• Nenhum resultado encontrado

ESTUDAR EM PORTUGAL POR ONDE COMEÇAR?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDAR EM PORTUGAL POR ONDE COMEÇAR?"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

ESTUDAR EM PORTUGAL POR ONDE COMEÇAR?

D E B O R A S I L V A

B Y B O R A E S T U D A R F O R A

(2)

Olá futuro Estudante Português!

Neste E-book você encontrará como e por onde começar a se preparar para estudar em Portugal!

Como Estudar em Portugal?

Para um bom planejamento, você deve ter em mente qual é seu perfil:

Quero morar em Portugal com minha família!

Ou

Quero me qualificar em uma Universidade no exterior!

Independente desta resposta consideramos Portugal uma ótima oportunidade para você.

Porém, seu planejamento deve estar centrado no seu objetivo final, portanto a escolha da modalidade do curso, assim como universidade e cidade terão pesos diferentes conforme seu objetivo final!

Por isso vamos listar neste e-book as modalidades de curso, duração e as vantagens e desvantagens de cada um.

A opção mais recorrente em nossas consultorias é a pós-graduação.

(3)

Esta é oferecida em nível de mestrado (2 anos) pelos Institutos Politécnicos e pelas Universidades, já o doutorado (3 anos) você encontrará somente nas Universidades.

A vantagem é que não precisa de prova e algumas universidades oferecem condições ótimas para estudantes brasileiros. A desvantagem é que pode ser mais cara que uma graduação e você deverá comprovar um bom rendimento de notas na sua formação brasileira.

A graduação, chamada aqui de licenciatura tem a duração de 3 anos, uma das opções de entrada é através do ENEM e possui um processo seletivo exclusivo para os brasileiros. E a grande vantagem é a baixa concorrência na maioria dos cursos, e o aproveitamento de até 5 “ENEMS” passados (dependendo da instituição).

A desvantagem é para quem deseja uma qualificação para o mercado de trabalho português, pode enfrentar a grande concorrência entre os milhares de mestres que se formam todos os anos em Portugal.

Para os que querem apenas uma qualificação profissional existe a possibilidade de fazer um mestrado integrado à graduação com duração de 5 anos.

Os cursos técnicos superiores, possuem duração de 2 anos, e o curso é voltado para o mercado de trabalho. A grande vantagem é que esse tipo de curso pode ser até 60% mais barato do que uma graduação tradicional, portanto vale a pena considerar! O ponto negativo é que a maioria dos Institutos que oferecem esses cursos não aceitam a nota do ENEM, e possuem um processo específico para esta modalidade!

PÓS-GRADUAÇÕES

Se você já está decidido a fazer uma pós-graduação esse bloco é para você!

(4)

A grande desvantagem da pós é que você precisará ter concluído ou ter previsão de conclusão da sua graduação até o início do ano letivo (que é setembro). Se possui esse requisito, essa pode ser uma ótima opção, pois muitos cursos de pós-graduações são até mais baratos do que uma graduação.

A grande vantagem de estudar em Portugal é que para esse tipo de curso não há necessidade de prova, projeto, entrevista.... Só quem já passou por isso no Brasil sabe como é demorado e estressante. As Universidades Portuguesas levam em consideração sua média final na faculdade, seu currículo e suas experiências com o assunto proposto na pós-graduação.

Muitas Universidades cobram o mesmo valor para alunos nacionais e internacionais, então vale a pesquisa!

Em um curso de pós você pagará em média 1000 a 2000 euros por ano, no caso do mestrado, e de 1500 a 3000 euros por ano em um doutorado. Esses valores são parcelados entre 6 a 10 vezes pela própria universidade. Após ter sido aceito na faculdade é possível solicitar bolsas e ajudas, tanto pela faculdade quanto por agências do governo brasileiro.

Um conselho: tenha em mãos um modelo de carta de motivação e algumas cartas de recomendação, pois a maioria das universidades pedem para anexar no

processo de seleção.

Esteja preparado também para taxa de inscrição que poderá variar de 10 a 100 euros (sim a Universidade do Porto cobra 100 euros ), na sua planilha de planejamento considere esse valor!

(5)

GRADUAÇÃO/LICENCIATURA

Se você já está decidido a fazer uma graduação esse bloco é para você!

A grande vantagem da graduação é justamente a possibilidade de entrar com a nota do ENEM, para quem fez a prova nos últimos 5 anos vale pesquisar.

Porém quanto mais próximo for a prova do ENEM que você fez mais possibilidades de instituições você terá!

No geral o processo com a nota do ENEM é simplificado, pois você terá que apenas aguardar as inscrições e anexar os documentos, além é claro de pagar a taxa de inscrição da universidade que você deseja!

Mas sabemos que até chegar esse ponto lá vai muitas horas de pesquisas e leituras, afinal mudar de país não é uma tarefa tão fácil!

Mas estamos aqui para dividir nossa caminhada com vocês e dar dicas que você não encontrará em nenhum site, pois foi vivendo por aqui que descobrimos muitas formas de facilitar todo esse processo!

Para conseguir economizar no valor da propina (anuidade) o ideal é você estar aberto para as possibilidades de cursos e cidades.

Faça uma lista de cursos que são relacionadas com o seu sonho. Pelo menos 3 cursos!

Faça outra lista com as características que são imprescindíveis ter na cidade que irá morar. Lembre-se do que é prioridade total para você!

Agora pesquise os três cursos e faça o mapeamento das cidades que

eles estão instalados, desta forma você conseguirá chegar a uma decisão

mais próxima da idealizada.

(6)

Mas se você realmente quer economizar, esteja disposto a renunciar algum item da sua lista, desta forma você terá um maior leque de oportunidades.

A dica master para conseguir um valor barato é procure nas intuições do interior, principalmente os Institutos Politécnicos, neles a concorrência é menor e geralmente as propinas caem muito em relação às Universidades.

Lembre-se de se certificar que você pode realizar o processo como aluno internacional, consulte o Estatuto do estudante internacional. Em suma você não pode ser cidadão de Portugal e nem da União Europeia, nem ter parentesco próximo (filhos ou pais). E não ter adquirido o Estatuto de Igualdade entre Brasil e Portugal até o ano letivo que se candidata.

Outro ponto importante para se lembrar é que aluno internacional paga um valor diferente na maioria das Instituições, então sempre se baseie nos documentos referentes a alunos internacionais nos sites das instituições!

Com o curso escolhido é só aguardar a próxima fase de inscrição e anexar documentos que comprovem sua nota do Enem, identificação, documentos de conclusão do seu ensino médio e pagar a taxa de matrícula.

Curso Técnico Superior

Se você já está decidido a fazer uma graduação, não desconsidere esta opção!

A grande vantagem do curso técnico superior, sem dúvidas, é o

valor! Outro ponto que pode definir sua escolha é o modo de acesso, diferente das

licenciaturas, não é necessário ter feito ENEM nos últimos anos. Claro que há exceções,

porém, a maioria dos institutos que oferecem este curso possuem seu próprio sistema

de seleção.

(7)

Em suma você precisará de ter em mãos diploma e histórico escolar apostilados (apostilamento de HAIA), e seus documentos de identificação. Fará seu cadastro no site respectivo da Instituição, então é só anexar os documentos e esperar a resposta!

Alguns institutos pedem cópia dos documentos apostilados por correio, portanto fique atento a essa possibilidade e reserve um orçamento, pois o envio de documentos do Brasil para a Europa pode sair na faixa dos 200 reais.

Tendo o aceite da faculdade você poderá aplicar para o visto, ou se já estiver em solo europeu poderá solicitar a entrevista no SEF.

Como o preço é o grande diferencial, vamos ao que interessa!

Há instituições que custam aproximadamente 600 euros por ano.

Este valor ainda é parcelado em até 10 vezes. O que seria 60 euros por mês! Você acredita?!

Fique atento que há institutos que cobram bem caro para os alunos internacionais! Por isso sua pesquisa deve ser filtrando os que oferecem melhores condições para nós brasileiros.

Geralmente os institutos possuem uma faixa de preço entre 600 a 1300 euros por ano, o que parcelado por 10 meses pode caber no seu bolso.

Lembre-se que mudar de país implica em muitas coisas, portanto não escolha o curso somente pelo valor, analise se a cidade e a região estão dentro do que você busca, pois, alguns euros a menos por mês, poderá te render uma frustração.

Considere o que você busca em um lugar para morar e o quanto irá

pagar no curso. Faça um balanço entre os dois, que tenho certeza que você irá escolher

a cidade certa!

(8)

Visto de Estudante

Na situação mundial, atual, o estudante em Portugal ainda é considerado fator essencial, portanto as fronteiras para este grupo estão abertas! Por isso várias famílias encontraram nos Estudos a possibilidade de imigrar ainda em 2021!

Sim é possível reagrupar cônjuge, e filhos menores. Portanto o perfil de imigração mudou significativamente, pois as famílias tem chegado de forma legal e com uma estratégia de imigração simples, barata e segura!

Para o visto é necessário ter a carta de aceite da faculdade em questão, então esse passo é depois de você ter se candidatado ao curso desejado!

A documentação é bem tranquila e são poucas as exigências, você pode confirmar a lista no Consulado Português ou pela empresa VFSGlobal, que é a responsável pela emissão de vistos no sudeste, Brasilia e Bahia. ( Segue a lista da VFSGlobal no anexo).

Também em anexo há um passo a passo de como proceder o pedido de visto de estudos!

Sabemos que é muita informação, e para organizar melhor essas

questões desenvolvemos o Guia Estudar em Portugal, a Consultoria Personalizada e a

Mentoria em Grupo, você pode se informar melhor em nosso site

www.boraestudarfora.com. Além de nossos serviços ainda temos um conteúdo

GRATUITO todas as quintas-feiras no nosso canal do Youtube, onde fazemos uma LIVE,

sempre com temas relevantes para seu planejamento, e ainda respondemos TODAS as

perguntas feitas por lá! Tá com dúvida? Cola com a gente lá!

(9)

Visto de Residência para investigação, estudo, intercâmbio de estudantes do ensino secundário, estágio e voluntariado

Nome e Apelido do requerente:

Endereço de correio eletrónico (Email):

Contacto telefónico direto:

Motivo da deslocação a Portugal:

REQUISITOS PARA TODOS OS REQUERENTES DESTE TIPO DE VISTO

SIM EM FALTA

Formulário de pedido de visto nacional (preenchido na íntegra e assinado pelo requerente);

2 Fotografias iguais, em tamanho 3x4, atualizadas e em boas condições de identificação do requerente (1 colada no formulário)

☐ ☐

Passaporte ou outro documento de viagem, válido por mais de três meses após

a data prevista para o regresso.

☐ ☐

Fotocópia do passaporte (dados biográficos e páginas com carimbo).

☐ ☐

Comprovativo da situação regular caso seja de outra nacionalidade que não a do país onde solicita visto (Registo Nacional de Estrangeiros – RNE) com validade de 3 meses após data prevista de regresso.

☐ ☐

Seguro de viagem válido, que permita cobrir as despesas necessárias por razões médicas, incluindo assistência médica urgente e eventual repatriamento em caso de morte ou PB4 emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil.

☐ ☐

Certificado de registro criminal emitido pela Polícia Federal do Brasil nos últimos 30 dias. Em caso de estrangeiros, emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade do requerente ou do país em que resida há mais de um ano (não aplicável a menores de 16 anos), com Apostila de Haia.

☐ ☐

Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (não aplicável a menores de 16 anos)

(minuta 2)

☐ ☐

COMPROVATIVO DE MEIOS DE SUBSISTÊNCIA (nos termos da Portaria

1563/2007, de 11 dezembro, quando aplicável)

☐ ☐

DOCUMENTO ESPECÍFICO

(10)

Investigadores

Contrato de trabalho ou convenção de acolhimento com centro de investigação ou instituição de ensino superior; ou,

comprovativo de ter sido admitido em centro de investigação ou instituição de ensino superior e possuir bolsa ou subvenção de investigação; ou,

termo de responsabilidade subscrito pelo centro de investigação ou instituição de ensino superior que garanta a sua admissão, bem como as despesas de estada.

Os investigadores admitidos em centro de investigação ou instituição de ensino superior oficialmente reconhecido nos termos do artigo 91º-B da legislação em vigor estão dispensados de apresentar seguro de saúde ou equivalente, contrato de trabalho ou convenção, seguro de viagem ou meios de subsistência.

Para os efeitos de prova de meios de subsistência, devem ser tidos em consideração os meios provenientes de subvenções ou bolsas de estudo.

Estão dispensados de apresentação de prova de suficiência de meios de subsistência os investigadores beneficiários de bolsa de investigação.

