• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Maria Esmeralda Liz Ferreira Carp | nº2009235 | junho de 2015

RELATÓRIO FINAL DE

ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE

6º ANO MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

(2)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 1

ÍNDICE

INTRODUÇÃO ... 2

OBJETIVOS GERAIS ... 2

CORPO DE TRABALHO ... 3

Ginecologia e Obstetrícia ... 3

Saúde Mental ... 3

Medicina Geral e Familiar ... 4

Pediatria ... 4

Cirurgia ... 5

Medicina ... 6

Opcional ... 6

Outras atividades ……… 6

REFLEXÃO CRÍTICA ... 7

ANEXOS ... 10

(3)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 2

INTRODUÇÃO:

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School é considerado como ano profissionalizante. Tem a duração de 32 semanas e é constituído por seis estágios parcelares tutelados: Obstetrícia e Ginecologia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Cirurgia Geral e Medicina.

O presente relatório tem como objetivo a descrição sucinta das atividades desenvolvidas ao longo deste ano bem como apresentação dos objetivos delineados e uma reflexão crítica sobre o cumprimento, ou não, dos mesmos, fazendo um balanço geral deste ano. Faço ainda alusão à Unidade Curricular Opcional e a outras atividades em que participei ao longo do presente ano e que não foram alvo de avaliação prévia. Assim, este relatório é composto por quatro secções: a presente Introdução, Objetivos gerais, Corpo de trabalho e Reflexão Crítica.

OBJETIVOS GERAIS:

Sendo o sexto ano um ano profissionalizante pretendi nos diferentes estágios parcelares adquirir um grau crescente de autonomia e confiança nas tarefas desempenhadas, tarefas estas que se prendem com a colheita adequada da anamnese e realização de exame objetivo com posterior raciocínio clínico, pedido de exames complementares de diagnóstico e orientação terapêutica. Ambicionei também adquirir o máximo de conhecimentos teóricos através da discussão dos casos observados junto dos profissionais que acompanhei e realizar o maior número de procedimentos práticos possível.

(4)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 3

CORPO DE TRABALHO:

Apresento uma breve descrição dos vários estágios por ordem cronológica de realização:

1. Ginecologia e Obstetrícia 15 de setembro a 10 de outubro de 2014

Sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura este estágio decorreu no Hospital S. Francisco Xavier tutelado pela Dra. Helena Pereira. Incluiu a frequência de Serviço de Urgência; Consulta Externa de Ginecologia, Medicina Materno-Fetal, Adolescentes e Patologia do Colo; Cirurgia de Ambulatório; Bloco Operatório; Ecografia e Enfermaria.

Nas consultas externas observei a colheita de exsudado vaginal e retal, retirada de um dispositivo intrauterino, excisão de um pólipo do colo do útero e colposcopias; realizei o exame obstétrico e ginecológico com a introdução do espéculo vaginal e palpação bimanual de útero e anexos bem como a realização de inúmeras colpocitologias. A frequência do serviço de urgência incluiu a passagem pelo Bloco de Partos onde presenciei três partos eutócicos e quatro cesarianas. Assisti a três cirurgias ginecológicas no HSFX e quatro conizações na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital de Egas Moniz. Apresentei ainda um trabalho de revisão em grupo intitulado

“Hipertensão Arterial na Gravidez”.

2. Saúde Mental 13 de outubro a 07 de novembro de 2014

(5)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 4

Destaco o papel da Psiquiatria da Ligação que se prende com a observação de doentes internados nas enfermarias de outras especialidades médicas e posterior contacto com a enfermeira e médico assistentes, assistente social, bem como articulação familiar. No Hospital de dia assisti às entrevistas clínicas realizadas e acompanhei o Sr. Enfermeiro na realização das atividades de grupo, tendo participado de uma pequena dramatização em conjunto com os diferentes elementos do grupo.

3. Medicina Geral e Familiar - 10 de novembro a 5 de dezembro de 2014

O estágio parcelar, sob regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar de S.Julião tutelado pela Dra. Helena Febra. Durante estas quatro semanas vivenciei junto da minha tutora o dia-a-dia de um médico desta especialidade. Assisti e participei de forma bastante autónoma nas consultas do dia, consultas de Saúde de Adultos, Intersubstituição, Saúde Infantil, Saúde Materna e Planeamento familiar. Tive oportunidade de aperfeiçoar a colheita de anamnese e realização de exame objetivo bem como a realização de diversos procedimentos administrativos realizados pelo MF nas diversas áreas. Acompanhei, ainda, a equipa de Enfermagem e estive presente nas reuniões de Médicos Internos. Procedi à elaboração do Diário do Exercício Orientado que foi objeto de avaliação deste estágio.

