• Nenhum resultado encontrado

A MARCA DAS EXPRESSÕES EMOCIONAIS NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA EMOÇÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A MARCA DAS EXPRESSÕES EMOCIONAIS NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA EMOÇÃO."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A MARCA DAS EXPRESSÕES EMOCIONAIS NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA EMOÇÃO.

ALUNO: SARA OLIVEIRA ORIENTADORA: JUNIADE VILHENA Introdução

De acordo com Root e Denham (2010), apesar das emoções possuírem base biológica e evolutiva inquestionável, sendo fundamentais para a sobrevivência da espécie, o manejo e a expressão das emoções não depende somente do aparato fisiológico do corpo humano. O entendimento e atribuição de significados às emoções, assim como a expressão emocional dependem de um processo de aprendizagem das características sociais e culturais e do que é considerado adequado ou inadequado por determinado grupo social (Mendes & Pessôa, 2013; Root & Denham, 2010). Assim, o processo de socialização emocional envolve os aspectos sociais que influenciam o modo como as crianças vivenciam e expressam as emoções, assim como a forma como as regulam e o modo como entendem as emoções expressadas por outras pessoas no entorno social (Denham et al., 2008; Zahn-Waxler, 2010).

Como agentes de socialização primários, os pais têm um papel de destaque no processo de socialização emocional dos filhos. Em decorrência, alguns modelos têm sido propostos para explicar como os pais socializam as emoções dos filhos.

O corpo, nos dizia Levi Strauss, é a melhor ferramenta para aferir a vida social de um povo. Ao corpo cabe algo muito além de ocupar um espaço no tempo. Cabe a ele uma linguagem que se institui antes daquilo que denominamos “falar”, que se exprime, evoca e suscita uma gama de marcas e falas implícitas.

Dessa forma, verifica-se que o processo de socialização das emoções dos filhos pode ocorrer de forma indireta ou de forma direta (Silk et al., 2011). A socialização indireta se refere ao modo mais geral como a família interage em diferentes situações, enquanto a

(2)

socialização emocional direta se diferencia pelo fato de envolver situações de interação entre pais e filhos mais específicas, nas quais os pais adotam práticas de socialização emocional para manejar as expressões emocionais dos filhos, especialmente as mais difíceis, como a raiva, a tristeza e a ansiedade. Nessas situações, os pais adotam práticas de socialização emocional que visam a ajustar ou reduzir as expressões emocionais dos filhos consideradas inadequadas ou mais difíceis de lidar.

O estudo das metas de socialização das emoções e expressões emocionais remetem necessariamente à investigação daquilo que os pais almejam para os filhos em termos de experiências emocionais e do quanto desejam que se tornem indivíduos com maior ou menor independência nas relações interpessoais e na forma como se ligam à cultura a que pertencem.

Objetivos

O tema tem sido pouco explorado pela literatura científica. Este trabalho teve a proposta de realizar um levantamento bibliográfico de estudos nacionais que investiguem a relação entre as metas parentais de socialização da emoção e as possíveis formas de evidenciar no corpo as expressões emocionais dos sujeitos em desenvolvimento.

Metodologia

Está sendo realizada uma revisão integrativa de literatura dos últimos 10 anos em periódicos científicos nacionais de estudos que relacionem a temática expressões corporais e trajetórias de socialização da emoção nas etapas iniciais do desenvolvimento (infância 0-11 anos), articulando os achados com a fundamentação teórica do referente projeto.

(3)

Segundo Chaplin et al. (2010), grande parte dos estudos a respeito das estratégias parentais para socializar as emoções dos filhos tem sido realizada com famílias brancas, de classe média, provenientes de culturais ocidentais o que dificulta ou impossibilita a generalização dos achados para outros contextos socioeconômicos e culturais. Assim, os autores, além de considerar a necessidade de as pesquisas abordarem outros contextos, destacam que é essencial a realização de estudos com famílias de baixa renda. Dessa forma, é necessário que novos estudos sejam realizados, considerando grupos socioculturais distintos de forma a ampliar o conhecimento a respeito das interações entre pais e filhos e sobre como os pais ensinam os filhos a descrever, a lidar e a expressar emoções consideradas difíceis, como a tristeza, a raiva e medo. Os estudos encontrados refletem o papel crucial dos cuidadores nesse processo.

Acredita-se que o estudo contribuirá, de forma significativa, para à área da psicologia do desenvolvimento humano, destacando características importantes das crenças parentais, expressões emocionais e de trajetórias específicas de socialização da emoção.

Atividades realizadas pela bolsista

Participei das reuniões semanais do grupo de pesquisa, que ocorreram, esse semestre, nas tardes de segundas-feiras, iniciando às 14h.Minha participação no grupo se deu pela leitura e discussão crítica dos textos indicados pela orientadora e demais membros do grupo, que abordavam temas relacionados com a base teórica deste estudo e assuntos correlacionados. Tive a oportunidade de traçar metas acadêmicas e pessoas para o semestre em curso, assim como participar da elaboração de metas semestrais do grupo de pesquisa. Assim como, iniciar a organização de um evento científico que acontecerá em setembro de 2019.

(4)

Avaliação de experiência como bolsista de iniciação científica

Minha participação como bolsista de iniciação científica dentro deste projeto vem sendo muito proveitosa. As atividades, em geral, proporcionaram maior entendimento sobre os procedimentos de pesquisa e o aprofundamento teórico dos temas relacionados a fundamentação do projeto. O papel da minha orientadora foi fundamental nesse processo de iniciação científica. A experiência como bolsista de iniciação científica tem me possibilitado grande crescimento profissional e proximidade com o meio acadêmico, sendo imensamente positiva.

Avaliação do orientador

Sara foi uma boa bolsista. Realizou satisfatoriamente todas as suas atividades enquanto bolsista com dedicação. Acredito que esse período tenha aprimorado e enriquecido seus conhecimentos. Agradeço a bolsa concedida que muito beneficiou e auxiliou o trabalho da bolsista Sara Oliveira.

Referências Bibliográficas

Altan-Aytun, Ö., Yagmurlu, B., & Yavuz, H. M. (2013). Turkish mothers’ Coping with Children’s Negative Emotions: a brief report. ​Journal of Child and Family Studies​, 22​(3), 437–443. doi:10.1007/s10826-012-9597-x

Chaplin, T. M., Casey, J., Sinha, R., & Mayes, L. C. (2010). Gender differences in caregiver emotion socialization of low-income toddlers. ​The Role of Gender in the Socialization of Emotion: Key Concepts and Critical Issues. New Directions for Child and Adolescent

(5)

Denham, S. A., Basset, H. H., & Wyatt, T. M. (2008). The socialization of emotional competence. In J. E. Grusec & P. D. Hastings (Eds.), ​Handbook of socialization (pp.

614–631). Nova Iorque: Guilford.

Denham, S. A., Bassett, H. H., & Wyatt, T. M. (2010). Gender Differences in the Socialization of Preschoolers’ Emotional Competence, (128), 29–49. doi:10.1002/cd Eisenberg, N., Cumberland, A., & Spinrad, T. L. (1998). Parental socialization of emotion.

Psychological Inquiry​, ​9​(4), 241–273.

Grusec, J. E., & Davidov, M. (2010). Integrating different perspectives on socialization theory and research: a domain-specific approach. ​Child Development​, ​81​(3), 687–709. doi:10.1111/j.1467-8624.2010.01426.x

Lagacé-Séguin, D. G., & Coplan, R. J. (2005). Maternal emotional styles and child social adjustment: assessment, correlates, outcomes and goodness of fit in early childhood.

Social Development​, ​14​(4), 613–636.

Melo, A. I. M. T. (2005). ​Emoções no período escolar: estratégias parentais face à expressão

emocional e sintomas de internalização e externalização da criança ​. Dissertação de

Mestrado. Universidade do Minho.

Mendes, D. M. L. F., & Pessôa, L. F. (2013). Comunicação afetiva nos cuidados parentais.

Psicologia Em Estudo​, ​18​(1), 15–25. Retrieved from

http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n1/v18n1a02.pdf

Mirabile, S. P., Borns, J., & Kirk, S. (2013). ​Ignoring Children’s Emotions: preliminary

validation of a novel ignoring scale incorporated into the CCNES ​. Poster apresentado na

(6)

Newland, R. P., & Crnic, K. A. (2011). Mother-child affect and emotion socialization processes across the late preschool period: predictions of emerging behaviour problems.

Infant and Child Development​, ​20​, 371–388. doi:10.1002/icd.729

Novaes,J. V. &Vilhena,J. (2018)O corpo que nos possui. Corporeidade e suas conexões. Curitiba. Appris.

O’Neal, C. R., & Magai, C. (2005). Do parents respond in different ways when children feel different emotions? The emotional context of parenting. ​Development and

Psychopathology​, ​17​(2), 467–487. doi:10.10170S0954579405050224

Raval, V. V, & Martini, T. S. (2011). “Making the child understand:” socialization of emotion in urban India. ​Journal of Family Psychology​, ​25​(6), 847–856. doi:10.1037/a0025240 Tao, A., Zhou, Q., & Wang, Y. (2010). Parental reactions to children’s negative emotions:

prospective relations to Chinese children's psychological adjustment. ​Journal of Family

Psychologyology​, ​24​(2), 135–144. doi:10.1037/a0018974

Vilhena, j.; Bittencourt,N.I.; Novaes, J.V.; Rosa ​, C.M. (2017)_​O que se passa na infância não fica na infância. Sobre o respeito pelo outro nas relações sociais. Estilos da Clínica. v22 i2 p339-353Jan.2017

Wilson, K. R., Havighurst, S. S., & Harley, A. E. (2012). Tuning in to Kids: an effectiveness trial of a parenting program targeting emotion socialization of preschoolers. ​Journal of

Family Psychology​, ​26​(1), 56–65. doi:10.1037/a0026480

Zahn-Waxler, C. (2010). Socialization of emotion: who influences whom and how? ​New

(7)

Referências

Documentos relacionados

Em geral, em muitos países industrializados, o pai e a mãe são mais flexíveis em relação às atividades lúdicas que consideram aceitáveis para suas filhas do que para seus

norteadores para os cursos de Licenciatura no Brasil, e para a organização de sua carga horária e assim entendemos que as Práticas como Componentes Curriculares

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

As regiões em cinza indicam regiões onde não houve quebra de safra, ou seja, ou a produtividade aumentou em relação ao ano anterior, ou houve uma queda de produtividade inferior a

1º Designar os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão de Inventário Anual 2019 dos Bens Patrimoniais Móveis do Campus Marechal

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Uma outra etapa trata-se de consultas a materiais estatísticos, de modo a confirmar as objeções tratadas na pesquisa, como desenvolvimento das técnicas de produção,

O PAC, por sua vez, promete investimentos de 250 bilhões de dólares, aí inclusos os 112 bilhões da Petrobras, de modo que nos próximos cinco anos o Brasil precisará ter a