• Nenhum resultado encontrado

O Perfil Docente: uma investigação em processo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Perfil Docente: uma investigação em processo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Perfil Docente: uma investigação em processo Autor(es): DEL PONTE, Juliana Rossano; VIEIRA, Jarbas Santos Apresentador: Juliana Rossano Del Ponte

Orientador: Jarbas Santos Vieira Revisor 1: Álvaro Moreira Hypolito Revisor 2: Madalena Klein

Instituição: UFPel

O PERFIL DOCENTE: uma investigação em processo DEL PONTE, Juliana Rossano1, VIEIRA, Jarbas S.2;

1

Bolsista CNPq – UFPel; 2 Professor Orientador. Introdução

Esta pesquisa – começada no ano de 2005, pelo grupo de pesquisa Processo de Trabalho Docente – financiada pela FAPERGS, está desenvolvendo um estudo diagnóstico sobre o trabalho docente, as dimensões culturais, sociais e econômicas dos professores da Educação Fundamental da Rede de Ensino de Pelotas – RS. Com tal estudo está sendo possível tanto o aprimoramento da prática de pesquisa em nível quantitativo, quanto o delineamento e articulação de um programa mais amplo de estudos sobre o trabalho docente; articulado a partir de uma base de dados específica sobre o professorado do município e, assim, permitindo o desenvolvimento posterior de novas investigações que visam explorar mais aprofundadamente as dimensões que envolvem a educação em Pelotas.

O estudo que estamos realizando abrange aspectos do trabalho pedagógico e do processo de trabalho dos profissionais; e envolve aspectos locais e regionais que são fundamentais para o planejamento das políticas educacionais locais. Muito ainda tem se falado da heterogeneidade dentre os docentes e da diversidade de condições de formação e de trabalho que caracteriza o exercício da docência. Os professores e as professoras exercem seu trabalho no interior de instituições e sistemas de ensino muito diferenciados por nível e jurisdição. A marca desta categoria é a heterogeneidade, e isso coloca questões imensas e urgentes tanto para o estudo desta ocupação, como para o encaminhamento das lutas políticas e sindicais e entendimento das condições de trabalho e os interesses dos professores, conforme sua posição profissional e institucional. Tal heterogeneidade, que envolve, sem dúvida, tanto dimensões sobre profissionalização, identidade e sindicalização como questões diretamente relacionadas a gênero e subjetividade, serviram de suporte para o desenvolvimento teórico da pesquisa e para a elaboração do instrumento de coleta de dados.

(2)

Se há interesses próprios do grupo de pesquisa, há também interesse da rede de ensino de Pelotas em conhecer melhor os seus profissionais da educação, o que permitirá um planejamento mais adequado das políticas educacionais e das estratégias de formação. Isso tem sido demonstrado tanto pelos órgãos coordenadores da educação das três redes (SME, CRE e SINPRO), quanto pela recepção que os aplicadores do instrumento de coleta de dados vêm obtendo nas escolas.

Buscamos, como objetivo geral, (1) caracterizar o professorado quanto a gênero, renda, escolaridade, formação profissional, etnia, etc., que permitam traçar o perfil da categoria; (2) caracterizar as condições de trabalho e de carreira do magistério, considerando aspectos que envolvam o regime de trabalho, o tempo de serviço, a carga de trabalho, a sindicalização, a habilitação profissional, bem como aspectos de saúde ocupacional; (3) caracterizar a organização do processo de trabalho que envolva aspectos do trabalho pedagógico, tanto de cunho burocrático quanto de ensino, buscando compreender aspectos concernentes à organização e desenvolvimento do currículo e do ensino, ou seja aspectos relacionados à gestão da escola e do ensino; (4) avaliar as expectativas que o professorado possui sobre a sua situação profissional presente e futura, bem como tentar captar as imagens que os professores têm de si e de sua condição profissional.

Esta pesquisa permitirá avançar na compreensão do trabalho docente e, também, superar a repetição de temas e categorias que vem sendo estudas na área. Um estudo amplo, horizontal, transversal, captando o momento atual da categoria docente, no ensino fundamental, privilegiando a voz dos profissionais do ensino, tomada assim de forma mais macro e abrangente, poderá nos colocar diante de problemas reincidentes que precisem ser mais bem estudados, mas também poderá nos colocar diante de problemas novos.

É preciso dizer que estamos construindo a maior base de dados sobre a condição ocupacional e profissional do magistério do município no ensino fundamental, que, reiteramos, permitirá suporte para futuros estudos e para o planejamento de políticas educacionais, com informações qualificadas, que serão disponíveis para novas investigações, para os sindicatos de professores e para os órgãos governamentais da área de educação.

Aspectos Metodológicos

O projeto está sendo desenvolvido através de um estudo diagnóstico, de característica quantitativa, tipo survey. A coleta de dados é feita através do processo de inquérito, tendo como instrumento básico um questionário.

O universo a ser estudado abrange os professores do ensino fundamental das redes de ensino municipal, estadual e privada em Pelotas/RS. Segundo dados obtidos junto a 5a CRE – Coordenadoria Regional de Ensino, da Secretaria Estadual de Educação, no município de Pelotas, no final do ano de 2006, os professores do ensino fundamental estão distribuídos da seguinte forma

Redes de Ensino

Fundamental Número de professores

Estadual 1320

Municipal 1345

(3)

Utilizando o aplicativo Statcalc do programa EpiInfo, versão 2002, disponibilizado gratuitamente pela Unesco, foi obtida uma amostra considerada confiável, do ponto de vista estatístico, do número de professores a serem pesquisados em cada rede de ensino. Para cada população, aqui considerada por rede de ensino, foi levada em consideração uma variável relacionada à formação em nível superior – Licenciatura Completa – que tivesse uma freqüência esperada bastante significativa, o que efetivamente ocorre nas redes, pois entendemos que a Licenciatura Completa deve ser o nível mínimo de formação desejado para o exercício do magistério. Levou-se também em conta uma margem de erro de 5%, considerando-se, então, a amostra pelo nível de confiabilidade de 95%. Sendo assim, a amostragem ficou da seguinte forma:

Redes de Ensino

Fundamental professores Número de

Estadual 165

Municipal 189

Particular 167

Total 521

Considerada esta amostra os docentes a serem pesquisados foram escolhidos aleatoriamente a partir de listagens fornecidas pelas redes.

O questionário começou a ser construído no início do trabalho de pesquisa e foi orientado para inquerir sobre temas que incluem:

1 - Dados gerais de identificação que ajudem a caracterizar um perfil socioeconômico; aspectos relacionados a capital cultural – formação cultural e profissional; e informações sobre gênero, grupo social, etnia, etc.

2 - Questões sobre carreira e condições de trabalho; habilitação; tempo de serviço no magistério; regime de trabalho; carga de trabalho; aspectos de saúde; relações com o sindicato.

3 - Trabalho Pedagógico – descrições do processo de trabalho, envolvendo dados sobre burocracia, reuniões, materiais didáticos, educação continuada, processos de intensificação.

4 - Expectativas sobre o presente e o futuro profissional, dificuldades no desempenho do trabalho; questões que indiquem a imagem que os professores têm de si e do seu trabalho em contexto escolar.

A análise dos dados está sendo desenvolvida com um tratamento básico das variáveis do questionário, o que inclui listagem das freqüências, cruzamentos de variáveis, e comparações entre as diferentes redes. Buscar-se-á uma confrontação com as categorias teóricas construídas na revisão bibliográfica com os principais achados da análise dos dados quantitativos.

No momento já foram aplicados os questionários na rede municipal de ensino, e está em andamento a aplicação na rede estadual, ao mesmo tempo, estão sendo codificadas suas respostas e transcritas para o programa do banco de dados. Na rede particular encontramos resistência das instituições, através da não disponibilidade de tempo para os professores responderem o questionário, o que vem impossibilitando o

(4)

desenvolvimento da pesquisa, e está nos fazendo planejar outra forma de aplicação nesta rede.

Resultados e discussões parciais:

Através das aplicações dos questionários, realizadas na rede municipal, e através da codificação e digitação dos referentes dados, foi possível destacar números ainda muito preliminares para a pesquisa, entre estes estão registrados dados como 85,5% dos professores da rede municipal (entre 104 questionários) são mulheres; 87,3% da amostra consideram-se sendo da raça branca. Referente à localidade onde mora, constatou-se que 86,3% dos professores residem em apenas quatro principais bairros de Pelotas (17,6% Três Vendas; 30,4% Centro; 12,7% Fragata; 20,6% Areal). Com relação à quantidade de anos de docência registramos que 16,7% estão no início de carreira, de 1 a 5 anos; 14,7% de 5 a 10 anos, 10,8% de 10 a 15 anos, 25,5% de 15 a 20 anos, 20,6% de 20 a 25 anos e 11,8% possui mais de 25 anos de docência.

Também registramos dados sobre a formação dos professores e constatamos que, com relação ao nível superior, 9,8% dos professores possuem Licenciatura Curta, 89,2% possuem Licenciatura Plena, 5,9% Graduação/Bacharelado, nenhum respondente está cursando licenciatura ou bacharelado. Destes docentes 61,8% cursaram seu curso superior na UFPel, 33,3% na UCPel, 4,9% na FURG, totalizando 95,0% dos respondentes. Com relação à pós-graduação mais da metade do corpo docente possui formação neste nível, sendo que 56,9% possui Especialização, 2,0% Mestrado e 32,4% possui outro tipo de pós-graduação.

Conclusão:

As conclusões parciais são que a rede municipal possui um magistério bastante equilibrado em termos de tempo de trabalho, estando distribuído com aproximadamente 1/3 com até 10 anos de carreira, também cerca de 1/3 entre 10 e 20 anos de carreira e um pouco menos de 1/3 com 20 anos ou mais, mostrando que é um professorado ainda jovem com significativo tempo de trabalho ainda na profissão.

Já com relação a gênero e raça existe uma diferença considerável, entre as respostas, mostrando que mais da metade dos professores são do sexo feminino e consideram-se da raça branca. Segundo dados da pesquisa o PERFIL DOS PROFESSORES BRASILEIROS editada pela UNESCO, em 2004, 81,3% dos professores do Brasil são mulheres e 18,6% são homens, indicando um percentual menor de mulheres do que o encontrado em nossa pesquisa. Sobre a Formação, a grande maioria (mais de 90%) possui curso superior. e mais da metade já possui Pós-Graduação (pelo menos nível de Especialização).

Referencias bibliográfica:

GARCIA, Maria Manuela A.; HYPOLITO, Álvaro M.; VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, V.31, n. 1, jan./abr. 2005. (p. 45-56)

(5)

Ideologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, fev., 1988. ((64): 14-23)

HYPOLITO, Álvaro M.; VIEIRA, Jarbas S.; GARCIA, Maria Manuela A. org. Trabalho docente:

formação e identidades. Pelotas: Seiva, 2002ª. (p. 139-169)

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturação do Trabalho Docente: Precarização e

Flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas. Vol. 25, n. 89, set./dez. 2004. (p. 1127-1144)

NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão

docente. Teoria & Educação n. 4, Porto Alegre: Pannonica,1991. (p. 109-139).

ENGUITA, Mariano. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação n. 4, Porto Alegre: Pannonica. 1991. (p. 41-61).

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente, Classe Social e relações de gênero. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

UNESCO, Perfil dos Professores do Brasil – O que fazem, o que pensam, o que almejam Edições publicadas pelo Escritório da UNESCO no Brasil, 2004.

Referências

Documentos relacionados

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR