• Nenhum resultado encontrado

Blog Catástrofes Acessando o link o leitor poderá ler artigos e diversas informações sobre o tema.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Blog Catástrofes Acessando o link o leitor poderá ler artigos e diversas informações sobre o tema."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

2 Sobre o autor

Josafá Vaz - Formação básica em Teologia pelo Instituto Bíblico Pentecostal. Estuda com muito interesse as profecias escatológicas. Autor de outras obras literárias e estudos bíblicos e pregador da Palavra de Deus Atualmente mora no Rio de Janeiro e administra os blogs Catástrofes e J-News.

Blog Catástrofes

http://catástrofesjcv.blogspot.com Acessando o link o leitor poderá ler artigos e diversas informações sobre o tema.

Direitos Autorais

Proibida a reprodução total ou parcial da obra sem a autorização do autor.

(3)

3

O Prenúncio do Fim

Introdução

Capítulo 1 – Guerras

Capítulo 2 – Rumores de Guerra – Terrorismo Capítulo 3 – Fome – Crise Financeira Mundial Capítulo 4 – Pestes

Capítulo 5 – Terremotos

Capítulo 6 – Coisas Espantosas Tsunamis - Furacões.

Capítulo 7 – Grandes Sinais nos Céus Efeito Estufa

(4)

4

Agradecimentos

Primeiramente a Deus Trino que abençoou para que chegasse ao fim de mais esse trabalho.

Agradeço em especial e dedico essa obra ao meu pai: Pastor Miguel Vaz (In memorian) e minha

mãe Eunice Barbosa Vaz.

A minha Esposa Isis Barcelos que caminha lado a lado comigo nessa imensa estrada que temos pela

frente.

Aos meus filhos Lucas Muller, Davi, Anna Carolina e John Victor.

Ao meu pastor por sua palavra de sabedoria que por diversas vezes me fez triunfar. Aos amigos e parentes que mesmo nas dificuldades estiveram comigo crendo que o

Senhor não desampara os seus.

Aos leitores que certamente serão abençoados em cada página dessa obra.

(5)

5 Introdução

Ao proferir o sermão profético aos seus discípulos Jesus menciona alguns acontecimentos para o futuro: Guerras, rumores de guerras, terremotos, pestes, fome, coisas espantosas e grandes sinais nos céus. No decorrer da História da humanidade esses sinais vêm se tornando cada vez mais frequente de maneira que podemos esperar proporções catastróficas.

Analisando opiniões de cientistas percebemos que eles estão céticos quanto a uma possível reversão da situação e dizem que o futuro do nosso planeta é de colapso total.

O sermão profético de Jesus analisado a luz das profecias apocalípticas aponta para o tempo do fim. Um tempo terrível para toda a humanidade. Os juízos globais de Deus registrados em Ap 6,8,9, 16 estão reservados para depois do Arrebatamento da Igreja, aonde os justos estarão livres da ira futura (1 Ts 1.10; Ap 3.10; Mt 24.21).

Mas os eventos presenciados nesses dois últimos séculos, aos quais iremos discutir nos capítulos seguintes dessa obra, são em parte, uma amostra do julgamento divino. A presença da

(6)

6

Igreja aqui nessa terra tem impedido que tais catástrofes dizimem todos os povos.

A semelhança do exemplo de Abraão que intercedeu pela vida dos justos que viviam nas cidades de Sodoma e Gomorra que seriam destruídas, a Igreja deve se colocar em oração e evangelização para salvar os homens daquele grande tempo que está por vir: O Tempo das Catástrofes!

Essa obra tem o objetivo de mostrar que a ação do homem e como o seu pecado tem ameaçado o nosso planeta atraindo o iminente castigo. Atos terroristas, terremotos, furacões, tsunamis, mudanças climáticas e uma série de outros desastres naturais vêm acontecendo a cada dia e ano após anos e parece que estamos nos acostumando com isso.

Catástrofes, uma obra que traz uma análise desses fatos comparando versículos bíblicos que mostram que são os sinais cada vez

mais vívidos da Volta de Jesus.

(7)

7

“E vi um anjo forte, bradando com grande voz (disse): Quem é digno de abri o livro e

(8)

8

“E ouvireis de guerras... Olhai e não vos assustei por que é mister que tudo

isso aconteça, mas ainda não é o fim” Mateus 24.6

(9)

9

Capítulo 1

As guerras já faziam parte da história do mundo antigo (Gn 14.2). Acreditamos que esses conflitos poderiam ser evitados, mas a maioria deles é de origem políticas. São as “nações contra nações, reinos contra reinos” que Jesus falou. As guerras se diferem de uma região para outra, e podem ocorrer por diversos motivos. Algumas são feitas por rivalidade econômica, territorial, política e também por causa do petróleo, chamado de “ouro negro”, e riquezas naturais, como a água, que pode ser o motivo principal de futuros conflitos. Podem ocorrer também por motivo militar, para dominar territórios, por interesses estratégicos, ou por motivos religiosos, mas todas elas custam a vida de milhares de pessoas.

As guerras mencionadas no versículo de Mateus 24 têm um sentido de destruição, desolação, e Jesus adverte que apesar de estarmos conscientes disso não devemos nos assustar, porque é necessário que tudo isso aconteça antes do Fim.

Assim temos conflitos nos cinco Continentes: África, Ásia, Europa, América e Oceania que se intensificando a cada minuto.

(10)

10

Ao falarmos no Oriente Médio, nos reportamos às guerras árabes israelense, cujos confrontos, têm sido acirrados nessas últimas seis décadas. O que também comprova as profecias bíblicas.

Definição 1 : Segundo o dicionário Michaelis: Guerra é uma luta armada entre nações, por motivos territoriais, econômicos ou ideológicos. Definição 2 “Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário”.

Violência

“E viu o Senhor que a maldade do homem s e multiplicara sobre a terra...” “...E encheu-se a terra de

violência”. Gn 6.5,11

Examinando as Escrituras Sagradas, no livro de Gênesis, apenas Noé e sua família foram salvos do Dilúvio, pois o pecado daquela geração se manifestava de duas principais maneiras: A concupiscência carnal e a violência.

(11)

11

E é exatamente o que temos observado acontecer na presente geração. São muitas as notícias de atos violentos, assassinatos, roubos, crimes hediondos e guerras acontecendo em todos os lugares. As pessoas vivem assustadas e desconfiadas, e por vezes, se trancam em suas casas com medo de sair à rua.

Classificação

Em diferentes formas, de acordo com as causas, uma guerra geralmente tem mais de um motivo, assim podemos classificá-la em mais de uma modalidade. Vejamos o quadro abaixo: Modalidade – Intensidade

 Guerra Total: I Guerra Mundial, II Guerra Mundial;

 Guerra dos Cem Anos (França e Inglaterra), Afeganistão e Guerras do Congo.

Modalidade – Abrangência

 Guerra Mundial - Confronto que envolve várias nações, continentes, geralmente pela liderança do mundo. I e II Guerra Mundial.

(12)

12

 Guerra Inter-regional: Conflito que envolve dois ou três países geralmente por lideranças regionais. Guerra do Paraguai.

Modalidade – Desenvolvimento do Conflito  Guerra Civil: Guerra dos Farrapos (Brasil)

e Guerra Civil Espanhola (Espanha);  Guerra Fria: (conflitos indiretos, como

espionagem, subversão, corrida tecnológica, nações se confrontam por uma liderança) Estados Unidos e a antiga União Soviética.

 Guerra Revolucionária: Revolução Russa.

Modalidade – Bélico

 Guerra Comercial e/ou Econômica: Embargo à África do Sul - Apartheid.  Guerras Religiosas: Cruzadas e Guerra

Santa.

 Guerras de Secessão: Guerra da Secessão e Guerra do Kosovo (motivação separatista).

(13)

13 Panorama Mundial

"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino... “

Mateus 24.7

Cerca de 191 milhões de pessoas morreram em função das guerras que ocorreram ao redor do mundo e isso só no em século XX.

Só pra você ter uma ideia fizemos essa relação de guerras ocorridas nos últimos 100 anos:

 Guerra russo-japonesa (1904-1905)  Terceira Guerra centro-americana (1906)  Quarta Guerra centro-americana (1907)  Guerra Itália-Turquia (1911-1912)

 Guerra da independência do Tibete (1911-1912)

 Guerra do Paraguai (1911-1912)  Primeira Guerra Mundial (1914-1918)  Guerra Turquia-França (1919-1921)  Guerra Turquia-Grécia (1919-1922)  Guerra Japão-China (1931-1933)  Guerra do Chaco (1932-1935)

(14)

14

 Guerra do Sinai entre Israel-Egito (1956)  Guerra Hungria-União Soviética (1956)  Guerra Índia-China (1962)

 Guerra da Cashemira entre Índia e Paquistão (1965)

 Guerra Israel-Egito (1969-1970)  Guerra do Vietnã (1965-1975)  Guerra Honduras-El Salvador (1969)  Guerra das Malvinas (1982)

 Guerra do Golfo (1990-1991)  Bósnia e Herzegovina (1992-1995)  Guerra Eritreia-Etiópia (1998-2000)  Guerra do Iraque (2003)  Guerra do Líbano (2006)  Guerra no Egito (2012)  Guerra na Síria (2013)

Numa análise de problemas geopolíticos, o site Terra mostrou em janeiro que somente em 2011, cerca de 16 países ficaram a ponto de eclodir em guerras devido a instabilidades e zonas de conflitos de proporções graves. 1

1

(15)

15 Falta de temor a Deus

“Como está escrito: não há um justo sequer.Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus”

Romanos 3.10-11

Estamos vivendo um período em que os homens abandonaram o Deus Verdadeiro e estão buscando a sua própria vontade. A inversão de valores leva as muitas guerras. No livro de Eclesiastes observamos dois breves imperativos: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos” (Ec 12.13)

O que podemos esperar de uma sociedade que troca o bem pelo mal? Que abandona os Mandamentos do Senhor e busca seus próprios interesses? Os sinais da volta de Jesus estão se cumprindo e com certeza “perto está o Senhor”! A ordem dada é para “vigiar e orar” enquanto as guerras se intensificam.

(16)

16 Continente Africano

Observando os últimos acontecimentos no Continente africano imaginamos que ele está condenado às guerras por causa da instabilidade política.

Seus 54 países de colonização diferente têm histórias e culturas diferenciadas além dos conflitos étnicos e políticos e civis, muitos deles por causa dos direitos humanos deteriorados pela violência.

O panorama de guerrilhas mostra uma quantidade enorme de mortos nos últimos anos.

Projeções de Guerras

“Nação contra nação” Mateus 24.7.

O que pode desencadear uma guerra? São vários os fatores. Um exemplo é sem dúvida a disputa por água potável. O cientista ambientalista inglês, James Lovelock, disse que o

(17)

17

mundo se tornará um lugar insuportável para se viver até 2040.

Através de estudos sobre mudanças climáticas, provocadas pelo aquecimento global, muitas catástrofes naturais poderão acontecer. Como consequência disso teremos um caos que contribuirá para o aumento da instabilidade política em várias regiões do planeta.

Com base em seus estudos vejamos algumas das possibilidades de conflitos para os próximos anos:

AMÉRICA DO NORTE - Conflito entre EUA e Canadá pela soberania do território ártico, que após o derretimento do gelo facilitará a navegação pela região.

EUROPA - Fluxo migratório dos países do leste europeu e do norte da África, levará a conflitos.

RÚSSIA - Derretimento do gelo do ártico facilitará a navegação na região. Possibilidade de conflito na área, por China e Japão.

ÁSIA - Disputa por recursos hídricos pode aumentar a tensão entre países do sul da Ásia.

(18)

18

ORIENTE MÉDIO - A maioria dos países da região depende da importação de água e comida. Isso pode gerar conflitos.

ÁFRICA - A diminuição de chuvas reduzirá a produção de alimentos. A aridez deverá formar levas de refugiados com destino a Europa. Pode haver guerras pelo controle da água.

Guerra da Água

A Escassez da água e os Juízos de Deus “E os seus mais ilustres mandaram os seus pequenos buscar água; vêm às cavas

e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios, envergonham-se e cobrem as cabeças... Pois que não há

chuvas sobre a terra...” Jeremias 14.3-4

O texto bíblico fala de uma catástrofe natural que Deus enviou sobre o território de Judá e os efeitos da seca foram devastadores.

A escassez de água potável já é notória em muitos países e certamente vai gerar conflitos em

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

E os específicos foram: verificar as reações dos clientes diante do diagnóstico de insuficiência renal crônica e da necessidade de realizar hemodiálise; identificar as

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

SENSOR DE

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma