• Nenhum resultado encontrado

TERESINA: Capital da Farmácia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERESINA: Capital da Farmácia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO PIAUÍ - SETEMBRO - 2017

A terra da cajuína, bebida típica piauiense, vai receber

estudantes, profissionais, empresários do setor e

pa-lestrantes de todo Brasil para discutir sobre

“Farmá-cia: paradigmas, avanços e perspectivas”.

A programação conta com minicursos, palestras,

me-sas-redondas, estandes, shows culturais e praça de

ali-mentação para mais de 800 congressistas, vindo das

regiões Norte e Nordeste, além de convidados de todo

país. Serão 5 minicursos no primeiro dia (14),

simulta-neamente em cinco salas, abordando citologia clínica,

aplicação de injetáveis, farmácia hospitalar,

hemato-logia e o papel do farmacêutico no emagrecimento e

suplementação. Já nos dias 15 e 16, serão 4 palestras

por horário, divididas em três blocos.

TERESINA:

Capital da Farmácia

do Norte e Nordeste do Brasil

Em setembro, de 14 a 16, Teresina se

transforma na capital da Farmácia,

quando acontece o

7º Congresso Norte

e Nordeste de Ciências Farmacêuticas.

As inscrições já estão abertas no site do

evento -

www.congressocrfpi.org.

(2)

PALAVRA DO CRF

A sociedade brasileira já compreendeu que o farmacêutico é a salvaguarda da saúde pública, garantindo à população o acesso seguro a medicamentos, informações, atendimentos e serviços da área. Essa luta, no entanto, foi árdua e contínua. Precisamos avançar mais e mais, inclusive nos reunindo para debater nossos desafios, missão e perspectivas.

Dentro da necessidade de reflexão permanente e de integrar a categoria e os acadêmicos, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí vai receber o 7º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas no mês de setembro. Teresina será a capital da farmácia e nosso Conselho terá a honra de abraçar convidados e participantes de todo o Brasil.

O CRF-PI se preparou para tornar esse evento histórico para profissionais e estudantes, apostando em elevado nível de or-ganização e na grande qualificação dos palestrantes e demais convidados.

Como reza a portaria 3916/98 do Ministério da Saúde, cabe ao farmacêutico não apenas o controle dos medicamentos, mas as ações de saúde relacionadas às comunidades, a eficiência tera-pêutica, acompanhamento dos profissionais, uso racional dos recursos disponíveis e integração com a equipe multidisciplinar de saúde.

Dessa forma, ele é agente disseminador de informação, de con-trole e de promoção da saúde, agindo com ética e seriedade a favor da população. Nesta edição, detalhamos a programação do Congresso sediado na nossa capital e conclamamos todos a sermos bons anfitriões de colegas de todo o país.

O CRF-PI vai mostrar, com orgulho, o valor de nosso farmacêu-ticos e o grau de atuação de nossa entidade em defesa da profis-são. Sejam todos bem-vindos!

Ítalo Sávio Mendes Rodrigues

Presidente do CRF-PI

Bem-vindos

à capital da

Farmácia

expediente

conselho regional de Farmácia do piauí sede:

Conselho Regional de Farmácia do Piauí Rua Professor Nódgi Nogueira, 4193, Ininga - Teresina-PI

CEP: 64048-465 • (86) 3222.8480 / 3226.2863

suBseções:

Parnaíba - (86) 3322.1839 Floriano - (89) 3522.1707

diretoria

Presidente: Ítalo Sávio Mendes Rodrigues Secretário-geral: Raulino Firmino Ferreira

Tesoreiro(a): Patrícia de Moura Lopes Secretário-geral: Luis José de Oliveira Júnior

canais de comunicaçÃo: www.crfpi.org facebook.com/CRFPI Instagram: @crfpi Email: secretaria@crfpi.org Ascom: comunicacao@crfpi.org

Projeto gráfico e diagramação: TP Propaganda Jornalista responsável: David Carvalho • DRT 2117/PI

Fotos: David Carvalho / divulgação Tiragem: 3.000 exemplares

(3)

o

Conselho Regional de Farmácia do Piauí, no seu exercício de resguardar a profissão farmacêutica e no propósito de fornecer serviços de qualidade a sociedade piauiense e brasileira, tem a honra de realizar o 7º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Com o tema, “Farmácia: paradigmas, avanços e perspectivas”, pretende durante três dias, de 14 a 16 de setembro, debater sobre dificuldades e soluções tanto no âmbito da ética profissional, quanto na realidade acadêmica dos futuros farmacêuticos.

