• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos pelos Discentes 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos pelos Discentes 2017"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos pelos Discentes 2017

No processo de avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, os discentes responderam questionamentos acerca da coordenação do curso, infraestrutura, acompanhamento pedagógico e gestão do câmpus. O questionário foi respondido de forma anônima, no período de 27 a 30 de junho de 2017, pelos discentes matriculados no 1º, 3º e 5º semestres do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, totalizando 57 respostas.

Abaixo são mostrados os resultados da avaliação em forma de gráficos, ilustrando o percentual de respostas, além dos comentários dos estudantes acerca do item avaliado.

1 – Quanto ao atendimento da Coordenação de Curso, você considera que os esclarecimentos de dúvidas referente ao curso (validação, rematrícula, estágio, atividades complementares, TCC, etc.) realizadas pela Coordenação, foram:

Comentários:

(2)

- Quanto à coordenação está muito melhor, com agilidade nos processos e repasse de informações. Além de auxiliar em processos do curso em geral.

- Referente ao repasse de informações de projetos e intercâmbio está um pouco decaído, já que no início do curso havia uma maior divulgação.

- O atendimento prestado pela coordenadoria é excelente!

Ações: Ampliar a divulgação dos editais de intercâmbio e vagas para bolsa de pesquisa no mural do curso e através de e-mail aos estudantes.

Avaliação das ações em 2018: Colocar mensagens no Moodle e Facebook Alimentos IFSC-SMOeste.

(3)

2 – Quanto ao atendimento da Coordenação de Curso, você considera que a presteza no atendimento aos alunos e habilidade em fornecer informações é:

Ações: Continuar atendendo os discentes com prestatividade e fornecendo as informações relevantes sobre o curso.

(4)

3 – Quanto a infraestrutura disponível e funcionamento do curso, você considera que as salas de aula, biblioteca e demais espaços são adequados para o curso (Ex.:

equipamentos audiovisuais, iluminação, número de carteiras, salas de estudos, acervo bibliográfico, etc.), podem ser classificados como:

Comentários:

- Quanto à biblioteca e laboratórios são bem equipados, porém pode sim melhorar.

Entende-se a dificuldade devido corte de gastos, no entanto, se surgir oportunidade pode- se melhorar a estrutura desses locais.

- De forma geral o curso é ótimo, é um pouco puxado por ser apenas 3 anos, a biblioteca falta diversidade de materiais, mas por ser novo o curso é normal.

- Falta de livros na biblioteca relacionado ao curso e unidades curriculares.

- As mesas são horríveis, não tem espaço para colocar todos os materiais.

- É um bom curso, porém faltam alguns livros na instituição sobre o assunto do curso e existem algumas matérias que são desnecessárias para o curso.

(5)

Ações: Investir na compra de livros de complementação do acervo, de forma que a biblioteca possua livros recentemente lançados pelas editoras e mais opções de consulta nas diversas áreas de abrangência do curso. Ao realizar o ensalamento, verificar a possibilidade de alocar as turmas do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos em salas com mesas mais amplas.

Avaliação das ações em 2018: Foi realizado o investimento em livros conforme o previsto.

O ensalamento tem sido realizado de acordo com a proposta.

(6)

4 – Quanto a infraestrutura disponível e funcionamento do curso, você considera que os laboratórios apresentam equipamentos e materiais necessários para atender a realização das aulas práticas de forma:

Comentários:

- Em modo geral o curso e sua infraestrutura são bons, os professores são extremamente qualificados e auxiliam muito bem os alunos em formação.

- Professores capacitados e boa infraestrutura.

Ações: Continuar investindo na melhoria da infraestrutura dos laboratórios.

Avaliação das ações em 2018: Foram realizados investimentos em manutenção e melhoria da infraestrutura de laboratórios.

(7)

5 – Quanto ao funcionamento do curso você considera que a carga horária das unidades curriculares para aprendizagem dos conteúdos é:

Comentários:

- O curso possui um horário bom, talvez uma alteração a disposição das disciplinas poderia auxiliar mais na rentabilidade do objetivo final do curso.

- O curso atende de forma geral o esperado. Poderia haver uma verificação das cargas horárias de algumas matérias, para ajustar melhor essas disciplinas com outras.

- É um bom curso, porém faltam alguns livros na instituição sobre o assunto do curso e existem algumas matérias que são desnecessárias para o curso.

- Os professores são muito bons, e muito qualificados, mas existem algumas disciplinas um pouco perdidas no curso um exemplo é Físico química, pois existe pouca literatura voltada para a nossa área.

- Algumas cargas horárias não competem com a devida importância da disciplina.

- A matéria de metodologia deveria ser dividida em duas etapas, uma no 1° semestre e outra no 4°, para ao auxílio no TCC.

- Metodologia de pesquisa poderia ser mais no final do curso, quando elaboramos o TCC.

(8)

Ações: Reavaliar com todos os docentes do curso a necessidade de melhorias nas ementas e carga horária das unidades curriculares. Depois disso, reavaliar a matriz curricular e realizar os devidos ajustes. Na unidade curricular de Físico-Química, contextualizar os conteúdos da ementa com exemplos e exercícios voltados para a área de alimentos.

Avaliação das ações em 2018: A melhoria constante do PPC está sendo realizada. A contextualização de Físico-Química foi realizada a partir do semestre 2018.01.

(9)

6 – Quanto ao funcionamento do curso você considera que o turno e horário de funcionamento do curso é:

Comentários:

- O horário de início e término das aulas não coincidem com os transportes de outras cidades fazendo com que muitos dos alunos chegam tarde e saiam cedo, perdendo muita aula.

- Em virtude de muitos alunos morar longe o horário do curso é ruim, pois perde-se tempo das aulas toda noite, no início e no fim, fazendo o curso de 3 anos e meio ou um pouco mais e regularizando o horário parecido com a UNOESC ficaria melhor em virtude do transporte, mas no restante a instituição está de parabéns.

- O horário de funcionamento do curso é ruim, poderia ser feito das 7h as 10:20h podendo aumentar a duração do curso, para beneficiar todos os alunos.

- O horário do inicio do curso e da saída não coincidem com os horários do ônibus,o que gera dificuldade no acompanhamento das aulas.

- É um bom curso porem deve ser analisado as questões dos horários dele.

(10)

- O horário do curso não fecha com os horários dos ônibus.

- Os horários de início e termino deveriam ser adequados aos horários da Unoesc em função dos ônibus para nós que dependemos dos mesmos.

- Melhorar o horário, muito cedo.

- Poderia começar as aulas um pouco mais tarde, devido ao horário de serviço.

- Horário do curso diferente das outras faculdades, vários alunos chegam atrasados.

- O curso tem um ótimo funcionamento, porém em específico o curso Superior de Tecnologia em alimentos a carga horária dele é boa, porém os conteúdos são pesados e extensos. De modo geral é válido modificar o horário de início do curso. A instituição trabalha de modo excelente.

- O curso em si é muito bom, o problema é o horário de inicio e término das aulas que acaba prejudicando muitos alunos.

Ações: Avaliar a possibilidade de implantação de carga horária em EaD, permitindo que as aulas presenciais aconteçam das 19 horas às 22h30min, enquanto os 25 minutos restantes serão trabalhados em atividades através do Ambiente Virtual e Ensino e Aprendizagem (Avea).

Avaliação das ações em 2018: O horário foi alterado conforme a implantação de carga horária em EaD. A carga horária em EaD passou a ser registrada em um encontro adicional no diário de classe.

As discussões serão levadas ao colegiado do curso para que os alunos possam utilizar esse meio de representação para expor suas dificuldades e anseios.

(11)

7 – A instituição oferece oportunidades de participação nas atividades de gestão (Centro Acadêmico, colegiados, comissões, etc.) de forma:

Ações: Ampliar a divulgação das vagas de representação discente em colegiados e comissões por meio do mural do curso, dos e-mails dos estudantes e de publicações do Avea.

Avaliação das ações em 2018: as estratégias de divulgação devem ser mantidas.

(12)

8 – A instituição oferece oportunidades de participação em projetos de pesquisa, extensão intercâmbio estudantil, monitoria, etc., de forma:

Comentários:

- Referente ao repasse de informações de projetos e intercâmbio está um pouco decaído, já que no início do curso havia uma maior divulgação.

Ações: Ampliar a divulgação das oportunidades de intercâmbio, bolsas de pesquisa, extensão e monitoria através de e-mail, mural do curso e Avea.

Avaliação das ações em 2018: continuar divulgando através desses meios.

(13)

9 – Quanto a infraestrutura disponível e funcionamento do curso, você considera que: A instituição oferece orientação e acompanhamento psicológico, pedagógico e social de forma:

Ações: Ampliar a divulgação acerca do trabalho dos profissionais do Núcleo Pedagógico por meio de oficinas na unidade curricular “Introdução à Tecnologia em Alimentos”.

Avaliação das ações em 2018: A proposta foi executada.

(14)

10 – Quanto ao processo de ensino aprendizagem, você considera que: Os professores utilizam recursos audiovisuais, materiais didáticos de qualidade, aulas práticas, visitas técnicas, entre outros, que aproximam a teoria da prática e facilitam a aprendizagem, de forma:

Comentários:

- O curso oferece um embasamento teórico muito bom, utilizando muito bem os recursos disponíveis, com excelentes profissionais. Um único apontamento seria uma melhor aplicação prática, mais voltada para a indústria, aliando melhor a teoria com a prática.

Utilizar mais pontos práticos nas aulas teóricas, que evidenciem mais o dia dia dentro de uma indústria.

- Outra questão é a realização de visitas técnicas, que poderia ser mais frequentes, uma vez que se necessário, ver a possibilidade de ajuda de custo com os acadêmicos para o transporte.

- Ao grupo de professores, nota-se ser uma equipe muito boa, porém em algumas

(15)

- No curso há ótimos professores, entretanto, alguns deixam a desejar, poderiam melhorar a didática e levar para as aulas exemplos mais práticos que ocorrem nas indústrias; se mostrar mais prestativo e envolvido com o conteúdo que leciona.

- De forma geral o curso é ótimo, é um pouco puxado por ser apenas 3 anos.

- É bom, a melhoria seria a adição de 2 semestre para não ter de aprender correndo algumas matérias, mas compreendo a escolha de 3 anos para rápida entrada no mercado de trabalho. Mas ainda prefiro 1 ano a mais.

- Disciplina de Carnes e derivados I poderia ser melhor aproveitada e explorada.

Disciplina de Gestão financeira deveria ser mais voltada ao curso, com exemplos aplicados a indústria.

- Ótimo só poderia ter mais tempo de curso para que poderiamos aprofundar mais.

- Em modo geral o curso e sua infraestrutura são bons, os professores são extremamente qualificados e auxiliam muito bem os alunos em formação.

- Poderiam ser feitas uma matéria por dia, padronizar o método de avaliação e não cada professor fazer o que quer, possibilitar inscrição em matérias concentradas antes do início do semestre para adiantar o andamento do curso.

- O curso oferecido pelo IFSC está muito bom, bem elaborado e com ótimos profissionais!

- As aulas podem ser mais dinâmicas e os acadêmicos podem serem tratados todos iguais independente do nível de conhecimento na área, sem descriminação dos que trabalham e tem mais dificuldades em aprender.

- Professores capacitados e boa infraestrutura.

Ações: Realizar reunião com a equipe docente e Núcleo Pedagógico, a fim de discutir as questões apontadas pelos estudantes. Solicitar aos docentes, sempre que possível, relacionar teoria e prática e realizar visitas técnicas para aproximar os alunos do ambiente de trabalho. Avaliar em reunião do NDE a possibilidade de estender o curso para 7 semestres, sendo um semestre destinado à realização de estágio curricular obrigatório e TCC. Realizar oficina com a psicóloga da instituição para discutir problemas de relacionamento entre discentes e entre docentes e discentes.

Avaliação das ações em 2018: Tudo o que foi proposto foi realizado.

(16)

11 – Quanto ao processo de ensino aprendizagem, você considera que: O nível de aprofundamento dos conteúdos abordados é:

Comentários:

- Acredito que em algumas disciplinas, os conteúdos abordados poderiam ser mais aprofundados, ou melhor correlacionado com a realidade das indústrias, mas isso ocorre em algumas das disciplinas.

- Alguns professores poderiam ter mais animo e disposição para dar aula. Também falar menos da vida pessoal e abordar mais o conteúdo da aula. Ter respeito com os alunos também é interessante. Há exceções de professores que são ótimos em todos os sentidos. Professor David está de PARABÉNS! É ótimo

- Muito conteúdo para o número de aulas, tendo pouco tempo para absorver os conteúdos exigidos.

- Ótimos professores, ótimo suporte ao aluno e ambiente bom.

- De acordo, com o esperado, para um curso de nível superior.

(17)

- Como já trabalho na área de alimentos o curso me disponibilizou ótimas oportunidades de conhecimento. Estou gostando muito de fazer o mesmo.

Ações: Realizar reunião com a equipe docente e Núcleo Pedagógico, a fim de discutir as questões apontadas pelos estudantes, especialmente quanto ao nível de aprofundamento dos conteúdos de acordo com as especificidades dos cursos superiores.

Avaliação das ações em 2018: O que foi proposto foi realizado.

Referências

Documentos relacionados

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

Para as linhas que você não pretende revisar com a turma toda, verifique no relatório por aluno se há alunos que erraram a habilidade destacada e preencha seus nomes se

(10) A liquidação dos contratos de derivados poderá suscitar perdas adicionais que não são tidas em conta na avaliação realizada na perspetiva da continuidade das

Não apenas o quadro é uma realidade isolada (um fato), não apenas o tríptico possui três painéis isolados que não se devem, sobretudo, reunir numa única moldura, mas a própria

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal