• Nenhum resultado encontrado

A Carolina. Que eu, se tenho nos olhos mal feridos Pensamentos de vida formulados, São pensamentos idos e vividos. (Machado de Assis)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Carolina. Que eu, se tenho nos olhos mal feridos Pensamentos de vida formulados, São pensamentos idos e vividos. (Machado de Assis)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Joaquim Maria Machado de Assis é cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta.

Em 2008, comemora-se o centenário de sua morte, ocorrida em setembro de 1908. Machado de Assis é considerado o mais canônico escritor da Literatura Brasileira e deixou uma rica produção literária composta de textos dos mais variados gêneros, em que se destacam o conto e o romance.

Segue o texto desse autor, em poesia.

A Carolina Querida, ao pé do leito derradeiro Em que descansas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o coração do companheiro. Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro Que, a despeito de toda a humana lida, Fez a nossa existência apetecida E num recanto pôs um mundo inteiro. Trago-te flores, - restos arrancados Da terra que nos viu passar unidos, São pensamentos idos e vividos. Que eu, se tenho nos olhos mal feridos Pensamentos de vida formulados, São pensamentos idos e vividos.

(Machado de Assis)

1. (Ibmecrj 2009) "E num recanto pôs um mundo inteiro." (verso 8) Observamos no verso destacado as seguintes figuras de linguagem: a) Metonímia e hipérbato.

b) Hipérbato e hipérbole. c) Hipérbole e pleonasmo. d) Pleonasmo e anáfora. e) Personificação e pleonasmo.

(Ufes 1999 - ADAPTADA) "O Assinalado" Tu és o louco da imortal loucura,

(2)

O louco da loucura mais suprema. A Terra é sempre a tua negra algema, Prende-te nela a extrema Desventura. Mas essa mesma algema de amargura, Mas essa mesma Desventura extrema Faz que tu'alma suplicando gema E rebente em estrelas de ternura. Tu és o Poeta, o grande Assinalado Que povoas o mundo despovoado, De belezas eternas, pouco a pouco ... Na Natureza prodigiosa e rica

Toda a audácia dos nervos justifica Os teus espasmos imortais de louco!

2. O poema acima encontra-se na obra "Últimos sonetos", de Cruz e Sousa, poeta cujo centenário de morte foi comemorado em 1998. Leia as afirmativas seguintes acerca do poema e assinale a opção CORRETA.

I. hipérbole no verso 4; II. anáfora, nos versos 5 e 6; III. antítese, no verso 9;

IV. sinestesia, nos versos13-14. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa IV está correta.

d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo

(3)

com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado* e olhei atônito para um tipo de chiru*, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:

- Pois é! Não vê que eu sou o sereno...

Mário Quintana, As cem melhores crônicas brasileiras. * Glossário:

estremunhado: mal acordado.

chiru: que ou aquele que tem pele morena, traços acaboclados (regionalismo: Sul do Brasil).

3. (Fuvest 2010) Considerando que “silepse é a concordância que se faz não com a forma gramatical das palavras, mas com seu sentido, com a ideia que elas

representam”, indique o fragmento em que essa figura de linguagem se manifesta. a) “olha o mormaço”.

b) “pois devia contar uns trinta anos”. c) “fomos alojados os do meu grupo”. d) “com os demais jornalistas do Brasil”.

e) “pala pendente e chapéu descido sobre os olhos”.

4. (PUC - SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: a) prosopopéia e hipérbole; b) hipérbole e metonímia; c) perífrase e hipérbole; d) metonímia e eufemismo; e) metonímia e prosopopéia.

5. (UM - SP) Indique a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse:

a) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita força para sobreviver.

b) Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório.

c) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades. d) Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais satisfatórios.

e) Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a qualquer tratamento.

(4)

6. Identifique qual das alternativas trata-se de metáfora: a) Eles morreram de rir daquela cena.

b) Aqueles olhos eram como dois faróis acesos. c) Ah! O doce sabor da vitória!

d) Aquele velho é uma raposa!

7. "É como mergulhar num rio e não se molhar" (Skank); "Tristeza não tem fim, felicidade sim" (Vinícius de Moraes). As frases acimas são exemplos de: a) Antítese e Zeugma

b) Paradoxo e Paradoxo c) Paradoxo e Antítese d) Antítese e Antítese e) Zeugma e Paradoxo

8. 1Quais figuras de linguagem temos neste texto: "Às sete horas da manhã, a rua acordava. Era possível ouvir o grito irritante daquelas lindas crianças que choravam rios de lágrimas enquanto suas mães terminavam de preparar o café da manhã. O brilho do sol naquele dia ensolarado não era suficiente para animar os adultos, que acordavam com o 'trim' do despertador para trabalhar."

a) Personificação - Ironia - Hipérbole - Pleonasmo - Onomatopéia b) Metáfora - Sarcasmo - Sinestesia - Hipérbole - Pleonasmo - Zeugma c) Metonímia - Metáfora - Sinestesia - Hipérbole - Pleonasmo - Zeugma

d) Personificação - Zeugma- Sinestesia - Hipérbole - Pleonasmo - Onomatopéia

9. Nos versos: “Bomba atômica que aterra Pomba atônita da paz

Pomba tonta, bomba atômica…”

A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado: a) antítese

b) paradoxo c) metonímia d) aliteração e) metáfora

10. Leia os versos e depois assinale a alternativa correta: “Amo do nauta o doloroso grito

Em frágil prancha sobre o mar de horrores, Porque meu seio se tornou pedra,

(5)

No primeiro verso, há uma figura que se traduz por: a) pleonasmo b) hipérbato c) gradação d) anacoluto e) anáfora

11. Leia atentamente os períodos e classifique-os caso haja silepse:

a) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita força para sobreviver.

b) Entre eles, alguém estava envergonhada

c) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades. d) Vários de nós ficamos surpresos.

e) Essa gente está furiosa e com medo; por consequência, capazes de tudo.

f) Está uma pessoa ouvindo missa, meia-hora o cansa e atormenta e faz romper em murmurações”.

g) “E todos assim nos distraímos nesses preparativos”. (Aníbal Machado) h) “A multidão vai subindo, subiram, subiram mais”. (Murilo Mendes)

12. Reconheça e classifique as figuras de palavras, de construção e de pensamento: ( ) “Quando uma lousa cai sobre um cadáver mudo”.

( ) “Terrível hemorragia de sangue”. ( ) “Das idades através”.

( ) “Oxalá tenham razão”.

( ) “Trejeita, e canta, e ri nervosamente”. (1) Polissíndeto

(2) Hipérbato (3) Epíteto (4) Pleonasmo (5) Elipse

A sequência que corresponde à resposta correta é: a) 4,3,5,2,1

b) 3,4,2,1,5 c) 3,4,2,5,1 d) 3,4,5,2,1 e) 1,3,2,5,4

13. (Un. Fe. Uberlândia) Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:

a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopeia) b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo)

(6)

d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese) e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo).

14. (Marília) - Na expressão: "Eles têm poder; nós, dinheiro", a figura de construção empregada é: a) anásfora b) elipse c) zeugma d) anacoluto e) hipérbole

15. (Mackenzie) - "Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!"

Há, nesses versos, uma convergência de recursos expressivos, que se realizam por meio de: I - metonímia; II - pleonasmo; III - apóstrofe; IV - personificação.

Quanto às especificações anteriores, diz-se que: a) todas estão corretas.

b) nenhuma está correta. c) apenas I , II e III estão corretas. d) apenas III e IV estão corretas. e) apenas I está incorreta.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Ao analisar as características do atendimento pré- natal da rede de atenção básica em saúde tendo como parâmetros o preconizado pelo Programa de Humanização do Parto

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização