• Nenhum resultado encontrado

Boletim Informativo Minério de ferro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim Informativo Minério de ferro"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo

Minério de ferro

(2)
(3)

01

Alto

Nossas operações integradas de minério de ferro incluem infraestrutura de minas, ferrovias e portos.

Nosso negócio de minério de ferro

A Rio Tinto é o segundo maior fornecedor para o setor de minério de ferro do mundo. O ferro é um dos elementos mais comuns na Terra, formando cerca de cinco por cento da crosta terrestre,e constitui o principal ingrediente na produção de aço, um dos produtos mais importantes e mais duráveis para a vida moderna. Somos o único produtor de minério de ferro com produção realmente global e plataforma de crescimento. Nossas operações integradas – incluindo infraestrutura de minas, ferrovias e portos – são projetadas para responder rapidamente às alterações na demanda por minério de ferro.

As principais operações de minério de ferro da Rio Tinto estão no Oeste da Austrália e na América do Norte. A partir destes locais, estamos bem posicionados para nos beneficiarmos da demanda em

A Rio Tinto é uma empresa líder

internacional envolvida em todos

os estágios da produção de metais e

minerais. O grupo é formado pela

Rio Tinto plc, cujas ações são

negociadas na Bolsa de Valores de

Londres, e pela Rio Tinto Limited,

com ações negociadas na Bolsa de

Valores da Austrália.

países desenvolvidos, e para atender o crescimento na demanda de regiões em desenvolvimento como a Ásia.

Através de projetos como nossa “Mina do Futuro™”, estamos nos concentrando em maneiras de produzir mais toneladas com maior eficiência, visando minimizar nosso impacto no meio ambiente e melhorar a vida das pessoas que trabalham para nós e também das comunidades locais. Estamos investindo em projetos em novas regiões para o grupo Minério de Ferro, particularmente na Guiné, oeste da África, e em Orissa, na Índia. Através destes projetos, das novas minas em Pilbara e das expansões em nossas operações existentes, temos o escopo para manter e ampliar nosso papel de liderança no setor de minério de ferro no mundo.

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(4)

02

Minério de ferro

Produzindo ferro

Extraímos minério de ferro abaixo das rochas da

superfície, trituramos e classificamos o minério e depois o transportamos de navio para os clientes ou enviamos para fundições, onde extraímos o metal (ferro) do minério. A maior parte do minério de ferro que vendemos é fundido por nossos clientes em alto-fornos. O minério é colocado no forno junto com coque, recebendo ar muito quente em seguida. As reações químicas que acontecem formam uma mistura de ferro derretido e escória.

O ferro denso se dirige para o fundo do forno e é retirado. Quando resfriado é chamado de ferro gusa. Ele é utilizado para produzir aço, ou então refinado para produzir ferro puro para comercialização.

Nossa subsidiária HIsmelt® (Rio Tinto: 60 por cento)

desenvolveu uma processo alternativo de menor custo, mais eficaz e ambientalmente mais limpo que o alto-forno tradicional. HIsmelt® é a sigla para High Density Smelting

(Fundição de Alta Densidade). Esse é o primeiro processo de fundição direta comercial do mundo, significando que ele produz ferro gusa da melhor qualidade – sem escória – diretamente do minério de ferro. O processo permite que finos de minério de ferro com impurezas significativas sejam utilizados, além de carvão “não coque” mais barato, ao invés de coque.

Uso do Ferro

O ferro é o metal mais útil do mundo. Ele é utilizado de diversas maneiras, em inúmeras aplicações do cotidiano. Ferro fundido

Ferro parcialmente refinado contendo até cinco por cento de carbono. O ferro fundido é muito duro, mas quebradiço, ideal para partes moldadas como blocos de motores de automóveis.

Ferro forjado

Ferro quase puro misturado com um material similar a vidro. O ferro forjado é mais flexível que o ferro fundido e não enferruja. É utilizado em móveis para áreas externas, grades e outras decorações.

Aço

A forma mais comum de ferro. Ele contém cerca de um por cento de carbono e tem milhares de aplicações.

Aço inoxidável

Ele contém cromo, o que torna resistente à ferrugem. O aço inoxidável é ideal para peças de veículos, equipamentos hospitalares e utensílios de cozinha.

Aço ferramenta

Extremamente duro, esse aço tratado com calor é utilizado em ferramentas para trabalho em metal.

O ferro é o metal mais útil do mundo. Ele é

utilizado de diversas maneiras, em inúmeras

aplicações do cotidiano.

Direita

Nossas operações em Pilbara contam com 13 minas, três terminais de embarque em dois portos e uma rede ferroviária cobrindo quase 1.400 km.

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(5)

03

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(6)

04

Direita

O grupo de produto Minério de Ferro é o maior usuário de transportes de nossa empresa.

Nossas operações de minério

de ferro

Operações em Pilbara

As operações de minério de ferro da Rio Tinto estão concentradas na região de Pilbara, no noroeste da região Oeste da Austrália, incluindo nossos ativos de propriedade da Hamersley Iron e Robe Iron Associates. Nossas operações em Pilbara contam com 13 minas, três terminais de embarque em dois portos e uma rede ferroviária cobrindo quase 1.400 km. Exportamos minério de ferro a partir de nossos portos na costa Oeste da Austrália predominantemente para fabricantes de aço no leste da Ásia e Europa. Nosso programa de desenvolvimento para as operações em Pilbara inclui planos para expansão de campos ociosos de minas existentes, desenvolvimento de novas minas e expansão de nossa infraestrutura principal que nos permite levar nossos produtos ao mercado. Em 2009 nossa produção nas operações em Pilbara foi superior a 170 milhões de toneladas. Já dobramos nossa capacidade em Pilbara desde 2000 e introduzimos um conjunto de projetos para expandir a capacidade para até 220 milhões de toneladas por ano. Para este fim, novas minas estão em vários estágios de estudo de pré-desenvolvimento.

Nossas instalações portuárias em Dampier (com os terminais Parker Point e East Intercourse Island) e em Cape Lambert são administradas como um único sistema portuário. Vamos atualizar nossa infraestrutura para atender a capacidade ampliada da mina. Cape Lambert foi escolhido como o melhor local para expansão de nossas instalações portuárias em Pilbara. Investimos também mais de U$ 500 milhões em geração de energia mais limpa e mais sustentável para fornecer eletricidade às nossas operações portuárias e de mineração.

A Rio Tinto tem como visão desenvolver a “Mina do Futuro™”, introduzindo maneiras novas e aprimoradas de mineração através da automação e da operação remota. Começamos a trabalhar nesse sentido em Pilbara como parte dos nossos planos atuais de expansão de minério de ferro. Começamos como um Centro de Operações em Perth que irá por fim direcionar a maioria das operações a 1.500km de distância das nossas minas; perfuradoras operadas por controle remoto para permitir a extração por perfuração e detonação (“drill-and-blast”) do nosso minério; caminhões de mineração guiados via satélite para transportar minério na área da mina; trens operados automaticamente para carregar o minério para o porto e carregamento teleoperado em navios. Essas e outras iniciativas irão permitir a redução da nossa emissão de carbono no meio ambiente e os custos de operação, para sermos mais eficientes e oferecer à nossa equipe melhores condições de trabalho e opções de carreira mais flexíveis.

O grupo Minério de Ferro é também responsável pela participação da Rio Tinto em Dampier Salt, produtora de sal e gesso, por causa da proximidade das operação da Dampier com a operação de minério de ferro em Pilbara.

Como o maior usuário de transportes do Grupo, a divisão Iron Ore é também responsável pela Rio Tinto Marine que possui e contrata navios para o transporte de produtos a granel da Rio Tinto, incluindo minério de ferro.

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(7)

05

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(8)
(9)

07

Alto

O rio St Lawrence, Quebec, Canadá. A Iron Ore Company of Canada exporta concentrado de minério de ferro e pelotas a partir dos seus portos em Sept-Iles em St Lawrence. Esquerda

Operamos 13 minas de minério de ferro em Pilbara, com outra mina em construção.

Hamersley Iron

A Hamersley Iron opera dez minas de minério de ferro, sendo três delas mantidas em consórcio. Dois consórcios foram assinados com membros da indústria siderúrgica chinesa. A terceira mina – Hope Downs – um consórcio da

Rio Tinto com a Hancock Prospecting – começou a produção em novembro de 2007. Espera-se que a Brockman 4 esteja em operação a partir do segundo trimestre de 2010. A Hamersley Iron possui uma ferrovia exclusiva para carga pesada que transporta o minério de ferro de nossas minas no interior para os terminais do porto em Dampier. Robe River Iron Associates

A Rio Tinto tem 53% de participação na Robe River, a quarta maior transportadora marítima de minério de ferro, por meio da aquisição da North Limited em 2000. A Robe River possui três minas a céu aberto: Mesa A, Mesa J e West Angelas. A Rio Tinto tem planos de expandir o porto de Robe River em Cape Lambert para acomodar qualquer aumento na produção que possa advir dos projetos de expansão de Pilbara.

Iron Ore Company of Canada

A Iron Company of Canada (IOC) tem sido o principal fornecedor de minério de ferro do Canadá por mais de 50 anos. A Rio Tinto adquiriu

59 por cento de participação da IOC ao adquirir a North Limited. Isto nos deu nossa primeira produção de minério de ferro na América do Norte e também um novo produto: pelotas de minério de ferro.

A IOC extrai minério de ferro de sua mina a céu aberto em Labrador City, Newfoundland e Labrador. A companhia processa o minério para produzir concentrado de minério de ferro e pelotas, envia estes produtos por via férrea para seu porto em Sept-Iles, Quebec, e de lá exporta para os principais fabricantes de aço da América do Norte, Europa e Ásia.

HIsmelt

®

A Rio Tinto possui 60 por cento da fábrica de ferro HIsmelt® em

Kwinana, Oeste da Austrália. A fábrica está aumentando sua produção para a capacidade planejada de 800.000 toneladas/ano. A Hismelt® é uma

alternativa de menor custo, mais eficiente e mais limpa em relação à tecnologia convencional de fabricação de ferro. Ela pode oferecer aos fabricantes de ferro e aço de todo o mundo importantes benefícios ambientais, em comparação com o processo tradicional de alto forno.

Nossas

principais

operações estão

no Oeste da

Austrália e na

América do

Norte

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(10)

08

Alto

Estamos avaliando novas oportunidades para minério de ferro na Guiné e Índia.

Nossos projetos de minério de ferro

A estratégia de crescimento do grupo Minério de Ferro envolveu um comprometimento de mais de US$ 9 bilhões para expandir a plataforma de produção global para minério de ferro desde 2003. Além das expansões planejadas no Oeste da Austrália, possuímos um portfólio interessante de novos projetos na África e na Ásia. Projetos Pilbara

A Rio Tinto preparou-se previamente para um agressivo programa de expansão em Pilbara para a próxima década e continua bem posicionada para executar a próxima fase da sua estratégia. Uma gama de projetos criados para suportar a capacidade aumentada para até 330 milhões de toneladas/ano está em desenvolvimento ou aguardando decisão.

Cape Lambert foi previamente identificado como o local preferido para qualquer expansão significativa das instalações do porto de Pilbara, com planos para construção de um novo terminal.

No Robe Valley, uma nova mina – Mesa A/Warramboo – acaba de iniciar a produção e espera aumentar sua capacidade para até 25 milhões de toneladas/ano em 2011. Espera-se que a mina Brockman 4 comece a produzir em meados de 2010, assim como o empreendimento Western Turner Syncline próximo a Tom Price. O

empreendimento proposto Hope Downs 4 está aguardando decisão final para investimento.

Simandou

Um estudo de pré-viabilidade foi realizado para o desenvolvimento do projeto de minério de ferro de Simandou na Guiné. Esta nova descoberta é uma das melhores províncias não desenvolvidas para minério de ferro no mundo. O alvo é atingir capacidade inicial de sete milhões de toneladas/ano,com estimativas de capacidade futura potencial de até 170 milhões de toneladas/ano. Orissa

A Rio Tinto forma um consórcio com a Orissa Mining Corporation, de propriedade do Estado, que está buscando desenvolver arrendamentos de minério de ferro em Orissa, Índia, um das principais regiões de minério de ferro do mundo. Com expectativas de infraestrutura e desenvolvimento industrial significativos na Índia no médio e no longo prazo, a Rio Tinto deseja contribuir para o desenvolvimento do setor de minério de ferro naquele país.

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(11)

Minas Robe River mines (53%) Mesa A

Mesa J West Angelas HIsmelt® (60%)

Iron Ore Company of Canada (59%)

Projetos de minério de ferro Orissa (51%)

Simandou (95%)

09

Operações e projetos de minério de ferro†

Operações de minério de ferro Minas Hamersley Iron Brockman 2 Brockman 4 Channar (60%) Eastern Range (54%) Hope Downs (consórcio 50%) Marandoo Mt Tom Price Nammuldi Paraburdoo Yandicoogina 1 1 2 2 3 3 1 4 4 5 5

As localizações estão indicadas no mapa Operações e projetos totalmente integralizados, exceto se indicado de outra forma.

Minério de f

er

ro

B

ole

tim Inf

ormativ

o Rio T

int

o

(12)

www.riotinto.com

Boletins Informativos

Perfil empresarial Alumínio Cobre Diamantes Energia Minerais industriais Minério de ferro Tecnologia e inovação Exploração Rio Tinto plc 2 Eastbourne Terrace London W2 6LG Reino Unido Tel +44 (0)20 7781 2000

Rio Tinto Limited 120 Collins Street Melbourne, Victoria 3000 Austrália

Tel +61 (0)3 9283 3333

Referências

Documentos relacionados

§ 1º A isenção de que trata o "caput" será concedida, em cada caso, por despacho do Secretário Executivo de Estado da Fazenda, mediante requerimento instruído,

Figure 6 is reproduced from Goessling and Reick (2011) and represents schematically the three major mechanisms by which evapotranspiration (and its changes due to land cover

Quanto à décima afirmativa, sobre a utilização dos indicadores de qualidade como forma de contribuir para a avaliação da assistência de Enfermagem, assim como

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

1- Estratégia nacional de defesa é inseparável de estratégia nacional de desenvolvimento. Esta motiva aquela. Aquela fornece escudo para esta. Cada uma reforça as razões da