• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aluno(a): Nº

Ano: 8º Turma: Data: 08/05/2017 Nota:

Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Iluminismo/Principais pensadores iluministas/Iluminismo e liberalismo econômico - Revolução francesa

- A revolução - Era napoleônica - Revolução industrial

1ª Questão: Com a formação das monarquias nacionais, na transição do feudalismo para o capitalismo, um dos aspectos marcantes foi a centralização do poder monárquico nos reis, resultando no absolutismo monárquico. Um dos principais expoentes absolutistas, rei da França, chegou a expressar “O Estado sou eu”. Foi ele

a) D. João III, o colonizador. b) Henrique IV.

c) Ricardo Coração de Leão. d) Felipe II.

e) Luís XIV.

2ª Questão: Em julho de 1789, houve a explosão de movimentos populares em Paris. Artesãos, operários e desempregados se envolveram fortemente com o processo revolucionário, que ocasionou a tomada da Bastilha, momento simbólico da Revolução Francesa. Os grupos populares que protagonizaram a revolução passaram a ser conhecidos como sans-culottes.

Em relação aos sans-culottes, assinale a resposta que CORRESPONDA às suas reivindicações e atitudes. a) Desejavam tomar o poder do rei de forma moderada, mediante as decisões do Primeiro Estado. b) Defendiam o aprofundamento das reformas políticas e a tomada de poder por parte da aristocracia. c) Tinham um projeto político bem definido, cuja principal proposta era o alinhamento com grupos

contrarrevolucionários.

d) Exigiam melhores condições de vida e participação política dos setores sociais médios e pobres, saqueando armazéns e tomando edifícios governamentais.

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2017

(2)

3ª Questão: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Estas três palavras, somadas à bandeira azul, branca e vermelha, tornaram-se símbolos das ideias defendidas e das reivindicações no movimento chamado Revolução Francesa.” Com relação a ela, assinale a alternativa correta.

a) Das revoluções de esquerda ocorridas no século XIX, a Revolução Francesa é das mais significativas, justamente por ser a primeira a contar exclusivamente com a participação de classes populares. Seu modelo foi reimplementado posteriormente apenas em 1917, durante a Revolução Russa.

b) Apesar de sua relevância histórica, a Revolução Francesa não influenciou qualquer movimento revolucionário ou reivindicatório fora do território europeu.

c) A relevância da Revolução Francesa pode ser compreendida por ter sido, entre outras coisas, o primeiro movimento político que instaurou popularmente o governo de uma mulher. Esta foi personificada como “Marianne” e foi representada por Delacroix no famoso quadro Liberdade guiando o povo.

d) A Revolução Francesa teve reverberações não apenas na Europa, mas também na América. Uma das principais foi, certamente, a influência que exerceu sobre a Independência dos EUA.

e) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada em 1789, ainda que ressaltasse a liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei, era excludente em relação às mulheres. Tal fato auxilia compreender a composição da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, escrita por Olympe de Gouges, em 1791.

4ª Questão: Observe a distribuição de custos dos camponeses franceses, em percentual da colheita, às vésperas da Revolução de 1789. Esses custos referem-se ao arrendamento da terra, ao custo das sementes e aos impostos pagos ao rei, ao senhor da terra e ao clero.

a) Relacione os dados apresentados com as condições vividas pelos camponeses na França do final do Século XVIII.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ b) Por quais motivos a questão econômica foi um elemento importante para o Terceiro Estado durante a Revolução Francesa?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

(3)

5ª Questão: “A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’(...).”

(FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17).

A partir do texto de Furet e dos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar:

a) A Santa Aliança foi uma reação repressiva aos movimentos liberais, buscando a restauração do Antigo Regime através de um pacto militar.

b) A homogeneidade social da burguesia conferia uma convergência de interesses comuns bem definidos aos rumos do processo revolucionário.

c) A Revolução Francesa alçou a burguesia ao poder político, ao derrubar a Monarquia Absolutista, mas, do ponto de vista econômico, manteve privilégios feudais.

d) A Revolução Francesa é um movimento que denota a maturidade burguesa ao remover os últimos entraves ao capitalismo, ao liberalismo e à democracia.

e) Os valores da Revolução Francesa, como igualdade, liberdade, fraternidade, justiça e democracia, não foram questionados nas disputas internas do movimento revolucionário.

6ª Questão:

Hino da França – A Marselhesa

(tradução)

Avante, filhos da Pátria, O dia da Glória chegou.

Contra nós, a tirania

O estandarte encarnado se eleva! Ouvis nos campos rugirem

Esses ferozes soldados? Vêm eles até nós

Degolar nossos filhos, nossas mulheres. Às armas cidadãos!

Formai vossos batalhões! Marchemos, marchemos

Nossa terra do sangue impuro se saciará.

(Disponível em: Link: http://www.vagalume.com.br/hinos/hino-da-franca-a-marselhesa-traducao.html#ixzz3KrRj5hUi.)

O Hino da Revolução Francesa, que mais tarde se tornaria o Hino da França, reflete muito do espírito de luta e sede de mudança que se expandiu principalmente entre

a) os clérigos e nobres, que procuravam manter os privilégios de que gozavam, principalmente em relação aos impostos.

b) os burgueses que, em muitos casos, apesar de possuírem condições econômicas, não possuíam a participação política desejada.

c) os camponeses, que pretendiam romper de vez com os laços escravistas que ainda ditavam as relações de trabalho na França.

d) os representantes do proletariado em ascensão na França que, apesar de ter uma indústria incipiente, começava o processo de Revolução Industrial.

e) o primeiro estado (igreja) que queria muito a Revolução Francesa.

7ª Questão: Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, sobre os acontecimentos que marcaram a primeira fase da Revolução Francesa, conhecida como Assembleia Nacional.

( )Foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estabelecia a igualdade de todos perante a lei, o direito à propriedade privada e o direito de resistência à opressão.

( )Os bens da Igreja foram confiscados e transformados em lastro para a emissão de uma nova moeda, os assignats.

( )A Assembleia Nacional Constituinte proclamou a primeira Constituição da França, estabelecendo o sufrágio universal e a república como forma de governo.

(4)

a) V – F – V – F. b) V – V – F – F. c) F – V – F – V. d) F – F – V – V. e) V – F – F – F.

8ª Questão: Observe essa tela referente à Bastilha e responda:

Esta representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico, foi pintada em 1789.

a) Indique dois elementos da tela que demonstrem a solidez a força da construção e o que significava a bastilha para a Realeza.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ b) Qual foi a importância da Bastilha para a Revolução Francesa?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 9ª Questão: O primeiro homem que cercou um pedaço de terra, que veio com a ideia de dizer “isto é meu” e encontrou gente simples o bastante para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quem proferiu esse discurso?

a) Santo Agostinho b) Diderot

c) Rousseau d) Jonh Locke e) Montesquieu

10ª Questão: Coloque V para as frases verdadeiras e F para as falsas a) O iluminismo não influencia a visão do mundo moderno. ( )

b) Para os iluministas somente a razão poderia conquistar a liberdade e a felicidade. ( ) c) Os filósofos diziam que a fé não respondia a todos os questionamentos. ( )

d) Os experimentos religiosos foram estimulados pelos iluministas. ( ) e) A igreja não apoiou a circulação e publicação da enciclopédia. ( )

(5)

Marque a sentença correta a) V V F V F b) F V V F V c) V F V V V d) F V F F V e) V V F F V

11ª Questão: a) A sociedade francesa, na época da Antigo Regime, era oficialmente dividida em três segmentos chamados de “Estados”. Esses segmentos representavam as seguintes partes da sociedade. 1) Primeiro Estado: ______________

2) Segundo Estado: _____________ 3) Terceiro Estado: _______________

b) Cite os segmentos da sociedade que gozavam de privilégios:

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 12ª Questão: Analise a imagem das crianças trabalhando nas fábricas, nos primórdios da Revolução Industrial, e em seguida assinale a resposta correta acerca das condições dos trabalhadores no período histórico dessa revolução.

a) A atuação dos sindicatos dentro das fábricas, desde o início da Revolução Industrial, foi fundamental para garantir os direitos trabalhistas.

b) A mão de obra feminina foi pouco utilizada, porque as mulheres não conseguiam se adaptar ao ambiente predominantemente masculino das fábricas.

c) A Inglaterra, por ser a pioneira no processo da Revolução Industrial, também foi pioneira em garantir direitos trabalhistas, que serviram de modelo para a Carta del Lavoro Italiana.

d) Altas jornadas de trabalho sem direitos trabalhistas, sem segurança, sem remuneração mínima fixa e a exploração da mão de obra eram alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadora no início da Revolução Industrial.

e) A utilização de crianças como mão de obra nas fábricas era justificada como modelo de educação para tirá-los de condições perigosas nas ruas, oferecendo a esses jovens remuneração e a oportunidade de aprender um ofício, contando com o apoio dos sindicatos.

(6)

13ª Questão: . Observe a imagem:

O surgimento da máquina a vapor, juntamente com o desenvolvimento tecnológico, teve papel importante no processo de industrialização. A invenção da locomotiva a vapor, dentre outras razões, foi importante porque

a) desenvolveu a indústria pesqueira da região. b) foi suporte no transporte de matéria prima e carvão para as indústrias.

c) foi bastante utilizada pelos turistas da época. d) servia apenas para o transporte de pessoas. e) foi importante para o turismo da época. 14ª Questão: Sobre os Estados Gerais responda :

a) Para que o rei Luiz XVI convocou os representantes dos três estados e formou os estados gerais? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ b) Por que os membros do terceiro estado não aceitaram o sistema de votação proposto pelo Estados Gerais?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 15ª Questão: “Aproximamo-nos do segundo centenário do Congresso de Viena, quando, depois da Revolução Francesa e das Guerras Napoleônicas, delegações de praticamente todos os estados europeus então se aproximaram para participar dessa cúpula histórica entre setembro de 1814 e junho de 1815, na cidade de Viena”.

Fonte: Associação dos Historiadores Latino-Americanos e do Caribe – ADHILAC. Disponível em<http://adhilac.com.ar/?p=9219>.

a) Explique a função do Congresso de Viena no processo de reorganização dos países europeus após a derrota de Napoleão Bonaparte.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

b) Escreva quais eram os objetivos da Santa Aliança no contexto da Revolução Francesa.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

A tabela abaixo apresenta as temperaturas de ebulição (TE), para três líquidos à pressão atmosférica. b) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações