• Nenhum resultado encontrado

Projeto Desktop - Aula 2016-08-01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Desktop - Aula 2016-08-01"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETO DESKTOP

Aula 01/08/2016

https://sites.google.com/site/profalinerosafeuc Prof. Aline Rosa

E-mail: aline.sr@gmail.com

RECAPITULANDO

Na última aula continuamos o projeto, nele terminamos a construção da tela de login, incluímos o componente JPasswordField para a digitação de senha, também criamos o botão “Limpar”.Vimos como apresentar uma caixa de mensagem JOptionPane através de uma estrutura de seleção if/else, onde comparamos o conteúdo da caixa de texto utilizando a propriedade getText() e o operador relacional equals() e &&. Por fim vimos como importar bibliotecas usando import.

Nesta aula vamos trabalhar a tela de Menu (Menu.java) adicionando novos componentes.

GRUPO MENU SWING

O grupo Menus Swing contém alguns componentes que iremos utilizar para personalizar a barra de menu da aplicação. Na Figura 1 temos uma visão dos principais componentes.

Figura 1 - Componentes do Menu Swing

COMPONENTE JMENUBAR

O JMenuBar cria na janela (JFrame) uma barra de menu contendo diversas opções dentro da aplicação. O componente encontra-se na paleta no grupo Menus Swing. Clique em Barra de Menu e arraste para a janela Menu.java. Ele deverá permanecer no alto da janela conforme mostra a Figura 2.

JMenuBar (Barra de Menu)

JMenu (Menu) JMenuItem (Item de Menu) Separator (Separador)

icon (ícone) Accelarator (tecla de atalho) (ícone)

(2)

Figura 2 - Inserindo uma Barra de menu no formulário.

COMPONENTE JMENU

Quando a barra de menu é inserida na janela já temos duas opções: File e Edit. Essas opções são chamadas de JMenu, na paleta encontramos por Menu. Vamos acessar as propriedades para alterar alguns valores.

Clique com o botão direito do mouse no Menu File e escolha Propriedades. Faremos o mesmo com o Menu Edit, conforme tabela seguinte:

PROPRIEDADE VALORES PARA FILE VALORES PARA EDIT

Propriedade.text Aplicações Ajuda Código.Nome da variável mnAplicacoes mnAjuda

Caso queiramos mais opções de menu, basta arrastar o componente Menu a partir da paleta para a barra de menu.

COMPONENTE JMENUITEM

O grupo de opções de um menu chamamos de “itens de menu” ou JMenuItem. Quando arrastamos um Item de Menu da paleta, devemos posicionar sobre um menu, conforme mostra a Figura 3.

Figura 3 - Posicionando um Item de Menu.

Agora temos o jMenuItem1 vinculado ao Menu Aplicações. Vamos arrastar mais um Item de Menu para Aplicações e um para Ajuda. Ao todo teremos:

Aplicações Ajuda jMenuItem1 jMenuItem3 jMenuItem2

(3)

Vamos acessar as propriedades para alterar os valores de cada JMenuItem. PROPRIEDADE JMENUITEM1 JMENUITEM2 JMENUITEM3 Propriedade.text Calculadora Sair Sobre

Propriedade.mnemonic C S O

Código.Nome da variável mniCalculadora mniSair mniSobre Teremos agora a seguinte configuração:

Aplicações Ajuda Calculadora Sobre Sair

PROPRIEDADE: ACCELARATOR

Outra recurso que podemos incluir num Item de Menu é a tecla aceleradora ou tecla de atalho, que nos permite acessar o item do menu sem precisar navegar entre eles. Clique com o botão direito do mouse no item Calculadora e escolha propriedades.

Localize no grupo Propriedades: accelarator. Ao lado direito há um botão com três pontos [...], clique nele ou tecle CTRL + espaço no teclado estando com a propriedade accelarator selecionada.Teremos a janela para definir o valor da propriedade conforme mostra a Figura 4.

Figura 4 - Definindo uma tecla de atalho para o item de menu.

Em Tecla Virtual (Virtual Key) escolhemos VK_A e fica definido com tecla “A” o atalho do Item de Menu Aplicações. Podemos combinar uma tecla virtual com outras teclas, marque a caixa [√] Ctrl. Agora o atalho mudou para Ctrl + A, conforme é visto na caixa Toque de Tecla. Clique no botão Ok para confirmar a alteração.

Vamos definir os atalhos dos outros itens de menu conforme tabela seguinte:

Aplicações Ajuda

Calculadora Ctrl + A Sobre Ctrl + O Sair Ctrl + S

(4)

PROPRIEDADE: ICON

Ainda no Item de Menu (jMenuItem) podemos adicionar ícones para serem visualizados ao lado esquerdo de cada um deles. Clique com o botão direito do mouse no item Calculadora e escolha propriedades.

Localize no grupo Propriedades: icon. Ao lado direito há um botão com três pontos [...], clique nele ou tecle CTRL + espaço no teclado estando com a propriedade icon selecionada.Teremos a janela para definir o ícone conforme mostra a Figura 5.

