• Nenhum resultado encontrado

Classe : AGRAVO DE INSTRUMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Classe : AGRAVO DE INSTRUMENTO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

E M E N T A

Órgão : 6ª TURMA CÍVEL

Classe : AGRAVO DE INSTRUMENTO

N. Processo : 20150020315869AGI

(0032992-23.2015.8.07.0000)

Agravante(s) : CRISTIANE SÁ TELES RODRIGUES

Agravado(s) : DISTRITO FEDERAL

Relator : Desembargador JOSÉ DIVINO

Acórdão N. : 928999

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. COMPETÊNCIA. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA. VARA DA FAZENDA PÚBLIDA. COMPLEXIDADE DA CAUSA. NECESSIDADE DE PERÍCIA JUDICIAL.

I - Na fixação da competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública devem ser considerados, além do disposto no art. 2º da Lei nº. 12.153/2009, os princípios norteadores dos Juizados Especiais previstos no art. 98, I, da Constituição Federal, e na legislação que criou os Juizados Especiais e os Juizados Especiais Federais (Leis nºs 9.099/95 e 10.259/2001).

II - Não são da competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública as causas de maior complexidade ou que exijam dilação probatória mais complexa ou cujo rito processual não se coadune com os princípios dos Juizados Especiais, como na hipótese de ação que tem por objeto a concessão de adicional de insalubridade a servidor público do Distrito Federal.

III - Deu-se provimento ao recurso.

(2)

A C Ó R D Ã O

Acordam os Senhores Desembargadores da 6ª TURMA CÍVEL do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, JOSÉ DIVINO - Relator, VERA ANDRIGHI - 1º Vogal, ANA MARIA AMARANTE - 2º Vogal, sob a presidência da Senhora Desembargadora VERA ANDRIGHI, em proferir a seguinte decisão:

CONHECIDO. PROVIDO. UNÂNIME., de acordo com a ata do julgamento e notas taquigráficas.

Brasilia(DF), 16 de Março de 2016.

Documento Assinado Eletronicamente JOSÉ DIVINO

Relator

(3)

A agravante sustenta, em síntese, que postula o pagamento de adicional de insalubridade, pedido ilíquido, que encontra expressa vedação no art.

2º, § 2º, da Lei 12.153/09 e art. 14, § 2º da Lei 9.099/95. Pede a atribuição de efeito suspensivo ao agravo e a reforma da decisão impugnada.

Emprestei efeito suspensivo ao recurso (fls. 48/50).

As informações foram dispensadas.

O recurso não foi contrariado (fls. 58).

É o relatório.

R E L A T Ó R I O

Trata-se de agravo de instrumento, com pedido de liminar,

interposto por CRISTIANE SÁ TELES RODRIGUES da decisão proferida pelo Juízo

da 4ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal que declinou da competência em

favor de um dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, por considerar que o valor

da causa não supera o limite de 60 salários mínimos.

(4)

Trata-se de agravo de instrumento, com pedido de liminar, interposto por CRISTIANE SÁ TELES RODRIGUES da decisão proferida pelo Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal que declinou da competência em favor de um dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, por considerar que o valor da causa não supera o limite de 60 salários mínimos.

O art. 2º da Lei nº. 12.153 de 22 de dezembro de 2009, estabelece, verbis:

"Art. 2º. É de competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública processar, conciliar e julgar causas cíveis de interesse dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, até o valor de 60 (sessenta) salários mínimos."

V O T O S

O Senhor Desembargador JOSÉ DIVINO - Relator

Presentes os pressupostos de admissibilidade, conheço do recurso.

Na interpretação do art. 2º da Lei nº 12.153/2009 há de ser considerada a regra do art. 27 da mesma lei

1

, que determina a aplicação subsidiária do Código de Processo Civil e das leis que criaram os Juizados Especiais estaduais e o Juizado Especial Federal, além do art. 98, inciso I, da Constituição da República

2

.

1

Art. 27. Aplica-se subsidiariamente o disposto nas Leis nos 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil, 9.099, de 26 de setembro de 1995, e 10.259, de 12 de julho de 2001.

2

Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão:

I - juizados especiais, providos por juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o

julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial

ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumariíssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a

transação e o julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau;

(5)

Dessa forma, não obstante a inexistência de limitação específica na Lei nº. 12.153/2009, há de ser excluída da competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública as causas de maior complexidade que exijam ampla dilação probatória ou cujo rito processual não se coadune com os seus princípios norteadores.

O legislador valorizou o princípio da simplicidade e da informalidade que permeiam a tramitação dos processos nos Juizados Especiais, motivo pelo qual não previu expressamente a realização de perícia judicial, com indicação de assistentes técnicos, oferecimentos de laudos complementares e possibilidade de inquirição do perito em audiência e de impugnação.

No caso em apreço, a autora, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, lotada em unidade prisional, postula a concessão do adicional de insalubridade por exposição contínua e permanente a doenças infectocontagiosas e a agentes biológicos.

Trata-se de ação que, a despeito do valor da causa ser inferior a 60 salários mínimos (adicional de insalubridade retroativo a fevereiro de 2015, com valor estimado em R$ 6.180,57), necessita de dilação probatória, com realização de perícia, para apurar a existência de condições insalubres de trabalho.

Assim, a complexidade da causa e a necessidade de dilação probatória indicam que a causa extrapola os limites de competência dos Juizados Especial da Fazenda Pública.

Nesse sentido:

"AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE CONHECIMENTO. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE.

J U I Z A D O E S P E C I A L D E F A Z E N D A P Ú B L I C A . COMPLEXIDADE DA MATÉRIA E PROVEITO ECONÔMICO.

PRODUÇÃO DE PROVA PERICIAL. COMPETÊNCIA DA VARA DE FAZENDA PÚBLICA.

1. O critério de fixação de competência dos Juizados Especiais de Fazenda Pública é dúplice: quantitativo (valor) e qualitativo (menor complexidade).

2. A complexidade da causa, a necessidade de maior

dilação probatória e a impossibilidade de produção de

(6)

recebimento de adicional de insalubridade nos Juizados Especiais de Fazenda Pública, devendo a demanda tramitar perante uma das Varas de Fazenda Pública do DF.

"PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO.

SERVIDOR DISTRITAL. PAGAMENTO DE VALORES.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. VARA DA FAZENDA PÚBLICA. DECLÍNIO DA COMPETÊNCIA EM FAVOR DO J U I Z A D O E S P E C I A L D A F A Z E N D A P Ú B L I C A . I N V I A B I L I D A D E . V A L O R D A C A U S A . P R O V E I T O E C O N Ô M I C O P E R S E G U I D O .

1. O valor da causa deve corresponder ao proveito econômico pleiteado pelo autor.

"PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO.

FAZENDA PÚBLICA. OBRIGAÇÃO DE FAZER. ADICIONAL 3. Agravo de instrumento conhecido e provido.

3

" Grifamos

2 .Ainda que o valor da causa declinado na petição inicial seja inferior a 60 (sessenta) salários mínimos, não se pode declinar de plano da competência em favor de Juizado Especial da Fazenda Pública. A competência é definida pelo valor do benefício econômico perseguido e não pelo valor da causa declinado na petição inicial.

3. Buscando o autor proveito econômico superior a 60 (sessenta) salários mínimos, a competência para julgar o feito é da Vara de Fazenda Pública, ainda que o valor da causa indicado seja inferior àquele montante. Precedentes.

4. Agravo de Instrumento conhecido e provido para determinar o processamento e julgamento do feito pela 1ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal.

4

" Grifamos

3

20150020304623AGI, Relator: ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO, 6ª Turma Cível, Data de Julgamento: 17/02/2016, Publicado no DJE: 23/02/2016. Pág.: 322.

4

20150020291239AGI, Relator: FLAVIO ROSTIROLA, 3ª Turma Cível, Data de Julgamento: 03/02/2016,

Publicado no DJE: 17/02/2016. Pág.: 168.

(7)

DE INSALUBRIDADE. VALOR DA CAUSA. DECLÍNIO DA COMPETÊNCIA PARA UM DOS JUIZADOS ESPECIAIS DA F A Z E N D A P Ú B L I C A D O D I S T R I T O F E D E R A L . IMPOSSIBILIDADE. PRODUÇÃO DE PROVA PERICIAL.

COMPLEXIDADE. CRITÉRIO QUALITATIVO. DECISÃO REFORMADA.

Ante o exposto, DOU PROVIMENTO ao recurso, para anular a respeitável decisão, determinando o regular processamento da ação no Juízo da 4ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal.

É como voto.

1. Nas ações que dependam de instrução processual e maior dilação probatória, com a produção de prova pericial, é competente o Juízo comum, em razão do critério qualitativo, relacionado à complexidade da causa.

2. Recurso conhecido e provido.

5

A Senhora Desembargadora VERA ANDRIGHI - Vogal Com o relator.

A Senhora Desembargadora ANA MARIA AMARANTE - Vogal Com o relator.

D E C I S Ã O

(8)

CONHECIDO. PROVIDO. UNÂNIME.

Referências

Documentos relacionados

Em 1923 a trajetória do rádio no país iniciou com a instalação da primeira emissora brasileira, fundada por Edgard Roquette Pinto e tinha como principal objetivo o

Trata-se de agravo de instrumento interposto contra decisão liminar que determinou a indisponibilidade de imóvel pertencente à Falida, arrematado pelo agravante em

Se no modo aquecimento 1 (Par. 2001 = 1) for conectado um termóstato ambiente OpenTherm (OT) ao grupo térmico ou ao acessório de controlo de zona, este parâmetro não é utilizado já

Tereza Maria de Oliveira, Decisão: à unanimidade, em juízo de retratação, (a) conhecer do agravo de instrumento interposto pela Reclamada FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO,

a escola muitas vezes não adota uma linguagem inclusiva porque não se dá conta da forma como está agindo, e explica que isto acontece porque é uma norma da Língua Portuguesa que,

Desse modo, em Dourados as tensões e disputas entre divergentes territorialidades são possíveis pela diversidade cultural e territorial que o município e, em

O livro de Ana Miranda – que, escritora, confirma o aumento da [2] participação das mulheres como autoras de livros literários – também explora a [3] questão

ver íe em indo para efia terra te poílo fazer a minha bazo-?. fia. Por amor de ti cadella me alzentei de teis