• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A Wikipedia. Estrutura, Organização e Gestão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A Wikipedia. Estrutura, Organização e Gestão"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

A Wikipedia

Estrutura, Organização e Gestão

Projeto FEUP 2014/2015 -- Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Armando Sousa & Manuel Firmino J. N. Fidalgo

Equipa 1MIEEC04_5

Supervisor: Maria Teresa Andrade Monitor: Filipe Lopes

Estudantes & Autores:

Daniel M. Granhão up201406280@fe.up.pt Renato A. Ferreira 201405113@fe.up.pt

Edgar L. Passos up201404131@fe.up.pt Telmo M. Oliveira 201404248@fe.up.pt

(2)

Resumo

No âmbito do Projeto FEUP, o nosso grupo teve como objetivo investigar diferentes tópicos sobre a Wikipedia de forma a conseguir compreender este gigante website que está muito presente na procura de informação online.

Vamos começar por fazer uma abordagem histórica à Wikipedia, observando as suas origens e tempos iniciais. Posteriormente analisaremos a gestão do website, observando como é editada a informação que é recolhida e publicada pelos milhares de contribuidores; vendo também como se contribui para o desenvolvimento da enciclopédia virtual, sendo que existem formas definidas de editar ou criar novos tópicos.

Como é importante referir que nem toda a informação que nos chega é fiável ou certificada, devido a uma grande liberdade na edição e publicação de artigos, teremos uma secção dedicada à veracidade dos factos e aos riscos que se corre ao utilizar a Wikipedia como fonte de informação.

Palavras-Chave

Wikipedia, Wikimedia, enciclopédia, utilizadores, editar, informação, artigo, página, autor, veracidade, fiabilidade, conteúdo, fontes.

(3)

Agradecimentos

Queremos agradecer a todos os que nos ajudaram neste projeto, desde as palestras iniciais até ao acompanhamento mais próximo, deixando umas palavras especiais para a professora Maria Teresa Andrade, por nos guiar na direção certa, e ao nosso monitor Filipe Lopes, por estar sempre atento e ter alguma paciência conosco.

(4)

Índice

Lista de tabelas ... 5 Lista de figuras ... 5 1. Introdução ... 6 2. História da Wikipedia ... 6 3. Gestão da Wikipedia ... 7

3.1. Quem gere a Wikipedia? ... 7

3.2. Como se pode contribuir? ... 8

3.2.1 Contribuir para páginas existentes. ... 9

3.2.2 Criar novas páginas. ... 10

4. Veracidade de informação e boas práticas ... 10

4.1. Podemos “confiar” na WIkipedia? ... 10

4.2. Os autores têm créditos? ... 11

4.2.1. Obrigações dos reutilizadores ... 12

4.3. Violações de direitos de autor. ... 12

4.4. Existem “sponsors”? ... 14

4.5. Boas práticas para a utilização da Wikipedia. ... 14

4.6. Que referências devemos indicar na Wikipedia? ... 16

5. Conclusões ... 17 Referências bibliográficas ... Error! Bookmark not defined.

(5)

Lista de tabelas

Tabela 1:

Alguns Grupos de Utilizadores Pág. 8

Tabela 2:

Tipos de Proteção Pág.10

Tabela 3:

Formas de Direitos de Autor Pág.14

Lista de figuras

Figura 1:

Edição de uma página existente da Wikipedia Pág.11

(6)

1.

Introdução

A Wikipedia é incontornavelmente uma grande fonte de informação nos nossos tempos, sendo presença habitual nos resultados de pesquisas e, consequentemente, o primeiro recurso de muitos para a realização de trabalhos.

Como a própria página inicial indica, a Wikipedia é a “enciclopédia livre que que todos podem editar”, isto é, a essência do site é a liberdade que concede aos utilizadores, em que virtualmente qualquer tópico pode ser editado por qualquer pessoa.

2. História da Wikipedia

A Wikipedia nasceu a 15 de Janeiro de 2001, uma segunda feira, e foi criada por Jimmy Wales e Larry Sanger. O par já tinha criado o website Nupedia, no ano de 2000, com o objetivo de ter uma enciclopédia na qual apenas peritos poderiam publicar, de preferência doutorados na área sobre a qual publicariam, no entanto, o projeto nunca deu frutos e fechou em 2003, tendo apenas sido criados 34 artigos.

Originalmente, a Wikipedia, que poderia ser editada por qualquer pessoa, seria um banco de “propostas” de artigos a ser adicionados à Nupedia, mas após o falhanço da Nupedia, Jimmy Wales decidiu apostar na Wikipedia, que contava já com cerca de 20 000 artigos em menos tempo que a Nupedia. Larry Sanger discordou desta decisão e abandonou o projeto.

Depois de várias versões experimentais, no final do ano 2001 a Wikipedia contava já com vários domínios referentes a diferentes países como a Alemanha, França, Portugal, Rússia, Itália, entre outros. Assim sendo, no final de 2012 a dimensão global da Wikipedia era tão grande que 83% dos seus artigos estavam em versões internacionalizadas.

(7)

3. Gestão da Wikipedia

No inicio, sendo a Wikipedia de acesso livre, qualquer pessoa com internet poderia editar os seus artigos. Hoje em dia cerca de 77 mil editores, desde grandes estudiosos até leitores regulares, editam a Wikipedia.

Tal liberdade exige um controlo, para manter a integridade e qualidade da informação no maior nível possível.

3.1. Quem gere a Wikipedia?

A Wikipedia pertence a uma organização mãe, a Wikimedia Foundation. Apesar disso, o site, na sua maioria, gere-se a si mesmo. Existem, no entanto, ações que só podem ser efetuadas por membros com um certo nível de privilégios. Estes utilizadores dividem-se em grupos, dos quais os que mais se destacam são os utilizadores não registados, os utilizadores confirmados, os administradores e o staff, apesar de existirem muitos mais grupos (stewards, burocratas, novos utilizadores, editor de templates, etc).

Tabela 1: Alguns Grupos de Utilizadores

Grupo Descrição e permissões

Utilizadores não registados Utilizadores que não têm conta na Wikipedia. Podem ler qualquer página, editar páginas não protegidas e criar páginas de discussão.

Utilizadores auto-confirmados Utilizadores com mais de 10 contribuições e que estão registados há mais de 4 dias. Podem mover páginas, editar páginas não bloqueadas e fazer upload de ficheiros.

Administradores São responsáveis pela manutenção da

qualidade do conteúdo. Podem editar quase todas as páginas, apagar artigos, aplicar (ou remover) proteções, moderar discussões e atribuir (ou retirar) privilégios (abaixo de Administrador) a outros utilizadores.

Staff Membros da Wikimedia Foundation- Podem

alterar todas as páginas, para além de terem os mesmos poderes dos Administradores.

(8)

3.2. Como se pode contribuir?

Qualquer pessoa pode editar praticamente qualquer página da Wikipedia com conteúdo que pense útil. Apesar disto, existem páginas que estão “bloqueadas” por se tratarem de alvos comuns a edições erróneas ou mal intencionadas, estando nestas inseridas, entre outras:

● Páginas de pessoas vivas (atores, desportistas, cientistas, etc.).

● Assuntos controversos (conflitos internacionais, teorias científicas disputadas, etc.). ● Figuras religiosas.

O facto de estas páginas estarem bloqueadas não quer dizer que continuem no seu estado atual indefinidamente, sendo possível fazer sugestões de edição na “Talk Page” (Página de discussão) do artigo. Se as sugestões forem aprovadas, um administrador editará a página em concordância.

Para além do estado de bloqueio total, existem também outros:

Tabela 2: Tipos de Proteção

Estado de Proteção Restrições

Estado Semi-Protegido A edição fica restringida a utilizadores registados com pelo menos 10 edições e 4 dias desde a criação da conta.

Proteção contra recriação Aplica-se a temas sobre os quais são/foram repetidamente criadas e apagadas páginas. Proteção permanente A edição fica restringida a administradores

da Wikipédia.

Superproteção A edição fica restringida a Staff da

Wikipedia.

Proteção em cascata A edição fica restringida a administradores da Wikipédia, e todos as páginas e imagens ligadas à página ficam sob a mesma proteção.

Proteção contra movimento A página não pode ser movida de categoria, excepto pelos administradores

Proteção contra uploads Não pode ser feito upload de qualquer conteúdo multimédia para a página.

(9)

Figura 1: Edição de uma página existente da Wikipedia

3.2.1 Contribuir para páginas existentes.

1. Carregar no botão “Editar” no topo de uma página ou no cabeçalho de uma secção.

2. Editar o texto na caixa de edição.

○ Para formatação, pode ser usado o “Wiki Markup”, um código de formatação parecido com o HTML, para o qual há um guia de referência na página de edição

3. Indicar a mudança feita na secção “Resumo da Edição”. ○ Indicar se foi feita uma pequena ou grande alteração.

○ É recomendado que as grandes alterações sejam antes discutidas na página de discussão do artigo.

(10)

3.2.2 Criar novas páginas.

Apenas utilizadores registados podem criar novas páginas. É obrigatório juntar referências que suportem o conteúdo da nova página.

É recomendado evitar:

● Violar copyrights (direitos de autor). ● Plágio/falta de citações.

● Discurso parcial

● Definições de palavras (apenas).

○ Este conteúdo deve ser colocado na página

Wikitionary.

● Colocar artigos na categoria errada. ● Criar artigos de interesse local ● Criar artigos sobre notícias.

○ Este conteúdo deve ser colocado na página Wikinews.

4. Veracidade de informação e boas práticas

4.1. Podemos “confiar” na WIkipedia?

Por ser livre e recorrer à colaboração, a Wikipedia tem sido bastante criticada em relação à veracidade das informações publicadas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a Wikipédia é confiável e frequentemente os seus conteúdos são melhores que artigos científicos escritos por técnicos e especialistas.

Criada em agosto de 2003 para responder à questão da veracidade da informação, a política de conteúdo permitiu a possibilidade de verificação do que está escrito. Esta política diz que “O limiar mínimo para inclusão de material na Wikipedia rege-se pelo conceito da verificabilidade e não pelo conceito de veracidade."

(11)

Porém, não é uma fonte segura por não haver controlo/verificação imediato das informações novas ou alteradas. Existindo casos de informação errónea a que utilizadores podem aceder e ficar mal informados. Para contra-atacar esta falta de segurança é sempre aconselhável recorrer a boas práticas da utilização de informação como já referimos.

Mas, mais uma vez, informação verificável é equivalente a informação que qualquer leitor deverá poder verificar já ter sido publicada por uma fonte viável anterior.

Por vezes existem algumas exceções a esta verificabilidade/veracidade do conteúdo: Simon L. Garfinkel define veracidade como:

"Na Wikipédia, a verdade é visão consensual de um assunto".

Assim, existem certos temas onde a "verdade" é generalizada de forma a não causar constrangimentos com a comunidade que utiliza a informação.

4.2. Os autores têm créditos?

Os autores dos artigos da Wikipedia têm, no mínimo direito a serem reconhecidos. Têm, também, direito a ter a informação por eles criada e fornecida protegida.

A maior parte do texto contido na Wikipédia, está licenciado ao público segundo termos da Licença Creative Commons ( CC-BY-SA) e da GNU Free Documentation Licence (GFDL).

A Wikipedia tem como objetivo espalhar informação e torná-la acessível a toda a comunidade. Desta forma, o conteúdo da Wikipedia está disponível para ser copiado, modificado e redistribuído, desde que sejam atribuídos créditos aos autores dos artigos e que sejam cumpridas algumas regras.

(12)

Para que os objetivos traçados pelos criadores e gestores da Wikipedia sejam cumpridos, isto é, para que a informação seja espalhada de forma segura e legal, é necessário:

- Dar autorização para copiar, distribuir e modificar o documento segundo os termos da CC-BY-SA

- Uma cópia da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported - Uma cópia da licença GNU de documentação livre

- Manter o conteúdo sob termos de avisos gerais

4.2.1. Obrigações dos reutilizadores

Para usar as ideias presentes na Wikipedia nos própios livros, artigos ou websites, tem que se ter em conta os termos da CC-BY-SA e da GFDL.

