• Nenhum resultado encontrado

PARA QUEM CURSA O 7.O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARA QUEM CURSA O 7.O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Texto para as questões de 1 a 3. Colégio Nome: _____________________________________________________________________ N.º: __________ Endereço: ______________________________________________________________ Data: __________ Telefone: _________________ E-mail: _________________________________________________________ Disciplina: PORTUGUÊS NOTA:

PARA QUEM CURSA O 7.O

ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2018 Prova:

(2)

QUESTÃO 1

Em “Febre amarela mata, mas você pode se proteger”, a palavra em destaque serve para a) introduzir uma explicação.

b) opor duas ideias. c) indicar uma causa.

d) indicar uma consequência. e) acrescentar uma ideia.

RESOLUÇÃO

O conectivo em destaque é uma conjunção coordenativa adversativa que tem por objetivo indicar uma relação de oposição, adversidade à oração a que está ligada. Resposta: B

QUESTÃO 2

Nos trechos “Vacine-se!” e “Procure um posto de saúde mais próximo”, os verbos estão no modo imperativo para indicar a

a) incerteza sobre a eficácia da vacina. b) dificuldade de se dirigir ao leitor. c) dúvida sobre os locais de vacinação. d) intenção de convencer o leitor. e) condição para ser vacinado.

RESOLUÇÃO

O modo imperativo expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Nos trechos indicados, foi utilizado com a intenção de convencer o leitor sobre a importância da vacinação contra a febre amarela.

Resposta: D

QUESTÃO 3

O objetivo principal do cartaz é

a) informar sobre o serviço de saúde da prefeitura de Atibaia. b) criticar as pessoas que não se vacinaram contra a febre amarela.

c) convencer as pessoas sobre a importância da vacinação contra a febre amarela. d) incentivar a população a ter carteira de vacinação.

e) divulgar as mortes causadas pela febre amarela na cidade de Atibaia.

RESOLUÇÃO

A principal finalidade do cartaz é convencer as pessoas sobre a importância da vacinação contra a febre amarela.

(3)

FUGA

Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.

– Para com esse barulho, meu filho – falou, sem se voltar.

Com três anos, já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, só estava empurrando uma cadeira.

– Pois então para de empurrar a cadeira. – Eu vou embora – foi a resposta.

Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano. Era sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa? a mãe mais tarde irá saber), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.

A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:

– Viu um menino saindo desta casa? – gritou para o operário que descansava diante da obra, do outro lado da rua, sentado no meio-fio.

– Saiu agora mesmo com uma trouxinha – informou ele.

Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro. A trouxa, arrastada no chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e – saíra de casa prevenido – uma moeda de um cruzeiro. Chamou-o mas ele apertou o passinho e abriu a correr em direção à avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia à distância.

– Meu filho, cuidado!

O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto. O menino, assustado, arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como um animalzinho:

– Que susto você me passou, meu filho – e apertava-o contra o peito comovido. – Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.

Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas: – Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.

– Me larga. Eu quero ir embora.

Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala – tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa.

– Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando. – Fico, mas vou empurrar esta cadeira.

E o barulho recomeçou.

(4)

QUESTÃO 4

Sem prejuízo de sentido, as palavras em destaque nas frases a seguir podem ser substituídas pelas sugeridas entre parênteses, exceto em:

a) “A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante” (preocupante).

b) “... teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro” (preocupado)

c) “... saíra de casa prevenido – uma moeda de um cruzeiro” (precavido). d) “O menino, assustado, arrepiou carreira” (amedrontado).

e) “O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como um animalzinho” (recolheu)

RESOLUÇÃO

A única substituição que não pode ser feita é aquela indicada na alternativa b – a palavra cabisbaixo significa acabrunhado, deprimido, humilhado, envergonhado, e não preocupado, como consta na alternativa.

Resposta: B QUESTÃO 5

Em “Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala...”, o vocábulo em destaque indica circunstância de

a) modo. b) lugar. c) intensidade. d) dúvida. e) tempo. RESOLUÇÃO

O vocábulo em destaque exerce, na frase, a função de advérbio, indicando o momento em que o pai colocou o papel na máquina; portanto, indica circunstância de tempo. Resposta: E

QUESTÃO 6

O fato de o menino ter começado a empurrar a cadeira no momento em que o pai colocou o papel na máquina indica que:

a) ele queria usar a máquina do pai. b) queria chamar a atenção do pai para si. c) ele só queria brincar perto do pai.

d) desejava aproximar-se da máquina para ver o pai. e) o barulho da máquina incomodava o menino.

RESOLUÇÃO

O texto indica que o menino começou a empurrar a cadeira porque queria chamar a atenção do pai para si.

(5)

Ao repreender o filho, o pai foi considerado injusto, principalmente pelo fato de que a) levava muito trabalho para casa e não dava atenção ao filho.

b) ficou nervoso, pois o filho não o deixava trabalhar. c) deixou o menino sair sozinho de casa.

d) o menino não suportava ficar parado como os adultos. e) o filho não tinha consciência de que estava atrapalhando.

RESOLUÇÃO

De acordo com o texto, o pai foi considerado injusto ao repreender o filho, provavelmente porque levava muito trabalho para casa e não dava atenção ao garoto. Resposta: A

QUESTÃO 8

No trecho “A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante”, sem alteração de sentido, as palavras em destaque poderiam ser substituídas por

a) paciência / chegou. b) paz / passou. c) tranquilidade / se espalhou. d) serenidade / ameaçou. e) tristeza / esbarrou. RESOLUÇÃO

Sem alteração de sentido, as palavras destacadas poderiam ser, respectivamente, substituídas por: tranquilidade e se espalhou.

Resposta: C

QUESTÃO 9

Analise as afirmações a seguir:

I. No texto, estabelece-se um conflito entre dois personagens.

II. O filho é o personagem principal, ou seja, o protagonista da ação, e o pai é o antagonista, oponente à ação do filho.

III.A solução do conflito que se estabelece entre pai e filho é favorável ao pai.

É correto o que se afirma em: a) I apenas.

b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) II e III apenas.

(6)

RESOLUÇÃO

Erro: afirmação III. De acordo com o texto, a solução do conflito, no final da história, é favorável ao filho, pois este continua fazendo a mesma coisa que fazia antes de fugir de casa.

Resposta: D

QUESTÃO 10

No trecho “Que susto você me passou, meu filho – e apertava-o contra o peito comovido”, o verbo em destaque exprime um fato

a) incerto, duvidoso. b) totalmente concluído.

c) supostamente concluído no passado. d) passado anterior a outro também passado. e) inacabado no momento em que é narrado.

RESOLUÇÃO

O verbo em destaque, conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo, exprime um fato inacabado no momento em que é narrado.

Resposta: E

QUESTÃO 11

Dos diminutivos destacados nos trechos a seguir, só não exprime noção de tamanho o do item a) “... metade de uma tesourinha enferrujada...”.

b) “ Saiu agora mesmo com uma trouxinha...”. c) “... ele apertou o passinho e abriu a correr”.

d) “... e o arrebanhou com o braço como um animalzinho...”. e) “ Fique aí quietinho, está ouvindo...”.

RESOLUÇÃO

Todos os diminutivos indicados nas alternativas exprimem ideia de tamanho, exceto quietinho.

(7)

Analise os vocábulos destacados nos fragmentos a seguir:

I. “... já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças ...”. II. “Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala...”.

III.“ Fico, mas vou empurrar esta cadeira.”.

Os trechos introduzidos por esses vocábulos expressam, respectivamente, a) causa, adição, oposição.

b) causa, inclusão, exclusão. c) comparação, adição, oposição. d) comparação, inclusão, exclusão. e) consequência, adição, oposição.

RESOLUÇÃO

Os vocábulos destacados nos fragmentos indicados na questão expressam: como – comparação; e – adição; mas – oposição.

Resposta: C

QUESTÃO 13 Considere o trecho:

A pé, algumas pessoas levam o mesmo tempo que levariam de carro para percorrer o trecho

da avenida até o museu, mas, saudavelmente, evitam o estresse de ficar paradas no trânsito.

Substituindo os trechos destacados por pronomes, teremos, respectivamente, a) percorrê-lo ... o evitam. b) percorrê-lo ... evitam-lhe. c) percorrer-lhe ... evitam-no. d) percorrer-lhe... o evitam. e) percorrer-lo... evitam-o. RESOLUÇÃO

O verbo percorrer no infinitivo perde a consoante r e acrescenta-se-lhe o pronome oblíquo o em posição enclítica (lo). Na associação com o verbo evitar, o pronome oblíquo o fica em posição proclítica, atraído pelo advérbio saudavelmente.

(8)

Nas questões 14 e 15, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases.

QUESTÃO 14

Gustavo:

Espero você aqui no MASP amanhã, depois do almoço, para fazermos a visita solicitada pelo professor de Arte. Se você ______________ o livro que lemos, ajudará muito em nossa visita, pois os detalhes que não conseguirmos ____________________ na imagem do livro poderão ser comprovados nas obras expostas. Assim, __________________ a tarefa com maior ____________.

Espero você amanhã. Pietra.

a) trouxer; enxergar; cumpriremos; êxito. b) trouxer; enchergar; compriremos; êxito c) trouxer; enxergar; compriremos; ezito. d) trazer; enxergar; cumpriremos; êxito e) trazer; enchergar; compriremos; exitô.

RESOLUÇÃO

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, o correto é: trouxer, enxergar, cumpriremos; êxito.

Resposta: A

QUESTÃO 15

Com o propósito de ___________________melhor o acervo da biblioteca, os alunos organizaram um mutirão para __________________ dos papéis que estavam nas caixas. Na escola, esse movimento vem _____________________ a cada dia.

a) prezervar; reciclagem; crecendo. b) prezervar; reciclajem; crecendo. c) preservar; recicragem; crescendo. d) preservar; reciclagem; crescendo. e) preservar; reciclagem; cressendo.

RESOLUÇÃO

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, deve-se completar as lacunas com as seguintes palavras: preservar; reciclagem; crescendo.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Pode-se observar na Tabela 3 que, na ausência de irrigação, os coqueiros provenientes de mudas com sete meses de idade apr sentaram uma emissão foliar, nos 12 primeiros meses apds

 Não guarde dúvidas, pergunte a sua professora, ela está à disposição (mande mensagem quando precisar). Lembre-se de tirar um tempinho para ler. A pastinha com as

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS