• Nenhum resultado encontrado

LEVANTAMENTO TOPO-HIDROGRÁFICO DE UM ROMBO NO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LEVANTAMENTO TOPO-HIDROGRÁFICO DE UM ROMBO NO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Levantamentos Hidrográficos e Topográficos, Lda

Assunto: Levantamento hidrográfico em S. Martinho do Porto;

MOUCHÃO DA PÓVOA

LEVANTAMENTO TOPO-HIDROGRÁFICO DE UM ROMBO NO MOUCHÃO DA PÓVOA

CONCELHO DE VILA FRANCA DE XIRA

APA

–AGÊNCIAPORTUGUESADOAMBIENTE

(2)

Levantamentos Hidrográficos e Topográficos, Lda

Assunto: Levantamento topo-hidrográfico de um rombo e área adjacente, no Mouchão da Póvoa, Concelho de Vila Franca de Xira.

A LHT – Levantamentos Hidrográficos e Topográficos Lda, tem o prazer de apresentar o relatório final referente ao levantamento topo-hidrográfico, de um rombo no Mouchão da Póvoa, Concelho de Vila Franca de Xira, realizado no dia 25 de Novembro de 2020.

Com os melhores cumprimentos,

António Caldeira

(3)

Levantamentos Hidrográficos e Topográficos, Lda

1 Descrição

Na execução do levantamento hidrográfico da zona do rombo do Mouchão da Póvoa, foi utilizado uma sonda STONEX SDE – 28 . O levantamento foi efetuado no passado dia 25 de Novembro e implantado à escala 1/1000, projeção Transversa Mercator, Elipsoide de Referencia GRS80 Datum PT-TM06/ETRS89, Datum vertical NM (NP 1 Cascais).

2 Reconhecimento

Foi feito o reconhecimento dos diversos pontos possíveis na zona, para apoio ao levantamento hidrográfico

3 Apoio horizontal

3.1 Origem geodésica

Melriça

3.2 Elipsoide

GSR80

3.3 Sistema de projeção Transverso Mercator

(4)

Levantamentos Hidrográficos e Topográficos, Lda

3.4 Triangulação local

Foi utilizado para apoio ao levantamento (Calibração), a marca de nivelamento da APL, situada no dais dos pescadores na Póvoa de Santa Iria, com as seguintes coordenadas:

Taco IH 21/79

M = -80 516.28 P =

Z =

-89 555.84 4.681(ZH)

O Sistema de posicionamento utilizado foi GPS RTK da Trimble, com correções do Sistema de Geo Posicionamento da ReNEP, fornecido pela DGT.

4 Sondagem

4.1 Esquema de cobertura e calibrações

5 Toda a área, foi coberta com fiadas espaçadas de 5 e 10 m, e implantada à escala 1/1000 , sendo a sua orientação o mais perpendicular possível à batimetria. Foram também efetuadas varias fiadas de verificação.

5.1 Execução da sondagem

6 Durante os trabalhos de sondagem foi utilizada uma embarcação de fibra de vidro equipada com um sondador ultra sonoro E-SEA SOUND 103. No início e no fim das sondagens efetuou-se o bar check, e a velocidade do som na água oscilou entre 1489 e 1490 m/s.

7 A embarcação foi guiada ao longo das fiadas previamente planeadas e visualizadas no ecrã de um computador portátil, tendo sido registadas em simultâneo duas posições e dez sondagens por segundo.

8 O Sistema de posicionamento utilizado foi GPS RTK da Trimble, com correções do Sistema de Geo Posicionamento da ReNEP, fornecido pela DGT.

(5)

Levantamentos Hidrográficos e Topográficos, Lda

5.1 Redução da sondagem

A redução da sondagem foi efectuada automaticamente para o nível do zero hidrográfico (ZH), situado 2.08 metros abaixo do NM (NP1 Cascais) , com base na calibração efetuada no ponto coordenado (Cais dos Pescadores da Póvoa )).

9.1 Redação da sondagem

10 A sondagem foi redigida numa representação gráfica com as seguintes características:

Designação X Y

LHT 093/2020 -81 600 -91 200

10.1 Isobatimetria

Foram traçadas isobatimétricas curvas de nivel com intervalo de meio metro .

11 Considerações finais

O levantamento foi efetuado dia 25 de Novembro de 2020, com boas condições de mar e vento fraco de w.

Na comparação com o levantamento de Abril de 2020, verificou-se aumento ligeiro nas cotas de fundo, assim como uma pequena extensão da zona mais dinâmica ,(zona do Rombo).

Referências

Documentos relacionados

Com isto não quero romantizar um exílio bem real e atravessado por sofrimento e violência, mas ao descentrar-me da imagem da vítima indefesa, uma imagem rejeitada por

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

Cânticos TEMPO COMUM 4 Cântico Salmo: 42 (41) Leitura: Romanos 8,31-39 ou Marcos 2,13-17 Cântico Silêncio Oração de Louvor. - Jesus, manso e humilde de cora- ção, tu visitas todo

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

O Direito do Trabalho não regula prestações efêmeras de serviço, depreende prosseguimento, longevidade dos serviços realizados e da relação entre patrões e empregados.

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Parte integrante da estratégia da Câmara Municipal de Castelo Branco pensada para o desenvolvimento do concelho e da região, a construção da nova ponte sobre a Ribeira de