• Nenhum resultado encontrado

FONTE de ALIMENTAÇÃO de 2A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FONTE de ALIMENTAÇÃO de 2A"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

FONTE de ALIMENTAÇÃO de 2A

Tensões fixas: 3, 5, 6, 9 e 12V Tensões variáveis: 1,2...15V

António Francisco

Fevereiro de 2012

http://sites.google.com/site/amsfrancisco

(2)

INTRODUÇÃO

A fonte de alimentação é um equipamento que transforma a tensão alternada (AC) da rede, numa tensão contínua (DC), normalmente de baixo valor, que se destina a ser utilizada para os mais variados fins, nomeadamente na alimentação de montagens eletrónicas.

A fonte de alimentação é a fonte de energia que o técnico de eletrónica utiliza no dia-a-dia no ensaio de componentes e montagens eletrónicas. A fonte, o multímetro e o ferro de soldar são as "ferramentas" básicas para os trabalhos em eletrónica.

Esta montagem é de fácil execução, foi projetada para ser construída mesmo por aqueles que se estão a iniciar na eletrónica.

Apesar da sua simplicidade, a fonte obtida possui ótimas características; proteção contra curto-circuito, contra sobrecargas e térmica, o que a torna praticamente indestrutível.

Salienta-se ainda o facto de fornecer tensão variável e as tensões fixas mais utilizadas em eletrónica.

CARACTERÍSTICAS

Tensões de saída: Fixas: 3, 5, 6, 9 e 12V Variável: 1,2...15V

Corrente de saída: 2A

Proteção contra curto-circuito: Incorporada Proteção contra sobrecargas: Incorporada Regulação de linha típica: 0.01%/V Regulação de carga típica: 0,1%

Rejeição do ripple: 80dB

Alimentação: 230Vac

Fixação de IC1

Fig. 1

1

ESQUEMA ELECTRÓNICO

FUNCIONAMENTO

Conforme se verifica pelo esquema, na fonte de alimentação são realizadas as seguintes operações:

1º Transformação da tensão de 230V em 15V, operação realizada pelo transformador.

2º Retificação da tensão realizada pelos díodos D1, D2, D3 e D4

3º Filtragem da tensão através do condensador eletrolítico C1 de modo a se obter uma tensão cuja componente variável (ripple) seja a mais reduzida possível.

4º Regulação da tensão realizada pelo circuito integrado regulador de tensão IC1, destinando-se esta operação a tornar a tensão de saída da fonte independente da corrente fornecida.

2

(3)

LISTA de MATERIAL

Resistências (1/4W)

R1= 1,5K (castanho, verde, vermelho) R2= 100 (castanho, preto, castanho) R3= 200 (vermelho, preto, castanho) R4= 220 (vermelho, vermelho, castanho) R5= 110 (castanho, castanho, castanho) R6, R7= 330 (laranja, laranja, castanho) RA1= Resistência ajustável de 100

P1= Potenciómetro de 2,2K linear (marcado com "2K2A")

Condensadores

C1 2200µF/25V, eletrolítico (atenção à polaridade) C2= 100nF, cerâmica (pode estar marcado com "104") C3= 220µF/25V, eletrolítico (atenção à polaridade) C4= 100nF, cerâmica (pode estar marcado com "104")

Semicondutores

D1...D4= Díodos 1N5404, UF3005 ou equivalentes D5, D6= Díodos 1N4004 ou equivalentes

D7= Díodo Zener de 15V,1/2W (possui a indicação "15" na sua cápsula) D8= Led vermelho de 5mm

IC1= Regulador de tensão LM317 (Introduzido pelo lado do cobre e soldado pela ponta dos terminais)

Diversos

1- Transformador de 230/15V, 30VA 1- Placa de circuito impresso 1- Suporte para led

1- Suporte para fusível 1- Fusível de 500mA

1- Interruptor (ligar os condutores ao terminal do meio e ao de baixo) 1- Comutador rotativo (soldar as resistências rapidamente) 2- Alvéolos (vermelho e preto)

2- Botões para potenciómetro 1- Mica

1- Anilha isolador 1- Ficha macho 2P+T

Cabo H05VV-F 3G 0,75mm

2

3

ESQUEMA PRÁTICO

4

(4)

CONSTRUÇÃO

1º IMPLANTAÇÃO dos COMPONENTES e SOLDADURA

Proceder à implantação dos componentes de acordo com o esquema prático - ATENÇÃO ÀS POLARIDADES - e executar as soldaduras, APLICANDO A TÉCNICA CORRECTA, pela seguinte ordem:

1º Resistências, incluindo a ajustável 2º Shunt "sh1"

3º Condensadores 4º Semicondutores

Nota: IC1 é introduzido na PCI pelo lado do cobre para facilitar a fixação da PCI, reduzir o número de condutores a soldar e ao mesmo tempo a caixa servir de dissipador de calor.

5º Resistências aos terminais do comutador rotativo.

Nota: Executar estas soldaduras rapidamente porque, caso contrário, o plástico que fixa os terminais derrete e avaria o comutador.

2º CAIXA PARA A MONTAGEM

A fonte deve ser instalada numa caixa metálica e os componentes montados do seguinte modo:

Painel frontal: - Potenciómetro (à direita)

- Comutador rotativo (à esquerda, encaixar nos 2 furos) - Interruptor (colocado ao alto na indicação "on/off") - Suporte do led (a meio do painel)

- Alvéolos "+" e "-" (nas respetivas indicações)

Painel posterior: - Fixação da PCI (através de dois parafusos M3X18 com porcas e contraporcas e um parafuso M3x8 em IC1 que é dobrado de modo a ficar paralelo à caixa e montado como se mostra na fig. 1).

- Suporte fusível (em baixo do lado esquerdo)

- Passa-fio (em baixo do lado direito, para passagem do cabo de alimentação)

Fundo: - Transformador (fixado c/ parafusos e porcas)

5

3º CABLAGEM

Os condutores a utilizar devem ser flexíveis e possuírem as seguintes secções:

S 0,75mm² - Cabo de alimentação para ligação da ficha macho 2P+T

S 0,5mm² - Restantes ligações

Executar em 1º lugar, de acordo com o esquema prático, a ligação dos condutores à PCI.

Depois, fixar a PCI ao painel de trás da caixa e executar a ligação do restante material.

NOTA: A ligação à terra da caixa (obrigatória) é feita através do condutor verde/amarelo do cabo de alimentação que é ligado por meio de olhal a um parafuso de fixação do transformador.

ATENÇÃO!

O comutador rotativo terá de ser travado de modo a ficar com 6 posições. Para isso, retirar a anilha dentada e a anilha de chapa e rodar o veio do comutador para a posição inicial.

Depois, colocar a anilha de chapa de modo que a sua saliência fique introduzida na abertura existente junto ao "6" marcado na parte de cima do comutador.

A anilha dentada é colocada antes da porca.

4º ENSAIO

Colocar o fusível no respetivo suporte e fazer a verificação visual das soldaduras, implantação dos componentes e ligações.

Se tudo estiver correto ligar um voltímetro digital à saída "+" e "-" da fonte, introduzir a ficha na tomada e ligar a fonte através do seu interruptor, o led ilumina-se.

Depois, rodar o comutador rotativo entre a posição "2" e "6" e acertar, através de RA1, o mais possível todas as tensões fixas. Verificar também a tensão variável, que corresponde a 1ª posição do comutador, através do rodar do potenciómetro.

OBS.

Para uma mais fácil utilização da fonte devem ser executadas, com dois condutores flexíveis de S=0,5mm² de cor vermelha e preta, pontas com banana e crocodilo em cada extremidade.

6

Referências

Documentos relacionados

Quando a fonte primária está sem alimentação (falta de rede elétrica) e a central está alimentando o sistema apenas pelas baterias (fonte secundária), se a tensão da rede

Verifique o valor da tensão da tomada e ajuste corretamente a chave seletora da fonte de alimentação: 110V ou 220V, antes de ligar o equipamento.. 6.2 FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Na parte traseira do aparelho, encontra-se uma entrada para uma fonte de alimentação (AC ou DC), assim como duas entradas para a alimentação de tensão redundante através da fonte

Tendo em linha de conta a data de início de vindima e tempo médio de fermentação para cada tipo de vinho (tabela 11), não se observou nenhuma relação clara com a produção de

Nesse semiciclo acontece o inverso em relação ao semiciclo positivo, porém a tensão na carga permanece com a mesma polaridade, o que implica no aproveitamento do semiciclo negativo

Como a própria página inicial indica, a Wikipedia é a “enciclopédia livre que que todos podem editar”, isto é, a essência do site é a liberdade que concede aos

Kischinhevksy (2016) aponta que o rádio expandido, além de se caracterizar pela interação, também se constrói a partir de outras quatro particularidades:

A) Conjunto de direitos e bens intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, distribuídos pelas entidades do setor público, que seja portador