☐ ☐

Frequência do ensino superior

Prova de ter sido aceite em instituição do ensino superior para frequência de um programa de estudos e que possui os recursos suficientes para a respetiva frequência;

São dispensados da prova de suficiência de meios de subsistência os estudantes beneficiários de uma bolsa de estudo, assim como os nacionais de Estados terceiros de língua oficial portuguesa.

O requerente de visto de residência para atividade de investigação ou frequência no ensino superior, quando seja beneficiário de bolsa de estudo ou investigação, está dispensado de prova de suficiência dos meios de subsistência.

O requerente de visto de residência para frequência no ensino superior, secundário ou profissional, quando seja beneficiário de uma bolsa de estudo atribuída pelo Instituto Camões, está dispensado de prova de suficiência dos meios de subsistência.

Os estudantes admitidos em instituição de ensino superior oficialmente reconhecido nos termos da legislação em vigor (Portaria 111/2019, de 12 de abril) estão dispensados de apresentar seguro de saúde ou equivalente, de comprovar condições de admissão ou em como foi aceite em instituição de ensino superior, seguro de viagem ou meios de subsistência.

☐ ☐

(11)

Estudo no ensino secundário

Prova de ter sido aceite em estabelecimento de ensino;

Ter entre 14 e 21 anos de idade;

Prova de ter sido acolhido por família ou ter alojamento assegurado em instalações adequadas, durante o período da estada;

Sendo bolseiro do Instituto Camões é dispensado de apresentação de documento comprovativo de admissão bem como prova de meios de subsistência.

Para os efeitos de prova de meios de subsistência, devem ser tidos em consideração os meios provenientes de subvenções ou bolsas de estudo.

No caso de intercâmbio de estudantes, a prova de meios de subsistência pode ser efetuada através de apresentação de termo de responsabilidade pela organização responsável por programas de intercâmbio de estudantes.

☐ ☐

Estágio não remunerado

Comprovativo em como foi aceite como estagiário por uma entidade de acolhimento certificada;

Contrato de formação, no domínio do diploma de ensino superior ou de ciclo de estudos que frequenta, o qual deve conter: programa de formação, duração e horário da formação, localização e condições de supervisão do estágio, caracterização da relação jurídica entre o estagiário e a entidade de acolhimento, menção de que o estágio não substitui um posto de trabalho.

Para prova de meios de subsistência, pode ser efetuada através de apresentação de termo de responsabilidade pela entidade de acolhimento de estagiários.

☐ ☐

Voluntariado

Contrato com a entidade de acolhimento responsável pelo programa de voluntariado, com a duração, horário, condições de supervisão e garantia da cobertura das despesas de alimentação e alojamento;

Subscrição de um seguro de responsabilidade civil pela entidade de acolhimento, salvo no caso dos voluntários que participam no Serviço Voluntário Europeu.

A prova de meios de subsistência pode ser efetuada através de apresentação de termo de responsabilidade pela organização responsável por programas de voluntariado.

☐ ☐

DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL PARA MENORES DE IDADE

 Autorização dos pais para o menor viajar e permanecer em Portugal

durante o período previsto de acordo com o motivo da estada.

☐ ☐

 Fotocópia do Bilhete de Identidade dos progenitores.

☐ ☐

(12)

Nota:

- A não apresentação de todos os documentos necessários poderá implicar o indeferimento do pedido de visto.

- O Posto Consular reserva-se o direito de solicitar outros documentos que não os acima mencionados sempre que achar conveniente.

- O fato de serem apresentados todos os documentos necessários ao processo, não implica a concessão automática do visto. A recusa do pedido de visto não dá direito ao reembolso dos emolumentos.

(13)

VFS Global

Passo a Passo – Como solicitar um visto de estudos

1. Acesse a página inicial da VFS Global Portugal em:

https://www.vfsglobal.com/portugal/brazil/

e clique em -> Tipos de

Visto -> Visto de Residência

(14)

VFS Global

2. Clique em “Taxas Consulares” para se informar sobre o valor das taxas e método de pagamento. O pagamento

deve ser feito via depósito na boca do caixa, e o comprovante original enviado juntamente com a

documentação.

IMPORTANTE

Em decorrência da pandemia, o retorno do passaporte deverá ser realizado exclusivamente via correio. O valor deverá ser pago juntamente com as taxas citadas acima. Para verificar o

valor do envio para seu endereço acesse:

https://www.vfsglobal.com/portugal/brazil/additional-services.html#5

(15)

VFS Global

3. Clique em “Documentos necessários” para verificar o checklist de

“Visto de Residência para investigação, estudo, intercâmbio de estudantes do ensino secundário, estágio e voluntariado”.

IMPORTANTE:

Um dos itens mandatórios para o prosseguimento de seu processo é o

seguro médico internacional de viagem. Caso ainda não o tenha,

acesse insubuy.com/visto para conferir ótimas cotações.

(16)

VFS Global

4. Acesse o “Formulário de pedido de visto” e o

“Requerimento para consulta do registro criminal português”

Observações:

Envie seu checklist impresso em duas vias com seu cabeçalho devidamente preenchido.

Todos os documentos deverão ser enviados na exata ordem das listas, previamente assinados, impressos em papel branco A4 apenas em frente, sem grampos, clips, post-its ou folhas de rosto e fora de qualquer tipo de pasta.

(17)

VFS Global

A ausência de qualquer um dos documentos apontados acarretará no não processamento de seu pedido de visto .

A apresentação dos documentos não garante concessão de visto portanto, os postos Consulares reservam-se ao direito de solicitar outros documentos que não os listados através da VFS Global sempre que considerarem necessário.

5. Clique em “Especificações para fotografias” para verificar o padrão da foto que deverá ser enviada juntamente com

seus documentos.

(18)

VFS Global

6. Você pode verificar as informações referentes ao prazo de processamento na respectiva aba.

IMPORTANTE

Note que a VFS não realiza confirmação de recebimento de envelope, caso a documentação esteja completa, a mesma será processada e o solicitante receberá um e-mail automático contendo o número do processo em aproximadamente 7 dias úteis. Caso haja alguma pendência ou correção, você será contatado via e-mail dentro deste mesmo prazo.

(19)

VFS Global

7. Você encontrará serviços adicionais para maior conveniência em seu processo em:

https://www.vfsglobal.com/portugal/brazil/additional-services.html

(20)

VFS Global

8. Certifique-se de seguir as orientações deste manual antes de enviar seus documentos. Uma vez estando na devida

ordem, localize sua jurisdição com base em sua residência em:

https://www.vfsglobal.com/portugal/Brazil/pdf/jurisdiction.pdf Envie os documentos para o respectivo centro de solicitação de vistos:

VFS GLOBAL Portugal São Paulo Edificio Itamaraju

Rua Butantã 434, 5º andar – Pinheiros – São Paulo CEP 05424-000 Infoportugal.sp@vfshelpline.com

VFS GLOBAL Portugal Rio de Janeiro Edf Candido Mendes

Rua da Assembléia - número 10 - 35º andar Salas 3513, 3514, 3515 Centro, Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20.011-901

infoportugal.rj@vfshelpline.com

VFS GLOBAL Portugal Salvador Condomínio Salvador Prime

Av. Tancredo Neves – número 2227, sala 1007 – 10º andar Caminho das Árvores

Salvador - BA CEP: 41820-021

Infoportugal.ba@vfshelpline.com

VFS GLOBAL Portugal Brasília Edf Capital Financial Center

SIG Quadra 04, 1º andar, Sala 116, Bloco A Brasilia - DF

CEP: 70.610-440

Infoportugal.bsb@vfshelpline.com VFS GLOBAL Portugal Nova Lima

(21)

VFS Global Edifício Atlanta 2

Alameda Oscar Niemeyer – número 1033 – sala 627 – Vila da Serra Nova Lima – Minas Gerais

CEP: 34006-065

infoportugal.mg@vfshelpline.com

Referências

Documentos relacionados

Os dados descritos no presente estudo relacionados aos haplótipos ligados ao grupo de genes da globina β S demonstraram freqüência elevada do genótipo CAR/Ben, seguida

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Esse sistema permite a obtenção de um composto orgânico com qualidades físicas, químicas e biológicas comprovadas, sendo o produto certificado pelo

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

A exposição tabágica ambiental encontra-se ligada ao aparecimento de resultados adversos para a saúde, sendo relatada uma relação de causalidade com doen- ças respiratórias, como

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro