• Nenhum resultado encontrado

3º Semana - 14/09 a 18/09-8º Anos INFORMÁTICA EDUCACIONAL - PROFE ANDRÉ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ROBÓTICA Parte 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º Semana - 14/09 a 18/09-8º Anos INFORMÁTICA EDUCACIONAL - PROFE ANDRÉ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ROBÓTICA Parte 3"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3º Semana - 14/09 a 18/09 - 8º Anos INFORMÁTICA EDUCACIONAL - PROFE ANDRÉ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ROBÓTICA – Parte 3

Aplicações da Inteligência Artificial na Robótica

Robótica é a ciência que estuda a construção de robôs, é um ramo de tecnologia que envolve: engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia eletrônica e engenharia da computação e seria impossível seu desenvolvimento sem o uso de Inteligência Artificial.

Atualmente trata de um sistema composto de máquinas com partes mecânicas automáticas e controlado por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

A ideia de construir robôs começou no início do século XX com George Devol, o pai da Robótica Industrial, que através de grande inovação, proporcionou a introdução de robôs nas fábricas. Hoje em dia é muito comum encontrarmos a robótica no meio industrial, e está cada vez mais presente, através da adoção de robôs em substituição ao trabalho humano. Podemos citar como exemplo as montadoras de automóveis, que na suas linhas de montagem utilizam robôs para realizar serviços demasiado repetitivos e pesados para o ser humano, como mostra a figura abaixo:

Com o surgimento de robôs cada vez mais modernos e capazes de fazer cada vez mais coisas, a ficção científica começou a criar máquinas inteligentes e um universo em que máquinas tinham cada vez mais autonomia e controle sobre as pessoas, fazendo parecer que os robôs se tornariam destruidores da humanidade. Assim, Isaac Asimov, a partir da década de 1940 lança inúmeras publicações falando sobre esta temática, mas de forma contrária: segundo ele os robôs surgiriam para ajudar os homens em suas tarefas e não para substituí-los.

(2)

Então, como grande escritor de ficção cientifica, ele escreveu três leis simples para os robôs, que hoje são conhecidas como “as três leis da robótica”, que dizem o seguinte:

1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por falta de ação, deixar que um ser humano seja ferido;

2ª lei: O robô deve obedecer às ordens dadas pelos seres humanos, exceto se tais ordens estiverem em contradição com a primeira lei;

3ª lei: Um robô deve proteger sua existência na medida em que essa proteção não estiver em contradição com a primeira e a segunda lei;

Outras aplicações da Robótica

Como dito anteriormente, a robótica engloba diferentes áreas de conhecimento humano como mecânica e eletrônica. Em computação, a robótica engloba diferentes tópicos que podem ser abordados para o desenvolvimento de um robô, com foco no software que este robô irá possuir – que determina em um nível mais alto na hierarquia em relação ao hardware como o robô irá funcionar. Alguns robôs chegam a existir somente na virtualidade, sendo feitos totalmente de software.

A robótica apresenta diversas aplicações para o homem contemporâneo, uma das mais conhecidas é a aplicação industrial, mas robôs podem ser usados para uma vasta gama de finalidades, como entretenimento (ex: brinquedos, atores, monstros de filmes), educação, realização de ações a distância e exploração de ambientes insalubres e perigosos.

Veremos abaixo alguns tipos de robôs

Vamos agrupar os robôs em três grandes grupos, para tornar nosso estudo mais fácil, sendo eles: industriais, humanoides e educacionais.

Robôs industriais ou manipuladores:

São aqueles normalmente empregados nas indústrias e devem garantir precisão, agilidade e rapidez. Normalmente são apenas braços mecânicos como os da primeira geração dotados de sensores, tudo controlado por computadores com princípios de inteligência artificial.

(3)

Robôs humanoides:

São robôs que imitam a forma humana, com sensores óticos, pés, braços, e sensores auditivos e voz. Pertencem a terceira geração de máquinas e estão cada vez mais comuns. Países como o Japão estão em fase muito adiantada na fabricação destas máquinas e a pretensão é de que sejam utilizados para as mais diversas tarefas como:

servir e cozinhar alimentos, limpar a casa e até cuidar de um idoso, além de servirem como entretenimento.

Robôs Educacionais:

Por fim, temos os robôs educacionais que são pré-montados e estão disponíveis em Kits de robótica. Estes kits servem para facilitar e viabilizar o desenvolvimento, construção e programação de robôs para o público iniciante. Dentre os kits mais comuns, podemos citar os Lego Mindstorms, Kits Vex e o Robokit, porém existem vários outros.

Podemos perceber então que a robótica está cada vez mais presente no dia a dia devido a sua grande importância em diversas áreas da sociedade. Existe um mar de possibilidades que está sendo explorado pelo homem que futuramente nos fornecerá coisas que só existem em nossa imaginação.

(4)

3º Semana - 14/09 a 18/09 - 8º Anos INFORMÁTICA EDUCACIONAL - PROFE ANDRÉ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ROBÓTICA – Parte 3

QUESTIONÁRIO

1º) Robótica é a ciência que estuda a construção de robôs, é um ramo de tecnologia que envolve:

A) Engenharia mecânica e engenharia elétrica

B) Engenharia eletrônica e engenharia da computação C) Engenharia civil

D) As alternativas A e B estão corretas.

2º) “Isaac Asimov, um grande escritor de ficção cientifica, achava que os robôs surgiriam para ajudar os homens em suas tarefas e não para substituí-los. ”. Você diria que essa frase é:

A) Falsa B) Verdadeira

3º) Segundo o texto, em que século começou a ideia de construir Robôs?

A) Início do século XII B) Início do século XX C) Início do século IIX D) Início do século XI

4º) Os Robôs empregados nas indústrias são dotados apenas de braços mecânicos e servem para garantir precisão, agilidade e rapidez. Esses tipos de máquinas são enquadrados em Robôs:

A) Humanoides

B) Industriais ou manipuladores C) Educacionais

D) Entretenimento

(5)

5º) “Países como o Japão estão em fase muito adiantada na fabricação de robôs ... e a pretensão é de que sejam utilizados para as mais diversas tarefas como: servir e cozinhar alimentos, limpar a casa e até cuidar de um idoso, além de servirem como entretenimento.” Qual a palavra abaixo que completa a frase?

A) Cozinheiros B) Industriais C) Educacionais D) Humanoides

Referências

Documentos relacionados

Para modelagem do processo de vulnerabilidade à erosão, foi criado um banco de dados no Sistema de Processamento de Informações Geográficas SPRING versão 4.3.3, a partir de

Em linha com a nossa estratégia de diversificação de clientes e produtos, continuamos com a forte evolução do segmento de cartões de crédito, utilizando, além do nosso canal na

Entretanto, recentemente, um protocolo de gerenciamento de mobilidade baseado na rede, denominado de PMIPv6 (Proxy Mobile IPv6), padronizado pelo grupo de

Finalmente, nosso trabalho demonstrou por primeira vez a interferência de baixas doses de etanol (0,25%, 0,50% e 1%) em exposição aguda, na resposta de estresse desencadeada

as partes produzam declarações de vontade destinadas a transmitir o direito de propriedade, e, no caso de ter sido efetuada por documento autêntico ou particular, desde que

registada com base em título insuficiente para a prova legal do facto registado [artigo 16.º, b) do CRP]. Para o processo de retificação foram juntas as declarações dos

– e ainda o facto de o art.º 5º do contrato de sociedade dispor que a representação da sociedade, em juízo e fora dele, compete sempre a dois sócios, “o que resulta dos

Vede Senhor nós chegamos Prontos a dar o que temos A vida alegre ou triste O amor que em nós existe Senhor aceita-nos assim... Missa com Crianças e Jovens - Paróquia da Glória