Figura 5 - Definindo o ícone para o Item de Menu.

Podemos escolher uma imagem que já esteja no projeto ou importar uma nova. Vamos optar por importar. Clique no botão “Importar para o Projeto...”.

Figura 6 - Importando um ícone.

A importação é feita em duas etapas. Na primeira deve-se procurar e escolher o ícone no computador. Após escolher, clique no botão “Próximo”.

Na outra etapa deve ser escolhido a pasta do projeto que irá guardar o ícone. Vamos escolher Visão conforme mostra a Figura 7.

(5)

Figura 7 - Escolhendo a pasta para guardar o ícone.

Clique no botão “Finalizar”.

Figura 8 - Confirmar seleção de ícone.

De volta à janela de propriedades, apenas confirme no botão “Ok”. O ícone escolhido deverá aparecer ao lado esquerdo do Item de Menu.

Figura 9 - Visualizando os itens de menu com os ícones.

Faça o mesmo com os demais itens de menu.

(6)

EVENTOSJMENUITEM ACTIONPERFORMED

Da mesma forma que criamos um evento de Click do Mouse para um botão, podemos também defini-lo para o Componente JMenuItem. Dê dois cliques no Item “Sair”. O código do evento será criado de maneira automática.

private void mniSairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

System.exit(0); }

Só devemos acrescentar o código: System.exit(0);

Como vimos com o botão Sair, este código faz com que a aplicação seja encerrada.

COMPONENTE JSEPARATOR

Usamos este componente para criar uma barra divisória entre os itens do menu. Vamos incluir uma entre Calculadora e Sair no Menu Aplicações. Arraste um Separador da paleta e posicione entre eles conforme mostra a Figura 10.

Figura 10 - Inserido um Separador.

Este é um componente que não vamos precisar alterar propriedades.

COMPONENTEJTOOLBAR

Uma JToolBar cria uma barra de ferramentas com botões no formulário(JFrame). A barra de ferramentas é um container que receberá outros componentes. Na paleta ele se encontra no grupo Containeres Swing. Vamos arrastar um para o formulário.

(7)

Agora que temos um jToolBar1, vamos alterar algumas propriedades:

PROPRIEDADE VALOR DEFINIÇÃO

Border EmptyBorder Define o tipo de borda.

EmptyBorder é uma borda transparente. Orientation VERTICAL Define a orientação da barra.

Pode ser Horizontal ou Vertical.

Floatable Desmarcado Permite que a barra seja deslocada no formulário pelo usuário. Desmarcado deixa a barra fixa.

Rollover Desmarcado Cria uma borda de botão ao passar o mouse sobre ele. Nome da variável tbMenu Nome dado ao componente.

INSERINDOBOTÕESEEVENTOSNAJTOOLBAR

Por ser um container, a Barra de Ferramentas (JToolBar) pode receber outros componentes dentro dela. Vamos inserir dois botões. Arraste dois Botões (JButton) da paleta.

Vamos definir as propriedades para JButton1 e JButton2:

PROPRIEDADE JBUTTON1 JBUTTON2

Propriedade.text [vazio] [vazio]

Propriedade.tooTipText Calculadora Encerrar aplicação Propriedade.icon O mesmo do Item de Menu

Código.Nome da variável btnCalculadora btnSair

Vamos criar o evento de Click do Mouse para o botão Sair da Barra de Ferramentas. Da mesma forma que fizemos com o Item de Menu Sair, faremos aqui. Dê dois cliques no botão Sair para editar o código.

private void tbSairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

System.exit(0); }

Para o código apenas incluímos: System.exit(0); – O mesmo utilizado para encerrar a aplicação.

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho é apresentado um caso clínico de perda do globo ocular onde foi indicado o uso de prótese expansora no intuito de promover o aumento gradativo e

vigilância recomendados Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do

Estudar e praticar uma filosofia ajuda a examinar nosso comportamento e a manter um alto padrão na conduta como administrador de uma empresa ou da própria vida.” Esta

Conclusão global: Os resultados do autocontrolo (provenientes do sistema da SECIL) e das monitorizações pontuais (realizadas pela empresa ERGO) foram analisados e, de

SUBTITLE – Para acessar o menu do sistema referente ao idioma da legenda ZOOM – Amplia a imagem na tela da TV VOCAL – Permite escolher os canais de áudio ou os métodos de

PARA SE TORNAR SIMILAR AO CRIADOR; MALCHUT DIVIDE E ANALISA CADA DESEJO EM DESEJOS QUE PODEM SER USADOS, E DESEJOS QUE NÃO PODEM SER USADOS.. ISTO

O Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) é um projecto gerido pelo núcleo regional de Castelo Branco da Quercus, com o apoio da Escola Superior Agrária

1) Leve o cursor até a região da janela gráfica e clique com o botão direito do mouse. 2) Na barra de ferramentas clique em “Ponto” e selecione a opção