• Nenhum resultado encontrado

"Aduana a serviço da sociedade: um diagnóstico para servir melhor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ""Aduana a serviço da sociedade: um diagnóstico para servir melhor"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

"Aduana a serviço da sociedade: um

diagnóstico para servir melhor”

PROPOSTAS DE GRUPOS E SUGESTÃO DE QUESTIONAMENTOS INICIAIS

1 – ADUANA DE DEFESA COMERCIAL – Ingresso e saída de mercadorias e Regimes Aduaneiros Especiais

a) Onde deve ser o foco da fiscalização de ingresso,

permanência e saída de mercadorias: no Pré-despacho, no despacho, ou no pós despacho?

b) Onde deve permanecer o controle de seleção das cargas a fiscalizar nas unidades de ponta ou nas unidades centrais?

c) Em relação a garantia de melhores condições de trabalho fiscal, o nível de atenção e prioridade à política de autorização e

renovação de alfandegamento está satisfatório ou temos perdido oportunidade de exigir melhores condições ao exercício de nossas atividades?

d) Considerando que a responsabilidade sobre a fiscalização do comércio Exterior (troca de mercadorias x divisas) – art. 237 da CF é responsabilidade da aduana e considerando o Dec. Lei 23.258/33, art. 3o; Lei 11371/06, arts. 1o, 3o, 8o e 9o; Portaria Conjunta SRF/BCB nº 1.064/06, art. 1o; Portaria Cofis no 35/07, art. 1o, A aduana deve continuar restringindo-se a fiscalização de mercadorias? Ou, qual deve ser a atuação da Aduana em relação ao controle das divisas vinculadas ao comercio exterior?

e) O combate ao subfaturamento e o superfaturamento no comércio exterior, a fiscalização da valoração aduaneira e do controle de preço de transferências podem ser mantidas pela fiscalização aduaneira ou devem ser alocadas em Tributos Internos? O que deve ser feito para garantir a eficiência desses controles?

(2)

f) Qual a posição da categoria sobre a política de incentivos e renuncias fiscais, através dos Regimes aduaneiros especiais e o que precisa ser mantido ou mudado para garantir o controle sobre a implementação desses regimes?

g) Qual a avaliação da classe em relação à eficiência do Controle de internação de mercadorias das Áreas de Livre Comércio e Zona de processamento a exportação, especialmente de Macapá e Santana?

h) Como pode ser promovida a Integração entre a fiscalização de ingresso e saída de mercadorias e a fiscalização pós-despacho? É possível construir-se um sistema de informação com indícios de irregularidades no ingresso alimentados no despacho de ingresso que possa subsidiar a seleção, na fiscalização de Zona

secundária?

i) Propostas de Gestão, Infra-estrutura, suporte técnico e, logística;

2 - ADUANA DE DEFESA DA SOCIEDADE – Controle de ingresso e saída de veículos, cargas, bagagens, valores e pessoas, nas fronteiras

terrestres, aéreas e marítimas;

a) Como garantir a presença aduaneira em tempo integral nas fronteiras terrestres aéreas e marítimas, em especial nas

localidades de difícil provimento? Quais as devem ser regras para concurso de admissão, regras de incentivo a remoção e política de incentivo a permanência?

b) Como garantir apoio e retaguarda as ações dos auditores aduaneiros nas localidades de difícil provimento, considerando especialmente, que estas localidades são compostas por colegas recém ingressos e ainda com pouca experiência?

c) Como controlar a permanência irregular dos veículos aéreos, terrestres e marítimos no território nacional?

d) O que falta para ser implementada a lista informatizada de ingresso e saída de passageiros rodoviário aéreos e marítimos, como é exigido nos EUA, Espanha e Gra-Bretanha (Sistema APIS – Sistema Avançado de Informações sobre passageiros) ? .

http://www.galileobrasil.com.br/Arquivos/Sistema%20Avancado%20de%20Informa coes%20sobre%20Passageiros%20(SSR).doc

(3)

e) O combate ao transporte ilegal de valores (lavagem de

dinheiro), drogas e mercadorias proibidas deve ser implementado por todas as unidades de fronteiras, terrestres aéreas e

marítimas, ou devemos nos adaptar somente onde for possível? Como garantir a eficiência dessa fiscalização?

f) Que contribuição a Aduana de Fronteira pode dar no controle de divisas do comercio exterior através do controle de ingresso e saída de valores do país?

g) Que tipos de equipamentos de fiscalização não invasiva, devem ser adquiridos para o trabalho de fronteira terrestre, aérea e marítima?

h) Propostas de Gestão, Infra-estrutura, suporte técnico e, logística;

3- ADUANA DE FISCALIZAÇÃO POS-DESPACHO – Auditoria de zona Secundária e Divisão de vigilância e repressão;

a) A RFB tem assumido realmente a política de Auditoria/fiscalização de Zona Secundária?

b) Como a categoria avaliza a dotação de pessoal na atividade de fiscalização pós-despacho (Auditoria de Zona Secundária e Vigilância e Repressão) o que precisa ser feito para garantir detação para esse setor?

c) Que condições precisam ser garantidas a Auditoria de Zona Secundária, para que se possa, com eficiência, controlar o subfaturamento e o superfaturamento, o controle do preço de transferências e, o controle de ingresso e saídas das divisas vinculadas ao comercio exterior?

d) Como vencer o preconceito na própria categoria em relação ao exercício da atividade de polícia aduaneira nas operações de vigilância e repressão?

e) Como premiar o esforço heróico dos colegas que vem atuando nas DIREPS?

f) O que falta para garantir o porte de arma da categoria em especial o armamento para o pessoal das DIREPs?

(4)

g) Que equipamentos devem ser garantidos Aduana de vigilância e Repressão?

h) Quais os recursos necessários para fortalecer a atividade de Inteligência na RFB e integrá-la com mais eficiência ao trabalho aduaneiro?

i) È possível ter um Grupamento de cães, para apoio ao trabalho da DIREP;

j) O que a categoria acha da implementação de um Disk-denúncia?

k) Propostas de Gestão, Infra-estrutura, suporte técnico e, logística;

4 – Defesa política e valorização das atribuições aduaneiras:

a) Quando e onde deve ser implementado o próximo seminário aduaneiro nacional?

b) Que propostas a categoria apresenta para a implementação da campanha de esclarecimento interno e externo da importância do trabalho Aduaneiro – Aprovada pelo encontro nacional de 29 e 30 jun/11;

c) Que encaminhamentos devem ser dados para garantir

eficiência da campanha pela incorporação da RFB no PEFRON - Aprovada pelo encontro nacional de 29 e 30 jun/11;

d) Que mecanismos devem ser construídos para que as

resoluções do Seminário Aduaneiro nacional de Belém possam ser implementadas?

e) Que instrumento de comunicação interno pode ser construído para garantir a democratização e troca das informações; a integração e; a hogeneização dos procedimentos aduaneiros, respeitada a independências funcional?

f) Considerando que a responsabilidade sobre a fiscalização do comércio Exterior (troca de mercadorias x divisas) – art. 237 da CF é responsabilidade da aduana e considerando o Dec. Lei 23.258/33, art. 3o; Lei 11371/06, arts. 1o, 3o, 8o e 9o; Portaria

(5)

Conjunta SRF/BCB nº 1.064/06, art. 1o; Portaria Cofis no 35/07, art. 1o, A aduana deve continuar restringindo-se a fiscalização de mercadorias? Ou, qual deve ser a atuação da Aduana em relação ao controle das divisas vinculadas ao comercio exterior?

g) Como resolver o problema de falta de servidores de apoio às atividades aduaneiras, que aceitem a coordenação do Auditor Fiscal?

h) Diante da morosidade da construção de sistemas de controle aduaneiros pelo SERPRO, seria possível difundir as experiências exitosas de sistemas que vem sendo implementados nas diversas regiões?

i) Porque as promessas da administração de criação de novos sistemas de controle não se efetivam?

j) Propostas de Gestão, Infra-estrutura, suporte técnico e, logística;

5 - Segurança funcional no trabalho aduaneiro e Direitos trabalhistas específicos da atividade aduaneira:

a) Como garantir a instituição de um Departamento jurídico institucional para defesa da pessoa do auditor quando no legal exercício de suas funções, frente ações de contribuintes contra a pessoa do auditor;

b) Quais os requisitos de garantia do sigilo fiscal, que cumpridos, permita ao auditor livremente e com segurança acessar as informações de empresas e pessoas suspeitas?

c) Como garantir um política de treinamento para os AFRFBS?

d) Contagem especial de tempo de serviço;

e) Propostas de Gestão, Infra-estrutura, suporte técnico e, logística;

f) Riscos de “sofrer” um Processo Administrativo Disciplinar em consequência da atividade aduaneira e como se defender ?

(6)

g) Quais os meios e métodos que o Sindicato deve intervir na defesa dos colegas que exercem especificamente atividades

aduaneiras?

Referências

Documentos relacionados

Os profissionais da medicina do trabalho que preenchem a ficha de aptidão do trabalhador, ao assinalarem se o trabalhador se encontra apto, apto condicionalmente

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

mais generalistas. Constatei que, sendo a Medicina Geral e Familiar o pilar da prestação de cuidados primários de saúde, engloba uma enorme abrangência de abordagens, que vão desde

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo