• Nenhum resultado encontrado

ERRATA. EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO EM ODONTOLOGIA - TURMA 2013 da UEPB/PRPGP/CCBS de 16 de maio de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ERRATA. EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO EM ODONTOLOGIA - TURMA 2013 da UEPB/PRPGP/CCBS de 16 de maio de 2013"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

CENTRO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E DA SAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

AREA DE CONCENTRAÇÃO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA – NÍVEL: MESTRADO

ERRATA

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO EM ODONTOLOGIA - TURMA 2013 da UEPB/PRPGP/CCBS de 16 de maio de 2013

Em atendimento à solicitação do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Presidente da Comissão de Seleção do Mestrado Acadêmico em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, a Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UEPB divulga a ERRATA referente ao EDITAL de SELEÇÃO DO MESTRADO EM ODONTOLOGIA - TURMA 2013 da UEPB/PRPGP/CCBS, de 16 de maio de 2013, item 7, CRONOGRAMA.

Onde se lê: Prova de Língua Estrangeira (Inglês) 09/07/2013 às 14h00min Leia-se: Prova de Língua Estrangeira (Inglês) 16/07/2013 às 14h00min

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Presidente da Comissão de Seleção do Mestrado Acadêmico em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio do presente edital, as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas ofertadas no ano de 2013 para o referido mestrado, conforme as exigências da Resolução UEPB/CONSUNI/20/2005, que trata do Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual da Paraíba. O presente edital, publicado e divulgado em 16 de maio de 2013, foi aprovado em reunião ordinária de docentes do curso de Mestrado realizada no dia 07/05/2013.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia, credenciado pela CAPES possui uma (01) área de concentração e três (03) linhas de pesquisa, a saber:

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO LINHAS DE PESQUISA Clínica Odontológica

Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia

Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático

Estudo das Terapias Complementares em Odontologia

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

(2)

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Nível: Mestrado) oferece 11 (onze) vagas, assim distribuídas: três (03) vagas para a linha de pesquisa “Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia”; cinco (05) vagas para a linha de pesquisa “Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático” e três (03) vagas para a linha de pesquisa “Estudo das Terapias Complementares em Odontologia”. As referidas vagas serão destinadas aos graduados em Odontologia, cujos diplomas tenham sido obtidos em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação. Caso o candidato ainda não possua o respectivo diploma, deverá apresentar o certificado de conclusão do curso (válido por 2 anos, a partir da colação de grau). Entretanto, se ainda não tiver concluído o curso de graduação, poderá inscrever-se com o seu histórico escolar parcial e uma declaração de provável concluinte até o período de matrículas. Esse mesmo candidato, se aprovado no processo de seleção e não apresentar o diploma ou certificado de conclusão de curso superior no ato da matrícula perderá automaticamente a sua vaga no Programa.

2. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

2.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Mestrado Acadêmico em Odontologia deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 17 de junho a 01 de julho de 2013, no horário das 08:00 h às 11:00 h e das 14:00 h às 16:00 h, no seguinte endereço: Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Odontologia, Secretaria do Mestrado Acadêmico em Odontologia. Rua: Juvêncio Arruda, S/N – 1º andar, Campus Universitário, Bodocongó, Campina Grande-PB. CEP 58429-600.

2.2 As inscrições também poderão ser efetuadas pelos Correios (via Sedex), sendo considerada homologada a inscrição, cuja data de envio registrada, no envelope, seja correspondente a postagem ao último dia de inscrição.

2.3 No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:

a) Formulário de inscrição preenchido e assinado pelo candidato no endereço eletrônico:

http://scapg.uepb.edu.br.

b) Projeto de Pesquisa (entregue em três vias);

c) Currículo Lattes, em versão impressa (disponível para preenchimento no endereço eletrônico: http://lattes.cnpq.br), e um formulário padrão e específico (disponível no Anexo II deste edital) devidamente preenchidos e comprovados, e os anexos devem seguir a ordem que aparecem no currículo;

d) Histórico Escolar do Curso de Graduação;

e) Cópia do Diploma de Graduação ou da Certidão de Conclusão do Curso de Graduação ou

Declaração de provável concluinte até a matrícula;

(3)

f) Cópia dos documentos de identidade, CPF, título de eleitor com os comprovantes da última votação e Certificado de Reservista para os candidatos do sexo masculino. Candidatos estrangeiros devem apresentar cópia de passaporte;

g) Cópia do comprovante original do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) a ser pago através da guia de recolhimento na página da Universidade Estadual da Paraíba no endereço eletrônico: https://edna.uepb.edu.br:8443/GRUEPB/

h) Duas fotos 3x4 recentes.

2.4 O candidato ou procurador deverá apresentar, no ato da inscrição, todos os documentos originais para verificação da autenticidade das cópias. Já no caso de inscrições pelos correios, as cópias dos documentos deverão ser autenticadas;

2.5 O candidato, ao apresentar a documentação requerida, responsabiliza-se pela veracidade de todas as informações prestadas;

2.6 As inscrições serão homologadas no período de 02 a 03 de julho de 2013 pela Comissão de Seleção e divulgadas na página eletrônica da UEPB (http://www.uepb.edu.br) no dia 03 de julho de 2013;

2.7 Terão as inscrições homologadas pelo Colegiado do Programa apenas os candidatos que apresentarem a documentação exigida no ato da inscrição. A ausência de qualquer documento exigido neste edital ou a ausência de assinatura no Termo de Concordância do Formulário de Inscrição resultará em não aceitação da inscrição do candidato, sem direito ao reembolso da taxa de inscrição.

2.8 O prazo para recurso em relação ao resultado da seleção será de 02 (dois) dias úteis.

3. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Nível:

Mestrado) será realizado no período de 08 de julho a 12 de julho de 2013 e constará de cinco (05) etapas, incluindo: Prova escrita (de conhecimentos gerais relacionados com as linhas de pesquisa); Prova de língua estrangeira (inglês); Análise de projeto de pesquisa; Entrevista e Análise curricular, sendo apenas a primeira de caráter eliminatório. As demais etapas serão todas classificatórias.

3.1 Primeira etapa – Prova escrita

Terá uma duração de 4 horas e compreenderá questões objetivas e subjetivas, todas elaboradas a partir da bibliografia listada no Anexo III deste edital. Não será permitida a consulta a qualquer tipo de material, nem o uso de equipamentos eletrônicos, sob pena de o candidato ser desclassificado automaticamente sem recurso. O candidato que não atingir a nota mínima de 7,0 (sete) será desclassificado.

3.2 Segunda etapa – Prova de língua estrangeira (inglês)

(4)

Será realizado por professores do Departamento de Letras do SEDUC da UEPB. Terá uma duração de 3 horas e compreenderá a leitura e a interpretação de um texto em inglês, sendo permitido o uso de dicionários.

3.3 Terceira etapa – Análise do projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa deverá ser entregue em três (03) vias. O projeto deve ser preparado de acordo com a seguinte orientação: o texto deverá ser formatado em folha de papel branco, tamanho A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e margem de 3cm em cada um dos lados. Todo o texto deverá conter espaço de 1,5cm, inclusive a página de identificação e referências. O texto deverá ser digitalizado em programa compatível com "Microsoft Word for Windows" para texto com um limite máximo de 15 (quinze) páginas. Todas as páginas deverão ser numeradas a partir da página do título. Esta deva conter o nome do candidato, o título do Projeto e a linha de pesquisa pretendida. Nas páginas seguintes: introdução e justificativa, revisão de literatura, objetivos, metodologia, cronograma de execução e bibliografia consultada.

3.4 Quarta etapa – Entrevista

Esta etapa constará de uma entrevista individual, na qual o candidato será arguido por uma banca constituída por três professores.

3.5 Quinta etapa – Análise curricular

Nesta etapa serão contabilizados os pontos obtidos pelo candidato em sua formação acadêmica, produção bibliográfica (últimos 5 anos) e atuação profissional, obedecendo a um formulário padrão e específico (Anexo II).

3.6 A nota final será obtida pela seguinte equação:

NF= (NPE x 4) +(NPIx 1) +(NPP x 2) +(NE x 1) + (NC x2) Legenda: NPENota da Prova Escrita

NPI  Nota da Prova de Língua Estrangeira (Inglês) NPP Nota do Projeto de Pesquisa

NE Nota da Entrevista NC  Nota do Currículo

4. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

4.1 A nota final de cada candidato será o resultado da equação descrita no item 3.6 deste edital.

4.2 A classificação dos candidatos aprovados será pela ordem decrescente das suas notas

finais.

(5)

4.3 Serão selecionados aqueles candidatos que, pela ordem decrescente de classificação preencherem o número de vagas oferecidas.

4.4 Em caso de empate, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

a) Maior nota obtida na prova escrita;

b) Maior pontuação obtida no currículo;

c) Maior nota obtida no projeto de pesquisa;

d) Maior nota obtida na prova de língua estrangeira (inglês);

e) Maior nota obtida na entrevista.

4.5 O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 26 de julho de 2013 na página eletrônica da UEPB (http://www.uepb.edu.br)

5. DA MATRÍCULA

Os candidatos aprovados e classificados no processo de seleção deverão comparecer a secretaria do curso entre os dias 29 de julho a 02 de agosto de 2013, no horário das 08h00 às 11h00, para efetuarem a sua matrícula. O candidato que não efetuar a matrícula durante o referido período será considerado desistente. Ressalta-se que os candidatos aprovados e classificados no processo de seleção, no ato da matrícula, deverão estar devidamente inscritos no Conselho Regional de Odontologia, portando documentos comprobatórios.

6. DAS BOLSAS DE ESTUDO

A aprovação no processo seletivo não assegura a nenhum candidato o direito a receber bolsa.

A depender da aprovação em órgãos de fomento, poderão ou não surgir bolsas, cujo número somente será divulgado em data oportuna. As bolsas de estudo poderão ser canceladas de acordo com o desempenho do candidato durante a vigência da mesma, e deverá seguir as normas vigentes na Portaria CAPES n°76, de 14 de abril de 2010.

7. DO CRONOGRAMA

Todas as etapas, datas e horários referentes ao processo seletivo do Programa de Pós- Graduação em Odontologia constam do quadro abaixo:

ETAPA DATA HORÁRIO

Publicação do Edital 16/05/2013 -

Período de Inscrição 17/06/2013

01/07/2013

08h00min às 11h00min 14h00minàs 16h00min Divulgação do Resultado da

Homologação das Inscrições

03/07/2013 Até as17h00min.

Período de Seleção 08/07 a 12/07/2013 -

Prova Escrita 08/07/2013 A partir das 08h00min

Divulgação do Resultado da Prova 09/07/2013 A partir das 10h00min

(6)

Escrita

Prova de Língua Estrangeira (Inglês) 09/07/2013 A partir das 14h00min Entrevista Individual 11/07/2013 e 12/07/2013 A partir das 08h00min Divulgação do Resultado Final Até 26/07/2013 A partir das 17h00min

Período de Matrícula 29/07 a 02/08/2013 08h00-11h00

Início do Curso 12/08/2013 08h00min

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Será desclassificado e excluído do processo seletivo, o candidato que:

a) Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;

b) Não exibir toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste edital;

c) Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos;

d) Portar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico em quaisquer das etapas da seleção.

8.2 A documentação dos candidatos não aprovados estará disponível na Secretaria do Programa por um período máximo de 30 dias após a divulgação do resultado final. Após este período, a documentação será inutilizada.

8.3 Os candidatos deverão comparecer munidos de documento oficial de identidade com fotografia e caneta esferográfica azul ou preta para a realização das etapas de seleção.

8.4 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

8.5 O conteúdo da prova escrita e as referências bibliográficas estão descritas no Anexo III deste edital.

8.5 Não haverá revisão de prova.

8.6 A relação dos professores que compõem o Mestrado em Odontologia está listada no Anexo IV.

8.7 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e pelo Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, de acordo com o regulamento do curso e a resolução UEPB/CONSUNI/20/2005.

8.8 O extrato do presente edital será publicado no Diário Oficial da União, assim como seu resultado final.

Campina Grande, 16 de maio de 2013.

(7)

Prof. Dr. Gustavo Pina Godoy

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Odontologia

Presidente da Comissão de Seleção do Mestrado Acadêmico em Odontologia

ANEXO 1 - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO- TURMA 2013 DADOS PESSOAIS

Nome Completo:

Filiação:

Estado Civil: Data de Nascime nto:

Naturalidade: Nacionalidade:

R.G.: Órgão Emissor:

CPF:

Endereço:

Bairro: Cidade: CEP.:

Fone Residencial: Celular:

E-mail:

FORMAÇÃO ACADÊMICA Instituição:

Ano de término:

Foto 3x4

N° INSCRIÇÃO:

(8)

MESTRADO EM ODONTOLOGIA

Área de Concentração Clínica Odontológica

Linha de Pesquisa Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático Estudo das Terapias Complementares em Odontologia Campina Grande, de de 2013

__________________________________________________________________________________________

Visto do(a) Secretário(a) do Curso

--- ---

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA – NIVEL: MESTRADO COMPROVANTE DO CANDIDATO

Nome Completo:

CPF:

MESTRADO EM ODONTOLOGIA

Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático Estudo das Terapias Complementares em Odontologia Campina Grande, de de 2013

__________________________________________________________________________________________

Visto do (a) Secretário (a) do Curso

(9)

ANEXO II – FORMULÁRIO PADRÃO PARA AVALIAÇÃO CURRICULAR

ITEM PONTUAÇÃO TOTAL

1.0 Formação Acadêmica 1.1 Especialização registrada no CFO e/ou MEC 10,00

1.2 Participação em programas de iniciação científica 5,0 por projeto -período mínimo de um ano (máximo de 2 projetos) 1.3. Participação em projeto de pesquisa com fomento (exceto iniciação

científica)

3,0 por projeto -período mínimo de um semestre (máximo de 2 projetos) 1.4 Participação em projetos de extensão 3,0 por projeto -período mínimo de um semestre (máximo de 2 projetos) 1.5 Participação em programas de monitoria 3,0 por monitoria -período mínimo de um ano (máximo de 2 monitorias) 1.6 Estágio extracurricular 2,0 por estágio -período mínimo de 160 horas (máximo de 2 estágios)

2.0 Produção Bibliográfica (últimos 5 anos) 2.1 Livros publicados na área de saúde 2,0 por livro (máximo de 5 livros) 2.2 Capítulos de livros publicados na área de saúde 1,0 por capítulo (máximo de 5 capítulos) 2.3 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis A1 2,5 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.4 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis A2 2,0 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.5 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis B1 1,75 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.6 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis B2 1,5 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.7 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis B3 1,25 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.8 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis B4 1,0 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.9 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis B5 0,5 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.10 Trabalhos completos publicados e/ou aceitos em periódicos Qualis C 0,3 por trabalho (máximo de 5 trabalhos) 2.11 Resumos publicados em anais de eventos científicos internacionais 0,3 por resumo (máximo de 5 resumos) 2.12 Resumos publicados em anais de eventos científicos nacionais 0,2 por resumo (máximo de 5 resumos) 2.13 Resumos publicados em anais de eventos científicos regionais 0,1 por resumo (máximo de 5 resumos)

3.0 Atuação Profissional

3.1 Atividade docente em instituição de ensino superior 2,5 por ano ( período mínimo de um ano e máximo de 4 anos) 3.2 Exercício de atividade profissional relacionado com Odontologia no

Serviço Público Federal/Estadual/Municipal

1,0 por ano (mínimo de 1 ano e máximo de 4 anos) 3.3 Exercício de atividade profissional relacionado com Odontologia

como autônomo (Consultório Odontológico)

0,5 por ano (mínimo de 1 ano e máximo de 4 anos)

TOTAL DE PONTOS OBTIDOS

** ANEXAR DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DOS ITENS CITADOS NO FORMULÁRIO PADRÃO PARA AVALIAÇÃO CURRICULAR

(10)

ANEXO III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PROVA ESCRITA

22 -QUESTÕES OBJETIVAS (0,25)

08 QUESTÕES: ESTUDO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO

07 QUESTÕES: EPIDEMIOLOGIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ODONTOLOGIA

07 QUESTÕES: ESTUDO DAS TERAPIAS COMPLEMENTARES EM ODONTOLOGIA 06 QUESTÕES SUBJETIVAS (0,75) – 02 PARA CADA LINHA DE PESQUISA

ESTUDO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO TÓPICOS:

 ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES ODONTOGÊNICAS

 NEOPLASIAS MALIGNAS DO EPITÉLIO DE REVESTIMENTO DA MUCOSA ORAL

 PROCESSOS PROLIFERATIVOS NÃO-NEOPLÁSICOS REFERÊNCIAS

1. NEVILLE, B. W. et al. Patologia oral & Maxilofacial. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 992p.

2. TOMMASI, A. F. Diagnóstico em Patologia Bucal. 3ed. São Paulo: Pancast, 2002. 600p.

3. FREITAS, A. Radiologia Odontológica. 6ª ed. São Paulo:Artes Médicas, 2004. 833p.

EPIDEMIOLOGIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ODONTOLOGIA TÓPICOS:

LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS EM SAÚDE BUCAL NO BRASIL

PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ODONTOLOGIA

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.

REFERÊNCIAS

1. ANTUNES, J. L. F.; PERES, M. A. Fundamentos de Odontologia - Epidemiologia da Saúde Bucal.

Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2006.

2. GORDIS L. Epidemiologia. São Paulo: Revinter, 4ª ed. 2009.372p.

3. KRIGER, L, Promoção de saúde bucal, Artes medicas, 2003.

4. http://189.28.128.100/dab/docs/geral/projeto_sb2010_relatorio_final.pdf ESTUDO DAS TERAPIAS COMPLEMENTARES EM ODONTOLOGIA TÓPICOS:

 ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS MEDICINAIS NA ODONTOLOGIA.

 FITOTERAPIA NO SUS – PORTARIA 971/MAIO2006

NORMAS DE BIOSSEGURANÇA PARA O USO DO LASER

FUNDAMENTOS DA INTERAÇÃO DA LUZ LASER COM OS TECIDOS BIOLÓGICOS REFERÊNCIAS

1. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº971, de 03 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portariafito.pdf.

2. BRUGNERA JUNIOR, A.; SANTOS, A. E. C. G.; BOLOGNA, E.D.; LADALARDO, T.C.C.G.

Laserterapia Aplicada à Clínica Odontológica. São Paulo: Santos, 2003.

3. GUTKNECHT, N; EDUARDO, C. P. A Odontologia e o Laser. Quintesssence: São Paulo.2004.

4. PEREIRA, M.S.V.; PEREIRA, J.V.; ALBUQUERQUE, A.C.L.; ARAÚJO, C.R.F.; DINIZ, D.N.;

MACÊDO-COSTA, M.R.; ALVES,P.M. Plantas Medicinais na Odontologia: Potencial

Antimicrobiano. João Pessoa, Ed. Universitária da UFPB, 1ª ed. 2009, 157p.

(11)

ANEXO IV – LISTA DE PROFESSORES DO MESTRADO EM ODONTOLOGIA

1. ALESSANDRO LEITE CAVALCANTI 2. ANA CLÁUDIA DANTAS DE MEDEIROS 3. ANA FLÁVIA GRANVILLE GARCIA

4. ANDRÉA CRUZ CÂMARA

5. CARLOS FREDERICO DE MORAES SARMENTO 6. CASSIANO FRANCISCO WEEGE NONAKA 7. DALIANA QUEIROGA DE CASTRO GOMES 8. DANIELA PITA DE MELO

9. EDJA MARIA MELO DE BRITO COSTA 10. GUSTAVO PINA GODOY

11. JOZINETE VIEIRA PEREIRA

12. LUCIANA DE BARROS CORREIA FONTES 13. MANUEL ANTONIO GORDÓN-NÚÑEZ

14. MARIA HELENA CHAVES DE VASCONCELOS CATÃO 15. PATRICIA MEIRA BENTO

16. POLLIANNA MUNIZ ALVES

17. SÉRGIO D’AVILA LINS BEZERRA CAVALCANTI

Referências

Documentos relacionados

A Medida Provisória nº 759, de 23 de dezembro de 2016, dispõe sobre a regularização fundiária urbana e rural, inclusive no âmbito da Amazônia Legal, objetivando a simplificação e

Neste início das mobilizações pela Campanha Salarial 2009 dos Educadores do Paraná, é de fundamental importância que todos disponham de informações sobre as

Partindo do pressuposto de que não são os conteúdos que devem gerar os currículos e sim os objetivos que devem estabelecer o que deverá ser ensinado numa

Este trabalho tem como objetivo calcular os custos de qualidade de um processo produtivo de fabricação de aros para ventiladores numa empresa qualquer utilizando a metodologia

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro

Deste modo, o estudo tem como finalidade identificar a necessidade em analisar a percepção das puérperas sobre o aleitamento materno e o desmame precoce, buscando

(Marque Certo ou Errado). II - Após o presidente da República vetar integralmente um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, não poderá ser editada MP a

- Epistemological guidelines governing Communication research (PhD theses, research projects, scientific articles, etc.) or instruction of Research Methodologies