Se criar a sua própria versao derivada pela alteraçao e/ou adiçao de conteudo deve, também:

● estar licenciado pela CC-BY-SA ● Reconhecer a autoria do artigo ● Dar acesso à cópia transparente

4.3. Violações de direitos de autor.

“O Direito de Autor abrange direitos de carácter patrimonial e direitos de natureza pessoal, denominados direitos morais. No exercício dos direitos de carácter patrimonial o autor tem o direito exclusivo de dispor da sua obra e de fruí-la e utilizá-la ou autorizar a sua fruição ou utilização por terceiro, total ou parcialmente. Independentemente dos direitos patrimoniais, e mesmo depois da transmissão ou extinção destes, o autor goza de direitos morais sobre a sua obra, designadamente o direito de reivindicar a respectiva paternidade e assegurar a sua genuinidade e integridade.”

(13)

Tabela 3: Formas de Direitos de Autor

Forma de Direito de Autor

Domínio Público A obra pode ser utilizada sem qualquer tipo

de restrição. só não se pode atribuir os créditos a alguem que não seja o autor.

Copyleft Permite a utilização da obra de modo a

distribuir o seu conteúdo

Livre/GNU/Free Qualquer pessoa pode utilizar a informação desde que mantenha visível o autor ou outros que corrigiram essa informação.

Copyright A informação pode ser utilizada se tiver sido

adquirida legalmente. Caso contrario, poderá ser sujeito a processos judiciais.

Na Wikipedia, quando há uma suspeita de violação de direitos de autor, deve-se comunicar na página de discussões do artigo, a partir daí, responsáveis examinarão o caso.

Se o conteúdo for copiado, deve ser removido até que o autor dê autorização para ser usado. Caso isso se verifique, a informação pode ser restaurada.

Se um utilizador estiver constantemente a colocar informação sob copyright na Wikipedia apesar dos avisos, é dada a ordem para removê-lo a fim de salvaguardar o projeto.

(14)

4.4. Existem “sponsors”?

A Wikimedia Foundation, fundação responsável pela Wikipedia, é uma organização sem fins lucrativos e, como muitas outras, depende bastante de doações para continuar a existir, sendo que qualquer pessoa pode doar a quantidade de dinheiro que desejar.

A maior parte das doações é feita por fundações de todo o mundo, sendo que é possível ver uma lista completa dos maiores doadores (mais de $1000) a partir da página principal do website da Wikimedia Foundation, em “Benefactors”.

4.5. Boas práticas para a utilização da Wikipedia.

Sendo a maior e mais importante enciclopédia estabelecida na Internet , a Wikipedia e o seu fluxo de utilizadores diários, juntamente com a opção de "editar" que lhe é característica, tornam-na uma duvidosa fonte de informação.

Daí que a sua utilização levante questões principalmente a nível académico. No qual é necessário rigor cientifico exigente na elaboração de relatórios e trabalhos.

(15)

Neste sentido é necessário levar a cabo certas práticas para complementar, provar ou até refutar qualquer informação retirada desta fonte.

Num caso geral, "boas fontes" respeitam as condições: ● fontes fiáveis (de confiança);

● imparciais (independentes do assunto); ● verificáveis por outros editores.

Estas condições devem ser utilizadas em qualquer recolha de informação, sendo mesmo divulgadas pela própria Wikipedia para ajudar os seus editores a partilhar conteúdo o mais próximo da verdade possível.

Explorando a condição de verificabilidade relativamente à informação de cada conceito presente nesta enciclopédia, é recomendado comparar sempre com outras fontes, das quais podem pertencer ás referências presente nas respetivas páginas. Desta forma podemos não só reconhecer a sua veracidade como garantir que as nossas pesquisas e esforços não vão enganar o publico alvo.

Relativamente ao plágio, é um principio ético revelar as fontes de informação e ideias utilizadas em qualquer projeto. A Wikipedia não foge à regra e dispensa de uma extensa bibliografia que lhe permite a junção de conteúdos, filosofias e ideias variadas para desenvolver certo assunto.

Em alguns casos existe utilização de informação à qual foi necessário pedir autorização do autor e a sua utilização indevida é plágio e pode resultar em consequências.

(16)

4.6. Que referências devemos indicar na Wikipedia?

Todo e qualquer tipo de referências podem ser observadas no final de cada página.

Figura 2: Fontes e Citações

"Todos os cursos são acreditados pela Ordem dos Engenheiros.1 " "...FEUP por toda a Europa.2"

"... é inaugurado o edifício da Rua dos Bragas (1937). 3" (...)

Toda e qualquer informação colocada pode ser verificada através das hiperligações presentes nos números ou diretamente a partir dos links referidos nas referências.

Também palavras a que estão atribuídas hiperligações (apontadores) podem remeter o utilizador para novos conteúdos.

(17)

5. Conclusões

Em suma, a Wikipedia, um projeto de segundo plano desenvolvido para servir uma enciclopédia mais elitista, acabou por se revelar uma enorme expressão de liberdade.

A evolução notável do site é um testemunho da funcionalidade do modelo de Wales e Sanger, que criaram um site dinâmico e acessível, o que é essencial para atraír utilizadores e fazer crescer ainda mais o “monstro” que já é a Wikipedia.

Com a sua política de auto-regulação (com alguma orientação), a Wikipedia torna-se uma grande mina de informação que, apesar de tudo, deve ser usada com cuidado e sempre com alguma desconfiança. O cuidado de verificar as fontes, convenientemente localizadas no fim das páginas, é praticamente obrigatório se de facto queremos ser bem informados e, por consequência, informar bem os outros.

Com a Wikipedia, praticamente toda a informação, desde a mais detalhada até à menos trabalhada, sobre praticamente todos os assuntos, está ao nosso dispor quase instantaneamente.

(18)

Bibliografia

Oliveira, F. M. (2012, maio 09). "A Wikipédia é Confiável ou Não?". Retrieved from To Be Geek: http://www.2be-geek.com/artigos/a-wikipedia-e-confiavel-ou-nao

TERRA NETWORKS BRASIL S.A. (2008, outubro 23). Retrieved from

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI3277787-EI12884,00-Wikipedia+e+confiavel+diz+especialista.html

Wikipedia. (2013, abril 01). Benefactors. Retrieved from Wikipedia: http://wikimediafoundation.org/wiki/Benefactors

Wikipedia. (2013, dezembro 30). Wikipédia:Sobre a Wikipédia. Retrieved from Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Sobre_a_Wikip%C3%A9dia

Wikipedia. (2014, outubro 01). Help:Editing. Retrieved from Wikipedia: en.wikipedia.org/wiki/help:editing

Wikipedia. (2014, outubro 8). Wikipedia: About. Retrieved from Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:About

Wikipedia. (2014, setembro 27). Wikipédia:Direitos de autor. Retrieved from Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Direitos_de_autor

Wikipedia. (2014, outubro 27). Wikipedia:Protection policy. Retrieved from Wikipedia: en.wikipedia.org/wiki/wikipedia:protection_policy

Youtube. (2009, dezembro 02). The History of Wikipedia (in two minutes). Retrieved from Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=oVFPW0r4jWk

Referências

Documentos relacionados

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

Nas Lições de Epicteto há inúmeras passagens onde o tó soma é apresentado como o primeiro item listado entre aquelas coisas “não sobre nós”, ou seja, que não nos

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

A contratação pública socialmente responsável.. A alteração ao CCP de 2017 já previa alguns aspetos de execução do contrato, relacionados com condições de natureza social

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Engenharia de Cardápio. Segundo Rapp, o topo ou o canto superior direito da página 

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Os resultados positivos da CECA possibilitaram que, em 1957, estes 6 países, os chamados países fundadores, assinassem o Tratado de Roma, criando a Comunidade Económica Europeia