• Nenhum resultado encontrado

Circular nº 17/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 17/2017 de 11/10/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Circular nº 17/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 17/2017 de 11/10/2017"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

1

Circular nº 17/2017 – Diretoria de Ensino Região de Piraju

Er GABINETE... 02 NOSSAS ESCOLAS... 05 AT... 12

NPE (Núcleo Pedagógico) ... 13

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)... 20

SUMÁRIO

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

CIRCULAR

Nº 17/17

(2)

SOU PROFESSOR

Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança. Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.

Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas para descobrir novas ideias usando perguntas.

Sou Anne Sullivan, tamborilando os segredos do universo sobre a mão estendida de Helen Keller.

Sou Esopo e Hans Christian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas estórias.

Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto brasileiro. Sou Ayrton Senna, que transforma a sua fama de herói esportista em recursos para educar crianças em seu país.

Sou Anísio Teixeira, na sua luta de democratização da educação para que todas as crianças brasileiras tenham acesso à escola.

Os nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria da fama da humanidade: Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emilia Ferreiro, Moisés, Jesus. Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.

Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me quedei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.

GABINETE

Queridos Professores, Obrigada por sua dedicação para

com nossos alunos. Parabéns pelo seu dia!

(3)

No decorrer de um dia já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro, fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião da fé.

Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive nada a ensinar aos meus alunos porque o que de fato o que eles têm de aprender é quem eles são. E eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é. Eu sou um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir minha voz. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.

Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.

Sou o mais afortunado dos trabalhadores.

Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores ideias e amizades mais sólidas.

Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.

Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso. Todos vêm reforçar minha trincheira.

E a quem devo agradecer pela vida maravilhosa que tenho senão a vocês, pais que me honraram ao me confiar seus filhos, que são sua maior contribuição para a eternidade. E assim tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro.

Sou um professor... e agradeço a Deus por isso, todos os dias.

John W. Schlatter Tradução de Tatiana Belinky e adaptação de Guiomar Namo de Mello

(4)

COMUNICADO

No período de 16 a 30 de outubro, a Dirigente Regional de Ensino, professora Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon, estará em férias, sendo substituída pelo Supervisor Valdemir de Brito Martins. Em caso de necessidade ou demandas para o Gabinete, entrar em contato com o Supervisor Valdemir.

(5)

EVENTO NAS ESCOLAS COM ATIVIDADES DO PROGRAMA

ESCOLA DA FAMÍLIA - “UM DIA NA ESCOLA DO MEU

FILHO”

No sábado, dia 07/10, aconteceu em todas escolas do estado de São Paulo que desenvolvem atividades do PEF, o tradicional evento "Um dia na escola do meu filho – que integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo.

1- E.E. João Gobbo Sobrinho-Taguaí

2- E.E.Orizena de Souza Elena – Tejupá

NOSSAS ESCOLAS

(6)

3- E.E. Padre Bento- Timburi

4- E.E. Pref. Quinzinho Camargo- Piraju

5- E.E. Mons. José Trombi- Fartura

“UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO – MUTIRÃO DA CIDADANIA”

No sábado, dia 07/10, aconteceu na E. E. “Monsenhor José Trombi” o tradicional projeto "Um dia na escola do meu filho – Mutirão da Cidadania" que integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo. Estiveram presentes na escola cerca de 596 pessoas, incluindo alunos, pais e comunidade.

O evento foi uma parceria entre Escola da Família Trombi, Sindicato Rural de Fartura e o 53º Batalhão da Polícia Militar do Interior que, por aproximadamente noventa dias, deu início à Campanha do Dia das Crianças – “Doar também é divertido”. Foram distribuídas caixas em pontos estratégicos do comércio local para a coleta de brinquedos novos ou em bom estado a serem sorteados às crianças durante o evento.

Nesse dia, foram oferecidos à comunidade intra e extraescolar: corte de cabelo masculino e feminino; maquilagem e manicure; escova e chapinha; oficinas de artesanato (feltro, EVA, tampinhas de garrafas, cartonagem e restos de tecidos);

(7)

orientações com advogada da área trabalhista; apresentações de capoeira, karatê, Jiu Jitsu; roda de viola; exames de glicemia e aferição da pressão arterial; orientação sobre o Câncer de Mama, sífilis, DST/AIDS e Dengue; pula-pula, piscina de bolinha e tobogã; café da manhã e almoço. Todas as ações foram desenvolvidas por pessoas da comunidade e alunos da escola que realizaram trabalho voluntário.

(8)

ALUNOS DA EE PADRE BENTO DE QUEIROZ VISITAM

USINA HIDRELÉTICA DE CHAVANTES

No dia 5 de Outubro, os alunos do 8º Ano - A, acompanhados pelo Professor de Geografia Antonio Carlos e a Coordenadora Pedagógica Maria Eliza fizeram uma visita à Usina Hidrelétrica de Chavantes, em que o monitor Henrique mostrou toda a infraestrutura do empreendimento, além de explicar muitas curiosidades sobre energia e eletricidade.

Seguem algumas fotos que ilustram o evento e a felicidade dos alunos e demais participantes da visitação, além de mostrar também as belezas majestosas de nosso interior paulista! Fica registrada mais uma maravilhosa aventura cheia de conhecimento e aprendizado!

(9)

1ª GINCANA LITERÁRIA DA

E.E. PROFª ORIZENA DE SOUZA ELENA

Em um trabalho coletivo entre os professores do ensino médio e funcionários, sob a liderança das professoras Luciana da Costa Ribeiro e Sheila Regina dos Santos Lima Pereira, foi realizada no dia 09 de outubro a 1ª Gincana Literária da E.E. Profª Orizena de Souza Elena. A gincana teve como objetivo estimular os alunos a lerem e a conhecerem algumas obras da literatura brasileira. Cada série ficou responsável por um livro e a desempenhar as provas com base na obra lida. A gincana contou com a participação das PCNP Ana Maria Bonafé A. Martins e Rejane Domingues Garcia e da diretora do Núcleo Pedagógico Mylene Bergamo Villas Boas. Abaixo, as séries, os nomes e as cores das equipes e suas respectivas obras e autores trabalhados:

Série Nome da Equipe Cor Livro Autor

1ªA Os Tabajaras Preto Iracema José de Alencar

1ªB Provocação Rosa A Hora da Estrela Clarice Lispector

2ªA Romão Azul O Cortiço Aluísio Azevedo

2ªB Os Casmurrões Vermelho Dom Casmurro Machado de Assis 3ªA Soldados Amarelos Amarelo Vidas Secas Graciliano Ramos

(10)

O resultado final:

Colocação Série Pontos 1º Lugar 2ªA 831 2º Lugar 2ªB 762 3º Lugar 3ªA 758 4º Lugar 1ªA 742 5º Lugar 1ªB 708

A direção da nossa escola agradece o empenho de todos os envolvidos (professores, alunos, funcionários, PCNP e diretora do núcleo pedagógico).

(11)

PROJETO CEEJA – MINHA VIDA, MINHA HISTÓRIA

No dia 05 de outubro de 2017, aconteceu no CEEJA de Piraju, uma “Noite Literária” para apresentar o produto final do projeto “Minha Vida, Minha História”.

Esse projeto teve como objetivo trabalhar o gênero autobiografia, desenvolvendo no aluno a habilidade da escrita e da leitura, promovendo o resgate da memória.

Nessa noite, os autores dessa ação receberam seus livros editados e um CD com suas histórias narradas por um locutor e ouvidas por todos, causando forte emoção no público.

O evento contou com as ilustres presenças da Dirigente de Ensino, Sandra de Fátima T. R. Tonon; o Supervisor de Ensino, João Benedito Lolico; as PCNP Ana Maria Bonafé, Cibele Tucunduva A. Scacheti, Rejane Domingos Garcia; os gestores do CEEJA, Gláucia Andréia Calderan, Allan W. S. Moreira e professores.

(12)

CAMPANHA EM PROL DA AVCCP

Nestes dois meses em que anualmente são realizadas as campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, a Diretoria de Ensino, dentro do Programa Qualidade de Vida e em parceria com a Associação de Voluntários no

Combate ao Câncer de Piraju “Amigos para Sempre”, está realizando a

Campanha “OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL – SOLIDÁRIOS”, contando com a colaboração de todos para que possamos ajudar as pessoas que infelizmente padecem desses e de outros tipos de câncer.

Do período de 02 DE OUTUBRO A 17 DE NOVEMBRO DE 2017 estaremos arrecadando alimentos não perecíveis (para cestas básicas), tais como: arroz, feijão, açúcar, sal, macarrão, pó de café, sabonete, fubá, sardinha em lata, creme dental, bolacha doce, óleo, extrato de tomate, e também fraldas geriátricas, tam. G. As doações poderão ser feitas em qualquer dia da semana, em horário de expediente, na sede da Diretoria de Ensino, inclusive em dias de Orientação Técnica.

O trabalho realizado pela Associação de Voluntários no Combate ao Câncer de Piraju “Amigos para Sempre” pode ser acompanhado pela sua Página do Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009334269462

Desde já agradecemos.

Assistência Técnica-Diretoria de Ensino - Região de Piraju (14) 3352-6043(Patrícia) / (14) 3352-6006 (Bruno) depjuat@educacao.sp.gov.br

AT (ASSISTÊNCIA TÉCNICA)

(13)

1) ARQUIVOS – ACOLHIMENTO 2018

Os arquivos utilizados na Formação para o Acolhimento 2018 ocorrido em 30/09 na E.E. Cel. Nhonhô Braga estão disponíveis no site da Diretoria de Ensino Região Piraju.

CLIQUE AQUI para acessar

Samira Rosane D. Gabriel PCNP Ensino Integral - (14) 3352-6018

2) PROJETO CODE IOT

Por meio do Projeto CODE IoT, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da POLI-USP, em conjunto com a Samsung Eletrônica, está promovendo oficinas junto aos professores do Ensino Fundamental e Médio sobre conceitos e práticas de programação e robótica, que servirão de base para o desenvolvimento de atividades com os alunos da rede pública.

A formação será presencial e gratuita, na cidade de São Paulo, com duração de 8 horas em datas (a escolher) do mês de outubro. Para maiores informações e inscrições, CLIQUE AQUI

Informamos que as despesas com transporte e demais gastos ficam a cargo dos interessados.

Douglas Alves Shigueki PCNP Física/Química - (14) 3352-6020

NPE (NÚCLEO PEDAGÓGICO)

(14)

3) TURMAS DE ACD/2017 - DEMANDAS E PRAZOS

Aos Diretores de Escola, Professores Coordenadores e Professores de Educação Física de escolas que mantém turmas de ACD em 2017:

Para cumprir o que determina a Res. SE 4 de 15-01-2016 e com vistas ao próximo processo de atribuição de aulas, inclusive de ACD, o qual requer demandas anteriores, apresentamos em anexo o modelo de “Relatório 2017 sobre turmas de Atividades

Curriculares Desportivas – ACD” e apontamos os prazos para as providências cabíveis.

Esclarecemos que o referido modelo de relatório deverá ser apresentado com urgência para os professores responsáveis pelas turmas de ACD, uma vez que os prazos são exíguos. Sugerimos que cada Escola se organize para agilizar as providências solicitadas.

PRAZOS:

- Até 18-10-2017 – Os professores devem preencher e entregar os relatórios para a direção da Escola, acompanhados de listas atualizadas e expedidas pelo Sistema de Cadastro de alunos, de cada turma, com apontamentos que indiquem quais os alunos que permanecerão na turma, em caso de ela ser mantida para o ano de 2018 (para efeito de matrícula desses alunos na turma a ser coletada);

CLIQUE AQUI para fazer o download do modelo de relatório de ACD

- Até 25-10-2017 – O Conselho de Escola se reúne para analisar os relatórios e manifestar-se em ata, sobre a manutenção ou interrupção de cada turma, inclusive turmas existentes que eventualmente não possuam relatório;

- Até 06-11-2017 – A direção encaminha através de oficio para a DE, informando no oficio que turmas de ACD em funcionamento na escola em 2017 e manifestando intenção (ou não) de mantê-las em 2018 em continuidade, bem como quais turmas serão extintas. Anexo ao oficio encaminha: cópia do conjunto de relatórios das ACD de sua Escola, acompanhado das cópias das relações atualizadas de cada turma,

(15)

expedidas pelo Sistema de Cadastro de Alunos, mais a cópia da ATA do Conselho de Escola;

- De 08 a 14 -11-2017– A Escola coleta, no sistema informatizado, as turmas de ACD mantidas pelo Conselho de Escola, matricula os alunos nessas turmas e digita no Sistema vigente, as aulas correspondentes às turmas coletadas, para fins de atribuição para 2018.

- De 20-11 a 06-12-2017 – As Diretorias de Ensino, de posse de todos os relatórios ACD 2017, digitam no “site” da CGEB, os consolidados dos relatórios das Turmas ACD 2017. Apontamos para a urgência do agendamento das reuniões dos Conselhos de Escola, (preferentemente de 20 a 25-10-2017), de cujos resultados dependem todas as demais demandas.

Repetindo:

1 – Até 18/10/2017 - O professor de Educação Física deverá preencher um relatório para

cada turma de ACD ) e entregá-lo para a Direção da Escola;

2 – Entre 20 a 25/10/2017 a direção da escola se encarregará de agendar uma REUNIÃO DO CONSELHO DE ESCOLA, para que seja feita pelo mesmo uma análise de todos os

relatórios e redigida uma ATA com manifestação individual sobre cada uma das turmas de ACD, (com relação à sua manutenção ou interrupção, devendo constar da ATA, inclusive, manifestação sobre as turmas existentes na Escola que eventualmente não possuam relatório).

3 – Até 06/11/2017 o diretor deverá entregar na D.E o conjunto de relatórios das ACD de sua Escola, acompanhado das cópias das relações atualizadas de cada turma,

expedidas pelo sistema de cadastro de alunos, mais a cópia da ATA do Conselho de Escola

4 – Entre 08 e 14/11/2017 as Escolas deverão COLETAR no Sistema informatizado, para

(16)

matricular os alunos nas mesmas - As aulas correspondentes às turmas de ACD

coletadas (2 ou 3 semanais por turma) deverão ser digitada, no Sistema, obedecendo o mesmo prazo, qual seja, até 14/11/2017, e conforme a Resolução de atribuição de aulas vigente.

5 - Os relatórios dos professores de cada Escola deverão subsidiar os relatórios

consolidados de cada D.E. os quais estarão disponíveis no “site” para digitação, de

20-11 a 06-12-2017.

EM TEMPO – Este relatório deverá ser entregue à Direção da Escola, até 18-10-2017, juntamente com uma cópia atualizada da turma, expedida pelo sistema de cadastro de alunos, a ser solicitada na Secretaria da Escola, com apontamentos de quais alunos da mesma permanecerão na Escola e na turma, no ano subsequente. (para efeito de matricula desses alunos na nova turma a ser coletada entre 08 e 14-11-2017)

Boletim CGEB nº 212/2017 – Informação nº 04 Maiores informações: Supervisor Sebastião – 3352-6004 NPE – Mylene: 3352-6026

(17)

4) IV MOSTRA – PROJETO MEDIAÇÃO E LINGUAGEM –

2017

A IV Mostra de Curtas e Podcasts “Mediação e Linguagem” acontecerá nos dias 17 e 18/10/2017, das 9h às 12h30m, por videoconferência. Serão momentos especiais para compartilhar os filmes/animações e os podcasts produzidos pelos alunos, a partir da leitura de uma obra literária, trabalhada durante este ano letivo.

Além das videoconferências, nas quais serão exibidos os 16 filmes ou animações e os 16 podcasts (radionovela), representando cada um dos 16 grupos de Diretorias, há, também, o blog “Mediação e Linguagem”.

CLIQUE AQUI para acessar o blog “Medicação e Linguagem”

Nele estão postados os links do YouTube, de vídeos com curtas-metragens ou animações e radionovelas (um de cada por DE) representando cada uma das 91 Diretorias de Ensino.

Os PCNP LP, organizados em 16 (dezesseis) grupos regionais de Diretorias de Ensino, reuniram-se virtualmente, via e-mail, para escolher 1 (um) dos vídeos e 1 (uma) das radionovelas no blog “Mediação e Linguagem” para representar sua região na VC.

Nosso grupo é formado pelas Diretorias de Piraju, Bauru, Botucatu, Jaú, Lins, Marília e Avaré, sendo que a nossa D.E. foi vencedora com a produção de uma radionovela, feita por um grupo de alunos da 3ª série do E.M. da E.E. Monsenhor José Trombi, conduzido e mediado por Mirian C. Calisto, professora responsável pela Sala Ambiente de Leitura. O trabalho vencedor tem como foco a obra literária “O Pagador de Promessas” do autor Dias Gomes.

Apreciem o trabalho no link abaixo.

Radionovela - O Pagador de Promessas

(18)

5) CONCURSO DE MÚSICA II – VOZES PELA IGUALDADE

DE GÊNERO: “#RESPEITAASDIFERENÇAS”

Para estimular o debate sobre questões de gênero e diversidade sexual de forma lúdica, o Ministério Público de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação lançaram a segunda edição do concurso musical Vozes Pela Igualdade de Gênero, este ano com o tema #RespeitaAsDiferenças. O concurso envolverá estudantes do Ensino Médio de todo o Estado para criar uma composição que valorize a tolerância, o respeito e combata qualquer tipo de discriminação de gênero e de orientação sexual. Como na primeira edição, a música vencedora será gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio. O concurso começou na segunda-feira (21/08), com o lançamento por meio de videoconferência. A videoconferência de lançamento está disponível na videoteca da Rede do Saber e também acessível por meio do link:

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/R48612_21_08_17_Concurso_Vozes_01.wmv Nesta edição do Concurso a música vencedora será escolhida por voto popular. As finalistas serão apresentadas no dia 21 de novembro, quando será divulgado o link para os votos do público. O Concurso terá três fases: a primeira será a escolha pela escola, que será responsável por formar uma comissão multidisciplinar composta por profissionais que farão a avaliação e a seleção das músicas inscritas, e envio de uma composição musical à Diretoria de Ensino até o dia 27 de outubro; a segunda fase será a escolha pela Diretoria de Ensino, que fará a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas até o dia 7 de novembro; a última fase será a escolha pela comissão julgadora formada por representantes do MPSP, da Secretaria da Educação e da área

(19)

musical, de 10 finalistas que por fim, passarão por votação popular online, de 21 a 30 de novembro, de onde sairá a grande vencedora.

Poderão participar alunas e alunos das escolas estaduais, regularmente matriculados e frequentes no Ensino Médio de curso regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de adesão da escola.

Pelo respeito às mulheres – O Vozes pela Igualdade de Gênero foi lançado em 2016, como forma de chamar atenção para a necessidade do enfrentamento à violência contra mulher, no ano em que a Lei Maria da Penha completou uma década de existência. Para obter mais informações sobre o concurso como o regulamento e outros materiais de apoio, acesse o site do Centro de Referência em Educação Mario Covas:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=0104

Alexandre Mazetto Vieira PCNP História/Filosofia/Sociologia Tel. (14) 3352-6033

(20)

1) MATRÍCULA ANTECIPADA 2018 – CHAMADA

ESCOLAR

Informamos todas as escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual jurisdicionadas a Diretoria de Ensino de Piraju que de acordo com o anexo das resoluções SE nºs 33/2017 e 34/2017:

De 02 a 31/10/2017 e a partir de 27 de novembro/2017

Fase de Inscrição: chamada escolar e cadastramento, de crianças, jovens e adultos que se encontrem fora da escola pública, para matrícula em qualquer ano do Ensino Fundamental ou Médio, em escola municipal ou estadual.

(21)

O principal critério para a matrícula do aluno refere-se ao endereço indicado pelo mesmo no momento de sua inscrição, realizada na plataforma da Secretaria Escolar Digital. A ordem de inscrição não é considerada para garantia da vaga ao aluno, da

mesma forma como não se considera a “reserva de vaga” ao candidato.

Orientamos que todas as escolas (estaduais ou municipais) atendam aos alunos/responsáveis de forma a sanar as dúvidas e necessidades dos candidatos a uma vaga na rede pública.

Na impossibilidade de realizarem qualquer procedimento, via plataforma da Secretaria Escolar Digital, pedimos que enviem e-mail à depjucie@educacao.sp.gov.br ou entrem em contato.

Magaly Bergamo 3352.6025

(22)

2) PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Mailing que será enviado as escolas públicas sobre a divulgação do questionário sobre o Programa Saúde na Escola.

(23)
(24)

3) ENCCEJA/2017

Fiquem atentos!

Como o horário oficial de Brasília é a referência em todas as unidades da federação, em alguns municípios da região Norte, como no Acre, os participantes teriam de chegar aos locais de prova três horas mais cedo.

(25)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 será aplicado em 19 de novembro, e não mais em 22 de outubro. A mudança de data foi necessária em função de um atraso na homologação da licitação, o que inviabilizou a distribuição dos participantes nos locais de prova dentro do cronograma. Também terá nova data o exame para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL): 21 e 22 de novembro. A retificação foi publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União de terça-feira, 19/09/2017.

O Encceja Nacional 2017 será aplicado para 1.573.862 pessoas. Dessas, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279 para o ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados.

(26)

Circular produzida pela Diretoria de Ensino Região de Piraju Edição nº 17

11 de outubro de 2017

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Para uma melhor compreensão dos fatores causais dos acidentes de trânsito é importante o conhecimento do perfil das vítimas, como também o meio de transporte

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

O ODS-L10 tem capacidade para até duas unidades de arquivo de disco óptico, como a ODS-D55U, no máximo dez cartuchos e um mecanismo robótico integrado em uma estrutura de montagem

O bibliotecário receberá a tarefa de preencher a documentação dada solicitada pelo MEC sem prévio conhecimento sobre a tramitação dos processos, tendo como

§ 6°A renovação do empréstimo domiciliar pode ser feita no banco de dados SEI pelo próprio usuário, desde que não haja reserva anterior para o item e obedecendo ao limite máximo

Este artigo fez, a partir da reanálise crítica da AIR da Emenda 05 ao RBAC nº 139, com vistas a melhoria no processo regulatório da Anac, a proposta de uma versão aprimorada

As Reuniões de Trabalho são destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e

A Diretoria de Ensino de Piraju terá enorme prazer em publicar e compartilhar os acontecimentos de nossas escolas, porém solicitamos que as matérias para publicação na Circular