4. Pediatria 08 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015

(6)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 5

Externa de Imunodeficiências Primárias e Reumatologia e contactei com a pediatria geral em contexto de Serviço de Urgência.

Frequentei por dois dias o Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta onde observei diferentes casos de cardiopatias congénitas. Este estágio tem ainda a valência de Imunoalergologia e além de ter participado nas consultas externas frequentei as aulas teórico-práticas. Assisti às sessões clínicas do hospital e realizei um trabalho de revisão intitulado “Caso-clínico:Trombocitopénia Imune”.

5. Cirurgia Geral 26 de janeiro a 20 março de 2015

O estágio de Cirurgia Geral, sob a coordenação do Prof. Dr. Rui Maio teve a duração de oito semanas: uma semana no Hospital Beatriz Ângelo com seminários teórico-práticos e sete semanas no Hospital da Luz em que quatro semanas decorreram no âmbito da Cirurgia Geral, duas semanas na Anestesiologia e uma semana no Atendimento Médico Permanente (AMP). Acompanhei o meu tutor, Dr. Paulo Roquete, na consulta, enfermaria, pequena cirurgia e bloco operatório onde tive a oportunidade de participar como primeiro e segundo ajudante em diversas cirurgias. Integrada na equipa de Anestesiologia assisti a diferentes tipos de Anestesias (Anestesia Geral balanceada, Anestesia Geral endovenosa total e Anestesia locoregional) e realizei quatro entubações orotraqueais, coloquei um dispositivo supraglótico, três linhas arteriais, três cateteres venosos periféricos e três bloqueios subaracnoideus tutelada pela Dra. Cristina Pestana, tendo realizado ainda uma História Clínica.

(7)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 6

apresentação de Caso-Clínico sobre um tumor neuroendócrino do duodeno intitulado

“Quando uma excisão não (des)basta – o papel da abordagem multidisciplinar”.

6. Medicina 23 de março a 22 de maio de 2015

O estágio de Medicina, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Nolasco, decorreu no Serviço de Medicina II do Hospital de Egas Moniz e no Serviço de Urgência do Hospital S.Francisco Xavier. Integrei a equipa do Dr. Francisco Silva e participei ativamente nas tarefas a serem realizadas, ficando responsável por um ou dois doentes diariamente, elaborando o diário clínico e notas de alta, analisando exames complementares de diagnóstico e posterior discussão do caso com a equipa ou junto de outras especialidades. Observei a realização de algumas técnicas: biópsia hepática percutânea, colocação de cateter venoso central, colheita de hemoculturas e realizei inúmeras gasimetrias, punções venosas e procedimentos burocráticos.

Assisti às sessões teóricas realizadas no serviço e às sessões clínicas do hospital. Apresentei um trabalho de revisão sobre Infeções do trato urinário.

7. Opcional 25 de maio a 05 de junho de 2015

O estágio opcional foi realizado no Serviço de Gastrenterologia do Hospital dos Lusíadas, tutelado pelo Professor Doutor Carlos Nobre Leitão e consistiu na observação da realização de exames especiais (26 Endoscopias Digestivas Altas, 28 Colonoscopias e 2 enteroscopias por cápsula) e consultas externas.

8. Outras atividades realizadas 10 de outubro de 2014 a 08 maio de 2015

Participei nos seguintes cursos formativos: conferência iMed 6.0 (Anexo 1), com participação no Workshop: Electrocardiography (Anexo 2) e na competição Clinical Minds (Anexo 3); I Jornadas do Internato Médico (Anexo 4); 4º Curso de Casos Clínicos

(8)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 7

REFLEXÃO CRÍTICA:

Tal como foi referido aquando da exposição dos objetivos delineados, o 6º Ano do Mestrado Integrado em Medicina é atualmente tido como um ano profissionalizante, no qual se pretende que o aluno integre as atividades inerentes a cada especialidade, pelo que considero este como sendo o ponto fulcral deste ano e da minha apreciação critica. Acredito que através da prática clínica e do contacto direto com as patologias médicas se consegue uma melhor perceção e consolidação dos assuntos estudados na teoria.

Uma característica que marcou a minha formação médica neste último ano foi a autonomia. A autonomia adquirida na maioria dos estágios, principalmente no estágio de Medicina Geral e Familiar e no estágio de Medicina, foi de extrema importância para o desenvolvimento das minhas capacidades de comunicação, resolução de procedimentos burocráticos e raciocínio clínico; foi ainda fundamental a nível pessoal onde admito ter-me sentido o mais próximo possível do que será a minha profissão como médica.

Ter um(a) tutor(a), vivenciando um dia de trabalho médico e acompanhando-o(a) nas diversas atividades realizadas foi muito vantajoso, facilitando a minha integração nos diferentes serviços e possibilitando a discussão dos casos observados, com transmissão de conhecimentos valiosos e esclarecimento das dúvidas surgidas. Neste aspeto, o sexto ano denota uma boa organização onde o rácio tutor: aluno foi de 1:1 nos estágios de Medicina Geral e Familiar, Ginecologia e Obstetrícia e grande parte do estágio de Cirurgia Geral e de 1:2 nos restantes estágios; facto que me permitiu colaborar com os meus tutores num maior número de atividades.

(9)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 8

ficado mais alerta para determinados sinais e sintomas que devem ser pesquisados e mais capacitada para proceder a uma abordagem inicial perante várias situações clínicas. Consciencializei-me, ainda, da responsabilidade implicada em cada ato médico sendo fundamental a comunicação entre profissionais de saúde. Neste ponto, sinto-me privilegiada pois consegui integrar-me de forma bastante harmoniosa nas diferentes equipas por onde passei.

Louvo a abrangência de alguns estágios que nos permitem contactar com outras especialidades como foi o caso do estágio de Pediatria contendo as componentes de Imunoalergologia, sendo uma especialidade com contacto mínimo/inexistente durante os seis anos de curso, e de Cardiologia Pediátrica; e também no estágio de Cirurgia Geral onde integramos as atividades de uma especialidade médica durante uma semana, no meu caso pude escolher a Anestesiologia o que foi uma mais-valia no meu estágio pela melhor compreensão da extensão da especialidade em si e pela realização de inúmeros procedimentos práticos o que foi bastante gratificante.

(10)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 9

conhecimentos na área da hematologia e possibilitou-me contactar com patologias relativamente raras na população. Os estágios de Medicina Geral e Familiar e Medicina superaram largamente as minhas expectativas, tendo realizado, como já referido, de forma bastante autónoma diversas tarefas. No estágio de Cirurgia Geral congratulo a boa organização do estágio e expresso a minha satisfação por ter colaborado em diversas cirurgias; sendo que a única lacuna dentro dos objetivos estabelecidos foi não ter praticado a técnica de sutura em pessoas. Não posso deixar de referir como ponto positivo o número bastante significativo de casos observados, perfazendo um total de 126 apenas no âmbito da cirurgia geral.

Julgo ter desempenhado adequadamente as diferentes tarefas que me foram sendo solicitadas, com motivação presente e vontade de aprender mais, mantendo capacidade de reflexão e autocrítica. Admito que a minha rica experiência de mobilidade no Brasil no quinto ano do Mestrado me ajudou a estar mais confiante e aproveitar ao máximo as oportunidades concedidas durante o presente ano.

Estou bastante satisfeita com o trabalho realizado não só neste ano mas ao longo dos seis anos de formação e por isso, termino agradecendo primeiramente à casa que me formou a Faculdade de Ciências Médicas e em seguida aos meus tutores, colegas, à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ainda a todos os membros dos serviços por onde passei pela formação que me foi facultada, tanto a nível profissional como pessoal, e que considero ser de grande qualidade e de valor imensurável.

“Medicine is not only a science; it is also an art. It does not consist of

compounding pills and plasters; it deals with the very processes of life,

(11)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 1

0

ANEXOS

(12)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 1

1

(13)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 1

2

(14)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 1

3

(15)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 1

4

(16)

MARIA ESMERALDA LIZ FERREIRA CARP 1

5

Referências

Documentos relacionados

Contratado: Contratação da empresa DEM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM GESTÃO PÚBLICA E EMPRESARIAL EIRELI – CNPJ 32.548.132/0001-49 que se responsabilizará pela

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde/Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente,

Porque si la sangre de los machos cabríos y de los bece- rros y las cenizas de una ternera, cuando se esparcían so- bre los impuros, eran capaces de conferir a los israelitas

Para o filósofo alemão – nos trechos das Passagens sobre a arte nova e o conceito novidade (BENJAMIN, 1982, 2006) – a arte da virada do XIX para o XX se confrontou com a

O paciente deverá deixar um intervalo de pelo menos 5 semanas (ou talvez mais, dependendo da avaliação médica, especialmente se Cloridrato de fluoxetina foi prescrito para

JOSÉ CARLOS COSTA, MARIA DALILA ESPÍRITO SANTO & PEDRO ARSÉNIO Guia geobotânico da excursão ao Parque Natural da Serras de Aire e Candeeiros

Ainda no capítulo 4, o reino espiritual do Centro é apresentado como um dos elementos do espaço espiritual, assim como “a luz”, e os mistérios. A miração e a mediunidade não

Nesse trabalho foi possível realizar e apresentar com sucesso algumas das técnicas de modulação de conversores multiníveis descritas por linguagem VHDL e a posterior