• Nenhum resultado encontrado

3- NÚMERO DE VAGAS Serão ofertadas 30 (trinta) vagas. Página 1 de 11 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3- NÚMERO DE VAGAS Serão ofertadas 30 (trinta) vagas. Página 1 de 11 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1- Objetivo Geral

Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços.

Disseminar as mais modernas metodologias utilizadas em projetos de consultoria, evidenciando as principais técnicas e habilidades necessárias à realização do papel do consultor.

1.1- Objetivos Específicos

 Formar profissionais para atuar em consultoria como opção de profissão ou redirecionamento de carreira e trabalho;

 Expor as etapas que compõem um processo de consultoria;

 Ensinar como utilizar adequadamente um conjunto de técnicas para as diferentes etapas do processo;

 Mostrar como perceber os fatores essenciais para a qualidade dos resultados da consultoria;

 Desenvolver habilidades comunicacionais e analíticas essenciais para a consultoria;

 Estruturar um projeto de consultoria.

2- PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a profissional de micro, pequena e média empresa, que necessitem enriquecer sua capacidade e qualidade de atendimento com metodologias e ferramentas de trabalho; profissionais que já vem atuando ou que intencionam ingressar no ramo da consultoria empresarial; empresas que trabalham com consultores internos e estudantes concluintes que pretendem se preparar para uma carreira alternativa.

3- NÚMERO DE VAGAS

Serão ofertadas 30 (trinta) vagas.

(2)

4- CARGA HORÁRIA

A carga horária total do curso é de 120 (cento e vinte) horas de atividades acadêmicas, distribuídas da seguinte forma: Curso Planejamento Estratégico com BSC 10 (dez) horas-aulas dedicadas ao conteúdo programático específico do curso, Curso Dinâmica de Grupo 08 (oito) horas e 12 (doze) horas para as atividades práticas.

5- MODALIDADE DE OFERTA E SISTEMA DE FUNCIONAMENTO

O curso será ofertado na modalidade de ensino presencial, em módulos de disciplinas e em períodos letivos especiais conforme definidos no item 11 e também através de visitas técnicas em empresas previamente selecionadas.

(3)

6- ESTRUTURA CURRICULAR

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES 9º TURMA

CRONOGRAMA

MARÇO HORÁRIO MÓDULO CH

MARÇO 07 sexta-feira 18h às 22h

I Plano de Carreira para Atuar como Consultor 10 08 sábado 9h às 12h/14h às 17h

12 quarta-feira 18h às 22h

II Fundamentos da Consultoria 12

13 quinta-feira 18h às 22h 14 sexta-feira 18h às 22h

22 sábado 9h às 12h/13h às 18h Mini Curso Dinâmica de Grupo 8

ABRIL 04 sexta-feira 18h às 22h

III Preparação para visita técnica 11

05 sábado 9h às 12h/14h às 18h

1º Visita Técnica - Conhecer a Empresa que será consultada 3 11 sexta-feira 18h às 22h

IV Curso Planejamento estratégico com BSC 10 12 sábado 9h às 12h/14h às 17h

25 sexta-feira 18h às 22h

V Diagnóstico Organizacional 11

26 sábado 9h às 12h/14h às 18h

MAIO 09 sexta-feira 18h às 22h

V Diagnóstico Organizacional 11

10 sábado 9h às 12h/14h às 18h

2º Visita Técnica - Inicio do Processo de Diagnóstico 4 16 sexta-feira 18h às 22h

VI Gestão Estratégica de processos e Inovação 11 17 sábado 9h às 12h/14h às 18h

3º Visita Técnica - Coleta de dados 4

23 sexta-feira 18h às 22h

VII O Marketing na atividade de consultoria 11 24 sábado 9h às 12h/14h às 18h

JUNHO

4º Visita Técnica - Conclusão da coleta de dados 4

04 Quarta-feira 18h às 22h

VIII Projeto de Consultoria 8

05 Quinta-feira 18h às 22h 06 sexta-feira 18h às 22h

IX Projeto de Consultoria 12

07 sábado 9h às 12h/14h às 18h

Total 130

(4)

7- EMENTAS DAS DISCIPLINAS Módulo I

Plano de Carreira Para atuar como Consultor 10CH

Ementa: Planejamento estratégico Pessoal e Profissional; Autoconhecimento e percepção das competências e potencialidades; Competências necessárias ao consultor: papéis e habilidades; Como fortalecer nossas habilidades; Visão das tendências e oportunidades; Ferramentas de Apoio a carreira; Identidade e Papéis do consultor; Capacidade de síntese; Maestria Pessoal; Personal Coach - Consultor Pessoal; Riscos e oportunidades no processo de Consultoria; Auto-coaching.

Mini Curso Dinâmica de Grupo 08CH Profº Mauro Nogueira

Objetivo: conscientizar os participantes do Curso Prático de Formação de Consultores Empresariais, da importância do processo grupal, pois, inevitavelmente, o resultado do seu trabalho impactará nas pessoas que vivem em grupos dentro e fora das organizações.

Ementa: História do trabalho com grupos em organizações; O processo de percepção - como sintonizar a percepção do consultor, dos membros do grupo, dos gestores, da organização; O foco do trabalho: intrapessoal, interpessoal, grupal e/ou organizacional; A estrutura do grupo: como o grupo se organiza para realizar suas tarefas; O processo de liderança – um enfoque grupal, indo além da figura do líder; O campo de forças da situação a ser trabalhada; A mudança; Espaço para dúvidas, questionamentos, reflexões, aprendizados, avaliação.

(5)

Módulo II

Fundamentos da Consultoria 12CH

Ementa: O que é uma organização; Arquitetura Organizacional; O que é uma Consultoria; Etapas do processo de consultoria; Tipos de consultoria Empresarial; Prospecção preliminar de informações; Definição do objetivo da consultoria; Prospecção, contratação, planejamento e implementação;

Relacionamento consultor-cliente; Modelos mentais e percepção: impactos na consultoria; Diferenças entre consultoria interna e externa; O trabalho do consultor interno; Consultoria a partir da gestão de processos; Pressupostos potencializadores da atuação do consultor; O mercado de consultoria local;

Remuneração dos serviços de consultoria; A ética na atividade de consultoria;

Módulo III

Preparação para Visita Técnica 11CH

Ementa: Preparação para uma visita técnica; Modelos utilizados por uma visita técnica; Formação das equipes para inicio do projeto de consultoria;

Elaboração de proposta para diagnóstico.

1ª Visita Técnica 03CH

Ementa: Atividade prática em empresas previamente selecionadas para exercitar a teoria aprendida em sala de aula. Conhecer a empresa que será consultada.

Módulo IV

Curso Planejamento Estratégico com BSC 10CH

Ementa: Proporcionar um adequado entendimento dos conceitos, ferramentas e metodologias para a construção do planejamento estratégico e a sua implementação, permitindo ao participante conhecer na prática como utilizar ferramentas para formulação da estratégia e operacionalizá-las para efetivamente construir um modelo eficaz para tomadas de decisões estratégicas, que estimule desenvolvimento de uma cultura organizacional

(6)

orientada para resultados e da melhoria na performance das pessoas na apresentação dos resultados alcançados pelas equipes.

Módulo V

Diagnóstico Organizacional 22CH

Ementa: Apresentação dos resultados da visita técnica; Elaboração da proposta técnica e contratos; Modalidades de contratação; Cuidados da contratação; Divisão das tarefas da consultoria; Trabalho em Equipe sobre a área específica; Formas de coletar dados; Métodos e instrumentos de pesquisa; Visita para coleta de dados; Formação do relatório.

2ª Visita Técnica 04CH

Ementa: Atividade prática em empresas previamente selecionadas para exercitar a teoria aprendida em sala de aula. Inicio do processo de diagnóstico.

Módulo VI

Gestão Estratégica de Processos e Inovação 11CH

Ementa: Negociação em consultoria; Estratégia competitiva; O que é gestão estratégica; O que é um processo; Dimensões dos processos; Ciclo de vida dos processos; Ciclo de vida dos processos; Consultoria de processos; O fluxo do processo inovador; Gestão da Inovação: os pilares básicos; Princípios estratégicos da inovação; Desenvolvimento da Inovação; Modelos de Inovação.

3ª Visita Técnica 04CH

Ementa: Atividade prática em empresas previamente selecionadas para exercitar a teoria aprendida em sala de aula. Coleta de dados.

Módulo VII – O marketing na atividade de Consultoria 11CH

Ementa: Marketing pessoal - como construir uma imagem positiva e verdadeira; Marketing Profissional; Mercado e posicionamento; Marketing de serviços; Como se relacionar com a imprensa; Contratantes: tradicionais e

(7)

novos setores, demandas, necessidades e oportunidades; Redes de Contatos;

O processo da venda de consultoria; Levantamento e análises de expectativas;

O pós-venda, curto e longo prazo; Enxergando novas oportunidades no cliente;

Elaboração da proposta para implementação dos processos; Construção da proposta para implementação da consultoria; Apresentação do projeto de consultoria (portfólio).

4ª Visita Técnica 04CH

Ementa: Atividade prática em empresas previamente selecionadas para exercitar a teoria aprendida em sala de aula. Conclusão da coleta de dados.

Módulo VIII

Projeto de Consultoria 08CH

Ementa: Apresentação do projeto de consultoria para comissão avaliadora (slides e relatório); Apresentação da proposta para implementação, Avaliação.

Módulo IX

Projeto de Consultoria 12CH

Ementa: Apresentação do Projeto de Consultoria (diagnóstico) Empresarial para Empresa Consultada; Apresentação da proposta para implementação, Avaliação.

8- CORPO DOCENTE

O corpo docente do curso foi dimensionado considerando a formação acadêmica e a atuação profissional na área de conhecimento e especialidade do curso, contando com a participação de 04 (quatro) docentes, conforme abaixo:

Myrle Braun: Economista e Psicóloga com especialização em Teoria econômica pela USP, MBA em Marketing pelo IEE/RJ, Qualidade Total pela Fundação Cristianni Otonni – MG, MBA em Consultoria de Gestão com Pessoas FACI/Estratego, MBA em Consultoria Empresarial FGV, Formação em Dinâmica de grupos pela sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos – RS,

(8)

Coaching pelo Integrated Coaching Institude – USA ICI, Practitioner em PNL – Sociedade Brasileira de Neurolinguística, Doutoranda em Gestão com Pessoas, Palestrante, Conferencista e Consultona Nacional e Internacional.

Marinoel Manolo de Sousa: Empresário e Consultor de Empresas, Membro do Instituto Brasileiro de Consultores Organizacionais – IBCO, Formado em Gestão empresarial, Pós-graduado em Consultoria e Instrutória Organizacional, Presidente da Associação Comercial de Abaetetuba, Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais do Pará, Vice-Presidente do Observatório Social de Abaetetuba, Membro da Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis.

Mauro Nogueira: Bacharel em Administração - PUC/RS; Profissional da área de RH, Gerente de Divisão e Diretor Adjunto de Recursos Humanos;

Companhia Riograndense de Telecomunicações - Gerente de desenvolvimento Gerencial; Coordenador da Comissão Técnica de Recursos Humanos da Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento; Fundador e Didata da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, tendo feito a formação com Fela Moscovici realizado 43 Grupos de Formação de Coordenadores de Dinâmica dos Grupos, nos Estados do RS, SC, PR, SP, PA, BA e DF, num total de 15.480 horas, desde 1986; em 2013 recebeu o título de Sócio Benemérito da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos em reconhecimento à sua importante contribuição à entidade; Participação na 56º Conferência da Clínica Tavistock, em Londres, Criador do “Grupo Orbis” que trabalha no Brasil o modelo desenvolvido na Clínica Tavistock - A Liderança e a Autoridade nos Grupos de Trabalho; Idealizador e coordenador do Projeto “O Desafio da Sala de Aula” desenvolvido pelo SINEPERS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul), de 1999 a 2001; Autor de dois capítulos, no livro “Como Trabalhamos com Grupos”, organizado por David Zimerman e Luiz Carlos Osório, Ed. Artmed, 1996; Apresentação da Palestra “O Novo Ambiente da Sala de Aula - Novas Relações” no 3º

(9)

Congresso Internacional de Informática Educativa. Rio de Janeiro, 1999;

Professor no curso de pós-graduação, “Diplomado en Dinâmica de los Grupos”, da Universidade Católica de Santo Domingo - República Dominicana, Especialista em Terapia e Orientação Familiar Sistêmica – UNAMA/PA;

Consultor de Processos Grupais.

9- METODOLOGIA

Acompanhamento para aplicação do conteúdo aprendido A cada módulo teremos lição de casa e no módulo seguinte acompanhamento do conteúdo aprendido no módulo anterior: Aprende, Aplica, Apresenta, Aperfeiçoa.

Ferramentas Aplicadas – A cada módulo teremos uma ferramenta para aplicação no contexto de sua vida pessoal e profissional.

Levantamento de Dados (necessidades) – Antes de iniciarmos cada módulo faremos um momento de discursão para alinhamento do aprendizado do módulo anterior identificando os pontos de melhoria.

Avaliação do Módulo – Após o terceiro módulo deixaremos os cases de sucesso e ficaremos fazendo a tutoria por meio de redes sociais, Google grups, em horários pré-estabelecidos,

10- SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

As atividades do curso serão acompanhadas sistematicamente pela coordenação (IEL/PA) juntamente com o corpo docente.

O sistema de acompanhamento e avaliação envolve o desempenho dos alunos, o desempenho do corpo docente, o desempenho da coordenação e as condições de infraestrutura.

11- Certificação

O IEL/PA expedirá Certificado de Conclusão de Curso para os alunos que atenderem aos requisitos de aproveitamento do curso que envolve alcançar nota 7 (sete) de acordo com a tabela de avaliação discente (anexo A) e 75%

(setenta e cinco por cento) de freqüência.

(10)

12- Avaliação discente

A avaliação do desempenho dos alunos será feita por meio de pontuação alcançada somando-se a nota dos itens: participação nas atividades em sala de aula e trabalho externo, conforme anexo A.

Os alunos também serão avaliados pelo corpo docente através de um formulário que conterá entre outros itens, o interesse, a participação, criatividade e conteúdo, etc.

13- Avaliação docente

Ao término do curso os professores são avaliados pelos alunos e pela Coordenação do Curso. A avaliação do professor envolve os aspectos referentes ao domínio do conteúdo programático, ao uso de metodologia adequada, ao estabelecimento da relação teoria-prática, ao estímulo à participação dos alunos e a utilização de critérios adequados de avaliação da aprendizagem.

14- Avaliação do curso

Os alunos avaliam o curso, quanto ao conteúdo, ao material didático e bibliográfico disponibilizado, à carga horária, a metodologia utilizada e, especialmente, quanto à pertinência e adequação em relação aos objetivos propostos para o curso.

A Coordenação do Curso analisa a avaliação dos alunos com o objetivo de promover os ajustes que se façam necessários e, quando for o caso, propor mudanças na estrutura curricular do curso para edições futuras.

15- INFRAESTRUTURA

Para o desenvolvimento das atividades do curso será disponibilizada a seguinte infraestrutura:

 Auditório climatizado;

 Equipamentos multimídia;

 Internet;

 Estacionamento (somente aos sábados).

(11)

16- INVESTIMENTO

R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais)

17 – FORMAS DE PAGAMENTO

A vista 10% de desconto, parcelamento em até 5 vezes sem juros em todos os cartões de credito, cheque pré-datado para 30/60 dias, boleto bancário – entrada mais 3 boletos bancários de R$ 400,00 (Quatrocentos reais)

Anexo A – Tabela de Avaliação Discente

Cada item de avaliação é dividido em cinco subitens cada um valendo 01 (um) ponto. Portanto a nota máxima possível a ser alcançada pelos alunos é de 10 (dez) pontos.

ITENS DE AVALIAÇÃO

Nota Máxima

Nota Alcançada 1. Atividades em sala de

aula

1.1. Participação 1 1.2. Interatividade 1

1.3. Conteúdo 1

1.4. Atenção 1

1.5. Contribuição 1

Sub-total 5

2. Trabalho Externo

2.1. Pontualidade 1 2.2. Participação 1 2.3. Pro atividade 1 2.4. Criatividade 1

2.5. Conteúdo 1

Sub-total 5

TOTAL 10

Referências

Documentos relacionados

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Quanto à correlação entre eficiência técnica e esfera administrativa, os hospitais federais desta amostra não se apresentaram como eficientes, dos estaduais, apenas um

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

• Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situa em situa ç ç ões novas e não familiares ões novas e não familiares

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Não apenas o quadro é uma realidade isolada (um fato), não apenas o tríptico possui três painéis isolados que não se devem, sobretudo, reunir numa única moldura, mas a própria

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento