faz-se pelo exterior do Jardim de Infância, chegando junto da entrada do JI, contorna-se pela direita até um portão de acesso à cozinha, entra-se, vira-se á direita e vira-segue-vira-se até à porta exterior do refeitório.

⚫ À entrada do refeitório higienizam as mãos com SABA.

(9)

Plano de Higienização

Local (Equipamentos de Proteção EPI

Individual)

Produto de limpeza Periodicidade da limpeza Responsável

Salas de Atividades

e Gabinetes

Luvas, avental e máscara Calçado adequado para limpeza.

Detergente de base desinfetante (2 em 1) ou álcool 70-80%.

# (1)

De manhã antes da chegada das crianças e após as diferentes actividades:

Limpar zonas de toque frequente (interruptores da luz, maçanetas, bancadas, materiais pedagógicos, …). Mesas, cadeiras e pavimento( final do dia)

Sala A – Luísa Claudino

Sala B – Micaela Costa

Casas de banho

Luvas, avental e máscara. Calçado adequado para limpeza.

Detergente de base desinfetante (2 em 1) ou álcool 70-80%;

# (2)

Após cada utilização pela turma (10h30, 11h45, 14h30 e 16h):

Torneiras, autoclismos, lavatórios e sanitas

Luísa Claudino (10h30 e 11h45)

Micaela Costa (14h30 e 16h)

Após o fim das actividades:

Torneiras, autoclismos, lavatórios, sanitas e pavimento

Refeitório

AT ou AO que entrega os pratos c/ refeição às crianças: máscara, luvas e avental impermeável

Turma A – Paula Lourenço Turma B – Vera Silva

1º turno do 1º ciclo: Ana Sofia e Luciana (a partir de Outubro)

2º turno do 1º ciclo:

Inácia Marques e Ana Coelho AO que põe e limpa as

mesas e Pavimento: Luvas, avental e máscara. Calçado adequado para limpeza.

Toalhetes de papel embebidos em álcool a 70%

Entre turnos de almoços: Mesas e cadeiras

Após o serviço de refeições: Mesas, cadeiras e pavimento

Paula Costa Paula Inácio Detergente de base desinfetante (2 em

1) ou álcool 70-80%;

Seguir o plano de Limpeza dos

Refeitórios e áreas de Preparação e Confeção de Alimentos # (3)

# (1)- Panos e baldes/esfregona exclusivo - no fim desinfetar tudo imergindo em solução de lixívia durante 10 minutos (50ml de lixivia comum em 5 litros de agua)

# (2)-Panos e baldes/esfregona exclusivos (Pano exclusivo para sanita) - no fim desinfetar tudo imergindo em solução de lixivia durante 10 minutos (50ml de lixivia comum em 5 litros de agua)

# (3) - Panos e baldes/esfregona exclusivo - no fim desinfetar tudo imergindo em solução de lixivia durante 10 minutos (50ml de lixivia comum em 5 litros de agua)

(10)

10 Procedimentos de higienização

⚫ A higienização do espaço de refeições será efetuada após a saída das crianças (cada turno).

No final da limpeza, cada espaço deve ser arejado e só depois fechar as janelas. ⚫ Limpar os frascos e produtos de limpeza antes de sair.

⚫ Limpar as luvas e calçado por fora, sem os retirar. ⚫ Sair da área e fechar a porta.

⚫ Terminada a limpeza colocar os EPI (Equipamentos de Proteção Individual):

- Reutilizáveis (viseiras) - limpar com SABA e guardar em sítio próprio;

- Descartáveis (luvas, máscaras e aventais) - nos sacos de resíduos.

Resíduos produzidos (tais como lenços, restos de comida, outros)

⚫ Acondicionar num primeiro saco fechado com dois nós, que depois é depositado no 2.º saco e fechado com dois nós novamente.

⚫ Não apertar o saco de resíduos para sair o ar. Encher o saco até 2/3 da capacidade, fechado com 2 nós.

⚫ Serão depositados no contentor coletivo de resíduos indiferenciados (lixo doméstico).

Referências

Documentos relacionados

A reabilitação vestibular personalizada é efetiva em idosos com vestibulopatia periférica crônica em relação à queixa de tontura, instabilidade postural, sintomas

Ele vai te ajudar a atrair e fidelizar seus fãs todos os dias, mesmo que você esteja começando e ainda não tenha grandes números ou resultados expressivos com sua

No presente caso, restou patente o vício na prestação de serviços da companhia aérea, notadamente pela situação vexatória em que foi colocada a parte autora, na qual teve

Lotion; Aloe Heat Lotion; Garlic Thyme; Aloe Deodorant; Fields of Greens x 2 unid.; Bit’s and Peaches; Aloe Sunscreen; Forever Calcium; Aloe Scrub; Forever Avocado; Ultra Light

Tubos de meio nutriente (grupo de cinco tubos Número de tubos positivos por grupo Volume de inóculo para cada grupo de cinco tubos Combinação de tubos positivos

Torna-se cada vez mais evidente a importância da abordagem da História da Ciência no ensino, Peduzzi (2001) enuncia fatores que defendem tal enfoque, como:

•• .evido % unicidade dos projectos de eventos .evido % unicidade dos projectos de eventos acima referida, a forma como cada evento ser2 acima referida, a forma

a) O ditador norte-coreano King Jong II, suicídio. c) O ditador norte-coreano King Jong II, de causas naturais. d) O terrorista Osama Bin Laden, assassinado por