• Nenhum resultado encontrado

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU Ano V Circular nº 29/ /08/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU Ano V Circular nº 29/ /08/2021"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

SUMÁRIO

GABINETE...

ACONTECE NA DIRETORIA...

ACONTECE NA ESCOLA...

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)...

NPE (Núcleo Pedagógico)...

CAF (Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura) ...

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)...

CRH (Centro de Recursos Humanos)...

-- -- -- 02 04 28 29 --

CIRCULAR Nº 29

Ano V – Circular nº 29/2021

20/08/2021

(2)

1) CRONOGRAMA DAS REUNIÕES DO CONSELHO ESTADUAL DO GRÊMIO ESTUDANTIL

Conforme informações transmitidas nas Reuniões de Trabalho com supervisores e PCNP, responsáveis pelo Grêmio Estudantil das Diretorias de Ensino, segue link no qual consta a tabela com o Calendário Bimestral do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil, com orientações para as reuniões por nível UE/DE/Polo/SEDUC.

Silvia Helena Novaga Baqueta

Supervisor de Ensino – Fone: (14) 3352-6049 silvia.novaga@educacao.sp.gov.br

ESE - EQUIPE DE SUPERVISÃO

DE ENSINO

(3)

2) SELEÇÃO DE ALUNOS EMBAIXADORES CMSP

Interessados: Alunos da Rede Estadual

Prezado(a)s, informamos que o Centro de Mídias de São Paulo - CMSP - está selecionando alunos da Rede Estadual de São Paulo para compor a Rede de Alunos Embaixadores junto ao CMSP no período de 28/06 a 31/08.

Os alunos embaixadores são estudantes engajados da rede, que atuam como amplificadores de aprendizagem e informações referentes às aulas da sua unidade escolar e também do CMSP.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Processo Seletivo.

Silvia Helena Novaga Baqueta

Supervisor de Ensino – Fone: (14) 3352-6049 silvia.novaga@educacao.sp.gov.br

(4)

Anote na agenda!

Título: Desvendando Ferramentas: Desvendando Games/Gamificação

Dia: 25 de agosto de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Para já esquentar esse bate-papo, fazemos algumas provocações:

Você sabe o que é e para que serve um game?

Gamificação é apenas o uso de games na Educação?

Como usar um game a favor da educação?

E para responder aos questionamentos acima, entre outros, não perca esta conversa, que contará com Francisco Tupy, Doutor e Mestre em aplicação de videogames na Educação e Comunicação pela ECA-USP com a mediação da Ana Paula Marolla, formadora EFAPE.

Todas as ações de formação também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias, e também no canal do CMSP no YouTube.

Cibele Tucunduva Scacheti

PCNP Tecnologia - Fone: (14) 3352-6044

cibele.scacheti@servidor.educacao.sp.gov.br

NPE – NÚCLEO PEDAGÓGICO

(5)

2) OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Em 2021, ocorreu a 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Mesmo com o cenário da pandemia de Covid-19 e todas as dificuldades impostas; mantivemos a tradição e os (as) estudantes somaram mais medalhas para as nossas escolas.

A Diretoria de Ensino de Piraju agradece a participação de todas as escolas e parabeniza a Monsenhor José Trombi, Coronel Marcos Ribeiro e Coronel Nhonhô Braga pelas medalhas conquistadas pelos (as) estudantes!

Confira todos os (as) premiados (as) abaixo:

MONSENHOR JOSÉ TROMBI - Nível 3 (Ensino Fundamental) Medalha de Bronze- Maria Vitória dos Santos Alves - 7° ano A

CORONEL MARCOS RIBEIRO - Nível 3 (Ensino Fundamental) Medalha de Prata - Isabella Calegari - 9º ano A

Medalha de Prata - Eliazer Eliaquim Rodrigues de Oliveira - 9º ano A Medalha de Bronze - Nathan Emanoel dos Santos - 6º ano A

Medalha de Bronze - Letícia Fabiane Rodrigues da Silva - 9º ano B CORONEL MARCOS RIBEIRO - Nível 4 (Ensino Médio)

Medalha de Ouro - Nicole de Barros Silva - 1ª série A Medalha de Ouro - Nathália Duarte Bruno - 2ª série A

(6)

CORONEL NHONHÔ BRAGA - Nível 3 (Ensino Fundamental) Medalha de Ouro - Pedro Henrique Barussi de Moraes - 7º ano A Medalha de Prata - Layla Maria Monassa - 9º ano B

Medalha de Prata - Ruan Thierri Congiu Peres - 7º ano A

Douglas Alves Shigueki

PCNP Ciências/Biologia - Fone: (14) 3352-6020

shigueki@prof.educacao.sp.gov.br

(7)

3) DIA DO AGITA GALERA 27/08/2021

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), informa que realizará o Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa, com o tema: ”Passos Verdes – Transformando o futuro com diversão”, entre os dias 27/08 e 03/09/2021.

O objetivo dessa parceria de 24 (vinte e quatro) anos está em conscientizar a população escolar em aumentar o nível de conhecimento da adoção de um estilo de vida ativo voltado a práticas saudáveis e envolver a comunidade escolar em atividades físicas no seu dia a dia.Neste ano o tema proposto tem o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento saudável e sustentável por meio da alimentação e atividade física de forma colaborativa e participativa dos estudantes. Sugerimos um trabalho em parceria entre os professores para conscientizar os estudantes a respeito de alimentos saudáveis, jogos, brincadeiras e exercícios que elevem a qualidade de vida.

Trata-se de um dia de celebração, sensibilização e valorização das atividades comumente realizadas pelos alunos durante as aulas de Educação Física. Com enfoque à importância da prática de atividade física e alimentação saudável durante o isolamento e para o retorno as aulas, a fim de proporcionar um equilíbrio emocional e manutenção do condicionamento físico, combatendo o sedentarismo.

(8)

Considerando a grande importância do registro das atividades realizadas para compor o rol de Boas Práticas em 2021, solicitamos que os professores de Educação Física das Unidades Escolares registrem as ações realizadas no dia 27 de agosto, Dia do Agita Galera (Eixo Educação), no portal do Agita Galera, até o dia 03 de setembro no link.

Compartilhe conosco algumas imagens das ações, colando o link da Rede Social utilizada para divulgar as imagens. Lembre-se de usar a #agitaquarentena nas suas Redes Sociais.

Isac Toledo Sobrinho Junior

PCNP – Educação Física – Fone: (14) 3352-6034 isac.junior@educacao.sp.gov.br

(9)

4) CANAL EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CMSP

Um novo canal está disponível no aplicativo do CMSP destinado à Educação Especial. Neste canal haverá formações, pela EFAPE, para apoiar e subsidiar professores(as) que desenvolvem seus trabalhos direta ou indiretamente com o público elegível aos serviços da Educação Especial, bem como todos(as) os(as) profissionais da Educação, incluindo aqueles(as) dos QAE e QSE, no apoio aos estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas estaduais.

No dia 24/08 haverá uma formação inaugural destinada aos(às) professores(as) e aos(às) profissionais da Educação que atuam no atendimento especializado aos estudantes, com transmissão ao vivo, das 8h30 às 10h, e reprises das 15h às 16h30.

As formações em ATPC serão desenvolvidas quinzenalmente (Semana A), às terças-feiras, das 8h30 às 10h, com início no dia 31 de agosto de 2021.

Solicitamos a ampla divulgação dessas informações.

Rejane Domingues Garcia

PCNP – Educação Especial – Fone: (14) 3352-6021 rejane.garcia@educacao.sp.gov.br

(10)

5) COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PRIORIZADAS PARA O 3 º BIMESTRE

Atenção: datas importantes no final deste arquivo

Para que as competências socioemocionais possam ser desenvolvidas em todas as escolas, a SEDUC, a partir dos resultados de uma ação de escuta à rede, priorizou um conjunto de competências para cada ano/série do EFAF e do EM.

Deste modo, é importante que todos os professores e gestores das escolas conheçam e promovam o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, que estão transpostas na Jornada do Estudante de Projeto de Vida.

Com o intuito de viabilizar o trabalho pedagógico, neste 3º bimestre, optou-se por estabelecer as duas competências que deverão ser priorizadas, sendo:

6º ano: Tolerância ao estresse e Organização 7º ano: Organização e Imaginação Criativa 8º ano: Organização e Empatia

9º ano: Organização e Empatia

1ª série: Autoconfiança e Organização 2ª série: Tolerância à frustração e Foco 3ª série: Tolerância ao estresse e Persistência

A Autoavaliação Formativa (Rubricas) é um instrumento importante, pois os estudantes terão a oportunidade de avaliarem seu processo de aprendizagem avançando no desenvolvimento de seus Projetos de Vida.

A colaboração dos Gestores das escolas e professores(as) de Projeto de Vida são fundamentais no incentivo e auxílio do preenchimento destas rubricas pelos estudantes. E neste bimestre os estudantes farão a Autoavaliação Formativa – Preenchimento das Rubricas, na Secretaria Escolar Digital (SED).

As orientações sobre a aplicação do instrumento de Avaliação Formativa constam no Caderno do Professor e Caderno do Aluno do 1º bimestre – Caderno de Respostas.

Além dessas orientações, teremos Aulas de Projeto de Vida via CMSP com essa temática, que está prevista para os dias 25/08/2021 e 01/09/2021.

O período de coleta das Rubricas acontecerá do dia 01/09 a 22/09/2021.

Pedimos que incentivem os estudantes a participarem dessa jornada.

Mylene Bergamo Villas Boas

Diretor NPE – Fone: (14) 3352-6026 depjunpe@educacao.sp.gov.br

(11)

6) PROGRAMA ENSINO INTEGRAL (PEI) INSCRIÇÕES ABERTAS:

CURSOS EFAPE

Estão abertas as inscrições para cursos do Programa Ensino Integral:

✓ Orientação de Estudos – 1ª Edição/2021;

✓ Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2021;

✓ Modelo de Gestão – 2ª Edição/2021 (reoferta);

✓ Clubes Juvenis – 2ª Edição/2021 (reoferta);

Obs.: Os cursos Modelo de Gestão e Clubes Juvenis são reofertas; portanto, os cursistas aprovados na edição anterior desses cursos, não poderão se inscrever novamente.

Quem poderá se inscrever nos cursos da trilha PEI?

✓ Os (As) servidores(as) da SEDUC – SP que fizerem parte do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE);

✓ Os (As) profissionais das Redes Municipais de Ensino do Estado de São Paulo: Diretor(a), Vice- diretor(a), Professor(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), PEB I e II, Monitor(a) e Auxiliar.

Segue o cronograma:

Curso Período de

Inscrição

Início do curso AVA-EFAPE

Término do curso AVA-EFAPE

Orientação de Estudos 1ª Edição/2021

de 3 a 23/08 30/08/21

8/11 de 24/08 a

6/09 13/09/21

de 7 a 20/09 27/09/21

Professor Coordenador de Área 1ª Edição/2021

de 3 a 23/08 30/08/21

8/11 de 24/08 a

6/09 13/09/21

de 7 a 20/09 27/09/21

(12)

Reoferta Modelo de Gestão 2ª Edição/2021

de 3 a 16/08 23/08/21

29/11 de 17/08 a

30/08 06/09/21

de 31/08 a

13/09 20/09/21

de 14/09 a

20/09 27/09/21

Reoferta Clubes Juvenis 2ª Edição/2021

de 3 a 16/08 23/08/21

16/11 de 17/08 a

30/08 06/09/21

de 31/08 a

13/09 20/09/21

de 14/09 a

20/09 27/09/21

Passo a passo para realizar a inscrição:

✓ Acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/ e clique no canal “Cursos e Formações”;

✓ No combo “Tipos de Ações de Formação”, selecione as opções “On-line” e “Inscrições abertas: curso não iniciado”;

✓ Ao ser direcionado(a) para a página do curso, selecione o formulário de inscrição de acordo com o seu perfil profissional: SEDUC ou SME;

✓ Nos campos “Usuário” e “Senha”, utilize o seu CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.

As informações detalhadas sobre o(s) curso(s) estão disponíveis no Regulamento de cada ação.

Não deixe de consultá-lo(s).

Em caso de dúvidas, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br/, no canal “Soluções”.

Quer saber mais sobre o Programa Ensino Integral?

Acesse Aqui e fique por dentro!

Samira R. Dealis Gabriel

PCNP Projetos Especiais - Fone: (14) 3352-6018

samira.gabriel@educacao.sp.gov.br

(13)

7) MTI - MÓDULO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Dando continuidade ao acompanhamento de cada unidade escolar no quesito de Tecnologia e Inovação, estamos lançando o MTI - Módulo de Tecnologia e Inovação, que faz parte do MMR - Método de Melhoria de Resultados, com o nível de adoção em tecnologia e inovação, os questionários deverão ser respondidos por três atores diferentes de cada unidade escolar: trio gestor, professores e estudantes.

O nível de adoção em tecnologia e inovação foi desenvolvido no intuito de acompanhar as unidades escolares em 4 dimensões (visão, formação, recursos digitais e infraestrutura) em que os atores de cada segmento deverão respondê-lo de acordo com sua unidade escolar para compreender o nível (básico, intermediário e avançado) que a escola se encontra. Além de fornecer feedback e subsídios padronizados através de gráficos as unidades escolares para que possam continuar avançando, e as Diretorias de Ensino acompanhando.

O mesmo está disponível no ambiente que todos já conhecem, a SED - Secretaria Escolar Digital, na parte de Gestão Escolar, MMTI (imagem antiga, que está sendo customizada), considerar MTI.

Isso também ajudará a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo a ser mais assertiva em suas políticas públicas e garantir recursos necessários às unidades escolares para que possam avançar nas dimensões, ao mesmo tempo que aproxima e unifica os processos, trazendo as discussões do MMR e do MTI (entre outras que serão divulgadas em breve) em conjunto e nas mesmas datas, para que o órgão central possa mitigar dúvidas junto aos envolvidos.

O MTI traz como finalidade:

I. Identificar o nível de maturidade em adoção de tecnologia e inovação nas escolas do Estado de SP com lançamento em 11/08/2021 e ficará aberto até 04/09/2021. O questionário foi realizado para a rede considerado as especificidades da rede;

II. Propor melhorias nas escolas de acordo com as devolutivas dos questionários de diagnóstico;

III. Apoiar o processo de planejamento de uso de tecnologias e inovação nas escolas de São Paulo;

IV. Apoiar no processo de planejamento de compras de TICs pelo PDDE SP;

V. Monitorar as ações planejadas pelas escolas.

(14)

As unidades escolares podem se organizar da melhor forma e começar a responder ao questionário e, para isso, preparamos esse manual para dirimir as principais dúvidas. As mesmas poderão ser encaminhadas ao portal de atendimento, através do link http://atendimento.educacao.sp.gov.br.

Contamos novamente com o apoio de vocês, para que todas as unidades escolares possam preencher o questionário.

Cibele Tucunduva Scacheti

PCNP Tecnologia - Fone: (14) 3352-6044 cibele.scacheti@servidor.educacao.sp.gov.br

(15)

8) 6 ª CAMPANHA #APRENDERPARAPREVENIR2021

O Programa Cemaden Educação promove a 6ª edição da campanha nacional #AprenderParaPrevenir entre 03 de agosto e 31 de outubro de 2021 com o tema “Desastres, aqui? Como prevenir?

A proposta em 2021 é incentivar a percepção da ocorrência local de desastres (Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?), que vão da pandemia às mudanças climáticas.

Objetivo da campanha #AprenderParaPrevenir2021: mobilizar pessoas, instituições e comunidades para criarem espaços de diálogos na construção e difusão de conhecimentos e intervenções no campo da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERR).

A Campanha, longe de ser normativa e competitiva, considera “boas práticas” todas as iniciativas institucionais que atendem às orientações do guia disponibilizado. Por essa razão sempre se sorteiam kits com publicações (livros, CDs, DVDs) doadas por parceiros, entre outros prêmios, com a preocupação de serem voltados para a educação e de uso coletivo. Algumas dessas iniciativas institucionais são reconhecidas e publicadas como referências inspiradoras e poderão ser premiadas em destaque para dar maior visibilidade e contribuir para o processo de fortalecimento da ERRD, oportunizando a aprendizagem nessas temáticas emergentes e emergenciais.

A participação na campanha é válida para qualquer indivíduo, instituição ou coletivo que possua perfil/conta ativa em ao menos uma das plataformas integradas na campanha (TikTok, Instagram ou Facebook) e de acordo com os seguintes critérios:

Os estudantes, professores, agentes de defesa civil, agentes de saúde, ambientalistas, influenciadores, entre outros indivíduos interessados em participar da campanha deverão:

(16)

✓ Produzir/gravar vídeo(s) autoral, com duração de 15 a 60 segundos sobre o tema “Desastres, aqui!?

Como prevenir?” (ver item 8. Conceitos Básicos);

✓ Postar o(s) vídeo(s) produzido(s) nas redes sociais TikTok, Instagram ou Facebook;

✓ Identificar o(s) vídeo(s) postados com a hashtag #AprenderParaPrevenir2021 e marcar o perfil @cemaden.educacao.

CLIQUE AQUI e acesse o Guia de orientações da campanha de 2021.

Participe e ajude a mobilizar o Brasil para a prevenção de riscos e desastres.

Regina Célia Batista

PCNP - Geografia – Fone: (14) 3352-6031 regina.batista@educacao.sp.gov.br

(17)

9) DIVULGAÇÃO: EDIÇÃO N º 2/2021 DA REVISTA CIÊNCIA GEOGRÁFICA

A Revista CIÊNCIA GEOGRÁFICA - Ensino, Pesquisa e Método é uma publicação eletrônica editada pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru – SP com a finalidade de divulgar a atuação profissional e intelectual de geógrafos, professores de Geografia da Educação Básica e Superior, estudantes de Pós-Graduação em Geografia e de Ciências afins.

Link de acesso: https://www.agbbauru.org.br/revista_xxv_2.html

Acesse também as edições anteriores: https://www.agbbauru.org.br/revista_agb.html

Em caso de duvidas acesse: www.agbbauru.org.br ou envie um -mail para: agb@agbbauru.org.br

Regina Célia Batista

PCNP - Geografia – Fone: (14) 3352-6031 regina.batista@educacao.sp.gov.br

(18)

10) INOVA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO BÁSICA 2 ª EDIÇÃO 2021

INOVA EDUCAÇÃO Formação Básica

2ª Edição/2021 – Inscrições Abertas!

Estão abertas as inscrições para a 2ª Edição/2021 dos três cursos da Formação Básica do Programa Inova Educação:

• Formação Básica: Eletivas – 2ª Edição/2021;

• Formação Básica: Projeto de Vida – 2ª Edição/2021;

• Formação Básica: Tecnologia – 2ª Edição/2021.

Quem poderá se inscrever?

Todos os servidores do Quadro do Magistério (QM) e os diretores de Núcleo Pedagógico do Quadro da Secretaria da Educação (QSE);

Quem não poderá se inscrever?

Cursistas que já tiverem sido aprovados em edições anteriores dos mesmos cursos da Formação Básica.

Cronograma de realização

É importante que você se atente ao período de realização do(s) curso(os)!

As atividades no AVA-EFAPE terão início a partir de 17 de agosto de 2021. O acesso ao conteúdo será liberado de acordo com a data em que a sua inscrição for realizada, conforme cronograma abaixo e também disponível para consulta no Regulamento.

As inscrições ficarão disponíveis até o dia 8 de setembro de 2021, e deverão ser realizadas por meio de formulários eletrônicos, nas páginas dos respectivos cursos, no site EFAPE (https://efape.educacao.sp.gov.br), canal “Cursos e Formações”.

Cibele Tucunduva Scacheti

PCNP Tecnologia - Fone: (14) 3352-6044 cibele.scacheti@servidor.educacao.sp.gov.br

(19)

11) ATUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL

Em continuidade às ações de apoio ao Programa de Alfabetização Ambiental, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizará a atualização das atividades. As ações formativas, desenvolvidas em parceria com a Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), visam a apoiar os profissionais da Educação no desenvolvimento de projetos e/ou atividades de sustentabilidade e Educação Ambiental nas Unidades Escolares (UE).

O objetivo destas ações formativas é subsidiar os profissionais da Educação com a temática ambiental.

Adicionalmente aos diálogos de formação ambiental, com o propósito de promover temáticas socioambientais nos processos de ensino e aprendizagem, além de fortalecer as escolas como espaços educadores sustentáveis, estão sendo realizadas também Reuniões de Trabalho. Estas visam a orientar os profissionais da Educação quanto ao desenvolvimento da temática nas ATPC das UE partilhando experiências e desafios, na busca colaborativa de soluções possíveis para as questões ambientais apresentadas nos contextos escolares.

I. Reuniões de Trabalho do Programa de Alfabetização Ambiental

As Reuniões de Trabalho são destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e ocorrem pelo menos uma semana antes das formações com os professores durante as ATPC.

A 1ª Reunião de Trabalho do Programa de Alfabetização Ambiental sobre Resíduos Sólidos foi realizada no dia 8 de junho, conforme cronograma a seguir.

A 2ª Reunião de Trabalho do Programa de Alfabetização Ambiental sobre Conservação da Biodiversidade, prevista para o dia 3 de agosto, será transmitida ao vivo, das 13h30 às 14h15, no canal Gestão, e depois, já gravada, será disponibilizada no YouTube e no repositório do CMSP. Assim, será desenvolvida nas ATPC da escola preferencialmente na semana de 9 a 13 de agosto ou em outro momento oportuno da unidade escolar.

Cronograma: Reuniões de Trabalho do Programa de Alfabetização Ambiental

(20)

II. Diálogos do Programa de Alfabetização Ambiental

Os diálogos do Programa de Alfabetização Ambiental são destinados: aos PCNP de todas as áreas do conhecimento, em especial dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e das áreas de Ciência da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental; aos gestores escolares e aos professores das unidades escolares. Gostaríamos de reforçar que, no dia 17 de agosto, em continuidade aos diálogos formativos, será realizado o 4º Diálogo do Programa de Alfabetização Ambiental. Todas as formações serão transmitidas ao vivo das 14h às 15h, no canal Desenvolvimento Profissional 2, e depois, já gravadas, serão disponibilizadas no YouTube e no repositório do CMSP.

Cronograma dos Diálogos do Programa de Alfabetização Ambiental

As ações formativas ocorrerão na modalidade EaD via CMSP, e possuem carga horária de uma hora cada, totalizando seis horas de formação. Assim, não serão computadas para evolução funcional segundo a legislação vigente.

Para mais informações, consulte a programação do CMSP destinada aos professores e aos profissionais da Educação no link.

NPE – Núcleo Pedagógico

Fone: (14) 3352-6026 depjunpe@educacao.sp.gov.br

(21)

12) ATUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROGRAMA ESCOLA + SEGURA EM ERRD (EDUCAÇÃO EM

REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES)

Em continuidade às ações de apoio ao Programa Escola + Segura em ERRD, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizará a atualização das atividades. As ações formativas desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Defesa Civil do Estado de São Paulo e demais parceiros visam a apoiar os profissionais da Educação no desenvolvimento de projetos e ações de intervenção nas Unidades Escolares (UE). Estes, estão relacionados à Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD).

O objetivo destas ações formativas é subsidiar os profissionais da Educação com a temática da Redução de Riscos de Desastres (RRD). Adicionalmente aos diálogos de formação em ERRD, com o propósito de promover o tema nos processos de ensino e aprendizagem, além de fortalecer as escolas como espaços educadores resilientes, serão realizadas também Reuniões de Trabalho. Estas visam a orientar os profissionais da Educação quanto ao desenvolvimento da temática nas ATPC das UE partilhando experiências e desafios, na busca colaborativa de soluções possíveis para a gestão de desastres apresentados nos contextos escolares.

III. Reuniões de Trabalho do Programa Escola + Segura em ERRD

As Reuniões de Trabalho serão destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e ocorrem pelo menos uma semana antes das formações com os professores durante as ATPC.

A 1ª Reunião de Trabalho do Programa Escola + Segura em ERRD, prevista para o dia 5 de outubro, será transmitida ao vivo, das 13h30 às 14h15, no canal Gestão, e depois, já gravada, será disponibilizada no YouTube e no repositório do CMSP. Assim, será desenvolvida nas ATPC da escola, preferencialmente na semana de 11 a 15 de outubro, ou em outro momento oportuno da unidade escolar.

Cronograma: Reuniões de Trabalho do Programa Escola + Segura em ERRD

(22)

IV. Trilhas formativas do Programa Escola + Segura em ERRD

As trilhas formativas do Programa Escola + Segura em ERRD são destinadas: aos PCNP de todas as áreas do conhecimento; aos gestores escolares e aos professores das unidades escolares. Gostaríamos de reforçar que, durante o mês de agosto, em continuidade às formações, serão realizadas a 5ª Trilha Formativa (4 de agosto), a 6ª Trilha Formativa (11 de agosto) e a 7ª Trilha Formativa (19 de agosto) do Programa Escola + Segura em ERRD. Todas as formações serão transmitidas ao vivo das 13h às 14h, no canal Formação de Professores, e depois, já gravadas, serão disponibilizadas no YouTube e no repositório do CMSP.

Cronograma das Trilhas Formativas do Programa Escola + Segura em ERRD

As ações formativas ocorrerão na modalidade EaD via CMSP, e possuem carga horária de uma hora cada, totalizando nove horas de formação. Assim, não serão computadas para evolução funcional segundo a legislação vigente.

Para mais informações, consulte a programação do CMSP destinada aos professores e aos profissionais da Educação no link.

NPE – Núcleo Pedagógico

Fone: (14) 3352-6026 depjunpe@educacao.sp.gov.br

(23)

13) CURSO PARA PROFESSORES DE FÍSICA - FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

O ICTP-SAIFR tem oferecido cursos online gratuitos sobre Física Moderna para professores de Ensino Médio aplicarem em suas aulas virtuais, a programação de agosto está com inscrições abertas. Os professores que participam das atividades recebem certificados e as atividades são gratuitas.

O Física de Fronteira é um workshop online voltado para professores de Física do Ensino Médio, com o objetivo de compartilhar técnicas e estratégias didáticas para a inclusão de tópicos de física moderna e contemporânea em aulas à distância. Em 2021, além dos encontros em português, também estão sendo oferecidas atividades em espanhol.

As atividades em português acontecerão de 07/08 a 28/08, nas quartas às 19h, sextas feiras às 15h e aos sábados às 14h (horário de Brasília). A programação inclui os temas “Processos da Ciência”, “Expansão do Universo”, “Princípio da Incerteza de Heisenberg” e “O Mistério da Matéria Escura”.

As atividades foram desenvolvidas pelo reconhecido Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá), traduzidas e adaptadas para português e espanhol pelo ICTP-SAIFR. O evento é gratuito, porém as vagas são limitadas.

(24)

CLIQUE AQUI para realizar a inscrição e obter mais informações.

O workshop online será realizado através da plataforma Zoom. Em caso de dúvidas, escreva para ensinomedio@ictp-saifr.org. O Física de Fronteira é uma das diversas atividades online organizadas pelo ICTP-SAIFR, centro de Física associado ao IFT-UNESP, que conta com programações voltadas a professores, estudantes do Ensino Médio e ao público geral.

Mais informações sobre as demais atividades podem ser acessadas CLICANDO AQUI

Mylene Bergamo Villas Boas

Diretor NPE – Fone: (14) 3352-6026 depjunpe@educacao.sp.gov.br

(25)

14) CONCURSO “CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS”

PRÊMIO LÍVIA DE OLIVEIRA 2021

As inscrições para o Concurso “Cartografia para crianças” – Prêmio Lívia de Oliveira 2021 estão abertas até o dia 30 de setembro de 2021.

O concurso organizado pela Sociedade Brasileira de Cartografia Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC), por meio da Comissão de Cartografia para Crianças e Escolares, tem como principal objetivo possibilitar a ampliação das fronteiras da Cartografia, embasado na premissa básica de estimular os(as) estudantes a atuarem como protagonistas e contribuir com a formação cartográfica, desde o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) até o Ensino Médio.

Este ano, o concurso “Cartografia para crianças” - Prêmio Profª Livia de Oliveira (pioneira nas pesquisas de Cartografia Escolar no país), traz a temática “Mapeando o Futuro”, em consonância com o tema do prêmio Barbara Petchenik para o período de 2021 a 2023: “A map of my future world”.

Para conhecer mais informações sobre o concurso, recomendamos que consulte o edital disponível no site https://www.mapasdecriancas.com/sobre

Aproveitamos para informar que no dia 03 de maio de 2021 a comissão organizadora do concurso realizou a live Lançamento do Livro Mapa de Crianças e do edital do Prêmio Lívia de Oliveira – 2021 e apresentou outras informações sobre a iniciativa. Para assistir à gravação, acesse o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=UHJ_Uwolw3Y.

Sugerimos ainda aos professores que queiram saber mais a respeito do assunto, que consultem os seguintes endereços:

www.icaci.org

http://children.library.carleton.ca/

www.cartografiaescolar.blogspot.com

Regina Célia Batista

PCNP - Geografia – Fone: (14) 3352-6031 regina.batista@educacao.sp.gov.br

(26)

15) COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTOS (CUC O ) INSCRIÇÕES PRORROGADAS E NOVO CRONOGRAMA

Estão abertas as inscrições para a Competição USP de Conhecimentos (CUCo).

A quinta edição da Competição USP de Conhecimentos 2021 será realizada em fase única, composta por uma prova on-line com 18 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova on-line aborda conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa.

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site www.vemprausp.usp.br no prazo de 23 de junho de 2021 (8h) a 10 de setembro de 2021 (22h) e informar o número do CPF, preencher o formulário on-line e responder ao questionário. A inscrição é aceita somente após ter fornecido e respondido a todas as solicitações corretamente. Haverá um campo denominado “Professor Incentivador” onde o estudante poderá, de maneira opcional, selecionar um professor que o tenha incentivado a participar da CUCo.

Para a 5ª edição da CUCo 2021 estão definidas as seguintes datas e horários (hora oficial de Brasília):

Inscrições: 23 de junho (8h) a 10 de setembro (22h);

Fase única - prova on-line: 13 de setembro (8h) a 17 de setembro (22h) Divulgação do resultado final: 20 de setembro de 2021

É responsabilidade exclusiva do estudante informar-se sobre o calendário, convocações para as provas e todas as etapas e procedimentos de participação na CUCo 2021.

Informações detalhadas podem ser encontradas no Regulamento.

CLIQUE AQUI para acessar o regulamento.

CLIQUE AQUI para acessar o vídeo de divulgação.

CLIQUE AQUI para acessar a apresentação em pdf.

CLIQUE AQUI para acessar todo o material da CUCo 2021.

CLIQUE AQUI para acessar informações e documentos solicitados na inscrição.

Samira R. Dealis Gabriel

PCNP Projetos Especiais - Fone: (14) 3352-6018

samira.gabriel@educacao.sp.gov.br

(27)

16) 8 ª FECEESP

Está aberta a 8ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que será parte integrante do Movimento Inova III. Nesta edição podem participar professores e estudantes matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Os projetos devem ser inscritos nas Diretorias de Ensino em sua fase de seletiva regional e os classificados inscritos posteriormente na SEDUC para a fase de seletiva estadual.

Poderão inscrever-se projetos nas categorias: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática, em duas subcategorias: Júnior (6º, 7º e 8º anos do EF) e Master (9º ano do EF e 1ª, 2ª e 3ª séries do EM).

Para consultar informações detalhadas e o cronograma, acesse o Regulamento da 8ª FeCEESP, por meio do link.

Caso não consiga acessar o regulamento no Hiperlink anterior, copie e cole em seu navegador o link:

https://drive.google.com/file/d/1mJUPyI_i3IQFA7fNysBTBdsZp-FiBm44/view?usp=sharing

Douglas Alves Shigueki

PCNP Ciências/Biologia - Fone: (14) 3352-6020

shigueki@prof.educacao.sp.gov.br

(28)

PDDE PAULISTA TARIFAS PIX

Atendendo à solicitação da Agência Governo do Banco do Brasil, informamos que a partir de 01/09/2021 as transferências via PIX feitas pelas APMs serão tarifadas.

Orientamos que as APMs efetuem as transferências para outros bancos exclusivamente por meio de TED/DOC para evitar a cobrança de tarifas na utilização do PIX.

Alertamos que tarifas bancárias não podem ser pagas com os recursos do PDDE Paulista e PDDE Federal, somente com os recursos próprios.

Aline da Silva Pansanato

Analista Administrativo - CAF - Fone: (14) 3352-6048 depjunfi@educacao.sp.gov.br

CAF – CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO,

FINANÇAS E INFRAESTRUTURA

(29)

ENCCEJA 2020 DATA DE REALIZAÇÃO DO EXAME

Inscritos no Encceja 2020 já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição do exame pelo Sistema Encceja. As provas serão aplicadas em 29 de agosto. Para consulta e impressão do documento, o participante precisa acessar o sistema do exame, com a senha e o login gerados no portal do Governo Federal (gov.br). No cartão de confirmação, constam as seguintes informações: número de inscrição, data, hora e local da prova. O documento também indica o atendimento especializado e/ou o tratamento pelo nome social, caso tenham sido solicitados.

Maiores informações, clique aqui

Thiago Augusto das Chagas

Diretor Técnico II - CIE - Fone: (14) 3352-6047 depjucie@educacao.sp.gov.br

CIE – CENTRO DE INFORMAÇÕES

EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR

(30)

CIRCULAR PRODUZIDA PELA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

Edição nº 29/2021 –20 de Agosto de 2021

Dirigente Regional de Ensino – Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Publicações para Circular

A Diretoria de Ensino de Piraju terá enorme prazer em publicar e compartilhar os acontecimentos de nossas escolas, porém solicitamos que as matérias para publicação na Circular sejam enviadas até quinta-feira, às 13h00, para o e-mail depjunit@educacao.sp.gov.br.

Sugerimos que o texto seja digitado no Word ou no próprio corpo do e-mail. As fotos não precisam ser inseridas no Word, basta anexá-las ao e-mail. Qualquer dúvida, entrar em contato pelos telefones (14) 3352.6047 / 3352.6028

Fotos da capa: Thiago Luiz Fernandes

www.facebook.com/diretoriadeensinopiraju www.depiraju.educacao.sp.gov.br

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU - Praça Professor Paulo Henrique, 155-Vila São José - Piraju/SP - CEP: 18.807-024

Referências

Documentos relacionados

Fraturas da Diáfise da Tíbia Fraturas do Pilão Tibial Fraturas dos Maléolos Fraturas do Astrágalo Fraturas do Calcâneo Fraturas dos Metatársicos.

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

Esta consiste na matéria consciente (o ser humano), organizada socialmente, sujeita a leis de desenvolvimento objetivas e independentes da vontade humana, isto é, às quais

(iv) Risco Decorrente de Operações nos Mercados de Derivativos: a utilização de instrumentos de derivativos pelo FUNDO, tanto para proteção quanto para

Concluiu-se que o beneficiamento das sementes de soja não afetou a qualidade fisiológica das sementes e a cultivar BMX Potência RR apresentou qualidade fisiológica superior pelo

Bernardelli realizou belíssimos medalhões para o monumento a José de Alencar, como Peri e Iracema, obras que dialogam com trabalhos de artistas fran- ceses como David d’Angers

alunos e pela união de coordenadores e professores ão de coordenadores e professores ão de coordenadores e professores ão de coordenadores e professores dos cursos de

Primeiramente, se observa, pelo discurso das coordenadoras pedagógicas e professoras, que não houve orientações pontuais de como deve ser o trabalho pedagógico a