• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO CONSTITUTIVO DO FUNDO DE PENSÕES DOS LABORATÓRIOS PFIZER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO CONSTITUTIVO DO FUNDO DE PENSÕES DOS LABORATÓRIOS PFIZER"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CONTRATO CONSTITUTIVO

DO

FUNDO DE PENSÕES DOS LABORATÓRIOS PFIZER

1 - DENOMINAÇÃO DO FUNDO

O Fundo de Pensões tem a denominação de “Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer”.

2 - IDENTIFICAÇÃO DO ASSOCIADO

O Associado deste Fundo de Pensões é a sociedade Laboratórios Pfizer, Lda. com sede em Lagoas Park, Edifício 10, Porto Salvo, Oeiras, com o capital social de 107.148.000 Euros, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Oeiras, titular do NIPC 500162166.

3 - OBJECTIVO

O “ Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer” tem como objectivo exclusivo garantir o pagamento de pensões de reforma por velhice, invalidez e sobrevivência de acordo com o Plano de Pensões adiante definido.

4 - PLANO DE PENSÕES

As pensões a atribuir ao abrigo do presente plano de pensões são as resultantes das contribuições do Associado a favor de cada Participante e das contribuições voluntárias dos próprios Participantes, capitalizadas em função dos rendimentos líquidos gerados pelo Fundo de Pensões, até ao momento da sua atribuição.

4.1. - DEFINIÇÕES Entidade Gestora

Significa ESAF – Espírito Santo Fundos de Pensões, S.A. com sede em Lisboa na Avenida Alvares Cabral, número 41, com o capital social de € 1.000.000 (um milhão de Euros).

Participante

Significa qualquer empregado que faça parte do quadro efectivo do Associado.

Beneficiário

Significa qualquer Participante quando adquirir o direito à pensão de reforma ou invalidez ao abrigo deste Plano de Pensões, bem como qualquer reformado que se encontre a receber uma pensão paga pelo Fundo à data da presente alteração. Será também considerado Beneficiário qualquer pessoa com direito a uma pensão de sobrevivência ao abrigo deste Plano de Pensões.

Data Normal de Reforma

Significa o próprio dia 1 (um) ou o dia 1 (um) do mês seguinte àquele em que o Participante completa a idade legalmente fixada pela Segurança Social para efeitos de acesso à pensão de velhice, sem prejuízo do disposto no nº 4.3.6..

O Associado reserva-se do direito de alterar esta definição, caso a Segurança Social altere as suas regras.

(2)

Salário Anual Pensionável (SP)

Significa o salário base mensal ilíquido à Data Normal de Reforma multiplicado por 14, acrescido do montante correspondente à média anual do valor recebido a título de incentivos, comissões ou bónus nos 24 meses anteriores à Data Normal de Reforma.

Salário Mensal de Referência para efeitos de Contribuição Definida (SMR)

Significa o salário base ilíquido acrescido do valor mensal recebido a título de incentivos, comissões ou bónus. Para este efeito, considerar-se-á o Subsídio de Natal e o Subsídio de Férias nos meses em que os mesmos são pagos.

Tempo de Serviço Pensionável (TS)

Significará o número de anos ao serviço do Associado, contado desde a data de admissão até ao mês em que atinge a Data Normal de Reforma. As fracções do ano também são consideradas para efeitos de contagem de Tempo de Serviço Pensionável.

Data de Revisão

Uma vez por ano, e em data a definir pelo Associado, será dada aos Participantes a possibilidade de alterarem as suas escolhas relativamente ao Plano de Pensões (Plano 3). As novas opções terão efeito a partir do dia 1 (um) do mês seguinte ao mês da Data de Revisão, em cada ano, e serão válidas até à Data de Revisão seguinte.

Unidade de Participação (UP)

O valor líquido global do Fundo é dividido em unidades de participação.

4.2. - CONTRIBUIÇÕES

4.2.1. As contribuições para financiar as pensões decorrentes do Plano 1 serão totalmente

suportadas pelo Associado sendo realizadas de acordo com avaliação actuarial efectuada para o efeito.

4.2.2. As contribuições para financiar o Plano 2 serão totalmente suportadas pelo Associado e

definidas à priori de acordo com o seguinte esquema:

Idade do Participante % a aplicar ao SMR

Inferior a 30 anos 2,50% De 30 a 39 anos 2,80% De 40 a 49 anos 3,20% A partir dos 50 anos 3,50%

4.2.3. As contribuições para financiar o Plano 3 são facultativas, suportadas pelo Associado e

pelo Participante, definidas anualmente e à priori, na Data de Revisão, de acordo com o seguinte esquema:

(3)

Contribuição do Participante % a aplicar ao SMR

Contribuição de incentivo do Associado % a aplicar ao SMR

1,0% 0,5%

2,0% 1,0%

3,0% 1,5%

4,0% 2,0%

4.2.4. As contribuições referidas nos nºs 4.2.1., 4.2.2. e 4.2.3. serão utilizadas para adquirir

UP´s do Fundo de Pensões. O valor de cada contribuição é traduzido em número de UP´s, através da sua divisão pelo último valor da UP calculado.

4.2.5. Serão considerados 4 tipos de contas: CONTA 1

Conta das contribuições obrigatórias do Associado que integra os seguintes valores:

a) As UP´s adquiridas com as contribuições estabelecidas em 4.2.1. (Plano 1).

b) As UP´s sem direitos adquiridos (definidas na alínea a) do número 4.3.5.), que venham a ser transferidas das respectivas contas individuais integradas nas Contas 2 e 3, relativas às contribuições do Associado para os Planos 2 e 3.

CONTA 2

Conta das contribuições obrigatórias do Associado que integra os seguintes valores:

a) As UP´s adquiridas com as contribuições estabelecidas em 4.2.2. (Plano 2) e com o remanescente do património do Fundo de Pensões Pharmacia & UpJohn não alocado individualmente a nenhum Participante e acumulado à data de extinção do respectivo fundo.

b) As UP’s adquiridas com a quota-parte do património do fundo de Pensões Pharmacia & UpJohn correspondendo, para cada Participante oriundo da Pharmacia Corporation Laboratórios, Lda., ao capital acumulado a seu favor decorrente de contribuições da empresa à data da incorporação desse património.

Esta Conta comporta as respectivas contas individuais.

CONTA 3

Conta que integra as UP´s adquiridas com as contribuições de incentivo do Associado definidas em 4.2.3. (Plano 3). Esta Conta comporta as respectivas contas individuais.

CONTA 4

Conta das contribuições voluntárias dos Participantes que integra os seguintes valores:

a) As UP´s adquiridas com as contribuições definidas em 4.2.3 (Plano 3).

b) As UP’s adquiridas com a quota-parte do património do fundo de Pensões Pharmacia & UpJohn correspondendo, para cada Participante oriundo da Pharmacia Corporation

(4)

Laboratórios, Lda., ao capital acumulado a seu favor decorrente de contribuições próprias à data da incorporação do respectivo património.

Esta Conta comporta as respectivas contas individuais.

4.2.6. Se, em cada ano, o património da Conta 1 se revelar excedentário face às

responsabilidades assumidas nos casos aplicáveis no nº 4.3, determinadas actuarialmente de acordo com as hipóteses e os normativos em vigor no momento da avaliação, este excesso poderá ser utilizado para financiar futuras contribuições do Associado para as Contas 2 ou 3.

4.2.7. Será possível efectuar transferências de UP´s entre as Contas 1, 2 e 3, em circunstâncias

não previstas anteriormente, desde que com o prévio acordo do Instituto de Seguros de Portugal.

4.2.8. Para cada Participante, as contribuições do Associado e dos Participantes cessam no

momento em que este começa a receber uma pensão ao abrigo deste Fundo de Pensões, à data da sua morte ou quando cessa o vínculo laboral com o Associado.

4.3. - BENEFÍCIOS 4.3.1. Reforma por Velhice

Ao atingir a Data Normal de Reforma e para cálculo da pensão de reforma por Velhice seguir-se-ão as regras estabelecidas nos planos 1, 2 e 3 a seguir indicados.

Só poderão beneficiar do Plano 1, por garantia de anteriores expectativas, os Participantes admitidos no Associado até 30/06/2003 e com origem na sociedade Laboratórios Pfizer, Lda..

PLANO 1

Os Participantes que se reformem na Data Normal de Reforma terão direito, como mínimo, a uma pensão anual vitalícia postecipada, calculada de acordo com a seguinte fórmula sendo que, para este efeito, (TS) terá um valor máximo de 35:

PE = (10% * SP * TS)/35 Onde:

PE = Pensão Anual do Esquema SP = Salário Anual Pensionável TS = Tempo de Serviço Pensionável

A pensão anual daqui resultante é paga em 13 prestações ao longo do ano, recebendo o Beneficiário duas mensalidades no mês de Dezembro de cada ano.

(5)

PLANO 2

a) Ao atingir a Data Normal de Reforma, cada Participante terá direito a uma pensão anual vitalícia postecipada, a adquirir a prémio único com o valor acumulado nessa data resultante da conversão das UP´s da respectiva conta individual, integrada na Conta 2.

b) Nos casos aplicáveis, a pensão determinada na alínea a) anterior, adicionada à pensão garantida pelo Plano 1, não poderá ser superior a 15% do Salário Anual Pensionável (SP).

c) Se o valor acumulado resultante da conversão das UP´s da respectiva conta individual integrada na Conta 2 à Data Normal de Reforma permitir adquirir uma pensão superior a 15% do Salário Anual Pensionável (SP), o limite máximo imposto na alínea b) anterior não deverá ser observado.

d) Para determinação do valor de pensão mencionado nas alíneas anteriores será utilizada uma renda vitalícia imediata calculada a prémio único de inventário sobre uma cabeça, considerando os pressupostos em vigor à data da reforma para efeitos do financiamento do Fundo no que respeita ao Plano 1.

e) A pensão anual daqui resultante é paga em 13 prestações ao longo do ano, recebendo o Beneficiário duas mensalidades no mês de Dezembro de cada ano.

f) A pensão resultante do Plano 2 terá de observar o disposto em 4.5..

PLANO 3

a) O Participante, se o desejar, poderá realizar contribuições para este Fundo (Conta 4) ou para um PPR indicado pelo Associado, de acordo com o esquema mencionado em 4.2.3., realizando o Associado a contribuição adicional de incentivo indicada (Conta 3).

b) Ao atingir a Data Normal de Reforma, cada Participante terá direito a uma pensão anual vitalícia postecipada, a adquirir a prémio único com o valor acumulado nessa data resultante da conversão das UP´s das respectivas contas individuais integradas nas Contas 3 e 4.

c) A pensão resultante do Plano 3 terá de observar o disposto em 4.5..

4.3.2. - Reforma Adiada

Os Participantes que não se reformarem na Data Normal de Reforma só têm direito ao complemento de reforma resultante das contribuições do Associado, se nesse sentido existir acordo escrito entre o Associado e o Participante. Havendo acordo, a pensão complementar a cargo do Fundo será calculada de acordo com o estabelecido em 4.3.1., considerando (TS) e (SP) à Data Normal de Reforma.

(6)

4.3.3. – Reforma por Invalidez

4.3.3.1. Qualquer Participante que seja considerado permanentemente inválido pelo Regime

Geral de Segurança Social terá direito, a partir do próprio dia 1 (um) ou do dia 1 (um) do mês seguinte ao da data de início da pensão de Segurança Social ao valor acumulado nessa data, resultante da conversão das UP’s das respectivas contas individuais integradas nas Contas 2, 3 e 4, que será pago de acordo com o definido em 4.5..

4.3.3.2. Os Participantes admitidos no Associado até 30/06/2003 e oriundos da sociedade

Laboratórios Pfizer, Lda., que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Tenham idade igual ou superior a 55 anos à data de comunicação da situação de invalidez e,

b) O tempo de serviço no Associado à data de comunicação da invalidez, acrescido da idade, seja superior ou igual a 90 anos;

beneficiarão ainda do Plano 1, de acordo com as regras estabelecidas em 4.3.1. para os Planos 1 e 2, considerando para o efeito (TS) e (SP) à data da comunicação da invalidez ao Associado.

4.3.4. - Morte durante a vigência do contrato de trabalho

Em caso de morte de um Participante durante a vigência do contrato de trabalho e na data em que o óbito for comunicado ao Associado, os Beneficiários designados terão direito ao valor acumulado nessa data, resultante da conversão das UP´s das respectivas contas individuais integradas nas Contas 2, 3 e 4.

Especificamente, quanto ao benefício resultante das contribuições do Associado, os beneficiários designados deverão observar as regras estabelecidas para o Regime Geral de Segurança Social quanto aos titulares do direito à pensão de sobrevivência. O benefício será repartido de forma equitativa por aqueles Beneficiários e conforme previsto em 4.5.2..

4.3.5. - Cessação de Serviço antes da Data Normal de Reforma

Se um Participante deixar de estar ao serviço do Associado por outro motivo que não seja a morte, a invalidez ou, eventualmente, as situações previstas em 4.3.6, terá, ao abrigo deste Plano de Pensões, os seguintes direitos:

a) Com tempo de serviço (TS) inferior a 5 anos

Ao valor acumulado na data de cessação de serviço, resultante da conversão das UP’s da respectiva conta individual integrada na Conta 4, que será pago de acordo com o definido em 4.5.1.. O valor acumulado à data de cessação de serviço, resultante da conversão das UP’s nas restantes Contas (2 e 3) reverterá para a Conta 1 tal como estabelecido em 4.2.5., não obstante o definido em 4.2.6..

b) Com tempo de serviço (TS) igual ou superior a 5 anos

Ao valor acumulado à data de cessação de serviço, resultante da conversão das UP’s das respectivas contas individuais integradas nas Contas 2, 3 e 4, pago de acordo com o definido em 4.5..

(7)

4.3.6. – Flexibilização da Idade de Reforma por Velhice

4.3.6.1. O Participante que estiver nas condições do Regime Geral de Segurança Social para

aceder a uma pensão por esse regime em idade inferior à estabelecida como idade legal de reforma e desde que seja efectivamente reformado nesse âmbito, terá direito ao valor acumulado nessa data, resultante da conversão das UP´s das respectivas contas individuais integradas nas Contas 2, 3 e 4, que será pago de acordo com o definido em 4.5.

4.3.6.2. Os Participantes admitidos no Associado até 30/06/2003 e oriundos da sociedade

Laboratórios Pfizer, Lda. que, cumprindo as condições do regime geral de segurança social, cumpram ainda, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a) Tenham idade igual ou superior a 55 anos e,

b) O tempo de serviço no Associado, acrescido da idade, seja superior ou igual a 90 anos; beneficiarão também do Plano 1, de acordo com as regras estabelecidas em 4.3.1. para os Planos 1 e 2, considerando para o efeito (TS) e (SP) à data em que são efectivamente reformados.

4.3.6.3. Os Participantes admitidos no Associado até 30/06/2003 e oriundos da sociedade

Laboratórios Pfizer, Lda., que não cumpram as condições do Regime Geral de Segurança Social para acederem a uma pensão por esse regime em data inferior à estabelecida como idade legal de reforma mas, cumpram cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Tenham idade igual ou superior a 55 anos e,

b) O tempo de serviço no Associado, acrescido da idade, seja superior ou igual a 90 anos; beneficiarão do Plano 1, para além dos Planos 2 e 3 (Contas 2, 3 e 4), de acordo com as regras estabelecidas em 4.3.1. para os Planos 1 e 2, no momento em que se reformem pelo Regime Geral de Segurança Social, considerando para o efeito (TS) e (SP) à data em que cessam efectivamente o contrato de trabalho.

4.3.6.4. Nos casos em que se verifique o disposto em 4.3.3.2., 4.3.6.2. e 4.3.6.3., o Associado

poderá ter que assumir o pagamento duma contribuição extraordinária considerada actuarialmente necessária para o efeito.

4.3.6.5. O acesso à flexibilização da idade de reforma, conforme estabelecido nos números

anteriores, terá uma duração limitada dependente de decisão do Associado. A modificação ou supressão do acesso ao benefício por flexibilização da idade de reforma por velhice será formalizada por alteração a este contrato.

4.3.7. Situações de Absentismo Temporário e Justificado

O Associado reserva-se do direito de suspender as contribuições para o Plano 3 no caso dum Participante ser forçado a faltar por períodos superiores a três meses, devido a razões de saúde ou maternidade. Nesse caso, as contribuições do Participante serão igualmente suspensas.

4.4. - UNIDADES DE PARTICIPAÇÃO (UP)

O Fundo é constituído por UP´s, inteiras ou fraccionadas, tendo o valor inicial da UP sido fixado em 4,99 € (quatro euros e noventa e nove cêntimos).

(8)

A subscrição de UP´s não dá lugar à emissão de títulos representativos, operando-se em sua substituição a um registo informático de UP´s desmaterializadas.

O valor de cada UP, calculado mensalmente, será igual ao quociente entre o valor líquido global do Fundo de Pensões (valor dos activos que o integram, valorizados de acordo com o normativo legal, deduzido dos encargos efectivos ou pendentes e acrescido de todos os seus créditos) e o número total de UP’s existentes. As casas decimais utilizadas para descrever o valor de cada UP e o número de UP’s serão em número de quatro.

As UP´s não são transmissíveis a favor de outrem, excepto em caso de morte do Participante.

4.5. - FORMA DE RECEBIMENTO DOS BENEFÍCIOS 4.5.1. - Benefícios resultantes de contribuições do Participante

4.5.1.1. Podendo o “Plano de Pensões dos Laboratórios Pfizer” ser contributivo, o Participante

pode solicitar o reembolso do montante resultante da conversão das UP´s relativas às contribuições por ele efectuadas, nas situações previstas no Plano de Pensões e ainda em caso de Doença Grave ou Desemprego de Longa Duração, entendidos estes conceitos nos termos da lei em vigor. O reembolso referido poderá ser efectuado sob a forma de renda, capital ou qualquer combinação destes.

4.5.1.2. Em caso de cessação de serviço conforme definido em 4.3.5. o Participante terá de

optar pela transferência do valor acumulado resultante da conversão das UP’s da respectiva conta individual integrada na Conta 4 para uma apólice de Seguro de Vida com condições de recebimento do benefício idênticas ao estabelecido neste contrato, um Plano Poupança Reforma/Educação ou para um outro Fundo de Pensões.

4.5.1.3. O Participante deverá informar o Associado e a Entidade Gestora da forma como

pretende receber o Benefício ou o veículo financeiro que pretende utilizar, nos 60 dias subsequentes à verificação dos eventos constantes do ponto 4.5.1.1. e 4.5.1.2., respectivamente. Caso não preste aquela informação no prazo estabelecido, o benefício será pago sob a forma de renda, capital ou qualquer combinação de ambos nas situações previstas em 4.5.1.1. e o veículo a utilizar para a situação prevista em 4.5.1.2. será designado pelo Associado.

4.5.2. - Benefícios resultantes de contribuições do Associado

4.5.2.1. Antes do início do pagamento do benefício, a pedido do Beneficiário, é facultada a

remição em capital de parte da pensão devida, resultante da conversão das UP´s adquiridas com as contribuições do Associado, ou a sua transformação noutro tipo de renda, até ao limite que estiver em cada momento legalmente estipulado.

Sempre que haja lugar ao pagamento de pensões, a respectiva pensão anual decorrente dos diversos planos mencionados em 4.3. será paga em 13 prestações ao longo do ano, recebendo o Beneficiário duas mensalidades no mês de Dezembro de cada ano.

4.5.2.2. Em caso de cessação de serviço antes da Data Normal de Reforma conforme definido

em 4.3.5., o valor acumulado resultante da conversão das UP’s das respectivas contas individuais integradas nas Contas 2 e 3, sobre as quais se hajam constituído direitos adquiridos,

(9)

deverá ser transferido para uma apólice de Seguro de Vida ou para um outro Fundo de Pensões. No entanto, o clausulado de qualquer um destes veículos terá de respeitar os termos do Contrato Constitutivo do Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer quanto às condições do recebimento do benefício.

O Participante deverá informar o Associado e a Entidade Gestora, nos 60 dias subsequentes à cessação do vínculo laboral, do novo veículo para o qual pretende que o valor acumulado seja transferido. Caso não preste aquela informação no prazo estabelecido, o veículo a utilizar será designado pelo Associado.

4.6. - ACTUALIZAÇÃO DE PENSÕES

Por decisão do Associado, as pensões em pagamento poderão ser aumentadas.

O Associado assume o pagamento de qualquer contribuição extra considerada actuarialmente necessária para fazer face à referida actualização de pensões.

Esta actualização só será aplicável às pensões pagas directamente pelo Fundo.

4.7. – TRANSFERÊNCIA DE VALORES DE OUTROS FUNDOS DE PENSÕES

Os Participantes poderão, após o acordo do Associado, transferir para o Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer os valores de que sejam titulares e que lhes estejam igualmente afectos no âmbito do financiamento dum Plano de Pensões.

Os valores a transferir de outros Fundos deverão ser efectuados em dinheiro.

Os valores e demais termos das condições de transferência serão definidos pelas Entidades Gestoras dos Fundos de origem e destino, sujeitando-se aos imperativos legais em vigor.

Os valores transferidos de outros fundos de pensões serão creditados na respectiva conta individual do Participante integrada na Conta 4 e sujeitos ao regime previsto no “Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer” para as contribuições do Participante porém, não darão origem às contribuições voluntárias do Associado previstas em 4.2.3..

4.8. - DURAÇÃO DO PLANO

Os benefícios deste Plano de Pensões são atribuídos de forma voluntária, unilateral e livre do Associado e serão concedidos enquanto a sua situação económica e financeira o permitir, sem prejuízo do esquema de afectação do Fundo, previsto no número onze deste contrato.

5 - PATRIMÓNIO INICIAL

O património inicial do “Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer” foi de cento e sessenta e quatro mil seiscentos e três euros e trinta e um cêntimos.

6 - REGRAS DA ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO

O financiamento do Plano de Pensões é feito pelas contribuições do Associado e pelas contribuições dos Participantes, definidas em 4.2..

O “ Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer” comporta o seu valor inicial definido no número 5. e é alimentado ao longo do tempo pelas contribuições regulares e voluntárias expressas em percentagem dos salários, de acordo com os planos descritos.

As UP´s sem direitos adquiridos conforme definido nas alíneas b) e a) de 4.2.5. e 4.3.5., respectivamente, serão utilizadas para o financiamento da contribuição a realizar pelo Associado para o Plano 1 ou, se em determinado momento, o património da Conta 1 se revelar excedentário face às responsabilidades definidas em 4.3 e determinadas actuarialmente de

(10)

acordo com as hipóteses e os normativos em vigor no momento da avaliação, este excesso poderá ser utilizado para financiar futuras contribuições do Associado para as Contas 2 e 3. Poderão ainda existir contribuições extraordinárias para fazer face a eventuais actualizações de pensões em pagamento bem como para fazer face às responsabilidades assumidas em 4.3.6.4.. Os valores recebidos pela entidade gestora serão investidos de acordo com a legislação em vigor, tendo sempre presente os objectivos da maior rentabilidade e segurança dos investimentos.

O Fundo será ainda alimentado pela totalidade do rendimento líquido dos valores de investimento, bem como pela mais-valia realizada na alienação ou reembolso de valores do seu património.

O Fundo incorporará ainda valores oriundos de outros Fundos de Pensões conforme definido em 4.7..

Será considerado a débito do Fundo:

• As pensões pagas em cada ano aos Beneficiários resultantes do Plano 1, bem como, os eventuais aumentos destas pensões.

• Os montantes referidos no parágrafo anterior serão retirados da Conta 1 que, para o efeito, absorve as UP´s da Conta 2 alocadas ao respectivo Beneficiário.

• Os prémios únicos de inventário pagos a uma Seguradora para aquisição de rendas vitalícias imediatas destinadas a garantir as pensões aos Participantes resultantes do Plano 3 e/ou os capitais de remição previstos em 4.5.

• Os montantes transferidos para outros Fundos de Pensões, Apólices de Seguros de Vida ou Planos de Poupança Reforma/Educação conforme previsto em 4.5.;

• A carga de gestão financeira que incide sobre o valor do Fundo, de acordo com o estabelecido no Contrato de Gestão, pelo que haverá lugar, nessa data, ao recálculo do valor de cada UP.

A entidade gestora cobrará directamente do Associado uma carga de gestão administrativa e actuarial, conforme estabelecido no Contrato de Gestão do Fundo.

Os valores que integram o “Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer” e os documentos representativos serão depositados num Banco Depositário.

7 - EMPRÉSTIMOS

O “Fundo de Pensões dos Laboratórios Pfizer” não prevê a concessão de empréstimos.

8 - MUDANÇA DE ENTIDADE GESTORA

O Associado tem o direito de transferir, em qualquer data aniversária do Contrato de Gestão, a gestão do Fundo para outra Entidade Gestora, mediante um aviso prévio de três meses face àquela data, por escrito.

Esta transferência dependerá sempre da autorização prévia do Instituto de Seguros de Portugal. Todos os valores que constituem o património do Fundo serão transferidos para a gestão da nova Entidade Gestora.

Para além da carga de gestão acordada pelo Contrato de Gestão do Fundo, serão da conta do Associado todas as despesas ocasionados com a transferência da gestão do Fundo.

A transferência do Fundo para qualquer outra Entidade Gestora não implica a aplicação de qualquer penalidade.

(11)

9 - MUDANÇA DE ENTIDADE DEPOSITÁRIA

A Entidade Gestora, mediante prévio acordo do Associado, poderá transferir o depósito dos valores do Fundo para outra instituição depositária, obrigando-se a comunicar tal transferência e as respectivas condições contratuais ao Instituto de Seguros de Portugal.

10 - ALTERAÇÕES ÀS CLÁUSULAS

O Associado e a Entidade Gestora têm direito de alterar as cláusulas do Contrato Constitutivo do fundo, de acordo com a legislação em vigor, ficando as referidas alterações limitadas, no que respeita às Cláusulas do Plano de Pensões às seguintes condições:

• Nenhuma alteração poderá reduzir o valor das pensões que se encontrem em pagamento à data da alteração.

• Nenhuma alteração poderá prejudicar o objectivo do Fundo, definido no número três.

• Toda a alteração deverá ser sujeita à aprovação do Instituto de Seguros de Portugal.

11 - CESSAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA O FUNDO 11.1. Contribuições do Associado

O Associado, se pretender deixar de contribuir para o Fundo, deverá comunicar tal facto mediante um aviso prévio de três meses, por carta registada dirigida à Entidade Gestora e aos Participantes.

Neste caso, o Associado apenas será responsável pelo pagamento de importâncias devidas em data anterior à tomada de efeito da referida comunicação.

Suspenso o pagamento das contribuições nos termos anteriores, o Fundo deverá ser liquidado. A liquidação do Fundo deverá ser feita por contas.

CONTA 1

Após o pagamento de todas as importâncias devidas, deverão ser garantidos os seguintes direitos por ordem preferencial:

− Assegurar a continuidade do pagamento das pensões em curso através da aquisição de rendas vitalícias imediatas junto de uma Seguradora.

− Assegurar o pagamento das pensões devidas ao abrigo de 4.3.6.2. e 4.3.6.3. através da aquisição de rendas vitalícias postecipadas imediatas ou diferidas, conforme o que se aplique, junto de uma Seguradora.

− Garantir a imediata entrada em pagamento das pensões correspondentes aos Participantes que, encontrando-se em efectividade de serviço no ano da extinção do Fundo, tenham idade igual ou superior à estabelecida na Data Normal de Reforma e estejam abrangidos pelo Plano 1, através da aquisição de rendas vitalícias imediatas, junto de uma Seguradora. Para este efeito, a Conta 1 absorve as UP´s das respectivas contas individuais integradas na Conta 2.

− O remanescente desta conta será utilizado na aquisição, junto de uma Seguradora, de rendas vitalícias diferidas para os 65 anos de idade, de montantes calculados actuarialmente e proporcionais ao Tempo de Serviço Pensionável (TS) de cada Participante admitido no Associado até 30/06/2003 e oriundo dos Laboratórios Pfizer, Lda., em actividade de serviço à data da liquidação do Fundo.

(12)

O montante destas rendas não poderá ultrapassar o que resultaria da aplicação do estabelecido no ponto 4.3.1. considerando (SP) e (TS) à data da liquidação do Fundo.

Se, após assegurados os direitos atrás referidos através duma avaliação actuarial, existir algum valor remanescente nesta conta, este será utilizado para melhorar as pensões em pagamento.

CONTA 2 E CONTA 3

Após a absorção pela Conta 1 da parte da Conta 2 respeitante aos Participantes abrangidos pelo Plano 1 e, após o pagamento de todas as importâncias devidas, o valor acumulado, na data em que se procede à liquidação do Fundo, resultante da conversão das UP’s das respectivas contas individuais integradas nas Contas 2 e 3 será aplicado de uma das seguintes formas:

− Transferido para um Fundo de Pensões Aberto, devendo o Contrato de Adesão ao mesmo respeitar os termos deste Contrato Constitutivo quanto às condições do recebimento do benefício;

− Utilizado na aquisição, junto de uma Seguradora, de uma renda vitalícia diferida para a data normal de reforma do Participante de acordo com as regras do regime Geral de Segurança Social.

11.2. Contribuições do Participante

O Participante pode, anualmente, na Data de Revisão suspender as contribuições para o Fundo previstas em 4.2.3. (Plano 3) e, neste caso, o Associado suspenderá igualmente as contribuições de incentivo para o mesmo Plano.

Se, simultaneamente, o Associado deixar de contribuir para o Fundo nos termos de 11.1. o valor acumulado resultante da conversão das UP´s das respectivas contas individuais integradas na Conta 4 será aplicado de uma das seguintes formas:

− Transferido para um Plano Poupança Reforma (PPR);

− Transferido para um outro Fundo de Pensões;

− Utilizado na aquisição, junto de uma seguradora, de uma renda vitalícia diferida para a data normal de reforma do Participante de acordo com as regras do regime Geral de Segurança Social.

12 - EXTINÇÃO DO ASSOCIADO

Em caso de extinção do Associado, por falência ou cessação de actividade, o Património afecto ao Fundo responde exclusivamente pelos benefícios garantidos ao abrigo do Plano de Pensões e será utilizado pela forma referida no número onze.

13 - CAUSAS DE EXTINÇÃO DO FUNDO

O Fundo será extinto em qualquer das seguintes situações:

a) Em caso de suspensão de contribuições para o Fundo por um período superior ao definido no Contrato de Gestão;

b) Em caso de extinção do Associado;

(13)

A extinção do Fundo depende de autorização prévia do Instituto de Seguros de Portugal, tendo em conta o estabelecido no número 11..

14 - EXTINÇÃO DA ENTIDADE GESTORA

Se a Entidade Gestora do Fundo cessar a actividade deverá comunicar tal facto ao Associado com um aviso prévio de três meses e assegurar a transferência da gestão do Fundo para outra Entidade habilitada.

15 - REPRESENTAÇÃO DO ASSOCIADO, PARTICIPANTES E BENEFICIÁRIOS

O Associado será representado pela Gerência em Portugal dos Laboratórios Pfizer, Lda. ou por pessoa com delegação de poderes.

Os Participantes e Beneficiários serão representados por uma comissão constituída entre os seus elementos.

Referências

Documentos relacionados

Faz-se necessário investigar detalhadamente os parâmetros de funcionamento dos motores do ciclo Diesel para propor a idealização na caracterização da penetração

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Após a gastroplastia, a hidroginástica tem sido uma atividade física de suma importância, uma vez que segundo Gonçalves (1996) pode proporcio- nar aos seus adeptos: auxílio no

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

A opção “e” se refere ao caso em que os instrumentos derivativos são utilizados para mais de uma finalidade, ou seja, para proteção (evitar perdas) e para buscar ganhos