As inovações na área das ciências farmacêuticas, bem como a proble-mática na implantação de programas no âmbito da política nacional de medicamentos associados ao custo e as dificuldades no exercício da profissão, fazem com que o este evento se torne uma formidável maneira de apontar caminhos e novas soluções, tanto no exercício profissional, quanto na gestão da saúde. Assim, trazer novas realida-des, exemplificando através de profissionais que tiveram sucesso em percorrer outros caminhos no empreendedorismo, demonstrar o que há de novo nas diversas áreas das ciências farmacêuticas, como na tecnologia industrial de fármacos, na tecnologia de fitomedicamen-tos e na terapia celular, será o cerne deste congresso.

Foram, até o momento, seis encontros. A responsabilidade de manter esta tradição encontra-se em nossas mãos. Mãos piauienses. Saibam todos que este desafio está sendo executado com grande entusiasmo, otimismo e alegria.

Por fim, será um momento de confraternizar, atualizar e renovar nosso espírito. Estejam convidados! Receberemos a todos de braços abertos e com um sorriso no rosto!

Fabricio Amaral

Presidente do congresso

(4)
(5)
(6)

Mais de 24 palestrantes, entre doutores, mestres e especialis-tas irão abordar temas relevantes no cenário atual da Farmácia. O encerramento da programação acontece ao meio-dia de sábado, 16, quando também acontece a premiação dos trabalhos.

parceria com a Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Piauí), terá a apresentação dos hinos piauiense e farmacêutico canta-dos por Elayne Leonel. Logo no início da solenidade de abertura, o Balé da Escola de Dança do Estado do Piauí - Lenir Argento fará uma apresentação especial destacando a riqueza da nossa cultura. A banda Gonzaga Lú encerra a abertura do congresso. Já no encerramento, As Fulô do Sertão trazem forró e alegria na confraternização final do encon-tro. Também será o momento de apresentar a próxima cidade sede. Para o presidente do CRF-PI, Ítalo Rodrigues, Teresina vai apresentar um evento bem estru-turado e com temas relevantes para profissionais e acadêmicos

Rodrigues ressalta ainda o fato de Teresina ser uma boa anfitriã para o evento. “Teresina é referência na área de saúde. São nove cursos de Farmácia e estamos em plena expansão no mercado. Geograficamente, temos uma localização estratégica, com ótima acessibilidade aérea e rodoviária, bons hotéis e boa culinária. Vamos fazer um congresso grandioso”, completa. No site do evento é possível ver toda programação, assim como hotéis credenciados, apoiadores do evento e links úteis de Teresi-na e do Piauí. www.congressocrfpi.org Instagram:@congressocrfpi MATERIA CAPA

“Criamos uma

programação que

atendesse a

neces-sidade de

estudan-tes e farmacêuticos,

com temas bem

definidos, úteis e

atrativos. Também

montamos uma

gra-de que evigra-dencia o

futuro da profissão,

eixo central do

nos-so encontro”, explica

Italo Rodrigues.

(7)

CRF-PI

cFF/crFs defendem na

câmara ensino presencial

na formação em saúde

crF-pi participa de fórum

com conselhos de classes

consultório farmacêutico e serviços

clínicos são regularizados como

atividade econômica na cnae/iBge

rádio newsFarma: cFF lança novo

canal de comunicação

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, re-alizada no dia 8 de agosto, os conselhos profissionais da área da saúde, entre os quais, o Conselho Federal de Farmácia/CRFs, defenderam o ensino presencial e a prática desde o início dos cursos, como fator essen-cial à qualidade da graduação em saúde. Os argumen-tos tiveram eco entre a maioria dos deputados presen-tes ao debate, proposto por Átila Lira (PSB-PI), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Junior Marreca (PEN-MA) e realizado pela Comissão de Educação. O presidente do CRF-PI, Ítalo Rodrigues, membro da Comissão Parlamentar do CFF, participou da sessão.

Veja mais em: www.crfpi.org

Representantes de vinte e oito entidades de classe se reuniram dia 23 de junho na sede da OAB-PI, no I Fórum dos Conselhos Regionais e Ordem das Profis-sões Regulamentadas do Estado do Piauí para debater pautas comuns e deliberar ações efetivas que tragam ganhos coletivos às classes representadas.

Para Ítalo Rodrigues, presidente do Conselho Regio-nal de Farmácia do Piauí, o fórum configura a união das classes profissionais no Piauí e caracteriza de forma expansiva, o fortalecimento dos seus profissio-nais, também dá maior representatividade às entida-des. “Teremos força para batalhar e pleitear demandas comuns à todos. O Fórum é um ganho para a socie-dade, por estar representado por diversas profissões”. Rodrigues completa que também serão apresentados assuntos fora de cada segmento profissional, mas de utilidade pública. “Tudo que for de interesse da po-pulação poderá ser colocado em pauta, como saúde, educação, segurança, mobilidade. Estaremos em con-vergência para resolver questões públicas e plurais”.

Veja mais em: www.crfpi.org

Já está disponível no site da Co-missão Nacional de Classificação (Concla), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atualização da CNAE (Classifica-ção Nacional de Atividades Econô-micas) para que o sistema de busca de atividade econômica (Pesquisa CNAE) contemple os consultórios farmacêuticos e os serviços presta-dos por farmacêuticos clínicos. Isso significa que, a partir de agora, já será possível incluir o número de registro da atividade econômica no contrato social das empresas. A alteração foi pleiteada pelo Conse-lho Federal de Farmácia (CFF) no IBGE, e anunciada pelo órgão ao conselho no mês de junho.

Para o presidente do Conselho Re-gional de Farmácia do Piauí, Ítalo

Rodrigues, a inclusão do consultó-rio farmacêutico e dos serviços far-macêuticos na CNAE é mais uma conquista para a classe e reafirma a importância da presença do far-macêutico como agente no cuidado com o paciente, seja no consultório farmacêutico ou no atendimento di-reto, orientando e tirando dúvidas da população.”O atendimento clíni-co é um benefício para o paciente, para o farmacêutico e até para o mé-dico. De formas diferentes, todos ganham. Desafoga o atendimento nos hospitais e postos de saúde, ao mesmo tempo que evita os riscos da automedicação e agiliza a orien-tação correta ao paciente”, explica Rodrigues.

Veja mais em: www.crfpi.org

No último dia 5 de agosto, Dia da Farmácia, os farmacêuticos e a população brasileira ganharam um novo canal de comunicação: a Rádio online News Farma, do sistema Conselho Federal/Conse-lhos Regionais de Farmácia (CFF/ CRFs). Com o slogan “A Voz do Farmacêutico no Brasil”, a emis-sora promete ser fonte permanente de informação sobre saúde e tam-bém sobre assuntos relacionados à Farmácia e as entidades

farma-cêuticas. A rádio News Farma ain-da proporcionará aos ouvintes o acesso a notícias atualizadas sobre política, economia e até esportes. Tudo isso, aliado a músicas da me-lhor qualidade.

A News Farma online pode ser acessada por meio do link: WWW. NEWSFARMA.ORG.BR. Dentro de alguns dias, a rádio poderá ser ouvida também por meio de ce-lular, por meio de aplicativo para Android e iOS.

Veja mais em: www.crfpi.org

Farmacêutico, acesse e fique por dentro do que acontece na área

da Farmácia! Saiba mais notícias farmacêuticas no site e redes

sociais do CRF-PI (Facebook e Instagram).

(8)

Referências

Documentos relacionados

A natureza de um gabinete presidencial não depende apenas de se é constituído por um ou mais partidos e de ter ou não o controle de uma maioria de cadeiras no

A ideia de digitalizar o Jornal da PUC e disponibilizá-lo online para o livre acesso surgiu como forma de comemorar os 30 anos do Comunicar, fundado em 1987. O Comunicar

Apesar das recentes patinadas da economia nacional, e do clima de incerteza que persiste em rondar os países desenvolvidos, a força do mercado interno e os índices

[r]

As histórias clínica e familiar são extremamente importantes na elaboração do diagnóstico das PASN genéticas e contribuem para a determinação do padrão de

Barrado Sistema de fluxo multicomutado com detencção amperométrica para a determinação de piroxicam em eléctrodo tubular modificado Livro de Resumos ao XIV Congresso da

A analise sobre a construção da identidade nos assentamentos rurais, proposta por este artigo, tem como principal pilar a concepção de que os assentamentos são

É deste modo que, através da análise do filme “Mãe dos Netos” (2008) produzido pela cineasta moçambicana Isabel Noronha, em co-autoria com a cineasta brasileira